Rita de Cássia Constantini Teixeira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4279780991636285
  • Última atualização do currículo em 01/10/2018


DOUTORANDA pelo Programa de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP/RP). Possui MESTRADO pelo programa em Educação da Universidade de São Paulo (USP/2015). ESPECIALIZAÇÃO em PRODUÇÃO TEXTUAL. Graduação em PEDAGOGIA pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (USP/FFCLRP-2015), Graduação em LETRAS/PORTUGUÊS-ESPANHOL_INGLÊS pela Faculdade de Sertãozinho ( FASERT-2003). Atualmente é Professora Universitária em Instituição de Ensino Particular, especificamente nos cursos de Pedagogia, Arquitetura e de Pós-Graduação latto sensu , orientadora de trabalhos de conclusão de cursos. Responsável pelo Programa de Iniciação Científica do Curso de Pedagogia, do Centro Universitário Barão de Mauá. Professora da Rede Pública Municipal de Ensino fundamental, ciclo II, disciplina de Português. Tendo como linha de pesquisa a Análise do Discurso Pecheuxtiana, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Análise do Discurso (USP/RP), integrante do CADEP-USP/RP- Grupo de Estudos dos Egressos da Pedagogia, integrante do grupo de Pesquisa GEDISME- Grupos de Estudo Discurso e Memória (USP/ RP), integrante do grupo de estudo de Linguagem , Argumentação e Discurso -ELAD, da Universidade Estadual de Santa Cruz. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Rita de Cássia Constantini Teixeira
Nome em citações bibliográficas
TEIXEIRA, R. C. C.;CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C

Endereço


Endereço Profissional
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRINHA.
Rua Carlos Bombonato nº1000
Jardim Paulista
14860000 - Barrinha, SP - Brasil
Telefone: (16) 39434541


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2015
Mestrado em Mestrado.
Universidade de São Paulo, FFCLRP/USP, Brasil.
Título: Escrita, autoria e (em) gêneros discursivos: o ensino de Língua Portuguesa como espaço para a constituição do autor,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Soraya Maria Romano Pacífico.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.
2005 - 2005
Especialização em Língua Portuguesa, Compreensão e Produção de Texto. (Carga Horária: 400h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
Título: A Percepção do BemXMal, da VerdadeXMentira, da LoucuraXRazão, Luz e Escuridão, na Escrita do Conto.
Orientador: Djenane Schieri Wagner Cunha.
2011 - 2015
Graduação em PEDAGOGIA.
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO", FFCL-USP, Brasil.
2000 - 2003
Graduação em LETRAS.
Faculdade de Sertãozinho, FASERT, Brasil.
Título: O Jornalismo Através dos Tempos: a relação jornalismo-literatura nos livros-repotagem Os Sertões e Diário de Bagdá (1903-2003).
Orientador: Reinaldo dos Santos.
1995 - 1998
Curso técnico/profissionalizante.
EEPSG" AURÉLIO ARRÔBAS MARTINS", ESTADÃO, Brasil.




Formação Complementar


2013
Extensão universitária em GRUPO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2011
Extensão universitária em GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE ALFABETIZAÇÃO E. (Carga horária: 192h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
CURSO BÁSICO DE LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 4h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRINHA, PREFEITURA, Brasil.
2010 - 2010
O CURRÍCULO E AS ATIVIDADES DOCENTES EM SALA DE AU. (Carga horária: 38h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em GRUPO DE PESQUISA VIOLÊNCIA INSTITUCIONAL. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
CURSO DE REDAÇÃO CIENTÍFICA E VIOLÊNCIA INSTITUCIO. (Carga horária: 40h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2007 - 2008
LIBRAS. (Carga horária: 40h).
FASERT" Faculdade de Sertãozinho", FASERT, Bósnia.
2006 - 2006
LETRA E VIDA. (Carga horária: 180h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2005 - 2006
MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO. (Carga horária: 140h).
Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária, CENPEC, Brasil.
2005 - 2005
REAPRENDENDO SEMPRE: A LÍNGUA PORTUGUESA. (Carga horária: 20h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRINHA, PREFEITURA, Brasil.
2004 - 2004
RELACIONAMENTO PROFESSOR/ALUNO-FAMÍLIA/ESCOLA. (Carga horária: 8h).
Fundação para o Desenvolvimento das artes e da comunicação, FUNDAC, Brasil.
2004 - 2004
PROGRAMA MOTIVACIONAL PARA PROFESSORES. (Carga horária: 32h).
IDORT, IDORT, Brasil.
2003 - 2004
ALFABETIZAÇÂO. (Carga horária: 200h).
Gênese Assessoria Educacional, GAE, Brasil.
2003 - 2003
ALFABETIZAÇÃO-DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. (Carga horária: 6h).
Editora Scipione, SCIPIONE, Brasil.
1998 - 2000
ENCONTROS DE ALFABETIZAÇÃO. (Carga horária: 32h).
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRINHA, PREFEITURA, Brasil.
1999 - 1999
ATUALIZAÇÃO EM DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS E PORTUGUÊS. (Carga horária: 108h).
Tirando de Letra, TL, Brasil.


