Adriana Teixeira Alves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6954201761006230
  • Última atualização do currículo em 07/12/2018


Graduada em Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2006), especialista em gestão Escolar pela Universidade Dom Bosco. Professora efetiva da Secretaria de Educação do Ceará, com experiência na área de Educação a Distância, Alfabetização e Letramento na modalidade EJA e Língua Estrangeira Moderna . Mestranda do Profletras. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Adriana Teixeira Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, A. T.

Endereço


Endereço Profissional
E.E., José Valdo Ribeiro Ramos.
Rua Pedro Américo, 100
Carlito Pamplona
60000-000 - Fortaleza, CE - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2018
Mestrado profissional em andamento em Mestrado Profissional em Letras.
Universidade Estadual do Norte do Paraná, UENP, Brasil.
Título: UMA PROPOSTA TEÓRICO-METODOLÓGICA DE LEITURA DIALÓGICA DE CONTOS DE CLARICE LISPECTOR PARA TURMAS DE 9º ANO, Ano de Obtenção: .
Orientador: Patrícia Cristina de Oliveira Duarte.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2012 - 2013
Especialização em Especialização em Gestão escolar. (Carga Horária: 360h).
Universidade Católica Dom Bosco, UCDB, Brasil.
Título: CONSELHO ESCOLAR: FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DE FORTALEZA.
Orientador: Profª Maria Ângela Bariani de Arruda Fachini.
2003 - 2006
Graduação em Licenciatura Português/ Inglês.
Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA-CE, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
E-Moderator Essentials. (Carga horária: 32h).
British Council, Inglaterra.
2011 - 2011
Educação para a Era Digital. (Carga horária: 80h).
Portal Educação, ABED, Brasil.
2010 - 2011
Aquisição de leitura e escrita. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, ABED, Brasil.
2010 - 2011
Ensino da Língua Inglesa na escola. (Carga horária: 60h).
Portal Educação, ABED, Brasil.
2008 - 2011
Extensão universitária em Projeto de Formação de Professores- PROJOVEM. (Carga horária: 432h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
2010 - 2010
Capacitação Profissional. (Carga horária: 180h).
CESPE - UNB, CESPE - UNB, Brasil.
2006 - 2007
Extensão universitária em Projeto de Formação de Professores- PROJOVEM. (Carga horária: 320h).
Faculdade se Educação/ UFC, UFC, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto UFC/Virtual, UFC/VIRTUAL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutor a distância, Enquadramento Funcional, Carga horária: 20
Outras informações
Disciplinas Lecionadas Ensino-aprendizagem da Língua Inglesa por Tecnologias Digitais Teorias de Língua e de Segunda Língua Teorias e Princípios da Aquisição de Segunda Língua Fundamentos da Linguística Aplicada Língua Inglesa I ? A: Compreensão e Produção Oral Língua Inglesa I ? B: Compreensão e Produção Escrita Língua Inglesa II ? A: Compreensão e Produção Oral Língua Inglesa IV ? B: Compreensão e Produção Escrita Panorama Histórico-Social da Literatura em Língua Inglesa Estágio I: Teoria e Prática do Ensino-Aprendizagem da Língua inglesa Língua Inglesa: texto e discurso Estágio de Observação de Aulas de Inglês Gêneros Textuais em Língua Inglesa Tópicos Avançados da Gramática da Língua Inglesa Tópicos de Língua Inglesa I: Práticas Orais Ensino da Habilidade de Leitura Instrumental em Língua Inglesa

Atividades

03/2012 - Atual
Ensino, Licenciatura Letras- Inglês, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS[
LITERATURA INGLESA I- PANORAMA HISTÓRICO-SOCIAL DA LITERATURA EM LÍNGUA INGLESA
ESTÁGIO 1: Teoria e prática do ensino- Aprendizagem da Língua Inglesa
Fundamentos da Linguística Aplicada
Teorias de Língua e de Segunda Língua
Tópicos Avançados da Gramática da Língua Inglesa

E. E. F. M José Valdo Ribeiro Ramos, SEDUC CE, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora da área de Linguagens e Códigos, Carga horária: 40


Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, SME/Fortaleza, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Inglesa, Carga horária: 120


PROJOVEM URBANO, ABBEM, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2016
Vínculo: Educadora, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 30
Outras informações
Vinculo pela CLT- Empresa ABBEM



