Emilia Naura Santos Bouzada

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6619520277847732
  • Última atualização do currículo em 02/12/2017


Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (1996); Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional pela Universidade Potiguar-RN (2001); Especialista em Reabilitação Psicossocial e em Saúde Mental na Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil- Universidade Federal do rio de Janeiro- RJ(2007) . Atualmente é pesquisadora da Faculdade de Educação e Psicopedagoga em clínica infanto-juvenil - Atendimento em Psicopedagogia clínica social e particular. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente no seguinte tema: inclusão em educação, gênero e sexualidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Emilia Naura Santos Bouzada
Nome em citações bibliográficas
BOUZADA, E. N. S.


Formação acadêmica/titulação


2005 - 2007
Especialização em Especialização em Saúde Mental na Infância e Adolescência. (Carga Horária: 2500h).
Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil, IPUB, Brasil.
Título: Psicopedagogia Clínica: Da intervenção possível à constituição do sujeito desejante de aprender no campo da saúde mental.
Orientador: Maria Esther Delgado Leite..
1999 - 2001
Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P.
Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Título: Intervenção Psicopedagógica: Possibilidade de Resgatar o Desejo de Aprender Por Meio de Jogos e/ou Atividades Lúdicas..
Orientador: Mário Sérgio Vasconcelos..
1992 - 1996
Graduação em Pedagogia.
Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.




Formação Complementar


2015
Seminário Livre- Articulações sobre os conceitos d. (Carga horária: 6h).
Associação Brasileira de Estudos e Pesquisa da Infância, SOBEPI, Brasil.
2014
Curso de Formación en Psicopedagogía Clínica. (Carga horária: 40h).
EspacioPsicopedagógico de Buenos Aires, EPSIBA, Argentina.
2014
Lecturas psicopedagógicas con Donald Winnicott. (Carga horária: 4h).
EspacioPsicopedagógico de Buenos Aires, EPSIBA, Argentina.
2016 - 2016
Curso de Extensão QUALIFICAÇÃO EM NEUROPSICOLOGIA E APRENDIZAGEM. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Inclusão em Educação:Gênero e Diversidade Sexual. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2015 - 2015
Inclusão em Educação: Gênero e Diversidade Sexual na Escola em Discussão. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
2002 - 2002
Docência do Ensino Superior.
Universidade Potiguar, UnP, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Faculdade de Educação, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, Carga horária: 20

Atividades

06/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Faculdade de Educação, Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do, .


Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos, SEASDH, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga Institucional, Carga horária: 40


Universidade Potiguar, UnP, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Professora Orientadora, Enquadramento Funcional: Professora Orientadora Curso de Pós-Graduação, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Supervisora do Curso de PG, Enquadramento Funcional: Supervisora Curso Pós-Graduação Psicopegogia, Carga horária: 20


Centro de Equoterapia do Rio Grande do Norte, Parnamirim, CERN, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2003
Vínculo: Equoterapeuta, Enquadramento Funcional: Equoterapeuta, Carga horária: 20


Atendimento em Psicopedagogia Clínica, APC, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - Atual
Vínculo: Psicopedagoga Clínica, Enquadramento Funcional: Psicopedagoga em Clínica infanto-juvenil, Carga horária: 20


Central de Aulas Particulares, CAP, Brasil.
Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental, Carga horária: 20

Vínculo institucional

1997 - 1998
Vínculo: Coordenadora Pedagógica, Enquadramento Funcional: Coordenadora Pedagógica do Pré-Vestibular, Carga horária: 20


Universidade Castelo Branco, UCB/RJ, Brasil.
Vínculo institucional

1993 - 1994
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 20
Outras informações
Exercendo as funções de: Escrituraria; Secretária; e Assistente de Relações Públicas e Coordenação de Eventos Culturais e Educacionais.



