Marina Oliveira Lélis Viana

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5750768528620430
  • Última atualização do currículo em 23/06/2016


Mestre em Letras - área de estudos de linguagem - pela Universidade Federal do Piauí (2013). Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Federal do Piauí (2010). Membro do CATAPHORA, núcleo de pesquisa em texto, gênero e discurso. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marina Oliveira Lélis Viana
Nome em citações bibliográficas
VIANA, M. O. L.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2013
Mestrado em Letras.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Título: O perfil no Twitter de candidatos a prefeito de Teresina nas campanhas eleitorais de 2012.,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Francisco Alves Filho.
2006 - 2010
Graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português.
Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal do Piauí, UFPI, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas ministradas: 2014.2 Leitura e produção de textos - 60h (Curso: Letras Português) Linguagem e produção de textos I - 60h (Curso: Comunicação Social) Sintaxe da língua portuguesa I - 60h (Curso: Letras Português) Leitura e produção de textos I - 60 h (Curso: Ciências da Natureza) 2015.1 Leitura e produção de textos - 60h (Curso: Ciências da Natureza) Leitura e produção de textos em língua portuguesa - 60h (Curso: Letras Inglês) Oficina II - 30h (Curso: Letras Português) Leitura, interpretação e Produção de textos - 30h (Curso: Ciências Sociais) Linguística II - 60h (Curso: Letras Português) 2015.2 Fundamentos de linguagem ensino e tecnologia - 45h (Curso: Letras Português) Leitura e produção de textos I - 60h (Curso: Letras Português) Leitura e produção de textos - 60h (Curso: Ciências da Natureza) Morfologia da língua portuguesa I - 60h (Curso: Letras Português) Pragmática - 45h (Curso: Letras Português)


Universidade Estadual do Piauí, UESPI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Disciplinas Ministradas: 2013.2 Metodologia do ensino de língua portuguesa - 60h Tópicos especiais de linguagem - 30h Iniciação a leitura e produção de textos acadêmicos - 60h 2014.1 Análise do discurso - 60h Leitura teorias e prática - 60h Fonética e fonologia - 60h


Secretaria de Governo do Piauí, SEGOV, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar Técnico, Carga horária: 30


Instituto de Ensino Superior de Teresina, IEST, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30


Escola Municipal Mascarenhas de Moraes, E. M. M. M., Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor substituto, Carga horária: 20


Nazária Distribuidora e Farmacêutica Ltda, N. D. F., Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2004
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativo, Carga horária: 40



Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
VIANA, M. O. L.. Uma análise da história do gênero perfil de grandes lojas de departamento no Twitter. In: Francisco Alves Filho; Emanoel Barbosa de Sousa; Lafity dos Santos Alves. (Org.). Gêneros em ação: abordagens sociorretóricas. 1ed.Teresina: Editora da UFPI, 2013, v. 1, p. 133-160.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
VIANA, M. O. L.; CASTRO, B. D. R. . Forma e Conteúdo dos perfis institucionais de universidades no Twitter: uma análise comparativa. In: Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 2015, São Leopoldo - RS. Congresso Internacional Linguagem e Interação 3, 2015.

2.
VIANA, M. O. L.. O tema do gênero perfil de candidato a prefeito de Teresina-PI no Twitter. In: IV - COGITE - Colóquio sobre gêneros & textos, 2014, Teresina. IV - COGITE - Colóquio sobre gêneros & textos, 2014.

3.
VIANA, M. O. L.. Uma análise do funcionamento retórico do gênero perfil de candidato no Twitter a partir dos propósitos comunicativos. In: III COGITE - Colóquio sobre gêneros e textos, 2013, Teresina. III COGITE - Colóquio sobre gêneros e textos. Teresina: EDUFPI, 2013.

4.
VIANA, M. O. L.. Os propósitos comunicativos do perfil no Twitter de candidatos a prefeitura de Teresina nas campanhas eleitorais de 2012. In: VII SIGETE - Simpósio Internacional de estudos de gêneros textuais, 2013, Fortaleza - CE. VII SIGETE - Simpósio Internacional de estudos de gêneros textuais, 2013.

5.
VIANA, M. O. L.. Referenciação e ponto de vista na construção de objetos de discurso em editoriais. In: XXIII Jornada de Estudos Linguísticos do Nordeste, 2010, Teresina. XXIII Jornada Nacional de Estudos Linguísticos - Programação e Resumo, 2010.

