Martina Camacho Blaas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0188367686166954
  • Última atualização do currículo em 25/01/2013


Possui graduação em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas (licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Atualmente é mestranda do programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) na Universidade Católica de Pelotas, pelo qual possui a bolsa PROSUP/CAPES. A dissertação tem como tema a leitura, sendo intitulada "Leitura Digital: um contexto diferente, uma postura diferente", sob orientação do Prof. Dr. Vilson J. Leffa. Leciona Língua Inglesa na Escola de Idiomas British House Zona Norte e no Curso de Extensão em Língua Inglesa da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Tem experiência na área de Letras, com interesse em Linguística Aplicada, especialmente em Aprendizagem de línguas mediada por tecnologias. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Martina Camacho Blaas
Nome em citações bibliográficas
BLAAS, M. C.

Endereço


Endereço Profissional
British House Zona Norte.
Rua Santos Dumont
Centro
96020380 - Pelotas, RS - Brasil
Telefone: (53) 30275695
URL da Homepage: http://www.britishhousepelotas.com.br/1822.html


Formação acadêmica/titulação


2011
Mestrado em andamento em Letras.
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Título: Leitura Digital: um contexto diferente, uma postura diferente.,Orientador: Vilson J. Leffa.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
Palavras-chave: leitura digital; tecnologia; língua estrangeira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e aprendizagem de línguas mediado por tecnologias.
2006 - 2010
Graduação em Letras - Português/Inglês e respecivas literaturas.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.




Formação Complementar


2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de Formação de Monitores III para a Educação. (Carga horária: 10h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2012 - 2012
Estudo de Língua na Vivência da Linguagem. (Carga horária: 5h).
Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
2012 - 2012
Capacitação em atendimento especializado - Enem. (Carga horária: 20h).
Universidade de Brasília.
2009 - 2009
From Corpus to Course Book. (Carga horária: 3h).
University of Cambridge.


Atuação Profissional



British House Zona Norte, BH ZN, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Instrutor de Língua Inglesa, Carga horária: 15


Universidade Católica de Pelotas, UCPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora dos níveis Básico I, Básico II e Pré-Intermediário I do Curso de Extensão em Língua Inglesa, pela Universidade Católica de Pelotas. Estão sendo desenvolvidas atividades docentes e de planejamento de curso e/aulas, sob a orientação da Prof. Me. Magliane Oliveira De Marco.

Atividades

03/2011 - Atual
Extensão universitária , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Letras.

Atividade de extensão realizada
Atividades: Planejar, lecionar e administrar as aulas de Língua Inglesa.
04/2012 - 08/2012
Estágios , Centro de Ciências Humanas e da Educação, Departamento de Letras.

Estágio realizado
Estágio de Docência na disciplina "Língua Inglesa para a Área da Saúde", sob a orientação do Prof. Dr. Vilson J. Leffa.

Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Contrato, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora do nível Básico III do Curso de Extensão em Língua Inglesa, pela Universidade Federal de Pelotas. Foram desenvolvidas atividades docentes e de planejamento de curso e/aulas, sob a orientação da Prof. Dra. Sílvia Costa Kurtz dos Santos.

Atividades

04/2009 - 08/2009
Extensão universitária , Unidades e Cursos de Graduação, Faculdade de Letras (FL).

Atividade de extensão realizada
Atividades: Planejar, lecionar e administrar as aulas..


Projetos de extensão


2010 - 2010
"Descobrindo o Jornal - Um trabalho com os Gêneros Jornalísticos"
Descrição: O projeto "Descobrindo o Jornal - Um trabalho com os Gêneros Jornalísticos" foi desenvolvido ao longo dos anos de 2011 (elaboração do pré-projeto) e 2010 (aplicação do projeto), pelos alunos Martina C. Blaas, Nádia Lüdtke, Débora Saraiva e Júlio C. Martins, sob a orientação dos professores Dr. João Luis Pereira Ourique e Dra. Letícia Fonseca Richthofen Freitas. A dificuldade dos alunos em fazer a leitura adequada e sistematizada dos diversos gêneros textuais presentes nos jornais e, por conseqüência, no cotidiano da sociedade foi uma das motivações para o desenvolvimento de tal projeto. Este projeto teve como objetivo não somente trabalhar as características e diversidades dos gêneros jornalísticos, mas também desenvolver a capacidade leitora e crítica dos participantes frente ao jornal como meio de comunicação e, ao fim deste curso, a produção de um material (um encarte), o qual contou como foram os encontros do projeto, oportunizando aos alunos colocarem em prática o que aprenderam sobre cada gênero. Por se tratar de um curso que visava o estudo dos gêneros do discurso encontrados nos jornais, e em especial o jornal local da cidade de Pelotas - denominado Diário Popular , o trabalho ocorreu em uma sala dentro da sede do referido jornal. Duas turmas foram criadas, uma no período da manhã (a qual tinha alunos do Ensino Superior) e outra no período da tarde (a qual tinha alunos do Ensino Médio, todos do Colégio Estadual Getúlio Vargas). .
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Martina Camacho Blaas - Coordenador / Débora Rodrigues Saraiva - Integrante / Júlio César Quadros Martins - Integrante / Nádia Silene Lüdtke - Integrante / João Luis Pereira Ourique - Integrante / Letícia Fonseca Richthofen de Freitas - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino e aprendizagem de línguas mediado por tecnologias.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Bolsa de mestrado (PROSUP/CAPES) por ter obtido aprovação em 4º lugar no PPGL UCPel/Linguística Aplicada, Universidade Católica de Pelotas.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos publicados em anais de congressos
1.
BLAAS, M. C.. Leitura Digital: um contexto diferente, uma postura diferente.. In: I Encontro Sul Letras, 2012, São Leopoldo. I Encontro Sul Letras, 2012. v. 1. p. 639-640.

