Vanessa Grazielli Bueno do Amaral

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3284092131860463
  • Última atualização do currículo em 04/01/2019


Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da FAAC/Unesp. Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós Graduação da FAAC/Unesp (2014). Graduada em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda pela Universidade do Sagrado Coração (2009). Técnica em Informática pelo CTI/Unesp (2005). Docente da Universidade do Sagrado Coração nos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Jornalismo e Design. Atua principalmente com os seguintes temas: tecnologias da informação e comunicação, internet, marketing digital, direito à informação, governo eletrônico, democracia digital e portais de serviços eletrônicos de governo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vanessa Grazielli Bueno do Amaral
Nome em citações bibliográficas
AMARAL, V. G. B.;AMARAL, V. G. B. do;AMARAL, VANESSA GRAZIELLI BUENO DO


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Comunicação Midiática.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Orientador: Maria Teresa Miceli Kerbauy.
2012 - 2014
Mestrado em Comunicação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Lei de Acesso à Informação e serviços eletrônicos ao cidadão: o cenário latinoamericano e as propostas para o Brasil,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador: Maria Teresa Micely Kerbauy.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2006 - 2009
Graduação em Comunicação Social - Hab. Publicidade e Propaganda.
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Título: A importância das redes sociais para os profissionais 2.0 do mercado publicitário do interior paulista.
Orientador: Vitor Pachioni Brumatti.
2003 - 2005
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Técnico Industrial "Isaac Portal Roldán" - Bauru, CTI - BAURU, Brasil.
2003 - 2005
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Técnico Industrial "Isaac Portal Roldán" - Bauru, CTI - BAURU, Brasil.
1995 - 2002
Ensino Fundamental (1º grau).
Centro Educacional SESI nº 296, SESI, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Oficina: Management 3.0 - criando equipes de alto desempenho. (Carga horária: 1h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2018 - 2018
COMO UTILIZAR A TAXONOMIA DE BLOOM PARA MELHORES RESULTADOS NO ENADE. (Carga horária: 3h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2018 - 2018
Oficina de Design Thinking. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2018 - 2018
Oficina: Os desafios da comunicação na gestão atual. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2018 - 2018
Oficina - Como aplicar avaliações rápidas com utilização do Moodle. (Carga horária: 6h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2018 - 2018
Oficina - Ensino híbrido: possibilidades metodológicas para o ensino superi. (Carga horária: 10h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2018 - 2018
PBL - Aprendizagem baseada em problemas. (Carga horária: 3h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Minicurso de Extensão: Fundamentos de EAD (on-line). (Carga horária: 30h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Palestra: A importância da voz. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Oficina: Aprendizagem baseada em Projetos. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Palestra: Metodologias ativas de aprendizagem. (Carga horária: 3h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2017 - 2017
Oficina: O uso da Lousa Digital. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2016 - 2016
E-mail Marketing. (Carga horária: 30h).
Centro de Educação Profissional Senac EAD, SENAC EAD, Brasil.
2016 - 2016
Netnografia - Comportamento do Consumidor Online. (Carga horária: 8h).
Blogando, BLOGANDO, Brasil.
2016 - 2016
Planejando campanhas de e-mail marketing na prática. (Carga horária: 20h).
Imasters Pro, IMASTERS PRO, Brasil.
2016 - 2016
Oficina: Lousa digital como recurso para metodologias ativas. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina: Como elaborar questões de prova. (Carga horária: 4h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina: Adaptação de revista para tablets. (Carga horária: 2h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2016 - 2016
Oficina: Explorando a plataforma Moodle - funcionalidades. (Carga horária: 1h).
Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
2014 - 2014
Prática docente e didática do Ensino Superior. (Carga horária: 30h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Pesquisa em Comunicação na América Latina. (Carga horária: 60h).
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
2014 - 2014
Estágio Docência. Disciplina: Cultura Brasileira. (Carga horária: 60h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Técnicas cuantitativas de investigación en comunic. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Formando pesquisadores. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Oficina Marketing Mobile. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Oficina Empreendedorismo social e a comunicação. (Carga horária: 3h).
Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso: Etnografia com mídias digitais. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa
Outras informações
Membro do Grupo de pesquisa Estado e Sociedade, da Unidade de Araraquara da Unesp. Enquadramento na linha de pesquisa Políticas Públicas e Poder Local. Líderes do Grupo: Maria Teresa Miceli Kerbauy e Carla Gandini Giani Martelli. Área predominante: Ciências Humanas; Ciência Política

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista


Grazielli & Amaral Tecnologia e Sistemas Ltda ME, G&T, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - Atual
Vínculo: Sócia-proprietária, Enquadramento Funcional: Sócia-proprietária
Outras informações
Empresa de desenvolvimento web com atuação em criação, hospedagem de sites e desenvolvimento de sistemas online.


Departamento de Água e Esgoto de Bauru, DAE-BAURU, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - 2005
Vínculo: Estágio Extra-curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atividades de programação para web e projeto para implantação de intranet.

Vínculo institucional

2004 - 2004
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Participação no projeto "Semente Digital" para inclusão digital de funcionários e seus filhos, envolvendo elaboração de apostilas, instalação e configuração de computadores e ministração das aulas.


