Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3433944488232735
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Mestre em Ciências, com foco em Gestão e Marketing Esportivo, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Pós Graduado em Marketing e Vendas pela Universidade Anhembi Morumbi. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Marketing e Comunicação no Esporte (GEPECOM) e do Laboratório de Gestão, Políticas, Marketing e Comunicação em Esporte e Educação Física (LAGECOM) da EEFE/USP. Bacharel em Esporte pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Comunicação, Marketing e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing esportivo, comportamento do consumidor, comunicação e branding. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Eduardo de Oliveira Cruz Carlassara
Nome em citações bibliográficas
CARLASSARA, E. O. C.;CARLASSARA, EDUARDO;CARLASSARA, EDUARDO O. C.;CARLASSARA, E. O.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Educação Física.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Jogos Olímpicos Rio 2016: impacto das ações de ativação dos patrocinadores sobre a percepção e consciência de marca dos espectadores do evento.,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Prof. Dr. Ary José Rocco Júnior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: Jogos Olímpicos Rio 2016; Patrocínio Esportivo; Ativações de Marca; Consciência de Marca; Percepção de Ativação.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Branding.
2015 - 2016
Especialização em MBA em Marketing e Vendas.
Universidade Anhembi Morumbi, UAM, Brasil.
Título: Patrocínio Esportivo: levantamento e análise dos fatores decisivos para o uso da ferramenta em ações de marcas associadas ao esporte.
Orientador: Profa. Silvia Hito.
2010 - 2014
Graduação em Esporte.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Identidade, transição e liderança: a transformação do atleta em técnico no voleibol..
Orientador: Profa. Dra. Katia Rubio.




Formação Complementar


2016 - 2016
Gestão do Esporte: Inclusão, Participação e Rendimento. (Carga horária: 12h).
Centro de Pesquisa e Formação SESC - SP, SESC, Brasil.
2013 - 2013
Planejamento de Marketing. (Carga horária: 60h).
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Voleibol. (Carga horária: 36h).
Escola Nacional de Esportes, ENE, Brasil.
2012 - 2012
Marketing Esportivo.
Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.
2011 - 2011
Clínica de Alongamento, Flexibilidade e Relaxament. (Carga horária: 2h).
Brazil Sports Summit, BSS, Brasil.
2011 - 2011
Treinamento Multifuncional para Terceira Idade. (Carga horária: 2h).
Brazil Sports Summit, BSS, Brasil.
2011 - 2011
Clínica de Montagem de Treinos para Emagrecimento. (Carga horária: 2h).
Brazil Sports Summit, BSS, Brasil.
2010 - 2010
Treinamento no Uso de Animais de Experimentação. (Carga horária: 4h).
Instituto de Ciências Biomédicas - USP, ICB, Brasil.


Atuação Profissional



FS Security, FS, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Especialista de Patrocínios, Carga horária: 40


Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento
Outras informações
Grupo de Estudos e Pesquisa em Comunicação e Marketing no Esporte (GEPECOM).

Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Aluno de Mestrado

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisa e Desenvolvimento
Outras informações
Grupo de Estudos Olímpicos

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno de Iniciação Científica


EA Comunicação LTDA, AGÊNCIA EA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Atendimento, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Associação Atlética Acadêmica Rui Barbosa (EEFE-USP), AAA RUI BARBOSA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Vice Presidente Administrativo, Enquadramento Funcional: Vice Presidente Administrativo

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Diretor Financeiro, Enquadramento Funcional: Diretor Financeiro



