Luiz Fernando Carvalho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0665079937865380
  • Última atualização do currículo em 20/08/2018


Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina (2011) e mestrado pela mesma instituição (2014). Atualmente compõe o grupo de pesquisa em redes do departamento de computação da Universidade Estadual de Londrina onde também é professor assistente. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores. Suas áreas de interesse em pesquisa incluem Modelos Heurísticos, Mineração de Dados, Computação Evolutiva, Swarm Intelligence, Gerência de Redes e Redes Definidas por Software. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luiz Fernando Carvalho
Nome em citações bibliográficas
CARVALHO, L. F.;CARVALHO, LUIZ F.;CARVALHO, LUIZ FERNANDO;L.F. Carvalho;CARVALHO, L.F.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2018
Doutorado em Engenharia Elétrica.
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
Título: Um Ecossistema para Detecção e Mitigação de Anomalias em Redes Definidas por Software, Ano de obtenção: 2018.
Orientador: Leonardo de Souza Mendes.
Coorientador: Mario Lemes Proença Jr..
2012 - 2014
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Metaheurística Ant Colony Optimization e Análise de Fluxos Aplicados ao Gerenciamento de Redes,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Mario Lemes Proença Jr.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2008 - 2011
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Título: Detecção de intrusão em redes de computadores utilizando as metaheurísticas otimização por colônia de formigas e algoritmos genéticos.
Orientador: Mario Lemes Proença Jr.




Atuação Profissional



Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Técnico, Carga horária: 8

Atividades

05/2014 - 08/2014
Ensino, Técnico em Informática, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Redes de Computadores
05/2014 - 08/2014
Ensino, Técnico em Computação Gráfica, Nível: Aperfeiçoamento

Disciplinas ministradas
Informática Aplicada

Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Tutor à Distância, Enquadramento Funcional: Tutor à distância do curso Técnico em Redes, Carga horária: 20
Outras informações
Campus Cornélio Procópio


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Professor Temporário - CRES, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Monitor acadêmico, Enquadramento Funcional: monitor, Carga horária: 2
Outras informações
Atividades de monitoria acadêmica na disciplina de Técnicas de Programação A (5COP077) para o curso de graduação de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Londrina.

Atividades

03/2018 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Técnicas de Programação
04/2017 - Atual
Ensino, Ciência da Computação, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos de Inteligência Artificial
08/2016 - Atual
Ensino, Engenharia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Computação para Engenharia
04/2016 - Atual
Ensino, Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Introdução à Linguagem de Programação
09/2015 - Atual
Ensino, Secretariado Executivo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Automação de Escritórios
06/2010 - 08/2010
Estágios , Hospital Universitário, .

Estágio realizado
Análise e desenvolvimento de Sistemas em DELPHI 7..


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Sistema de Gerenciamento Autônomo em Redes Definidas por Software (SDN) e OpenFlow

