Eliene Rosa Chaves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7495796783689046
  • Última atualização do currículo em 11/09/2018


MESTRE EM LINGUÍSTICA - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA, NA LINHA DE PESQUISA LEITURA E TRADUÇÃO CULTURAL. DISSERTAÇÃO INTITULADA "O LÉXICO DA FAUNA E DA FLORA NOS REGISTROS DE MAX BOUDIN (1966): PERDA E CONSERVAÇÃO DESSE LÉXICO POR ÍNDIOS TEMBÉ DA REGIÃO DO GURUPÍ" - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS BRAGANÇA (08/2016), VINCULO COM O PROJETO DE PESQUISA "CONTATO LINGUÍSTICO EM COMUNIDADES INDÍGENAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL". BOLSISTA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES-CNPq (2014-2016), PÓS-GRADUADA NA ESPECIALIZAÇÃO LINGUAGENS E CULTURAS NA AMAZÔNIA (2014), NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2013-2014). GRADUADA NO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA, DA MESMA UNIVERSIDADE - COM ÊNFASE EM LINGUÍSTICA. PARTICIPEI DE PESQUISAS CIENTÍFICAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CNPq_PIBIC-INTERIOR (2012-2013), PARTICIPEI COMO BOLSISTA DO PROJETO "ITINERÂNCIA DO LÉXICO NA REGIÃO DO CAETÉ", CONTRIBUIR COM A PESQUISA INTITULADA "A INFLUÊNCIA DO TUPI NO LÉXICO EMPREGADO NA REGIÃO DE CARIAMBÁ, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA", ORIENTADORA DOUTORA TABITA FERNANDES DA SILVA. PESQUISAS DE INTERESSE NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO E DA LINGUÍSTICA: CONTATO LINGUÍSTICO, CONTATO LINGUÍSTICO, LEXICOLOGIA, SOCIOLINGUÍSTICA E GEOLINGUÍSTICA EM COMUNIDADES INDÍGENAS TEMBÉ-TENETEHÁRA E GUAJAJARA-TENETEHÁRA DE ORIGEM TUPI-GUARANI. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eliene Rosa Chaves
Nome em citações bibliográficas
CHAVES, E. R.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA - LETRAS.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O LÉXICO DA FAUNA E DA FLORA NOS REGISTROS DE MAX BOUDIN (1966): PERDA, CONSERVAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DESSE LÉXICO POR ÍNDIOS TEMBÉ DA REGIÃO DO GURUPÍ.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: TABITA FERNANDES DA SILVA.
Coorientador: ELIENE ROSA CHAVES.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Léxico.; Fauna e Flora.; Língua Tembé.; Max Boudin.; Contatos Culturais..
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2018
Especialização em andamento em LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS.
Instituto de Educação e Cultura do Pará, IEPA, Brasil.
2017
Especialização em andamento em PÓS GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE. (Carga Horária: 420h).
Faculdade de educação Superior de Paragominas, FACESP, Brasil.
2012 - 2013
Especialização em LINGUAGENS E CULTURAS NA AMAZÔNIA. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: DENOMINAÇÕES DA FAUNA E FLORA: PERDA, CONSERVAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO PELOS ÍNDIOS TEMBÉ DO GURUPÍ..
Orientador: TABITA FERNANDES DA SILVA.
Bolsista do(a): LINGUAGENS E CULTURAS NA AMAZÔNIA, PLCA, Brasil.
2017 - 2018
Graduação em Pedagogia.
Instituto de Educação e Cultura do Pará, IEPA, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em Letras - Português.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A PRESENÇA DO TUPÍ NO LÉXICO DA FAUNA E DA FLORA EMPREGADA NA COMUNIDADE DE CARIAMBÁ NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA-PARÁ..
Orientador: TABITA FERNANDES DA SILVA.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Extensão universitária em CAPACITAÇÃO PARA UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA GOOGLE FOR EDUCATION. (Carga horária: 20h).
SECRETÁRIA DO ESTADO DO PARÁ, SEDUC-PA, Brasil.
2017 - 2018
Extensão universitária em INTRODUÇÃO À INTERPRETAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)-PRONATEC. (Carga horária: 170h).
INSTITUTO TECNOLÓGICO BRASILEIRO - PRONATEC, ITB, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em UNIVERSIA BRASIL S.A. - ESPANHOL A1. (Carga horária: 60h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
OFICINA SOBRE NORMAS DA ABNT 2015. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2014
CURSO DE PRODUÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em INGLÊS INSTRUMENTAL. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em OFICINA DE INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA DIGITAL. (Carga horária: 100h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2013 - 2013
PESQUISA LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em OFICINA DE PRODUÇÃO DE VIDEO TAPE. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
RECURSOS TECNOLÓGICOS. (Carga horária: 5h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
PROBLEMATIZAÇÃO E DELIMITAÇÃO DO TEMA. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
ELABORAÇÃO DE PROJETO. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2012
PROLEGÖMENOS DA PESQUISA. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