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Jogos Olímpicos Rio 2016: impacto das ações de ativação dos patrocinadores sobre a percepção e consciência de marca dos espectadores do evento.
Descrição: O patrocínio a mega eventos esportivos, como os Jogos Olímpicos, tornou-se, especialmente nas últimas décadas, uma importante ferramenta de marketing, comunicação e branding para ampliação do alcance global e local de marcas patrocinadoras. Dentre as ferramentas utilizadas no patrocínio esportivo, destacam-se as ativações de marca realizadas nos locais de competição, que afetam a percepção de espectadores do evento. Mais do que afetar a percepção dos mesmos em relação à marca, tais ações de ativação, se bem estruturadas, têm a capacidade de gerar consciência de marca e, por consequência, agregar valores tangíveis e intangíveis a elas. No entanto, o número de estudos que relacionam as percepções das ativações e a consequente geração de consciência de marcas patrocinadoras de mega eventos ainda é notavelmente baixo. Desta forma, o objetivo principal deste trabalho foi avaliar a consciência de marca gerada nos consumidores e a percepção dos mesmos, sobre as ações de ativação de dois patrocinadores locais (Bradesco e Correios) e dois globais (Coca-Cola e Samsung) dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Para alcançar tal objetivo, optou-se por uma metodologia mista de caráter exploratório, explicativo e descritivo. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de questionários pré-definidos para uma amostra total de 405 indivíduos, distribuídos em três fases: em Evento Teste da Ginástica Artística, antes da realização dos Jogos Olímpicos (fase 1), no Parque Olímpico da Barra da Tijuca; durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 (fase 2), no mesmo local; e, um ano após a realização do mega evento (fase 3), em abordagem online. As análises foram realizadas através da frequência de respostas e processo de codificação e categorização do conteúdo. Como resultado, notou-se um baixo índice de percepção das ações de ativação realizadas na primeira fase. Este baixo índice impactou negativamente o nível de consciência de marca relacionado a patrocinadores locais na segunda fase. Por outro lado, não foi capaz de impactar negativamente os índices de consciência de marca associados a patrocinadores globais na mesma fase. Para a segunda fase, os índices de percepção de ativações de marca melhoraram para todos os patrocinadores, com exceção dos Correios, e impactaram diretamente (promovendo uma elevação) o índice de consciência de marca apontado pelos respondentes na terceira fase de coletas. Conclui-se, então, que no caso de patrocinadores locais, o nível de percepção das ações de ativação realizadas em uma fase afeta diretamente o nível de consciência de marca gerado na fase seguinte. Para patrocinadores globais, no entanto, somente a percepção das ativações ofertadas em uma fase não é suficiente para manutenção do nível de consciência de marca na fase seguinte; é necessário um considerável nível prévio de associação entre o patrocinador e os Jogos Olímpicos para potencializar o efeito de tais ativações sobre os espectadores/consumidores..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Identidade, transição e liderança: a transformação do atleta em técnico no voleibol.
Descrição: Muitos atletas optaram por desenvolver o papel social e profissional de técnico de uma modalidade esportiva depois de viver a transição de carreira. Mais do que simplesmente se manter ligado a uma identidade, ser técnico significa manter o vínculo com o esporte, situação de difícil rompimento mesmo ao final da carreira de atleta. Nesse novo papel, além dele manter ou desenvolver novos estilos e tendências técnicas, há também a possibilidade de multiplicar e propagar uma cultura relacionada à modalidade e ao seu exercício. A chamada transição de carreira refere-se ao momento em que o atleta se prepara para se retirar de treinamentos e competições, em um processo que pode ser planejado ou compulsório. Entretanto, esse processo ocorre em um momento de vida do sujeito cronologicamente precoce, em que ele vive ainda sua plenitude biológica, disparando uma emoção paradoxal visto que ao mesmo tempo que se deseja o descanso é ainda muito cedo para se sentir afastado das atividades produtivas (Rubio, no prelo). Dessa forma, o objetivo do presente projeto é analisar como se processa a transformação da identidade do atleta olímpico de voleibol e que passou a ser técnico após o encerramento da carreira..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2012
Efeito da suplementação de leucina na recuperação estrutural e funcional do músculo esquelético após lesão.
Descrição: O tecido muscular esquelético possui uma notável capacidade de se regenerar frente a uma lesão. Considerando-se que 1) a investigação de possíveis agentes capazes de melhorar a resposta regenerativa do músculo esquelético ainda vem sendo constantemente investigada e que 2) na resposta regenerativa é necessário que ocorra a recuperação da massa muscular e conseqüente tamanho das fibras musculares previamente lesadas; é possível lançar a hipótese de que o aminoácido leucina poderia melhorar a recuperação da massa muscular durante o processo regenerativo através da indução do aumento de síntese protéica. A leucina é um aminoácido essencial composto por um grupo amino carregado positivamente e um grupo carboxílico carregado negativamente ligado ao mesmo átomo de carbono, o carbono-α, quando em pH fisiológico. O uso da leucina como um agente anabólico tem sido justificado com base em evidências que mostram a sua habilidade em agir como um regulador da atividade de inúmeras proteínas citoplasmáticas que estão envolvidas com o início da tradução do RNA mensageiro do músculo esquelético e a via de sinalização da insulina. Apesar de se conhecer o papel da leucina como um estimulador da síntese protéica, o efeito desse aminoácido no processo regenerativo ainda não está esclarecido. Dessa forma, este projeto visa investigar o efeito da suplementação de leucina em aspectos macroscópico (peso muscular), histológicos (coloração azul de toluidina, imunomarcação de células satélites em proliferação e fibras musculares em regeneração) e funcionais (contração tetânica máxima) da regeneração do músculo tibial anterior de ratos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Revisor de periódico


