Paula Maria Trabuco Sousa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4168433042763557
  • Última atualização do currículo em 31/08/2018


Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2013), especialização em Psicologia do Transito pela IPES ensino e evento(2017) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás(2016). Atualmente é Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Professora do Centro Universitário de Mineiros e Docente da Faculdade Morgana Potrich. Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação Sexual, Vigotsky, Formação de Professores. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)


Identificação


Nome
Paula Maria Trabuco Sousa
Nome em citações bibliográficas
Trabuco, P. M.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado em Educação.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO SEXUAL,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: TERESA CRISTINA BARBO SIQUEIRA.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Sexual; Vigotsky; Formação de Professores.
Grande área: Ciências Humanas
2016 - 2017
Especialização em Psicologia do Transito. (Carga Horária: 390h).
IPES ensino e evento, IPES, Brasil.
Título: A FALTA DE ATENÇÃO DO MOTORISTA COMO FATOR DE ACIDENTES NO TRANSITO.
Orientador: Arlene de Castro Barros.
2009 - 2013
Graduação em Psicologia.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Título: EFEITOS CURATIVOS NA DESCOBERTA DO PODER DE SER SI MESMO, ATRAVÉS DA PSICOTERAPIA FENOMENOLOGICA-EXISTENCIAL.
Orientador: TERESA CRISTINA BARBO SIQUEIRA.




Formação Complementar


2014 - 2014
Extensão universitária em Formação em Docência Superior. (Carga horária: 30h).
Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em GRUPO DE ESTUDOS EM PSICODRAMA. (Carga horária: 3h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2013 - 2013
Curso Prevenção do uso de drogas: capacitação para. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES. (Carga horária: 12h).
SECRETARIA DE ESTADO DE INDÚSTRIA E COMERCIO, SIC, Brasil.
2013 - 2013
MONITORIA DE TÉCNICAS DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICASIII. (Carga horária: 60h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2011 - 2011
Curso Introdutório 1 em Gestalt-Terapia. (Carga horária: 40h).
Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia, ITGT, Brasil.
2010 - 2011
ENGLISH COURSE. (Carga horária: 20h).
HUNTER IDIOMAS, HI, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em CONSTRUINDO A FELICIDADE. (Carga horária: 4h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em GRUPO DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES A VIDA. (Carga horária: 23h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
2010 - 2010
MONITORIA MATERIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO 2. (Carga horária: 90h).
Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica de Goiás, PUC GOIÁS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 0


Caixa Economica Federal (GO), CEF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Estagio, Enquadramento Funcional: Estagio Psicologia, Carga horária: 20


Centro Universitário de Mineiros, UNIFIMES, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Ensino, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 14

Atividades

08/2018 - Atual
Ensino, Educação Fisica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Administração e Marketing Esportivo
08/2018 - Atual
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Habilidades de Cominicação
08/2018 - Atual
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Psicomotricidade, Brincadeiras e Jogos na Educação
01/2018 - Atual
Extensão universitária , UNIFIMES, .

Atividade de extensão realizada
Formação de Professores.
01/2018 - Atual
Extensão universitária , UNIFIMES, .

Atividade de extensão realizada
Arte terapia no envelhecimento.
05/2017 - Atual
Ensino, Psicopedagogia, Nível: Pós-Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Psicopedagógico Clinico
Normas de Estágio Psicopedagógico Clinico
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso
Orientação TCC
Psicopedagogia das dificuldades de aprendizagem e Processos inclusivos
01/2018 - 06/2018
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico Supervisionado enfase Gestalt
Orientação TCC
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia Sócio Histórico Cultural
Psicologia e Práticas em Necessidades Especiais
Epistemologias e Sistemas em Psicologia: Fenomenologia e Gestalt
IESC HAbildiade de Comunicação
05/2017 - 12/2017
Ensino, Medicina, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Supervisionado Psicologia Clinica enfase Gestalt
Habilidades de Comunicação
Orientação TCC
Psicologia e Práticas Educativas
Psicologia Sócio Histórica
Teorias e Técinicas em Orientação Profissional
Teorias e Técnicas do Processo Grupal
03/2017 - 06/2017
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Habilidades de Comunicação
Neurofisiologia
Orientação de TCC
Psicologia da Educação
Psicologia Escolar
Psicologia Social Comunitária 2
Psicologia Sócio Histórica Cultural

Faculdade da Academia Brasileira de Educação e Cultura Ltda, FABEC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 12

Atividades

05/2016 - 12/2016
Ensino, Psicopedagogia Clinica e Institucional, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Avaliação Psicopedagógica
Transtornos de Aprendizagem

Faculdade Morgana Potrich, FAMP, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 39

Atividades

8/2018 - Atual
Direção e administração, FACULDADE MINEIRENSE, .