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Lemes Proença Junior em 19/03/2018.
Descrição: A utilização de serviços de tecnologia da informação e comunicação como redes sociais, vídeos, voz, e-commerce e web, além do constante surgimento de novas aplicações que funcionam a qualquer hora e de qualquer lugar graças a utilização das redes de computadores tem crescido de forma ainda exponencial. A gestão dos ativos de rede que garantem o funcionamento destes serviços tem que ser realizada de forma eficiência, robusta, resiliente, transparente, segura e com baixo custo visando maior disponibilidade e escalabilidade. Neste cenário onde milhares de ativos de redes, físicos ou virtuais, são utilizados, as redes definidas por softwares (Software-Defined Networking, SDN) emergem como um novo paradigma que tem o objetivo de facilitar e auxiliar aos administradores de rede na sua configuração e gerencia. São switches, roteadores, servidores que integram datacenter próprios ou via Cloud Computing. A separação dos planos de controle e de dados sendo geridos por um controlador e por meio de uma linguagem única proporcionam ao administrador maior controle sobre a infraestrutura de rede e sobre o comportamento de cada equipamento que a compõe. Desta forma no contexto de um ambiente SDN, faz-se necessário a criação de novos modelos de gerência que possa trabalhar de forma autônoma e auxiliar o administrador de forma proativa na gestão dos problemas de rede. O objetivo deste projeto é desenvolver um sistema para auxiliar o gerenciamento de redes SDN proporcionando o uso de computação autonômica com o objetivo de proporcionar a mitigação de eventos anômalos de forma pró ativa com eficácia e segurança..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luiz Fernando Carvalho - Integrante / Mario Lemes Proença Jr - Coordenador.
2016 - 2017
LABORATÓRIO GAIA - INTEGRAÇÃO DOS FRAMEWORKS E APLICATIVOS GAIA DE GOVERNANÇA DE TIC E DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE
Descrição: ESTE PROJETO DE PESQUISA VISA, ALÉM DA CONSOLIDAÇÃO DO LABORATÓRIO GAIA COMO UM LABORATÓRIO DE PESQUISA EM GOVERNANÇA DE TIC E GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE SOFTWARE, INTEGRAR OS DIVERSOS FRAMEWORKS E APLICATIVOS DESENVOLVIDOS PELOS PESQUISADORES DO LABORATÓRIO REFERENTES AOS TÓPICOS CITADOS. A INTEGRAÇÃO POSSIBILITARÁ UM MELHOR GERENCIAMENTO DOS FRAMEWORKS EXISTENTES (RISCO, RECURSOS HUMANOS, LIÇÕES APRENDIDAS, ESTIMATIVAS, CATÁLOGO DE SERVIÇOS, VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO) E DOS APLICATIVOS (AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, PDTI, GERENCIAMENTO DE PORTFÓLIO DE PROJETOS, APONTAMENTOS, LIÇÕES APRENDIDAS, CATÁLOGO DE SERVIÇOS, ETC). TAMBÉM POSSIBILITARÁ UM DIRECIONAMENTO PARA OS PRÓXIMOS APLICATIVOS NO QUE TANGE AO PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO E ESTRUTURA DO BANCO DE DADOS. QUANTO AOS FRAMEWORKS, A INTEGRAÇÃO POSSIBILITARÁ UMA MELHOR IMPLANTAÇÃO DOS MESMOS E A REDUÇÃO DE REDUNDÂNCIAS ENTRE OS FRAMEWORKS. POR FIM, ESPERA-SE QUE A INTEGRAÇÃO TRAGA UMA MELHOR VISIBILIDADE POR PARTE DE UMA EMPRESA OU ÓRGÃO PÚBLICO SOBRE A SUA REAL SITUAÇÃO QUANTO A MATURIDADE DA GOVERNANÇA DE TIC E DO GERENCIAMENTO DE SEUS PROJETOS DE SOFTWARE.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Betelguese - Detecção de Anomalias em Redes utilizando Análise de Fluxos e Assinatura Digital de Segmentos de Rede

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Mario Lemes Proença Junior em 08/06/2017.
Descrição: A detecção de anomalias em redes de computadores é um problema que desperta o interesse de inúmeros pesquisadores, por apresentar questões ainda não resolvidas e devido à necessidade vital em se manter a rede funcionando com parâmetros de qualidade e alta disponibilidade no cenário de redes convergentes e de banda larga que integra a integração de serviços multimídia de dados, voz e imagens. A detecção antecipada de anomalias é uma parte fundamental no gerenciamento de redes, uma vez que proporciona o gerenciamento pró-ativo, possibilitando que se evite a degradação ou ainda a interrupção dos serviços oferecidos. O objetivo deste projeto é desenvolvimento de um modelo para Detecção de Anomalias utilizando análise de fluxo (FLUXAD) do tipo Internet Protocol Flow Information Export (IPFIX) para auxiliar no gerenciamento de redes.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Luiz Fernando Carvalho - Integrante / Mario Lemes Proença Jr - Coordenador / Elieser Botelho Manhas Junior - Integrante.
2011 - 2012
Fábrica de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação
Descrição: A informação vem assumindo uma importância crescente para qualquer organização, dada a alta competitividade apresentada pelo mercado e a necessidade das organizações possuírem subsídios para tomar suas decisões. Além de subsidiar a tomada de decisões, a informação torna-se fundamental para a organização na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e na planificação de toda a atividade organizacional. Diante deste cenário altamente competitivo no qual as organizações estão inseridas, a necessidade de armazenamento, processamento e distribuição de informações vem ocasionando uma verdadeira transformação no planejamento e gerenciamento da tecnologia da informação e comunicação (TIC). Com um mercado consumidor de TIC cada vez mais exigente quanto aos aspectos de produtividade, custo e qualidade, as organizações fornecedoras têm procurado se transformar buscando um novo modelo que supra com eficiência a estas necessidades. O objetivo é implementar uma nova metodologia de desenvolvimento de projetos de TIC visando atender aos expostos anteriormente. Para tanto, pretende-se criar um modelo de Fábrica de TIC, que contará com um processo de desenvolvimento de software baseado no modelo de qualidade MPS.BR, um processo de projetos de redes de comunicação de dados e processos para gerenciamento de serviços de TIC baseados no ITIL. Vale ressaltar que o gerenciamento do projeto seguirá os moldes do PMBOK. Uma vez definidos os modelos, os mesmos deverão ser testados, refinados e divulgados para a comunidade acadêmica e empresarial. O projeto possibilitará aos alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual de Londrina trabalhar num ambiente de Fábrica de TIC, baseado em práticas modernas de engenharia de software, de comunicação de dados e de gerenciamento de projetos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) .
Integrantes: Luiz Fernando Carvalho - Integrante / Mario Lemes Proença Jr - Coordenador.Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de desenvolvimento