Linhas de pesquisa


1.
2010 ? Atual Projeto de Pesquisa: Jogando para não dançar encontros com jogos na escola em grupos de crianças com conduta anti-social e dificuldades de aprendizagem.
2.
Descrição: A investigação se baseia numa experiência piloto, ainda em curso, desenvolvida com crianças atendidas numa escola beneficente, situada no bairro da Lagoa, o Colégio Pequena Cruzada, no Rio de Janeiro, Brasil. O público alvo desta pesquisa


Projetos de pesquisa


2012 - Atual
Construindo culturas, desenvolvendo políticas e orquestrando práticas de inclusão no cotidiano escolar
Descrição: O projeto desenvolve-se em uma escola municipal da cidade do Rio de Janeiro, de modo que a equipe participante se divide para acompanhar cada turma registrando a realidade por meio de filmagem, cadernos de campo e fotografia com o intuito de traçar o perfil do grupo junto ao professor. Após a análise, descrição e interpretação dos dados feita pela equipe, serão organizados encontros (periodicidade a confirmar com a escola. Se possível, semanal ou quinzenal.), com base nos dados, promovendo discussões sobre a reflexão da prática, a criação de novas estratégias na intervenção do cotidiano escolar, percepção dos valores intrínsecos à prática docente. Com isso possibilitamos uma leitura crítica e reflexiva dos dados para que, cada vez mais, se desenvolvam práticas, culturas e políticas que minimizem as situações de exclusão tanto dos professores, como dos alunos e pais..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2010
Jogando para não dançar encontros com jogos na escola em grupos de crianças com conduta anti-social e dificuldades de aprendizagem
Descrição: A investigação se baseia numa experiência piloto, ainda em curso, desenvolvida com crianças atendidas numa escola beneficente, situada no bairro da Lagoa, o Colégio Pequeno Cruzada, no Rio de Janeiro, Brasil. O público alvo desta pesquisa são crianças que apresentam concomitantemente, problemas expressivos de aprendizagem e comportamentos anti-sociais (Winnicott, 1983). Ela se constrói a partir da hipótese de que o jogo de regras é uma ferramenta poderosa na facilitação do retorno à capacidade de aprender dessas crianças. A presente pesquisa está dando continuidade à construção que já está em andamento na pesquisa piloto e pretende continuar a investigação tecida em torno da questão: Como a utilização de jogos pode intervir favoravelmente no desenvolvimento da estrutura simbólica de crianças ou pré-adolescentes inseridos no ambiente escolar com comportamentos anti-sociais e dificuldades expressivas no processo de aprendizagem? Em outras palavras, como favorecer, por meio de atividades lúdicas de jogo, a possibilidade de diminuição de condutas anti-sociais e dificuldades expressivas de aprendizagem de alunos da Escola Fundamental.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2005 - 2007
Adolescente: Saúde mental e Cultura - PASMEC
Descrição: O Programa Adolescentes Saúde Mental e Cultura - PASMEC foi realizado no Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil - CAPSIJ - em um núcleo piloto. O projeto se propõe a promover a reabilitação psicossocial de jovens em situação de rua e/ou abrigados. Para tanto são utilizados componentes lúdicos e psicopedagógicos, além de serem criadas estratégias para pesquisar formas de manutenção ou de re-estabelecimento dos laços sociais e afetivos dos jovens. O PASMEC se propõe a trabalhar, sobretudo com as equipes técnicas-pedagógicas das instituições parceiras atuando em conjunto com os jovens..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Tecnologia Educacional.


Idiomas


Francês
Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VENTURINE, A. M. ; BOUZADA, E. N. S. ; CALVENTE, A. T. . Discutindo Diversidade Sexual na Escola Com Os Professores: Novas Configurações Familiares.. In: IV Seminário Enlaçando Sexualidades: Moralidades, Famílias e Fecundidades 2015, 2015, Salvador. IV Seminário Enlaçando Sexualidades, 2015.