Cargo ou função
Coordenadora de Estagio.
06/2018 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , FACULDADE MINEIRENSE, .

Linhas de pesquisa
Genero
Sexualidade
01/2018 - Atual
Extensão universitária , FACULDADE MINEIRENSE, .

Atividade de extensão realizada
Psicologia Escolar.
05/2017 - Atual
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico Exame Psiquico
Estágio Básico Supervisionado Clinico Gestalt-terapia
Estudos Avançados em Psicologia
Filosofia
Psicologia Escolae
Supervisão TCC 1
Teorias e Técnicas Psicológicas - Gestalt Terapia
01/2018 - 06/2018
Ensino, Psicologia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Estágio Básico supervisionado ênfase Psicologia Escolar
Estágio Profissional 1 Enfase Clínica
Psicologia Escolar


Linhas de pesquisa


1.
Genero
2.
Sexualidade


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
A CORPOREIDADE/SUBJETIVIDADE E A EDUCAÇÃO SEXUAL NOS ESPAÇOS ESCOLARES NA CONTEMPORANEIDADE
Descrição: Essa temática ? corporeidade/subjetividade e ainda a educação sexual nos espaços escolares ? está presente na atualidade e necessita ser trabalhada nos espaços escolares. Primeiro por ser o corpo aquele que expressa as necessidades humanas e por ser para ele que convergem tanto os interesses sociais, como os políticos e os econômicos, assim como é nele que se acumula uma série de práticas e de discursos. E em segundo por ser a educação sexual nos espaços escolares de grande importância para a formação de um sujeito pleno, integral, consciente, imbuído de princípios éticos, determinação política e estética. Necessitamos de uma educação sexual emancipatória, isto é, ?uma educação sexual entendida como a formação para a compreensão plena, integral, histórica, ética, estética, psicossocialmente significativa e consciente das potencialidades sexuais humanas?. Nunes (2000, p.17). A partir da constatação de que o homem está corporalmente inserido no mundo, ou seja, de que suas relações com as outras pessoas e com os objetos são efetivadas primordialmente pelo corpo, o presente projeto tem como objetivo refletir sobre as possíveis relações entre o corpo e a subjetividade, baseando-se na fenomenologia de Merleau-Ponty (1996) e constatar que educação sexual acontece nos espaços escolares, na contemporaneidade...
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Paula Maria Trabuco Sousa - Integrante / Teresa Cristina Barbo Sirqueira - Coordenador / Aristóteles Mesquitade Lima Netto - Integrante / Valéria Soares de Lima - Integrante / Irene Silva de Abreu - Integrante / Tatiane de Paula Figueiredo - Integrante / Munik Kelly Antunes - Integrante.
2011 - 2015
A Corporeidade-Subjetividade do Licenciado de Pedagogia Formado/a pela PUC Goiás Frente às Demandas do Mercado de Trabalho
Descrição: Pretende-se investigar, analisar, refletir sobre quem são os estudantes de Pedagogia, como se apresenta à corporeidade-subjetividade desse licenciado/a de Pedagogia, formado /a pela PUC Goiás, frente às contradições existentes entre as exigências de excelência do mercado de trabalho e a formação profissional recebida no ensino superior. Assim, tendo-se esta como a premissa básica deste projeto de pesquisa, dela decorre a problematização e as escolhas teóricas que nortearão esta investigação: Que modificações ocorreram em relação a sua corporeidade-subjetividade no período em que cursaram a universidade? E o que muda em relação a sua corporeidade-subjetividade a partir do término do curso, tendo como referência às condições de trabalho, a formação continuada e as condições concretas vivenciadas por esses sujeitos. Para responder a estas questões serão realizados levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. A investigação será realizada na própria universidade durante curso e no exercício da atividade profissional do licenciado em Pedagogia, após o término do curso faremos o acompanhamento desses egressos deste curso...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Paula Maria Trabuco Sousa - Integrante / Teresa Cristina Barbo Sirqueira - Coordenador.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Projeto Nagô ? Formação de professores para o trabalho com as questões de Gênero e Sexualidade