Atuação Profissional



PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRINHA, PREFEITURA, Brasil.
Vínculo institucional

2004 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora PEB II, Carga horária: 30
Outras informações
Professora do Ensino Fundamental, ciclo II, efetiva no cargo de Português.

Vínculo institucional

1999 - 2004
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora PEB I, Carga horária: 40
Outras informações
Atuou neste período como Professora da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e EJA.


Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Aluno, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES -Cota Institucional (Demanda Social) pela Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.


Prefeitura Municipal de Sertãozinho, PMS, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora PEB I, Carga horária: 40


CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ, BM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Curso: Arquitetura

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Docente, Enquadramento Funcional: Curso: Pós- Graduação

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: DOCENTE, Enquadramento Funcional: Cursos: Pedagogia


Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Membro de Pesquisa, Enquadramento Funcional: Aluno



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O Discurso de Sujeitos-Adolescentes sobre Violência Escolar
Descrição: Projeto de Doutorado.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Escrita, autoria e (em) gêneros discursivos: o ensino de Língua Portuguesa como espaço para a constituição do autor
Descrição: Projeto de MESTRADO (USP).
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
Ferramentas Digitais em Apoio à Alfabetização
Descrição: Programa de Iniciação Científica.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2018 - Atual
Projeto em Regência Escolar
Descrição: Projeto em Regência Escolar.
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2018 - Atual
Periódico: Revista Vocábulo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Anál.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação..


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C2016CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C; PACÌFICO, S.M.R. . AUTORIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRODUÇÃO DE ARTIGO DE OPINIÃO. ALED bRASIL, v. 2, Nº4, p. 1, 2016.

2.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C2016CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. O trabalho com fábulas: um processo com implicação autoral. Vocábulo, v. X, p. 1-12, 2016.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Escrita, autoria e (em) gêneros discursivos: o ensino de Língua Portuguesa como espaço para a constituição do autor. In: IV Colóquio Internacional de Análise do Discusro, 2015, São Carlos. A produção dos consensos e a conquista da resistência: os discursos no nos movimentos do mundo contemporâneo. São Carlos: UFSCAR, 2015. p. 14-18.

2.
TEIXEIRA, R. C. C.. 'Escrita, autoria e(m) gêneros discursivos como espaço para a constituição do autor'. In: 62º Seminário do GEL- Instituto de Estudos da Linguagem (UNICAMP), 2014, Campinas-SP. 62º Seminário do GEL- Instituto de Estudos da Linguagem, 2014.

3.
TEIXEIRA, R. C. C.. 'Escrita, autoria e(m) gêneros discursivos como espaço para a constituição do autor'. In: XIV Simpósio Internacional de Letras e Linguística, 2013, Uberlândia-MG. GT " Discurso, arquivo e livro didático: autores e leitores em interpretação"RESUMOS DAS COMUNICAÇÕES APROVADAS - SILEL 2013, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Escrita, autoria e (em) gêneros discursivos: o ensino de Língua Portuguesa como espaço para a constituição do autor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Escrita, autoria e (em) gêneros discursivos: o ensino de Língua Portuguesa como espaço para a constituição do autor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
TEIXEIRA, R. C. C.. Escrita, autoria e (em) gêneros discursivos: o ensino de língua portuguesa como espaço para a constituição do autor. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
TEIXEIRA, R. C. C.. Brincando com a Lingua(gem). 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
TEIXEIRA, R. C. C.. Brincando com a Lingua(gem)/ Talita: a investigadora. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
TEIXEIRA, R. C. C.. Escrita, autoria e (em) gêneros discursivos: o ensino de língua portuguesa como espaço para a constituição do autor. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
TEIXEIRA, R. C. C.. Brincando com a Lingua(gem). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Contribuições da Teoria Sócio-Histórica do Letramento 2017 (Autoria de Material Didático Instrucional).