PROGRAMA DE POS GRADUACAO LINGUAGENS E SABERES NA AMAZONIA, PPLSA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, ICSA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 60
Outras informações
PROJETO TEMPORÁRIO SOBRE A UNIVERSIDADE E JUVENTUDE ATUALMENTE COM COM O CARÁTER SOCIAL, POLÍTICO E UNIVERSITÁRIO.


Faculdade Pan Americana, FPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
CONTATO LINGUÍSTICO EM COMUNIDADES INDÍGENAS NA AMAZÔNIA ORIENTAL.
Descrição: O Projeto tem como principal objetivo pesquisar os efeitos contato linguístico na Amazônia Oriental e até que ponto essas mudanças linguísticas são visíveis na língua materna indígena ou no português falado pelos povos indígenas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliene Rosa Chaves - Integrante / TABITA FERNANDES DA SILVA - Coordenador.
2014 - 2016
PROJETO QUARTAS DE PESQUISA
Descrição: O projeto se vincula as atividades de extensão do Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPGLSA/UFPA), e pretende ser um espaço de diálogo entre professores e discentes sobre a produção cientifica realizada no campus de Bragança e mais especificamente no âmbito do referido programa de pós-graduação. A pretensão do projeto é criar novos espaços onde os alunos (graduação e pós-graduação) possam dialogar e amadurecer as suas propostas de pesquisas cientificas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Eliene Rosa Chaves - Integrante / TABITA FERNANDES DA SILVA - Coordenador / Aldilene Lopes de Morais - Integrante / Adriana da Silva Morais - Integrante / ANDRÉIA DA SILVA RIBEIRO - Integrante.
2011 - 2013
A ITINERÂNCIA DO LÉXICO NA REGIÃO DO CAETÉ.
Descrição: Descrição: O projeto "A itinerância do léxico na região do Caeté" visa desenvolver um trabalho de pesquisa interdisciplinar cujo objeto de estudo é o léxico da região do Caeté. Propõe tanto um levantamento do léxico comum como do léxico de especialidades distintas, tais como aqueles pertencentes aos campos da fauna, flora e pesca, especialmente. Junto a esse levantamento lexical, prevê-se, também, um estudo do percurso histórico das línguas em contato pelos povos formadores dessa população, a saber, os povos Tupí-Guaraní em constantes passagens pela região, as comunidades quilombolas, assim como os imigrantes nordestinos. Considerando-se esse contexto, investigam-se os substratos lexicais deixados por falantes de outras línguas e de outras variedades distintas do português no falar da região. A proposta interdisciplinar do projeto evidencia-se pela presença de pesquisadoras da Faculdade de Letras e pesquisadores das áreas de Botânica, Zoologia e Engenharia de Pesca do Campus de Bragança. O levantamento do léxico de especialidade nas áreas da Botânica, Zoologia e Pesca corresponde à necessidade de se produzir um levantamento e registro de nomes de espécies da fauna e flora estudadas pelos alunos do Campus de Bragança, a fim de estabelecer relações entre as denominações populares e as científicas dessas espécies, assim como levantar nomes relativos aos sistemas de elaboração de saberes que possibilitem descrições e registros para fins de materiais acadêmicos de apoio ao estudo dessas espécies. A pesquisa toma como base os princípios teóricos das áreas Línguas em Contato/Contato Linguístico, da Lexicologia e da Terminologia, tomando com pressupostos fundamentais: a) as línguas variam em qualquer de seus níveis; b) o léxico é a instância da língua mais suscetível à influência do contato; c) o contato entre línguas ou entre variedades da mesma língua pode ser um dos fatores responsáveis pela variação e mudança linguísticas..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Eliene Rosa Chaves - Integrante / TABITA FERNANDES DA SILVA - Coordenador / ELIVELTON SILVA REIS - Integrante.
2011 - 2012
PROJETO VOZES DO CAETÉ
Descrição: O PROJETO VISA INICIAR ALUNOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS, CORRELACIONA E DISCUTE AS ÁREAS DE PESQUISAS EM LETRAS. O OBJETIVO É ORIENTAR OS ALUNOS A POSSÍVEIS NOÇÕES DE PESQUISAS CIENTÍFICAS EM LETRAS AVERIGUANDO SUA MOTIVAÇÃO PELOS ASSUNTOS DA ÁREA DE LETRAS. O PROJETO É UMA INICIATIVA DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - CAMPUS BRAGANÇA..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (8) .
Integrantes: Eliene Rosa Chaves - Integrante / TABITA FERNANDES DA SILVA - Integrante / RAIMUNDA BENEDITA CRISTINA CALDAS - Coordenador.


