Clarissa Haas

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6194230748165406
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Pedagoga (UNISC). Mestre e Doutora em Educação (PPGEDU/UFRGS). Integrante do Núcleo de Estudos e Políticas de Inclusão Escolar (NEPIE/UFRGS) e do Observatório em Educação\OBEDUC da FACED/UFRGS. Atualmente, exerce atividades profissionais como professora efetiva da área da Pedagogia no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul - RS, ministrando disciplinas na Educação Básica Profissional e no Ensino Superior. Tem experiência profissional como docente nas Redes Pública Estadual de Ensino do RS e Municipal de Ensino de Venâncio Aires-RS, tendo atuado na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Atendimento Educacional Especializado. Também exerceu atividades como assessora pedagógica vinculada a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) e a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC-RS). Atuou como professora substituta na área de Educação e Jovens e Adultos do Departamento de Estudos Especializados (DEE/FACED/UFRGS) e como tutora em EAD em cursos de extensão e ensino superior vinculada a UFRGS. Temas de interesse: Educação de Jovens e Adultos; Educação Especial e inclusão escolar; Currículo com ênfase nas políticas e nas práticas pedagógicas; Formação inicial e continuada docente; Relações entre pensamento sistêmico e educação. Narrativas. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Clarissa Haas
Nome em citações bibliográficas
HAAS, CLARISSA.;HAAS, CLARISSA

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul.
Rua Avelino Antônio de Souza, 1730 A2 303
Nossa Senhora de Fátima
95043700 - Caxias do Sul, RS - Brasil
Telefone: (54) 32042100
URL da Homepage: http://www.caxias.ifrs.edu.br/site/


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Doutorado em Doutorado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: "Isto é um jogo": Imagens-narrativas do currículo, tempo e trajetórias escolares de estudantes com deficiência, Ano de obtenção: 2016.
Orientador: Claudio Roberto Baptista.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2013
Mestrado em Educação.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Título: Narrativas e percursos escolares de jovens e adultos com deficiência:"Isso me lembra uma história!",Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Cláudio Roberto Baptista.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2010 - 2011
Especialização em Docência e Tutoria em Educação a Distância. (Carga Horária: 360h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A arquitetura pedagógica das TIC e das Redes Sociais de Aprendizagem a partir do pensamento sistêmico na compreensão de ciência e docência.
Orientador: Prof.ª Dra. Elaine Turk Faria.
2004 - 2005
Especialização em Educação Infantil. (Carga Horária: 365h).
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.
Título: A articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental.
Orientador: Angélica Vier Munhoz.
1999 - 2003
Graduação em Pedagogia - Anos Iniciais.
Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC, Brasil.
Título: O espetáculo já vai começar - A importância do jogo dramático na Escola.
Orientador: Zuleika Costa.




Formação Complementar


2015 - 2015
Extensão universitária em Curso de extensão em Dificuldades de Aprendizagem. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Programa de Educação Continuada - PEC/FACED/UFRGS. (Carga horária: 2013h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Curso de formação continuada de prof em EdEspecial. (Carga horária: 200h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Programa de Educação Continuada - PEC/FACED/UFRGS. (Carga horária: 45h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2013
Extensão universitária em Curso de Italiano - NELE/UFRGS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Curso de extensão em MOODLE para professores. (Carga horária: 40h).
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
2011 - 2012
Extensão universitária em Curso de Espanhol - NELE/UFRGS.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Programa de Educação Continuada - PEC/FACED/UFRGS. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Programa de Educação Continuada - PEC/FACED/UFRGS. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
2010 - 2010
Qualificação Docente em Deficiência Visual. (Carga horária: 520h).
Instituto Benjamin Constant, IBC, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Curso de Espanhol - Nível Básico I. (Carga horária: 50h).
Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, UNIVATES, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente - Área Pedagogia, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Disciplinas ministradas: 2016/2 - Currículo, Planejamento e Avaliação - 4º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas. 2016/2 - Educação Inclusiva - 2º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas. 2016/2 - Identidade Docente - 2º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas. 2016/2 - Legislação da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos - 2º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas. 2017/1 - Didática Geral - 1º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas; 2017/1 - Currículo, Planejamento e Avaliação - 3º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas. 2017/1 - Psicologia da Educação - 1º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas; 2017/2 - Legislação da Educação Básica e Educação de Jovens e Adultos - 2º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas. 2017/2 - Educação Inclusiva - 2º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas 2017 - Regime Anual - Educação e Trabalho - 3º Ano do ProEJA - Curso de EJA Nível médio integrado ao Técnico em Administração - 60 horas. 2018/1 - Didática Geral - 1º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas; 2018/1 - Currículo, Planejamento e Avaliação - 3º Semestre Licenciatura em Matemática - 60 horas. 2018/1 - Psicologia da Educação - 1º Semestre Licenciatura em Matemática - 50 horas. 2018/1 - Metodologia da Pesquisa - 1º Semestre Tecnologia em Processos Metalúrgicos - 30 horas.

Atividades

05/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , IFRS - Campus Caxias do Sul, .

03/2017 - Atual
Extensão universitária , IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Atividade de extensão realizada
Lógica na Escola.
08/2016 - Atual
Ensino, Licenciatura em Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
2016/2 - 2017/2 - Educação Inclusiva - 60 horas
2016/2 - 2017/2 - Legislação da Educação Básica e EJA - 60 horas.
2016/2 - 2017/1 - Currículo, Planejamento e Avaliação - 60 horas
2016/2 - Identidade Docente - 60 horas
2017/1 - Didática Geral - 60 horas
2017/1 - Psicologia da Educação - 60 horas
08/2016 - Atual
Outras atividades técnico-científicas , IFRS - Campus Caxias do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul.

Atividade realizada
Membro do Grupo de Trabalho para elaboração de Projeto Pedagógico de Especialização em Educação.
08/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado da Licenciatura em Matemática.
03/2017 - 03/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Cargo ou função
Membro do Colegiado do Curso Técnico em Administração integrado a Educação de Jovens e Adultos.
03/2017 - 12/2017
Ensino,

Disciplinas ministradas
2017 - Educação e Trabalho - 3 Ano Técnico em Administração Integrado a EJA (PROEJA) - 60h
08/2016 - 06/2017
Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Caxias do Sul, .