2017 - Atual
Periódico: Revista de Gestão e Negócios do Esporte - RGNE
2018 - Atual
Periódico: REVISTA INTERCONTINENTAL DE GESTÃO DESPORTIVA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Marketing Esportivo.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Planejamento Estratégico.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Branding.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração / Subárea: Gestão Esportiva.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2017
Prêmio José Maurício Capinussú de Souza - Instituição com maior número de trabalhos aprovados e apresentados em evento, 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte.
2016
Prêmio Lamartine Dacosta - Melhor Trabalho em Gestão do Esporte - Comunicação Oral, 7° Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte.


Produções



Produção bibliográfica
Citações

Web of Science
Total de trabalhos:3
Total de citações:32
Fator H:2

Artigos completos publicados em periódicos

1.
CARLASSARA, E. O. C.2017CARLASSARA, E. O. C.; Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. . PERCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DOS ESPECTADORES EM RELAÇÃO ÀS ATIVAÇÕES DE PATROCÍNIO DOS EVENTOS TESTE DOS JOGOS OLÍMPICOS RIO 2016. Olimpianos - Journal of Olympic Studies, v. 1, p. 1, 2017.

2.
ROCCO JUNIOR, A. J.2016ROCCO JUNIOR, A. J. ; CARLASSARA, E. O. C. ; Parolini, P. L. L . Comunicação comunitária e responsabilidade social em clubes de futebol do Brasil e da Europa: muito além do sócio torcedor. Revista Organicom, v. 13, p. 189-204, 2016.

3.
CARLASSARA, E. O. C.2016CARLASSARA, E. O. C.; Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Análise do comportamento do consumidor esportivo em relação à associação, consciência e fidelidade de marca: um estudo de caso da Maratona de São Paulo. Podium: sport, leisure and tourism review, v. 5, p. 137-147, 2016.

4.
PEREIRA, MARCELO2014PEREIRA, MARCELO ; SILVA, MEIRICRIS ; CARLASSARA, EDUARDO ; GONÇALVES, DAWIT ; ABRAHAMSOHN, PAULO ; KETTELHUT, ISIS ; MORISCOT, ANSELMO ; AOKI, MARCELO ; MIYABARA, ELEN . Leucine Supplementation Accelerates Connective Tissue Repair of Injured Tibialis Anterior Muscle. Nutrients (Basel), v. 6, p. 3981-4001, 2014.

5.
PEREIRA, MARCELO G.2014PEREIRA, MARCELO G. ; BAPTISTA, IGOR L. ; CARLASSARA, EDUARDO O. C. ; MORISCOT, ANSELMO S. ; AOKI, MARCELO S. ; MIYABARA, ELEN H. . Leucine Supplementation Improves Skeletal Muscle Regeneration after Cryolesion in Rats. Plos One, v. 9, p. e85283, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CARLASSARA, E. O. C.; Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Maratona de São Paulo: uma análise do comportamento do consumidor em relação a marcas esportivas. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

2.
Parolini, P. L. L ; CARLASSARA, E. O. ; ROCCO JUNIOR, A. J. . A importância dos Jogos Eletrônicos como plataforma de comunicação e marketing de clubes de futebol. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. ; CARLASSARA, E. O. C. ; Teixeira, M.C ; CALDAS, A. C. . Motivation and 'No media' Sports: a study of Olympic Sports in Rio 2016.. In: V Congresso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017, Buenos Aires. Actas Científicas del V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017.

