Marco Aurélio Silva Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4822536577157974
  • Última atualização do currículo em 08/08/2018


Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2017). Atualmente cursa a especialização em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Software pela UFPA. Trabalhou 2 anos e meio como Bolsista no Laboratório de Programação Extrema (LABEX) onde desenvolveu sites e sistemas Web, assim como, auxiliou projetos de extensão. Têm conhecimentos em linguagens de programação: C, Java, Java Web, PHP. Banco de dados: MYSQL e Postgree. Frameworks: Jquery, Bootstrap. Foi professor colaborador no ano de 2017 na UFPA, onde ministrou a disciplina Atividades Curriculares de Extensão II. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Marco Aurélio Silva Costa
Nome em citações bibliográficas
Costa, M. A. S.


Formação acadêmica/titulação


2017
Especialização em andamento em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Software. (Carga Horária: 405h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2012 - 2017
Graduação em Sistemas de Informação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: E-Conference: Uma Plataforma Para o Gerencimento de Conferências Científicas.
Orientador: Fabricio de Souza Farias.




Formação Complementar


2017 - 2017
RUBY ON RAILS: PROGRAMAÇÃO ÁGIL DE APLICAÇÕES WEB. (Carga horária: 10h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017 - 2017
Scrum e XP: Gerenciamento e Desenvolvimento Ágil de Projetos. (Carga horária: 6h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2017 - 2017
Método Lógico para Redação Científica Internacional. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2015 - 2015
minicurso de 5S. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2014 - 2015
Operador de Microcomputadores (BÁSICO E AVANÇADO). (Carga horária: 120h).
SuperByte Informática, SBI, Brasil.
2012 - 2012
Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica:Tratamento dos Dados Ambie. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professor Colaborador, Enquadramento Funcional: Contratado, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bosista, Carga horária: 20



