Milaysa de Oliveira Cabral Paz

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6503412246331826
  • Última atualização do currículo em 13/03/2018


Estudante do Programa de Pós Graduação em História Social do Território - Mestrado (stricto sensu) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sendo graduada em geografia na mesma instituição de ensino. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas" da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Atualmente, trabalha com as linhas de pesquisa de modernização e pesca artesanal na metrópole do Rio de Janeiro, dando ênfase a Ilha da Madeira (Itaguaí). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Milaysa de Oliveira Cabral Paz
Nome em citações bibliográficas
PAZ, M. O. C.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores.
Rua Doutor Francisco Portela
Patronato
24435005 - São Gonçalo, RJ - Brasil
Telefone: (21) 26043232
URL da Homepage: http://www.ffp.uerj.br/


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Orientador: Catia Antonia da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Ilha da Madeira; Pesca artesanal; Modernização; Porto Sudeste; Estaleiro e Base Naval da Marinha.
2009 - 2016
Graduação em Geografia.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: Modernização e território: a relação entre os processos de industrialização e a pesca artesanal na Ilha da Madeira (Itaguaí) - 1960-2013.
Orientador: Catia Antonia da Silva.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Consumo, Sustentabilidade e Comunicação. (Carga horária: 32h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Iniciação a Docência no projeto Economia política do território: analise da cadeia produtiva da pesca artesanal na metrópole do Rio de Janeiro, coordenado pela professora Dra Catia Antonia da Silva.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista FAPERJ/IC, Enquadramento Funcional: Bolsista e pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Esse novo projeto que faço parte é intitulado "Economia politica do território: análise da cadeia produtiva da pesca artesanal na metrópole do Rio de Janeiro" e é coordenado pela professora Catia Antonia da Silva.

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Iniciação cientificaPibic/UERJ, Enquadramento Funcional: Bolsista e pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
A pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Estudos Metropolitanos (LEME) do Núcleo de Pesquisa e Extensão: Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas da Faculdade de Formação de Professores da UERJ, é entitulada "Trabalho e qualificação profissional na Região metropolitana do Rio de Janeiro: Em busca da compreensão da relação entre contextos sócio-espaciais metropolitanos, conhecimento e estratégias de sobrevivência" . Esse projeto é coordenado pela Prof. Drª. Catia Antonia da Silva, e este projeto busca a realização de intensas discussões e reflexões acerca da questão do trabalho, as politicas públicas relativas ao mesmo e até mesmo as especificidades do trabalho, como por exemplo, a renda média do trabalhador, a idade mínima de trabalho e outras especificidades que são referentes a conceitos do trabalho e a presente reprodução capitalista.



Projetos de pesquisa


2011 - Atual
Economia Politica do Território: analise da cadeia produtiva da pesca artesanal na metrópole do Rio de Janeiro
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (1) .
Integrantes: Milaysa de Oliveira Cabral Paz - Integrante / Catia Antonia da Silva - Coordenador / Luis de Souza Junior - Integrante / Rodrigo Correa Euzébio - Integrante / Felippe Andrade Rainha - Integrante / Edivan de Azevedo Silva da Costa - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
2010 - 2011
Trabalho e Qualificação profissional na Região Metropolitana do Rio de Janeiro: em busca da compreensão da relação entre contextos sócio-espaciais metropolitanos, conhecimento e estratégia de sobrevivência
Descrição: Este projeto busca a realização de intensas discussões e reflexões acerca da questão do trabalho, as politicas públicas relativas ao mesmo e até mesmo as especificidades do trabalho, como por exemplo, a renda média do trabalhador, a idade mínima de trabalho e outras especificidades que são referentes a conceitos do trabalho e a presente reprodução capitalista..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Milaysa de Oliveira Cabral Paz - Integrante / Catia Antonia da Silva - Coordenador.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
Euzébio ; PAZ, M. O. C. . Modernização na Ilha da Madeira: Efeitos da ação estratégica na vida dos pescadores artesanais. In: Catia Antonia da Silva. (Org.). Pesca artesanal e produção do espaço: desafios para pensar a metrópole. 1ed.Rio de Janeiro: Consequência, 2014, v. 1, p. 153-171.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
PAZ, M. O. C.. Diferentes usos do espaço e conflitos: a relação entre o Porto Sudeste e os pescadores artesanais da Ilha da Madeira (Itaguaí ? RJ). In: V Seminário Interno Programa de Pós - Graduação em História Social PPGHS, 2017, São Gonçalo. V Seminário Interno Programa de Pós - Graduação em História Social PPGHS. São Gonçalo: UERJ, 2017. v. 1. p. 411-420.