2.
TEIXEIRA, R. C. C.. A PERCEPÇÃO DO BEM X MAL, DA VERDADE X MENTIRA, DA LOUCURA X RAZÃO, LUZ X ESCURIDÃO, NA ESCRITA DO CONTO ?A BENFAZEJA?. ANÁLISE DOS ELEMENTOS ESTRUTURAIS DA NARRATIVA NO CONTO: ?A BENFAZEJA?, DO AUTOR JOÃO GUIMARÃES ROSA. 2005 (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO).

3.
TEIXEIRA, R. C. C.. O JORNALISMO ATRAVÉS DOS TEMPOS: A RELAÇÃO JORNALISMO-LITERATURA NOS LIVROS-REPORTAGEM OS SERTÕES E DIÁRIO DE BAGDÁ (1903- 2003) 2003 (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Mostra de Cinema: 2018: Escritores da Liberdade. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

2.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Direitos Humanos: Diversidade Cultural. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

3.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. XIX Semana de Pedagogia- Educação e Tecnologia: Formação de Professores e a escola do terceiro milênio. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Contribuições da Teoria Sócio-Histórica do Letramento. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Especialização Lato Sensu).

2.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Curso de capacitação para multiplicadores de Alfabetização de jovens e adultos. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
TEIXEIRA, R. C. C.. 'Produzindo Bons textos'. 2010. .

4.
TEIXEIRA, R. C. C.. Melhoria da Educação. 2006. .



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Gisele Machado da Silva. A leitura e o letramento no âmbito da biblioteca : um estudo bibliográfico. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização eLetramento) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

2.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Renato Luís Pivello. O processo de Ensino Aprendizagem nos cursos Técnicos com a utilização de Metodologias ativas. 2018. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

3.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Davi Gomes da Silva. Coordenação Pedagógica, Currículo Escolar e Participação. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão Escolar) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

4.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Gabriela Aguiar Klein. Brincadeiras e Jogos como Instrumento de Ensino e Aprendizagem. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional Escolar) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

5.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de José Elias Vital. Jogos e Brincadeiras na sala de aula: como jogos matemáticos podem ajudar a desenvolver habilidades e conhecimentos matemáticos. 2017. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia Institucional Escolar) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Eduardo M. de Oliveira / Yuri A. B. Alves.A interação em Vigostsky e seu papel na formação do pensamento. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

2.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Cristiane P. de Almeida / Daniela dos Santos da Siqueira.As relações recíprocas entre a contação de histórias, interação e o desenvolvimento da linguagem oral infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

3.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Luciano Amaro.As misérias diárias: uma análise sociolinguística da obra quarto de despejo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

4.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Ana Lúcia Marques.Perspectiva Histórica do Ensino de LP: Reflexões a partir das diferentes concepções de linguagem e gramática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

5.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Neilia F. B. Neves.O corpo em movimento: contribuições da psicomotricidade no desenvolvimento infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

6.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Cátia m. da Cruz/ Joice S. de Macedo/ Suélen P. L. Delfino.O movimento e o brincar: contribuições da psicomotricidade na educação infantil. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

7.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Ariana Gonçalves e Karina Laurenti D. Silveira.Pedagogia contaminada pelo sentimentalismo tóxico? Uma leitura crítica Podres de Mimados. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

8.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Najla R. Meneguzzi/ Pâmela R. Zanarolli.O mal-estar docente. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

9.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Caroline S. M. Chaves/ Paloma F. da Silva.O pedagogo além da sala de aula: a Pedagogia Empresarial. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

10.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Maria Julia Rocha Batiston.A infância e o brincar: a importância das brincadeiras no desenvolvimento da criança e suas transformações no decorrer dos tempos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

