Marcela Tavares de Mello

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9312481705043533
  • Última atualização do currículo em 21/11/2018


Marcela Tavares de Mello é graduada em Letras (Língua Portuguesa/Língua Inglesa) e especialista em Língua Portuguesa. Possui mestrado e doutorado em Educação (2017), ambos realizados pela Universidade Católica de Petrópolis. É professora da Faculdade Santo Antônio de Pádua, onde ministra disciplinas relacionadas à pesquisa e à orientação da leitura e da escrita no âmbito acadêmico. Ademais, atua no ensino médio da rede pública, sendo responsável pelas disciplinas de Produção Textual e Língua Portuguesa. Atualmente, integra os grupos de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades (LAPPIS) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA), desenvolvendo projetos de extensão, tais como, Os usos da linguagem na EJA e Escrita acadêmica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marcela Tavares de Mello
Nome em citações bibliográficas
MELLO, M. T.;MELLO, MARCELA

Endereço


Endereço Profissional
Faculdade Santo Antônio de Pádua.
Joaquim Pimentel Medeiros
Alto das Setes Mocas
28470000 - Santo Antônio de Pádua, RJ - Brasil
Telefone: (022) 38533393


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2017
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Título: LETRAMENTO DE DOMÍNIO ACADÊMICO: teoria e prática (experiência em uma universidade pública), Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Pedro Benjamim Garcia.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
2012 - 2014
Mestrado em Educação.
Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil.
Título: Gêneros textuais: teoria e prática em uma escola municipal de Pirapetinga,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Pedro Benjamin Garcia.
2008 - 2008
Especialização em Especialização Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Fundação Educacional de Além Paraíba, FEAP, Brasil.
Título: A leitura e a literatura no cotidiano.
Orientador: Jurandyr do Nascimento Silva Jr..
2004 - 2007
Graduação em Licenciatura Letras-Inglês.
Fundação Educacional de Além Paraíba, FEAP, Brasil.


Pós-doutorado


2018
Pós-Doutorado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes


Formação Complementar


2018 - 2018
Potencializando a adoção Sagah.
SAGAH - Soluções Educacionais Integradas, SAGAH, Brasil.
2017 - 2017
IX Capacitação Acadêmica e Pedagógica. (Carga horária: 20h).
Faculdade Santo Antônio de Pádua, FASAP, Brasil.
2016 - 2016
Capacitação Acadêmica e Pedagógica. (Carga horária: 20h).
Faculdade Santo Antônio de Pádua, FASAP, Brasil.
2015 - 2015
A pedagogia de gêneros da Escola de Sydney. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.
2015 - 2015
Avaliando trabalhos centrados em gênero de texto. (Carga horária: 3h).
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, USP, Brasil.
2009 - 2009
GESTAR. (Carga horária: 320h).
Ministério da Educação, MEC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Pesquisadora, Enquadramento Funcional: Integrante Grupo de Pesquisa
Outras informações
Integrante dos Grupos de Pesquisa: 1. Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividade (LAPPIS) 2. Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA)


Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro, FAETERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Pesquisa e Extensão, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: professor, Carga horária: 20


Centro Educacional Norma Amélia Pires, CENAP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: professora de língua portuguesa e redação, Carga horária: 12


Escola Estadual Capitão Ovídio Lima, EECOL, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 20


Escola Estadual José Bittencourt de Souza, EEJBS, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: PROFESSORA, Carga horária: 20


Secretaria Municipal de Educação, SME, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Linguagem, Carga horária: 18


Secretaria de Estado de Educação, SEEDUC - RJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 30


Faculdade Santo Antônio de Pádua, FASAP, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25


Ministério da Educação, MEC, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Colaboradora, Enquadramento Funcional: Membra do Banco de Avaliadores-BASis/INEP/MEC



