Matheus Silva De Gregori

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0300256452200872
  • Última atualização do currículo em 24/10/2018


Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (PPGD-UFSM), com Bolsa CAPES. Bacharel em Direito pela mesma instituição (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade - GPDS/UFSM. Advogado inscrito na OAB/RS sob o nº 97712. Professor da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Professor Substituto do Depto de Direito da UFSM. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Matheus Silva De Gregori
Nome em citações bibliográficas
DE GREGORI, M. S.


Formação acadêmica/titulação


2015 - 2017
Mestrado em Direito.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Limites e possibilidades do sistema de Pagamento por Serviços Ambientais como instrumento de promoção da sustentabilidade socioambiental no Brasil,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Luiz Ernani Bonesso de Araújo.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Direito promocional; Pagamento por Serviços Ambientais.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2010 - 2014
Graduação em Direito.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: POVOS E TERRITÓRIOS TRADICIONAIS: JURISDIÇÃO FEDERAL E OS DIREITOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE.
Orientador: Luiz Ernani Bonesso de Araújo.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2010 em Relações Internacionais.
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Ano de interrupção: 2010




Formação Complementar


2015 - 2015
Curso de Educação Jurídica Popular. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista CAPES do Mestrado em Direito da UFSM, área de concentração em "Direitos Emergentes na Sociedade Global", linha de pesquisa em "Direitos da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade". Realizou Estágio de Docência I e II, no período de 2015/2016, ministrando aulas nas disciplinas de Direito Ambiental e Direito Agrário no Curso de Direito da UFSM.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista Iniciação Científica CNPq

Atividades

03/2011 - 07/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, .


Faculdade de Direito de Santa Maria, FADISMA, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 11


Grécia cursos e concursos, GRÉCIA CURSOS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor da disciplina de Direito Constitucional para concursos públicos.


Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul - Memorial do Judiciário, TJRS, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Gabinete Juiz 2ª Vara de Família - Comarca SM, Carga horária: 25


Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul - 1º DPE de Santa Maria, DPE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Trabalhador Voluntário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 6


Programa de Proteção e Defesa do Consumidor, PROCON - SM, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Atendimento e Pareceres (90h)



Linhas de pesquisa


1.
Direitos da Sociobiodiversidade e Sustentabilidade


Projetos de pesquisa


2013 - Atual
Direito da Sociobiodiversidade: Epistemologia Ambiental aplicada à Técnica-Jurídica

