Sulamita de Oliveira Lage

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2385794314544306
  • Última atualização do currículo em 20/09/2018


Mestre em Música (Práticas Interpretativas - Piano) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pós-Graduada em Pedagogia do Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (Uni - CBM ) em 2012 e Bacharel em Piano e Licenciada no instrumento em 2006 pela mesma universidade. Atualmente é professora no Conservatório Brasileiro de Música - Centro Universitário (CBM-CEU), Centro Universitário de Barra Mansa (UBM) e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), nos cursos de extensão. É membro da Junta Diretiva FLADEM BRASIL (2017-2019) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sulamita de Oliveira Lage
Nome em citações bibliográficas
LAGE, S. O.


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2014
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: Das rodas de Jongo à Sala de Concerto - um estudo dos padrões rítmicos do Jongo na 3ª Suite Brasileira de Lorenzo Fernandez,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Nadge Naira Alvares Breide.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Jongo - Lorenzo Fernandez - musica brasileira.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
2011 - 2012
Especialização em Pós-Graduação em Pedagogia do Piano. (Carga Horária: 360h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Título: Jongo: Uma análise na Literatura Pianística Brasileira e suas implicações práticas na execução pianística.
Orientador: Ronal Xavier Silveira.
2005 - 2006
Graduação em Licenciatura no Instrumento.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
2002 - 2005
Graduação em Bacharelado em Piano.
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.




Formação Complementar


2011 - 2011
Extensão universitária em Educação Musical: Problemáticas e Perspectivas da Educação Musical. (Carga horária: 15h).
Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.


Atuação Profissional



Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário, CBM/CEU, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4

Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de piano (curso livre), Carga horária: 8

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 4


Centro Universitário de Barra Mansa, UBM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 8


Projeto Música nas Escolas, PMNE, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Piano e Pianista da orquestra, Carga horária: 8

Vínculo institucional

2009 - 2013
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Professora de Piano e Pianista da orquestra, Carga horária: 8


Programa Integração pela Música, PIM, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professora de Piano, Carga horária: 8


Artespaço - Escola de Música e Artes, ARTESPAÇO, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: aulas de piano, Carga horária: 8


Escola Artemúsica, ARTEMÚSICA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Horista, Enquadramento Funcional: Professora de Piano, Carga horária: 8


Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Professora de Piano, Carga horária: 4



Projetos de extensão


2016 - Atual
Piano
Descrição: Estudo ordenado e progressivo do piano, enfatizando o conhecimento do teclado. Estudo de técnicas de leitura e pesquisa de repertório..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Sulamita de Oliveira Lage - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Instrumentação Musical.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2014
Mestre em Música, UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2012
Especialista em Piano, CBM/CEU - Centro Universitário Conservatório Brasileiro de Música.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
LAGE, S. O.; BREIDE, N. N. A. . Das Rodas de Jongo às Salas de Concerto: Um estudo dos Padrões Rítmicos do Jongo na 3ª Suite Brasileira de Lorênzo Fernândez. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
LAGE, S. O.; BREIDE, N. N. A. . DAS RODAS DE JONGO À SALA DE CONCERTO: UM ESTUDO DOS PADRÕES RITMCOS DO JONGO NA 3ª SUÍTE BRASILEIRA DE OSCAR LORÊNZO FERNANDEZ PARA PIANO ?. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
LAGE, S. O.. DAS RODAS DE JONGO À SALA DE CONCERTO: UM ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA 3ª SUÍTE BRASILEIRA DE OSCAR LORÊNZO FERNANDEZ PARA PIANO SOLO.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
LAGE, S. O.. DAS RODAS DE JONGO À SALA DE CONCERTO: UM ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA 3ª SUÍTE DE LORÊNZO FERNANDEZ.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LAGE, S. O.. A Ascenção do Negro. 2017. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
LAGE, S. O.. Jongo, Sua Dança e Sua Música: Expressão de Uma Identidade.. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
LAGE, S. O.. À Primeira Vista. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
LAGE, S. O.. Master Class de Piano. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
LAGE, S. O.; Cláudio Quirino . Apreciação Musical. 2009. .