2.
BOUZADA, E. N. S.; OLIVEIRA, M. C. . Psicopedagogia Inclusiva: Uma ação ao resgate do desejo de aprender em adolescentes abrigados e/ou em situação de rua. In: Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, 2013, Rio de Janeiro. Universidade e Participação na Contemporaneidade, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
BOUZADA, E. N. S.; VENTURINE, A. M. ; Mazzillo, Ida Beatriz Costa Velho . O SIGNIFICADO DA SEXUALIDADE PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
VENTURINE, A. M. ; BOUZADA, E. N. S. ; CALVENTE, A. T. . Discutindo Diversidade Sexual na Escola Com Os Professores: Novas Configurações Familiares.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
BOUZADA, E. N. S.; OLIVEIRA, M. C. . Psicopedagogia Inclusiva: Uma ação ao resgate do desejo de aprender em adolescentes abrigados e/ou em situação de rua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
BOUZADA, E. N. S.. Psicopedagogia Clínica: da intervenção possível à constituição do sujeito desejante de aprender no campo da saúde mental. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BOUZADA, E. N. S.; CAMARA, F. . Projeto de Trabalho : Construção de Maquetes. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
BOUZADA, E. N. S.; CAMARA, F. . ?Uma Acão Psicopedagógica em um Espaço de Saúde Mental?. 2006. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
BOUZADA, E. N. S.. Aspectos Relevantes ao Atendimento Psicopedagógico. 2003. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material para diagnóstico e atendimento).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Jornada de Gêneroe Sexualidade do Colégio Pedro II.Vamos falar sobre alguns aspectos psicológicos do "Sair do Armário". 2016. (Encontro).

2.
VIII Congresso Internacional de estudos sobre a diversidade sexual e vde gênero da Associação Brasileira de Estudos da Homocultura(ABEH). NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES: COMO A ESCOLA CONTEMPORÂNEA LIDA COM ISSO.. 2016. (Congresso).

3.
V S EMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇ ÃO: Universidade e Participação ? Inclusão, Ética e Interculturalidade.O SIGNIFICADO DA SEXUALIDADE PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. 2016. (Seminário).

4.
V S EM INÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇ ÃO: Universidade e Participação ? Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Seminário).

5.
Palestra: Revisitando Piaget. 2015. (Outra).

6.
Pátria Educadora: o que está sendo e o que pode vir a ser.. 2015. (Outra).

7.
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. ATIVIDADE 92: MOSTRA LAPEADE DE EXTENSÃO E PESQUISA.. 2015. (Feira).

8.
Seminário "Cultura e Política", do Programa Cultura e Pensamentonto. 2015. (Seminário).

9.
A clínica com Adolescentes na Rede de Saúde Mental. 2013. (Seminário).

10.
A Clínica com Adolescentes na Rede de Saúde Mental. 2013. (Seminário).

11.
Curso a Clínica na Saúde Mental para Crianças e Adolescentes. 2013. (Outra).

12.
Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3.Psicopedagogia Inclusiva: Uma ação ao resgate do desejo de aprender em adolescentes abrigados e/ou em situação de rua. 2013. (Seminário).

13.
IX Congresso Brasileiro de Psicopedagogia- ABPp e Simpósio Internacional de Neurociências, Saúde Mental e Educação. Psicopedagogia Clínica: da intervenção possível à constituição do sujeito desejante de aprender no campo da saúde mental. 2012. (Congresso).

14.
Oficina de Avaliação Psicopedagógica Clínica. 2012. (Oficina).

15.
PROADOLESCER- Programa Ambulatorial para Adolescentes de Risco.. 2012. (Seminário).

16.
Seminário Recepção e Diagnóstico na adolescência. 2012. (Seminário).

17.
Jornada com Vitor da Fonseca. 2011. (Outra).

18.
Quartas Abertas 2011, Desigualdade nas Culturas, Políticas e Práticas Institucionais. O Direito de Aprender: acesso, permanência e exclusão. 2011. (Outra).