Hibris Internte Ltda, HIBRIS, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2009
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Programadora de Internet, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2006 - 2007
Vínculo: Estágio Extra-curricular, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade do Sagrado Coração, USC, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Prof. Auxiliar I, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Membro de Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Membro de Grupo de Pesquisa
Outras informações
Líder(es) do grupo: Sonia Aparecida Cabestré Área predominante: Ciências Sociais Aplicadas; Comunicação Os integrantes do grupo de pesquisa têm divulgado as suas produções em congressos e eventos de caráter nacional e internacional, o que tem proporcionado visibilidade para o grupo e para a instituição. O lançamento da 1ª publicação do grupo, ocorrido em 30/11/13, repercutiu de forma bastante positiva no meio acadêmico de diferentes instituições que trabalham com pesquisas no campo do conhecimento da comunicação. As entidades INTERCOM (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares de Comunicação) e ABRAPCORP (Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas) divulgaram essa publicação aos associados.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 3
Outras informações
Monitora na disciplina de Métodos e Técnicas da Pesquisa em Comunicação Social

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Extensão universitária, Enquadramento Funcional: Atividade de extensão realizada, Carga horária: 3



Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2009
Prêmio Irmã Arminda, Universidade Sagrado Coração.
2009
Categoria "Pesquisa" da 2ª Mostra de Publicidade e Propaganda com o trabalho: "Pesquisa de mercado: Os meios de comunicação interna da USC são eficazes na opinião dos alunos de comunicação?", Universidade Sagrado Coração.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
AMARAL, V. G. B.2011AMARAL, V. G. B.. Redes sociais e o trabalho na sociedade da informação. Revista PJ:Br, v. 14, p. 14b, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
RIBEIRO, E. R. D. ; ROSA, L. F. G. ; SIMON, L. G. B. ; BUENO JUNIOR, M. N. ; AMARAL, V. G. B. ; LEITE, W. . Experiência Visual com Novas Narrativas ? um Estudo de Caso das Discussões Promovidas no Blogando. In: Vicente Gosciola; Glaucia Davino; Fernando Irigaray; Mariany Granato; Catarina Rodrigues. (Org.). Experimentações Narrativas, Roteiros, Mobilidade e Marketing. 1ed.Aveiro: Ria Editorial, 2018, v. , p. 63-75.

2.
RIBEIRO, E. R. D. ; SIMON, L. G. B. ; ROSA, L. F. G. ; BUENO JUNIOR, M. N. ; AMARAL, V. G. B. ; LEITE, W. . Jornalismo Digital: Quando o Instagram Stories se Transforma em Ferramenta de Comunicação da ?Grande Mídia?. In: Sandra Ruiz; Angela Grossi; Jefferson Barcellos; Aida Carvajal; Maria Cristina Gobbi; Osvando de Morais; Regilene Sarzi. (Org.). Semiótica e história, fotografia e informação. 1ed.Aveiro: Ria Editorial, 2018, v. , p. 79-90.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
AMARAL, V. G. B.; VANZINI, K. V. S. . Novas referências de democracia digital no Brasil. Plural: Observatório de Comunicação e Cidadania, Bauru/SP, 30 set. 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, V. G. B.. Cidadão na internet e governo eletrônico: análise do portal do Governo do Brasil. In: 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2018, Joinville. Anais Intercom Nacional, 2018.

2.
RIBEIRO, E. R. D. ; SIMON, L. G. B. ; ROSA, L. F. G. ; BUENO JUNIOR, M. N. ; AMARAL, V. G. B. ; LEITE, W. . Jornalismo digital: quando o Instagram Stories se transforma em ferramenta de comunicação da ?grande mídia?. In: 1o CONGRESSO INTERNACIONAL MEDIA ECOLOGY AND IMAGE STUDIES - Desafios para as narrativas imagéticas, 2018, Aveiro. Memórias Meistudies, 2018.

3.
RIBEIRO, E. R. D. ; SIMON, L. G. B. ; ROSA, L. F. G. ; BUENO JUNIOR, M. N. ; AMARAL, V. G. B. ; LEITE, W. . Experiência Visual Com Novas Narrativas ? Um Estudo de Caso das discussões promovidas no Blogando. In: 1o CONGRESSO INTERNACIONAL MEDIA ECOLOGY AND IMAGE STUDIES - Desafios para as narrativas imagéticas, 2018, Aveiro. Memórias Meistudies, 2018.

4.
AMARAL, V. G. B.; KERBAUY, M. T. M. . Lei de Acesso à Informação Pública na América Latina: um comparativo entre Brasil e México. In: 4ª Conferência ICA de Comunicação na América Latina, 2014, Brasília. Anais 4ª Conferência ICA de Comunicação na América Latina, 2014. p. 985-992.

5.
AMARAL, V. G. B.. Informação e serviço ao cidadão: análise das diretrizes brasileiras de governo eletrônico. In: XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste, 2013, Bauru/SP. INTERCOM Sudeste, 2013.

6.
AMARAL, V. G. B.. Lei de Acesso à Informação Pública brasileira: cultura e tecnologia no acesso à informação. In: IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, IV Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã, 2013, Curitiba/PR. Anais da IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã e IV Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã, 2013.

7.
AMARAL, V. G. B.. Pesquisa para, sobre e da internet: métodos, perspectivas e desafios. In: II Seminário Internacional Gênero, Sexualidade e Mídia: Desafios Éticos e Metodológicos do Presente, 2013, Bauru/SP. Coletânea de Textos, 2013.

8.
AMARAL, V. G. B.. O espelho da convergência: reflexos das obras de Muniz Sodré e Henry Jenkins. In: Semana da Comunicação - Secom 2013, 2013, Bauru/SP. Anais Semana da Comunicação 2013, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
PAIVA, C. N. F. ; AMARAL, V. G. B. do . IMPORTÂNCIA DAS CORES E SUA INFLUÊNCIA NA COMUNICAÇÃO. In: JORNADA CIENTÍFICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, 2017, Bauru. Anais - JORNADA CIENTÍFICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, 2017. p. 308-309.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMARAL, V. G. B.; PAIVA, C. N. F. . Toddy e Nescau: suas cores, suas características e a percepção de seus consumidores. In: XX Jornada Multidisciplinar: Comunicação, (des)ilusões e (des)afetos, 2018, Bauru. Caderno de Resumo, 2018. p. 45-46.

2.
PAIVA, C. N. F. ; AMARAL, V. G. B. do . Importância das cores na Identidade Visual. In: XIX JORNADAA MULTIDAICIIPLINAR ?Mídia, Política e Movimentos Sociais', 2017, Bauru. Caderno de Resumos - XIX JORNADAA MULTIDAICIIPLINAR ?Mídia, Política e Movimentos Sociais", 2017. p. 119-120.