Cargo ou função
Membro do CGAE/ Comissão de Ações de Extensão.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: Integrante do NEPIE-UFRGS, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Integrante do Núcleo de Estudos e Políticas de Inclusão Escolar-NEPIE-UFRGS, coordenado pelo prof. Dr. Claudio Roberto Baptista. Link de acesso: http://www.ufrgs.br/faced/pesquisa/nepie/

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora em EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora em EAD na Licenciatura em Pedagogia - Modalidade da Educação a Distância da UFRGS. Pólo - Porto Alegre. EDUAD0660 - Desenvolvimento e Aprendizagem sob o enfoque da Psicologia I - Turmas C e D.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária-docente na disciplina EDU 3025 Educação de Adultos: história e política. Professor supervisor do estágio: Evandro Alves. Disciplina ofertada como eletiva pela Faculdade de Educação para os cursos de licenciatura da UFRGS.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: professor substituto, Carga horária: 40
Outras informações
Professora substituta no Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (DEE\FACED\UFRGS). Disciplinas ministradas: EDU 3031 - Educação e Movimentos Sociais (02 créditos) - Turma A - Semestre 2014\2; EDU 3025 - Educação de Adultos no Brasil: História e Política ( 02 créditos) - Turma A - Semestre 2014\2; EDU 3022 - Políticas da Educação Básica (02 créditos) - Turmas D e F - Semestre 2014\2; EDU 3024 - Organização da Escola Básica ( 02 créditos) - Turma H - Semestre 2014\2; EDU 3059 - Gestão e Organização da Educação ( 05 créditos) - Turma A - Semestre 2014\2;

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Representante Discente
Outras informações
Representante discente como suplente do Programa de Pós-Graduação em Educação no Conselho da Unidade da Faculdade de Educação da UFRGS.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio Docência, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio de docência realizado na disciplina - EDU 01056 Educação Especial, docência e processos inclusivos. Ministrada pelo professor Claudio Roberto Baptista. Disciplina do oitavo semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Representante Discente
Outras informações
Representante Discente na Comissão de Pós-Graduação (COMPÓS) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU-UFRGS).

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Representante Discente
Outras informações
Representante Discente no Conselho do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU-UFRGS).

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora em EAD, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora em EAD no Curso de Formação Continuada em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis- Promoção: Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidade Aberta do Brasil.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20
Outras informações
Participação como professora/pesquisadora no Curso de Extensão "Escolarização de Alunos com Transtornos Globais do Desenvolvimento-Módulo 2", 60h/a, para professores da rede pública estadual e municipal de Porto Alegre-RS. Projeto de extensão sob coordenação da professora Carla Karnnopi Vasques.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio docência, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio de docência realizado na disciplina - EDU 01056 Educação Especial, docência e processos inclusivos. Ministrada pelo professor Claudio Roberto Baptista. Disciplina do oitavo semestre do Curso de Licenciatura em Pedagogia


Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha, IE, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora do Atendimento Educ. Especializado, Carga horária: 20


Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visu, CAP-RS/SEDUC-RS, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessora-pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
O CAP-RS integra a Assessoria em Educação Inclusiva da SEDUC-RS. Atua na produção de material didático adaptado para alunos com deficiência visual e em ações de assessoramento e formação continuada docente para o Atendimento Educacional Especializado. LICENCIADA da Rede Estadual de Ensino do RS, a contar de 25\08\2014. Retorno em 21\02\2015.


Faculdade Dom Alberto, FDA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professora
Outras informações
Professora no Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado da Faculdade Dom Alberto - Campus Venâncio Aires. Disciplina ministrada: Tecnologias e Deficiência Visual - carga horária 10h\a.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: professora
Outras informações
Docência no Curso de Pós Graduação: Especialização em Atendimento Educacional Especializado Campus Venâncio Aires, RS Disciplinas ministradas: Tecnologia e Deficiência Visual - 10h Serviços de apoio educacional especializados - 30h


6.ª Coordenadoria Regional de Educação ( RS), 6.ª CRE, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica-Pedagógica, Carga horária: 40
Outras informações
Técnica Pedagógica no Setor Pedagógico da 6ª CRE.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica-Pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Técnica Pedagógica no Setor Pedagógico-6ª CRE.

Atividades

01/2010 - 12/2010
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado (RS), .

Serviço realizado
Atividades principais: Assessoria em Educação de Jovens e Adultos; Educação Profisional; Regimentos escolares; Autorização de cursos..
01/2009 - 12/2009
Serviços técnicos especializados , Secretaria de Educação do Estado (RS), .

Serviço realizado
Assessoria em Educação de Jovens e Adultos; Educação Profissional; Regimentos escolares; Autorização de cursos..

Secretaria Municipal de Educação - Venâncio Aires ( RS), SME, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2001
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Técnica-pedagógica, Carga horária: 20
Outras informações
Técnica-pedagógica no Setor Pedagógico-SMED.

Atividades

03/2001 - 12/2001
Serviços técnicos especializados , Prefeitura Municipal - Venâncio Aires ( RS), .

Serviço realizado
Desenvolvimento de Projetos e Incentivo à Arte e Cultura nas Escolas da Rede Muncipal..

Escola Estadual de Ensino Fudamental Petituba, EEEFP, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de Anos Iniciais, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Anos Iniciais


Escola de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands, EMEFOGDB, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2002
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Infantil

Vínculo institucional

2000 - 2000
Vínculo: Bolsista-Estagiário, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenação de Projeto Extra-Curricular Oficina de Teatro

Atividades

01/2002 - 12/2002
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Educação Infantil
03/2000 - 12/2000
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficineira de Teatro e Jogo Dramático

Escola Estadual de Ensino Fundamental João Pádua da Rosa, EEEFJPR, Brasil.
Vínculo institucional

1998 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatutário, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Anos Iniciais e Educação Infantil

Atividades

10/1998 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Anos Iniciais e Educação Infantil

Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer, EMEFAS, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Estatuário, Carga horária: 20
Outras informações
Professora de Educação Infantil