Descrição: O projeto Nagô - iniciativa já em execução - é um projeto de extensão que visa a formação continuada de professores para o trabalho com temas transversais e que estão à margem das discussões, sobretudo daquelas do ?currículo oficial-tradicional?. O projeto tem uma característica marcante em sua composição que é a de fomentar debates sobre as questões ligadas aos Direitos Humanos e a formação cidadã, ética e moral, fator elucidado não somente para professores já em atuação, mas também daqueles em processo. Durante o ano de 2017, o projeto debruçou-se sobre as questões étnico raciais, oportunidade na qual atendeu mais de 60 pessoas. Para 2018, intenciona-se como proposta, o trabalho com as questões envolvendo gênero e sexualidade, assunto ainda marginalizado nos espaços de formação de professores. Para esta etapa do projeto tem-se como objetivo geral discutir as questões que margeiam as categorias gênero e sexualidade, proporcionando aos envolvidos mais possibilidades de conhecimento sobre estas temáticas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Paula Maria Trabuco Sousa - Coordenador / José Humberto Rodrigues dos Anjos - Integrante.
2018 - Atual
Atelie Terapeutico da 3 idade
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2018 - Atual
Famp vai à escola
Descrição: As ações serão voltadas para o estudo e o ensino de estratégias de estratégias de aprendizagem, que são comportamentos, ações, atitudes e técnicas voltadas para o aprendizado. Elas envolvem ações cognitivas de armazenamento e recuperação dos conteúdos aprendidos e ações metacognitivas, que envolvem o pensar sobre o porquê das escolhas, da seleção de determinadas ações e se reflita sobre as decisões tomadas, responsabilizando-se por seu processo de aprendizagem..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (12) .
Integrantes: Paula Maria Trabuco Sousa - Coordenador.
2017 - 2017
O brincar como processo Educativo
Descrição: O ato de brincar é a primeira atividade lúdica acessível ao ser humano e uma das primeiras possibilidades de conhecer o mundo ao seu redor. Com uma gama de variedades, as brincadeiras podem desenvolver habilidades físicas, motoras ou cognitivas. Por meio dessa ação, ele tanto desenvolve suas potencialidades, como também trabalha com suas limitações, com as habilidades sociais, afetivas, cognitivas e físicas. O brincar é ainda uma forma de expressão e comunicação consigo, com o outro e com o meio. . O educar é hoje, um desafio para os profissionais da infância; pois sabe-se que o ato de educar apresenta algumas características que o define como um aspecto formativo e que acontece ao longo dos anos por meio das experiências pessoais. Desta forma, esse projeto tem por objetivo ensinar o aluno dos cursos de Psicologia, Pedagogia e Educação física à utilizar o brincar como processo educativo e em contra partida proporcionar as crianças da cidade de Mineiros um momento de diversão e aprendizagem..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (50) .
Integrantes: Paula Maria Trabuco Sousa - Coordenador.
2017 - 2017
Saúde Mental (Setembro Amarelo)
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
Sirqueira TCB2014 Sirqueira TCB ; Trabuco, P. M. . EDUCAÇÃO SEXUAL NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Educativa (UCG), v. 16, p. 18, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Trabuco, P. M.; Sirqueira TCB ; Baldino, J.M . Educação e Memórias: Narrativas e Oralidades. 1. ed. Goiania: Editora: Espaçõ Academico, 2018.

Capítulos de livros publicados
1.
Trabuco, P. M.; Sirqueira TCB . A fenomenologia e a Dialética: de Husserl a Merleau-Ponty. In: Wilson Alves de Paiva. (Org.). Reflexões Sobre o Método. 1ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 1-189.

2.
Sirqueira TCB ; Trabuco, P. M. . O sujeito que aprende: Desafios ao tema da aprendizagem. In: Silva, Fabiany de Cassia T., Miranda, Marília Gouvea de. (Org.). Escrita da pesquisa em educação na Região Centro-Oeste. 1ed.Campo Grande, MS: Ed. Oeste, 2016, v. 2, p. 269-285.

Artigos aceitos para publicação
1.
Trabuco, P. M.; Sirqueira TCB . Relações de saber e de Poder nos discursos sobre sexualidade. Revista Educação, Psicologia e Interfaces, 2018.