6.
VIANA, M. O. L.. Utilização dos gêneros digitais nas campanhas políticas - o caso perfis de candidatos no Twitter.. In: V EnMEL, 2010, Teresina-PI. V EnMEL, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, M. O. L.; CASTRO, B. D. R. . Forma e conteúdo dos perfis institucionais de Universidades Federais no Twitter. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VIANA, M. O. L.. Tema do gênero perfil de candidato no Twitter. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VIANA, M. O. L.. Os propósitos comunicativos dos perfis no Twitter de candidatos a prefeitura de Teresina-PI nas campanhas eleitorais de 2012. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIANA, M. O. L.. Uma análises do funcionamento retórico do gênero perfil de candidato no Twitter a partir dos propósitos comunicativos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIANA, M. O. L.. Referenciação: construção de objetos de discurso em editoriais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
VIANA, M. O. L.. As recorrências na Bio de perfis de políticos brasileiros no Twitter: uma análise sociorretórica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
VIANA, M. O. L.. As marcas da modalidade intersubjetiva no gênero horóscopo diário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VIANA, M. O. L.. Leitura Hipertextual no Twitter: o uso do hiperlink. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
VIANA, M. O. L.. Uma análise da história do gênero perfil de grandes lojas de departamento no Twitter. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
VIANA, M. O. L.. As funções do uso do Twitter pelos políticos do estado do Piauí. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
VIANA, M. O. L.. Referenciação e ponto de vista na construção de objetos de discurso em editoriais. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
VIANA, M. O. L.. Utilização dos gêneros digitais nas campanhas políticas - o caso de perfis de candidatos no Twitter.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Raone dos Santos Silva.Sequência Didática: Análise da percepção dos gêneros textuais por alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

2.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Luciane Pereira Diniz.Dificuldades enfrentadas na perspectiva do professor e do aluno quanto ao ensino e aprendizagem na leitura e escrita na educação de jovens e adultos - EJA da educação no campo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

3.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Idália Carvalho Pereira.Uma análise das marcas da oralidade em produções textuais de alunos do 6º ano do ensino fundamental II na escola Ginásio Teresinha de Jusus Marques Rabelo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

4.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Maria do Carmo Santos.O ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos: uma análise na turma do 1º ano do ensino médio (Técnico em Informática) do CEEP Rural Deputado Ribeiro Magalhães em Cocal-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

5.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Geovane Veras Machado.As práticas de leitura dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Escolar Chico Monção na cidade de Cocal-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

6.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Ana Cláudia Pinto dos Santos.As dificuldades de ensino/aprendizagem da leitura na formação de leitores ativos: uma análise no 8º ano do ensino fundamental da Escola José Basson. 2015.

7.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Maria de Jesus Santos.As práticas de leitura: uma visão interdisciplinar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

8.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Ivonete Cardoso Brito.Leitura como prática social: um estudo com alunos do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

9.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Luciana Fontenele da Silva.Abordagem da gramática no livro didático de língua portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

10.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Maria Luzinete Pinto dos Santos.O ensino das variedades linguísticas nas aulas de língua portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

11.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Raimunda Maria de Brito.Leitura como pré-requisito para a produção textual: um estudo com alunos do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

12.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Claudiana Ramos Cardoso.Dificuldades de leitura e escrita no ensino de jovens e adultos - EJA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

13.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Emanuela Veras Sousa.A contribuição da sala de leitura para a formação de leitores no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

14.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Antônia Alves A. de Sousa e Cezla F. de Moura Figgueiredo.As práticas de leitura em sala de aula na Escola Municipal Francisco Barbosa de Moura em Picos-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.

15.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Maria V. da Silva Nascimento e Marli Alves de Sousa.Desvios ortográficos mais recorrentes na produção textual do 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Manoel Gonçalves Guimarães no município de Paquetá-PI. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.

16.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Maria Romana da Conceição e Regiane Luz Holanda.As dificuldades de aprendizagem da leitura no ensino fundamental I na Escola Municipal Manoel da Cruz Lima Sobrinho. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.

17.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Acácia Maria de S. Santana e Maria da Paz M. M. Sousa.A importância da leitura e da escrita nas séries iniciais para o futuro aluno. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.

18.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Joaquina Alves Feitosa e Verelúcia Pereira.Leitura e escrita na série inicial do inicial do ensino fundamental I na Escola Municipal Heli Nunes. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.

19.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Maria das M. do Nascimento e Verônica Feitosa de Moura.Avaliação da aprendizagem escolar na escola pública municipal Francisco Pio Irmão. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.

20.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Jaílton da Silva Lopes.A intertextualidade utilizada por Monteiro Lobato no livro Os Doze Trabalhos de Hércules. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

21.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Alessandra Almondes Rocha.A influência dos recursos multimodais na construção do sentido nas tirinhas do livro didático de língua portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí.

22.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Kercia Rimaelle da Silva.A utilização dos gêneros textuais na prática docente das aulas de língua portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.

23.
VIANA, M. O. L.; ALEXANDRE, L. R. B.. Participação em banca de Lurdiane Ferreira dos Santos.As propagandas da Skol e da Brahma e sua relação com a identidade nacional: um estudo sob a luz da análise do discurso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.

