Vinicius Pacheco de Almeida

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9186170719779411
  • Última atualização do currículo em 01/06/2018


Consultor do consórcio GITEC / Eco-Consult / Venna University of Economics and Business, financiado pela órgão de cooperação alemã (GIZ) para o projeto TEEB Regional - Local: ? Conservação da Biodiversidade através da Integração de Serviços Ecossistêmicos em Políticas Públicas e na Atuação Empresarial?, Componente IV: Apoio ao Desenvolvimento das Contas Econômicas Ambientais de Água e Florestas no Brasil. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Economia da UFF (PPGE/UFF). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Economia & Desenvolvimento/UFSM. Graduado no curso de Bacharelado em Ciências Econômicas na UFRRJ - ITR. Fiz parte do grupo de pesquisa, ensino e extensão PET - Conexão de Saberes do ITR. Monitor das disciplinas de Macroeconomia I e II. Faço parte dos grupos de pesquisa do CNPQ Núcleo de Estudos Economia Regional, Território, Agricultura e Meio Ambiente do Paraíba do Sul (NEERTAM/UFRRJ), nas linhas de pesquisas Economia Social e do trabalho; e Impactos Ambientais sobre Micro e Macrorregiões;no grupo de Ciência, Método e Comportamento Humano: um estudo a partir das abordagens heterodoxas em Economia (UFSM), e do grupo de Determinação do valor da tarifa ótima da água nas regiões brasileiras (UFSM) (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Vinicius Pacheco de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, Vinicius Pacheco

Endereço


Endereço Profissional
Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Diretoria de Geociências, Departamento de Recursos Naturais.
Avenida República do Chile
Centro
20031170 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 21424611


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Programa de Pós-graduação em Economima.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Orientador: Roldan Petros Muradian Sarache.
2015 - 2017
Mestrado em ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: A contabilidade hídrica do Brasil: Um ajuste das contas nacionais ambientais,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Paulo Ricardo Feistel.
Coorientador: Solange Regina Marin.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: contabilidade nacional ambiental; PIB ajustado ambientalmente; riqueza hídrica.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: desenvolvimento sustentável.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Contabilidade Nacional.
2009 - 2014
Graduação em Ciências Econômicas.
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Título: MERCADO DE COMBUSTÍVEIS: A CANA-DE-AÇÚCAR COMO BIOENERGIA RENOVÁVEL (ANÁLISE COMPARATIVA).
Orientador: Cicero Augusto Prudencio Pimenteira.
Bolsista do(a): Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.




Atuação Profissional



Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estudante, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor na Disciplina de Macroeconomia I & II, Carga horária: 20
Outras informações
Colaborar na melhoria do ensino da graduação do Curso de Ciências Econômicas com aulas de reforço e exercícios nas disciplinas MACROECONOMIA I [Contabilidade nacional; Modelos macroeconômicos de determinação da renda e do emprego: Modelo (neo)clássico; Modelo keynesiano simples; Modelo IS-LM para uma economia fechada; O papel da Política Econômica em cada um dos modelos], e MACROECONOMIA II [Modelo de determinação da Renda em Economia Aberta; Modelo IS-LM-BP; Diversos graus de mobilidade de capital, Políticas monetária, fiscal e cambial no modelo IS-LM-BP; Oferta agregada e Curva de Phillips (básica, com HEA e HER); Flutuação Econômica e o pape da política econômica: Monetarismo, Escola Novo Clássica (HER, Curva de oferta Lucas e Teoria dos ciclos reais) e Novos Keynesianos].


Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.


Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit, GIZ, Alemanha.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Consultor Internacional, Enquadramento Funcional: Consultoria de Curto Prazo
Outras informações
Projeto: ?Conservação da Biodiversidade através da Integração de Serviços Ecossistêmicos em Políticas Públicas e na Atuação Empresarial ? TEEB Regional-Local?. Consultoria especializada para definição de metodologia e cálculo de campo para as atividades de aquicultura e pesca e sua incorporação nas tabelas de recursos e usos para as contas econômicas ambientais da água. O Projeto ?TEEB Regional e Local? (TEEB R - L) é uma iniciativa do MMA, em parceria com a CNI e a GIZ, que busca promover a integração dos serviços ecossistêmicos em políticas públicas e na atuação empresarial, tendo dentre outras ações o desenvolvimento de abordagens, a construção de métodos e ferramentas de ação. O projeto TEEB R - L contribui para a iniciativa internacional da Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (TEEB em sua sigla em inglês) ao destacar os benefícios que a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos promovem para a sociedade, bem como os crescentes custos advindos da perda ou degradação dos mesmos.


REVISTA IBEROAMERICANA DE ECONOMIA ECOLÓGICA, REVIBEC, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Editoração, Enquadramento Funcional: Secretariado
Outras informações
Rede Interamericana de Economia Ecológica, REDIBEC é uma rede que visa partilhar trabalhos de indivíduos e instituições no campo da economia ecológica, tanto do ponto de vista acadêmico, metodológico e instrumental. REDIBEC opera através de diferentes países da região e um secretariado administrativo, que depois de uma carga inicial da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, palco FLACSO-Equador, aprovada pelo Instituto de Ciência Ambiental e Tecnologia da Universidade autonoma de Barcelona (ICTA-UAB), agora se encontra em transição do Centro de Investigaciones en Ecosistemas (CIEco) de la Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) para no Curso de Pós-graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Estudos de Sistemas Agroindustriais
Descrição: Com a organização do grupo de pesquisa, pretende-se ampliar e aprofundar, teórica e analiticamente, a formação de graduandos em ciências econômicas da Universidade Federal de Santa Maria, bem como gerar novos conhecimentos e capacitar recursos humanos para atuarem na análise de sistemas agroindustriais, visando a assessoria técnica e administrativa em organizações públicas, cooperativas e empresas privadas. Para tanto, o grupo propõe-se analisar os componentes estruturais, a dinâmica produtiva, comercial e tecnológica dos principais sistemas agroindustriais. Nessa perspectiva sistêmica, os principais focos analíticos são: a) as características da estrutura de mercados agroindustriais. São temas de pesquisa: a caracterização dos mercados, do comportamento e formação de preços, do padrão de concorrência, das estratégias das empresas, dos tipos de barreiras à entrada; b) as características do desempenho produtivo e comercial de agentes econômicos e/ou de setores de sistemas agroindustriais; c) os condicionantes de geração e difusão de tecnologias e de serviços no âmbito do sistema agroindustrial e seus impactos no desenvolvimento regional..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vinicius Pacheco de Almeida - Integrante / ANA CAROLINA MOURA - Integrante / MARÍNDIA BRITES - Integrante / William Barbosa - Integrante / Clailton Ataídes de Freitas - Coordenador / Pascoal José Marion Filho - Integrante / Paulo Ricardo Feistel - Integrante / Rita Inês Paetzhold Pauli - Integrante / Paulo Henrique de Oliveira Hoeckel - Integrante / Dieison Lenon Casagrande - Integrante / Laercio Juarez Melz - Integrante.
2015 - 2016
Ciência, Método e Comportamento Humano: um estudo a partir das abordagens heterodoxas em Economia
Descrição: O principal objetivo da pesquisa é buscar o entendimento sobre Ciência, Método e Comportamento Humano no âmbito da Economia em suas diferentes abordagens heterodoxas. Dentre essas abordagens heterodoxas destacam-se a economia social, o institucionalismo especialmente antigo e o feminismo econômico. Para uma primeira investigação, serão estudados os temas ciência, método e comportamento humano como entendidos por Thorstein Veblen, considerado o pai do institucionalismo norte americano..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vinicius Pacheco de Almeida - Integrante / ANDREIA ANSCHAU - Integrante / ANA CAROLINA MOURA - Integrante / MARÍNDIA BRITES - Integrante / VANESSA ZUCCO - Integrante / ROSSANO SILVEIRA ROSSATTO - Integrante / SOLANGE REGINA MARIN - Coordenador.
2015 - Atual
Determinação do valor da tarifa ótima da água nas regiões brasileiras