Projetos de extensão


2016 - 2017
Projeto Curso de Português para Estrangeiros
Descrição: O Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia - PPLSA, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, tem recebido, desde 2015, estudantes latino-americanos, selecionados por meio do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC) da Organização dos Estados Americanos (OEA), em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Assim reserva vagas para discentes estrangeiros, pertencentes à América Latina, falantes do espanhol como língua materna, que desenvolvam trabalhos vinculados às linhas ?Leitura e tradução cultural? e ?Memórias e Saberes Interculturais?, no intuito de que se estabeleçam intercâmbios culturais e trocas de experiências em pesquisas direcionadas às investigações que acercam as áreas de estudos do Programa. O Programa de Pós-graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia - PPLSA, da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, tem recebido, desde 2015, estudantes latino-americanos, selecionados por meio do Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação (PAEC) da Organização dos Estados Americanos (OEA), em parceria com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Assim reserva vagas para discentes estrangeiros, pertencentes à América Latina, falantes do espanhol como língua materna, que desenvolvam trabalhos vinculados às linhas ?Leitura e tradução cultural? e ?Memórias e Saberes Interculturais?, no intuito de que se estabeleçam intercâmbios culturais e trocas de experiências em pesquisas direcionadas às investigações que acercam as áreas de estudos do Programa. Ao ingressarem no programa e chegarem ao Brasil, os discentes de outras nacionalidades, como Colômbia, México e Peru lidam com a língua portuguesa em todas as suas situações triviais, inclusive no contexto acadêmico. Nesse sentido, tendo em vista a necessidade de se prestar auxílio no que diz respeito à proficiência em escrita e leituras em Língua portuguesa para este público, o PPLSA propõe este CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA, destinado a atender requisitos básicos acerca de leitura de textos escritos, compreensão de textos orais e escrita de textos acadêmicos em português do Brasil para discentes do PPLSA, bem como para demais estudantes vinculados a outros programas de pós-graduação. Almeja-se, de um modo geral, com este curso, proporcionar aos discentes maior segurança e proficiência na leitura das variedades do português padrão, não-padrão e estilístico, bem como na compreensão suficiente e boa desenvoltura em demais situações de comunicação mediadas pela língua portuguesa..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) .
Integrantes: Eliene Rosa Chaves - Coordenador / TABITA FERNANDES DA SILVA - Integrante / Érica Patrícia Barbosa Costa - Integrante / Lorram Tyson dos Santos Araujo - Integrante / Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento - Integrante.
2011 - 2013
Cursinho Popular Paulo Freire
Descrição: Cursinho Pré-Enem - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Eliene Rosa Chaves - Coordenador / Lorram Tyson dos Santos Araujo - Integrante / JUCIANY DE LIMA SOARES - Integrante.