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luiz Ernani Bonesso de Araujo em 14/10/2015.
Descrição: O projeto intitulado "Sociobiodiversidade: repensando o Estado de Direito", em sua primeira fase, abordou as dinâmicas da globalização e suas conseqüências ambientais, dentre as quais a apropriação dos recursos naturais dos países subdesenvolvidos (biopirataria e etnobioprospecção) e atentando-se para o valor cultural da biodiversidade e da sabedoria dos povos tradicionais. Leva-se em conta os princípios de autonomia cultural, equidade social e justiça ambiental, assimilando as condições da natureza, bem como seu "limite", na gestão produtiva da biodiversidade em escala local e no âmbito comunitário. Ademais, com o avanço da biotecnologia, o tema "biodiversidade" assume um papel destacado no cenário internacional, já que surgem novas perspectivas de expansão econômica a partir da exploração e apropriação dos recursos naturais. As florestas tropicais se tornam alvos da cobiça dos grandes laboratórios internacionais, já que nelas estão os grandes reservatórios de diversidade biológica. É nesse panorama que se insere a América Latina, rica em diversidade biológica, mas que está diante de um conflito entre os Estados e os laboratórios internacionais, acerca do controle, apropriação e domínio de conhecimentos secularmente transmitidos entre gerações. Exige-se, portanto, uma nova percepção sobre essa realidade, seja em termos de concepções acerca de possíveis estruturações sociais, seja em termos jurídicos, já que o que está em jogo o controle e a apropriação dessa riqueza natural, bem como o domínio de conhecimentos secularmente transmitidos entre gerações. Desta forma, o presente projeto de pesquisa busca pensar uma técnica-jurídica capaz de enfrentar a Problemática Ambiental, bem como a complexidade de demandas sociais oriundas deste fenômeno..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Matheus Silva De Gregori - Integrante / Luiz Ernani Bonesso de Araujo - Coordenador / Francielle Benini Agne - Integrante / Giulia Vogt Maycá - Integrante / Larissa Nunes Cavalheiro - Integrante / Anderson Barbosa Pavão Wyse - Integrante.
2010 - Atual
Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade
Descrição: O Grupo de Pesquisa em Direito da Sociobiodiversidade (GPDS) objetiva desenvolver questões relativas à proteção e decisão jurídica acerca da biodiversidade, bem como a compreensão de suas relações sistêmicas com a complexidade política e econômica que envolve a Sociedade de Risco e, especialmente, a autonomia e emancipação necessárias a concretização da cidadania ambiental. O GPDS vem atuando ativamente desde o ano de 2008. Suas atividades relacionam-se com a Organização de Eventos Nacionais; Participação em Eventos Nacionais e Internacionais; Trabalhos Coletivos com Grupos de Pesquisadores Nacionais na área do Direito Ambiental, bem como trabalhos conjuntos com Professores e Pesquisadores da Universidade de Santiago do Chile (USACH) e Rede Latino-Americana Internacional del Conocimiento: http://www.internacionaldelconocimiento.org/; Publicações em Periódicos certificados na área do Direito Ambiental, em Anais de Congressos Nacionais e Internacionais, bem como capítulos de livros em coletâneas que envolvem pesquisadores de renome na área do Direito Ambiental. O GPDS atua nas seguintes linhas de psquisa: 1) Ecologia Política e Direito; 2) Novos Direitos à Mobilidade, Interculturalidade e Cidadania Global; 3) Perspectiva Pós-Colonial, Globalização Econômica e Proteção à Biodiversidade; 4) Sociobiodiversidade e Direito dos Trópicos; 5) Sociobiodiversidade Urbana e Direito. Página: http://coral.ufsm.br/gpds/.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (12) / Doutorado: (6) .
Integrantes: Matheus Silva De Gregori - Integrante / Luiz Ernani Bonesso de Araujo - Coordenador / Jerônimo Siqueira Tybusch - Integrante.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Maria - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2015 - Atual
Periódico: Revista de Estudos Jurídicos UNESP


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
DE GREGORI, M. S.2016DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . Povos e Territórios Tradicionais no Brasil Sob a Perspectiva dos Direitos da Sociobiodiverisdade. Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo, v. 2, p. 125-147, 2016.

2.
DE GREGORI, M. S.2016DE GREGORI, M. S.; HOCH, P. A. . A Tecnologia em Favor da Democracia e do Meio Ambiente: O Direito à Informação como Primeira Condição para tal Possibilidade. Revista de Direito, Governança e Novas Tecnologias, v. 2, p. 129-147, 2016.

3.
FLORES, M. P.2013FLORES, M. P. ; DE GREGORI, M. S. ; ARAUJO, L. E. B. . A SEGURANÇA ALIMENTAR E OS MODELOS DE PRODUÇÃO AGRÁRIA QUÍMICO-DEPENDENTES. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 8, p. 318, 2013.

4.
DE GREGORI, M. S.2013DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL: A crise ambiental como uma crise da razão. Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 8, p. 700, 2013.

5.
DE GREGORI, M. S.2011DE GREGORI, M. S.; DE GREGORI, I. C. S. . DIREITOS DA SOCIOBIODIVERSIDADE: a exploração dos conhecimentos tradicionais sob uma perspectiva de ecocidadania. Revista eletrônica do Curso de Direito da UFSM, v. 6, p. 3, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
DE GREGORI, M. S.; MAYCA, G. V. . INTERNACIONALIZAÇÃO DO DIREITO: O COSMOPOLITISMO JURÍDICO CONTEMPORÂNEO E OS DIÁLOGOS ENTRE SISTEMAS DE JUSTIÇA. In: Janaína Machado Sturza; Isabel Christine Silva De Gregori;. (Org.). Diálogos e reflexões na perspectiva do cosmopolitismo jurídico contemporâneo. 1ed.Porto Alegre/RS: Evangraf, 2017, v. , p. 169-186.

2.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . SUSTENTABILIDADE E FUNÇÃO PROMOCIONAL DO DIREITO: OS INSTRUMENTOS ECONÔMICOS DE POLÍTICA AMBIENTAL NO BRASIL. In: Jerônimo Siqueira Tybusch; Tarin Frota Mont`alverne. (Org.). Direito e sustentabilidade III. 1ed.Florianópolis: CONPEDI, 2016, v. , p. 107-126.