2.
CARLASSARA, E. O. C.; Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Medición y análisis de conciencia de marca en acciones de activación realizadas por los patrocinadores globales COI en evento de prueba para los Juegos Olímpicos Río 2016.. In: V Congresso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017, Buenos Aires. Actas Científicas del V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017.

3.
ROCCO JUNIOR, A. J. ; MAZZEI, L. C. ; Parolini, P. L. L ; CARLASSARA, E. O. C. . The FIFA 2014 World Cup Arenas and the Consumer Behavior: The FIFA quality standard and it's impact on the Brazilian fans.. In: V Congresso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017, Buenos Aires. Actas Científicas del V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017.

4.
ROCCO JUNIOR, A. J. ; Parolini, P. L. L ; CARLASSARA, E. O. C. . Global and Local in the Audience Profile of the Sport Pay TV Channels in Brazil.. In: V Congresso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017, Buenos Aires. Actas Científicas del V Congreso de La Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva, 2017.

5.
MORAES, I. F. ; CARLASSARA, E. O. C. ; MAZZEI, L. C. ; BASTOS, F. C. . BRAZILIAN SOCCER CONSUMER: FACTORS THAT LEAD TO THE STADIUM. In: 2ND World Association for Sport Management World Coference, 2017, Kaunas. Global Issues and New Ideas in Sport Management, 2017.

6.
ROCCO JUNIOR, A. J. ; Parolini, P. L. L ; CARLASSARA, E. O. C. . RUN, CLICK AND POST: THE RELATIONSHIP BETWEEN BRANDS, CONSUMER AND RUNNERS´ SELFIE ATTITUDE ON SOCIAL MEDIA. In: 2ND World Association for Sport Management World Conference, 2017, Kaunas. Global Issues and New Ideas in Sport Management, 2017.

7.
ROCCO JUNIOR, A. J. ; Parolini, P. L. L ; CARLASSARA, E. O. C. . As holdings do Esporte Mundial e os Clubes Associativos Brasileiros: análise dos modelos de gestão do esporte e seu impacto nas competitividades esportiva e mercadológica. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2017, Curitiba. 8º CBGE, 2017. v. 1. p. 1-189.

8.
FRANCESCHI NETO, V. ; CARLASSARA, E. O. C. . Jogos Olímpicos Rio 2016: o impacto do mega evento sobre a imagem da cidade do Rio de Janeiro na ótica dos brasileiros. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2017, Curitiba. 8º CBGE, 2017. v. 1. p. 1-189.

9.
Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. ; CARLASSARA, E. O. C. . Lembrança e percepção dos consumidores running sobre ativações de patrocínio em eventos de corrida de rua. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2017, Curitiba. 8º CBGE, 2017. v. 1. p. 1-189.

10.
CARLASSARA, E. O. C.; Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Patrocínio esportivo e os Jogos Olímpicos Rio 2016: o impacto das ações de ativação na percepção e motivação dos espectadores do evento. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2017, Curitiba. 8º CBGE, 2017. v. 1. p. 1-189.

11.
REIS, L. N. ; CARLASSARA, E. O. C. ; Teixeira, M.C . A relação entre patrocinador e patrocinado sob a ótica do torcedor: um estudo de caso do Boa Esporte Clube. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2017, Curitiba. 8º CBGE, 2017. v. 1. p. 1-189.

12.
CARLASSARA, E. O. C.; Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Ativação de patrocínio antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016: mensuração e análise da percepção de consumidores dos patrocinadores oficiais.. In: 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte e 2ª Conferência Internacional de Gestão do Esporte, 2016, Palhoça. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2016. v. 1. p. 1-67.

13.
Parolini, P. L. L ; CARLASSARA, E. O. C. ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Teoria da Congruência e Recall: Um estudo da lembrança de marca em consumidores de corrida de rua. In: 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte e 2ª Conferência Internacional de Gestão do Esporte, 2016, Palhoça. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2016. v. 1. p. 1-67.

