Sávio Salvarino Teles de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1905829499839846
  • Última atualização do currículo em 01/02/2017


Mestre em CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO pela Universidade Federal de Goiás (2013). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Distribuídos, GeoProcessamento e Big Data. Trabalha desde 2008 no desenvolvimento de uma plataforma de processamento de operações espaciais em Big data, desenvolvendo algoritmos espaciais paralelos e distribuídos. Possui conhecimento na área de Recuperação de Informações, desenvolvimento de aplicações Web (Java, Spring, Ajax (dwr), JavaScript, XMPP) e com a modelagem de aplicações distribuídas. Participou de projetos na área de Big Data tendo trabalhado com Hadoop, Spark, Flink, Storm, Kafka, Elasticsearch, Cassandra e MongoDB. Atualmente, é aluno regular do curso de Doutorado no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás explorando técnicas e ferramentas de Big Data para análises de séries temporais de imagens de sensoriamento remoto. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sávio Salvarino Teles de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, S. S. T.


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciências da Computação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Orientador: WELLINGTON SANTOS MARTINS.
Coorientador: WELLINGTON SANTOS MARTINS.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás, FAPEG/GO, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: DistJoin: Plataforma de Processamento Distribuído de Operações de Junção Espacial com Bases de Dados Dinâmicas,Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Vagner José do Sacramento Rodrigues.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: GEOPROCESSAMENTO; Junção Espacial; R-Tree; SISTEMAS DISTRIBUÍDOS.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação / Especialidade: Sistemas Distribuídos.
Setores de atividade: Outras atividades profissionais, científicas e técnicas.
2005 - 2009
Graduação em CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: IMPLEMENTAÇÃO DE UMA R-TREE DISTRIBUÍDA PARA SUPORTE A APLICAÇÕES LBA.
Orientador: VAGNER JOSÉ DO SACRAMENTO RODRIGUES.




Formação Complementar


2007 - 2010
Extensão universitária em Curso básico e intermediário de língua inglesa. (Carga horária: 480h).
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.


Atuação Profissional



goGeo - High Performance Maps Platform, GOGEO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 40
Outras informações
A goGeo é uma plataforma de mapas de alta performance desenvolvida para facilitar o desenvolvimento de aplicações Geo Big Data. Na goGeo trabalho diariamente resolvendo problemas de Geo Big Data utilizando técnicas de Sistemas Distribuídos, Algoritmos Paralelo, Recuperação de Informações e Bancos de Dados Distribuídos.


Cuia Internet Brasil, CUIA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de Sistemas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


LabTime, LABTIME/UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2010
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Analista de sistemas, Carga horária: 40