Outros Projetos


2012 - 2013
Universidade e Juventude: do desconhecido ao conhecido
Descrição: Projeto oriundo dos grupos de pesquisa/extensão. Observatório de Políticas Municipais e do Grupo de Analise Públicas e Políticas Sociais da Amazônia-ICSA/FASS/UFPA. Tem como objetivo capacitar 180 jovens universitários oriundos de nove campi da UFPA para a produção de vídeos que versem sobre a complexa diversidade de temas vinculados à relação entre juventude e universidade pública no estado do Pará. Produção de oficina de formação para exercício de cidadania, produzir roteiro e filmagem de edição de Vídeo Tape em nove campi da Universidade Federal do Pará..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Eliene Rosa Chaves - Integrante / Me. ARI DE SOUZA LOUREIRO - Coordenador / Ciléia Alves Menezes - Integrante.


Membro de corpo editorial


2015 - 2015
Periódico: Nova Revista Amazônica B3 (ISSN 2318-1346)
2014 - 2014
Periódico: Nova Revista Amazônica B3 (ISSN 2318-1346)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Histórica.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CHAVES, E. R.2013 CHAVES, E. R.; SILVA, T. F. . A INFLUÊNCIA TUPÍ NO LÉXICO DE PRÁTICAS CULTURAIS DA COMUNIDADE DE CARIAMBÁ, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA.. Revista A Palavrada, v. 04, p. 46-61, 2013.

Capítulos de livros publicados
1.
CHAVES, E. R.; PINHEIRO, B. U. S. . Cultura/Lengua en la Amazonia Occidental: la cultura original y transcendental del pueblo Tembé. In: Aline Costa da Silva; Ana Mabell Seixas Alves Santos; Fernando Alves da Silva Júnior; Larissa Fontinele de Alencar. (Org.). Diálogos interculturais na Amazônia Oriental. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2016, v. 1, p. 23-37.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, T. F. ; CHAVES, E. R. . INFLUÊNCIA DO CONTATO CULTURAL NA DINÂMICA DO LÉXICO DA FAUNA EMPREGADO POR ÍNDIOS TEMBÉ DA REGIÃO DO GURUPÍ. In: V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia, 2016, BELÉM. e-BOOK do V Congresso de Estudos Linguísticos e Literários na Amazônia. BELÉM: E-Book, 2016. v. 5. p. 441-451.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CATALÃO JR, A. H ; CHAVES, E. R. ; ARAUJO, L. T. S. ; COSTA, É. P. B. . AS INTERFACES DA PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. In: I Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários de Capanema. In: I COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS DE CAPANEMA (CELLC) - O ensino de língua e literatura: reflexão, diálogo e prática., 2016, CAPANEMA. Caderno de Resumos do I Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários de Capanema. São Carlos - SP: Pedro e João Editores, 2016. v. I. p. 58-59.

