Fabrícia Vieira de Araújo

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0446418605650885
  • Última atualização do currículo em 15/01/2019


Aluna do curso de Doutorado em História Social, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Políticas Sociais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Graduação em História: Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, atua como tutora a distância da disciplina História na Educação 1, do curso de Pedagogia da UENF, no âmbito do Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Fabrícia Vieira de Araújo
Nome em citações bibliográficas
ARAÚJO, F. V.;ARAÚJO, FABRÍCIA VIEIRA DE


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Orientador: Helenice Aparecida Bastos Rocha.
2014 - 2016
Mestrado em Políticas Sociais.
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, UENF, Brasil.
Título: Políticas Públicas e Educacionais em foco: Um olhar sobre o Programa Nacional do Livro Didático, a Educação em Direitos Humanos e o livro didático de História,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Leandro Garcia Pinho.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Palavras-chave: Programa Nacional do Livro Didático; Educação em Direitos Humanos; Livro didático de História.
2008 - 2012
Graduação em História: Bacharelado e Licenciatura.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: O Livro de Jó em cena: religião e dramaturgia no Brasil contemporâneo.
Orientador: Rosangela Patriota Ramos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Construção da Sala de Aula na Plataforma Moodle/CEDERJ. (Carga horária: 30h).
Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ, CEDERJ, Brasil.
2015 - 2015
Formação em EaD com ênfase na tutoria CEDERJ. (Carga horária: 90h).
Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ, CEDERJ, Brasil.
2008 - 2013
Curso de Língua Inglesa.
Central de Línguas - Universidade Federal de Uberlândia, CELIN - UFU, Brasil.


Atuação Profissional



Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do RJ, CEDERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Tutora a Distância da disciplina História na Educação 1, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Tutora a Distância da disciplina História da Educação, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 10
Outras informações
Tutora a Distância da disciplina Estágio Supervisionado II, III e IV do curso de licenciatura em Turismo.


Escola Estadual Sergio de Freitas Pacheco, EESFP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 18


Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista CAPES do PIBID/UFU, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista CAPES no Subprojeto História do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UFU, com a orientação das professoras Regina Ilka Vieira Vasconcelos e Marta Emísia Jacinto Barbosa.

Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora para atendimento exclusivo à aluna, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora remunerada para atendimento exclusivo à aluna Mylena Moreira Rodrigues, portadora de necessidades especiais.

Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora da disciplina História Moderna I, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora remunerada da disciplina História Moderna I, perfazendo um total de 216 horas, sob orientação da professora Rosangela Patriota Ramos.

Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora disciplina História Regional e Local, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora remunerada da disciplina História Regional e Local: Metodologia e Ensino, perfazendo um total de 204 horas, sob orientação da professorea Célia Rocha Calvo.


Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista FAPERJ-mestrado em Políticas Sociais


Escola Municipal Santa Terezinha, EMST, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora de História, Carga horária: 20



Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2016
Aprovação e Nomeação em Concurso Público para o cargo de Professor, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MARTÍNEZ, SILVIA ALICIA2018MARTÍNEZ, SILVIA ALICIA ; ARAÚJO, FABRÍCIA VIEIRA DE ; SOUZA, SUELEN RIBEIRO DE ; VARGAS, EVANDRO ; PINHO, LEANDRO GARCIA . Relato de experiência: oficina pedagógica como objeto de aprendizagem na formação inicial do pedagogo no Consórcio CEDERJ. TEXTO LIVRE, v. 11, p. 176-191, 2018.

2.
ARAÚJO, F. V.;ARAÚJO, FABRÍCIA VIEIRA DE2016ARAÚJO, F. V.; PINHO, L. G. . Direitos Humanos e livro didático: analisando imagens de livros de História. FATO & VERSÕES, v. 9, p. 113-128, 2016.

3.
ARAÚJO, F. V.;ARAÚJO, FABRÍCIA VIEIRA DE2016ARAÚJO, F. V.; CORDEIRO, K. M. S. ; PINHO, L. G. . Políticas educacionais para o livro didático no Brasil: trajetórias entre as décadas de 1930 e 1980. AGENDA SOCIAL (UENF), v. 10, p. 119-133, 2016.

4.
ARAÚJO, F. V.;ARAÚJO, FABRÍCIA VIEIRA DE2015ARAÚJO, F. V.; CORDEIRO, K. M. S. . As políticas públicas educacionais do Programa Nacional do Livro Didático: Analisando um livro didático de EJA. Revista Científica Linkscienceplace Interdisciplinar, v. 2, p. 377-387, 2015.