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Plataforma GIS de Alta Performance para Processamento em Tempo Real de Grande Volume de Dados em Smart Grid
Descrição: Implantação de uma Plataforma de Big Data com suporte a Geoprocessamento capaz de explorar os dados de Medição em LARGA ESCALA para definição do padrão do comportamento de consumo das UCs..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
EXPLORANDO ANÁLISES DE GEOSPATIAL BIG DATA PARA O DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÕES DE LOCATION INTELLIGENCE E LOGÍSTICA
Descrição: O objetivo deste projeto é desenvolver uma PaaS (Platform as a Service) para abstrair a complexidade de desenvolvimento de aplicativos de Logística, Location Intelligence e Location Based Services que demandam armazenamento e processamento de Geospatial Big Data para prover serviços inovadores ao mercado. Desta forma, ISVs e grandes empresas, poderão usar a plataforma, via API, online, para desenvolver aplicações que explorem a informação baseada em localização para criar aplicativos inusitados com menor custo, tempo e risco..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2012 - 2013
Framework de Monitoramento e Gerenciamento para Planejamento de Capacidade e Gestão Dinânica de Recursos Computacionais de Aplicações ERP Distribuídas em Nuvem
Descrição: Apesar do Planejamento de Capacidade em Nuvem Computacional ser fundamental existem diversas questões que o tonam extremamente complexo de ser implementado de forma assertiva, pois a quantidade de vaiáveis envolvidas e seus possíveis estados é muito grande. Em função disto, todo o comportamento da aplicação e sistemas computacional em Nuvem deve ser monitorado e gerenciado adequadamente. O objetivo deste projeto é desenvolver uma solução de monitoramento e gerenciamento dos recursos computacionais (Hardware e Software) que podem servir de base para o planejamento de capacidade de uma aplicação Nuvem. Esta solução deverá permitir a modelagem do comportamento da aplicação em Nuvem durante a sua execução ou migração entre diferentes máquinas físicas. Para isto, serão desenvolvidas e integradas em um framework diferentes componentes de monitoramento e gerenciamento que irão coletar dados e atuar no comportamento da aplicação ERP. As informações coletadas pelo Framework de monitoramento serão utilizadas como imput para os modelos de predição de capacidade de hardware. De forma complementar também será realizada uma avaliação das variáveis que mais impactam nos modelos estatísticos de predição de capacidade de aplicações ERP distribuídas em uma nuvem privada. Este estudo permitirá a definição e/ou aprimoramento de novos modelos e algoritmos para estimativa de recursos computacionais para atender aplicações cujos componentes estejam distribuídos em um cluster de computadores.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sávio Salvarino Teles de Oliveira - Integrante / Vagner José do Sacramento Rodrigues - Coordenador / Marcelo Cardoso de Castro - Integrante / Anderson Rogério Cunha - Integrante / Everton Lima Aleixo - Integrante.
2010 - 2012
SIGMA - Sistema de Infomração Geográfica para Monitoramento Ambiental

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Vagner José do Sacramento Rodrigues em 05/10/2013.
Descrição: Num país de tamanho continental como o Brasil, a tarefa de monitorar as agressões ao meio ambiente de forma efetiva e em larga escala é ainda um problema em aberto tanto na academia quanto nas soluções comerciais. De fato, este é um problema estratégico para os governos e ONGs no movimento de preservação ambiental que paira no mundo e, naturalmente, estão em busca de soluções que os auxiliem nessa tarefa. Em função disto, o objetivo deste projeto é desenvolver um sistema georeferenciado altamente escalável para monitoramento ambiental dos biomas terrestres (ex. cerrado, amazônia, mata atlântica). Esse sistema será capaz de processar um grande volume de dados espaciais para analisar e correlacionar, em tempo-real, eventos complexos tal como o aumento do desmatamento ou incêndios próximos a leito de rios, áreas de preservação ambiental, etc.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sávio Salvarino Teles de Oliveira - Integrante / Adriano Pereira Xavier - Integrante / Vagner José do Sacramento Rodrigues - Coordenador / Marcelo Cardoso de Castro - Integrante / Pedro Ivan de Albuquerque Lima - Integrante / Everton Lima Aleixo - Integrante / Roberto Rodrigues Junior - Integrante.Financiador(es): Dell Computadores do Brasil - Auxílio financeiro.
2008 - 2010
Plataforma de Middleware Geoprocessamento Distribuído e Escalável
Descrição: O mundo está se tornando cada vez mais georreferenciado. Base de dados com referências geográficas sobre postos de gasolina, farmácias, pontos turísticos, lojas, hotéis, locais de alta-periculosidade, dentre outros, estão cada vez mais comum e baratas. Iniciativas como a do Senso IBGE 2010, que está georreferenciando toda a pesquisa feita em campo, permitirá conhecermos a distribuição geográfica não somente dos artefatos físicos, mas também das questões sócias-econômicas-culturais da população brasileira como quantidade de pessoas e renda das famílias, grau de escolaridade, dentre outros. Essas informações são estritamente importantes para o governo tomar decisões e para o mercado prover serviços LBS para os usuários. As possibilidades são infinitas. No entanto, para explorá-las, faz-se necessário um sistema que permita cruzar terabytes de dados georreferenciados com a localização de milhares de usuários/objetos, simultaneamente. Para isto, este projeto visa desenvolver uma plataforma de middleware de geoprocessamento escalável que implementa uma estrutura de indexação de dados espaciais de forma distribuída. Esta plataforma permitirá que seja feito, simultaneamente, centenas de cruzamento entre a localização de um objeto/pessoa com o mapeamento georreferenciado de lojas, rodovias, pontos turísticos, áreas de alta periculosidade visando descobrir eventos do interesse do usuário tais como promoções de produtos ofertados por lojas co-localizadas, desmatamentos próximos a rios, queimadas em áreas de preservação, etc. Esta plataforma servirá de base para desenvolvermos diversos tipos de aplicações LBS de larga escala..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Sávio Salvarino Teles de Oliveira - Integrante / Vagner José do Sacramento Rodrigues - Coordenador / Marcelo Cardoso de Castro - Integrante / Everton Lima Aleixo - Integrante / Roberto Rodrigues Junior - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Sistemas Distribuídos.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: GeoProcessamento.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, W. B.2016OLIVEIRA, W. B. ; OLIVEIRA, S. S. T. ; CARDOSO, K. V. ; SAULO, H. ; RODRIGUES, V. J. S. . A METHOD FOR LOCATION RECOMMENDATION VIA SKYLINE QUERY TOLERANT TO NOISED GEOREFERENCED DATA. Revista Brasileira de Cartografia (Impresso), v. 68, p. 1087-1096, 2016.