3.
DE GREGORI, I. C. S. ; DE GREGORI, M. S. . Política Urbana e Função Social da Propriedade Urbana: Uma Abordagem à Luz dos Instrumentos Legais de Tutela do Patrimônio Cultural. In: BEDIN, Gilmar; ESTENSSORO, Fernando; TYBUSCH, Jerônimo. (Org.). DIREITOS HUMANOS, POLÍTICA INTERNACIONAL E ECOLOGIA POLÍTICA. 1ed.Santa Cruz do Sul/RS: Essere nel Mondo, 2014, v. , p. 80-92.

4.
DE GREGORI, M. S.; FLORES, M. P. . O Discurso da Sustentabilidade e a Lógica do Capitalismo Verde. In: BEDIN, Gilmar; ESTENSSORO, Fernando; TYBUSCH, Jerônimo. (Org.). DIREITOS HUMANOS, POLÍTICA INTERNACIONAL E ECOLOGIA POLÍTICA. 1ed.Santa Cruz do Sul/RS: Essere nel Mondo, 2014, v. , p. 208-219.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . POVOS E TERRITÓRIOS TRADICIONAIS NO BRASIL SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS DA SOCIOBIODIVERISDADE. In: XXV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI, 2016, Brasília/DF. Direito ambiental e socioambientalismo II. Florianópolis: CONPEDI, 2016. p. 106-126.

2.
DE GREGORI, M. S.; HOCH, P. A. . A TECNOLOGIA EM FAVOR DA DEMOCRACIA E DO MEIO AMBIENTE: O DIREITO À INFORMAÇÃO COMO PRIMEIRA CONDIÇÃO PARA TAL POSSIBILIDADE. In: XXV ENCONTRO NACIONAL DO CONPEDI, 2016, Brasília/DF. Direito, governança e novas tecnologias. Florianópolis: CONPEDI, 2016. p. 227-245.

3.
CAVALHEIRO, L. N. ; DE GREGORI, M. S. ; ARAUJO, L. E. B. . DIREITO E SUSTENTABILIDADE AO ENCONTRO DAS IMPLICAÇÕES ECOLÓGICO-JURÍDICAS DA SOCIOBIODIVERSIDADE. In: 3º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede, 2015, Santa Maria-RS. Anais do 3º Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: mídias e direitos da sociedade em rede, 2015.

4.
FLORES, M. P. ; DE GREGORI, M. S. . MODERNIDADE E MÍDIA: Reflexões sobre a sensação de insegurança na Sociedade de Informação. In: I Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade: Mídias e Direitos da Sociedade em Rede, 2012, Santa Maria - RS. MODERNIDADE E MÍDIA: REFLEXÕES SOBRE A SENSAÇÃO DE INSEGURANÇA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . LIMITES E POSSIBILIDADES DO SISTEMA DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) COMO INSTRUMENTO JURÍDICO-ECONÔMICO DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL. In: XXXI Jornada Acadêmica Integrada - JAI, 2016, Santa Maria. Anais 31ª Jornada Acadêmica Integrada, 2016.

2.
DE GREGORI, M. S.. SOCIOBIODIVERSIDADE E DIREITO EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA E PÓS-COLONIAL. In: 30ª Jornada Acadêmica Integrada UFSM, 2015, Santa Maria. Anais da 30ª Jornada Acadêmica Integrada, 2015.

3.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . Direito da Sociobiodiversidade: Epistemologia Ambiental aplicada à Técnica-Jurídica. In: Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2014, Santa Maria. Anais 29ª Jornada Acadêmica Integrada, 2014.

4.
FLORES, M. P. ; DE GREGORI, M. S. . O DISCURSO DA SUSTENTABILIDADE E A LÓGICA DO CAPITALISMO VERDE. In: III Congresso Internacional Ciencias, Tecnologías y Culturas: Diálogo entre las disciplinas del conocimiento mirando al futuro de América Latina y el Caribe, 2013, Santiago del Chile. Caderno de Ponencias do Simpósio 22, 2013. p. 33-34.