Apresentações de Trabalho
1.
CHAVES, E. R.. INFLUÊNCIA DO CONTATO CULTURAL NA DINÂMICA DO LÉXICO DA FAUNA EMPREGADO POR ÍNDIOS TEMBÉ DA REGIÃO DO GURUPÍ. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CHAVES, E. R.. O LÉXICO DA FAUNA E DA FLORA NOS REGISTROS DE MAX BOUDIN: perda e conservação desse léxico por indíos Tembé da região do Gurupí.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
CHAVES, E. R.. A TERMINOLOGIA AO SERVIÇO DA TRADUÇÃO: AS FACETAS DO TERMO ÍNDIO EM DICIONÁRIOS FORMAIS E INFORMAIS.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SILVA, T. F. ; CHAVES, E. R. . Contato Linguístico em Comunidades Indígena na Amazônia Oriental. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
CHAVES, E. R.. A INFLUENCIA DO CONTATO CULTURAL NA DINÂMICA DO LÉXICO DA FLORA EMPREGADO POR INDÍOS DA REGIÃO DO GURUPI. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
CHAVES, E. R.. A INFLUÊNCIA TUPÍ NO LÉXICO EMPREGADO NA COMUNIDADE DE CARIAMBÁ, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
CHAVES, E. R.. A presença Tupí no léxico da agricultura familiar da comunidade de Cariambá, no município de Bragança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
CHAVES, E. R.. A PRESENÇA TUPÍ-GUARANÍ NO LÉXICO EMPREGADO NA COMUNIDADE DE CARIAMBÁ, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
CHAVES, E. R.. A presença Tupí no léxico da agricultura familiar da comunidade de Cariambá, no município de Bragança. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
CHAVES, E. R.. O COTIDIANO LOCAL DA UNIVERSIDADE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CHAVES, E. R.. A INFLUÊNCIA INDÍGENA NO LÉXICO EMPREGADO PELA COMUNIDADE DE CARIAMBÁ EM BRAGANÇA-PARÁ.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CHAVES, E. R.. PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: ORALIDADE E ESCRITA.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CATALÃO JR, A. H ; CHAVES, E. R. ; COSTA, É. P. B. ; ARAUJO, L. T. S. . AS INTERFACES DA PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CHAVES, E. R.; FARIAS. Edson, ; OLIVEIRA. Caroline S. Silvestre, . VI COLÓQUIO DE LETRAS - FORMAÇÃO E PRÁTICA DOS PROFISSIONAIS DE LETRAS: O PAPEL DA LITERATURAS NA INCLUSÃO DE LEITORES. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CHAVES, E. R.; MENEZES, C. A. . JUVENTUDE E UNIVERSIDADE: DO DESCONHECIDO AO CONHECIDO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
CHAVES, E. R.. RELATÓRIO DE PESQUISA E PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS COMO BOLSISTA CAPES. 2015. (Relatório de pesquisa).

2.
SILVA, T. F. ; CHAVES, E. R. . A INFLUÊNCIA TUPÍ NO LÉXICO EMPREGADO NA COMUNIDADE DE CARIAMBÁ, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA.. 2013. (Relatório de pesquisa).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
CHAVES, E. R.. O COTIDIANO LOCAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. 2013 (VÍDEO).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CHAVES, E. R.; COSTA. Leonardo Moura,; SILVA. Davi de Oliveira,; SOARES, Maria Francesca da Costa.. Participação em banca de Gerson Sousa de Araújo.Princípios e Práticas do Coordenador Pedagógico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana.

2.
CHAVES, E. R.; FARIAS. Edson,; COSTA. Leonardo Moura,; MORAIS, A. L.; SOARES, Maria Francesca da Costa.. Participação em banca de Maria Cleunice Pinheiro da Silva.Importância da Tecnologia no processo de letramento e alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana.

3.
CHAVES, E. R.; COSTA. Leonardo Moura,; FARIAS. Edson,; SOARES, Maria Francesca da Costa.; QUADROS, Amanda Cristina Gomes de,. Participação em banca de Soraima dos Santos Rocha.Filhos de casais homoafetivos e a do preconceito no contexto escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana.

4.
CHAVES, E. R.; MORAIS, A. L.; COSTA. Leonardo Moura,. Participação em banca de Cleidiane Nascimento de Oliveira.Importância da Literatura Infanto-Juvenil na formação do leitor crítico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Pan Americana.

5.
MORAIS, A. L.; CHAVES, E. R.; COSTA. Leonardo Moura,. Participação em banca de Géssica Costa da Silva.Relevância da intertextualidade no processo de leitura do gênero textual charge. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Pan Americana.