2.
OLIVEIRA, S. S. T.2015 OLIVEIRA, S. S. T.; SOUZA FILHO, J. F. ; RODRIGUES, V. J. S. ; CASTRO, M. C. ; CARVALHO, S. T. . A NEW TECHNIQUE FOR VERIFYING THE CONSISTENCY OF DISTRIBUTED R-TREES. Journal of Information and Data Management - JIDM, v. 6, p. 59-70, 2015.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, S. S. T.; CASTRO, M. C. ; SANTOS, W. M. V. ; COSTA, P. C. P. ; RODRIGUES, V. J. S. ; MARTINS, W. S. . A new Platform for Time-Series Analysis of Remote Sensing Images in a Distributed Computing Environment. In: XVII Brazilian Symposium on GeoInformatics, 2016, Campos do Jordão. Brazilian Symposium on GeoInformatics. São José dos Campos: MCTIC/INPE, 2016. p. 128-139.

2.
OLIVEIRA, S. S. T.; ALEIXO, E. L. ; FREITAS, M. F. E. ; MARTINS, W. S. . PNDVI: Um novo Algoritmo para Processamento Paralelo do índice de vegetação NDVI. In: Escola Regional de Informática de Goiás, 2016, Goiânia. IV Escola Regional de Informática de Goiás. Goiânia: Escola Regional de Informática de Goiás, 2016. v. 4. p. 235-248.

3.
OLIVEIRA, W. B. ; SAULO, H. ; OLIVEIRA, S. S. T. ; RODRIGUES, V. J. S. ; CARDOSO, K. V. . A Method for Location Recommendation via Skyline Query Tolerant to Noisy Geo-referenced Data. In: XVI Brazilian Symposium on Geoinformatics, 2015, Campos do Jordão - SP. Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Geoinformatics, 2015.

4.
CUNHA, A. R. ; OLIVEIRA, S. S. T. ; ALEIXO, E. L. ; CASTRO, M. C. ; BORGES, T. ; RODRIGUES, V. J. S. . Processamento Distribuído da Junção Espacial de Múltiplas Bases de Dados - Multi-way Spatial Join. In: XXXIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2015, Vitória - ES. Anais do SBRC 2015, Dinâmicas, Sociais e Orientadas a Conteúdo / 33º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Porto Alegre- RS: Sociedade Brasileira de Computação, 2015. p. 165-178.