24.
VIANA, M. O. L.. Participação em banca de Maria Gerusa Gomes Santos.Processo de leitura nas series iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual do Piauí.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
VIANA, M. O. L.. Branca Examinadora do Processo Seletivo do Quadro Provisório Edital PREG Nº 002/2014. 2014. Fundacão Universidade Estadual do Piaui - FUESPI.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional Linguagem e Interação III. Forma e Conteúdo dos perfis institucionais de Universidades Federais no Twitter: uma análise comparativa. 2015. (Congresso).

2.
IV COGITE - Colóquio sobre gêneros & textos.Tema do gênero perfil de candidato no Twitter. 2014. (Outra).

3.
III COGITE - Colóquio sobre gêneros e textos.Uma análises retórica do funcionamento retórico do gênero perfil de candidato no Twitter a partir dos propósitos comunicativos. 2013. (Outra).

4.
VII SIGET.Os propósitos comunicativos dos perfis no Twitter de candidatos a prefeitura de Teresina-PI nas campanhas eleitorais de 2012. 2013. (Simpósio).

5.
4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.Leitura Hipertextual no Twitter: o uso do hiperlink. 2012. (Simpósio).

6.
II COGITE - Colóquio de Estudos sobre Gêneros & Textos.Uma análise da história do gênero perfil de grandes lojas de departamento no Twitter. 2012. (Outra).

7.
VI EnMEL.As marcas da modalidade intersubjetiva no gênero horóscopo diário. 2012. (Encontro).

8.
XII Simpósio de letras.As recorrências na Bio de perfis de políticos brasileiros no Twitter: uma análise sociorretórica. 2012. (Simpósio).

9.
XXIV Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste - GELNE. Referenciação: construção de objetos de discurso em editoriais. 2012. (Congresso).

10.
I COGITE - Colóquio de Estudos sobre Gêneros & Textos.AS FUNÇÕES DO USO DO TWITTER PELOS POLÍTICOS DO ESTADO DO PIAUÍ. 2011. (Outra).

11.
V Encontro Linguístico e Literario do Mestrado em Letras.Utilização dos gêneros digitais nas campanhas políticas ? o caso de perfis de candidatos no twitter. 2010. (Encontro).

12.
XXIII Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguisticos do Nordeste - GELNE. Referenciação e ponto de vista na construção de objetos de discurso em editoriais. 2010. (Congresso).

13.
II Encontro Linguístico e Literário do Mestrado em letras. 2007. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VIANA, M. O. L.. IV COGITE - Colóquio sobre gêneros & textos. 2014. (Outro).

2.
VIANA, M. O. L.. III COGITE - Colóquio de Estudos sobre Gêneros & Textos. 2013. (Outro).

3.
VIANA, M. O. L.. II COGITE - Colóquio de Estudos sobre Gêneros & Textos. 2012. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria de Jesus Santos. As práticas de leitura: uma visão interdisciplinar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Marina Oliveira Lélis Viana.

2.
Ana Cláudia Pinto dos Santos. As dificuldades de ensino/aprendizagem da leitura na formação de leitores ativos: uma análise no 8º ano do ensino fundamental da Escola José Basson. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Marina Oliveira Lélis Viana.

3.
Geovane Veras Machado. As práticas de leitura dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Unidade Escolar Chico Monção na cidade de Cocal-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Marina Oliveira Lélis Viana.

4.
Maria do Carmo Santos. O ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos: uma análise na turma do 1º ano do ensino médio (Técnico em Informática) do CEEP Rural Deputado Ribeiro Magalhães em Cocal-PI. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Marina Oliveira Lélis Viana.

5.
Idália Carvalho Pereira. Uma análise das marcas da oralidade em produções textuais de alunos do 6º ano do ensino fundamental II na escola Ginásio Teresinha de Jusus Marques Rabelo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Marina Oliveira Lélis Viana.

6.
Raone dos Santos Silva. Sequência didática: análise da percepção dos gêneros textuais por alunos do 9º ano do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Marina Oliveira Lélis Viana.

7.
Maria Gerusa Gomes Santos. Processo de leitura nas series iniciais do ensino fundamental. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Marina Oliveira Lélis Viana.

8.
Lurdiane Ferreira dos Santos. As propagandas da Skol e da Brahma e sua relação com a identidade nacional: um estudo sob a luz da análise do discurso. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Marina Oliveira Lélis Viana.

9.
Kercia Rimaelle da Silva. A utilização dos gêneros textuais na prática docente das aulas de língua portuguesa. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual do Piauí. Orientador: Marina Oliveira Lélis Viana.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
VIANA, M. O. L.. Utilização dos gêneros digitais nas campanhas políticas - o caso de perfis de candidatos no Twitter.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
VIANA, M. O. L.. As funções do uso do Twitter pelos políticos do estado do Piauí. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
VIANA, M. O. L.. Referenciação: construção de objetos de discurso em editoriais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
VIANA, M. O. L.. As recorrências na Bio de perfis de políticos brasileiros no Twitter: uma análise sociorretórica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
VIANA, M. O. L.. As marcas da modalidade intersubjetiva no gênero horóscopo diário. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 12/12/2018 às 13:20:25