3.
AMARAL, V. G. B. do. Acessibilidade, Usabilidade e Governo Eletrônico: análise do serviço eletrônico de solicitação de informação pública no Brasil. In: XVII Jornada Multidisciplinar, 2015, Bauru. Caderno de Resumos, 2015. p. 78-79.

4.
VANZINI, K. V. S. ; AMARAL, V. G. B. . Plural - observatório de comunicação e cidadania: avanços e perspectivas de aprimoramento após quatro anos de atuação. In: XVI Jornada Multidisciplinar: O Brasil e o Golpe de 1964 - Restrospectivas e Perspectivas, 2014, Bauru. Caderno de Resumos, 2014. p. 94-94.

5.
AMARAL, V. G. B.. Lei de Acesso à Informação e serviços eletrônicos ao cidadão: breve análise do e-SIC. In: 3ª Jornada Científica de Comunicação Social: Sintomas da Comunicação em Saúde, 2013, Bauru. 3ª Jornada Científica de Comunicação Social: Sintomas da Comunicação em Saúde - Anais, 2013. p. 168-169.

6.
AMARAL, V. G. B.. Tecnologias da Informação e Comunicação para a Cidadania. In: XIV Jornada Multidisciplinar:, 2012, Bauru. XIV Jornada Multidisciplinar:, 2012.

7.
AMARAL, V. G. B.. As redes sociais no mercado publicitário do interior paulista. In: Comsetur 2010 - Sociedade, Mídia e Regionalização, 2010, Bauru/SP. Anais do Comsetur 2010, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
IAZBEK, V. F. ; AMARAL, V. G. B. do . Profissional multi-especialista na área de comunicação. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
RIBEIRO, E. R. D. ; SIMON, L. G. B. ; ROSA, L. F. G. ; BUENO JUNIOR, M. N. ; AMARAL, V. G. B. ; LEITE, W. . Jornalismo digital: quando o Instagram Stories se transforma em ferramenta de comunicação da ?grande mídia?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
RIBEIRO, E. R. D. ; SIMON, L. G. B. ; ROSA, L. F. G. ; BUENO JUNIOR, M. N. ; AMARAL, V. G. B. ; LEITE, W. . Experiência Visual Com Novas Narrativas ? Um Estudo de Caso das discussões promovidas no Blogando. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
AMARAL, V. G. B.; PAIVA, C. N. F. . Toddy e Nescau: suas cores, suas características e a percepção de seus consumidores. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
PAIVA, C. N. F. ; AMARAL, V. G. B. do . Importância das cores e sua influência na Comunicação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
PAIVA, C. N. F. ; AMARAL, V. G. B. do . Importância das cores na Identidade Visual. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
AMARAL, V. G. B.. Acessibilidade, Usabilidade e Governo Eletrônico: análise do serviço eletrônico de solicitação de informação pública no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
VANZINI, K. V. S. ; AMARAL, V. G. B. . Plural - observatório de comunicação e cidadania: avanços e perspectivas de aprimoramento após quatro anos de atuação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
AMARAL, V. G. B.; KERBAUY, M. T. M. . Lei de Acesso à Informação Pública na América Latina: um comparativo entre Brasil e México. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
AMARAL, V. G. B.. Lei de Acesso à Informação e serviços eletrônicos ao cidadão: breve análise do e-SIC. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
AMARAL, V. G. B.. Informação e serviço ao cidadão: análise das diretrizes brasileiras de governo eletrônico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
AMARAL, V. G. B.. Lei de Acesso à Informação Pública brasileira: cultura e tecnologia no acesso à informação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
AMARAL, V. G. B.. Internet como ferramenta de pesquisa. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
AMARAL, V. G. B.. O espelho da convergência: reflexos das obras de Muniz Sodré e Henry Jenkins. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
AMARAL, V. G. B.. Tecnologias da Informação e Comunicação para a Cidadania. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
AMARAL, V. G. B.. Governo Aberto: uma justificativa teórica para a abertura de dados. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
AMARAL, V. G. B.. As redes sociais no mercado publicitário do interior paulista. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
AMARAL, V. G. B.. A importância das redes sociais para os profissionais 2.0 do mercado publicitário do interior paulista. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
AMARAL, V. G. B.. XVI Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação- CELACOM. 2012. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
AMARAL, V. G. B. do. Organização e participação Visita Técnica ao Jornal da Cidade. 2017. (Visita Técnica).

2.
AMARAL, VANESSA GRAZIELLI BUENO DO. Organização e participação Visita Técnica ao Jornal da Cidade. 2016. (Visita Técnica).

3.
AMARAL, V. G. B.; VANZINI, K. V. S. . Oficina - Lei de Acesso à Informação. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
AMARAL, V. G. B.. Membro da banca de anteprojetos dos alunos do 6º semestre do curso de Publicidade e Propaganda - disciplina Projeto de Pesquisa em Publicidade. 2014. (Banca de anteprojetos).

5.
AMARAL, V. G. B.; VANZINI, K. V. S. . Oficina - Os desafios da pesquisa na Internet. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA II : INTERNET E COMUNICAÇÃO PARA A DEMOCRACIA: A EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

7.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA III: GRAUS DE DEMOCRACIA DIGITAL EXPLORADOS NO BRASIL. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

8.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA IV: INFORMAÇÃO, IDEOLOGIA E ANÁLISE POLÍTICA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e áudio).

