Denis William Gripa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0916292125625219
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


Possuo graduação em Educação Física - Licenciatura e Bacharelado pela Unifebe - Centro Universitário de Brusque (2010), e mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho pela Univali - Universidade do Vale do Itajaí (2016). Sou membro do grupo de pesquisa "Educação e Interdisciplinaridade". Atualmente sou professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS - Campus Farroupilha), e professor no curso de Pedagogia da Unifebe. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Denis William Gripa
Nome em citações bibliográficas
GRIPA, D. W.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho.
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Título: Programa Saúde na Escola: Desenvolvendo uma estratégia para a promoção da saúde,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: George Saliba Manske.
Palavras-chave: saúde; promoção da saúde; Programa Saúde na Escola (PSE); jovens.
Grande área: Ciências da Saúde
2007 - 2010
Graduação em Educação Física - Bacharelado.
Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
Título: Motivação de praticantes de musculação do sexo masculino com idade entre 18 e 36 anos.
Orientador: André Luiz de Oliveira Braz.
Bolsista do(a): Governo do estado de Santa Catarina, ARTIGO 170, Brasil.
2007 - 2010
Graduação em Educação Física - Licenciatura.
Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
Título: A prática avaliativa na Educação Física escolar nas séries finais do município de Brusque/SC.
Orientador: Adonis Marcos Lisboa.
Bolsista do(a): Governo do estado de Santa Catarina, ARTIGO 170, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Moodle para Professor Autor - Básico. (Carga horária: 20h).
Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
2017 - 2017
Psicomotricidade relacional. (Carga horária: 4h).
Ludens, LUDENS, Brasil.
2017 - 2017
Introdução ao pensamento de Hannah Arendt e a crise na educação. (Carga horária: 60h).
Instituto Federal Catarinense, IF-Catarinense, Brasil.
2017 - 2017
Docência no Ensino Superior: Qualificando a prática docente. (Carga horária: 8h).
Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
2017 - 2017
Semana Paulo Freire. (Carga horária: 20h).
Dialogar, DIALOGAR, Brasil.
2016 - 2016
Formação continuada: Profissionalidade docente, desafios e perspectivas. (Carga horária: 6h).
Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Autonomia, independência e cuidado em saúde. (Carga horária: 4h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Formação docente para o uso de métodos ativos(...). (Carga horária: 8h).
Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
2014 - 2014
Formação de equipe de emergência. (Carga horária: 20h).
Brusfogo, BRUSFOGO, Brasil.
2013 - 2013
Noções básicas de primeiros socorros. (Carga horária: 4h).
Brusfogo, BRUSFOGO, Brasil.
2012 - 2012
Programa de treinamento funcional. (Carga horária: 8h).
Tavicco Moscatello, TM, Brasil.
2010 - 2010
Danças de Salão. (Carga horária: 24h).
Grupo de Dança FTG, FTG, Brasil.
2009 - 2010
Extensão universitária em Programa de bolsas de iniciação à pesquisa. (Carga horária: 38h).
Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
2008 - 2008
Formação continuada. (Carga horária: 16h).
Prefeitura Municipal de Brusque, PM BRUSQUE, Brasil.
2007 - 2007
Personal Training. (Carga horária: 24h).
Fit Life Studio Personal, FIT LIFE, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20

Atividades

04/2017 - Atual
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Centro Universitário de Brusque, UNIFEBE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8

Atividades

07/2016 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos, Brinquedos e Brincadeiras
Jogos, Recreação e Lazer
02/2017 - 12/2017
Ensino, Educação Física, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Jogos, Recreação e Lazer
Metodologia do ensino da Educação Fìsica

Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, SEDE/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 25

Vínculo institucional

2008 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

Atividades

02/2016 - 03/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física
02/2016 - 03/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física
08/2008 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física
08/2008 - 12/2013
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Prestador de serviços de pesquisa

Atividades

07/2015 - 03/2017
Outras atividades técnico-científicas , Reitoria, Reitoria.

Atividade realizada
Serviços de coleta e transcrição de dados.