14.
ROCCO JUNIOR, A. J. ; Parolini, P. L. L ; CARLASSARA, E. O. C. . Comunicação Comunitária e Responsabilidade Social em clubes de futebol no Brasil: muito marketing, pouca comunicação. In: 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte e 2ª Conferência Internacional de Gestão do Esporte, 2016, Palhoça. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte, 2016. v. 1. p. 1-67.

15.
Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. ; CARLASSARA, E. O. C. ; MAZZEI, L. C. . Identificação dos principais motivos que levam os corredores a escolherem eventos de corrida de rua. In: 6º Congresso Brasileiro sobre Gestão do Esporte, 2015, Rio de Janeiro. A Gestão integrada como fator de desenvolvimento do Esporte no Brasil, 2015. v. 1. p. 1-71.

16.
PEREIRA, MARCELO G. ; SILVA, MEIRICRIS ; CARLASSARA, E. O. C. ; ABRAHAMSOHN, PAULO ; MORISCOT, ANSELMO S. ; AOKI, MARCELO ; MIYABARA, ELEN H. . Leucine Supplementation Accelerates Connective Tissue Repair And Functional Recovery During Skeletal Muscle Regeneration. In: 43rd European Muscle Conference, 2014, Salzburg. 43rd European Muscle Conference, 2014.

17.
PEREIRA, MARCELO G. ; CARLASSARA, E. O. C. ; MORISCOT, ANSELMO ; AOKI, MARCELO S. ; MIYABARA, ELEN H. . Evidence that leucine improves structural and functional aspects of skeletal muscle regeneration. In: Gordon Research Conference on Myogenesis, 2013, Lucca. Gordon Research Conference on Myogenesis, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CARLASSARA, E. O. C.; Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Medición y análisis de conciencia de marca en acciones de activación realizadas por los patrocinadores globales COI en evento de prueba para los Juegos Olímpicos Río 2016.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CARLASSARA, E. O. C.. Marcas e Patrocínio: como gerar experiências através do esporte?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
CARLASSARA, E. O. C.. Marketing Esportivo: perspectivas acadêmicas e profissionais da área. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
CARLASSARA, E. O. C.. Gestão de Marcas no Rugby. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
CARLASSARA, E. O. C.. Patrocínio Esportivo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CARLASSARA, E. O. C.. Gestão Estratégica de Marcas Esportivas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CARLASSARA, E. O. C.; Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Patrocínio esportivo e os Jogos Olímpicos Rio 2016: o impacto das ações de ativação na percepção e motivação dos espectadores do evento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
CARLASSARA, E. O. C.. O impacto das marcas patrocinadoras sobre o consumidor: o caso dos mega eventos.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
CARLASSARA, E. O. C.. Princípios de Marketing Esportivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
CARLASSARA, E. O. C.; Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Maratona de São Paulo: uma análise do comportamento do consumidor em relação a marcas esportivas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
CARLASSARA, E. O. C.; Parolini, P. L. L ; ROCCO JUNIOR, A. J. . Ativação de patrocínio antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016: mensuração e análise da percepção de consumidores dos patrocinadores oficiais.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
CARLASSARA, E. O. C.. Comportamento do Consumidor e Patrocínio Esportivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
CARLASSARA, E. O. C.. Comportamento de Consumo e Patrocínio Esportivo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
CARLASSARA, E. O. C.. Patrocínio e Ativação. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
CARLASSARA, E. O. C.. A promoção da atividade física entre pais e filhos: o que eles podem fazer juntos?. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
CARLASSARA, E. O. C.. Ativações de Marca ? Planejamento e Execução. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
CARLASSARA, E. O. C.. Identidade, transição e liderança: a transformação do atleta em técnico no voleibol.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

18.
CARLASSARA, E. O. C.. Modulação da Recuperação da Massa Muscular em Fibras do Tipo I e II após Criolesão em Ratos Jovens: Efeito da Suplementação com Leucina. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
CARLASSARA, E. O. C.. IDENTIDADE TRANSIÇÃO E LIDERANÇA: A TRANSFORMAÇÃO DO ATLETA EM TÉCNICO NO VOLEIBOL. 2013 (Monografia).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CARLASSARA, E. O. C.. Patrocínios!. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
CARLASSARA, E. O. C.. Por que os profissionais de educação física pouco se interessam pelo campo da gestão do esporte?. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

3.
CARLASSARA, E. O. C.. 3X Esporte ? Informação, polêmica e paixão. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Redes sociais, websites e blogs
1.
CARLASSARA, E. O. C.. Esporte, carreira e educação. 2015. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
CARLASSARA, E. O. C.; LOTUFO, G. . Curso de Gestão Esportiva. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
CARLASSARA, E. O. C.. Gestão Estratégica de Marcas no Esporte. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Técnico - Confederação Brasileira de Rugby).