9.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA V: POLÍTICAS PÚBLICAS E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

10.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA VI: COMUNICAÇÃO E ATIVISMO DIGITAL. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

11.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA VII: COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA DIGITAL E DELIBERAÇÃO POLÍTICA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

12.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA VIII: DESAFIOS E NOVOS FORMATOS DE COMUNICAÇÃO PÚBICA DIGITAL. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

13.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA I : INFORMAÇÃO, INTERNET E APRENDIZADO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

14.
AMARAL, V. G. B.; VANZINI, K. V. S. ; LIBERATO, F. P. . Oficina - Comunicação pública: ferramenta para a cidadania. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

15.
AMARAL, V. G. B.. Anais XVI Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação- CELACOM. 2012. (Editoração/Anais).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
AMARAL, V. G. B. do; AZEVEDO, L. S.; FANTINI, G. A.. Participação em banca de Felipe Junqueira de Paiva Donatelli.E-commerce e usabilidade: uma confluência a favor dos idosos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

2.
AMARAL, V. G. B. do; ALMEIDA, F. T.; ROSSI, J. C.. Participação em banca de Amanda Capelli Florindo.Empoderamento feminino na publicidade: A percepção do público feminino diante das campanhas publicitárias. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

3.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; PAVELOSKI, E. M.. Participação em banca de Tamara Andrea Mantelli.Um estudo exploratório sobre a influência da campanha "DIGITAU" do banco Itaú em seus clientes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

4.
AMARAL, V. G. B. do; PETRAGLIA, A. L.; CESAR, N. B. M.. Participação em banca de Oscar Mosca de Oliveira.Memória do consumidor - Estudo de marketing sobre produtos e marcas extintos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

5.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; ALMEIDA, F. T.. Participação em banca de Marcelo Pereira Pires.O humor na publicidadee propaganda: Análise das campanhas do Posto Ipiranga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

6.
AMARAL, V. G. B. do; ROSSI, J. C.; BRUMATTI, V. P.. Participação em banca de Maiara Castequini Correia.Nenhum mundo é mais invertido do que os anos: Análise do discurso do trailer "Xuxa e o baixinho que sumiu" da Netflix. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

7.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; PASQUARELLI, B. V. L.. Participação em banca de Letícia Guiraldello Jarro.A estratégia de humor e o marketing eleitoral: Análise de campanhas políticas municipais de candidatos a vereador em 2016. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

8.
AMARAL, V. G. B. do; BRUMATTI, V. P.; LUCHESI, D.. Participação em banca de Letícia Cardoso Lima.Geração alpha e seu comportamento com o mundo das marcas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

9.
AMARAL, V. G. B. do; BRUMATTI, V. P.; FRANZON, E. C. S.. Participação em banca de Leonardo Martins Paiva.Os modelos familiares em campanhas publicitárias das marcas Doriana e Qualy. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

10.
AMARAL, V. G. B. do; FRANZON, E. C. S.; CARAM, N. R.. Participação em banca de Leonardo Garieri de Lima.Estudo de caso da marca No Stress: o papel na publicidade na construção da imagem da marca. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

11.
AMARAL, V. G. B. do; AZEVEDO, L. S.; BUENO JUNIOR, M. N.. Participação em banca de Leandro César Videira.A estratégia de marketing digital da marca Netflix na mídia social Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

12.
AMARAL, V. G. B. do; BRUMATTI, V. P.; VERAS, T. S. F.. Participação em banca de Julia Caldeira Jarussi.Estudo de caso do posicionamento da emissora SBT e seu relacionamento com o público no ambiente digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

13.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; SANTOS, P. S. A.. Participação em banca de Jéssica Damasceno de Souza.Influenciador digital como um canal de comunicação e relacionamento com o consumidor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

14.
AMARAL, V. G. B. do; ALMEIDA, F. T.; ROSSI, J. C.. Participação em banca de Jéssica Lenna de Souza Bezerra.Reposicionamento da marca SKOL: Análise peirceana da imagem da mulher nas propagandas do período de 2006 à 2009 e 2017. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

15.
AMARAL, V. G. B. do; AZEVEDO, L. S.; BRUMATTI, V. P.. Participação em banca de Jean Carlos Saraiva.Rede Globo: O elenco da emissora em campanhas publicitárias de televisão e sua influência no comportamento do consumidor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

16.
AMARAL, V. G. B. do; ALMEIDA, F. T.; ARIELO, F. S.. Participação em banca de Gabriel Quessada Santos.Comportamento online do consumidor: Análise netnográfica dos seguidores da marca Voss. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

17.
AMARAL, V. G. B. do; AZEVEDO, L. S.; BUENO JUNIOR, M. N.. Participação em banca de Felipe Gabriel da Silva.Marketing na palma da mão: SNAPCHAT como ferramenta estratégica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

18.
AMARAL, V. G. B. do; AZEVEDO, L. S.; INOUE, E. S. Y.. Participação em banca de Daniela Mantovani Serrano.Merchandisign Editorial: Análise das estratégias da FIAT no Big Brother Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

19.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; BRUMATTI, V. P.. Participação em banca de Daniel Della Barba Pereira.Estratégias de marketing para a disseminação do pôquer no Brasil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

20.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; ALVES, K.. Participação em banca de Bruna Justo Zaneti.Merchandisign no ponto de venda: Estudo sobre as motivações e o processo de decisão de compra das consumidoras da marca Melissa. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

21.
AMARAL, V. G. B. do; GASPARINI, P. T.; BRUMATTI, V. P.. Participação em banca de Beatriz Moreira Grimaldi.O impacto das redes sociais digitais no consumo de produtos de maquiagem e o comportamento de seu consumidor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

22.
AMARAL, V. G. B. do; CESAR, N. B. M.; ROSSI, J. C.. Participação em banca de Ana Bela Pizzo Crepaldi.Marketing Digital: um estudo comparativo na abordagem dos canais MTV Brasil e Multishow no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

23.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; ROSSI, J. C.. Participação em banca de Alana Dangio de Mello.Marketing verde como estratégia de posicionamento: Análise de conteúdo da comunicação da marca Natura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

24.
AMARAL, V. G. B. do; SOARES, J. M. R.; SILVA, J. C. R. P.. Participação em banca de Irvando Luiz Ferreira Godinho Júnior.Design Gráfico: Redesign da assinatura visual da marca Caio Induscar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

25.
CARAM, N. R.; BRUMATTI, V. P.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Eduardo Baldini Dorico.Estudos sobre o novo posicionamento da marca SKOL e sua repercussão no facebook.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

26.
ROSSI, J. C.; BRUMATTI, V. P.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de João Paulo Matos gonçalves Silva.Marketing governamental nas redes sociais: Estudo de caso da página da prefeitura de São Paulo no facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