Atividades

01/2003 - 12/2008
Ensino,

Disciplinas ministradas
Professora de Educação Infantil


Linhas de pesquisa


1.
Formação Inicial Docente para os processos escolares inclusivos


Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Formação inicial docente e ação pedagógica nos processos escolares inclusivos
Descrição: O presente projeto intitula-se 'Formação inicial docente e ação pedagógica nos processos escolares inclusivos'. Propõe-se auxiliar os estudantes da Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Caxias do Sul - a refletir sobre a ação pedagógica envolvendo sujeitos escolares em tempos de vida e trajetórias escolares distintas, entendendo a sala de aula como um lócus de formação docente. O projeto organiza-se em dois eixos temáticos complementares: ?Currículo, saberes pedagógicos e processos escolares inclusivos? e ?Currículo, saberes experienciais e processos escolares inclusivos?. No primeiro eixo, busca-se investigar como os conhecimentos pedagógicos sistematizados ao longo da história da Pedagogia podem auxiliar o docente de uma área curricular na qualificação de sua ação pedagógica em turmas cujos sujeitos escolares possuem características singulares diversas. O foco metodológico é a pesquisa documental, por meio do estudo bibliográfico, com ênfase nas pesquisas que se articulam entre a Pedagogia Institucional e Diferenciada. No segundo eixo, almeja-se compreender a ação pedagógica docente como o momento de interação reflexivo e singular com os sujeitos cotidianos escolares ?reais?. Para isso, pretende-se mapear as matrículas dos estudantes com deficiência nas escolas públicas de educação básica de Caxias do Sul, por meio do Censo Escolar da Educação Básica. Além disso, o projeto de natureza qualitativa, prevê a pesquisa-intervenção, de modo que o bolsista de ensino superior desenvolverá 'boas práticas' em turma com presença de estudantes com deficiência, na área curricular da matemática, em escola a ser definida. Está prevista a socialização do conhecimento sistematizado em eventos e publicações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Clarissa Haas - Coordenador / Gabriela Costa Bonato - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1
2017 - 2018
Formação inicial docente e ação pedagógica nos processos escolares inclusivos
Descrição: O presente projeto intitula-se 'Formação inicial docente e ação pedagógica nos processos escolares inclusivos'. Propõe-se auxiliar os estudantes da Licenciatura em Matemática do IFRS - Campus Caxias do Sul - a refletir sobre a ação pedagógica envolvendo sujeitos escolares em tempos de vida e trajetórias escolares distintas, entendendo a sala de aula como um lócus de formação docente. O projeto organiza-se em dois eixos temáticos complementares: ?Currículo, saberes pedagógicos e processos escolares inclusivos? e ?Currículo, saberes experienciais e processos escolares inclusivos?. No primeiro eixo, busca-se investigar como os conhecimentos pedagógicos sistematizados ao longo da história da Pedagogia podem auxiliar o docente de uma área curricular na qualificação de sua ação pedagógica em turmas cujos sujeitos escolares possuem características singulares diversas. O foco metodológico é a pesquisa documental, por meio do estudo bibliográfico, com ênfase nas pesquisas que se articulam entre a Pedagogia Institucional e Diferenciada. No segundo eixo, almeja-se compreender a ação pedagógica docente como o momento de interação reflexivo e singular com os sujeitos cotidianos escolares ?reais?. Logo, o projeto, de natureza qualitativa, também prevê a pesquisa-intervenção, de modo que o bolsista de nível superior realizará atividades de acompanhamento sistemático do trabalho docente em uma turma de Educação de Jovens e Adultos integrado ao Técnico em Administração (PROEJA), em disciplina ministrada pela coordenadora do presente projeto. Está prevista a socialização do conhecimento sistematizado aos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, em eventos internos e externos aoIFRS, bem como, por meio de publicações em anais e/ou periódicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Clarissa Haas - Coordenador / Mariane de Macedo Mascarello - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 3


Projetos de extensão


2017 - 2017
Educação Integral, Currículo e o direito à educação: Visita técnica à Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco
Descrição: A presente proposta intitulada 'Educação Integral, Currículo e o Direito à Educação: visita técnica à Escola Estadual de Educação Básica Neusa Mari Pacheco' busca por meio da organização de um evento interdisciplinar, a realizar-se na sede da Escola supracitada, no município de Canela (RS) proporcionar aos estudantes de Licenciatura da Matemática do IFRS-Caxias do Sul, matriculados nos componentes curriculares de 'Currículo, Planejamento e Avaliação' e 'Educação e Direitos Humanos' (3º Semestre do Curso) uma vivência em um cotidiano escolar de educação básica, cujo percurso institucional evidencie a busca pela inovação pedagógica e pela garantia do direito à educação traduzida como investimento qualitativo no itinerário formativo dos estudantes. Na referida escola, a organização curricular enfatiza o tempo integral do estudante na escola, sendo a mesma considerada referência na região na concepção de educação integral. A vivência consiste na visita técnica aos ambientes escolares, com o intuito de conhecer todos os espaços pedagógicos que articulam e sustentam a concepção de educação integral na referida instituição; um momento de conversa com a equipe de gestão pedagógica da escola (diretor e coordenação pedagógica), com o objetivo de conhecer o trabalho pedagógico realizado na escola. Como contrapartida, o IFRS também oportunizará, na mesma ocasião, um momento de apresentação do IFRS e de seus cursos aos estudantes do ensino médio da escola, buscando colaborar na ampliação das perspectivas desses jovens quanto aos seus futuros profissionais..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (22) .
Integrantes: Clarissa Haas - Coordenador / Fernando de Oliveira - Integrante / Daiane Toigo Trentin - Integrante.
2017 - Atual
Lógica na Escola
Descrição: Este projeto de extensão ocorre na escola Municipal de Ensino Fundamental Angelina Sassi Comandulli, da periferia de Caxias do Sul. Tem como objetivo estimular o raciocínio lógico dos estudantes para melhoria dos desempenho da disciplina de Matemática, bem como de índices das escola a nível da Prova Brasil. Essas atividades são elaboradas pelo bolsista de projeto e orientadas pelo coordenador e colaborador do projeto, socializadas e analisadas com os professores da escola em reuniões de formação pedagógica. Os professore da escola são os responsáveis pela aplicação das atividades quinzenalmente durante 20 minutos. A cada quinze dias a equipe da escola e a equipe de execução do projeto se reúne para discutir a relevância da ação, bem como planejar as próximas ações..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Clarissa Haas - Coordenador / Natã Molina - Integrante / Kelen Berra de Mello - Integrante.


Revisor de periódico


2013 - Atual
Periódico: Revista da ANPG: Ciência, Tecnologias e Políticas Educacionais
2016 - Atual
Periódico: Revista Educação Especial (UFSM)
2017 - Atual
Periódico: COMUNICAÇÕES (UNIMEP)


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação de Jovens e Adultos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tecnologia Assistiva.
5.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Infantil.
6.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação a Distância.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Italiano
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
HAAS, CLARISSA2018HAAS, CLARISSA; STORCK, KARINE . Contribuições da estética à ação pedagógica na EJA: ressonâncias formativas na escola e na universidade. Revista de Educação Pública, v. 27, p. 793, 2018.

2.
HAAS, CLARISSA.;HAAS, CLARISSA2017HAAS, CLARISSA.; BAPTISTA, Claudio R. . A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: DIÁLOGOS EM UMA ?CARTOGRAFIA PRAGMÁTICA?. Educação e Cultura Contemporânea, v. 14, p. 32-56, 2017.