2.
Trabuco, P. M.; Paula T R . A Apreensão dos discuroso sobre a sexualidade em um curso de formação de professores. PROTESTANTISMO EM REVISTA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
Trabuco, P. M.. FAmilia e Pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das politicas publicas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
Trabuco, P. M.. A importanicia da Afetividade no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
Trabuco, P. M.. Curso RT (Responsável Técnico): formação, instrução e programação financeira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
Trabuco, P. M.. Educação Sexual e Formação de Professores: nos limites das Políticas Públicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
Trabuco, P. M.; Sirqueira TCB . Educação Sexual e Formação de Professores. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
Trabuco, P. M.. Sexualidade do Idoso: quebrando pré-conceitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
Trabuco, P. M.. Sexualidade do Idoso: quebrando PRE conceitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
Trabuco, P. M.. Educação Sexual Infantil em uma perspectiva Vigotskiana. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
Trabuco, P. M.; Sirqueira TCB . Educação Trabalho e Genero. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
Trabuco, P. M.. Pare, Olhe, Siga: A dinâmica percepto-temporo espacial do existir na perspectiva da gestalt terapia. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
Trabuco, P. M.; Sirqueira TCB . Educação Sexual no Desenvolvimento Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
Trabuco, P. M.; COSTA, V. E. S. M. . Resignificando Mitos Familiares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
Trabuco, P. M.. Os dados da realidade concreta do estudante de Pedagogia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
Trabuco, P. M.; Sirqueira TCB . Sexualidade na educação Infantil pelo olhar da literatura infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
Trabuco, P. M.. Tratamento em Dependencia Quimica: Variaveis no comportamento de recaida. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
Trabuco, P. M.. TECNICAS DO PSICODRAMA NO TRATAMENTO EM DEPENDENCIA QUIMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
Trabuco, P. M.. Variáveis no Comportamento de Recaída no Tratamento em Dependencia Quimica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
Trabuco, P. M.; Monteiro A. B. T; Oliveira, E S A. Participação em banca de Maria Aparecida da Silva.Relações interpessoais do professor com os alunos no ambiente escolar: as relações que facilitam a aprendizagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

2.
Trabuco, P. M.; PETTRI, K. C.; Godinho, D. S. M. Participação em banca de Amanda Carrijo Silva.A adolescencia e a relação de professor e auluno. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

3.
Trabuco, P. M.; Monteiro A. B. T; Balz, M. Participação em banca de Clerita Paula Oliveira Castro.Transtorno de estresse pós-traumático em condutores de veículos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

4.
Trabuco, P. M.; Monteiro A. B. T; Balz, M. Participação em banca de Clerita Paula Oliveira Castro.Transtorno de estresse pós-traumático em condutores de veículos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

5.
Trabuco, P. M.; Beligni, A, M; VASCONCELOS, R. C. C. M.. Participação em banca de Moara Cabral Morais Martins.Fatores estressantes e a adaptação do paciente oncológico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Faculdade Morgana Potrich.

6.
Carvalho, C, S; Trabuco, P. M.. Participação em banca de Adriane da Silva Carneiro.Sindrome de Alienação Parental e as consequencias futuras na vida da criança e do adolescente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

7.
Trabuco, P. M.; Purificação, M. M. Participação em banca de Priscila de Sousa Queiroz.O estar e o Permanecer na escola: dados sobre o abandono escolar no Municipio de Mineiros. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

8.
Trabuco, P. M.; PETTRI, K. C.. Participação em banca de Adelaide Mariana Borges Rezende.Os desafios do ensinar crianças com dislexia: impactos psicologicos e aprendizado. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

9.
Monteiro A. B. T; Trabuco, P. M.. Participação em banca de Loana Silva.O Papel dos pais na aprendizagem da criança: uma revisão de lideratura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

10.
Trabuco, P. M.. Participação em banca de Ana Clara Viana Britto.Desafios do Professor de sala de aula. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

11.
Trabuco, P. M.; Oliveira, T. M. Participação em banca de Eles Fernanda MArtins Silva.Violencia Contra a Criança. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

12.
Trabuco, P. M.; Purificação, M. M; Silva, M R. Participação em banca de Amanda Regina de Jesus.Filosofia e Literatura como possibilidade de desenvolvimento critico da criança na educação. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros.