6.
MORAIS, A. L.; COSTA. Leonardo Moura,; CHAVES, E. R.. Participação em banca de Maria de Nazaré Ribeiro Casseb.O processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa para alunos surdos na Escola Papa VI em Fortalezinha/Maracanã-PA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Pan Americana.

7.
RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; CHAVES, E. R.; CENTURION, Sara C. Chena. Participação em banca de Patrícia Gomes de Brito.A TOPONÍMIA NO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA-PA: topônimos de origem portuguesa e indígena. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

8.
RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; CHAVES, E. R.; COSTA, É. P. B.. Participação em banca de Alexandre Correa Silva.O NOME DOS ALIMENTOS DE ORIGEM INDÍGENA DA FEIRA DE CASTANHAL/PA.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

9.
RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; CHAVES, E. R.. Participação em banca de Edivania Clares Moreno.UMA PESQUISA TOPONÍMICA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ-PA: os nomes de ruas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

10.
RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; CHAVES, E. R.; FREITAS, Simone Negrão.. Participação em banca de Patrícia da Silva Alves.ESTUDO TOPONÍMICO NO MUNICÍPIO DE SÃO DOMINGOS DO CAPIM/PARÁ: os nomes de localidades. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Pará.

11.
RODRIGUES, Carmen Lúcia Reis; CHAVES, E. R.; COSTA, É. P. B.. Participação em banca de Rosangela da Silva Soares.PESQUISA TOPONÍMICA NO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAMÁ: OS NOMES DAS COMUNIDADES. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

12.
SILVA, T. F.; CHAVES, E. R.; ARAUJO, L. T. S.. Participação em banca de Jaqueline dos Santos Souza e Wandson Marcos Gomes Lira.VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA NA LÍNGUA TEMBÉ FALADA NA ALDEIA TEKOHAW: O CASO DOS FONEMAS /z/; /e/; /i/ e /?/.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.

13.
SILVA, T. F.; CHAVES, E. R.; ARAUJO, L. T. S.. Participação em banca de Fabíola Natércia G. Damasceno;Sâmea Regina Alcântara Alves.A DINÂMICA ANTROPONÍMICA NA COMUNIDADE TEMBÉ DA ALDEIA TEKOHAW. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II SEMINÁRIO DE TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE: Paisagens, Territorialidade e Tradução Cultural.. 2016. (Seminário).

2.
II SEMINÁRIO TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE: paisagens, territorialidades e tradução cultural.O LÉXICO DA FAUNA E DA FLORA NOS REGISTROS DE MAX BOUDIN: PERDA E CONSERVAÇÃO DESSE LÉXICOS POR ÍNDIOS TEMBÉ DA REGIÃO DO GURUPÍ. 2016. (Seminário).

3.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICA E LITERÁRIOS NA AMAZÕNIA. 2016. (Congresso).

4.
V CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS NA AMAZÔNIA. INFLUÊNCIA DO CONTATO CULTURAL NA DINÂMICA DO LÉXICO DA FAUNA EMPREGADO POR ÍNDIOS TEMBÉ DA REGIÃO DO GURUPÍ. 2016. (Congresso).

5.
15º ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS - NORTE / 18º ENCONTRO PARAENSE DOS ESTUDANTES DE LETRAS.A TERMINOLOGIA AO SERVIÇO DA TRADUÇÃO: AS FACETAS DO TERMO ÍNDIO EM DICIONÁRIOS FORMAIS E INFORMAIS.. 2015. (Encontro).

6.
15º ENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE LETRAS - NORTE / 18º ENCONTRO PARAENSE DOS ESTUDANTES DE LETRAS. 2015. (Encontro).

7.
IV Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) & II Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC): ?O ponto de vista cria o objeto?: múltiplos olhares sobre a linguística, literatura e cultura,.INFLUÊNCIA DO CONTATO CULTURAL NA DINÂMICA DO LÉXICO DA FAUNA EMPREGADO POR ÍNDIOS TEMBÉ DA REGIÃO DO GURUPI. 2015. (Simpósio).