27.
HOLDSCHIP, R.; BRUMATTI, V. P.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Gabriel Ita da Silva Pinto.Marketing e o Agronegócio: Desenvolvimento de Identidade Visual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

28.
PACCOLA, S. A. O.; BRUMATTI, V. P.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Awdrey Heleny Alves.O design do livro e seu poder de indução de compra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

29.
SOUZA, F. J.; MARTINS, H. P.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Débora Andrade Luciano.Comércio eletrônico: Aspectos jurídicos, gerenciais e as responsabilidades dos administradores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

30.
CARAM, N. R.; VITORELI, M. C.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Amanda Beneli Zucchi.Marketing de conteúdo no instagram como ferramenta de divulgação de empresas do setor de turismo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

31.
SILVA, J. C. R. P.; SOARES, J. M. R.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Mariela Ribeiro Delazari.Ilustrações aplicadas à campanha de conscientização sobre animais em risco de extinção. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

32.
HOLDSCHIP, R.; PACCOLA, S. A. O.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de João Fernando Delazari Júnior.Criação de marca e identidade visual para estúdio de tatuagem. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

33.
SOARES, J. M. R.; AZEVEDO, L. S.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de João Victor Bonifácio Bighetti.Proposta de interface para sistema de agendamento de consultas médicas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

34.
SOARES, J. M. R.; PACCOLA, S. A. O.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Gabriela Leopoldo Bueno da Silva.Desenvolvimento de um produto personalizável para auxiliar a gestão da produtividade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

35.
SOARES, J. M. R.; FRANZON, E. C. S.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Matheus Giansante Moquiute.Design editorial: Proposta de projeto gráfico para revista de cinema bastidores. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

36.
SOARES, J. M. R.; SILVA, J. C. R. P.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Raul Padilha Botero.O livro das Virtudes: Adaptação e ilustração de conto para literatura infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

37.
SOARES, J. M. R.; HOLDSCHIP, R.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Yago Parreira de Miranda Rosa.Facebook para designers: Guia prático de postagens e anúncios. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

38.
HOLDSCHIP, R.; PACCOLA, S. A. O.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Janaina Torres de Oliveira.Identidade visual para estúdio fotográfico. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

39.
GAZOLA, M. M.; SOARES, J. M. R.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Giulia mori Gentile.O portfólio como forma de aplicação de conhecimento e apresentação no mercado de trabalho. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

40.
GAZOLA, M. M.; SOARES, J. M. R.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Fabiana Yuri Venâncio.Organic Beauty: Maquiagem Orgânica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

41.
ALMEIDA, M. D.; PACCOLA, S. A. O.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Beatriz Ide Futata.Desenvolvimento de estampa para tapete de yoga. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

42.
AMARAL, V. G. B. do; ALMEIDA, L. S.; CARAM, N. R.. Participação em banca de Ana Carolina Arruda Jesus.Marketing Digital: Estratégias publicitárias para uma loja virtual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

43.
BRUMATTI, V. P.; CARAM, N. R.; AMARAL, V. G. B. do. Participação em banca de Larissa Aparecida Sorbo.Jovens consumidores por influência das redes sociais digitais: Uma análise da publicidade na plataforma Instagram. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

44.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; ALMEIDA, L. S.. Participação em banca de Vanessa Viana dos Santos.Youtuber: O conteúdo estratégico e tático do canal nostalgia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

45.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; BRUMATTI, V. P.. Participação em banca de Karina Ellen Silva Paulino.Publicidade digital e o consumidor "Geek": Análise da divulgação de produtos da saga Harry Potter na plataforma Facebook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

46.
AMARAL, V. G. B. do; ROSSI, J. C.; PETRAGLIA, A. L.. Participação em banca de Talita Ramos de Araújo.Marketing Social: A defesa de causas sociais em campanhas publicitárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

47.
SOARES, J. M. R.; ROSSI, J. C.; AMARAL, V. G. B. do. Participação em banca de Isabella Flora Perea.Tipografia e comportamento de consumo: Uma análise das relações entre o comportamento feminino de 1991 a 2016 e suas relações com as alterações gráficas na grafia do logotipo da marca do shampoo Seda. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

48.
AMARAL, V. G. B. do; BRUMATTI, V. P.; FERREIRA, M. F.. Participação em banca de Evelin dos Santos Nunes.Jornalismo Transmídia: Complemento entre o portal R7 e o Jornal da Record. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

49.
HOLDSCHIP, R.; BRUMATTI, V. P.; AMARAL, V. G. B. do. Participação em banca de Lucas Mineto.O case de sucesso da Dolly e a campanha Dollynho: Entendendo a motivação da compra das classes mais baixas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

50.
AMARAL, V. G. B. do; SILVA, J. C. R. P.; GAZOLA, M. M.. Participação em banca de João Pedro Ortiz Tiritan.Fotolivro: Uma evolução do foto álbum como portfólio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

51.
SILVA, J. C. R. P.; PACCOLA, S. A. O.; AMARAL, V. G. B. do. Participação em banca de Gabriela Floriano Covre Batista.Somnium: Ilustrações de tarô aplicadas a arteterapia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

52.
BRUMATTI, V. P.; CARAM, N. R.; AMARAL, V. G. B. do. Participação em banca de Leilane Cristina Rebeque.A influência da edição de imagens em campanhas publicitárias no comportamento de compra do público feminino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

53.
AMARAL, V. G. B. do; MARTINS, H. P.; ZAMBELO, E. A.. Participação em banca de Caio Vinícius Arão Ribeiro.Gestão dos serviços de tecnologia da informação nas organizações: metodologia ITIL. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

54.
AMARAL, V. G. B. do; BRUMATTI, V. P.; ZAMBELO, E. A.. Participação em banca de Lorena Remanzini da Silva.A influência das ferramentas digitais para o comércio varejista da região asa sul de Bauru. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