5.
ARAÚJO, F. V.;ARAÚJO, FABRÍCIA VIEIRA DE2012ARAÚJO, F. V.; COSTA, R. F. . Entre percepções e análises: A 'Gênese da Vertigem', por Antônio Araújo. Fênix (UFU. Online), v. 9, p. 1-10, 2012.

Capítulos de livros publicados
1.
ARAÚJO, F. V.; CORDEIRO, K. M. S. . A trajetória histórica do Programa Nacional do Livro Didático. In: Francisco Ramos de Farias; Leandro Garcia Pinho. (Org.). Educação Memória História. 1ed.Rio de Janeiro: Mauad X, 2017, v. 1, p. 183-194.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
ARAÚJO, F. V.. Os homens revoltados de Albert Camus. Jornal Correio de Uberlândia, 18 jan. 2013.

2.
ARAÚJO, F. V.. Em cena: 'Cortiços'. Jornal Correio de Uberlândia, 11 maio 2012.

3.
ARAÚJO, F. V.. E o espetáculo continua. Jornal Correio de Uberlândia, 04 nov. 2011.

4.
ARAÚJO, F. V.. 3 Horizontes. Jornal Correio de Uberlândia, 18 mar. 2011.

5.
ARAÚJO, F. V.. A Flor que nunca murcha. Jornal Correio de Uberlândia, 03 set. 2010.

6.
ARAÚJO, F. V.. A morte de um milagre por um caixeiro-viajante. Jornal Correio de Uberlândia, 19 fev. 2010.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, F. V.. O protagonismo juvenil em foco: um olhar sobre as ocupações estudantis nas escolas estaduais de Campos dos Goytacazes ? RJ. In: VI Seminário Interno do PPGHS, 2018, São Gonçalo. Anais do VI Seminário Interno do PPGHS. São Gonçalo, 2018. v. 6. p. 52-65.

2.
ARAÚJO, F. V.. As Gerações Históricas dos Direitos Humanos em Livros Didáticos de História para o Ensino Fundamental. In: XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH 2017, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília, 2017. p. 1-10.

3.
ARAÚJO, F. V.. Os direitos humanos em análise: um olhar sobre o direito à memória e o ensino de História. In: V Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social, 2017, São Gonçalo. Anais do V Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social. São Gonçalo: UERJ, PPGHS, 2017. p. 260-268.

4.
ARAÚJO, F. V.. Os Direitos Humanos em análise: um olhar sobre livros didáticos de História aprovados pelo PNLD. In: Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História, 2017, Rio de Janeiro. Anais do XI Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História: Pesquisa em Ensino de História, desafios de um campo de conhecimento. Rio de Janeiro: UFRJ. Faculdade de Educação; ABEH,, 2017. p. 296-304.

5.
ARAÚJO, F. V.; PINHO, L. G. . Política social e ensino: um olhar sobre o Programa Nacional do Livro Didático e a Educação em Direitos Humanos. In: XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) e 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa, 2015, Lisboa, Portugal. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, 2015. p. 1931-1941.

6.
ARAÚJO, F. V.. Para além dos conteúdos de história: políticas públicas, educação em direitos humanos e o livro didático. In: XXVIII Simpósio Nacional de História - Lugares dos Historiadores: velhos e novos desafios, 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos XXVIII Simpósio Nacional de História, 2015. p. 1-15.

7.
ARAÚJO, F. V.; PINHO, L. G. . Políticas públicas e ensino: trajetórias do Programa Nacional do Livro Didático e perspectiva da educação em Direitos Humanos. In: 2° Encontro Internacional de Política Social e 9° Encontro Nacional de Política Social, 2014, Vitória - ES. Anais do 2° Encontro Internacional de Política Social e 9° Encontro Nacional de Política Social, 2014.

8.
ARAÚJO, F. V.; CORDEIRO, K. M. S. . A história do Programa Nacional do Livro Didático sob a luz da política educacional: breves considerações sobre a trajetória do livro didático. In: Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER 3), 2014, Salvador - BA. Anais do Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades (CONINTER 3), 2014. v. 1 a 21. p. 1-15.

9.
ARAÚJO, F. V.. O ESPETÁCULO ?O LIVRO DE JÓ? DO TEATRO DA VERTIGEM E AS POSSIBILIDADES DA FÉ NO COTIDIANO CONTEMPORÂNEO. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural - Escritas da História: Ver - Sentir - Narrar, 2012, Teresina - PI. Anais do VI Simpósio Nacional de História Cultural Escritas da História: Ver - Sentir - Narrar. Uberlândia: GT Nacional de História Cultural, 2012. p. 1-6.