8.
IV Simpósio Artístico-Literário de Castanhal (SALIC) & II Colóquio de Linguística de Castanhal (COLIC): ?O ponto de vista cria o objeto?: múltiplos olhares sobre a linguística, literatura e cultura,. 2015. (Simpósio).

9.
QUARTAS DE PESQUISA. Contato Linguístico em Comunidades Indígena na Amazônia Oriental. 2015. (Exposição).

10.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE. 2014. (Seminário).

11.
I SEMINÁRIO INTERNACIONAL TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE.A INFLUENCIA DO CONTATO CULTURAL NA DINÂMICA O LÉXICO DA FLORA EMPREGADO POR INDÍOS DA REGIÃO DO GURUPI. 2014. (Seminário).

12.
PRÉ-SEMINÁRIO: TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE. 2014. (Seminário).

13.
QUARTAS DE PESQUISA. 2014. (Exposição).

14.
I ENCONTRO DE DEBATES SOBRE MICHEL FOUCAULT NA AMAZÔNIA ORIENTAL R. 2013. (Encontro).

15.
I ENCONTRO DE DEBATES SOBRE MICHEL FOUCAULT NA AMAZÔNIA ORIENTAL R.A presença Tupí no léxico da agricultura familiar da comunidade de Cariambá, no município de Bragança. 2013. (Encontro).

16.
II SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.A PRESENÇA TUPÍ-GUARANÍ NO LÉXICO EMPREGADO NA COMUNIDADE DE CARIAMBÁ, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA. 2013. (Simpósio).

17.
II SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA.Participação no minicurso PESQUISA LINGUÍSTICA EM CONTEXTOS INTERCULTURAIS ministrado pela professora Tabita Fernandes da Silva. 2013. (Simpósio).

18.
II SIMPÓSIO NACIONAL DE LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA. 2013. (Outra).

19.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LITERARIOS E LINGUÍSTICOS DA AMAZÔNIA. A presença Tupí no léxico da agricultura familiar da comunidade de Cariambá, no município de Bragança. 2013. (Congresso).

20.
IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LITERARIOS E LINGUÍSTICOS DA AMAZÔNIA. 2013. (Congresso).

21.
OFICINA DE INTRODUÇÃO À FOTOGRAFIA. 2013. (Oficina).

22.
OFICINA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO TAPE - ICSA.O COTIDIANO LOCAL DA UNIVERSIDADE. 2013. (Oficina).

23.
V SIMPÓSIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DE EXTENSÃO. 2013. (Simpósio).

24.
XVI ENCONTRO INTERNACIONAL IFNOPAP. 2013. (Encontro).

25.
XXIV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFPA.A INFLUÊNCIA TUPÍ NO LÉXICO EMPREGADO NA COMUNIDADE DE CARIAMBÁ, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA. 2013. (Seminário).

26.
III ENCONTRO BRAGANTINO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: ORALIDADE E ESCRITA.. 2012. (Seminário).

27.
II SIMPÓSIO TRADUÇÃO E MEMÓRIA. 2012. (Simpósio).

28.
I JORNADA METODOLÓGICA DE LETRAS. 2012. (Outra).

29.
I SEMINÁRIO DA PARFOR LETRAS BRAGANÇA E III ENCONTRO BRAGANTINO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS..PROJETO CONTAÇÃO DE HISTÓRIA: ORALIDADE E ESCRITA.. 2012. (Seminário).

30.
I SEMINÁRIO PARFOR LETRAS E III ENCONTRO BRAGANTINO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS.. 2012. (Encontro).

31.
XVI ENCONTRO INTERNACIONAL IFNOPAP-VI CAMPUS FLUTUANTE..A INFLUÊNCIA INDÍGENA NO LÉXICO EMPREGADO PELA COMUNIDADE DE CARIAMBÁ EM BRAGANÇA-PARÁ.. 2012. (Encontro).

32.
DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR DISCUTINDO A CONSTRUÇÃO DO MITO. 2010. (Outra).

33.
II SEMINÁRIO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS - INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2010. (Seminário).