3.
CARLASSARA, E. O. C.. LOS EVENTOS DEPORTIVOS: GRANDES Y PEQUEÑOS, GLOBALES Y LOCALES. 2017. (Coordenação de Seção de Comunicação Oral).

4.
CARLASSARA, E. O. C.. TENDENCIAS, OPORTUNIDADES Y DESAFÍOS PARA LA GESTIÓN DEPORTIVA. 2017. (Coordenação de Seção de Comunicação Oral).

5.
CARLASSARA, E. O. C.. LOS EVENTOS DEPORTIVOS: GRANDES Y PEQUEÑOS, GLOBALES Y LOCALES. 2017. (Coordenação de Seção de Comunicação Oral).

6.
CARLASSARA, E. O. C.. Anais do 7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. 2016. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ROCCO JUNIOR, A. J.; CARLASSARA, E. O. C.. Participação em banca de Gustavo Scheidecker Pires.A estrutura de torneios infanto-juvenis em São Paulo: problemas e soluções. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

2.
ROCCO JUNIOR, A. J.; CARLASSARA, E. O. C.. Participação em banca de Vitor Guilherme Teixeira de Sá.O processo de espetacularização do esporte pela mídia. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

3.
ROCCO JUNIOR, A. J.; CARLASSARA, E. O. C.. Participação em banca de Bruna Adhmann de Lima.Patrocínio esportivo de atletas: estudo de caso Lionel Messi. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

4.
ROCCO JUNIOR, A. J.; CARLASSARA, E. O. C.. Participação em banca de Paula Velloso Breviglieri.Análise da influência de diferentes sistemas de ranqueamento no tênis: atratividade, competitividade, previsibilidade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

5.
ROCCO JUNIOR, A. J.; CARLASSARA, E. O. C.. Participação em banca de Murilo Bioni Caruso.O Bom Senso Futebol Clube na gestão do futebol brasileiro: um estudo de caso. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

6.
ROCCO JUNIOR, A. J.; CARLASSARA, E. O. C.. Participação em banca de Roberta Molinari Bertolino.Eventos Esportivos e a Captação do Público Praticante de Atividade Físico-Esportiva: estudo de caso da semana Move Brasil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Esporte) - Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. 2017. (Congresso).

2.
V Congresso de la Asociación Latinoamericana de Gerencia Deportiva. 2017. (Congresso).

3.
2ª Conferência Internacional de Gestão do Esporte. 2016. (Outra).

4.
7º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte. 2016. (Congresso).

5.
ICSEMIS - International Convention on Science, Education and Medicine in Sport. 2016. (Congresso).

6.
IV Ciclo de Conferências em Educação Física e Esporte. 2016. (Outra).

7.
Parceiros do Esporte - SESI SP. 2016. (Encontro).

8.
Workshop Escrita Científica. 2016. (Outra).

9.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2016. (Congresso).

10.
II Workshop de Marketing Esportivo. 2015. (Encontro).

11.
Desafios Socioambientais às Megalópoles Latino-Americanas: Os Casos de São Paulo e da Cidade do México. 2011. (Seminário).

12.
Estatística no Voleibol. 2011. (Seminário).

13.
II Ciclo de Palestras de Treinamento Esportivo. 2011. (Encontro).

14.
II Simpósio da Pós ? Graduação em Ciências Morfofuncionais. 2011. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CARLASSARA, E. O. C.; LOTUFO, G. . Curso de Gestão Esportiva. 2017. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CARLASSARA, E. O. C.. Gestão Estratégica de Marcas no Esporte. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Curso Técnico - Confederação Brasileira de Rugby).



Outras informações relevantes


1º Tesoureiro - Gestão ABRAGESP 2017-2019



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 23:09:16