Descrição: A escassez crescente de recursos hídricos no Brasil requer que a tarifa d'água inclua um elemento ("royalty") que contemple sua finitude. Com base na oferta hídrica, nos preços praticados e no consumo observado de água ao longo do tempo nas diversas regiões brasileiras, é possível determinar, para cada uma delas, a trajetória ótima da tarifa e da extração d'água em cada período. Esse cálculo será efetuado com base em um modelo multiperiódico de depleção de recursos naturais exauríveis (modelo de Hotelling)..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vinicius Pacheco de Almeida - Integrante / DIENIFER REGINA FORTES STORTI - Integrante / SAMIA MERCADO ALVARENGA - Integrante / VALNY GIACOMELLI SOBRINHO - Coordenador.
2013 - Atual
Políticas de Saneamento Básico e Gestão Ambiental na Regiões do Médio Paraíba do Sul (RH III) e Rio Piabanha (RH IV)
Descrição: Recortes especiais para análises econômicas são uma das diversas alternativas para estruturação de estudos de Economia Regional. Os usos dados aos recursos hídricos e a ocupação desordenada das áreas das bacias hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro têm produzido uma série de impactos e conflitos de ordem social, econômica e ambiental, aumentando assim a vulnerabilidade da população no que concerne ao acesso a estes recursos, seja por escassez, qualidade ou custo. Nesse processo ganha destaque o maior aprofundamento dos problemas gerados pela baixa qualidade dos serviços prestados pelo poder público ou pela total inexistência destes. A ausência de informação básica, sistemas de observação e monitoramento, capacitação e estruturas políticas, institucionais e tecnológicas adequadas são os maiores entraves para uma gestão integrada dos recursos que vise minimizar a vulnerabilidade das populações e afetam as condições de vida e gerando externalidades para a população. Dessa forma, a estruturação de um sistema integrado que capture informações das variáveis sociais, econômicas, ambientais, saúde e clima, conforma-se em uma base essencial para se promover análises aprofundadas sobre as questões vinculadas aos eventos corriqueiros (planejamento urbano e regional) e extremos (enchentes, surtos ...) e suas repercussões socioeconômicas e ambientais. O corte espacial de bacias hidrográficas adotado pela SEA/RJ permite que as mesmas sejam efetivamente utilizadas como unidade de planejamento. Essa leitura favorece o modelo de desenvolvimento regional que integre o aproveitamento dos recursos hídricos e da infra-estrutura. O mapa a seguir é um exemplo do tipo de informação que já foi especializada e submetida a análises preliminares pelo órgão ambiental do Estado..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vinicius Pacheco de Almeida - Integrante / Cicero Augusto Prudencio Pimenteira - Coordenador.
2012 - Atual
Estruturação da Economia Regional e Análise das Políticas Públicas nas Regiões do Médio Paraíba do Sul (RH III) e Rio Piabanha (RH IV)
Descrição: Com a Interiorização e expansão das universidade localizadas no Estado do Rio de Janeiro , faz necessário interiorizar a pesquisa. O projeto ocorrerá por 24 meses tendo 08 metas físicas que terão continuidade mesmo após o encerramento do mesmo. Os resultados esperados são apresentados abaixo. A concepção e implementação da linha de pesquisa que envolve a avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento regional no País, depende do estabelecimento de procedimentos que envolvam teoria e pratica para avaliar as políticas públicas e ações executadas na área de Economia do Setor Público. Esta avaliação deve ter o nível de precisão e a rapidez necessária à ajustes e correções de políticas ainda em implantação. Dentre os resultados a serem apontados pela pesquisa espera-se: a. Formulação de sugestões concretas de políticas públicas, meio ambiente e desenvolvimento científico e tecnológico para melhorar a capacidade de adaptação da região com replicabilidade para outras regiões do Brasil. b. Divulgação dos resultados dos trabalhos acadêmicos em desenvolvimento através de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações. c. . Maior capacitação de profissionais do ITR-UFRRJ com a melhoria da infra estrutura institucional de ensino, pesquisa,e extensão. d. Estruturação e capacitação da pesquisa na cidade de Três Rios tendo como principal conseqüência a Capacitação dos Alunos para pesquisa. e. Perspectiva de produção acadêmica (publicações) decorrentes da execução do projeto A linha de pesquisa proposta de uma forma geral pretende divulgar os resultados dos trabalhos em desenvolvimento em formas de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações. Acrescido como seu maior resultado esperado a formação do profissional que reside no interior do Estado do Rio de Janeiro..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Vinicius Pacheco de Almeida - Integrante / Cicero Augusto Prudencio Pimenteira - Coordenador.