2013 - 2014
GT-Plainc: Plataforma de Análise de Incidentes
Descrição: O crescimento da frequência e do impacto dos incidentes de segurança têm preocupado especialistas e autoridades em todo o mundo. Estes incidentes podem representar grandes prejuízos às organizações, já que soluções de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) têm sido cada vez mais utilizadas para atender demandas e serviços importantes e estratégicos. A análise dos incidentes de segurança pode levar a melhoria na percepção do problema, facilitando a criação de soluções. Neste projeto, é proposto o desenvolvimento de uma plataforma de análise de incidentes, que emprega redes neurais conhecidas como Mapas Auto Organizáveis para extrair conhecimento de conjuntos de incidentes, de forma a apoiar a tomada de decisões dos administradores de redes. Os relatórios gerados pela análise dos incidentes são apresentados aos administradores de rede de maneira amigável, na forma de mapas e gráficos. Este projeto foi um dos seis escolhidos para o programa de Grupos de Trabalho da Rede Nacional de Pesquisa (GT-RNP)..
Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.


Outros Projetos


2009 - 2011
Estatística I com utilização do Open Office
Descrição: Para um bom desenvolvimento do ensino de estatística nos cursos de graduação é essencial a boa qualidade do material didático. Material conforme os conteúdos da disciplina e os procedimentos do programa computacional para aplicação da metodologia estatística. São muitas as disciplinas do Departamento de Estatística/CCE/UEL, que envolvem a estatística básica, assim, este material será de grande utilidade em muitos cursos de graduação. A metodologia elaborada será direcionada aos cursos de graduação e terá aplicações dos métodos através do sistema operacional LINUX e o programa OPEN OFFICE. A criação de macros no Open Office e a descrição dos procedimentos para utilização do Open Office, na aplicação dos métodos estatísticos, será muito importante, visto que, serão as ferramentas computacionais de uso mais freqüente num futuro muito próximo.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Luiz Fernando Carvalho - Integrante / Jacinta Ludovico Zamboti - Coordenador.Financiador(es): Universidade Estadual de Londrina - Auxílio financeiro.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Redes de Computadores.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HAMMAMOTO, A. H.2018HAMMAMOTO, A. H. ; CARVALHO, L. F. ; SAMPAIO, L. D. H. ; ABRAO, T. ; PROENÇA JR., MARIO LEMES . Network Anomaly Detection System using Genetic Algorithm and Fuzzy Logic. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS, v. 92, p. 390-402, 2018.

2.
CARVALHO, LUIZ FERNANDO2018 CARVALHO, LUIZ FERNANDO; ABRÃO, TAUFIK ; MENDES, Leonardo de Souza ; PROENÇA, MARIO LEMES . An Ecosystem for Anomaly Detection and Mitigation in Software-defined Networking. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS, v. 104, p. 121-133, 2018.

3.
PENA, EDUARDO H.M.2017PENA, EDUARDO H.M. ; CARVALHO, LUIZ F. ; BARBON JR., SYLVIO ; RODRIGUES, JOEL J.P.C. ; PROENÇA JR., MARIO LEMES . Anomaly detection using the correlational paraconsistent machine with digital signatures of network segment. INFORMATION SCIENCES, v. 420, p. 313-328, 2017.

4.
PROENÇA JR, Mario Lemes2016PROENÇA JR, Mario Lemes ; FERNANDES, GILBERTO ; CARVALHO, L. F. ; DE ASSIS, MARCOS V. O. ; RODRIGUES, JOEL J. P. C. . Digital signature to help network management using flow analysis. International Journal of Network Management (Print), v. 26, p. 76-94, 2016.