19.
Construcción de Espacios Atencionales en Famílias y Escuelas. 2010. (Congresso).

20.
Jornada Psicopedagógica: ?Narrativas & Identidades: Jorge Visca 30 anos depois?. 2008. (Outra).

21.
Simpósio Afetividade e Inteligência ? Aspectos Cognitivos e Comportamentais para a Educação. 2008. (Outra).

22.
1º Simpósio de Psicopedagogia da Região Sudeste ? A Psicopedagogia em busca da saúde na escola, família, clínica e empresa. 2007. (Simpósio).

23.
V Congresso Internacional de Salud Mental Y Derechos Humanos. 2006. (Congresso).

24.
VII Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, III Congresso Latino Americano de Psicopedagogia, I Congresso Luso Brasileiro de Psicopedagogia, XI Encontro Brasileiro de Psicopedagogos e I Expo Psicoped. 2006. (Congresso).

25.
2º Congresso Carioca da ABENEPI-RJ ?Transtornos do Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem: Atualidades Terapêuticas?. 2004. (Congresso).

26.
1º Encontro Estadual de Educação e Psicopedagogia do Rio Grande do Norte ?Educação e Psicopedagogia: Desafios da Aprendizagem na Pós-Modernidade?. 2003. (Encontro).

27.
Novos Saberes e Novos Fazeres para a Inclusão da Pessoa Portadora de Paralisia Cerebral. 2003. (Outra).

28.
VI Congresso Brasileiro de Psicopedagogia, II Congresso Latino Americano de Psicopedagogia, X Encontro Brasileiro de Psicopedagogos e I Expo Psicoped.. 2003. (Congresso).

29.
Congresso Internacional de Educação Sapiens. 2002. (Congresso).

30.
II Curso Básico Pernambucano de Equoterapia. 2002. (Outra).

31.
Curso de Atualização em Diagnóstico e Atendimento Psicopedagógico Numa Visão Interacionista. 2001. (Outra).

32.
I Congresso de Educação Marista de Natal. 2001. (Congresso).

33.
Provas Projetivas Psicopedagógicas. 2001. (Outra).

34.
I Congresso de Psicopedagogia do Nordeste. 2000. (Congresso).

35.
Psicodrama para Profesionales de la Saludy la Educación. 2000. (Congresso).

36.
I Encontro Psicopedagógico. 1999. (Encontro).

37.
Ciclo de Palestras sobre Adolescência. 1997. (Outra).

38.
IV Encontro Regional de Disciplinas Pedagógicas. 1994. (Encontro).

39.
Seminário ?Colapso da Modernidade ? Apartheid Social?. 1994. (Seminário).

40.
Encontro de Educação Comparada. 1993. (Encontro).

41.
Debate sobre Educação em Comemoração ao Aniversário da UFRJ. 1992. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOUZADA, E. N. S.. IV Seminário Internacional de Inclusão em Educação Universidade e Participação UP4. 2016. (Outro).

2.
BOUZADA, E. N. S.. Círculo Omnilético no "IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Outro).

3.
BOUZADA, E. N. S.; VENTURINE, A. M. ; Cruz, E. C ; CAMARA, F. ; Mazzillo, Ida Beatriz Costa Velho ; FREITAS, J. G. O. ; FREITAS, L. C. ; NASCIMENTO, L. M. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; SANTOS, M. P. ; Santiago, Mylene Cristina . V SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Universidade e Participação ? Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Outro).

4.
FREITAS, J. G. O. ; SANTOS, M. P. ; FREITAS, L. C. ; OLIVEIRA, M. C. ; VENTURINE, A. M. ; BOUZADA, E. N. S. ; Santiago, Mylene Cristina ; NASCIMENTO, L. M. F. ; Cruz, E. C ; Mazzillo, Ida Beatriz Costa Velho . Inclusão em Educação: Gênero e Diversidade Sexual na Escola em Discussão.. 2015. (Outro).