55.
AMARAL, V. G. B. do; BRUMATTI, V. P.; MARTINS, H. P.. Participação em banca de Caroline do Santos Castro.Como os vídeos de comprinhas vinculados pelo Youtube, afetam e influenciam a decisão de compras dos consumidores. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

56.
AMARAL, V. G. B. do; HOLDSCHIP, R.; PACCOLA, S. A. O.. Participação em banca de Karen Zanata Reia.Voilá: Design de revista impressa. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

57.
AMARAL, V. G. B. do; MATANO, F. A.; BRUMATTI, V. P.. Participação em banca de Danilo Copi.O Marketing na Economia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

58.
AMARAL, V. G. B. do; VITORELI, M. C.; FREITAS, T. P.. Participação em banca de Letícia de Oliveira Souza.Proposta de um plano de marketing digital para uma Microempresa do Interior Paulista. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

59.
AMARAL, V. G. B. do; PETRAGLIA, A. L.; PACCOLA, S. A. O.. Participação em banca de Lucas Nunes Padilha.Projeto Gráfico: Revista Type. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

60.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; VITORELI, M. C.. Participação em banca de Victor Nishimoto Ito.Marketing e patrocínio esportivo: A influência da imagem do atleta no posicionamento das empresas. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

61.
AMARAL, V. G. B. do; SILVA, J. C. R. P.; PACCOLA, S. A. O.. Participação em banca de Ana Carla Ramos de Oliveira.Ilustrações para o livro O Curioso Universo Mágico de Harry Potter. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

62.
AMARAL, V. G. B. do; PETRAGLIA, A. L.; HOLDSCHIP, R.. Participação em banca de Gabriella Cavalieri Lopes de Oliveira.Design de Identidade Visual: Clínica Odontológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

63.
AMARAL, V. G. B. do; PETRAGLIA, A. L.; PACCOLA, S. A. O.. Participação em banca de Letícia Valentim Sanches Bazan de Paula Gonçalves.Criação de identidade para clínica multidisciplinar Saber. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

64.
AMARAL, V. G. B. do; AZEVEDO, L. S.; PETRAGLIA, A. L.. Participação em banca de Gabriela Rodrigues Begosso.Revista Hoje: Projeto Gráfico de Revista Impressa e Digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

65.
AMARAL, V. G. B. do; PETRAGLIA, A. L.; FRANZON, E. C. S.. Participação em banca de José Carlos Magro Junior.O uso da imagem pelo Design Gráfico: A produção do foto livro Disorder. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

66.
AMARAL, V. G. B. do; VITORELI, M. C.; MATANO, F. A.. Participação em banca de Angélica Rodrigues Nogueira.Fidelização de clientes como diferencial competitivo. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

67.
AMARAL, V. G. B. do; INOUE, E. S. Y.; SILVA, L. Z.. Participação em banca de Raiane Carvalho Santana.A utilização do marjeting invisível pelas organizações. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

68.
AMARAL, V. G. B. do; CARAM, N. R.; ZAMBELO, E. A.. Participação em banca de Vinícius de Oliveira Gonçalves.Marketing Digital no Facebook: Uma empresa experimental no setor de Intercâmbio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade do Sagrado Coração.

69.
INOUE, E. S. Y.; SOUZA, F. J.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Larissa Furtuoso de Souza e Mayara Cristina P. Gomes de Sá.A propaganda nas mídias sociais e a relação da marca com o consumidor: Garnier Fructis "Apaga Danos". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

70.
VALDERRAMAS, R.; ANJOS, E. A.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Thiago Thadeu Dias Paluan e Liara Damiati Coppini.Marketing de serviço em ambiente digital: Estratégias de uma empresa prestadora de serviços. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

71.
SOUZA, F. J.; ROSSI, J. C.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Maria Eduarda Castellari Peternella.A relação entre a criança e a publicidade no Brasil: A legislação específica aplicada ao tema. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

72.
INOUE, E. S. Y.; CARAM, N. R.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Lilian Andressa de Pontes e Inez Maria Bittencourt de Godoy.Comunicação em saúde no Brasil: Uma análise das campanhas publicitárias do ministério da saúde de prevenção à AIDS. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

73.
VALDERRAMAS, R.; FRANZON, E. C. S.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de André Rall Daró.Criação de posters para filmes de cinema: Uma abordagem alternativa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

74.
CARAM, N. R.; FARIA, L.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Anderson Willian Castro e Giovanni Verniano.Marketing pessoal como diferencial competitivo para o profissional de Publicidade e Propaganda. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

75.
CARAM, N. R.; INOUE, E. S. Y.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Alessandra Moss Grazini.Mercado de Luxo: A gestão de marcas e as campanhas publicitárias. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

76.
BRUMATTI, V. P.; SOUZA, F. J.; AMARAL, V. G. B.. Participação em banca de Letícia Rocha.Estudo sobre o comércio digital para crianças. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração.

77.
MENIN, M.; PACCOLA, S. A. O.; AMARAL, V. G. B. do. Participação em banca de Leonardo Vicente Braga.Caixa de pizza retornável. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

78.
ROSSI, J. C.; FERREIRA, M. F.; AMARAL, V. G. B. do. Participação em banca de Djenane Silva Garcia.A importância da comunicação institucional: Um estudo de caso da empresa Correios. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração.

79.
MOIZES, F. A.; PETRAGLIA, A. L.; AMARAL, V. G. B. do. Participação em banca de Sophia Simonic.Projeto gráfico editorial: Revista Estruturada. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

80.
AMARAL, V. G. B. do; PETRAGLIA, A. L.; CASTRO, J. A. G. F.. Participação em banca de Eduardo Colazelli Guerreiro.Pixel: Projeto editorial para revista digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.

81.
AMARAL, V. G. B. do; PETRAGLIA, A. L.; MENIN, M.. Participação em banca de Eduardo Montanari Martiniak.Projeto gráfico de redesenho de capas da série Vaga-Lume. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
1° Encontro de Empreendedorismo e Inovação da Unesp.Profissional multi-especialista na área de comunicação. 2018. (Encontro).