Produção artística/cultural
Música
1.
LAGE, S. O.; SANTANA, E. ; AMOSU, R. . Nina Simone Vive. 2018. Interpretação.

2.
SANTANA, E. ; AMOSU, R. ; LAGE, S. O. . Nina Simone Vive. 2018. Interpretação.

3.
LAGE, S. O.; ALVES, A. L. . Duo Pretas : Danças, Histórias e Homenagens. 2018. Interpretação.

4.
ALVES, A. L. ; LAGE, S. O. . Duo Pretas: Africanias. 2017. Interpretação.

5.
LAGE, S. O.; SANTANA, E. ; AMOSU, R. . Tributo à Nina Simone. 2016. Interpretação.

6.
LAGE, S. O.; ROCHA, F. M. ; NUNES FILHO, P. G. . Mostra Jongo em Concerto. 2015. Interpretação.

7.
LAGE, S. O.. Formatura de Composição - João Gomes. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

8.
LAGE, S. O.. Formatura de Composição - João Gomes. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

9.
LAGE, S. O.. Formatura de Composição - João Gomes. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

10.
LAGE, S. O.. Formatura de Composição - João Gomes. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

11.
LAGE, S. O.. Concerto dos Alunos de Composição do CBM. 2014. Apresentação de Obra (para compositores).

12.
LAGE, S. O.. Recital de Piano - Sulamita Lage. 2014. Interpretação.

13.
LAGE, S. O.. Recital de Piano - Sulamita Lage. 2014. Interpretação.

14.
LAGE, S. O.. Master Class de Piano Angel Miguel Scebba. 2011. Interpretação.

15.
LAGE, S. O.; FANTINI, L. G. ; COSTA, M. A. . Recital de Pós-Graduação em Piano. 2011. Interpretação.

16.
LAGE, S. O.; FANTINI, L. G. ; COSTA, M. A. . Master Class de Piano Luiz Senise. 2011. Interpretação.

17.
LAGE, S. O.; FANTINI, L. G. ; COSTA, M. A. . Master Class de Piano Nadge Breide. 2011. Interpretação.

18.
LAGE, S. O.; FANTINI, L. G. ; COSTA, M. A. . Master Class de Piano Maria Teresa Soares. 2011. Interpretação.

19.
LAGE, S. O.; COSTA, M. A. ; FANTINI, L. G. . Master Class de Piano Lucia Barrenechea. 2011. Interpretação.

20.
LAGE, S. O.; FANTINI, L. G. ; COSTA, M. A. . Master Class de Piano Miriam Grosman. 2011. Interpretação.

21.
LAGE, S. O.; FANTINI, L. G. ; COSTA, M. A. . Master Class de Piano Carla Reis. 2011. Interpretação.

22.
LAGE, S. O.. Semana da Música. 2011. Interpretação.

23.
LAGE, S. O.. Compositores no Conservatório Brasileiro de Música. 2011. Diversas.

24.
LAGE, S. O.. Festa de Santa Cecília. 2009. Interpretação.

25.
LAGE, S. O.; CRUZ, L. G. T. . Master Class de Piano Luiz de Moura Castro. 2009. Interpretação.

26.
LAGE, S. O.. Festa de Santa Cecília. 2008. Interpretação.

27.
SILVEIRA, R. X. ; LAGE, S. O. . Recital de Piano - alunos do Prof. Ronal Silveira. 2008. Interpretação.

28.
Cláudio Quirino ; LAGE, S. O. . Recital de Piano e Canto. 2008. Interpretação.



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LAGE, S. O.; GORNI, C.; VIEIRA, M. S.; SILVA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Vanessa Fretas da Silva.O ensino da leitura rítmica através de instrumentos de percussão: um relato de experiencia no Projeto Volta Redonda Cidade da Música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