3.
HAAS, CLARISSA2017HAAS, CLARISSA; SILVA, MAYARA COSTA DA ; FERRARO, ALCEU RAVANELLO . Escolarização das pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul ante o direito à educação. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 43, p. 245-262, 2017.

4.
HAAS, CLARISSA.;HAAS, CLARISSA2016HAAS, CLARISSA.; ALVES, E. P. ; ORLANDO, R. M. ; BAPTISTA, Claudio R. . Rodas de pesquisa e formação em educação especial: as trajetórias de estudantes com deficiência. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS PEDAGÓGICOS RBEP-INEP, v. 97, p. 570-582, 2016.

5.
HAAS, CLARISSA2016HAAS, CLARISSA. AÇÃO PEDAGÓGICA E INCLUSÃO ESCOLAR: UMA ANÁLISE SOBRE A FUNÇÃO ?COMPLEMENTAR? DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). Caderno de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES, v. 2016/1, p. 88-104, 2016.

6.
HAAS, CLARISSA.;HAAS, CLARISSA2015HAAS, CLARISSA.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: A (RE) INVENÇÃO DA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE AS ÁREAS. EDUCAÇÃO (UFSM), v. 40, p. 347-360, 2015.

7.
HAAS, CLARISSA.;HAAS, CLARISSA2015HAAS, CLARISSA.; RODRIGUES, G. F. . BLOGS, EDUCAÇÃO ESPECIAL E FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: AMPLIANDO OS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA WEB. Comunicações (UNIMEP), v. 22, p. 141-158, 2015.

8.
HAAS, CLARISSA.;HAAS, CLARISSA2015HAAS, CLARISSA.. EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: A (RE) INVENÇÃO DA ARTICULAÇÃO NECESSÁRIA ENTRE AS ÁREAS. Educação (Santa Maria. Online), v. 40, p. 346-360, 2015.

9.
HAAS, CLARISSA2015HAAS, CLARISSA; GONÇALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA . EM TEMPOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: COMO TÊM SE DELINEADO AS POLÍTICAS DE ACESSO À EJA AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL?. Revista Brasileira de Educacao Especial, v. 21, p. 443-458, 2015.

10.
HAAS, CLARISSA.;HAAS, CLARISSA2014HAAS, CLARISSA.; TEZZARI, M. . A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (UFRN. IMPRESSO), v. 49, p. 75-98, 2014.

11.
HAAS, CLARISSA.;HAAS, CLARISSA2014HAAS, CLARISSA.; TEZZARI, M. . A didática nos processos escolares inclusivos: entrelaces da memória e do momento pedagógico. Revista Educação em Questão (Online), v. 49, p. 75-98, 2014.

12.
HAAS, CLARISSA.;HAAS, CLARISSA2012HAAS, CLARISSA.. Os desafios dos fazeres da ciência e da docência perante a arquitetura pedagógica das TICs e das redes sociais de aprendizagem. Revista EDaPECI: Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais, v. 10, p. 1-16, 2012.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
Muller, M. A. ; HAAS, CLARISSA. . A Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva: diretrizes orientadoras para a Rede Estadual de Ensino do RS Caderno Pedagógico 01. 1ª. ed. Porto Alegre: CORAG, 2014. 60 p.p .

Capítulos de livros publicados
1.
Correia, Gilvane ; HAAS, CLARISSA. . A disciplinarização do conhecimento como barreira para a aprendizagem no viés da educação inclusiva. In: Jaqueline Carvalho Quadrado; Éwerton da Silva Fereira. (Org.). (Des)Fazendo Saberes na Fronteira: Identidade, Diversidade e Direitos Humanos. 1ªed.São Paulo: Cia do Ebook, 2018, v. Único, p. 217-233.

2.
HAAS, CLARISSA; BAPTISTA, Claudio R. . Educação Especial, currículo e Atendimento Educacional Especializado: memória e documentação dos dispositivos pedagógicos para inclusão escolar no Brasil. In: CHAVES, Vera Lucia Jacob; SOUZA, Elizeu Clementino. (Org.). Documentação, memória e história da Educação no Brasil: Educação Especial, questões étnico-raciais e de gênero. 1ªed.Tubarão, SC: Gráfica Copiart, 2016, v. 02, p. 117-136.

3.
VILLACA, R. M. B. ; RODRIGUES, G. F. ; HAAS, CLARISSA. . Tecnologia Assistiva na escola: a possibilidade de um olhar pedagógico inclusivo. In: SANTAROSA, Lucila M. C.; CONFORTO, D.; SCHNEIDER, Fernanda C.; VIEIRA, M. C.. (Org.). Caderno Pedagógico Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. 1ªed.Porto Alegre: Clarissa, 2014, v. 02, p. 81-94.

4.
BAPTISTA, Claudio R. ; HAAS, CLARISSA. ; FREITAS, C. R. . Contextos de Convergência: a Educação Especial, as Políticas Públicas e os Processos Escolares Inclusivos. In: Doris Pires Vargas Bolzan. (Org.). VI Encontro Internacional de Investigadores em Políticas Públicas. 1ªed.Santa Maria: UFSM, 2014, v. , p. 1-210.

5.
HAAS, CLARISSA.; KEGLER, Cleuza . O software Mecdaisy e a Educação Inclusiva: registro reflexivo de uma experiência de formação docente. In: SANTAROSA, Lucila Maria; CONFORTO, Débora; VIEIRA, Maristela Compagnoni. (Org.). Tecnologia e Acessibilidade Passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ªed.Porto Alegre, RS: Evangraf, 2014, v. , p. 107-114.

6.
OLIVEIRA, I. A. A. ; RODRIGUES, G. F. ; CORRÊA, Y. ; HAAS, CLARISSA. . Atendimento Educacional Especializado e Aplicativo Prodeaf: uma intervenção pedagógica envolvendo estudantes com surdez. In: SANTAROSA, Lucila Maria; CONFORTO, Débora; SCHNEIDER, Fernanda Chagas. (Org.). Caderno Pedagógico Curso de Formação Continuada de Professores em Tecnologias da Informação e Comunicação Acessíveis. 1ªed.Porto Alegre, RS: Evangraf, 2014, v. 3, p. 156-163.

7.
HAAS, CLARISSA.; RODRIGUES, G. F. . Fórum de discussão aproximando saberes: Tecnologia Assistiva, Educação Especial e formação continuada docente. In: SANTAROSA, Lucila Maria; CONFORTO, Débora; VIEIRA, Maristela Compagnoni. (Org.). Tecnologia e Acessibilidade Passos em direção à inclusão escolar e sociodigital. 1ªed.Porto Alegre, RS: Evangraf, 2014, v. , p. 74-82.