Outros Projetos


2010 - 2014
PET - Conexão de saberes por uma formação integradora e cidadã no campus de Três Rios
Descrição: No contexto do PET Conexão de Saberes, há que se otimizar o processo ensino-aprendizagem de ciências através de construção do conhecimento científico nos ensinos formal e informal. Os atores tem como meta discutir temas e empreender atividades que levem em consideração a percepção de desenvolvimento sustentável, ciência e ética..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vinicius Pacheco de Almeida - Integrante / Daniela Samira da Cruz Barros - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Teoria Econômica/Especialidade: Teoria Geral da Economia.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Economias Agrária e dos Recursos Naturais/Especialidade: Economia dos Recursos Naturais.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Economia / Subárea: Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico/Especialidade: Crescimento e Desenvolvimento Econômico.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2012
XV Prêmio de Iniciação Científica - Menção Honrosa, UFRRJ.


Produções



Produção bibliográfica
Livros publicados/organizados ou edições
1.
ALMEIDA, Vinicius Pacheco. Contas Econômicas Ambientais da Água no Brasil 2013?2015. 1. ed. Brasília: Agência Nacional de Águas, 2018. v. 1. 79p .

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VIEIRA, C. A. ; OLIVEIRA, S. V. ; PAULI, R. I. P. ; ALMEIDA, Vinicius Pacheco . DESENVOLVIMENTO RURAL NO RIO GRANDE DO SUL 2010/2013: UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL. In: 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2017, Santa Maria. 55º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural - SOBER, 2017.

2.
ALMEIDA, Vinicius Pacheco; ZAZYKI, M. A. D. ; SANTOS, L. R. . O papel das políticas públicas no bem-estar social no Brasil - Programas nacionais de eletrificação via fontes alternativas de energia. In: 5 Fórum Internacional Ecoinovar, 2016, Santa Maria. 5 FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR - ANAIS DO EVENTO, 2016. v. 6.

3.
ALMEIDA, Vinicius Pacheco; ZAZYKI, M. A. D. ; SANTOS, L. R. . BIOELETRICIDADE: UMA ALTERNATIVA DE COMPLEMENTARIDADE DA MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA (BAGAÇO E PALHA DE CANA-DE-AÇÚCAR). In: 5° Fórum Internacional Ecoinovar, 2016, Santa Maria. 5 FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR - ANAIS DO EVENTO, 2016. v. 6.