5.
DE GREGORI, I. C. S. ; DE GREGORI, M. S. . Função Socioambiental da propriedade urbana e Meio Ambiente cultural: instrumentos legais e perspectivas de efetivação. In: II Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración en el Conosur ? Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América, 2013, Bogotá, Colômbia. Anales del II Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración en el Conosur ? Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América, 2013.

6.
DE GREGORI, M. S.. Direito da Sociobiodiversidade: Epistemologia Ambiental aplicada à Técnica Jurídica. In: 28ª JAI UFSM, 2013, Santa Maria. Anais da 28ª JAI UFSM, 2013.

7.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. ; FLORES, M. P. . Direito da Sociobiodiversidade e(m) políticas de sustentabilidade. In: 27ª JAI UFSM, 2012, Santa Maria. Anais da 27ª JAI UFSM, 2012.

8.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. ; FLORES, M. P. . Direitos da Sociobiodiversidade e cidadania ecológica. In: 26ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM, 2011, Santa Maria. Anais 26ª JAI, 2011.

9.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . Sociobiodiversidade e garantias constitucionais: construindo a eco-cidadania. In: I Encuentro de las Ciências Humanas y Tecnológicas para la Integración en el Conosur - Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América, 2011, Pelotas - RS. Anales del I Encuentro de las Ciências Humanas y Tecnológicas para la Integración en el Conosur - Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América, 2011.

Apresentações de Trabalho
1.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . LIMITES E POSSIBILIDADES DO SISTEMA DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) COMO INSTRUMENTO JURÍDICO-ECONÔMICO DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
DE GREGORI, M. S.; MAYCA, G. V. . LIMITES E POSSIBILIDADES DO ?PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS? (PSA) ENQUANTO INSTRUMENTO JURÍDICO-ECONÔMICO DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL NO BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . SUSTENTABILIDADE E FUNÇÃO PROMOCIONAL DO DIREITO: OS INSTRUMENTOS ECONÔMICOS DE POLÍTICA AMBIENTAL NO BRASIL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
DE GREGORI, M. S.. SOCIOBIODIVERSIDADE E DIREITO EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA E PÓS-COLONIAL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
MAYCA, G. V. ; DE GREGORI, M. S. . O Direito Achado na Rua: interações jurídico-comunitárias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . Direito da Sociobiodiversidade: Epistemologia Ambiental aplicada à Técnica-Jurídica. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

7.
FLORES, M. P. ; DE GREGORI, M. S. . O DISCURSO DA SUSTENTABILIDADE E A LÓGICA DO CAPITALISMO VERDE. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
DE GREGORI, M. S.. Direito da Sociobiodiversidade: Epistemologia Ambiental aplicada à Técnica Jurídica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
DE GREGORI, M. S.. Sociobiodiversidade e bens comuns: saberes e identidades coletivas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
DE GREGORI, I. C. S. ; DE GREGORI, M. S. . Função Socioambiental da propriedade urbana e Meio Ambiente cultural: instrumentos legais e perspectivas de efetivação. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

11.
DE GREGORI, M. S.; FLORES, M. P. . MODERNIDADE E MÍDIA: Reflexões sobre a sensação de insegurança na Sociedade de Informação. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. . EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL: a crise ambiental como uma crise da razão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
DE GREGORI, M. S.; FLORES, M. P. ; ARAUJO, L. E. B. . Direito da Sociobiodiversidade e(m) políticas de sustentabilidade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
DE GREGORI, M. S.; ARAUJO, L. E. B. ; FLORES, M. P. . Direitos da Sociobiodiversidade e cidadania ecológica. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
DE GREGORI, M. S.; ZAMPIERI, M. C.; CAMARGO, L. F.; RIBEIRO, A. C. A.. Participação em banca de Ricardo da Silva Fiorin.A atuação da administração tributária frente à concorrência desleal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.

2.
LOUZADA, M. C.; DUARTE, F. R.; DE GREGORI, M. S.. Participação em banca de Mary Vanir Crestani Tolfo.Estupro e importunação ofensiva ao pudor: limites na doutrina e na jurisprudência do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Santa Maria.

3.
NEDEL, N. K.; MENEZES, C. P. P.; SILVA, C. M.; DE GREGORI, M. S.. Participação em banca de Bruna Bastos.A possibilidade de configuração do terrorismo como manifestação cultural e a necessidade de proteção da interculturalidade no cenário global. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Santa Maria.