5.
CARVALHO, L. F.;CARVALHO, LUIZ F.;CARVALHO, LUIZ FERNANDO;L.F. Carvalho;CARVALHO, L.F.2016CARVALHO, L. F.; BARBON, SYLVIO ; MENDES, Leonardo de Souza ; PROENÇA JR, Mario Lemes . Unsupervised Learning Clustering and Self-Organized Agents Applied to Help Network Management. EXPERT SYSTEMS WITH APPLICATIONS, v. 54, p. 29-47, 2016.

6.
FERNANDES JR, GILBERTO2016 FERNANDES JR, GILBERTO ; CARVALHO, LUIZ F. ; RODRIGUES, JOEL J.P.C. ; PROENÇA, MARIO LEMES . Network Anomaly Detection using IP Flows with Principal Component Analysis and Ant Colony Optimization. Journal of Network and Computer Applications, v. 64, p. 1-11, 2016.

7.
CARVALHO, L.F.2014CARVALHO, L.F.; FERNANDES, G. ; DE ASSIS, M.V.O. ; RODRIGUES, J.J.P.C. ; LEMES PROENÇA, M. . Digital signature of network segment for healthcare environments support. I R B M News, v. 35, p. 1-11, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
ADANIYA, M. H. A. C. ; CARVALHO, L. F. ; ZARPELAO, B. B. ; SAMPAIO, L. D. H. ; ABRAO, T. ; JESZENSKY, P. J. E. ; PROENÇA JR, Mario Lemes . Firefly Algorithm in Telecommunications. In: Xin-She Yang; Su Fong Chien; Tiew On Ting. (Org.). Bio-Inspired Computation in Telecommunications. 1ed.Waltham: MK: Morgan Kaufmann / Elsevier, 2015, v. 1, p. 43-72.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, LUIZ F.; FERNANDES, GILBERTO ; RODRIGUES, JOEL J. P. C. ; MENDES, LEONARDO S. ; PROENCA, MARIO LEMES . A novel anomaly detection system to assist network management in SDN environment. In: ICC 2017 2017 IEEE International Conference on Communications, 2017, Paris. 2017 IEEE International Conference on Communications (ICC), 2017. p. 1.

2.
SALMEN, F. ; HERNANDES JUNIOR, P. R. G. ; CARVALHO, L. F. ; PROENÇA JR, Mario Lemes . Using Firefly and Genetic Metaheuristics for Anomaly Detection based on Network Flows. In: The Eleventh Advanced International Conference on Telecommunications - AICT, 2015, Brussels. Proceedings of AICT 2015, 2015.

3.
FERNANDES, GILBERTO ; PENA, EDUARDO H. M. ; CARVALHO, LUIZ F. ; RODRIGUES, JOEL J. P. C. ; PROENÇA, MARIO L. . Statistical, forecasting and metaheuristic techniques for network anomaly detection. In: the 30th Annual ACM Symposium, 2015, Salamanca. Proceedings of the 30th Annual ACM Symposium on Applied Computing - SAC '15. New York: ACM Press. p. 701.

4.
PENA, EDUARDO H. M. ; CARVALHO, LUIZ F. ; BARBON, SYLVIO ; RODRIGUES, JOEL J. P. C. ; PROENCA, MARIO LEMES . Correlational paraconsistent machine for anomaly detection. In: GLOBECOM 2014 2014 IEEE Global Communications Conference, 2014, Austin. 2014 IEEE Global Communications Conference. p. 551.

5.
HERNANDES JUNIOR, P. R. G. ; CARVALHO, L. F. ; PROENCA JR, M. L. ; FERNANDES JR., G. . Digital Signature of Network Segment using Genetic Algorithm and Ant Colony Optimization metaheuristics. In: The Eighth International Conference on Emerging Security Information Systems and Technologies, 2014, Lisbon. Secureware, 2014.

6.
HERNANDES JUNIOR, P. R. G. ; CARVALHO, L.F. ; PROENCA JR, M. L. . Digital Signature of Network Segment using Flow Analysis through Genetic Algorithm and ACO metaheuristics. In: XXXIII International Conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC'2014), 2014, Talca. Proceedings of XXXIII International Conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC'2014), 2014.

7.
DE ASSIS, MARCOS V. O. ; CARVALHO, LUIZ F. ; RODRIGUES, JOEL J. P. C. ; PROENCA, MARIO LEMES . Holt-Winters statistical forecasting and ACO metaheuristic for traffic characterization. In: ICC 2013 2013 IEEE International Conference on Communications, 2013, Budapest. 2013 IEEE International Conference on Communications (ICC). p. 2524.