8.
HAAS, CLARISSA.. A articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: pela continuidade pedagógica entre os níveis de ensino. In: Cláudia Inês Horn; Jacqueliine Silva da Silva; Luciane de Abreu. (Org.). Práticas na Educação Infantil. 1.ªed.Lajeado: UNIVATES, 2009, v. único, p. -.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
HAAS, CLARISSA.. A articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental: pela continuidade pedagógica entre as etapas de Ensino. Criar (São Paulo), São Paulo, p. 28 - 32, 31 maio 2008.

2.
HAAS, CLARISSA.. Jornal Folha do Mate. Uma tentativa inacabada de discutir projeto em educação, Sessão Opinião, p. 02 - 02, 14 out. 2005.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
HAAS, CLARISSA.; DELEVATI, A. C. . A política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva na rede municipal de Caxias do Sul, RS: processos de escolhas, decisões e alternativas. In: XII Reunião Científica Regional da ANPED-SUL, 2018, Porto Alegre, RS. XII Reunião Científica Regional da ANPED - SUl. Porto Alegre: UFRGS, 2018.

2.
Christofari, Ana Carolina ; SANTOS, K. S. ; HAAS, CLARISSA . Múltiplos olhares sobre a didática nos processos escolares inclusivos. In: XIX Endipe, 2018, Salvador. XIX Endipe, 2018.

3.
FRESCKI, K. ; HAAS, CLARISSA . As práticas pedagógicas inclusivas sob a ótica da Pedagogia Montessoriana. In: IV Colóquio Educação Especial e Pesquisa, 2017, Guarapari, ES. IV Colóquio Educação Especial e Pesquisa História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas. Vitória, ES: UFES, 2017. p. 01-12.

4.
MASCARELLO, M. M. ; HAAS, CLARISSA. . A AULA COMO ?ACONTECIMENTO PEDAGÓGICO?: OS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS EM DEBATE. In: IV Colóquio Educação Especial, 2017, Guarapari, ES. IV Colóquio Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas. VItória, ES: UFES, 2017. p. 01-10.

5.
HAAS, CLARISSA.. O papel 'complementar' do Atendimento Educacional Especializado: implicações para a ação pedagógica. In: Reunião Científica Regional da Anped - XI ANPED SUL, 2016, Curitiba, Paraná. XI Anped Sul. Curitiba: UFPR, 2016. p. 01-14.

6.
HAAS, CLARISSA.. ?NOTAS SOBRE O TEMPO ESCOLAR A PARTIR DA LITERATURA ACADÊMICA: A INVENÇÃO DO ?RITMO? DO ALUNO?. In: III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas, 2016, Canela, RS. III Colóquio Educação Especial e Pesquisa: História, Política, Formação e Práticas Pedagógicas. POA, RS: UFRGS, 2016. p. 01-12.

7.
HAAS, CLARISSA.; GONCALVES, T. G. G. L. . JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA E O ACESSO À EJA: QUAIS PERGUNTAS TORNAM-SE RELEVANTES A PARTIR DA ANÁLISE DOS INDICADORES SOCIAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL?. In: II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas, 2015, Sorocaba, SP. II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas, 2015.

8.
HAAS, CLARISSA.; ANDRADE, P. M. . O TEMPO COMO DISPOSITIVO DO CURRÍCULO ESCOLAR: COMO SUBVERTER O TIC-TAC NAS NARRATIVAS PEDAGÓGICAS. In: II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas, 2015, Sorocaba, SP. II Colóquio de Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas, 2015.

9.
HAAS, CLARISSA.; BAPTISTA, Claudio R. . Currículo e Educação Especial: uma relação de (re) invenção necessária a partir das imagens-narrativas dos cotidianos escolares. In: 37ª Reunião Anual da Anped, 2015, Florianópolis, SC. 37ª Reunião Anual da Anped. Florianópolis: UFSC, 2015.

10.
BARRETTA, E. M. ; HAAS, CLARISSA. ; RODRIGUES, G. F. . Tecnologia assistiva: um diferencial para a aprendizagem de alunos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. In: 11º Congreso Iberoamericano de Informática Educativa Especial, 2015, Montevidéu. 11º Congreso Iberoamericano de Informática Educativa Especial, 2015.

11.
HAAS, CLARISSA.; BAPTISTA, Claudio R. . A articulação entre o Atendimento Educacional Especializado e o currículo escolar: identificando premissas e tensões. In: X Anped Sul, 2014, Florianópolis, SC. Trabalhos completos - X Anped Sul. Florianópolis: UDESC, 2014. p. 01-15.

12.
HAAS, CLARISSA.; SANTOS, K. S. ; VIEIRA, A. B. . A EDUCAÇÃO ESPECIAL E A ESCOLA CONTEMPORÂNEA: OS PROCESSOS DE INTERPRETAÇÃO DE UMA DIRETRIZ NACIONAL DE INCLUSÃO ESCOLAR NAS DISTINTAS INSTÂNCIAS DA GESTÃO PÚBLICA. In: XVII Endipe - A Didática e a Prática de Ensino nas relações entre escola, formação de professores e sociedade, 2014, Fortaleza, CE. XVII Endipe. Fortaleza, CE: UECE, 2014.

13.
HAAS, CLARISSA.; KEGLER, Cleuza . O Software Mecdaisy e a Educação Inclusiva: o registro reflexivo de uma experiência de formação docente. In: I Simpósio Educação e tecnologias inclusivas, 2013, Santo Ângelo, RS. I Simpósio Educação e Tecnologias Inclusivas - I SETI, 2013.

14.
HAAS, CLARISSA.; SILVA, M. C. . A relação entre o conhecimento e a formação continuada docente na área da Educação Especial. In: I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência, 2013, São Paulo. I Simpósio Internacional de Estudos sobre a Deficiência. São Paulo, 2013.

15.
HAAS, CLARISSA.. Jovens e Adultos com deficiência: as formas de comunicação e de 'aceitação do outro como legítimo outro'. In: V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2013, Gramado. V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa, 2013. p. 01-15.

16.
HAAS, CLARISSA.; BAPTISTA, Claudio R. . A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial: os sujeitos e as políticas públicas em foco. In: 36ª Reunião Nacional da ANPED, 2013, Goiânia, GO. 36ª Reunião Anual da ANPED Sistema Nacional de Educação e Participação Popular: Desafios para as Políticas Educacionais, 2013.

17.
HAAS, CLARISSA.; BENINCASA, M. C. . Os processos de identificação dos sujeitos da educação especial: entre a criança que 'não aprende' e o jovem e adulto que 'não produz'. In: VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação, 2013, Gramado. VIII Congresso Internacional de Educação da Unisinos e III Congresso Internacional de Avaliação, 2013.