11.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Amanda Rosa Fracadosso/ Janaína de Oliveira.O desenvolvimento e a manifestação da sexualidade em crianças de 3 a 5 anos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

12.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Bruna Ariadne Costa Mendes/ Flavia de Cássia dos Santos.A arte na educação escolar: o desenvolvimento do desenho da criança e a formação do pedagogo para o ensino de arte. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

13.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Giovana G. Groti/ Jessica de Cássia P. Pereira.Desenvolvimento do conceito de infância: sua história, educação e participação social. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

14.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Daniele C. O. Rocha/ Isabela A. Corral/ Tayla F. Santos.Conto de fadas no desenvolvimento da criança. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

15.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Carolina de Oliveira Barboza/ Caroline Campioni Barbosa.A (re) leitura de recortes do mundo em Harry Potter. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.

16.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Participação em banca de Marta Anaísa Ramos Cordeiro / Elaine Cristina Rosa.A importância, um conto de ia dos sinais de pontuação em "Dona Custódia" um conto de Fernando Sabino. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Núcleo de Inclusão e Acessibilidade. 2018. (Encontro).

2.
Seminario Internacional de Estudios sobre Discurso Y Argumentación.O Discurso de Sujeitos-Adolescentes sobre Violência Escolar. 2018. (Seminário).

3.
V Colóquio Internacional de Análise do Discurso.A constituição do sujeito-adolescente e(em) sentidos de violência. 2018. (Outra).

4.
Capacitação do Programa Educacional "Agronegócio na Escola".Agronegócio na Escola. 2017. (Oficina).

5.
Congresso internacional de Tecnologia Educacional da ABT. Autoria e os sentidos legitimados na escola. 2017. (Congresso).

6.
O que é ser Docente- PROFCON. 2017. (Encontro).

7.
Semana de Planejamento. 2017. (Encontro).

8.
Escola sem doutrinação ou sem educação. 2016. (Encontro).

9.
Grupo de Estudos de Retórica e Argumentação. 2016. (Seminário).

10.
Inclusão de pessoas com Necessidades Especiais (NEE) no Ensino Superior. 2016. (Encontro).

11.
Ufscar - ALED. 2016. (Congresso).

12.
VI Colóquio do Cadep. 2016. (Outra).

13.
VI do Colóquio e I Instituto da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso ALED. 2016. (Congresso).

14.
III Mostra de Estágios do Curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Pretoo."Brincando com Candinho". 2015. (Outra).

15.
IV COLOQUIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE DO DSICURSO. Escrita, autoria e (em) gêneros discursivos: o ensino de Língua Portuguesa como espaço para a constituição do autor. 2015. (Congresso).

16.
THE ITALIAN EDUCATION SYSTEM: REGGIO EMILIA. SCUOLA- CITTÀ PESTALOZZI FIRENZE. 2015. (Congresso).

17.
THE ITALIAN EDUCATION SYSTEM: REGGIO EMILIA. LORIS MALAGUZZI INTERNACIONAL CENTER. 2015. (Congresso).

18.
THE ITALIAN EDUCATION SYSTEM: REGGIO EMILIA. SCUOLA MATERNA ELEMENTARE A METODO MONTESSORI. 2015. (Congresso).

19.
THE ITALIAN EDUCATION SYSTEM: REGGIO EMILIA. SCUOLA WALDORF FIRENZE. 2015. (Congresso).

20.
THE ITALIAN EDUCATION SYSTEM: REGGIO EMILIA. 2015. (Congresso).

21.
THE ITALIAN EDUCATION SYSTEM: REGGIO EMILIA. SCUOLA ELEMENTARE EDMONDO DE AMICIS. 2015. (Congresso).

22.
THE ITALIAN EDUCATION SYSTEM: REGGIO EMILIA. UNIVERSITÁ DEGLI STUDI DI MODENA E REGGIO EMILIA. 2015. (Congresso).

23.
V COLÓQUIO DO CADEP. 2015. (Outra).

24.
V COLÓQUIO DO CADEP- OFICINA DE LEITURA. 2015. (Outra).

25.
V SELL Simpósio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários.Autoria e Argumentação: a escrita no Ensino Fundamental. 2015. (Simpósio).

26.
V SIMELP SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. Escrita, autoria e (em) gêneros discursivos: o ensino de Língua Portuguesa como espaço para a constituição do autor. 2015. (Congresso).