2.
Silva ; Rainha ; Euzébio ; PAZ, M. O. C. ; LEONCIO, R.C.C . Pensando a existência dos pescadores artesanais da baía de Sepetiba para discutir os impactos ambientais.. In: IV Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação, 2015, Duque de Caxias - RJ. IV Seminário de Justiça Ambiental, Igualdade Racial e Educação.. Duque de Caxias: UNIGRANRIO, 2014. v. 1. p. 591-607.

3.
PAZ, M. O. C.. Processos de modernização e seus impactos no cotidiano dos pescadores artesanais: O caso da Ilha da Madeira ? Itaguaí ? RJ.. In: VII Congresso Brasileiro de Geógrafos, 2014, Vitória - ES. ANAIS DO VII CBG, 2014. v. 1.

4.
PAZ, M. O. C.; BARROS, R. F . Modernização e uso do território: impactos no cotidiano dos pescadores artesanais na Ilha da Madeira (RJ). In: II Seminário nacional Espaços Costeiros, 2013, Salvador. II Seminário Nacional Espaços Costeiros, 2013. v. 1.

5.
PAZ, M. O. C.; BARROS, R. F . Qualificação profissional no município de São Gonçalo: compreendendo as ações atuais do Sistema S. In: XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG, 2012, Belo Horizonte. XVII Encontro Nacional de Geógrafos - XVII ENG. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. v. 1.

6.
Silva ; PAZ, M. O. C. ; CRUZ. B.O ; FERREIRA, J.A. ; NASCIMENTO, N.O ; BARROS, R. F ; LEONCIO, R.C.C . Produção de energia e destruição dos lugares: reestruturação da indústria petrolífera na metrópole do Rio de Janeiro e os conflitos territoriais com a pesca artesanal. In: I SEMINÁRIO NACIONAL REESTRUTURAÇÃO NO SETOR SUCROENERGÉTICO BRASILEIRO, 2012, Rio de Janeiro. I SEMINÁRIO NACIONAL REESTRUTURAÇÃO NO SETOR SUCROENERGÉTICO BRASILEIRO. São Gonçalo: FFP-UERJ, 2012. v. 1.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
PAZ, M. O. C.. Economia política do território: análise da cadeia produtiva. In: 25ª UERJ Sem Muros, 2014, Rio de Janeiro. 14ª Semana de Graduação. Rio de Janeiro: UERJ, 2014. v. 1. p. 373-373.

2.
PAZ, M. O. C.. Modernização e Território: Ilha da Madeira (Itaguaí-RJ) e os usos do Território, em contexto de aceleração urbana. In: 22ª Semana de Iniciação Cientifica da UERJ, 2013, Rio de Janeiro. 24ª UERJ sem Muros. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2013. v. 1.

3.
PAZ, M. O. C.. Modernização e pesca artesanal na Baía de Sepetiba: impactos no cotidiano vivido. In: 21ª Semana de iniciação cientifica da UERJ, 2012, Rio de Janeiro. 23ª UERJ sem Muros. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2012. v. 1.

4.
PAZ, M. O. C.. Qualificação profissional na cidade de São Gonçalo: compreendendo as ações atuais do Sistema S. In: 20ª Semana de Iniciação cientifica da UERJ, 2011, Rio de Janeiro. 22ª UERJ sem Muros. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
PAZ, M. O. C.. Diferentes usos do espaço e conflitos: a relação entre o Porto Sudeste e os pescadores artesanais da Ilha da Madeira (Itaguaí-RJ). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
PAZ, M. O. C.. Economia política do território: análise da cadeia produtiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
PAZ, M. O. C.; BARROS, R. F . Modernização usos do território: impactos no cotidiano dos pescadores artesanais na Ilha da Madeira (RJ). 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
PAZ, M. O. C.. Modernização e território: Ilha da Madeira (Itaguaí - RJ) e os usos do território, em contexto de aceleração urbana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
Euzébio ; PAZ, M. O. C. . Modernização na Ilha da Madeira: efeitos da ação estratégica na vida dos pescadores artesanais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
PAZ, M. O. C.. Modernização e território: Ilha da Madeira(Itaguaí - RJ) e os usos do território, em contexto de aceleração urbana. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
Silva ; PAZ, M. O. C. . Produção de Energia e destruição da história dos lugares: Reestruturação da indústria petrolífera na metrópole do Rio de Janeiro e os conflitos territoriais com a pesca artesanal.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
PAZ, M. O. C.. Modernização e Pesca artesanal na Baia de Sepetiba: Impactos no cotidiano vivido. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
PAZ, M. O. C.. Qualificação Profissional no município de São Gonçalo: Compreendendo as ações atuais do Sistema S. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
PAZ, M. O. C.. Qualificação Profissional na cidade de São Gonçalo: compreendendo as ações do Sistema S.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
Silva ; Rainha ; PAZ, M. O. C. ; Euzébio ; Costa ; Souza Junior . Experiencias da Cartografia da Ação com a proposta de Educação Ambiental na Escola Estadual Carlos Maia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
Costa ; Euzébio ; Souza Junior ; PAZ, M. O. C. . Educação Socioambiental e a cartografia da Ação: desafios para os pescadores e o Ensino de Geografia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
Silva ; Costa ; Euzébio ; Rainha ; Souza Junior ; PAZ, M. O. C. . Educação Socioambiental na escola - Algumas experiencias do cotidiano à luz da metodologia de ensino da cartografia da ação social. 2011. (Editoração/Livro).