2.
BLAAS, M. C.. Reflexões sobre leitura digital. In: VII SENALE VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012, Pelotas/Rio Grande do Sul. VII SENALE VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino, 2012.

3.
BLAAS, M. C.. Ops! Eu sou leitor: um estudo de caso sobre a construção da identidade do leitor. In: 11ª Mostra de Pós-Graduação, 2012, Pelotas/Rio Grande do Sul. 11ª Mostra de Pós-Graduação, 2012.

4.
BLAAS, M. C.. A leitura digital: novas possibilidades para a aula de Língua Inglesa. In: 1ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL1ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL, 2011, Pelotas. 1ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL. Pelotas: Editora e Gráfica Universitária - UFPel, 2011. v. 1. p. 21-22.

5.
BLAAS, M. C.. Leitura e tecnologia - uma sala de aula mais atraente. In: 10ª Mostra da Pós-Graduação, 2011, Pelotas. Salão Universitário. Pelotas: EDUCAT, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
BLAAS, M. C.; ALDA, L. S. . Leitura digital: conceitos, reflexões e influências na sala de aula de LE. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
BLAAS, M. C.. Reflexões sobre leitura digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
BLAAS, M. C.. Ops! Eu sou leitor: um estudo de caso sobre a construção da identidade do leitor. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BLAAS, M. C.. Pesquisa Retratos da leitura no Brasil e a leitura digital. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BLAAS, M. C.. A leitura digital novas possibilidades para a aula de Língua Inglesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
BLAAS, M. C.. Leitura e tecnologia uma sala de aula mais atraente. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MARRONI, Fabiane Villela ; BLAAS, M. C. ; ALDA, L. S. ; THEISEN, J. M. ; MATARREDONA, E. A. C. ; RECUERO, C. ; DAMASCENO, V. D . Escola Almirante Raphael Brusque Colônia dos Pescadores Z3, Pelotas. Exemplo de inclusão social e digital. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
BLAAS, M. C.. Aplicação e correção dos testes de competência em Língua Estrangeira. 2009.

2.
BLAAS, M. C.. Aplicação e correção dos testes de competência em Língua Estrangeira. 2008.


Demais tipos de produção técnica
1.
BLAAS, M. C.. Língua Inglesa - Básico II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
BLAAS, M. C.. Língua Inglesa - Básico II. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
BLAAS, M. C.. Língua Inglesa - Básico I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

4.
BLAAS, M. C.. Língua Inglesa - Básico II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

5.
BLAAS, M. C.. Língua Inglesa - Pré-intermediário I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
BLAAS, M. C.; SARAIVA, D. R. ; MARTINS, J. C. Q. ; Lüdtke, N. S. . Descobrindo o Jornal - Um trabalho com os Gêneros Jornalísticos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

7.
BLAAS, M. C.. Língua Inglesa - Básico III. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
11ª Mostra de Pós-Graduação.Pesquisa Retratos da leitura no Brasil e a leitura digital. 2012. (Seminário).

2.
11ª Mostra de Pós-Graduação.Ops! Eu sou leitor: um estudo de caso sobre a construção da identidade do leitor. 2012. (Seminário).

3.
Colóquio sobre Educação e Novas Tecnologias - CENOTEC. 2012. (Outra).

4.
I Seminário Diálogos em Educação a Distância SEDEAD.Leitura digital: conceitos, reflexões e influências na sala de aula de LE. 2012. (Seminário).

5.
VII SENALE VII Seminário Nacional sobre Linguagens e Ensino.Reflexões sobre leitura digital. 2012. (Simpósio).

6.
Webinar - Aprendizaje Ubicuo: Dispositivos móviles y contenidos digitales. 2012. (Seminário).

7.
10ª Mostra da Pós-Graduação.Leitura e tecnologia - uma sala de aula mais atraente. 2011. (Outra).

8.
1 Congresso Brasileiro da Leitura Digital. 2011. (Congresso).

9.
1ª Jornada de Elaboração de Materiais, Tecnologia e Aprendizagem de Línguas - JETAL.A leitura digital novas possibilidades para a aula de Língua Inglesa. 2011. (Outra).

10.
Seminário de boas práticas digitais.Escola Almirante Raphael Brusque Colônia dos Pescadores Z3, Pelotas. Exemplo de inclusão social e digital. 2011. (Seminário).

11.
From Corpus to Course Book. 2009. (Oficina).

12.
II Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas. 2009. (Seminário).

13.
Semana Acadêmica do Curso de Letras 2009. 2009. (Seminário).

14.
Semana Acadêmica do Curso de Letras 2008. 2008. (Seminário).

15.
I Seminário de Metodologia do Ensino de Línguas e Literaturas - I SMELL. 2007. (Seminário).

16.
Semana Acadêmica do Curso de Letras 2007. 2007. (Seminário).



Outras informações relevantes


Aprovada em 4  lugar em Concurso Público Docente realizado pela Prefeitura do Arroio do Padre.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/11/2018 às 14:50:27