27.
V SIMELP SIMPÓSIO MUNDIAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015. (Congresso).

28.
I Seminário do Grupo de Estudos em Análise do Discurso. 2014. (Seminário).

29.
Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Da leitura literária à produção de textos. 2014. (Seminário).

30.
Finais de Tarde com LaLeDe / Laboratório de Linguagem e Educação Especial.Classe Hospitalar. 2013. (Seminário).

31.
III Colóquio do CADEP. 2013. (Outra).

32.
III Colóquio do CADEP.Clássicos da literatura como direito das crianças: múltiplas possibilidades de trabalho em sala de aula. 2013. (Outra).

33.
XI Semana da Educação / Os diferentes espaços de atuação Pedagogo.Oficina de Coral. 2013. (Oficina).

34.
XI Semana da Educação / Os diferentes espaços de atuação Pedagogo.Classe Hospitalar. 2013. (Outra).

35.
XI Semana da Educação / Os diferentes espaços de atuação Pedagogo.Educação de Jovens e Adultos. 2013. (Outra).

36.
XI Semana da Educação / Os diferentes espaços de atuação Pedagogo.Educação no/do Campo. 2013. (Outra).

37.
XI Semana da Educação / Os diferentes espaços de atuação Pedagogo.Educação Prisional. 2013. (Outra).

38.
XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística.XIV Simpósio Nacional de Letra e Linguística e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2013. (Simpósio).

39.
8º Jornada da Educação "Professor José Roberto dos Santos".A Bela e a Fera. 2012. (Oficina).

40.
I Assembléia do DEDIC / FFCLRP / USP.Planejando os passos em Ensino, Pesquisa, Extensão e Organização do Departamento. 2012. (Encontro).

41.
Mesa Redonda Políticas de Formação de professores no Brasil.Dilemas na atualidade. 2012. (Outra).

42.
X Semana da Educação / FFCLRP/ USP.Construção de Bonecas Abayomi. 2012. (Oficina).

43.
X Semana da Educação / FFCLRP/ USP.Cantigas de Roda. 2012. (Oficina).

44.
X Semana da Educação / FFCLRP/ USP.Discurso e Literatura: diálogos para a educação. 2012. (Outra).

45.
7ª Semana Municipal de Educação " Professor José Roberto dos Santos".Sentir, pensar, agir. 2011. (Oficina).

46.
ARE- Academia Ribeirão-Pretana de Educação.Encontro Regional de Educação. 2011. (Encontro).

47.
III SELL- Simpósio de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM. 2011. (Simpósio).

48.
III SELL-Simpósio de Estudos Linguísticos e Literrários da UFTM.Área de Leitura e Letramento. 2011. (Simpósio).

49.
6ª Jornada Municipal de Educação.Atitudes de Valor- Produção Textual. 2010. (Oficina).

50.
5ª Jornada Municipal de Educação- Professor José Roberto dos Santos.Nossa Língua Portuguesa. 2009. (Oficina).

51.
4ª Jornada Municipal de Educação e Cultura-" Professor Roberto dos Santos"."A música na formação integral do ser humano". 2008. (Oficina).

52.
I Fórum Educacional André Maria.Quando a Educação Deseduca. 2008. (Oficina).

53.
I Fórum Educacional André Maria.Educação Inclusiva no Brasil: sonho ou realidade?. 2008. (Encontro).

54.
3ª Jornada Municipal de Educação e Cultura-" Professor José Roberto Dos Santos".AGROVIDA. 2007. (Oficina).

55.
2ª Jornada de Educação e Cultura-" Professor José Roberto dos Santos".Diferenças, acolhimento e ética. 2006. (Oficina).

56.
Oficina Multiplicadora.A Dança para Construir a Auto Estima. 2006. (Oficina).

57.
Oficina Multiplicadora.Brinquedos e Brincadeiras Folclóricas. 2006. (Oficina).

58.
"Novas Formas de Ensinar, Novas Formas de Aprender, Transformando Informação em Conhecimento". 2005. (Encontro).

59.
TECFAD Educacional.1ª Semana de Educação de Barrinha. 2003. (Oficina).

60.
PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRINHA.A Pedagogia dos Projetos. 2001. (Oficina).

61.
I Semana FASERT de Educação.A literatura infantil na construção da cidadania/ A literatura e a escola. 2000. (Encontro).