18.
HAAS, CLARISSA.; MENDES JUNIOR, E. . A Escola Especial 'é' ou 'torna-se' necessária? Uma análise a partir das trajetórias escolares de estudantes com deficiência. In: III Congresso Internacional - Educação Inclusiva e Equidade, 2013, Almada, Portugal. Anais do III Congresso Internacional - Educação Inclusiva e Equidade. Almada: Pró-Inclusão: Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, 2013. p. 1107-1121.

19.
HAAS, CLARISSA.; TEZZARI, M. . O cotidiano escolar e a necessidade como descritores da cena: as práticas pedagógicas inovadoras nos processos inclusivos. In: I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e práticas pedagógicas, 2013, Canela, RS. I Colóquio Educação Especial e Pesquisa. Porto Alegre, RS, 2013.

20.
HAAS, CLARISSA.. A história oral como itinerário de pesquisa na Educação Especial: 'a aceitação do outro como legítimo outro'. In: IX Anped Sul - Seminário de pesquisa em Educação na Região Sul, 2012, Caxias, RS. IX Anped Sul - Seminário de Pesquisa em Educação na Região Sul. Caxias do Sul, RS: Editora da UCS, 2012.

21.
HAAS, CLARISSA.; KEGLER, C. . O CAP-RS como dispositivo pedagógico na construção do paradigma da Educação Inclusiva. In: V Congresso Brasileiro em Educação Especial, 2012, São Carlos-SP. V Congresso Brasileiro em Educação Especial. São Carlos, SP: EDUFSCAR, 2012.

22.
HAAS, CLARISSA.. A arquitetura pedagógica das TIC e das Redes Sociais de Aprendizagem a partir do pensamento sistêmico na compreensão de ciência e docência. In: I Encontro luso-brasileiro sobre Trabalho Docente VI Encontro Brasileiro Rede Estrado, 2011, Maceió, AL. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011. v. 001.

23.
HAAS, CLARISSA.. Uma tentativa de diálogo entre as ciências humanas e naturais a partir de Lacan e Maturana: repensando a identidade do educador e pesquisador. In: I Encontro luso-brasileiro sobre Trabalho Docente VI Encontro Brasileiro Rede Estrado, 2011, Maceió, AL. Anais do I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente, 2011. v. 001.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
RODRIGUES, G. F. ; HAAS, CLARISSA. ; VILLACA, R. M. B. . Comunicação Alternativa na escola: a inclusão experienciada na ação pedagógica. In: Conferência Mundial sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa, 2014, Lisboa, Portugal. Conferência Mundial sobre Comunicação Aumentativa e Alternativa, 2014.

2.
HAAS, CLARISSA.. O Software Mecdaisy: o livro didático acessível nas escolas públicas estaduais de ensino do Rio Grande do Sul. In: II Seminário Nacional em Inclusão Digital, 2013, Passo Fundo, RS. II SENID, 2013.

3.
BAPTISTA, Claudio R. ; HAAS, CLARISSA. . OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO E ANÁLISE SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO RIO GRANDE DO SUL: Os contextos de emergência, a pesquisa e a formação docente. In: IV Seminário do Observatório de Educação, 2013, Brasília. IV Seminário do Observatório de Educação, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
HAAS, CLARISSA.. EJA E ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: EM ANÁLISE, AS GARANTIAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA. In: III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ? Regional Sul, 2014, Curitiba, Paraná. III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação ? Regional Sul, 2014.

2.
HAAS, CLARISSA.; Schuch, L. R. Y. . Compartilhando vivências na Educação Infantil: um olhar investigativo do educador às crianças. In: VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - UNIVATES, 2005, Lajeado. VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa - UNIVATES. Lajeado: Univates, 2005. p. 114-114.

3.
HAAS, CLARISSA.; Abreu, L. . ATOS DE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RECORTES DA PRÁTICA E TEORIA. In: VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates, 2005, Lajeado. VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates. Lajeado: UNIVATES, 2005. p. 112-112.

4.
Abreu, L. ; HAAS, CLARISSA. ; Christ, Karine Trevisol . A organização do espaço físico para crianças na faixa etária de 0 a 3 anos. In: VII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa, 2004, Lajeado. VII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa. Lajeado: Univates, 2004. p. 203-203.

Apresentações de Trabalho
1.
HAAS, CLARISSA.; DELEVATI, A. C. . A política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva na rede municipal de Caxias do Sul, RS: processos de escolhas, decisões e alternativas. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
HAAS, CLARISSA.. O 'papel complementar' do Atendimento Educacional Especializado (AEE): implicações para a ação pedagógica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
HAAS, CLARISSA.. Módulo IV: Diálogos entre educação especial e currículo: deficiência, acessibilidade ao conhecimento e práticas pedagógicas inclusivas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
HAAS, CLARISSA.. Educação Especial e políticas de inclusão Escolar: diretrizes e tendências dos sistemas de ensino no Brasil'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
HAAS, CLARISSA.; GONÇALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA . Jovens e Adultos com deficiência e o acesso à EJA: quais perguntas tornam-se relevantes a partir da análise dos indicadores sociais do Estado do Rio Grande do Sul. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
HAAS, CLARISSA.; BAPTISTA, Claudio R. . Educação Especial, currículo e Atendimento Educacional Especializado: memória e documentação dos dispositivos pedagógicos para inclusão escolar. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
HAAS, CLARISSA.; BAPTISTA, Claudio R. . A articulação entre o Atendimento Educacional Especializado e o currículo escolar: identificando premissas e tensões. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
BAPTISTA, Claudio R. ; HAAS, CLARISSA. ; FREITAS, C. R. . Contextos de Convergência: a Educação Especial, as Políticas Públicas e os Processos Escolares Inclusivos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
RODRIGUES, G. F. ; HAAS, CLARISSA. ; VILLACA, R. M. B. . Comunicação Alternativa na escola: a inclusão experienciada na ação pedagógica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

10.
HAAS, CLARISSA.. EJA E ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: EM ANÁLISE, AS GARANTIAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
HAAS, CLARISSA.. O software Mecdaisy: o livro didático acessível nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
HAAS, CLARISSA.. Software Mecdaisy e a Educação Inclusiva: o registro reflexivo de uma experiência de formação docente. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
HAAS, CLARISSA.. Sujeitos da Educação Especial e a configuração dos serviços especializados na Rede Pública Estadual de Ensino-RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
HAAS, CLARISSA.; KEGLER, Cleuza . Livro acessível e as tecnologias de comunicação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
HAAS, CLARISSA.. Sujeitos da Educação Especial: tempos de aprendizagens diferentes no mesmo espaço escolar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
HAAS, CLARISSA.. Marcos legais e orientadores na implementação da política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

