Douglas de Freitas Pereira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9523200280793077
  • Última atualização do currículo em 02/08/2018


Mestrando junto ao Programa de Pós-Graduação em História Social pela Universidade de São Paulo (início no primeiro semestre de 2017). Graduado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, nas modalidades bacharelado (2015) e licenciatura (2016). Interessado nas áreas de História Contemporânea, História Intelectual e História da América Latina. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Douglas de Freitas Pereira
Nome em citações bibliográficas
DE FREITAS, D.;PEREIRA, D.F.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Em nome da paz, da cultura e da democracia: a mobilização intelectual antifascista na Argentina e no Uruguai durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939).,Orientador: Gabriela Pellegrino Soares.
2010 - 2016
Graduação em História - Licenciatura.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2010 - 2015
Graduação em História - Bacharelado.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Al-Jazeera e o Orientalismo: Uma análise a partir das representações da Primavera Árabe.
Orientador: Rodrigo Patto Sá Motta.




Atuação Profissional



Comissão Permanente do Vestibular da Universidade Federal de Minas Gerias, COPEVE-UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Atividades desenvolvidas: referentes à organização, logística e operacionalização do Vestibular. Participação em diferentes funções durante o planejamento e realização do concurso Vestibular. Participação nas atividades de planejamento e realização de todas as etapas do Vestibular, durante todo o ano.


Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista do Projeto: " Trajetos Intelectuais: Escritas do Público e Escritas da História na Coleção Brasiliana", sob orientação da Profa. Dra. Eliana Regina de Freitas Dutra

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsa de Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Monitor da disciplina de História Medieval



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Trajetos Intelectuais. Escritas da História e do Público no Brasil na Coleção Brasiliana
Descrição: Descrição: Este projeto pretende investigar as influências intelectuais e o regime de historicidade que marcaram as escritas da História, enquanto conhecimento, e as escritas do público? no Brasil, enquanto formulação e construção intelectual, nos anos 1930 e 1940. Para isso escolhemos seguir as obras de história e ensaísmo político publicadas nesse período na Coleção Brasiliana.. No cruzamento da historiografia com a história intelectual e editorial - Acreditando no potencial da análise historiográfica como um instrumento de história intelectual -,é nosso objetivo investigar a presença da várias influências intelectuais nos ensaios e obras de ensaio da Brasiliana - a exemplo, entre outros, da Revue de Deux Mondes - na construção de uma nova cultura histórica brasileira e na prática do ensaísmo político, demonstrando as afinidades da cultura histórica com a política, na imbricação com o ?exercício do público.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Douglas de Freitas Pereira - Integrante / Eliana de Freitas Dutra - Coordenador.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
DE FREITAS, D.. O Antifascismo na Revista Claridad durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). In: VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2017, Belo Horizonte. Caderno de Resumos do VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG, 2017. p. 150-151.

2.
DE FREITAS, D.. Os Intelectuais Latino-americanos na Guerra Civil Espanhola. In: XII Semana de História Política, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos XII Semana de História Política, 2017. p. 150-151.

Apresentações de Trabalho
1.
DE FREITAS, D.. Cultura, Política e Engajamento nas Revistas Espanholas Durante a Guerra Civil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
DE FREITAS, D.. Ecos da Guerra Civil Espanhola nas Revistas Culturais Argentinas (1936-1939). 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
DE FREITAS, D.. O Antifascismo na Revista Claridad durante a Guerra Civil Espanhola (1936-1939). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
DE FREITAS, D.. O Antifascismo nas páginas das revistas Claridad e Sur durante a Guerra Civil Espanhola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
DE FREITAS, D.. Os Intelectuais Latino-americanos na Guerra Civil Espanhola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
DE FREITAS, D.. Intelectuais em Guerra: papel social em perspectiva transnacional durante a Guerra Civil Espanhola. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
DE FREITAS, D.. A Mobilização Intelectual Argentina Durante a Guerra Civil Espanhola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
DE FREITAS, D.. A questão transnacional nas matérias do site da Al Jazeera English. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
DE FREITAS, D.. Ideais de revolução: uma análise da cobertura da primavera árabe pela Al Jazeera. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro de Pesquisa em História da UFMG.Cultura, Política e Engajamento nas Revistas Espanholas Durante a Guerra Civil. 2018. (Encontro).

2.
XIII Encontro Internacional da ANPHLAC.Ecos da Guerra Civil Espanhola nas Revistas Culturais Argentinas (1936-1939). 2018. (Encontro).

3.
I Seminário Cultura, Arquitetura e Cidade na América Latina.Intelectuais em Guerra: papel social em perspectiva transnacional durante a Guerra Civil Espanhola. 2017. (Seminário).

4.
VI Encontro de Pesquisa em História da UFMG.O Antifascismo na Revista Claridad durante a Guerra Civil Espanhola. 2017. (Encontro).

5.
XII Semana de História Política. Os Intelectuais Latino-americanos na Guerra Civil Espanhola. 2017. (Congresso).

6.
XVI Jornadas Interescuelas Mar Del Plata. O Antifascismo nas páginas das revistas Claridad e Sur durante a Guerra Civil Espanhola. 2017. (Congresso).

7.
V Encontro de Pesquisa em História - EPHIS.A Mobilização Intelectual Argentina Durante a Guerra Civil Espanhola. 2016. (Simpósio).

8.
III Encontro de Pesquisa em História.A questão transnacional nas matérias do site da Al Jazeera English. 2014. (Simpósio).

9.
II Encontro de Pesquisa em História da UFMG - EPHIS.Ideais de revolução: uma análise da cobertura da primavera árabe pela Al Jazeera. 2013. (Encontro).

10.
XV Semana da Graduação.PMG-066 Monitoria de Graduação - Departamento de História. 2011. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:29:36