8.
CARVALHO, LUIZ F.; RODRIGUES, JOEL J. P. C. ; BARBON, SYLVIO ; LEMES PROENCA, MARIO . Using Ant Colony Optimization metaheuristic and Dynamic Time Warping for anomaly detection. In: 2013 21st International Conference on Software, Telecommunications and Computer Networks (SoftCOM 2013), 2013, Split-Primosten. 2013 21st International Conference on Software, Telecommunications and Computer Networks - (SoftCOM 2013). p. 1.

9.
CARVALHO, LUIZ F.; DE ASSIS, MARCOS V. O. ; GILBERTO, F. ; RODRIGUES, JOEL J. P. C. ; PROENCA, MARIO LEMES . Digital Signature of Network Segment using PCA, ACO and Holt-Winters for network management. In: 2013 IEEE 15th International Conference on eHealth Networking, Applications and Services (Healthcom 2013), 2013, Lisbon. 2013 IEEE 15th International Conference on e-Health Networking, Applications and Services (Healthcom 2013). p. 564.

10.
ZACARON, A. M. ; CARVALHO, L. F. ; ADANIYA, M. H. A. C. ; ABRAO, T. ; PROENÇA JR, Mario Lemes . Digital Signature of Network Segment using Flow Analysis. In: International Conference on Data Communication Networking, 2012, Rome. Proceedings of the International Conference on Data Communication Networking, e-Business and Optical Communication Systems. p. 35.

11.
CARVALHO, LUIZ FERNANDO; ZACARON, ALEXANDRO MARCELO ; ADANIYA, MARIO HENRIQUE AKIHIKO DA COSTA ; PROENCA, MARIO LEMESA . Ant Colony Optimization for Creating Digital Signature of Network Segments Using Flow Analysis. In: 2012 31st International Conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC), 2012, Valparaíso. 2012 31st International Conference of the Chilean Computer Science Society. p. 171.

12.
ZACARON, A. M. ; CARVALHO, L. F. ; ADANIYA, M. H. A. C. ; ABRAO, T. ; PROENÇA JR, Mario Lemes . Assinatura Digital de Segmento de Rede Utilizando Análise de Fluxos e Clusterização K-means. In: SEMISH - 39th Seminar on Hardware and Software, 2012, Curitiba. XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, 2012.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CARVALHO, L. F.; PROENÇA JR, Mario Lemes . Detecção de Anomalias em Redes usando a Heurística Ant Colony Optimization. In: XX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011, Ponta Grossa. XX Encontro Anual de Iniciação Científica, 2011.

Artigos aceitos para publicação
1.
FERNANDES JR, GILBERTO ; RODRIGUES, J. J. P. C. ; CARVALHO, L. F. ; AL-MUHTADI, J. F. ; PROENÇA JR, Mario Lemes . A comprehensive survey on network anomaly detection. TELECOMMUNICATION SYSTEMS, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
CARVALHO, L. F.; ZACARON, A. M. ; ADANIYA, M. H. A. C. ; PROENÇA JR, Mario Lemes . Ant Colony Optimization for Creating Digital Signature of Network Segments using Flow Analysis. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARVALHO, L. F.; PROENÇA JR, Mario Lemes . Detecção de Anomalias em Redes usando a Heurística Ant Colony Optimization. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
PROENÇA JR., MARIO LEMES; MANHAS JUNIOR, E. B.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Vinícius Fogaça Plath. Internet das Coisas e Segurança. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Redes de Computadores e Comunicação de Dados) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
MANHAS JUNIOR, E. B.; FELINTO, A. S.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Breno Stabile Beletato. Segurança em IOT. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Redes de Computadores e Comunicação de Dados) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
ZARPELAO, B. B.; FELINTO, A. S.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Diego Paulino Ramon. Análise de Desempenho de Codecs do Asterisk. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Redes de Computadores e Comunicação de Dados) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
ZARPELAO, B. B.; BARROS, R. M.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Canashiro Yoshitoni. MPLS - Conceitos e Aplicações. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Redes de Computadores e Comunicação de Dados) - Universidade Estadual de Londrina.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PROENÇA JR., MARIO LEMES; ATTROT, W.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Marcos Vinicius da Silva.Estudo de Modelos Bioinspirados para Auxiliar na Detecção de Anomalias em Redes de Computadores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina.

2.
PROENÇA JR., MARIO LEMES; MANHAS JUNIOR, E. B.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Vitor Palma Aderaldo.Utilização de Redes Neurais Artificiais para Detecção de Anomalia em Redes de Computadores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina.