2.
LAGE, S. O.; GORNI, C.; VIEIRA, M. S.; SILVA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Vinicius Leonardo da Silva.Ritmo: O ensino da música através do ritmo para os alunos de percussão do Projeto Música nas Escolas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

3.
GORNI, C.; VIEIRA, M. S.; LAGE, S. O.; SILVA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Victor Carlos Santos de Oliveira.Samba e História: Um estudo etnolinguistico da História do Brasil por Meio das línguas africanas no Samba. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

4.
GORNI, C.; VIEIRA, M. S.; LAGE, S. O.; SILVA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Raphael da Silva Garcêz Rodrigues.Tambores da Memória. Um estudo de caso da múicaa dos terreiros de Umbanda: Centro Espírita Nossa Senhora da Guia, Casa de Caridade Vovó Catarina de Angola e o 1o Festival de Curimba do Sul-Fluminense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

5.
GORNI, C.; VIEIRA, M. S.; LAGE, S. O.; SILVA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Pedro José de Souza e Silva.A Conscientização dos sons: um estudo sobre Paisagens Sonoras em Volta Redonda/RJ. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

6.
LAGE, S. O.; GORNI, C.; VIEIRA, M. S.; SILVA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Matheus da Silva Abraão.Worship: a nova cultura musical evangélica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

7.
GORNI, C.; LAGE, S. O.; SILVA JUNIOR, N. S.; VIEIRA, M. S.. Participação em banca de Maheus Maciel da Silva.O Ensino de Ukulele recorrendo à plataforma Virtual: a possibilidade de ensino de música à distância. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

8.
LAGE, S. O.; SILVA JUNIOR, N. S.; GORNI, C.; VIEIRA, M. S.. Participação em banca de Matheus de Souza Maia Ramos.O violão aliado à musicoterapia: Um ensaio teórico sobre os benefícios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

9.
LAGE, S. O.; SILVA JUNIOR, N. S.; VIEIRA, M. S.; GORNI, C.. Participação em banca de João Rodrigo Nogueira Romano.O Ensino Musical e a Formação do caráter Cristão. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

10.
LAGE, S. O.; GORNI, C.; SILVA JUNIOR, N. S.; VIEIRA, M. S.. Participação em banca de Gutemberg Mamedes Martins.O ensino de instrumentos musicais no Projeto Musica nas Escolas de Barra Mansa: relato de uma experiência a partir da escrita alternativa no ensino da viola de arco. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

11.
LAGE, S. O.; GORNI, C.; PINTO, M. T. P.; SILVA JUNIOR, N. S.. Participação em banca de Clarisse Vieira Leal.O ensino de música com alunos portadores de transtorno do espectro autista: uma experiência em ambiente escolarClarisse Vieira Leal - O ensino de música com alunos portadores de transtorno do espectro autista: uma experiência em ambiente escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa.

12.
LAGE, S. O.; Greif, E. L.; RESENDE, Glauber. Participação em banca de Maria Isabel Muniz Rodrigues D' Almeida.As Trilhas Sonoras na Educação Musical. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

13.
LAGE, S. O.; BATISTA, L. M.. Participação em banca de Marcelo Victalino Sant 'Anna.A influência da filosofia oriental na obra composicional de John Cage.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Composição) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

14.
LAGE, S. O.; COSTA, R. M.. Participação em banca de Cláudio Mattos Faria Bezerra.Guitarrada, uma genuína guitarra popular brasileira.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música - Habilitação em Cordas) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

15.
LAGE, S. O.; BATISTA, L. M.. Participação em banca de Flávio Gomes dos Santos.O ensino particular de instrumento: um estudo de caso com alunos de violino.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música - Habilitação em Cordas Friccionadas (Violino)) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

16.
LAGE, S. O.; Batista, Leonardo Moraes. Participação em banca de Isabel Maria Baptista Pinhão.O canto e a caminhada: a saúde e a boa performance do cantor.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música - Habilitação em Canto) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

17.
LAGE, S. O.; RESENDE, Glauber. Participação em banca de Luís Armando de Oliveira.A educação musical e as práticas coletivas no projeto Som + Eu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