5.
OLIVEIRA, S. S. T.; SOUZA FILHO, J. F. ; CASTRO, M. C. ; RODRIGUES, V. J. S. ; CARVALHO, S. T. . RDebug: A New Debugging Technique for Distributed R-Trees. In: XV Brazilian Symposium on Geoinformatics, 2014, Campos do Jordão - SP. Proceedings of the XV Brazilian Symposium on Geoinformatics. São José dos Campos (SP): INPE, 2014. p. 49-60.

6.
OLIVEIRA, S. S. T.; RODRIGUES, V. J. S. ; CASTRO, M. C. ; BORGES, T. ; CUNHA, A. R. ; ALEIXO, E. L. ; RODRIGUES JUNIOR, R. . Processamento Distribuído de Operações de Junção Espacial com Bases de Dados Dinâmicas para Análise de Informações Geográficas. In: Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2013, Brasília. XXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2013. v. 31. p. 1009-1022.

7.
BORGES, T. ; RODRIGUES, V. J. S. ; OLIVEIRA, S. S. T. ; LIMA, P. I. A. ; CASTRO, M. C. . DSI-RTree - Um Índice R-Tree Escalável Distribuído. In: XXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, 2011, Campo Grande. XXIX Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Porto Alegre - RS: Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2011. p. 719-732.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, S. S. T.; CUNHA, A. R. ; RODRIGUES, V. J. S. ; MARTINS, W. S. . Uma Nova Técnica de Semi-Junção para Redução do Tráfego de Dados na Rede na Junção Espacial Distribuída. In: XVI Brazilian Symposium on Geoinformatics, 2015, Campos do Jordão - SP. Proceedings of the XVI Brazilian Symposium on Geoinformatics. São José dos Campos (SP): INPE, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, S. S. T.; CASTRO, M. C. ; SANTOS, W. M. V. ; COSTA, P. C. P. ; RODRIGUES, V. J. S. ; MARTINS, W. S. . A new Platform for Time-Series Analysis of Remote Sensing Images in a Distributed Computing Environment. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
OLIVEIRA, S. S. T.; CUNHA, A. R. ; RODRIGUES, V. J. S. ; MARTINS, W. S. . Processamento da Junção Espacial Distribuída utilizando a técnica de Semi-Junção Espacial. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
OLIVEIRA, S. S. T.; SOUZA FILHO, J. F. ; RODRIGUES, V. J. S. ; CASTRO, M. C. ; CARVALHO, S. T. . RDebug: A New Debugging Technique for Distributed R-Trees. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
OLIVEIRA, S. S. T.; RODRIGUES, V. J. S. ; CUNHA, A. R. ; ALEIXO, E. L. ; BORGES, T. ; CASTRO, M. C. ; RODRIGUES JUNIOR, R. . Processamento Distribuído de Operações de Junção Espacial com Bases de Dados Dinâmicas para Análise de Informações Geográficas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
BORGES, T. ; RODRIGUES, V. J. S. ; OLIVEIRA, S. S. T. ; LIMA, P. I. A. ; CASTRO, M. C. . DSI-RTree - Um Índice R-Tree Escalável Distribuído. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
OLIVEIRA, S. S. T.; RODRIGUES, A. C. . Sistema de Controle de Inventário (Sicoi). 2009.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XV Brazilian Symposium on Geoinformatics.RDebug: A New Debugging Technique for Distributed R-Trees. 2014. (Simpósio).

2.
Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.Processamento Distribuído de Operações de Junção Espacial com Bases de Dados Dinâmicas para Análise de Informações Geográficas. 2013. (Simpósio).

3.
Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos.DSI-RTree - Um Índice R-Tree Escalável Distribuído. 2011. (Simpósio).

4.
CONPEEX. 2008. (Congresso).

5.
CONPEEX. 2007. (Congresso).

6.
XII Olímpiada de Matemática do Estado de Goiás. 2003. (Olimpíada).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
OLIVEIRA, S. S. T.; RODRIGUES, A. C. . Sistema de Controle de Inventário (Sicoi). 2009.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 3:12:56