10.
ARAÚJO, F. V.; SILVA, M. S. . O PIBID e as reflexões acerca do Programa Acelerar para Vencer na Escola Estadual Leônidas de Castro Serra. In: I Simpósio de graduação e pós-graduação em História da UFU: diálogos de pesquisa e experiências docentes, 2012, Uberlândia. Anais do I Simpósio de Graduação e Pós Graduação em História da UFU Diálogos de Pesquisa e Experiências Docentes, 2012. p. 120-127.

11.
ARAÚJO, F. V.; SA FILHO, M. B. ; SILVA, M. S. . O PIBID enquanto possibilitador de novas reflexões acerca da prática docente do profissional de História. In: XVIII Encontro regional (ANPUH-MG) - 'Dimensões do Poder na História', 2012, Mariana - MG. ANAIS DO XVIII ENCONTRO REGIONAL ANPUH-MG "Dimensões do poder na História", 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ARAÚJO, F. V.. Os direitos humanos em análise: um olhar sobre livros didáticos de História aprovados pelo PNLD. In: XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História - XI ENPEH, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos. XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História - XI ENPEH. Rio de Janeiro, 2017. p. 115-116.

2.
ARAÚJO, F. V.; PINHO, L. G. . Políticas públicas e ensino: O Programa Nacional do Livro Didático e perspectiva da educação em Direitos Humanos. In: XIV Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2014, Campos dos Goytacazes. XIV Mostra de Pós-Graduação da UENF, 2014.

3.
ARAÚJO, F. V.; PINHO, L. G. . O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO E A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. In: IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: Educação, trabalho e identidade, 2014, Campos dos Goytacazes. Anais IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem: Educação, trabalho e identidade, 2014. p. 1410-1410.

4.
ARAÚJO, F. V.; SILVA, M. S. ; SA FILHO, M. B. . O PIBID enquanto possibilitador de novas reflexões acerca da prática docente do profissional de História. In: XVIII Encontro Regional (ANPUH-MG): Dimensões do Poder na História, 2012, Mariana - MG. Resumos de Comunicação Livre, 2012.

5.
ARAÚJO, F. V.. O Espetáculo ?O Livro De Jó? Do Teatro Da Vertigem E As Possibilidades Da Fé No Cotidiano Contemporâneo. In: VI Simpósio Nacional de História Cultural - Escritas da História: Ver - Sentir - Narrar, 2012, Teresina - PI. Resumos - Painéis, 2012.

6.
ARAÚJO, F. V.. Vertigem em cena: a peça "O Livro de Jó" e a crença religiosa do homem nos dias atuais. In: II Congresso Internacional de História: História e Mídia, 2011, Jataí - GO. Caderno de Resumos e Programação.. Jataí, GO, 2011.

7.
ARAÚJO, F. V.. Vertigem em cena: religião e dramaturgia. In: XVII Encontro Regional de História: Conhecer, Pesquisar e Ensinar História: O lugar do conhecimento no mundo contemporâneo, 2010, Uberlândia. Cadernos de resumos e programação. Uberlândia, 2010.

Apresentações de Trabalho
1.
ARAÚJO, F. V.. O protagonismo juvenil em foco: um olhar sobre as ocupações estudantis nas escolas estaduais de Campos dos Goytacazes ? RJ. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ARAÚJO, F. V.. Os direitos humanos em análise: em foco o Programa Nacional do Livro Didático, as políticas públicas para a Educação em Direitos Humanos no Brasil e os livros didáticos de História. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ARAÚJO, F. V.. As Gerações Históricas dos Direitos Humanos em Livros Didáticos de História para o Ensino Fundamental. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
ARAÚJO, F. V.. Os direitos humanos em análise: um olhar sobre o direito à memória e o ensino de História. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ARAÚJO, F. V.. Os direitos humanos em análise: um olhar sobre livros didáticos de História aprovados pelo PNLD. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
ARAÚJO, F. V.. O PNLD e as gerações dos direitos humanos nos livros didáticos de História. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
ARAÚJO, F. V.; PINHO, L. G. . Política social e ensino: um olhar sobre o Programa Nacional do Livro Didático e a educação em direitos humanos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ARAÚJO, F. V.; CORDEIRO, K. M. S. . As políticas públicas educacionais do Programa Nacional do Livro Didático: analisando um livro didático de EJA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ARAÚJO, F. V.. Para além dos conteúdos de história: políticas públicas, educação em direitos humanos e o livro didático. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ARAÚJO, F. V.; PINHO, L. G. . Políticas públicas em foco: um olhar sobre o Programa Nacional do Livro Didático, a educação em direitos humanos e o livro didático de História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ARAÚJO, F. V.; CORDEIRO, K. M. S. . Políticas Sociais sob o viés da Política Educacional: Um olhar sobre as políticas públicas direcionadas ao livro didático no Brasil. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