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Grupo de Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica (GEPLEA)
Descrição: O objetivo do GEPLEA é o de estudar e investigar práticas de ensino-aprendizagem do ler-escrever textos do domínio universitário..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
LAPIIS - Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades
Descrição: LAPIIS Laboratório de Pesquisa em Infância, Imaginário e Subjetividades - LAPIIS Unidade de Ensino (Escola/Faculdade/Instituto): Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior - Santo Antônio de Pádua Departamento: Educação Matemática Coordenação: Dra. Andréa Cardoso Reis Tipo: Laboratório Descrição do laboratório ou núcleo de pesquisa: Criado em 2010 o LAPIIS surge com o objetivo de estabelecer conexões entre diferentes linhas de pesquisa que entrelaçam diferentes aportes teóricos e estratégias de trabalho em torno dos estudos sobre infância, imaginário social e produção de subjetividades. Nasce da necessidade de abarcar as demandas de pesquisadores e estudantes de graduação (licenciaturas) que buscam um espaço de interlocução sistematizado nas seguintes linhas de pesquisa: Culturas da Infância e Intergeracionalidade Infâncias e Produção de Subjetividades na Formação de Professores Lugares da Infância e da Exclusão na Produção Literária Infâncias, Processos Criativos e Tecnologias O currículo e as culturas da infância Educação Infantil em contextos rurais O LAPIIS tem se lançado em pesquisas que além de dialogarem com a infância, o imaginário e as subjetividades produzidas na interface desse campo de estudo, propõem um abertura conceitual dessas categorias envolvendo estudos filosóficos, literários, históricos, sociais, antropológicos, psicológicos e culturais. O século XX, principalmente, na esteira dos estudos histórico-sociais conduzidos por Áries na década de 60, tornou-se um divisor de águas que produziu uma nova mentalidade social e histórica em torno da significação e interpretação em torno da infância. Apesar de não serem os únicos, nem tampouco integralmente aceitos, seus estudos funcionaram como aporte teórico capaz de provocar nas Ciências Humanas e Sociais revoluções conceituais. E, porque não dizer, mudança de paradigmas, já que, até então, essas discussão não obtinham eco no cenário acadêmico. Desde os estudos filosóficos até os estudos literários, não há quem ou pouquíssimos pesquisadores deixaram de mencionar o que para uns foi contribuição, e para outros uma interpretação parcial da história social, da imagem e dos mundos culturais que circundavam a criança da época medieval e no início do período moderno. Independente da posição teórica defendida o fato é que estudar a INFÂNCIA ainda nos remete a uma série de questionamentos e abismos teóricos e existenciais. Temos consciência da complexidade que envolve a relação entre a infância e o imaginário, mas, também, temos clareza da importância e necessidade de evidenciarmos os contornos que essa discussão toma no mundo contemporâneo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - 2017
Os usos da linguagem na Educação de Jovens e Adultos
Descrição: Trata-se de um curso de extensão que teve como fim refletir acerca de possibilidades para a realização de um trabalho de linguagem voltado para o público da Educação de Jovens e Adultos. Para isso, foram consideradas as contribuições da teoria dialógica do discurso, sobretudo, no que concerne aos gêneros do discurso, a partir do enfoque interdisciplinar..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Revisor de periódico


2018 - Atual
Periódico: EDUCAÇÃO EM FOCO


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MELLO, MARCELA2018MELLO, MARCELA. Resumo acadêmico: análise de uma experiência de ensino da escrita na esfera acadêmica. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 12, p. 1607-1629, 2018.

2.
MELLO, M. T.;MELLO, MARCELA2016MELLO, M. T.. Estratégia de compreensão leitora na universidade. LINGUAGENS & CIDADANIA, v. 18, p. 01-14, 2016.

3.
SANTOS, J. C.2015SANTOS, J. C. ; ARRUDA, E. A. ; MELLO, M. T. . A RELEVÂNCIA DA LEITURA NA MODALIDADE EAD E A INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE. Artefactum (Rio de Janeiro), v. VII, p. 01-11, 2015.

4.
B, A. S.2015B, A. S. ; MELLO, M. T. ; SANTOS, J. C. . LITERATURA INFANTIL: DESCOBRINDO O MUNDO DO POEMA ATRAVÉS DA POESIA. EDU.TEC - Revista Científica Digital da FAETEC, v. 01, p. 01, 2015.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MELLO, M. T.. LETRAMENTOS ACADÊMICOS: teoria e prática. 1ª. ed. Curitiba: Editora CRV, 2017. 144p .

2.
MELLO, M. T.; GARCIA, P. B. ; FILHO, A. ; FEIJÒ, J. . O que é ideologia?. 1ª. ed. Lisboa: Escolar Editora, 2016. 117p .

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MELLO, M. T.. Os usos da linguagem na esfera acadêmica. Conhecendo, Santo Antônio de Pádua, p. 7 - 7, 01 set. 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, M. T.. REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS LETRADAS NO ENSINO SUPERIOR. In: 38ª Reunião Nacional da ANPEd, 2017, São Luís. Anais 38ª Reunião da ANPEd, 2017. p. 01-16.