17.
HAAS, CLARISSA.. Jovens e Adultos com deficiência e a configuração dos serviços especializados na Rede Estadual de Ensino do RS. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

18.
GONCALVES, T. L. ; HAAS, CLARISSA. ; ALVES, E. P. . Pesquisa e educação especial: a produção coletiva e as emergências em diferentes contextos. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
HAAS, CLARISSA.; BAPTISTA, Claudio R. . A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial: os sujeitos e as políticas públicas em foco. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
HAAS, CLARISSA.; BENINCASA, M. C. . Os processos de identificação dos sujeitos da educação especial: entre a criança que 'não aprende' e o jovem e adulto que 'não produz'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
HAAS, CLARISSA.. A Escola Especial 'é' ou 'torna-se' necessária? Uma análise a partir das trajetórias escolares de estudantes com deficiência. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
HAAS, CLARISSA.. Jovens e adultos com deficiência e as formas de comunicação: 'a aceitação do outro como legítimo outro'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
HAAS, CLARISSA.. A história oral como itinerário de pesquisa na Educação Especial: construindo caminhos de 'aceitação do outro como legítimo outro'. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
HAAS, CLARISSA.. A arquitetura pedagógica das TIC e das Redes Sociais de Aprendizagem a partir do pensamento sistêmico na compreensão de ciência e docência. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

25.
HAAS, CLARISSA.. Uma tentativa de diálogo entre as ciências humanas e naturais a partir de Lacan e Maturana: repensando a identidade do educador e pesquisador. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
HAAS, CLARISSA.; TOSTA, E. . Sujeitos com deficiência visual e escolarização. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

27.
HAAS, CLARISSA.; Abreu, L. . Compartilhando vivências na Educação Infantil: um olhar investigativo do educador às crianças. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

28.
HAAS, CLARISSA.; Schuch, L. R. Y. . Atos de leitura e escrita na Educação Infantil: recortes da prática e da teoria. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

29.
Abreu, L. ; HAAS, CLARISSA. ; Christ, Karine Trevisol . A organização do espaço físico para crianças na faixa etária de 0 a 3 anos. 2004. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
SOUSA, A. D. B. E. ; RODRIGUES, G. F. ; HAAS, CLARISSA. . Tecnologia Assistiva - Software Falador. Evengraf, 2013 (Caderno Pedagógico Curso de Form. Prof. em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis).

2.
FACHINI, R. M. D. ; RODRIGUES, G. F. ; HAAS, CLARISSA. . Aprendendo com objetos de aprendizagem desenvolvidos na web: o trabalho desenvolvido na Sala de Recursos Multifuncionais. Evengraf, 2013 (Caderno Pedagógico Curso de Form. Prof. em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis).

3.
ALMEIDA, J. ; RODRIGUES, G. F. ; HAAS, CLARISSA. . Plano de Atendimento Educacional Especializado. Evengraf, 2013 (Caderno Pedagógico Curso de Form. Prof. em Tecnologias de Informação e Comunicação Acessíveis).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
Muller, M. A. ; HAAS, CLARISSA. . O papel da escola pública na escolarização de todos. 2014; Tema: Diversa educação Inclusiva na prática. (Site).


Demais tipos de produção técnica
1.
HAAS, CLARISSA.; KEGLER, Cleuza . Escolarização de estudantes com baixa visão e TICs acessíveis. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
HAAS, CLARISSA.; KEGLER, Cleuza . Formação continuada em Tecnologias Digitais Acessíveis na Área da Deficiência Visual. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
HAAS, CLARISSA.. Oficina: Livro Acessível-MECdaisy. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
HAAS, CLARISSA.; KEGLER, Cleuza . Oficina: Produção de Materiais didáticos acessíveis. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
HAAS, CLARISSA.; KEGLER, Cleuza . Oficina: Produção de materiais didáticos acessíveis. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Outra).


Produção artística/cultural
Outras produções artísticas/culturais
1.
HAAS, CLARISSA.. Hino escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otto Gustavo Daniel Brands. 2000 (Composição da letra e música de Hino Escolar).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Mestrado
1.
HAAS, CLARISSA.. Participação em banca de Fábia Carvalho de Oliveira. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: política e produção acadêmica, no Brasil, pós Lei 8.213/1.991. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo.

Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
HAAS, CLARISSA.. Participação em banca de QOEM Rafael Assis Brasil Ramos Aro. Colégios Tiradentes - Análise da finalidade e realidade para a Brigada Militar. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado em Administração Policial Militar) - Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul.

2.
HAAS, CLARISSA.. Participação em banca de Cap QOEM Rafael Tiaraju de Oliveira. A necessidade de um treinamento continuado aos oficiais da carreira de nível superior da Brigada Militar para garantir a eficiência da gestão pública. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso Avançado em Administração Policial Militar) - Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
HAAS, CLARISSA.. Participação em banca de Rubia Ness.A docência em Matemática de professores em início de carreira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
HAAS, CLARISSA.. Participação em banca de Ivanete Oliveira Aguiar Masotti.UM ESTUDO DE POSSIBILIDADES A PARTIR DA APLICAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL NO ENSINO MÉDIO. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

3.
HAAS, CLARISSA.. Participação em banca de Michele Brancaglione de Oliveira.Produção material. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

4.
STEPHANOU, M.; XAVIER, M. L. M. F.; HAAS, CLARISSA.. Participação em banca de Mariane Castro Bauer.(Re) invenções em movimento: experiências escolares sob inspiração do paradigma da complexidade e do paradigma holístico. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
HAAS, CLARISSA.. Concurso Público Docente IFRS Caxias do Sul - Área Física. 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Outras participações
1.
HAAS, CLARISSA.. V Mostra IFTEC. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

2.
HAAS, CLARISSA.. Processo Seletivo professor substituto IFRS - Caxias do Sul - Área Polímeros. 2016.

3.
HAAS, CLARISSA.. X Salão de Ensino da UFRGS. 2014. Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
37 Reunião Anual da ANPED.Currículo e Educação Especial: uma relação de (re) invenção necessária a partir das imagens-narrativas dos cotidianos escolares. 2015. (Outra).

2.
III Seminário da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Regional Sul.EJA E ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA: EM ANÁLISE, AS GARANTIAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA PÚBLICA. 2014. (Seminário).

3.
2º Seminário Nacional de Inclusão Digital.Software Mec Daisy: o livro didático acessível nas escolas públicas estaduais do RS. 2013. (Seminário).

4.
36ª Reunião Anual da ANPED.A Educação de Jovens e Adultos e a Educação Especial: os sujeitos e as políticas públicas em foco. 2013. (Outra).

