Sandra Maria de Souza Fernandes

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  • Última atualização do currículo em 09/01/2017


Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Anápolis (1990). Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE, pela Universidade Federal do Ceará (2011). Atualmente é professora P-V lotada na Secretaria Municipal de Educação de Anápolis. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra Maria de Souza Fernandes
Nome em citações bibliográficas
FERNANDES, S. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em MESTRADO MULTIDISCIPLINAR.
Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
Título: A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS - GO,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Profº. Dr. Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira.
Setores de atividade: Educação.
2010 - 2011
Especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE. (Carga Horária: 420h).
Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.
Título: AEE para Deficiente Físico.
Orientador: a ser definido pela ufc.
Bolsista do(a): mec, MEC, Brasil.
2001 - 2002
Especialização em Administração Educacional. (Carga Horária: 740h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: Não lembro.
Orientador: Norma Gurgel.
1992 - 1993
Especialização em Planejamento Educacional. (Carga Horária: 740h).
Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Brasil.
Título: A gestão escolar colegiada.
Orientador: Sonia Faria.
1987 - 1990
Graduação em Pedagogia.
Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
Título: Não tive.
Orientador: Não tive.




Formação Complementar


2011 - 2011
Congresso de Educação. (Carga horária: 23h).
ABEU Centro Universitário, UNIABEU, Brasil.
2011 - 2011
Formação de Professores para escola inclusiva. (Carga horária: 5h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2010 - 2010
Programa Educ. Inclusiva: Direito à Diversidade. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, SEMED, Brasil.
2009 - 2009
Aperfeiçoamento em Deficiência Mental no Contexto. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2009 - 2009
Aperfeiçoamento em Deficiência Mental no Contexto. (Carga horária: 180h).
Universidade Estadual de Goiás, UEG, Brasil.
2007 - 2007
A teoria e a prática da EJA e idosos. (Carga horária: 80h).
CEJA BRASIL, CEJA BRASIL, Brasil.
2003 - 2003
Aceleração da Aprendizagem no Ensino Fundamental. (Carga horária: 320h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.
2003 - 2003
Gestão escolar. (Carga horária: 40h).
Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, SEMED, Brasil.
2002 - 2003
Parâlmetros em Ação - 1ª à 4ª série. (Carga horária: 156h).
Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, SEMED, Brasil.
2002 - 2002
Formação Continuada de Professores da EJA. (Carga horária: 120h).
Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, SEMED, Brasil.
1992 - 1992
Ciências nas séries iniciais do 1º grau. (Carga horária: 175h).
Fundação Brasileira de Educação, FUBRAE, Brasil.


Atuação Profissional



Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, SEMED, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora P-IV, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Prefeitura Municipal de Anápolis, PM/Anápolis, Brasil.
Vínculo institucional

1984 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSORA P- IV, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
A Inclusão do aluno com deficiência na rede municipal de ensino de Anápolis - Goiás
Descrição: É quando surge o primeiro aluno com limitação, sejam elas físicas, sensoriais ou cognitivas, que percebemos a necessidade de adaptação arquitetônica, da busca por meios de comunicação alternativas, apoio pedagógico específico e ainda auxílio para atividade de vida autônoma desse aluno. A escola como ambiente educativo inclusivo precisa proporcionar condições que garantam o acesso, a permanência e a participação autônoma de todos os alunos em seus ambientes. E, para promover essa participação e ainda desenvolver a aprendizagem é necessário reconhecer as habilidades e dificuldades específicas de cada aluno. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo conhecer a situação educacional dos alunos com deficiência incluídos na rede municipal de ensino de Anápolis..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação.


Produções



Produção bibliográfica


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEMINÁRIO PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS: Desafios e Possibilidades.A INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ANÁPOLIS - GO. 2012. (Seminário).

2.
63ª Reunião Anual da SBPC. CERRADO: Ambiente mais ameaçado do mundo. 2011. (Congresso).

3.
II Jornada de Extesão da Unievangélicaq - V Seminário de Extensão e IX Seminário de Iniciação Científica. 2011. (Seminário).

4.
II Seminário de Pesquisa do Programa de Mestrado da Uni-Evangélica de Anápolis - Go.Inclusão do aluno com deficiência na rede municipal de ensino de Anápolis. 2011. (Seminário).

5.
II Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente. 2011. (Simpósio).

6.
II Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente."Poluição Sonora e Visual: uma questão de ética". 2011. (Simpósio).

7.
II Simpósio Nacional de de Ciência e Meio Ambiente.Apresentação Oral. 2011. (Simpósio).

8.
O Trabalho Educacionalo Escolar de Orientação Inclusiva na Diversidade. 2011. (Encontro).




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