Prefeitura municipal de Brusque, SEC. DE EDUCAÇÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 15

Atividades

03/2008 - 12/2010
Ensino,

Disciplinas ministradas
Educação Física

SESI - Serviço Social da Indústria (SC), SESI, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Orientador de Atividades Físicas, Carga horária: 36
Outras informações
Orientador de atividades físicas



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Jogos na alfabetização: produção de material didático para docentes dos anos iniciais do ensino fundamental
Descrição: Falar sobre a utilização dos jogos e a importância da ludicidade na educação não é algo novo a ser debatido. Vários autores, de clássicos a contemporâneos, além dos próprios documentos oficiais da educação brasileira abordam esta temática e discutem sobre os jogos e a ludicidade nas práticas pedagógicas. Dentre todas as fases da educação básica, destaca-se que na alfabetização a importância de se trazer esta questão para o debate é essencial, pois sua contribuição tende a ser muito valiosa para o processo ensino-aprendizagem das crianças. Com o intuito de colaborar para a adoção de jogos nas práticas pedagógicas das(os) docentes da rede municipal de educação de Brusque-SC, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver um material didático sobre jogos na alfabetização, correlacionando as percepções e demandas das(os) docentes com a proposta em questão. Para tal, o caminho metodológico desta pesquisa que caracteriza-se como sendo de cunho social e de abordagem qualitativa, terá como técnicas para a produção de dados, a aplicação de questionários, a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Espera-se que o material didático a ser produzido e compartilhado com as(os) docente da rede se efetive como uma tecnologia de educação permanente, que contribua para a qualificação da atuação docente com vistas a melhorias no processo ensino-aprendizagem de suas turmas em processo de alfabetização..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Denis William Gripa - Coordenador / Carolina Giovana Basso dos Santos - Integrante.
2017 - 2018
Rodas de conversa como agente promotor de saúde no ambiente escolar
Descrição: Utilizando as rodas de conversa através dos princípios teórico-metodológicos de Paulo Freire, esta pesquisa tem como objetivo aplicar rodas de conversa com turmas do ensino médio de uma escola pública de Brusque/SC, avaliando se as mesmas contribuem no processo de promoção da saúde dos jovens. Através da abordagem qualitativa, esta pesquisa participante busca problematizar com os jovens de maneira horizontal e dialógica, contribuindo para que os mesmos atinjam graus mais elevados de autonomia, e fundamentando a utilização das rodas de conversa como instrumento de promoção da saúde..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Denis William Gripa - Coordenador / Maiara Neri Hentz - Integrante / Mikaely Fernanda Zaiaç Haveroth - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
IF(Em)cena
Descrição: Este projeto destina-se a montagem de uma companhia de teatro no IFRS Campus Farroupilha. O projeto inicialmente abarcará discentes, docentes e técnico-administrativos interessados em participar deste grupo teatral, num projeto colaborativo para a produção, montagem e ensaio de esquetes, pequenas peças teatrais que abordam temas relevantes do ponto de vista social. O objetivo final é a apresentação destes esquetes para o público interno do campus e para outros espaços da cidade, fortalecendo os vínculos entre campus e comunidade externa..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Tchoukball: Discutindo relações sociais através do esporte
Descrição: Este projeto destina-se a problematizar com os jovens as relações sociais no mundo hodierno através do esporte, utilizando como ferramenta específica para tal reflexão, o Tchoukball. Tendo como público alvo os estudantes regularmente matriculados no nono ano do ensino fundamental das escolas da rede municipal de Farroupilha, serão realizadas práticas da modalidade supracitada, e durante as práticas serão problematizados alguns comportamentos sociais que se relacionam diretamente com os princípios do Tchoukball: inclusão, diversidade, educação e promoção social..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Esportes coletivos: Uma ferramenta de integração
Descrição: A partir da compreensão das potencialidades de um currículo ampliado da Educação Física, em que a gama de práticas corporais ligadas a cultura corporal do movimento é explorada para compor o currículo da disciplina, em detrimento aos esportes tradicionais, porém, sem negar que estes esportes estão no gosto popular dos jovens, este projeto visa a criação de um espaço de integração entre os jovens das quatro turmas do ensino médio integrado do IFRS Campus Farroupilha, possibilitando que os mesmos pratiquem extraclasse estes esportes..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
3.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva.