5.
I Simpósio de Educação e Tecnologias Inclusivas.O software MEC DAISY e a Educação Inclusiva: o registro reflexivo de uma experiência de formação docente. 2013. (Simpósio).

6.
V Congresso Brasileiro em Comunicação Alternativa - Isaac Brasil: comunicar para incluir. Jovens e adultos com deficiência e as formas de comunicação: "a aceitação do outro como legítimo outro". 2013. (Congresso).

7.
Distúrbios na Comunicação Oral e Escrita: possibilidades interativas a partir de recursos de comunicação alternativa/ampliada. 2012. (Outra).

8.
Encontro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos. 2012. (Encontro).

9.
IX Anped Sul - Seminário de pesquisa em Educação na Região Sul.A história oral como itineráiro de pesquisa na Educação Especial: construindo narrativas de "aceitação do outro como legítimo outro". 2012. (Seminário).

10.
V Congresso Brasileiro em Educação Especial. O CAP-RS como dispositivo pedagógico na construção do paradigma da Educação Inclusiva. 2012. (Congresso).

11.
Debates Capitais ( com Prof.º Dr. Boaventura Souza Santos). 2011. (Outra).

12.
I Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho docente VI Encontro Bras. da Rede Estrado.A arquitetura pedagógica das TIC e das Redes Sociais de Aprendizagem a partir do pensamento sistêmico na compreensão de ciência e docência. 2011. (Encontro).

13.
Seminário Políticas de Inclusão: gerenciando riscos e governando diferenças. 2011. (Seminário).

14.
VI Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Especial. 2011. (Seminário).

15.
II Conferência Municipal de Saude Mental Intersetorial. 2010. (Outra).

16.
III Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial. 2010. (Outra).

17.
IV Conferência Nacional de Saúde Mental Intersetorial. 2010. (Outra).

18.
VIII Fórum Nacional de Educação Básica e IX Seminário Internacional de Educação. 2010. (Seminário).

19.
Capacitação em Metodologia de Alfabetização Pós-Construtivista. 2009. (Outra).

20.
Curso de Formação Continuada. 2008. (Outra).

21.
Curso de Formação continuada. 2007. (Outra).

22.
Curso de Formação Continuada. 2007. (Outra).

23.
IV Fórum Nacional de Educação. 2007. (Outra).

24.
Palestra: Por amor e por força: as rotinas na Educação Infantil. 2007. (Encontro).

25.
V Fórum Municipal da Paz. 2007. (Outra).

26.
Curso de formação continuada. 2006. (Outra).

27.
III Fórum Nacional de Educação. 2006. (Outra).

28.
IV Fórum Municipal da Paz. 2006. (Encontro).

29.
VIII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da UNIVATES.Compartilhando vivências na Educação Infantil: um olhar investigativo do educador às crianças. 2006. (Outra).

30.
VIII Mostra de ensino, pesquisa e extensão da UNIVATES.Atos de Leitura e Escrita na Educação Infantil: Recortes da prática e teoria. 2006. (Outra).

31.
2.º Congresso Internacional sobre Projetos em Educação. 2005. (Congresso).

32.
Curso de Psicologia Escolar. 2005. (Outra).

33.
II Seminário Regional de Educação Infantil. 2005. (Seminário).

34.
I Seminário Regional de Educação Infantil. 2005. (Seminário).

35.
Seminário de Educação - O espaço da vida na Escola do 3.º milênio. 2005. (Seminário).

36.
Seminário Internacional " Outra Escola é possível?". 2005. (Seminário).

37.
VII Mostra de Ensino, Extensão e Pesquisa da Univates.A organização do espaço físico para crianças na faixa etária de 0 a 3 anos. 2004. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
HAAS, CLARISSA.. IV Colóquio Educação Especial e Pesquisa. 2017. (Outro).

2.
HAAS, CLARISSA.; SILVA, M. C. ; ANDRADE, P. M. . III Colóquio Educação Especial e Pesquisa. 2016. (Outro).

3.
HAAS, CLARISSA.; SILVA, M. C. ; BRABO, G. . I Colóquio Educação Especial e Pesquisa: história, política, formação e prática pedagógica. 2013. (Congresso).

4.
HAAS, CLARISSA.. V Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa. 2013. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Julia Gechelin. Escolarização de pessoas com deficiência intelectual e o ensino de matemática nas escolas públicas de Caxias do Sul. Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Karine Freschi. (RE) Pensando a Matemática no Ensino Fundamental a partir dos princípios Montessorianos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Clarissa Haas.

2.
Eunice de Castilhos dos Santos. A Articulação Pedagógica Entre os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental no Ensino da Matemática. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Clarissa Haas.

3.
STÉFANIE SANDER DO CARMO BONI. O ENSINO DE MATEMÁTICA NO NÍVEL MÉDIO MODALIDADE NORMAL: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Orientador: Clarissa Haas.

Iniciação científica
1.
Mariane de Macedo Mascarello. Formação inicial docente e ação pedagógica nos processos escolares inclusivos. 2018. Iniciação Científica. (Graduando em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul - Fomento Interno. Orientador: Clarissa Haas.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
HAAS, CLARISSA2015HAAS, CLARISSA; GONÇALVES, TAÍSA GRASIELA GOMES LIDUENHA . EM TEMPOS DE DEMOCRATIZAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO: COMO TÊM SE DELINEADO AS POLÍTICAS DE ACESSO À EJA AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO RIO GRANDE DO SUL?. Revista Brasileira de Educacao Especial, v. 21, p. 443-458, 2015.


Livros e capítulos
1.
HAAS, CLARISSA; BAPTISTA, Claudio R. . Educação Especial, currículo e Atendimento Educacional Especializado: memória e documentação dos dispositivos pedagógicos para inclusão escolar no Brasil. In: CHAVES, Vera Lucia Jacob; SOUZA, Elizeu Clementino. (Org.). Documentação, memória e história da Educação no Brasil: Educação Especial, questões étnico-raciais e de gênero. 1ªed.Tubarão, SC: Gráfica Copiart, 2016, v. 02, p. 117-136.



Outras informações relevantes


2010 - Participação na Comissão Municipal de Saúde Mental Intersetorial do Município de Santa Cruz do Sul.
2010- Participação como delegada intersetorial na IV Conferência Nacional Saúde Mental Intersetorial - Brasília, DF. Participação como delegada intersetorial na III Conferência Estadual de Saúde Mental Intersetorial, São Lourenço, RS; Participação como delegada intersetorial na II Conferência Municipal e Regional da Saúde Mental Intersetorial, Santa Cruz do Sul - RS



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 13:29:48