4.
ALMEIDA, Vinicius Pacheco; OLIVEIRA, E. A. . UMA ANALISE DE INDICADORES: UMA CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DO DESENVOLVIMENRO HUMANO DOS MUNICIPIOS DO RIO GRANDE DO SUL. In: 8 Encontro Economia Gaucha, 2016, Porto Alegre. Encontro de Economia Gaucha Trabalhos Apresentados, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
ALMEIDA, Vinicius Pacheco; OLIVEIRA, E. A. . 8 Encontro de Economia Gaucha. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
RAMOS, D. A. L. ; ALMEIDA, Vinicius Pacheco ; Lemos, Pedro de Medeiros ; QUIRINO, G. S. . Capital Humano e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Micro-Região Centro-Sul Fluminense (MRCSF). 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
ALMEIDA, Vinicius Pacheco. Contas econômicas ambientais da água : Brasil : 2013 - 2015. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Contas Nacionais, 2018 (Folheto Informativo).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ALMEIDA, Vinicius Pacheco. Projeto TEEB Regional - Local: ? Conservação da Biodiversidade através da Integração de Serviços Ecossistêmicos em Políticas Públicas e na Atuação Empresarial?. Componente IV: Apoio ao Desenvolvimento das Contas Econômicas Ambientais de Água e Florestas no Brasil. 2017.

2.
ALMEIDA, Vinicius Pacheco. consultoria especializada para definição de metodologia e cálculo de campo para as atividades de aquicultura e pesca e sua incorporação nas tabelas de recursos e usos para as contas econômicas ambientais da água. 2017.

Trabalhos técnicos


Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
8 Encontro de Economia Gaucha.UMA ANALISE DE INDICADORES: UMA CARACTERIZAÇÃO E MAPEAMENTO DO DESENVOLVIMENRO HUMANO DOS MUNICIPIOS DO RIO GRANDE DO SUL. 2016. (Encontro).

2.
XXII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DA UFRRJ.Capital Humano e Desenvolvimento Econômico Sustentável da Micro-Região Centro-Sul Fluminense (MRCSF). 2012. (Outra).

3.
XXXVII Encontro Nacional dos Estudantes de Economia. 2011. (Congresso).

4.
XXV Congresso da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Ciências Econômicas. 2010. (Congresso).

5.
XXXV Encontro Nacional de Estudantes de Economia. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, Vinicius Pacheco; MARIN, S. R. ; MOURA, A. C. ; OLIVEIRA, E. A. ; BRITES, M. ; PRIZON, I. ; BARBOSA, W. ; CATEIA, J. V. ; RORIG, J. R. ; DINIZ, G. M. ; GOUVEIA, J. M. A. . Seminário de Jovens Pesquisadores em Economia e Desenvolvimento. 2015. (Outro).

2.
BARROS, D. S. C. ; ALMEIDA, Vinicius Pacheco ; QUIRINO, G. S. ; Lemos, Pedro de Medeiros ; MOLINA, C. C. . III Sarau Lítero-musical da UFRRJ - ITR. 2013. (Outro).

3.
BARROS, D. S. C. ; ALMEIDA, Vinicius Pacheco ; Lemos, Pedro de Medeiros ; QUIRINO, G. S. ; MOLINA, C. C. . II Sarau Litero-Musical da UFRRJ\ITR. 2012. (Outro).

4.
RAMOS, D. A. L. ; ALMEIDA, Vinicius Pacheco ; Lemos, Pedro de Medeiros ; QUIRINO, G. S. . WORKSHOP CONSUMO CONSCIENTE: POR UMA EXPLORAÇÃO RACIONAL E CIDADÃ DOS RECURSOS NATURAIS. 2011. (Outro).

5.
BARROS, D. S. C. ; ALMEIDA, Vinicius Pacheco ; Lemos, Pedro de Medeiros ; QUIRINO, G. S. ; MOLINA, C. C. . I Sarau Lítero-musical da UFRRJ - ITR. 2011. (Outro).

6.
RAMOS, D. A. L. ; CARVALHO, J. G. ; ALMEIDA, Vinicius Pacheco . II SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE CIENCIAS ECONOMICAS EM TRES RIOS. 2010. (Outro).

7.
RAMOS, D. A. L. ; ALMEIDA, Vinicius Pacheco ; QUIRINO, G. S. ; Lemos, Pedro de Medeiros . Oficina sobre Programa de Educação Tutorial (PET). 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 16:51:23