18.
LAGE, S. O.; BATISTA, L. M.; Greif, E. L.; Didier, A. R.. Participação em banca de Cláudia Coutinho.Se Aprende Na Roda!? Perspectivas Acerca da Aprendizagem Musical Em Múltiplos Contextos Educativos. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

19.
LAGE, S. O.; Greif, E. L.; Didier, A. R.; BATISTA, L. M.. Participação em banca de Gustavo Rodrigo Correia.Como Surgiram As Escolas Especializadas em Guitarra no Rio de Janeiro. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

20.
LAGE, S. O.; BATISTA, L. M.; Greif, E. L.; Didier, A. R.. Participação em banca de Fernanda Farina.Entre Graffitis Oficiais e Microrrabiscos Lícitos: Variações Acerca da Potência Rebelde Dos/Nos/ Com o Cotidiano De Uma Escola Municipal Em Vitória/ES. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

21.
LAGE, S. O.; Didier, A. R.; BATISTA, L. M.; Greif, E. L.. Participação em banca de Ahajy da Silva.Vivências em Musicalização. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Avaliação de cursos
1.
LAGE, S. O.; SILVEIRA, R. X.. Escola de Música Villa- Lobos - Porto Velho (RO). 2014. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

2.
LAGE, S. O.. Escola de Música da Universidade Católica de Petrópolis - UCP/EM. 2014. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

3.
LAGE, S. O.; Banus, U. D.. Conservatório de Vitória da Conquista - BA. 2014. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

4.
LAGE, S. O.; Banus, U. D.. Conservatório Frederic Chopin - Vitória da Conquista (BA). 2014. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

5.
LAGE, S. O.. Escolas Conveniadas- Conservatório Brasileiro de Música. 2013.

6.
LAGE, S. O.. Escola de Música da Universidade Católica de Petrópolis - UCP/EM. 2013. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

7.
LAGE, S. O.; SILVA, L. E. A.; PINTO, M. T. P.. Concurso para Orquestra Sinfonica Regional do PIM. 2011. Programa Integração pela Música.

8.
LAGE, S. O.; SILVA, L. E. A.; PINTO, M. T. P.. Concurso para Orquestra Sinfonica Regional do PIM. 2010. Programa Integração pela Música.

9.
LAGE, S. O.; PINTO, M. T. P.; SILVA, L. E. A.. Concurso para Orquestra Sinfonica Regional do PIM. 2009. Programa Integração pela Música.

10.
CRUZ, L. G. T.; LAGE, S. O.. Vestibular para bacharelado em Instrumento. 2008. Centro Universitário de Barra Mansa.

Outras participações
1.
BORBOREMA, D. M.; LAGE, S. O.. Avaliação Semestral de Instrumentos e Prática de Conjunto. 2015. Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário.

2.
LAGE, S. O.. Festival de Música de Tarituba. 2014.

3.
LAGE, S. O.; Nogueira, N.. Festival da Canção de Vassouras 2014. 2014. Programa Integração pela Música.

4.
LAGE, S. O.. Festival de Musica de Tarituba. 2012. Associação Artístico Cultural Nhandeva.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I CONVEP - Congresso Virtual de Piano. 2015. (Congresso).

2.
IV Pensando Áfricas e suas Diásporas. Das Rodas de Jongo às Salas de Concerto: Um estudo dos Padrões Rítmicos do Jongo na 3ª Suite Brasileira de Lorênzo Fernândez. 2015. (Congresso).

3.
PERFORMA 2013 - International Conference on Performance Studies. Das Rodas de Jongo às Salas de Concerto : Um estudo das implicações Práticas no "Jongo" da 3 Suite Brasileira de Oscar Lorenzo Fernandez para piano solo.. 2013. (Congresso).