Projetos de extensão


2017 - Atual
Ensinando Matemática, Física e Química Utilizando o Aplicativo Exatas
Descrição: O Mobile Learning (M-Learning) é um conceito amplo que foca na disponibilização do acesso ao conhecimento/informação de forma independente a qualquer instituição ou ambiente físico. Esta liberdade permite ao usuário o acesso livre a conteúdos provenientes de diferentes fontes, por exemplo, diferentes aplicativos educacionais desenvolvidos para plataformas móveis que abordam sobre o mesmo assunto. Desta forma, a característica principal do M-LEARNING é o livre acesso ao conhecimento diverso em qualquer momento e em qualquer lugar. Tradicionalmente, o modelo de ensino predominantemente utilizado no município de Cametá e região amazônica é baseado no uso clássico do quadro branco e explanação do professor. Este modelo reflete em elevados índices de evasão escolar, tornando notório a necessidade da exploração de novas metodologias de ensino, como por exemplo, o aprendizado baseado em problema (PBL - problem based learning). Neste contexto, este projeto propõe a utilização de softwares como ferramenta de suporte ao aprendizado. Dentre os softwares, destacamos o Exatas, o qual foi desenvolvido pelo coordenador desta proposta e sua equipe..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marco Aurélio Silva Costa - Integrante / Fabricio de Souza Farias - Coordenador / Joiner dos Santos Sá - Integrante / Eliezer Miranda Coelho - Integrante / Vicente Caldas de Castro - Integrante.
2016 - Atual
A Extensão do Ensino de Programação para Plataformas Móveis
Descrição: Este projeto tem como objetivo capacitar alunos do curso de Sistema de Informação da UFPA-Cametá para ministrarem cursos básicos, intermediários e avançados de programação para plataformas móveis. Os cursos serão ofertados gratuitamente para alunos que cursam a área tecnológica no município de Cametá e região. Desta forma, serão beneficiados os alunos de Sistemas de Informação da UFPA-Cametá e estudantes de outras instituições, como Instituto Federal do Pará, Universidade Aberta do Brasil, etc., do município de Cametá que almejam seguir uma carreira que utiliza a tecnologia em seu dia a dia. Para os alunos interessados, serão oferecidos cursos de curta duração para o desenvolvimento de aplicativos para celulares. Espera-se que ao final do curso, os beneficiados sejam aptos a desenvolver os seus próprios produtos, assim fomentando um comércio ainda pouco explorado na Amazônia Tocantina, o qual é o comércio digital. Além de cursos, serão realizadas palestras nas instituições envolvidas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marco Aurélio Silva Costa - Integrante / Fabricio de Souza Farias - Coordenador / Joiner dos Santos Sá - Integrante / Eliezer Miranda Coelho - Integrante / Vicente Caldas de Castro - Integrante.
2015 - 2016
Ensino de Programação Básica para Desenvolvimento de Aplicativos Móveis em Escolas Públicas
Descrição: O objetivo geral desta posposta é oferecer oficinas e palestras e oficinas práticas sobre aplicativos para plataformas móveis. O público alvo deste projeto são alunos da UFPA, IFPA e alunos médio de escolas públicas da região de Cametá (PA). No caso do público alvo aluno de ensino superior ou técnico a intenção é fortalecer as competências curriculares; e para o público externo, estimular o ingresso na Universidade no curso de Sistemas de Informação que é ofertado pelo Campus Cametá. Este projeto visa democratizar o ensino e o acesso a tecnologias para desenvolvimento de aplicativos e jogos para celular. Além disso, este projeto objetiva promover aos alunos do ensino médio de escolas do município de Cametá a oportunidade de aprender um modelo de negócios novo, o qual é empreender e desenvolver software para o mercado mundial. Tal conhecimento será partilhado através de palestras de qualificação profissional que serão ministrados por alunos de graduação da faculdade de sistemas de informação da UFPA-Cametá. Este projeto visa possibilitar a inclusão de novos horizontes de trabalho e empreendimentos para a comunidade Cametaense interessada em tecnologias relacionadas ao curso de bacharelado em sistemas de informação..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marco Aurélio Silva Costa - Integrante / Fabricio de Souza Farias - Coordenador / Joiner dos Santos Sá - Integrante / Eliezer Miranda Coelho - Integrante.
2015 - 2016
Desenvolvimento de Aplicativos para Celulares: Oficina para Alunos da Rede Pública de Cametá
Descrição: Este projeto tem como objetivo capacitar alunos do curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA) campus Cametá para ministrarem cursos básicos e avançados para alunos da rede pública de Cametá, nos quais almejam seguir uma carreira que utiliza a tecnologia em seu dia a dia. Desta forma, serão incluídas oficinas para o desenvolvimento de aplicativos e jogos para celulares. Espera-se que ao final do curso, os beneficiados sejam aptos a desenvolver os seus próprios produtos, assim fomentando um comércio ainda pouco explorado na Amazônia Tocantina, o qual é o comércio digital. Além de cursos, serão realizadas palestras nas escolas envolvidas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marco Aurélio Silva Costa - Integrante / Fabricio de Souza Farias - Coordenador / Joiner dos Santos Sá - Integrante / Eliezer Miranda Coelho - Integrante.
2014 - 2014
O Computador como Ferramenta Educacional nas Escolas Públicas do Município de Cametá: ações de acompanhamento técnico-didático-pedagógico
Descrição: Em Cametá existem várias escolas dotadas de laboratório de informática. Contudo, a maioria deles permanece inutilizada em razão da ausência de pessoas capacitadas a gerenciá-los, tanto técnica quanto pedagogicamente. O bolsista foi selecionado para auxiliar a formação técnica e pedagógica do quadro técnico e docente das escolas, na perspectiva de viabilizar o uso dos laboratórios de informática nelas existentes. O presente projeto pretende, ainda, estabelecer um padrão de funcionamento e um material didático permitindo sistematizar e difundir a experiência em outras escolas do município..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Marco Aurélio Silva Costa - Integrante / Tiago Azevedo Gomes - Integrante / Tassio Costa Carvalho - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Sistemas de Informação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Linguagens de Programação.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Metodologia e Técnicas da Computação/Especialidade: Banco de Dados.
4.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, M. A. S.. A Implementação da Plataforma E-Conference para auxiliar a comunicação e a gestão de eventos científicos do Campus Universitário do Tocantins - UFPA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
COSTA, M. A. S.. E-Conference: Uma Plataforma para o Gerenciamento de Eventos Científicos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
ROCHA, A. R. M. ; CARDOSO, C. C. ; GONCALVES, D. A. ; COSTA, M. A. S. ; FARIAS, F. S. . I Congresso de Tecnologias e Desenvolvimento da Amazonia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
Costa, M. A. S.; FARIAS, F. S. ; GOMES, T. A. . Framework Xtreme Admin: Um Gerenciador de Conteúdo Para Websites. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
GOMES, T. A. . Xtreme Admin - Gerenciador de Conteúdos para Websites. 2015.

