Nilzete do Socorro Ferreira da Silva

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  • Última atualização do currículo em 23/11/2017


Nilzete do Socorro Ferreira da Silva, Professora pelo Curso de Magistério Ensino Normal, graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Pará, com Curso de Licenciatura para Graduação de Professores de Disciplinas da Parte de Formação Especial do Currículo de Ensino de 2º Grau/Formação Pedagógica pela Universidade do Estado do Pará; Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade do Estado do Pará; Especialista em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional pela UFA; Especialista em Educação Inclusiva pela FIJ ( Faculdades Integradas de Jacarepaguá),Mestranda em Educação. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nilzete do Socorro Ferreira da Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, N. S. F.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Abaetetuba.
Rua Rio de Janeiro
68440-000 - Abaetetuba, PA - Brasil


Formação acadêmica/titulação


2017
Especialização em andamento em Docência para a Educação Profissional, Cientifica e Tecnológica. (Carga Horária: 360h).
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
2009 - 2012
Especialização em Educação Inclusiva. (Carga Horária: 360h).
Faculdades Integradas de Jacarepaguá, FIJ, Brasil.
Título: FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO: desafio para os profissionais da ed. Especial da Rede Estadual de Ensino municipio de Abaetetuba/PA.
Orientador: Lucia Baroni Martinazzo - Mestre.
2006 - 2008
Especialização em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Regional. (Carga Horária: 500h).
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: O Planejamento Estratégico Participativo, como Proposta á Melhoria e Qualidade do Ensino: um estudo de caso na escola Paulo Maranhão em Belém/PA.
Orientador: Maria Clotilde do Rosário Santa' Ana.
1997 - 1998
Especialização em Metodologia do Ensino. (Carga Horária: 405h).
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
Título: Educaçaõ e Politicas Públicas no Brasil.
2008 - 2008
Aperfeiçoamento em eLABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS. (Carga Horária: 40h).
ESCOLA NACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, ENAP, Brasil.
Título: CONSTRUÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Ano de finalização: 2008.
1995 - 1996
Graduação em Programa Especial de Formação de Docente.
Universidade do Estado do Pará, UEPA, Brasil.
1987 - 1990
Graduação em Serviço Social.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
1983 - 1985
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio São Francisco Xavier, CSFX, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO. (Carga horária: 60h).
INSTITUTO NACIONAL DE ENSINO A DISTÂNCIA, INEAD, Brasil.


Atuação Profissional



Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Tecnico em Educação - Assistente Social, Carga horária: 40
Outras informações
Port. nº 034/2012 - Membro da Comissão de Comissão de Eventos do IFPA Campus Abaetetuba. Port. nº 054/2012 - Presidente da Comissão dos Processos Seletivos do Programa de Auxilio Estudantil do IFPA Campus Abaetetuba. Port. nº 194/2012 - Coordenação do PRONATEC, Gestora do Programa Mulheres Mil do IFPA Campus Abaetetuba. Port. nº 001/2013 - Presidente da Comissão dos Processos Seletivos do Programa de Auxilio Estudantil do IFPA Campus Abaetetuba. Port. nº 086/2013 -Membro da Comissão do Pregão Eletrônico com o objetivo de processar e julgar exclusivamente objeto serviço de Promoção, Organização de Eventos e Correlatos Port. nº 1.372/2013 - Coordenação do Núcleo de apoio a Pessoas com Necessidades Específicas do IFPA - campus Abaetetuba. Port. nº 011/2014 - Presidente da Comissão dos Processos Seletivos do Programa de Auxilio Estudantil do IFPA Campus Abaetetuba. Port. nº 040/2014 - Membro da Comissão responsável pela efetivação das matriculas dos estudantes relacionados na primeira edição do SISU/2014 do IFPA Campus Abaetetuba. Port. nº 075/2014 -Membro da Comissão do Pregão Eletrônico com o objetivo de contratação exclusivamente objeto serviço de Professor de LIBRAS e Tradutor/Interprete. Port. nº 021/2014 - Membro da Comissão dos Processos Seletivos de Ingresso nos Cursos de Nível Integrado e Subsequente ao Ensino Médio do IFPA Campus Abaetetuba. Membro no Conselho Superior como Representante Titular pela Classe dos Técnicos Admnistrativos de 2014 a 2016. -Port. nº 084/2016 - Membro da Comissão Interna do campus abaetetuba para Criação e acompanhamento do Plano de Permanência e êxito dos Estudantes do IFPA. -Port. nº 0255/2017 - Coordenadora de Assiatência ao educando do IFPA Campus Abaetetuba. .

Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: GESTORA DE PROGRAMA, Carga horária: 40

Atividades

06/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Abaetetuba, .

Linhas de pesquisa
CIÊNCIAS HUMANAS
10/2012 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Abaetetuba, .

Cargo ou função
coordenação do núcleo de assistência ao educando.
10/2009 - Atual
Direção e administração, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Abaetetuba, .

Cargo ou função
COORDENAÇÃO DO NÚCLEO DE APOIO A PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIFICAS.