3.
PROENCA JR, M. L.; ATTROT, W.; CARVALHO, L.F.. Participação em banca de Leandro Hideki Shigaki.Detecção de Anomalias em Redes de Computadores usando Sistema Imunológico Artificial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina.

4.
PROENCA JR, M. L.; ATTROT, W.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Luiz Felipe Silva Serra.Estudo da Meta-heurística PSO (Particle Swarm Optimization) para o Auxílio na Gerência de Redes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina.

5.
OLIVEIRA, M. C.; FRANCESCON, P. K.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Rossana M. Niero Freitas.A Importância da Etiqueta Profissional na Formação Acadêmica do Secretariado Executivo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Estadual de Londrina.

6.
OLIVEIRA, M. C.; FRANCESCON, P. K.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Aline Franciele Pires.Ética e Secretariado: O Profissionalismo Ligado à Ética. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Estadual de Londrina.

7.
OLIVEIRA, M. C.; FRANCESCON, P. K.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Raquel Vallarelli Gutierres Moisa Araújo.Consultoria Empresarial da Empresa Júnior de Secretariado Executivo: Um Estudo de Caso da Monsec. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Estadual de Londrina.

8.
OLIVEIRA, M. C.; FRANCESCON, P. K.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Isabela Cristina Oliveira de Araújo.O Profissional de Secretariado Executivo como Agente da Qualidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Estadual de Londrina.

9.
CARVALHO, L. F.; OLIVEIRA, M. C.; FRANCESCON, P. K.. Participação em banca de Keydma Marcela Miguel.Atuação do Secretário Executivo no Gerenciamento de Processos: Um Manual para Aplicabilidade do Software Bizagi com Notação BPMN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Estadual de Londrina.

10.
BRANCHER, J. D.; SAMPAIO, L. D. H.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Murilo Augusto Lopes Teixeira.Uma proposta de API de gamificação para ambientes de aprendizagem eletrônico (GAMAPI). 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina.

11.
ZARPELAO, B. B.; SAKURAY, F.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Arthur Henrique Coutinho.Estratégias de Cache Interno a Redes Orientadas a Conteúdo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina.

12.
PROENÇA JR, Mario Lemes; MANHAS JUNIOR, E. B.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Cinara Brenda Zerbibi.Wavelets para Auxiliar na Gerência de Redes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina.

13.
ZARPELAO, B. B.; BARBON, S. J.; CARVALHO, L. F.. Participação em banca de Victor Guilherme Turrisi da Costa.Uma Abordagem Baseada em Chamadas de Sistema para a Detecção de Botnets em Dispositivos Móveis. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina.

14.
PROENÇA JR, Mario Lemes; MANHAS JUNIOR, E. B.; CARVALHO, L.F.. Participação em banca de Matheus Pereira Novaes.Framework Teoria dos Jogos Aplicado na Gerência de Redes. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XXXI International Conference of the Chilean Computer Science Society (SCCC'2012). Ant Colony Optimization for Creating Digital Signature of Network Segments using Flow Analysis. 2012. (Congresso).

2.
VIII SECOMP Londrina. 2011. (Seminário).

3.
XX Encontro Anual de Iniciação Científica. Detecção de Anomalias em Redes usando a Heurística Ant Colony Optimization. 2011. (Congresso).

4.
VII SECOMP Londrina. 2010. (Seminário).

5.
Parceria UEL/Microsoft - Windows 7 e Redes Sociais. 2009. (Seminário).

6.
Parceria UEL/Microsoft - Tendências Tecnológicas. 2008. (Seminário).

7.
V SECOMP Londrina. 2008. (Seminário).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Keydma Marcela Miguel. Atuação do Secretário Executivo no Gerenciamento de Processos: Um Manual para a Aplicabilidade do Software Bizagi com Notações BPMN. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Secretariado Executivo) - Universidade Estadual de Londrina. Orientador: Luiz Fernando Carvalho.



Outras informações relevantes


Aprovação em Concurso Público:

1) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Apucarana - Professor Adjunto, Edital 004/2018-CPCP-AP. 

Aprovação em Processo Seletivo:

1) Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Cornélio Procópio - Professor Substituto, Edital 008/2014-PS-CP.
2) Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Departamento de Computação - Professor Temporário CRES, Edital 115/2015.
3) Universidade Estadual de Londrina (UEL) - Departamento de Computação - Professor Temporário CRES, Edital 049/2017.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 19:10:43