2.
1o CONGRESSO INTERNACIONAL MEDIA ECOLOGY AND IMAGE STUDIES - Desafios para as narrativas imagéticas. Jornalismo digital: quando o Instagram Stories se transforma em ferramenta de comunicação da ?grande mídia?. 2018. (Congresso).

3.
41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. Cidadão na internet e governo eletrônico: análise do portal do Governo do Brasil. 2018. (Congresso).

4.
COMUNICA 2018. 2018. (Encontro).

5.
PLÁGIO NA COMUNICAÇÃO EM AMBIENTE DIGITAL. 2018. (Outra).

6.
SECOD 2018 - SEMANA DE ESTUDOS DO CORPO DOCENTE - A INOVAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE. 2018. (Outra).

7.
XI JORNADA DE ADMINISTRAÇÃO E II JORNADA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS. 2018. (Outra).

8.
XX Jornada Multidisciplinar: Comunicação, (des)ilusões e (des)afetos.Toddy e Nescau: suas cores, suas características e a percepção de seus consumidores. 2018. (Outra).

9.
PP ONLIVE 2017. 2017. (Encontro).

10.
V Jornada Científica de Comunicação Social.Importância das cores e sua influência na Comunicação. 2017. (Outra).

11.
XIX JORNADAA MULTIDAICIIPLINAR ?Mídia, Política e Movimentos Sociais!.Importância das cores na Identidade Visual. 2017. (Outra).

12.
XXIV FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA ? PIBIC; V FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO ? PIBITI; IV FÓRUM DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO ENSINO MÉDIO - PIBIC-EM. 2017. (Outra).

13.
Blogando Bauru. 2016. (Outra).

14.
Comunica 2016. 2016. (Outra).

15.
Semana de Estudos do Corpo Docente 2016. 2016. (Outra).

16.
I Jornada de Design e Inovação. 2015. (Outra).

17.
IV Jornada Científica de Comunicação Social - Comunicação e Mobilidade: vínculos e rupturas. 2015. (Outra).

18.
SECOD 2015 (XXXIX) - Semana de Estudos do Corpo Docente. 2015. (Outra).

19.
XVII Jornada Multidisciplinar "Diversidade, Acessibilidade e Direitos: Diálogos com a Comunicação", VIII Encontro de Direitos Humanos da Unesp "Universidade, Violências e Educação em Direitos Humanos".Acessibilidade, Usabilidade e Governo Eletrônico: análise do serviço eletrônico de solicitação de informação pública no Brasil. 2015. (Outra).

20.
4ª Conferência ICA de Comunicação na América Latina.Lei de Acesso à Informação Pública na América Latina: um comparativo entre Brasil e México. 2014. (Outra).

21.
Palestra: Perspectivas Comparadas de Pesquisa sobre Media Accountability Systems e Regulação de Mídia na União Europeia e na América Latina. 2014. (Outra).

22.
XVI Jornada Multidisciplinar "O Brasil e o Golpe de 1964: retrospectivas e perspectivas".Plural - observatório de comunicação e cidadania: avanços e perspectivas de aprimoramento após quatro anos de atuação. 2014. (Outra).

23.
2º Seminário Nacional Redes Sociais eGov. 2013. (Seminário).

24.
III Jornada Científica de Comunicação Social: Sintomas da Comunicação em Saúde.Lei de Acesso à Informação e serviços eletrônicos ao cidadão: breve análise do e-SIC. 2013. (Outra).

25.
II Seminário Internacional Gênero, Sexualidade de Mídia: Desafios Éticos es e Metodológicos do Presente.Pesquisa para, sobre e da internet: métodos, perspectivas e desafios. 2013. (Seminário).

26.
IX Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, IV Conferência Sul-Americana de Mídia Cidadã.Lei de Acesso à Informação Pública brasileira: cultura e tecnologia no acesso à informação. 2013. (Outra).

27.
Semana da Comunicação - Secom 2013.O espelho da convergência: reflexos das obras de Muniz Sodré e Henry Jenkins. 2013. (Outra).

28.
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. 2013. (Congresso).

29.
XVIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste. Informação e serviço ao cidadão: análise das diretrizes brasileiras de governo eletrônico. 2013. (Congresso).

30.
XV Jornada Multidisciplinar "A linguagem nas mídias na Era da Convergência".Métodos, perspectivas e desafios para a metodologia da pesquisa em internet. 2013. (Outra).

31.
SMSP - Social Media São Paulo. 2012. (Outra).

32.
XIV Jornada Multidisciplinar: "Mídia e Cidadania".Tecnologias da Informação e Comunicação para a Cidadania. 2012. (Encontro).

33.
XIV Jornada Multidisciplinar: "Mídia e Cidadania". 2012. (Encontro).

34.
XVI Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação- C. 2012. (Outra).

35.
II Jornada Científica de Comunicação Social. 2011. (Encontro).

36.
Palestra: Gestão Estratégica da Comunicação Integrada. 2011. (Simpósio).

37.
TechInter 2011 - Conferência sobre Carreira, Mercado de Trabalho e Novas Oportunidades em Tecnologia da Informação. 2011. (Encontro).

38.
15º Encontro de Design e Tecnologia Digital. 2010. (Encontro).

39.
Comsetur 2010 - Sociedade, Mídia e Regionalização.As redes sociais no mercado publicitário do interior paulista. 2010. (Simpósio).

40.
Comsetur 2010 - Sociedade, Mídia e Regionalização. 2010. (Simpósio).

41.
III Simpósio Internacional de Linguagens Educativas, Educação, Mídia e Cultura. 2010. (Simpósio).

42.
MaxiMídia - Seminário Internacional de Marketing e Comunicação. 2010. (Seminário).

43.
Palestra: O Posicionar-se no campo discursivo político. 2010. (Simpósio).

44.
1ª Jornada Científica de Comunicação Social.A importância das redes sociais para os profissionais 2.0 do mercado publicitário do interior paulista. 2009. (Encontro).

45.
21º Fest?Up ? Festival Universitário de Propaganda. 2009. (Encontro).