5.
BOUZADA, E. N. S.; SANTOS, M. P. ; FREITAS, J. G. O. ; VENTURINE, A. M. ; Cruz, E. C ; Mazzillo, Ida Beatriz Costa Velho ; NASCIMENTO, L. M. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; Santiago, Mylene Cristina . INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA EM DISCUSSÃO. 2015. (Outro).

6.
FREITAS, J. G. O. ; SANTOS, M. P. ; FREITAS, L. C. ; NASCIMENTO, L. M. F. ; Cruz, E. C ; VENTURINE, A. M. ; Santiago, Mylene Cristina ; BOUZADA, E. N. S. ; OLIVEIRA, M. C. . Gênero e Diversidade na Escola.. 2015. (Outro).

7.
BOUZADA, E. N. S.. Inclusão em Educação: GÊNERO E HOMOSSEXUALIDADE EM DISCUSÂO. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Monografia de conclusão de curso de aperfeiçoamento/especialização
1.
PASTRO, Fátima Goretti. PASTRO, Fátima Goretti. Uma atividade construtivista no processo de construção da escrita e da leitura, envolvendo a produção textual.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.

2.
DA SILVA, Gilzoleide Ferreira. Intervenção psicopedagógica clínica por meio de projeto de trabalho. Gilzoleide Ferreira da Silva. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.

3.
DE SOUZA, Maria Dalva Fontes.. . Projeto de trabalho: Instrumento facilitador para aquisição da leitura e da escrita. Maria Dalva Fontes de Souza. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.

4.
LOPES, Mônica Arnaud. Dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita: Contribuições psicopedagógicas.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.

5.
LOURENÇO, Samara do Nascimento Salvador.. Uma abordagem psicopedagógica: hiperatividade ou falta de limites? Ambivalência entre os termos obstaculizando o desejo de aprender.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.

6.
GOMES, Francicarla Miranda Jácome Gomes. A ludicidade como resgate do desejo de aprender: uma perspectiva psicopedagógica. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.

7.
DA SILVA, Maria Antonieta Ataliba. Família e escola: sua intervenção no processo ensino aprendizagem, numa visão psicopedagógica.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.

8.
AQUINO, Maria Valdenora Silva Aquino. Afetividade nas relações ensinante aprendente: implicações da educação infantil.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.

9.
MEDEIROS, Poliana Carneiro de Medeiros. O papel do psicopedagogo no contexto hospitalar: o uso do brinquedo como instrumento facilitador de aprendizagens significativas na criança hospitalizada.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.

10.
DE BRITO, Suely Xavier Oliveira.. A psicomotricidade e suas contribuições para uma ação psicopedagógica: o brincar e suas relações com o desenvolvimento psicomotor da criança.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.

11.
CAVALCANTI, Maria de Lourdes Oliveira. O jogo no processo diagnóstico e interventivo na clínica psicopedagógica.. 2004. Monografia. (Aperfeiçoamento/Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia ? Habilitação em P) - Universidade Potiguar. Orientador: Emilia Naura Santos Bouzada.



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BOUZADA, E. N. S.. Círculo Omnilético no "IV SEMINÁRIO INTERNACIONAL INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: Universidade e Participação - Inclusão, Ética e Interculturalidade. 2016. (Outro).

2.
BOUZADA, E. N. S.; SANTOS, M. P. ; FREITAS, J. G. O. ; VENTURINE, A. M. ; Cruz, E. C ; Mazzillo, Ida Beatriz Costa Velho ; NASCIMENTO, L. M. F. ; OLIVEIRA, M. C. ; Santiago, Mylene Cristina . INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA EM DISCUSSÃO. 2015. (Outro).



Outras informações relevantes


Linha de Pesquisa: Inclusão, Ética e Interculturalidade na área da Educação UFRJ, como pesquisadora do LaPEADE- Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação.
Membro do Grupo de Estudos, GESEI- Grupo de Estudos em Sexualidades e Inclusão.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:41:20