Redes sociais, websites e blogs
1.
COSTA, M. A. S.; FARIAS, F. S. . CONGRESSO DE AGRONOMIA DA AMAZÔNIA TOCANTINA/II ENCONTRO DAS AGRÁRIAS DO BAIXO TOCANTINS. 2017; Tema: Agricultura Familiar e Segurança Alimentar. (Site).

2.
Costa, M. A. S.; FARIAS, F. S. . Fã Page do Facebook do Laboratório de Programação Extrema. 2015; Tema: Página do Facebook para divulgação dos projetos e atividades do LABEX. (Rede social).

3.
Costa, M. A. S.; FARIAS, F. S. . Site do Laboratório de Programação Extrema. 2015; Tema: Site para divulgação dos projetos e atividades do LABEX. (Site).

4.
FARIAS, F. S. ; Costa, M. A. S. . Canal do Youtube do Laboratório de Programação Extrema. 2015; Tema: Canal para divulgação da produção do LABEX. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
Costa, M. A. S.; FARIAS, F. S. . Disponibilização das aulas e projetos do curso de PHP. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

2.
Costa, M. A. S.. Como Programar em PHP. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

3.
Costa, M. A. S.; GOMES, T. A. ; PANTOJA, A. . Capacitação Básica para utilização de programas de informática para gerenciamento da produção agrícola e pesqueira do Baixo Tocantins. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
COSTA, M. A. S.; PORTELA, C.. Participação em banca de Dalita Batista Moura.Suporte ao Aprendizado de Lógica COmputacional com a Plataforma AlgoFácil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sistemas de Informação) - Universidade Federal do Pará.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Seminário de Pós-Graduação em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Software. 2018. (Seminário).

2.
I Seminário de Pós-Graduação em Gestão de Projetos e Desenvolvimento de Software. 2018. (Seminário).

3.
I Congresso de Tecnologias e Desenvolvimento da Amazonia. 2017. (Congresso).

4.
II Jornada da Computação: Extensão do Papel Socioeconômico da Tecnologia no Cenário da Amazônia Tocantina.Framework Xtreme Admin: Um Gerenciador de Conteúdos para Websites. 2015. (Outra).

5.
II Jornada de Computação: Extensão do Papel SocioEconômico da Amazônia Tocantina. 2015. (Outra).

6.
XVIII Jornada de Extensão Universitária 2015.FRAMEWORK XTREME ADMIN: UM GERENCIADOR DE CONTEÚDOS PARA WEBSITES. 2015. (Outra).

7.
DevFest Norte 2014. 2014. (Outra).

8.
Feira do vestibular de 2014 da UFPA/Cametá. Curso de Sistemas de Informação - Cametá. 2014. (Feira).

9.
I Coláquio Interdisciplinar de Educação, Ciência e Tecnologias de Cametá: Universidade Publica e Seu Tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2014. (Outra).

10.
Jornada de Computação: Multidisciplinaridade da Ciência e Tecnologia da Amazônia Tocantina. 2014. (Outra).

11.
V Jornada de Ciência e Tecnologia da Região Tocantinca. 2013. (Outra).

12.
IV JORNADA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA NA AMAZÔNIA TOCANTINA. 2012. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COSTA, M. A. S.; FARIAS, F. S. . I Congresso de Tecnologias e Desenvolvimento da Amazonia. 2017. (Congresso).

2.
FARIAS, F. S. ; Costa, M. A. S. . II Jornada da Computação: Extensão do Papel Socioeconômico da Tecnologia no Cenário da Amazônia Tocantina. 2015. (Outro).

3.
FARIAS, F. S. ; Costa, M. A. S. . Jornada de Computação: Multidisciplinaridade da Ciência e Tecnologia da Amazônia Tocantina. 2014. (Outro).

4.
COSTA, M. A. S.. Recepção aos Calouros 2013. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 23:11:43