Celso da Costa Santos

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  • Última atualização do currículo em 10/05/2017


Possui graduação em ADMINISTRAÇAO DE EMPRESAS pela Universidade de São Paulo (1973) e mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1976). Atualmente é professor mestre do MBA Real Estate da Polintegra, Universidade de São Paulo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Celso da Costa Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, C. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade de São Paulo, Escola Politécnica.
Cidade Universitária
Butantã
05508900 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 38141988
URL da Homepage: www.poli-integra.poli.usp.br


Formação acadêmica/titulação


1975 - 1976
Mestrado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: PRATICAS DE PLANEJAMENTO ECONOMICO-FINANCEIRO,Ano de Obtenção: 1982.
Orientador: JOSE FERNANDO DA COSTA BOUCINHAS.
Palavras-chave: PLANEJAMENTO FINANCEIRO.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
1969 - 1973
Graduação em ADMINISTRAÇAO DE EMPRESAS.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Mestre
Outras informações
Professor de Finanças do MBA REAL ESTATE FDTE POLI INTEGRA (POLI USP) desde 1990.

Atividades

07/1999 - Atual
Direção e administração, Escola Politécnica, .

Cargo ou função
Professor Mestre.

Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP, FEAC/USP, Brasil.
Vínculo institucional

1985 - 1990
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Finanças


Fundação Armando Álvares Penteado, FAAP, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1996
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Finanças


Faculdade de Ciências da FITO, FAC-FITO, Brasil.
Vínculo institucional

1990 - 1991
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor de Finanças, Carga horária: 10


IMES, IMES, Brasil.
Vínculo institucional

1987 - 1990
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor


Bell Flavors& Fragrances, BELL FLAVORS& FR, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Finance Manager, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Cost Saving Consulting, COST SAVING CONS, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Sócio Consultor, Enquadramento Funcional: Sócio Consultor
Outras informações
Empresa de Consultoria Empresarial e Treinamento. Principais projetos -Italian Coffee ? Diretor Administrativo Financeiro interim -Iceberg ?Planejamento Estratégico, preparação da empresa para venda do negócio e due diligence;


Crown Embalagens, CROWN EMBALAGENS, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 2010
Vínculo: Controller, Enquadramento Funcional: Controller
Outras informações
Multinacional americana de grande porte produtora de embalagens metálicas para o segmento de bebidas. Reportando-se ao Presidente, foi responsável pela estruturação e gestão das áreas de Tesouraria, Contabilidade, Fiscal, Controladoria, Auditoria, Planejamento Tributário e Jurídico corporativamente e em sete fábricas. Gerenciou equipe de 25 pessoas. Principais realizações:  Redução de custos através da reorganização da função financeira e seus processos em duas business units Liderança na implantação de modelo de simulação de resultados visando agilizar decisões estratégicas de operações, investimentos, financiamento, custos, capital de giro, distribuição de dividendos e cashflow forecast. Negociação com autoridades governamentais na obtenção de subsídios fiscais federais, estaduais e municipais, e INPI de marcas, patentes e royalties. Redução da carga tributária dentro de parâmetros de nova legislação, bem como a implantação de NF-e. Redução do custo TI pela centralização de bases de dados ERP de seis unidades fabris; Redução de despesas financeiras pela contratação de empréstimo bancário com taxas subsidiadas (BNB). Redução de despesas financeiras pela estruturação de modelo de cashflow forecast que possibilitou melhores decisões de tesouraria, captação, pagamento de empréstimos e negociação com fornecedores.  Implantação das mudanças estabelecidas pela Lei 11.638 e pronunciamentos CPC que tratam da adoção do IFRS para elaboração das Demonstrações Financeiras para 2010. Implementação de controles SOX.  Criação de relatórios gerenciais e acompanhamento de resultados em reuniões com a Diretoria e Acionistas. Redução de custos da área Jurídica pela agilização de processo de elaboração de contratos utilizando modelos padrões. Avaliação e controle de novas unidades industriais bem como da contratação de financiamentos para esses projetos. Implantação da função auditoria interna, atendimento a auditorias externas, coordenação do


Lucent Technologies do Brasil, LUCENT TECHNOLOG, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1999
Vínculo: Controller, Enquadramento Funcional: Controller
Outras informações
Multinacional americana produtora de sistemas de telefonia de alta tecnologia. Reportando-se ao Diretor Administrativo e Financeiro, gerenciou as áreas de Faturamento, Contas a Receber, Contas a Pagar, Cash Management, Custos, Fiscal, Contabilidade e Relatórios transmitidos ao acionista. Gerenciou equipe de 14 pessoas. Principais realizações: Implantação de sistema de apuração de custos e regularização do Inventário de Produtos Acabados. Implantação do sistema de faturamento. Cashflow forecast e controle do capital de giro.