Prêmios e títulos


2018
Menção Honrosa pelo trabalho "Pesquisando em setting de saúde: análise ético-política da média complexidade do SUS na Mesorregião Oeste, Santa Catarina, Brasil", 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa.
2014
Paraninfo da 27ª turma de Ensino Médio, Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira.
2013
Paraninfo da 26ª turma de Ensino Médio, Escola de Educação Básica Governador Ivo Silveira.
2010
"Destaque de curso" do curso de Educação Física, Centro Universitário de Brusque - SC.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, R.C.G.S.2018LIMA, R.C.G.S. ; BATISTA, N. ; GRIPA, D. W. . Federalism and the Brazilian Unified Health System: an integrative literature review. INTERNATIONAL JOURNAL OF DEVELOPMENT RESEARCH, v. 08, p. 21327-21337, 2018.

2.
GRIPA, D. W.2017GRIPA, D. W.; Braz, A. L. O. . A influência da Educação Física no desenvolvimento motor e cognitivo de escolares de Brusque-SC. Revista Científica Sophia, v. IX, p. 8-16, 2017.

3.
LIMA, R.C.G.S.2016LIMA, R.C.G.S. ; GRIPA, D. W. ; ROS, M. A. ; PROSPERO, E.N.S. . Tutoria acadêmica do projeto Mais Médicos para o Brasil em Santa Catarina: perspectiva ético-política. Ciência & Saúde Coletiva (Online), v. 21, p. 2797-2805, 2016.

4.
VICENZO, D.2011VICENZO, D. ; Martins, A. C. V. ; Piemontez, G. R. ; GRIPA, D. W. ; Ferreira, L. . Aspectos biomecânicos, fisiológicos e psicológicos das artes marciais. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 16, p. 01, 2011.

5.
Picanço, I. P.2010Picanço, I. P. ; Piemontez, G. R. ; Martins, A. C. V. ; GRIPA, D. W. ; de Sousa, T. G. . Estudo do plantigrama durante o chute frontal saltando do Karatê estilo Katá-Shubu-Dô. Revista da UNIFEBE, v. Nº 2, p. Artigo nº 10, 2010.

6.
de Sousa, T. G.2010de Sousa, T. G. ; Pereira, F. B. ; GRIPA, D. W. ; Ferreira, L. ; Piemontez, G. R. ; Martins, A. C. V. . Tempo de reação simples visual e auditivo de goleiros de handebol do sexo masculino. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. Ano15, p. Nº 149, 2010.

7.
Ferreira, L.2010Ferreira, L. ; GRIPA, D. W. ; CONCEICAO, I. E. ; Piemontez, G. R. ; Martins, A. C. V. . Natação para crianças com deficiência física e seu desenvolvimento psicomotor. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. Ano 15, p. Nº 151, 2010.

8.
Ferreira, L.2010Ferreira, L. ; GRIPA, D. W. . Jogos Cooperativos. Revista da UNIFEBE, v. nº 8, p. 79-87, 2010.

9.
CARVALHO, R. D.2010CARVALHO, R. D. ; Piemontez, G. R. ; GRIPA, D. W. ; Ferreira, L. ; Martins, A. C. V. . Marketing de relacionamento como ferramenta de fidelização nas academias da grande Florianópolis. Revista da UNIFEBE, v. nº 8, p. 105-112, 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GRIPA, D. W.; LIMAS, V. . O ensino técnico articulado ao ensino médio: A oferta dos institutos federais em contraposição a reforma do ensino médio. In: Congresso Internacional de Políticas Públicas, 2018, Itajaí. Mãos de Vida nas Políticas: Educação, Gênero, Meio Ambiente e Saúde, 2017.

2.
LIMA, R.C.G.S. ; GRIPA, D. W. ; BATISTA, N. . Pesquisando em setting de saúde: análise ético-política da média complexidade do SUS na Mesorregião Oeste, Santa Catarina, Brasil. In: Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2018, Fortaleza. Atas do 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GRIPA, D. W.. Rodas de conversa como agente promotor de saúde no ambiente escolar. In: II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde, 2018, Florianópolis. Anais eletrônicos - II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde: diálogo com os determinantes sociais em diversos cenários, 2018.