13.
Sirqueira TCB; Trabuco, P. M.. Participação em banca de Patricia.O despertar da sexualidade infantil. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

14.
CAPEL, JANETE HERNANDES; Trabuco, P. M.. Participação em banca de Hesly Silva dos Santos Augusto, Pamela Camila de Souza Reis.ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO EM CASOS DE ABUSO SEXUAL INFANTIL.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA.

15.
Sirqueira TCB; Parreira, G. P; Trabuco, P. M.. Participação em banca de Liane Ceolin Sturmerr.A conquista da liberdade de ser em uma visão fenomenológico-existêncial. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

16.
Sirqueira TCB; Trabuco, P. M.. Participação em banca de Juliana Marques Resende.Violência Sexual: uma visão fenomenológica. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
Trabuco, P. M.; PETTRI, K. C.. Banca Examinadora Processo Seletivo Simplificado Prof. Substituto- Edital N° 004/2017. 2017. Centro Universitário de Mineiros.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Congresso Internacional de História - História e os desafios do sexulo XXI. 2018. (Congresso).

2.
IX Semana do Pedagogo.A importancia da Afetividade no Processo de Ensino e Aprendizagem. 2018. (Encontro).

3.
Semana Didática 2018. 2018. (Simpósio).

4.
Semana Nacional Da Pessoa Com Deficiencia Intelectual e Multiplas. Familia e pessoa com deficiência: Protagonista na implementação das politicas publicas. 2018. (Congresso).

5.
Formação Continuada de Docentes Unifimes. 2017. (Encontro).

6.
III Simposio de Genero e Sexualidade: Religioes Midas e Corporreidades. Educação Sexual e Formação de Professores. 2017. (Congresso).

7.
II Semana da Psicologia. 2017. (Simpósio).

8.
II Semana Universitária e XI Encontro de Iniciação Científica.Curso RT (Responsável Técnico): formação, instrução e programação financeira. 2017. (Encontro).

9.
Projeto de Extensão: Saúde Mental (Setembro Amarelo) - Roda de Conversa: Diálogos sobre Suicídio x Depressão. 2017. (Simpósio).

10.
AnPed. Educação Sexual e formação de Professores. 2016. (Congresso).

11.
A psicologia clinica na Contemporaneidade. 2016. (Congresso).

12.
Jornada da Cidadania 2016. Educação Sexual na Formação de Professores. 2016. (Congresso).

13.
Politica de Formação de Professores.Educaçãi Sexual e Formação de Professores. 2016. (Simpósio).

14.
XII Encontro de PEsquisa em Educação da REgiao Centro OEsta. 2016. (Congresso).

15.
X Encontro de Fenomenologia do Centro Oesta. 2015. (Congresso).

16.
Xi COLÓQUIO DA LINHA DE PESQUISA ESTADO, POLÍTICAS E INSTITUIÇÕES. 2015. (Outra).

17.
COLÓQUIO DA LINHA DE PESQUISA TEORIAS. 2014. (Outra).

18.
Colóquio Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. 2014. (Congresso).

19.
I Conferência sobre Formação de Professores - I CONFOP - PIBID/UFG - Ano 2014. 2014. (Congresso).

20.
III Congresso Brasileiro de Educação Sexual UNESP-UEL VII Colóquio Internacional o dede Pesquisa sobre Formação de Professores e Educação Sexual / V Simpósio de Sexualidade Se Educação Sexual Paraná-São Paulo Santa Catarina. Educação, Trabalho e Genero. 2014. (Congresso).

21.
III Congresso Brasileiro de Educação Sexual UNESP-UEL VII Colóquio Internacional o dede Pesquisa sobre Formação de Professores e Educação Sexual / V Simpósio de Sexualidade Se Educação Sexual Paraná-São Paulo Santa Catarina. Educação Sexual Infantil em uma perspectiva Vigotskiana. 2014. (Congresso).

22.
XII Encontro de Pesquisa em Educação da Região Centro Oeste. 2014. (Encontro).

23.
XIII Encontro de Produção Cientifica de Psicologia da PUC GO. 2013. (Encontro).

24.
1 Congresso de Psicologia do cerrado. 2012. (Congresso).

25.
4 encontro de estudantes da extensao e 1 encontro de voluntariados da extensao da PUC GO.tecnicas do psicodrama no tratamento em dependencia quimica. 2012. (Seminário).

26.
O que é o ENADE? Metodologia do ENADE. 2012. (Seminário).

27.
XII Encontro de Produção Cientifica de Psicologia da PUC Goias. Tratamento em Dependencia Quimica: Variaveis no comportamento de recaida. 2012. (Congresso).