62.
Curso de Alfabetização. 1999. (Seminário).

63.
Conferência Para Educadores. 1998. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. XVIII Semana de Pedagogia. 2016. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Giovana Leitão/ Gabriela Zanin. Métodos de alfabetização. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. (Orientador).

2.
Jessica Tháis Lourenço. Desconstrução dos sentidos legitimados. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. (Orientador).

3.
Vanessa Borsato/ Iasmin Conti Fargnoli. Formações de leitores e estratégias pedagógicas. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. (Orientador).

4.
Tainá F. de Souza/ Flávia Loureiro. Alfabetização e letramento oferecendo um espaço de acesso. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. (Orientador).

5.
Jessica Gerace. Literatura Fantasiosa. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. (Orientador).

Iniciação científica
1.
Adriele Urbinati. Estudo e Desenvolvimento de Ferramentas Digitais para apoio à Alfabetização. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
Giovana Martignon Morelato Bianchi. Oralidade na sala de aula: a voz e a vez da criança. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização eLetramento) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

2.
Jackeline Alexandre Negrão. Produção de Texto nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização eLetramento) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

3.
Kézia da Silva Pessoa. Alfabetizar Letrando: a importância da leitura e da literatura. 2018. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização eLetramento) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

4.
Laís Martins Alves. A importância da leitura para a aquisição da linguagem escrita. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização eLetramento) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

5.
Stela Ramos Alberani. Preconceito Linguístico: uma reflexão sobre a variedade linguística em sala de aula. 2017. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Alfabetização eLetramento) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Beatris Staibano Bighi. A brincadeira e o movimento de leitura e escrita nas séries iniciais do ensino fundamental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

2.
Maria Rita B. Silva/ Maria Solange G. Soares. O espaço do dizer e a disputa de sentidos pelo viés da literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

3.
Ana Carolina P. Alves/ Nathália C. S. de Souza. A dificuldade da criança no processo de escrita e leitura e a possibilidade do dizer. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

4.
Carla Cristina Santos Costa. Hipóteses de escrita e leitura para pensar o processo de alfabetização. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

5.
Beatriz Chinarelli Teixeira/ Fátima Silva Candeias. Contação de história na educação infantil: o espaço do dizer e a disputa dos sentidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

6.
Damiana Aparecida Nunes de Paula/ Ester Orlando Serafim. A importância dos gêneros discursivos no processo de alfabetização e letramento. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

7.
Bruna Maria de Souza Marques/ Caroline Balsamo. Método Montessori: espçaço de escolha e aprendizado. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

8.
Thaís Santos Kuguio Moreira. Literatura Infantil: movimento de sentidos. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

Iniciação científica
1.
Letícia Rosa da Silva Souza. Jogo digital: um movimento autoral de leitura. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

2.
Lívia dos Santos Ignácio. Estudo e Desenvolvimento de Ferramentas Digitais para Apoio à Alfabetização. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.

3.
Lívia dos Santos Ignácio. Estudo e Desenvolvimento de Ferramentas Digitais para apoio à Alfabetização. 2016. Iniciação Científica. (Graduando em Pedagogia) - Universidade de São Paulo. Orientador: Rita de Cássia Constantini Teixeira.



Inovação



Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Escrita, autoria e (em) gêneros discursivos: o ensino de Língua Portuguesa como espaço para a constituição do autor. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Desenvolvimento de material didático ou instrucional
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Contribuições da Teoria Sócio-Histórica do Letramento. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Especialização Lato Sensu).


Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. Direitos Humanos: Diversidade Cultural. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
CONSTANTINI-TEIXEIRA, R.C. XVIII Semana de Pedagogia. 2016. (Outro).



Outras informações relevantes


ATUALMENTE INTEGRANTE DO GRUPO DE ESTUDOS EM ANÁLISE DO DISCURSO, E DO CENTRO DE APRENDIZAGEM DOS EGRESSOS DE PEDAGOGIA (CADEP), REALIZADOS NA FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO, UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO/ USP, SOB A COORDENAÇÃO DA PROFª DRª SORAYA MARIA ROMANO PACÍFICO.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 4:19:33