2.
STEMPCZYNSKI, C. ; GRIPA, D. W. . PCC como reflexão na metodologia do ensino da Educação Física. In: ENPEX 2017 - XVI Jornada de Iniciação Cinetífica e XI Mostra de Extensão, 2017, Brusque. Anais ENPEX 2017, 2017. p. 513-514.

3.
HENTZ, M. N. ; GRIPA, D. W. . Rodas de conversa como agente promotor de saúde no ambiente escolar. In: ENPEX 2017 - XVI Jornada de Iniciação Cinetífica e XI Mostra de Extensão, 2017, Brusque. Anais ENPEX 2017, 2017. p. 632-633.

4.
GRIPA, D. W.; MANSKE, G. S. . A educação em saúde no Programa Saúde na Escola: Desenvolvendo uma estratégia para a promoção da saúde dos jovens. In: 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde: promovendo saúde e equidade, 2016, Curitiba. Anais da 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde. São Paulo: Saúde e Sociedade, 2016. v. 25. p. 362-362.

5.
ALVES, A. ; GRIPA, D. W. . O profissional de Educação Física na Saúde Coletiva: desafios e possibilidades. In: Enpex - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2015, Brusque. Anais: apresentações orais, 2015. p. 65-65.

6.
Braz, A. L. O. ; GRIPA, D. W. . A influência da Educação Física no desenvolvimento motor e cognitivo de escolares de Brusque/SC. In: ENPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Brusque. ENPEX 2010 - Resumo dos trabalhos orais, 2010. p. 22-22.

7.
GRIPA, D. W.; Hort, J. C. ; Chaves, M. A. ; Lisboa, A. M. . A prática avaliativa na Educação Física escolar nas séries finais do município de Brusque/SC. In: ENPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Brusque. ENPEX 2010 - Resumo dos trabalhos orais, 2010. p. 21-21.

8.
Braz, A. L. O. ; GRIPA, D. W. . A influência da Educação Física no desenvolvimento motor e cognitivo dos escolares de Brusque-SC. In: ENPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Brusque. ENPEX 2009 - Anais dos trabalhos de comunicação oral, 2009. p. 46-46.

9.
GRIPA, D. W.; Hort, J. C. ; Chaves, M. A. . As inteligências múltiplas e o desenvolvimento humano na perspectiva de Howard Gardner e Celso Antunes. In: ENPEX - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2008, Brusque. ENPEX 2008 - Anais dos trabalhos de comunicação oral, 2008. p. 25-25.

Artigos aceitos para publicação
1.
GRIPA, D. W.. Pesquisa qualitativa: O caminho se faz ao caminhar. SAÚDE & TRANSFORMAÇÃO SOCIAL / HEALTH & SOCIAL CHANGE, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
LIMA, R.C.G.S. ; GRIPA, D. W. ; BATISTA, N. . Pesquisando em setting de saúde: análise ético-política da média complexidade do SUS na Mesorregião Oeste, Santa Catarina, Brasil. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
GRIPA, D. W.. Aproximações entre o SUS e a juventude: uma ação necessária. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
GRIPA, D. W.; LIMAS, V. . O ensino técnico articulado ao ensino médio: A oferta dos institutos federais em contraposição a reforma do ensino médio. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
GRIPA, D. W.. Rodas de conversa como agente promotor de saúde no ambiente escolar. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
ALVES, A. ; GRIPA, D. W. . O profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, A. ; GRIPA, D. W. ; ROS, M. A. . A Educação Física na saúde pública: promovendo saúde? 2016 (Artigo científico submetido a avaliação em periódico para publicação).

2.
GRIPA, D. W.; MANSKE, G. S. . Programa Saúde na Escola: De qual saúde estão falando? 2016 (Artigo científico submetido a avaliação em periódico para publicação).

3.
Lisboa, A. M. ; GRIPA, D. W. ; Hort, J. C. ; Chaves, M. A. . A prática avaliativa na Educação Física escolar nas séries finais do município de Brusque/SC 2011 (Publicado em: 2º Caderno de Ensino, Iniciação Científica e Extensão).