46.
I Encontro de Extensão USC ? palestra: Atitude Criativa. 2009. (Encontro).

47.
1º Festival Universitário de Propagando do Interior de Bauru e Região. 2008. (Encontro).

48.
20º Fest?Up ? Festival Universitário de Propaganda. 2008. (Encontro).

49.
III Comsetur ? Semana de Comunicação Social: Empreendedorismo e Inovação Profissional. 2008. (Simpósio).

50.
Seminário: Problemas Legais Mais Comuns no Dia-a-Dia da Propaganda. 2008. (Seminário).

51.
19º Fest?Up ? Festival Universitário de Propaganda. 2007. (Encontro).

52.
ComSeTur 2006: Criatividade e Mercado. 2006. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
AMARAL, V. G. B.. XVI Colóquio Internacional da Escola Latino-Americana de Comunicação- CELACOM. 2012. (Outro).

2.
AMARAL, V. G. B.. Evento Comemorativo dos Dez Anos dos Cursos de Comunicação Social da USC. 2008. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Iniciação científica
1.
Carla Negrim Fernandes de Paiva. PSICOLOGIA DAS CORES APLICADA ÀS MARCAS: ESTUDO DE CASO DOS LOGOTIPOS DE TODDY E NESCAU. Início: 2016. Iniciação científica (Graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ana Bela Pizzo Crepaldi. Marketing Digital: um estudo comparativo na abordagem dos canais MTV Brasil e Multishow no Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

2.
Beatriz Moreira Grimaldi. O impacto das redes sociais digitais no consumo de produtos de maquiagem e o comportamento de seu consumidor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

3.
Jean Carlos Saraiva. Rede Globo: O elenco da emissora em campanhas publicitárias de televisão e sua influência no comportamento do consumidor. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

4.
Julia Caldeira Jarussi. Estudo de caso do posicionamento da emissora SBT e seu relacionamento com o público no ambiente digital. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

5.
Leandro César Videira. A estratégia de marketing digital da marca Netflix na mídia social Facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

6.
Leonardo Martins Paiva. Os modelos familiares em campanhas publicitárias das marcas Doriana e Qualy. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

7.
Oscar Mosca de Oliveira. Memória do consumidor - Estudo de marketing sobre produtos e marcas extintos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

8.
Felipe Junqueira de Paiva Donatelli. E-commerce e usabilidade: uma confluência a favor dos idosos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

9.
Gabriel Ita da Silva Pinto. Marketing e o Agronegócio: Desenvolvimento de Identidade Visual. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

10.
Awdrey Heleny Alves. O design do livro e seu poder de indução de compra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

11.
João Paulo Matos gonçalves Silva. Marketing governamental nas redes sociais: Estudo de caso da página da prefeitura de São Paulo no facebook. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

12.
Raul Padilha Botero. O livro das Virtudes: Adaptação e ilustração de conto para literatura infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

13.
Gabriela Leopoldo Bueno da Silva. Desenvolvimento de um produto personalizável para auxiliar a gestão da produtividade. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

14.
Gabriel Quessada Santos. Comportamento online do consumidor: Análise netnográfica dos seguidores da marca Voss. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

15.
Ana Carolina Arruda Jesus. Marketing Digital: Estratégias publicitárias para uma loja virtual. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

16.
Vanessa Viana dos Santos. Youtuber: O conteúdo estratégico e tático do canal nostalgia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

17.
Karina Ellen Silva Paulino. Publicidade digital e o consumidor "Geek": Análise da divulgação de produtos da saga Harry Potter na plataforma Facebook. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

18.
Talita Ramos de Araújo. Marketing Social: A defesa de causas sociais em campanhas publicitárias. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

19.
Evelin dos Santos Nunes. Jornalismo Transmídia: Complemento entre o portal R7 e o Jornal da Record. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Jornalismo) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

20.
João Pedro Ortiz Tiritan. Fotolivro: Uma evolução do foto álbum como portfólio. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

21.
José Carlos Magro Junior. O uso da imagem pelo Design Gráfico: A produção do foto livro Disorder. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

22.
Gabriela Rodrigues Begosso. Revista Hoje: Projeto Gráfico de Revista Impressa e Digital. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

23.
Lucas Nunes Padilha. Projeto Gráfico: Revista Type. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

24.
Thiago Thadeu Dias Paluan e Liara Damiati Coppini. Marketing de serviço em ambiente digital: Estratégias de uma empresa prestadora de serviços. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

25.
Larissa Furtuoso de Souza e Mayara Cristina P. Gomes de Sá. A propaganda nas mídias sociais e a relação da marca com o consumidor: Garnier Fructis "Apaga Danos". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

26.
Eduardo Colazelli Guerreiro. Pixel: Projeto editorial para revista digital. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.

27.
Eduardo Montanari Martiniak. Projeto gráfico de redesenho de capas da série Vaga-Lume. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Design) - Universidade do Sagrado Coração. Orientador: Vanessa Grazielli Bueno do Amaral.



Educação e Popularização de C & T



Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA II : INTERNET E COMUNICAÇÃO PARA A DEMOCRACIA: A EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

2.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA III: GRAUS DE DEMOCRACIA DIGITAL EXPLORADOS NO BRASIL. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

3.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA IV: INFORMAÇÃO, IDEOLOGIA E ANÁLISE POLÍTICA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e áudio).

4.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA V: POLÍTICAS PÚBLICAS E INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

5.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA VI: COMUNICAÇÃO E ATIVISMO DIGITAL. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

6.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA VII: COMUNICAÇÃO, DEMOCRACIA DIGITAL E DELIBERAÇÃO POLÍTICA. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

7.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA VIII: DESAFIOS E NOVOS FORMATOS DE COMUNICAÇÃO PÚBICA DIGITAL. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).

8.
ROTHBERG, D. ; AMARAL, V. G. B. ; VALENCA, A. . AULA I : INFORMAÇÃO, INTERNET E APRENDIZADO. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Texto e vídeo).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/01/2019 às 17:04:53