4.
COCCO, F. M.; DE GREGORI, M. S.; CARDOSO, W. M.; FREITAS, A. L.. Participação em banca de Jacson da Silva Marques.A educação ambiental como política pública de prevenção do dano ao Meio Ambiente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Santa Maria.

5.
PUERARI, A. F.; CARDOSO, W. M.; DE GREGORI, M. S.. Participação em banca de Larissa da Silva Batista.Universalismo e relativismo cultural dos direitos humanos: uma análise sob uma perspectiva do interculturalismo e do transconstitucionalismo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Santa Maria.

6.
PUERARI, A. F.; CARDOSO, W. M.; DE GREGORI, M. S.. Participação em banca de Cícero de Oliveira Silva.A crise da admnistração pública sob a perspectiva da imoralidade dos agentes públicos. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Santa Maria.

7.
OLIVEIRA, D. S.; PESSOA, J. P. S.; DE GREGORI, M. S.. Participação em banca de Marcel Wrague Medeiros.Tribunal do Júri: a absolvição pelo quesito genérico e o )im)possível recurso de apelação fundado em decisão contrária às provas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Santa Maria.

8.
BARCELLOS, O.; OLIVEIRA, D. S.; DE GREGORI, M. S.. Participação em banca de Vágner Pedron.Análise econômica do direito: o mercado sob a tutela do Estado. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Santa Maria.

9.
WOLF, K.; FREITAS, A. L.; DE GREGORI, M. S.. Participação em banca de Isabela Dall'Acqua.Sujeitos de direito: maus tratos contra animais domésticos e a (in)eficácia da legislação brasileira vigente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito de Santa Maria.

10.
DE GREGORI, I. C. S.; DE GREGORI, M. S.; CAMARGO, M. S.. Participação em banca de Gabriela Dias Karsten.Direitos do Autor e as novas tecnologias: a (im)possibilidade de aplicação do Fair Use ou uso justo pela legislação brasileira. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.

11.
STAHLHOFER, I. S.; JAHNKE, L. T.; DE GREGORI, M. S.. Participação em banca de Evandro Xavier de Almeida.Educar para o consumo e a autorresponsabilização consubstanciada no princípio da solidariedade alicerçado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Luterana do Brasil.

12.
OLIVEIRA, RAFAEL SANTOS DE; DE GREGORI, M. S.; KURTZ, M. S. S. C.. Participação em banca de Vinícius de Moraes Barcellos.Os desafios jurisdicionais para a prevenção e a tutela dos crimes digitais no ordenamento jurídico brasileiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
31ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI UFSM.LIMITES E POSSIBILIDADES DO SISTEMA DE PAGAMENTO POR SERVIÇOS AMBIENTAIS (PSA) COMO INSTRUMENTO JURÍDICO-ECONÔMICO DE PROMOÇÃO DA SUSTENTABILIDADE NO BRASIL. 2016. (Outra).

2.
XXV Congresso Nacional do CONPEDI. SUSTENTABILIDADE E FUNÇÃO PROMOCIONAL DO DIREITO: OS INSTRUMENTOS ECONÔMICOS DE POLÍTICA AMBIENTAL NO BRASIL. 2016. (Congresso).

3.
30º Jornada Acadêmica Integrada da UFSM - 6º Salão de Pós-Graduação.SOCIOBIODIVERSIDADE E DIREITO EM UMA PERSPECTIVA SISTÊMICO-COMPLEXA E PÓS-COLONIAL. 2015. (Outra).

4.
XXV Encontro Gaúcho de Estudantes de Direito - EGED.Avaliador de Trabalhos Acadêmicos. 2015. (Encontro).

5.
29ª Jornada Acadêmica Integrada - JAI/UFSM.Direito da Sociobiodiversidade: Epistemologia Ambiental aplicada à Técnica-Jurídica. 2014. (Outra).

6.
II Encontro Latino-Americano de Extensão Universitária em Direito. 2014. (Encontro).

7.
28ª JAI UFSM.Direito da Sociobiodiversidade: Epistemologia Ambiental aplicada à Técnica Jurídica. 2013. (Outra).

8.
34º ENED (Encontro Nacional dos Estudantes de Direito). 2013. (Encontro).