12.
ARAÚJO, F. V.; PINHO, L. G. . Políticas públicas e ensino: trajetórias do Programa Nacional do Livro Didático e perspectiva da educação em Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
ARAÚJO, F. V.; CORDEIRO, K. M. S. . A história do Programa Nacional do Livro Didático sob a luz da política educacional: breves considerações sobre a trajetória do livro didático. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ARAÚJO, F. V.; PINHO, L. G. . Políticas públicas e ensino: O Programa Nacional do Livro Didático e perspectiva da educação em Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

15.
ARAÚJO, F. V.. O Programa Nacional do Livro Didático e a Educação em Direitos Humanos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
ARAÚJO, F. V.. O Espetáculo O Livro De Jó Do Teatro Da Vertigem E As Possibilidades Da Fé No Cotidiano Contemporâneo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

17.
ARAÚJO, F. V.; SA FILHO, M. B. ; SILVA, M. S. . O PIBID enquanto possibilitador de novas reflexões acerca da prática docente do profissional de História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

18.
ARAÚJO, F. V.; SILVA, M. S. . O PIBID e as reflexões acerca do Programa Acelerar para Vencer na Escola Estadual Leônidas de Castro Serra. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

19.
ARAÚJO, F. V.. Vertigem em cena: a peça 'O Livro de Jó' e a crença religiosa do homem nos dias atuais. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ARAÚJO, F. V.; SA FILHO, M. B. ; SILVA, M. S. ; VASCONCELOS, R. I. V. . Projeto Tomada de Leitura: Possibilidades entre História e Língua Portuguesa. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ARAÚJO, F. V.; GIMENES, M. . Contribuições do PIBID na formação do futuro professor de História. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
ARAÚJO, F. V.. Vertigem em Cena: Religião e Dramaturgia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARAÚJO, F. V.; ANJOS, E. T. A.; Garcia, A.B.. Participação em banca de Rosana Vieira Bezerra.Análise da percepção socioambiental de moradores de áreas de risco do bairro São Sebastião, Petrópolis-RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas EAD) - Universidade Estadual do Norte Fluminense.

2.
ARAÚJO, F. V.; ANJOS, E. T. A.; Lima, C. A. I. Participação em banca de Joseli da Silva Nascimento.Contribuição pedagógica das TICs na Escola Municipal Prefeito Abeilard Goulart de Souza, Itaguaí-RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas EAD) - Universidade Estadual do Norte Fluminense.

3.
ARAÚJO, F. V.; ANJOS, E. T. A.; FRANCISCO, R. S.. Participação em banca de Lidiane de Souza Medeiros Oliveira.Estudo bibliográfico sobre comportamento sexual de adolescentes em idade escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas EAD) - Universidade Estadual do Norte Fluminense.

4.
ARAÚJO, F. V.; ANJOS, E. T. A.; FRANCISCO, R. S.. Participação em banca de João Luiz da Silva Ayres.Levantamento do impacto ambiental, de ações antrópicas, sobre a mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, São Fidélis/RJ. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas EAD) - Universidade Estadual do Norte Fluminense.

5.
ANJOS, E. T. A.; ARAÚJO, F. V.; FRANCISCO, R. S.. Participação em banca de Talita Silva de Oliveira Teixeira.Estudo bibliográfico: horta escolar como instrumento para educação ambiental. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas EAD) - Universidade Estadual do Norte Fluminense.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI Encontro Nacional de Pesquisadores em Ensino de História - XI ENPEH.Os direitos humanos em análise: um olhar sobre livros didáticos de História aprovados pelo PNLD. 2017. (Encontro).

2.
XXIX Simpósio Nacional de História - ANPUH 2017.As Gerações Históricas dos Direitos Humanos em Livros Didáticos de História para o Ensino Fundamental. 2017. (Simpósio).

3.
I Congresso Nacional de Programas Educativos para Jovens, Adultos e Idosos: qualidade em questão. As políticas públicas educacionais do Programa Nacional do Livro Didático: analisando um livro didático de EJA. 2015. (Congresso).

4.
XII Congresso Luso-Afro-Brasileiro (CONLAB) e 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa. Política social e ensino: um olhar sobre o Programa Nacional do Livro Didático e a educação em direitos humanos. 2015. (Congresso).

5.
XXVIII Simpósio Nacional de História - ANPUH 2015.Para além dos conteúdos de história: políticas públicas, educação em direitos humanos e o livro didático. 2015. (Simpósio).