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Lingüística Aplicada.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Línguas Estrangeiras Modernas.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Filosofia da Linguagem.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de jovens e adultos.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, A. T.. Gênero discursivo conto como instrumento mediador da prática social de leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ALVES, A. T.. Conto na sala de aula: instrumentos mediadores da Prática de letramento e analise do discurso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ALVES, A. T.. Gêneros conto e crônica em sala de aula: uma proposta mediadora na formação de leitores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
ALVES, A. T.; DUARTE, P. C. O. . Contos da Clarice Lispector: uma proposta de análise linguística seguindo o plano de trabalho docente (ptd) como forma de desenvolver a compreensão e a interpretação do leitor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALVES, A. T.. Gênero discursivo conto como instrumento mediador da prática social de leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, A. T.. Conto na sala de aula: instrumentos mediadores da Prática de letramento e analise do discurso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALVES, A. T.; DUARTE, P. C. O. . Contos da Clarice Lispector: uma proposta de análise linguística seguindo o plano de trabalho docente (ptd) como forma de desenvolver a compreensão e a interpretação do leitor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALVES, A. T.. Gêneros conto e crônica em sala de aula: uma proposta mediadora na formação de leitores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
ALVES, A. T.. APP ' VIVA VÍDEO' NA SALA DE AULA: UMA FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA COM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ALVES, A. T.. Letramento literário da cultura regional popular à luz das obras do dramaturgo Ariano Suassuna: geolinguistica nas práticas sociais em sala de aula.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
ALVES, A. T.. Docentes e discentes em ação: relato de experiência na produção e edição de um jornal em uma escola pública do estado do Ceará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

12.
ALVES, A. T.. Docentes e discentes em ação: relato de experiência na produção e edição de um jornal em uma escola pública do estado do Ceará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

13.
ALVES, A. T.. Facebook: uma ferramenta de aprendizagem colaborativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ALVES, A. T.. REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
ALVES, A. T.. Education for life. 2011; Tema: O objetivo principal é compartilhar informação com a comunidade escolar e visa mostrar eventos e atividades desenvolvidas na EEFM José Valdo Ribeiro Ramos (Fortaleza - CE). (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COLOQUIO NACIONAL DE HIPERTEXTO.Conto na sala de aula: instrumentos mediadores da Prática de letramento e analise do discurso. 2018. (Outra).

2.
II SIDIALE & IV Simpósio ProfLetras da UENP.Contos da Clarice Lispector: uma proposta de análise linguística seguindo o plano de trabalho docente (ptd) como forma de desenvolver a compreensão e a interpretação do leitor. 2018. (Simpósio).

3.
V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.Gênero discursivo conto como instrumento mediador da prática social de leitura. 2018. (Outra).

4.
VII ENLIJE.Gêneros conto e crônica em sala de aula: uma proposta mediadora na formação de leitores. 2018. (Outra).

5.
As novas possibilidades produtivas- A Socioeconomia solidária como estratégia para a juventude do PROJOVEM Fortaleza. 2006. (Seminário).

6.
Por uma práxis psicopedagógica na escola, na família, no hospital, na empresa, na clínica. 2006. (Encontro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Orientações de outra natureza
1.
ANTÔNIO DANILO LACERDA DA SILVA. A utilização do aplicativo ?textos em inglês grátis (tig)? como ferramenta de ensino e aprendizagem em uma escola de tempo integral em Tauá/CE. 2018. Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Ceará. Orientador: Adriana Teixeira Alves.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, A. T.. Facebook: uma ferramenta de aprendizagem colaborativa. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
ALVES, A. T.. REDES SOCIAIS E APRENDIZAGEM COLABORATIVA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
ALVES, A. T.. Docentes e discentes em ação: relato de experiência na produção e edição de um jornal em uma escola pública do estado do Ceará. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ALVES, A. T.. Letramento literário da cultura regional popular à luz das obras do dramaturgo Ariano Suassuna: geolinguistica nas práticas sociais em sala de aula.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
ALVES, A. T.. Gênero discursivo conto como instrumento mediador da prática social de leitura. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ALVES, A. T.. Conto na sala de aula: instrumentos mediadores da Prática de letramento e analise do discurso. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
ALVES, A. T.; DUARTE, P. C. O. . Contos da Clarice Lispector: uma proposta de análise linguística seguindo o plano de trabalho docente (ptd) como forma de desenvolver a compreensão e a interpretação do leitor. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
ALVES, A. T.. Gêneros conto e crônica em sala de aula: uma proposta mediadora na formação de leitores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 19:12:53