34.
V CONGRESSO ESTUDANTIL DA UFPA. 2010. (Congresso).

35.
I ENCONTRO BRAGANTINO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, L. T. S. ; CHAVES, E. R. ; SILVA, T. F. ; (FERNANDES, J. G. . II SEMINÁRIO DE TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE: Paisagens, Territorialidades e Tradução Cultural. 2016. (Outro).

2.
CHAVES, E. R.; SILVA, T. F. ; MORAIS, A. L. ; MORAIS, A. S. ; RIBEIRO. ANDREIA DA SILVA, ; CALDAS, R. B. C. . QUARTAS DE PESQUISA. 2015. (Exposição).

3.
CHAVES, E. R.; RIBEIRO. ANDREIA DA SILVA, . II OFICINA DE METODOLOGIA E PESQUISA. 2015. (Outro).

4.
CALDAS, R. B. C. ; SILVA, T. F. ; (FERNANDES, J. G. ; CHAVES, E. R. . I SEMINÁRIO TRADUÇÃO E INTERCULTURALIDADE: inclusão e preservação de saberes para o bom viver.. 2014. (Outro).

5.
CHAVES, E. R.; MORAIS, A. L. ; MORAIS, A. S. ; MACHADO, M. S. . OFICINA DE PROJETOS DE PESQUISA: TRADUÇÃO CULTURAL, MEMÓRIAS E SABERES INTERCULTURAIS. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Adriana Edízia Souza R.C. Kikuchi e Renata de Sousa Ferreira. EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM CASTANHAL-PA: a contribuição das práticas pedagógicas do AEE no processo de ensino-aprendizagem do aluno autista.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.

2.
Ana Maria Carvalho de Oliveira. AUTISMO: um desafio para a formação docente. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.

3.
Daniele B. Palheta e Maria N. dos A. Albino. REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: a não oferta do Atendimento Educacional Especializado - AEE em uma escola do campo.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.

4.
Elisangela Cardoso Carvalho. SONDAGEM SOBRE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS SUJEITOS COM DI: a metodologia adotada no CAES de Marapanim-PA.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.

5.
Ellen V. Cordeiro da Silva e Maria José da S. Damasceno. UM ESTUDO DE CASO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: autismo em uma escola de Castanhal-PA.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.

6.
Katia Simone S. Melo e Silvilúcia R. Araújo Silva. A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS LÚDICOS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE: inclusão do aluno com DI no ensino regular.. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em PÓS GRADUAÇÃO EM ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Wiler Mendes Faria Júnior. A LENDA DA PRINCESA DA ILHA DE MAIANDEUA-PA: o fantástico-maravilhoso imaginário popular "contado" nas narrativas orais.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.

2.
Adriane Mylena Monteiro da Paixão. A VALORIZAÇÃO DAS NARRATIVAS ORAIS: 7 ano da escola Dr. Abel Augusto V. Chaves no município de Maracanã. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.

3.
Izanira Costa Favacho. A VALORIZAÇÃO CULTURAL DE MARACANÃ-PA: o maravilhoso "contado" nas narrativas orais de Elizel Nascimento da Paixão.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.

4.
Marilena Nascimento de Sousa. DA LEGISLAÇÃO À PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS COM BAIXA VISÃO.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.

5.
Elizangela Monteiro Cardoso. A IMPORTÂNCIA DAS CRÕNICAS NARRATIVAS COMO INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR A LEITURA E ESCRITA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Língua Portuguesa) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Eliene Rosa Chaves.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
CHAVES, E. R.2013 CHAVES, E. R.; SILVA, T. F. . A INFLUÊNCIA TUPÍ NO LÉXICO DE PRÁTICAS CULTURAIS DA COMUNIDADE DE CARIAMBÁ, NO MUNICÍPIO DE BRAGANÇA.. Revista A Palavrada, v. 04, p. 46-61, 2013.


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CHAVES, E. R.; MENEZES, C. A. . JUVENTUDE E UNIVERSIDADE: DO DESCONHECIDO AO CONHECIDO. 2013. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 8:31:33