4.
GRIPA, D. W.; BARON, J. ; Braz, A. L. O. . Motivação de praticantes de musculação do sexo masculino com idade entre 18 e 36 anos 2010 (Artigo científico de conclusão do Bacharelado em Educação Física).

5.
Braz, A. L. O. ; GRIPA, D. W. . A influência da Educação Física no desenvolvimento motor e cognitivo de escolares de Brusque - SC 2010 (Publicado em: 1º Caderno de Ensino, Iniciação Científica e Extensão).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
GRIPA, D. W.. Avaliação de apresentações orais no ENPEX 2017 - XVI Jornada de Iniciação Científica e XI Mostra de Extensão. 2017.


Demais tipos de produção técnica
1.
GRIPA, D. W.. Atividades motoras: se colocando no lugar do outro. 2017. .

2.
GRIPA, D. W.. Educação Física Escolar: Planejamento pedagógico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
GRIPA, D. W.. Oficinas de jogos e brincadeiras para professoras(es) de Educação Infantil. 2017. .

4.
GRIPA, D. W.. A Educação Física na Educação Básica: Um relato de experiência. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PAZ, C. N.; PAIM, V.; GRIPA, D. W.. Participação em banca de Tiago Cinto.O uso de sequências didáticas em ambientes virtuais de aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
Lisboa, A. M.; GRIPA, D. W.. Participação em banca de José Coelho Junior, Luana C. Schmidt e Maria Luiza P. Theiss.Saúde Renovada na Educação Física: Um método de ensino?. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Centro Universitário de Brusque.

3.
Lisboa, A. M.; GRIPA, D. W.. Participação em banca de Cleber Vermoehlen, Matheus Victorino e Tiago F. Busquirolli.Estudo sobre a participação de um aluno cadeirante em aulas de Educação Física do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Centro Universitário de Brusque.

4.
Lisboa, A. M.; GRIPA, D. W.. Participação em banca de Cássio Schauemberg de Campos e Maicon Francisco de Mendonça.A implicação dos jogos eletrônicos na corporeidade dos jogadores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Centro Universitário de Brusque.

5.
Lisboa, A. M.; GRIPA, D. W.; SOUZA, A. B.. Participação em banca de Elaine Apolinário, Gustavo Vicentini e Marcos do Nascimento.Estudo sobre a motricidade global em alunos do ensino fundamental de uma escola de Brusque-SC segundo a avaliação motora de Rosa Neto. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Centro Universitário de Brusque.

6.
SOUZA, M. A. C.; GRIPA, D. W.; STAVISKI, G.. Participação em banca de Bruna de Almeida Laureano e Lucas Duarte.Corporeidade: Concepções de corpo nos discursos dos professores de Educação Física do Centro Universitário de Brusque - Unifebe. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Centro Universitário de Brusque.

7.
Lisboa, A. M.; GRIPA, D. W.; CAMPOS, A. J. M.. Participação em banca de Pedro Antônio Mafra Estevão e Vagner de Souza.As brincadeiras populares no contexto das aulas de Educação Física escolar dos anos finais do ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Centro Universitário de Brusque.

8.
Lisboa, A. M.; GRIPA, D. W.; CAMPOS, A. J. M.. Participação em banca de Ariel da Luz Silva e Rhoder Horner.O uso de vestimenta adequada para aulas práticas de Educação Física na percepção de alunos do ensino médio noturno. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física - Licenciatura) - Centro Universitário de Brusque.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Rodas de conversa: Uma estratégia possível para a promoção da saúde no ambiente escolar. 2018. (Congresso).

2.
Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa. Pesquisando em setting de saúde: análise ético-política da média complexidade do SUS na Mesorregião Oeste, Santa Catarina, Brasil. 2018. (Congresso).

3.
Jornadas Bolivarianas: Teoria e transformação social na América Latina. 2018. (Simpósio).

4.
Congresso Internacional de Políticas Públicas: Desafios e Perspectivas na América Latina. O ensino técnico articulado ao ensino médio: A oferta dos institutos federais em contraposição a reforma do ensino médio. 2017. (Congresso).