6.
2° Encontro Internacional e 9° Encontro Nacional de Política Social.Políticas públicas e ensino: trajetórias do Programa Nacional do Livro Didático e perspectiva da educação em Direitos Humanos. 2014. (Encontro).

7.
3º Congresso Internacional Interdisciplinar em Sociais e Humanidades - CONINTER 3. A história do Programa Nacional do Livro Didático sob a luz da política educacional: breves considerações sobre a trajetória do livro didático. 2014. (Congresso).

8.
IV Colóquio Interdisciplinar de Cognição e Linguagem.O Programa Nacional do Livro Didático e a Educação em Direitos Humanos. 2014. (Outra).

9.
V Semana de Ciências Sociais da UFF de Campos dos Goytacazes. 2014. (Outra).

10.
XIV Mostra de Pós-Graduação da UENF.Políticas públicas e ensino: O Programa Nacional do Livro Didático e perspectiva da educação em Direitos Humanos. 2014. (Outra).

11.
II Encontro Interinstitucional do PIBID. 2012. (Encontro).

12.
II Seminário de acompanhamento das atividades do PIBID/UFU. 2012. (Seminário).

13.
I Simpósio de Graduação e Pós Graduação em História - Diálogos de pesquisa e experiências docentes.O PIBID e as reflexões acerca do Programa Acelerar para Vencer na Escola Estadual Leônidas de Castro Serra. 2012. (Simpósio).

14.
VI Simpósio Nacional de História Cultural - Escritas da História: Ver - Sentir - Narrar.O Espetáculo ?O Livro De Jó? Do Teatro Da Vertigem E As Possibilidades Da Fé No Cotidiano Contemporâneo. 2012. (Simpósio).

15.
XVIII Encontro regional (ANPUH-MG) - "Dimensões do Poder na História".O PIBID enquanto possibilitador de novas reflexões acerca da prática docente do profissional de História. 2012. (Encontro).

16.
1° Colóquio Circularidades políticas e culturais: percursos investigativos. 2011. (Outra).

17.
5° Seminário Nacional de História da Historiografia: biografia e história intelectual. 2011. (Seminário).

18.
II Congresso Internacional de História: História e Mídia. Vertigem em cena: a peça "O Livro de Jó" e a crença religiosa do homem nos dias atuais. 2011. (Congresso).

19.
II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID.Projeto Tomada de Leitura: Possibilidades entre História e Língua Portuguesa. 2011. (Encontro).

20.
Semana de História UFU - 2011 Função social do Historiador: Teoria, Historiografia e Ensino de História.Contribuições do PIBID na formação do futuro professor de História. 2011. (Outra).

21.
Semana de Recepção dos Calouros dos Cursos de História 2011. 2011. (Outra).

22.
4º Seminário Nacional de História da Historiografia: tempo presente e usos do passado. 2010. (Seminário).

23.
Cineclube História. 2010. (Outra).

24.
Construindo valores na escola: por uma educação transformadora. 2010. (Oficina).

25.
IV Encontro Nacional de Educação, Saúde e Cultura populares-IV ENESCPOP. 2010. (Encontro).

26.
Salão Poex: Mostra de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis-Universidade e Sociedade: Múltiplos Olhores. 2010. (Encontro).

27.
X Semana de Ciências Sociais: Movimentos sociais e a relação do indivíduo com o seu meio social. 2010. (Outra).

28.
XVII Encontro Regional de História da ANPUH - MG.Vertigem em cena: religião e dramaturgia. 2010. (Encontro).

29.
Caravana da Anistia: Vídeo debate "Batismo de Sangue" e Mesa redonda "A natureza do Regine". 2009. (Outra).

30.
VII Encontro Nacional Perspectivas para o Ensino de História. 2009. (Encontro).

31.
Historiografia da escravidão e da abolição, 100+20: balanço e perspectivas de estudo. 2008. (Oficina).

32.
Práticas em disputa: a produção do conhecimento histórico no ensino de história. 2008. (Oficina).

33.
Semana de História 2008 - Nação em debate: história, linguagens e historiografia. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARAÚJO, F. V.. Monitora do I Simpósio de Graduação e Pós Graduação em História - Diálogos de pesquisa e experiências docentes. 2012. (Outro).

2.
ARAÚJO, F. V.. Monitora da Semana de História UFU 2011 - Função Social do Historiador: Teoria, Historiografia e Ensino de História. 2011. (Outro).

3.
ARAÚJO, F. V.. Monitora da X Semana de Ciências Sociais. 2010. (Outro).

4.
ARAÚJO, F. V.. Monitora da ANPUH-MG 2010. 2010. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/01/2019 às 15:00:34