4.
COPENE - Congresso Brasileiro de Pesquisadores/as Negros/as. 2012. (Congresso).

5.
III Pensando Africas e suas Diásporas e I Encontro de Antropologia e Educação. DAS RODAS DE JONGO À SALA DE CONCERTO: UM ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA 3ª SUÍTE BRASILEIRA DE OSCAR LORÊNZO FERNANDEZ PARA PIANO SOLO.. 2012. (Congresso).

6.
IV SEMINÁRIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS AFRO-BRASILEIROS E I SEMANA AFRO-PARAIBANA.DAS RODAS DE JONGO À SALA DE CONCERTO: UM ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA 3ª SUÍTE BRASILEIRA DE OSCAR LORÊNZO FERNANDEZ PARA PIANO SOLO.. 2012. (Seminário).

7.
XI Colóquio de Pesquisa do PPGM.DAS RODAS DE JONGO À SALA DE CONCERTO: UM ESTUDO DAS IMPLICAÇÕES PRÁTICAS NA 3ª SUÍTE DE LORÊNZO FERNANDEZ.. 2012. (Outra).

8.
I Fórum de Educação, Música e Cidadania.Oficina de Editoração de Patituras. 2009. (Outra).

9.
I Fórum de Educação, Música e Cidadania.Oficina Coral. 2009. (Outra).

10.
I Fórum de Educação, Música e Cidadania.Didática da Musicalização Infantil. 2009. (Outra).

11.
Workshop Pedagogia do Piano.Workshop Pedagogia do Piano. 2009. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BATISTA, L. M. ; G. D. Chagas ; DOMINGUES, G. R. ; LAGE, S. O. . II Seminário Nacional do Fladem Brasil. 2018. (Congresso).

2.
LAGE, S. O.. XVII SEMPEM - Seminário Nacional de Pesquisa em Música e I Seminário Nacional Fladem Brasil. 2017. (Congresso).

3.
LAGE, S. O.; Batista, Leonardo Moraes ; Didier, A. R. ; BOGAERTS, J. ; Greif, E. L. . FÓRUM LATINOAMERICANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL. 2015. (Outro).

4.
LAGE, S. O.; VIEIRA, M. S. ; GORNI, C. . I EPPLIM - Encontro de Práticas Musicas da Licenciatura em Música do UBM. 2015. (Outro).

5.
BREIDE, N. N. A. ; LAGE, S. O. ; RICHTER, R. . Projeto Piano Ad Libtum. 2014. (Concerto).

6.
BREIDE, N. N. A. ; LAGE, S. O. . Projeto Piano Ad Libtum. 2013. (Concerto).

7.
LAGE, S. O.. III ENCOBAMA - Encontro de Corais em Barra Mansa. 2013. (Festival).

8.
LAGE, S. O.. II ENCOBAMA - Encontro de Corais em Barra Mansa. 2011. (Festival).

9.
LAGE, S. O.. I ENCOBAMA - Encontro de Corais em Barra Mansa. 2010. (Festival).

10.
LAGE, S. O.. Concertos de Câmara. 2008. (Concerto).

11.
LAGE, S. O.. Concertos de Câmara. 2007. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Guilherme Aguiar. O jongo como Ferramenta de Educação Musical. Início: 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Raphael da Silva Garcêz Rodrigues. Tambores da Memória. Um estudo de caso da múicaa dos terreiros de Umbanda: Centro Espírita Nossa Senhora da Guia, Casa de Caridade Vovó Catarina de Angola e o 1o Festival de Curimba do Sul-Fluminense. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Sulamita de Oliveira Lage.

2.
Vanessa Freitas da Silva. O ensino da leitura ritmica traves de instrumentos de percussão: um relato de experiencia no Projeto Volta Redonda Cidade da Música. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Música) - Centro Universitário de Barra Mansa. Orientador: Sulamita de Oliveira Lage.

3.
Luiz Carlos Teixeira de Melo. Nossa Senhora dos Navegantes: Uma Performance preparada através dos movimentos pianísticos.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Bacharelado em Piano) - Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário. Orientador: Sulamita de Oliveira Lage.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/01/2019 às 9:50:29