9.
II Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnologicas para la integración en el Conosur ? Internacional del Conocimiento: Diálogos en nuestra América.FUNÇÃO SOCIOAMBIENTAL DA PROPRIEDADE URBANA E MEIO AMBIENTE CULTURAL: INSTRUMENTOS LEGAIS E PERSPECTIVAS DE EFETIVAÇÃO. 2013. (Encontro).

10.
III Congresso Internacional Ciencias, Tecnologías y Culturas: Diálogo entre las disciplinas del conocimiento mirando al futuro de América Latina y el Caribe. Simpósio 22: Ecologia Política y derechos humanos en América Latina.O DISCURSO DA SUSTENTABILIDADE E A LÓGICA DO CAPITALISMO VERDE. 2013. (Simpósio).

11.
IV Seminário Ecologia Política e Direito na América Latina. Sociobiodiversidade e bens comuns: saberes e identidades coletivas. 2013. (Congresso).

12.
Jornada Internacional de Política e Direito de Santa Maria. 2013. (Congresso).

13.
XXIII EGED ? Encontro Gaúcho de Estudantes de Direito. 2013. (Encontro).

14.
27ª JAI UFSM.Direito da Sociobiodiversidade e(m) políticas de sustentabilidade. 2012. (Outra).

15.
I Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade. MODERNIDADE E MÍDIA: Reflexões sobre a sensação de insegurança na Sociedade de Informação. 2012. (Congresso).

16.
I Congresso Internacional de Direito e Contemporaneidade. 2012. (Congresso).

17.
II Congresso Internacional de Política e Direito de Santa Maria. 2012. (Congresso).

18.
III Seminário Ecologia Política e Direito na América Latina.EPISTEMOLOGIA AMBIENTAL: A crise ambiental como uma crise da razão.. 2012. (Seminário).

19.
XXVI Ciclo de Estudos Jurídicos. 2012. (Outra).

20.
26ª Jornada Acadêmica Integrada - UFSM.Direitos da Sociobiodiversidade e cidadania ecológica. 2011. (Outra).

21.
Ecologia Política na América Latina: Sustentabilidade e Meio Ambiente como determinantes da Política Internacional do Século XXI. 2011. (Seminário).

22.
I Congresso Internacional de Política e Direito de Santa Maria. 2011. (Congresso).

23.
XVI Jornada Internacional de Direito. 2011. (Congresso).

24.
XXV Ciclo de Estudos Jurídicos - Sociedade: Direito e Políticas Públicas. 2011. (Outra).

25.
IX Semana Acadêmica de Direito - UFSM. 2010. (Outra).

26.
IX Seminário de Teoria Jurídica, Cidadania e Globalização. 2010. (Seminário).

27.
XV Jornada Internacional de Direito. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAUJO, L. E. B. ; TYBUSCH, J. S. ; DE GREGORI, I. C. S. ; DE GREGORI, M. S. ; AGNE, F. B. . II Congresso Internacional de Direito Ambiental e Ecologia Política e IV Seminário Ecologia Política e Direito na América Latina. 2013. (Congresso).

2.
DE GREGORI, M. S.; MAYCA, G. V. . XII Semana Acadêmica do Curso de Direito da UFSM: os 25 anos da Constituição e sua (in)efetividade. 2013. (Outro).

3.
ARAUJO, L. E. B. ; TYBUSCH, J. S. ; DE GREGORI, M. S. ; FLORES, M. P. ; DE GREGORI, I. C. S. ; AGNE, F. B. . I Congresso Internacional de Direito Ambiental e Ecologia Política e Direito na América Latina. 2012. (Congresso).

4.
DE GREGORI, M. S.; TYBUSCH, J. S. ; ARAUJO, L. E. B. ; AGNE, F. B. . I Seminário "Ecologia Política na América Latina: Sustentabilidade e Meio Ambiente como determinantes da Política Internacional do Século XXI". 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Ricardo da Silva Fiorin. A atuação da administração tributária frente à concorrência desleal. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Santa Maria. Orientador: Matheus Silva De Gregori.



Outras informações relevantes


Realizou Estágio de Docência no período de 2015/2016, ministrando aulas nas disciplinas de Direito Ambiental e Direito Agrário na Universidade Federal de Santa Maria.

Integrante do Diretório Livre do Direito (DLD) - UFSM, gestão 2013/2014, como 2º Secretário de Pesquisa e Extensão.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 24:50:25