5.
ENPEX 2017 - XVI Jornada de Iniciação Científica e XI Mostra de Extensão.PCC como reflexão na metodologia do ensino da Educação Física e Rodas de conversa como agente promotor de saúde no ambiente escolar. 2017. (Encontro).

6.
II Simpósio Internacional de Promoção da Saúde.Rodas de conversa como agente promotor de saúde no ambiente escolar. 2017. (Simpósio).

7.
República dos Filósofos do Brasil. 2017. (Encontro).

8.
22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde: promovendo saúde e equidade. A educação em saúde no Programa Saúde na Escola: desenvolvendo uma estratégia para a promoção da saúde dos jovens. 2016. (Congresso).

9.
Jornada Catarinense de Educação Física. 2016. (Encontro).

10.
Seminário Internacional Jornadas Bolivarianas: Os rumos da crise na América Latina. 2016. (Seminário).

11.
Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão - ENPEX.O profissional de Educação Física na Saúde Coletiva: Desafios e possibilidades. 2015. (Encontro).

12.
III Semana Integrada do CCS da Univali.O profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde. 2015. (Outra).

13.
II Semana Acadêmica de Odontologia da Univali. 2015. (Outra).

14.
XI Semana Acadêmica do Curso de Educação Física da Univali. 2015. (Outra).

15.
Expo Fitness & Sports. 2014. (Feira).

16.
27ª Jopef Brasil. 2013. (Encontro).

17.
Expo Fitness & Sports. 2013. (Feira).

18.
Seminário Regional de Educação Física. 2013. (Seminário).

19.
26ª Jopef Brasil. 2012. (Encontro).

20.
Expo Fitness & Sports. 2012. (Feira).

21.
24ª Jopef Brasil. 2010. (Encontro).

22.
Encontro de ensino, pesquisa e extensão - ENPEX.A influência da Educação Física no desenvolvimento motor e cognitivo dos escolares de Brusque-SC. 2010. (Encontro).

23.
Encontro de ensino, pesquisa e extensão - ENPEX.A prática avaliativa nas séries finais do ensino fundamental do município de Brusque/SC. 2010. (Encontro).

24.
13º Meeting Balneário Camboriú. 2009. (Encontro).

25.
23ª Jopef Brasil. 2009. (Encontro).

26.
Encontro de ensino, pesquisa e extensão - ENPEX.A influência da Educação Física no desenvolvimento motor e cognitivo de escolares de Brusque/SC. 2009. (Encontro).

27.
IV Semana Acadêmica de Educação Física da Unifebe. 2009. (Outra).

28.
12º Meeting Balneário Camboriú. 2008. (Encontro).

29.
Encontro de ensino, pesquisa e extensão - ENPEX.As inteligências múltiplas e o desenvolvimento humano na perspectiva Howard Gardner e Celso Antunes. 2008. (Encontro).

30.
III Semana Acadêmica de Educação Física da Unifebe. 2008. (Outra).

31.
11º Meeting Balneário Camboriú. 2007. (Encontro).

32.
II Semana Acadêmica de Educação Física da Unifebe. 2007. (Outra).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Mikaely Fernanda Zaiaç Haveroth. Rodas de conversa como agente promotor de saúde no ambiente escolar. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Centro Universitário de Brusque, Governo do Estado de Santa Catarina. Orientador: Denis William Gripa.

2.
Maiara Negri Hentz. Rodas de conversa como agente promotor de saúde no ambiente escolar. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Educação Física - Bacharelado) - Centro Universitário de Brusque, Governo do Estado de Santa Catarina. Orientador: Denis William Gripa.



Educação e Popularização de C & T



Cursos de curta duração ministrados
1.
GRIPA, D. W.. Educação Física Escolar: Planejamento pedagógico. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Outras informações relevantes


2º colocado no concurso público do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense - IFC, edital 048/2015 para professor da carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico do quadro de pessoal permanente, para a disciplina de Educação Física.

Pesquisador colaborador na pesquisa "Impacto social do Programa Mais Médicos no estado de Santa Catarina: Realidades e Perspectivas" da chamada pública Fapesc nº 01/2014 - Programa Universal



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 11:37:44