Novamax Technologies - Henkel, NOVAMAX TECHNOLO, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1997
Vínculo: CFO, Enquadramento Funcional: CFO
Outras informações
Multinacional canadense do setor químico,fabricante de produtos para tratamento de superfícies metálicas, adquirida pelo Grupo Henkel. Reportando-se ao Diretor Presidente, foi responsável pela gestão financeira, englobando Administração de Vendas, Tesouraria, Contabilidade, Fiscal, Custos, Reporting, TI, e RH. Liderou equipe de 10 pessoas. Principais realizações: Implantação da área administrativa e financeira da empresa em 90 dias, após o acionista ter vendido outra empresa do grupo que processava esses serviços. Visita ao Headquarter nos USA e filial Canadá para análise de melhores práticas de gestão, que foram implementadas no Brasil, envolvendo implementação de software ERP e formação da equipe, o que possibilitou o processamento interno de todos os serviços comerciais, RH, administrativos e financeiros e redução de custos em 30% dos gastos administrativos. Negociação bem sucedida com o novo acionista da empresa coligada.


Saint Gobain ? Cia. Vidraria Santa Marina, SAINT GOBAIN ? C, Brasil.
Vínculo institucional

1991 - 1995
Vínculo: Controller Divisional, Enquadramento Funcional: Controller Divisional
Outras informações
Multinacional francesa atuante na produção e transformação de vidros. Reportando-se ao Diretor da Unidade, foi responsável pela gestão de Controladoria da divisão, envolvendo 6 unidades produtoras, sendo 4 delas constituídas como empresas independentes com sua própria área administrativo financeira. Liderou equipe de 15 pessoas. Principais realizações:  Coordenação e revisão do planejamento e controle de operações, resultados, capital de giro, investimentos, ativos e exportações. Definição de procedimentos, garantindo o controle interno e auditando as atividades de exportação ? custos envolvidos e o aging de contas a receber.


Grupo Matarazzo, GRUPO MATARAZZO, Brasil.
Vínculo institucional

1986 - 1987
Vínculo: Gerente do Departamento Econôm, Enquadramento Funcional: Gerente do Departamento Econômico
Outras informações
Grupo industrial nacional, atuante em diversos segmentos.


Itau Unibanco, ITAU UNIBANCO, Brasil.
Vínculo institucional

1979 - 1986
Vínculo: Gerente de Câmbio / Controller, Enquadramento Funcional: Gerente de Câmbio / Controller
Outras informações
Banco nacional de grande porte.


Hospital Matarazzo, HOSPITAL MATARAZ, Brasil.
Vínculo institucional

1977 - 1979
Vínculo: Controller, Enquadramento Funcional: Controller
Outras informações
Hospital nacional de grande porte.


Boucinhas e Campos Consultores, BOUCINHAS E CAMP, Brasil.
Vínculo institucional

1976 - 1977
Vínculo: Consultor Sênior em Finanças, Enquadramento Funcional: Consultor Sênior em Finanças
Outras informações
Empresa nacional de Consultoria e Auditoria


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - 1992
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Mestre, Carga horária: 10


Cost Saving Serv Adm e Treinamento Ltda, COST SAVING, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2013
Vínculo: Consultor, Enquadramento Funcional: Consultor, Regime: Dedicação exclusiva.



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Administração de Empresas/Especialidade: Administração Financeira.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Finanças.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
SANVICENTE, ANTONIO ZORATTO ; SANTOS, C. C. . ORÇAMENTO NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: PLANEJAMENTO E CONTROLE. 2. ed. ATLAS, 2006. 224p .



Educação e Popularização de C & T



Livros e capítulos
1.
SANVICENTE, ANTONIO ZORATTO ; SANTOS, C. C. . ORÇAMENTO NA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS: PLANEJAMENTO E CONTROLE. 2. ed. ATLAS, 2006. 224p .




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