2.
PAZ, M. O. C.. Relatório Técnico Cientifico referente ao período de dezembro de 2010 à julho 2011. 2011. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Seminário Diálogos de um pensamento em movimento ANA CLARA TORRES RIBEIRO: Cultura urbana e centralidade popular na metrópole. 2015. (Seminário).

2.
I Seminário sobre direitos sociais e políticas públicas para pescadores artesanais. 2015. (Seminário).

3.
25ª UERJ Sem Muros - 14ª Semana de Graduação.Economia política do território: análise da cadeia produtiva. 2014. (Outra).

4.
III Seminário Educação popular - Movimentos Sociais e Formação de e Professores: O Golpe Militar de 1964 e a mobilização de inéditos - viáveis no campo social e educativo. 2014. (Seminário).

5.
II Seminário Nacional Costeiros.Modernização usos do território: impactos no cotidiano dos pescadores artesanais na Ilha da Madeira (RJ). 2013. (Seminário).

6.
IV Seminário Nacional Metrópole: Governo, sociedade e território & III Colóquio Internacional Metrópole em Perspectivas.Modernização na Ilha da Madeira: efeitos da ação estratégica na vida dos pescadores artesanais. 2013. (Seminário).

7.
23ª UERJ Sem Muros - 21ª Semana de Iniciação Cientifica.Modernização e Pesca artesanal na Baía de Sepetiba: Impactos no cotidiano vivido. 2012. (Outra).

8.
XVII Encontro Nacional de Geógrafos.Qualificação Profissional no município de São Gonçalo: Compreendendo as ações atuais do Sistema S. 2012. (Encontro).

9.
22ª UERJ Sem Muros - 20ª Semana de Iniciação Cientifica.Qualificação profissional na cidade de São Gonçalo: compreendendo as ações do Sistema S. 2011. (Outra).

10.
II Ciclo de Debates do Grupo de Pesquisa Urbano, Território e Mudanças Contemporâneas: História do Presente, modernização, Território e educação: desafios de método para "ver" os invisíveis.. 2011. (Outra).

11.
II Seminário Educação Popular, Movimentos Sociais e Formação de Professores: Diálogos entre saberes e experiencias brasileiras..Educação Socioambiental e a cartografia da Ação: desafios para os pescadores e o ensino da Geografia. 2011. (Seminário).

12.
II Seminário Nacional Espaço e Economia: Politicas territoriais, intervenção do Estado e práticas sociais na reestruturação do espaço.. 2011. (Seminário).

13.
V Seminário FFP para todos.Educação Socioambiental e a Cartografia da Ação: Desafios para os Pescadores e o Ensino de Geografia. 2011. (Seminário).

14.
II Colóquio Internacional Metrópoles em Perspectivas. 2010. (Outra).

15.
III Seminário Nacional Metrópole: Governo, Sociedade e Território. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAZ, M. O. C.; Silva . I Seminário de Avaliação Socioambiental global da Baía de Sepetiba (RJ): diagnósticos e desafios para pensar a gestão regional. 2016. (Outro).

2.
Silva ; PAZ, M. O. C. . IV Seminário nacional metrópole: governo, sociedade e território & III Colóquio internacional Metrópole em perspectivas. 2013. (Congresso).

3.
PAZ, M. O. C.. II Ciclo de Debates do grupo de Pesquisa - Urbano, território e mudanças contemporâneas: História do Presente, modernização, território e educação: desafios de método para. 2011. (Outro).

4.
PAZ, M. O. C.. III Seminário Nacional Metrópole: Governo, Sociedade e Território e II Colóquio Internacional Metrópoles em Perspectivas. 2010. (Congresso).

5.
PAZ, M. O. C.. Exposição Einstein. 2010. (Exposição).



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
PAZ, M. O. C.. Economia política do território: análise da cadeia produtiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 10:18:27