2.
FERREIRA, F. S. ; MELLO, M. T. . CURRÍCULOS EM CENA: ENSAIO TÉCNICO. In: VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL, 2015, RIO DE JANEIRO. AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO, 2015.

3.
MELLO, M. T.; FERREIRA, F. S. . ENSINO EXPLÍCITO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL NA UNIVERSIDADE. In: 8º ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 9º FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 2015, Sergipe. ESTADO, ESCOLA E SOCIEDADE NA PERSPECTIVA DA INTERNACIONALIZAÇÃO: desafios das políticas públicas docentes nos planos de educação, 2015.

4.
FERREIRA, F. S. ; MELLO, M. T. ; GARCIA, T. J. . TRABALHO DOCENTE EM CENAS: HISTÓRIAS DE FORMAÇÃO. In: EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, 2015, Curitiba. EDUCERE - XII Congresso Nacional de Educação, 2015.

5.
MELLO, M. T.; DAVID, M. S. ; FIGUEIRA, R. F. . TEXTO: UM PRODUTO IDEOLÓGICO. In: XVIII CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 2014, RIO DE JANEIRO. DE TEXTOS ANTIGOS E MODERNOS, 2014.

6.
MELLO, M. T.; GARCIA, P. B. . GÊNEROS TEXTUAIS: teoria e prática. In: VI SINEFIL, 2014, Rio de Janeiro. Revista Philologus (suplemento), 2014. v. 58. p. 438-449.

7.
MELLO, M. T.. Gêneros textuais: estudo em uma escola municipal de Pirapetinga. In: 11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, 2014, São João del-Rei. Culturas, Políticas e Práticas Educacionais e suas Relações com a Pesquisa, 2014.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MELLO, M. T.; CALDEIRA, M. F. ; SOUZA, M. C. L. ; GARCIA, I. E. V. ; FERREIRA, L. L. . A construção da escola e as influências do currículo. In: IX Simpósio Interdisciplinar da Fasap, 2016, Santo Antônio de Pádua. Anais do IX Simpósio Interdisciplinar da Fasap, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
MELLO, M. T.; GARCIA, P. B. ; FERREIRA, O. . Conversa sobre a escola: a Escola está morta?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
MELLO, M. T.. Letramento acadêmico: produzindo resenhas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
MELLO, MARCELA. Oficina: Letramentos Acadêmicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
MELLO, M. T.. REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS LETRADAS NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
MELLO, M. T.. REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS LETRADAS NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
MELLO, M. T.. Reflexões acerca do Letramento Acadêmico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
MELLO, M. T.. Escrita Acadêmica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
FERREIRA, F. S. ; MELLO, M. T. . CURRÍCULO EM CENAS: ENSAIO TÉCNICO. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MELLO, M. T.; FERREIRA, F. S. . Letramento acadêmico: reflexões sobre teoria e prática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MELLO, M. T.. Gêneros Textuais na Educação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MELLO, M. T.. Gêneros Textuais: Estudo em uma Escola Municipal de Pirapetinga. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
MELLO, M. T.. A importância dos gêneros textuais como ferramenta para o letramento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
MELLO, M. T.. O gênero textual História em Quadrinhos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
MELLO, M. T.. O letramento como prática social. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
MELLO, M. T.. Participação em banca de Adriana Coutinho da Silva.Análise das práticas de letramento no processo de aprendizagem da leitura e escrita. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

2.
MELLO, M. T.; CARVALHO, A. S.; DOMINGUES, P. V.. Participação em banca de Camila Celestino da Cruz.A importância das ações educativas do enfermeiro no controle da doença hipertensiva específica da gravidez (DHEG). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Santo Antônio de Pádua.

3.
MELLO, M. T.; CARVALHO, A. S.; DOMINGUES, P. V.. Participação em banca de Igor de Melo Silva.Atuação do enfermeiro perante uma vítima de queimadura em uma unidade de emergência. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Santo Antônio de Pádua.

4.
MELLO, M. T.; CARVALHO, A. S.; DOMINGUES, P. V.. Participação em banca de Liliane Malhano Mesias.A atuação do enfermeiro no perioperatório a pacientes submetidos à revascularização miocardia: orientação para o cuidado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Santo Antônio de Pádua.

