Fernanda Soares

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2325693433721347
  • Última atualização do currículo em 01/12/2016


Mestre em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) e graduada em Letras Português/Francês pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É membro do grupo de pesquisa ALTER-AGE CNPq (Análise de Linguagem, Trabalho e suas Relações - Aprendizagem, Gêneros Textuais e Ensino). Seus estudos apoiam-se nos pressupostos teóricos do interacionismo sociodiscursivo, na ergonomia da atividade e na clínica da atividade, abordando questões sobre o desenvolvimento de professores. Atualmente é professora de Língua Portuguesa e de Francês Língua Estrangeira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fernanda Soares
Nome em citações bibliográficas
SOARES, F.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em LETRAS (EST. LING., LITERÁRIOS E TRADUTOLÓGICOS EM FRANCÊS).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Aprendizagem do trabalho de ensinar pelo professor iniciante.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Eliane Gouvêa Lousada.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Letras.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Do resumo à apresentação oral: Gêneros textuais pa. (Carga horária: 2h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
IXe Journée de Formation Technologies et apprentis. (Carga horária: 8h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Analisar o Trabalho Educacional: uma abordagem .... (Carga horária: 24h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Orientação Técnica para Professores de Francês. (Carga horária: 20h).
Consulado Geral da França em São Paulo, CGF/SP, Brasil.
2012 - 2012
Formation intensive pour enseignants de français. (Carga horária: 62h).
CAVILAM Vichy, CAVILAM, França.
2011 - 2011
Disciplina de Pós-Graduação (aluna especial). (Carga horária: 120h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Gramática Contrastiva Francês/Português. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2002 - 2005
Inglês. (Carga horária: 410h).
Instituto de Idiomas Yázigi, YÁZIGI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Mestranda, Enquadramento Funcional: Programa de Pós-graduação


Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, SEE/ SP, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa


Serviço Social da Indústria, SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Língua Portuguesa


Bonjour Paris, BONJOUR PARIS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Francês Língua Estrangeira


Centro de estudo de línguas Christino Cabral, CEL, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Francês Língua Estrangeira


Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração - Colégio Preve Objetivo, ABFA - INSSC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Francês Língua Estrangeira


Skill idiomas, SKILL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: professor, Enquadramento Funcional: Professora de Francês Língua Estrangeira


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Professora Estagiária de Língua Francesa



Projetos de pesquisa


2013 - 2015
Aprendizagem do trabalho de ensinar pelo professor iniciante
Descrição: Projeto de Mestrado desenvolvido na Universidade de São Paulo sob orientação da Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada e com o apoio da CAPES.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2009 - 2009
Universidade Aberta à Terceira Idade
Descrição: Com o intuito de possibilitar o acesso do idoso à Unesp, a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão Universitária (PROEX), oferece diferentes oportunidades de cursos, entre eles o curso de Língua Francesa..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Idiomas


Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SOARES, F.2014SOARES, F.; BARIONI, M. C. . Le travail du professeur débutant de FLE: le rôle des orientations dans son activité. Non Plus, v. 5, p. 50-75, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
SOARES, F.. Aprendizagem do trabalho de ensinar pelo professor iniciante. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SOARES, F.. O gênero entrevista de instrução ao sósia: um método de investigação sobre a formação do professor iniciante. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SOARES, F.. Análise da entrevista de instrução ao sósia : uma investigação sobre o trabalho do professor iniciante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SOARES, F.. Aprendizagem do trabalho de ensinar pelo professor iniciante. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SOARES, F.. ANÁLISE DE ENTREVISTA DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR INICIANTE. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SOARES, F.. Análise do gênero diário de aula: uma investigação do trabalho do professor iniciante em FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SOARES, F.. Análise do gênero diário de aula: uma investigação do trabalho do professor iniciante em FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SOARES, F.. Análise do gênero diário de aula: uma investigação do trabalho do professor iniciante em FLE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Séminaire: méthodes d?intervention en situation de travail. 2016. (Seminário).

2.
VI Encontro de Pós-Graduandos em Estudos Discursivos da USP.ANÁLISE DE ENTREVISTA DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O TRABALHO DO PROFESSOR INICIANTE. 2014. (Encontro).

3.
19º Intercâmbio de Pesquisa e Linguística Aplicada (19 º InPLA) e do 5º Seminário Internacional de Linguística (5º SIL).Análise do gênero diário de aula: uma investigação do trabalho do professor iniciante em FLE. 2013. (Outra).

4.
Analisar o Trabalho Educacional. 2013. (Outra).

5.
III Seminário de Ensino de Línguas Estrangeiras.Análise do gênero diário de aula: uma investigação do trabalho do professor iniciante em FLE. 2013. (Seminário).

6.
V Encontro de Pesquisas do Francês.Análise do gênero diário de aula: uma investigação do trabalho do professor iniciante em FLE. 2013. (Encontro).

7.
Ampliando a visão e métodos educacionais: desenvolvimento da visão sistêmica do professor - ideia do todo. 2012. (Outra).

8.
59º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos (GEL). 2011. (Seminário).

9.
Michel Foucault et la psychanalyse. 2011. (Outra).

10.
Simpósio Brasil França: Diálogos entre dois países e duas culturas. 2009. (Simpósio).

11.
Minicurso: Um exercícios de escalas - A ficção de Clarice Lispector. 2008. (Outra).

12.
Seminário: Cem Anos de Guimarães Rosa. 2008. (Seminário).

13.
Seminário: Leituras Da Modernidade. 2008. (Seminário).

14.
Seminário Brasileiro de Literatura Contemporânea - Caio Fernando de Abreu, 60 anos. 2008. (Seminário).

15.
VI FREPOP - III Internacional: Educação Popular: O Papel Público da Universidade e os Projetos de Inclusão Social - Um Outro Mundo é Possível. 2008. (Outra).

16.
I Ciclo de Palestras sobre Cooperativismo no Brasil. 2007. (Outra).

17.
III Colóquio Internacional do CILBELC Interminati spazi e sovrumani silenzi: representações do espaço nas visões artísticas. 2007. (Outra).

18.
Definizione, realtà e prospettive dell'ecoturismo. L'esempio Italia. 2006. (Outra).

19.
II Ciclo Internacional de Estudos Antigos e Medievais e VIII Ciclo de Estudos Antigos e Medievais. 2006. (Outra).

20.
II Colóquio Internacional do CILBELC - Formas de Narratividade: Literatura, Teatro e Cinema em Confronto. 2006. (Outra).

21.
Semana de Linguística. 2006. (Outra).

22.
Simpósio Cyro dos Anjos: 100 anos. 2006. (Simpósio).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/11/2018 às 23:22:46