28.
XII Encontro de Produção Cientifica de Psicologia da PUC Goias.Tratamento em Dependencia Quimica: Variaveis no comportamento de recaida. 2012. (Encontro).

29.
XII Encontro de Produção Cientifica de Psicologia da PUC Goias.Tratamento em Dependencia Quimica: Variaveis no comportamento de recaida. 2012. (Encontro).

30.
XI Encontro de Produção Cientifica de Psicologia da PUC Goias. 2011. (Encontro).

31.
4 Simposio de Psicologia da Saude e Clinica. 2010. (Simpósio).

32.
6 semana de cultura e cidadania PUCGO. 2010. (Oficina).

33.
6 senama de cultura e cidadania puc go. 2010. (Oficina).

34.
IV Simpósio de Psicologia da Saúde e Clínica. 2010. (Simpósio).

35.
Palesta BodyTalk, a linguagem da saude. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Trabuco, P. M.. Mostra das Profissões - Curso de Psicologia. 2018. (Exposição).

2.
Trabuco, P. M.. I Simpósio de Psicologia da Saúde e Hospitalar. 2017. (Congresso).

3.
Trabuco, P. M.. Roda de Conversa: Movimento da Luta Antimanicomial e Saúde Mental em Mineiros-Go. 2017. (Congresso).

4.
Trabuco, P. M.. Roda de conversa: "Direitos humanos e as questões de gênero. 2017. (Congresso).

5.
Sirqueira TCB ; Trabuco, P. M. . Seminário Aposentdoria do Servidor publico. 2013. (Congresso).

6.
Trabuco, P. M.. I Congresso de Psicologia do Cerrado. 2012. (Congresso).

7.
Trabuco, P. M.; Sirqueira TCB . 4ª SEMANA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2012. (Congresso).

8.
Trabuco, P. M.; Sirqueira TCB . 5ª SEMANA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DO CURSO DE PEDAGOGIA. 2012. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Maria Carolina de Carvalho Schenkel. Motivação e estratégias de aprendizagem dos alunos de licenciatura em Psicologia e Pedagogia. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros. Orientador: Paula Maria Trabuco Sousa.

2.
Tainá Regina de Paula. A apreensão do discurso sobre a sexualidade me um curso de formação de Professores. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros. Orientador: Paula Maria Trabuco Sousa.

3.
Maykely Kymberly Oliveira. Depressão Pós Parto: Prevençao e promoção a saúde da mulher. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Morgana Potrich. Orientador: Paula Maria Trabuco Sousa.

4.
Letícia Viana Gomes. Inteligência emocional: desenvolvendo o equilíbrio das emoções. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros. Orientador: Paula Maria Trabuco Sousa.

5.
Mayara Placido Almeida. Levantamento sobre a violência de gênero em uma cidade do interior de Goiás. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros. Orientador: Paula Maria Trabuco Sousa.

6.
Josiane Batista Soares. A depressão na pós modernindade e seus reflexos na sociedade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Faculdade Morgana Potrich. Orientador: Paula Maria Trabuco Sousa.

7.
Alessantra Silva alves. Estudos comparativos entre as escolar municipais e a APAE. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros. Orientador: Paula Maria Trabuco Sousa.

8.
Râmila Silva Souza. Motivação e desmotivação de professores na escola. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Psicologia) - Centro Universitário de Mineiros. Orientador: Paula Maria Trabuco Sousa.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
Sirqueira TCB2014 Sirqueira TCB ; Trabuco, P. M. . EDUCAÇÃO SEXUAL NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Educativa (UCG), v. 16, p. 18, 2014.


Apresentações de Trabalho
1.
Trabuco, P. M.. TECNICAS DO PSICODRAMA NO TRATAMENTO EM DEPENDENCIA QUIMICA. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
Trabuco, P. M.. Variáveis no Comportamento de Recaída no Tratamento em Dependencia Quimica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
Trabuco, P. M.; Sirqueira TCB . Educação Sexual no Desenvolvimento Infantil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
Trabuco, P. M.; COSTA, V. E. S. M. . Resignificando Mitos Familiares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
Trabuco, P. M.. Educação Sexual e Formação de Professores: nos limites das Políticas Públicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Outras informações relevantes


TELEFONE PARA CONTATO 62 83004524



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 12:00:43