5.
MELLO, M. T.; CARVALHO, A. S.; DOMINGUES, P. V.. Participação em banca de Rhuan Carlos DIas Oliveira.O papel do enfermeiro perante o paciente vítima de infarto agudo no miocárdio nos serviços de pronto atendimento de um hospital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Santo Antônio de Pádua.

6.
MELLO, M. T.; CARVALHO, A. S.; DOMINGUES, P. V.. Participação em banca de Sayonara da Silva Inez.Atuação do enfermeiro na orientação ao cuidador do paciente com lesões por pressão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade Santo Antônio de Pádua.

7.
MELLO, M. T.. Participação em banca de Jhennyfer Leite Agnes Cabo.O ensino de língua estrangeira (Inglês) na escola pública. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal Fluminense.

8.
MELLO, M. T.; MARQUES, A. C.; MENDES, J. S.. Participação em banca de Edilâne Lauriano Gomes dos Santos.Educação afro-descendente: os paradigmas históricos frente ao século XXI no município de Santo Antônio de Pádua. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.

9.
DAVID, M. S.; MELLO, M. T.; A, I. C. G.. Participação em banca de Neuseli Souza de Sá Macedo.A Fotografia na Escola. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.

10.
DAVID, M. S.; A, I. C. G.; MELLO, M. T.. Participação em banca de Rafael Ferreira Figueira.Texto: um produto ideológico. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Semana acadêmica: ciência para a redução das desigualdades.Letramento acadêmico: produzindo resenhas. 2018. (Oficina).

2.
XII Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades.Conversa sobre a Escola: A escola está morta?. 2018. (Outra).

3.
XIX Encontro Nacional de Didáticas e Práticas de Ensino.O TRABALHO DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO NO CURSO DE PEDAGOGIA: reflexões sobre o letramento acadêmico e suas implicações na formação docente. 2018. (Encontro).

4.
38ª Reunião Nacional da ANPEd. REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS LETRADAS NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Congresso).

5.
II Seminário de Pesquisa ?Desenvolvimento Curricular, Formação de Professores e Tecnologias em Educação Matemática?.BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): CONFLITOS E DILEMAS. 2017. (Seminário).

6.
X CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS LETRADAS NO ENSINO SUPERIOR. 2017. (Congresso).

7.
5º Colóquio de Pesquisas em Educação e Mídia. 2016. (Outra).

8.
VIII SEMINÁRIO INTERNACIONAL - AS REDES EDUCATIVAS E AS TECNOLOGIAS: MOVIMENTOS SOCIAIS E A EDUCAÇÃO.CURRÍCULO EM CENAS: ENSAIO TÉCNICO. 2015. (Seminário).

9.
VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais.Letramento acadêmico: reflexões sobre teoria e prática. 2015. (Simpósio).

10.
11º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste. GÊNEROS TEXTUAIS: ESTUDO EM UM ESCOLA MUNICIPAL DE PIRAPETINGA-MG. 2014. (Congresso).

11.
V CONGRESSO ACADÊMICO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O gênero textual História em Quadrinhos. 2014. (Congresso).

12.
V CONGRESSO ACADÊMICO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. O letramento como prática social. 2014. (Congresso).

13.
19º Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada e 5º Seminário Internacional de Linguística. A IMPORTÂNCIA DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA PARA O LETRAMENTO. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MELLO, M. T.; VARGAS, P. ; REIS, A. . II Seminário de pesquisa e extensão do grupo de pesquisa LAPIIS - Interdisciplinaridade na formação docente de professores: construção de pesquisa em Educação. 2017. (Outro).

2.
REIS, A. ; VARGAS, P. ; MELLO, M. T. . I Seminário: Diálogos interdisciplinares na pesquisa, ensino e extensão. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Kelli dos Santos Gouvêa. Reflexões sobre alfabetização e letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcela Tavares de Mello.

2.
Michele Macêdo Jardim. As Histórias em Quadrinhos (HQ) e seu uso na sala de aula no ensino fundamental. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcela Tavares de Mello.

3.
Raquel Lima Marques Alvim. A indisciplina no Contexto Escolar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcela Tavares de Mello.

4.
Alessandra da Silva Bocafoli. Literatura Infantil: um convite ao fantástico mundo da poesia. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em PEDAGOGIA) - Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro. Orientador: Marcela Tavares de Mello.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 10/12/2018 às 9:51:24