Governo do Estado do Pará, GOVERNO/PA, Brasil.
Vínculo institucional

1992 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: PROFESSOR, Carga horária: 100
Outras informações
PROFESSOR DAS DISCIPLINAS DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO PARA O CURSOS DO MAGISTÉRIO NÍVEL MÉDIO E PROFESSOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL MAIOR DESDE 1992,


SECRETARIA DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS DO ESTADO DO PARÁ, SEJUDH/PA, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: ASSISTENTE SOCIAL, Carga horária: 150


SECRETARIA MUNICIPAL DE FINANÇAS/BELÉM PA, SEFIM, Brasil.
Vínculo institucional

2002 - 2008
Vínculo: , Enquadramento Funcional: ASSISTENTE SOCIAL, Carga horária: 150


CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE ABAETETUBA, CMDCA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Vice Presidente

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Presidente
Outras informações
- Atuação no Conselho de Direito da Criança e do Adolescente representando Entidades Não Governamental.



Linhas de pesquisa


1.
CIÊNCIAS HUMANAS


Projetos de pesquisa


2013 - 2014
UM OLHAR SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA E.E.E.F.M. PROF. BENVINDA DE ARAUJO PONTES.
Descrição: O trabalho de pesquisa tem foco no processo de ensino-aprendizagem de conceitos biológicos no Ensino Médio, com ênfase nos alunos que apresentam limitações por deficiência. O principal objetivo dessa pesquisa é sem dúvida compreender o processo de escolha do livro didático de Biologia como Instrumento de Inclusão Educacional. Para isso, foi feito inicialmente um levantamento bibliográfico com vistas a compreender a história da Biologia como disciplina no ensino médio, sua importância e algumas metodologias utilizadas pelos docentes para facilitar a aprendizagem do conteúdo. Em seguida, foi realizada a pesquisa de campo através da observação e analise das metodologias de ensino em salas de aula com alunos com deficiência. A abordagem da pesquisa se deu na questão da inclusão no ensino médio, com destaque para a inclusão da disciplina de Biologia. Este trabalho mostrou ser importante no que se refere a melhorias nas metodologias de ensino aplicadas pelos professores que atendem alunos com deficiência no ensino regular, contribuindo para melhoria no processo de escolha do livro didático e efetivação do processo de Inclusão educacional..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilzete do Socorro Ferreira da Silva - Coordenador / Cleide do Socorro Marques da Silva - Integrante / Mauro Fonseca Rodrigues - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Cooperação.Número de orientações: 1


Projetos de extensão


2013 - 2014
UM OLHAR SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA E.E.E.F.M. PROF. BENVINDA DE ARAUJO PONTES.
Descrição: O presente trabalho está relacionado ao processo de ensino-aprendizagem de conceitos biológicos no Ensino Médio. O principal objetivo dessa pesquisa é sem dúvida compreender o processo de escolha do livro didático de Biologia como Instrumento de Inclusão Educacional. Para isso, foi feito um levantamento bibliográfico que buscou mostrar um pouco sobre a história da Biologia como disciplina no ensino médio, sua importância e algumas metodologias utilizadas pelos docentes para facilitar a aprendizagem do conteúdo. Em seguida, foi abordada a questão da inclusão no ensino médio, com destaque para a inclusão da disciplina de Biologia. Este trabalho mostrou ser importante no que se refere a melhorias da metodologia de trabalho do professor, assim como, contribuir para melhorar o processo de escolha do livro didático para disciplina de biologia..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2013 - Atual
BIBLIOTECA ITINERANTE
Descrição: O Projeto Biblioteca Itinerante é resultado da convivência com mulheres atendidas no Programa Mulheres Mil, onde foi observado limitações no processo de participação social dessas mulheres por vários fatores. Entre estes se observou fatores internos como a cultura local, que não estimula os sujeitos, principalmente as mulheres para o crescimento pessoal e social através da leitura. Herança cultural, as relações de gênero reproduzem hábitos perpetuados socialmente historicamente, onde a mulher, apesar de assumir outros papéis como o de colaborar com a renda familiar através do seu trabalho na roça ao lado da família, está destinada a cuidar da casa, dos filhos e do marido, restando pouco tempo, ou nenhum, para a participação social ou realização pessoal, profissional e outros. Como fatores externos, está a dificuldade financeira, a falta de conhecimentos quanto aos acervos e onde encontra-los e a distancia geográfica por serem mulheres que residem no campo, enfrentando dificuldades de acesso/transporte, aos serviços ofertados na cidade. Por todos estes motivos, estas mulheres, público alvo do projeto, encontram?se excluídas de um dos direitos mais elementar que é a educação, mais difícil ainda, ter um processo de formação integral, capaz de conduzir estas ao mundo do trabalho. O projeto será desenvolvido, através de uma metodologia fundamentada na pesquisa qualitativa, norteado pelo método Materialista Histórico Dialético, e desenvolvido em três fases: Interação, Observação e Intervenção, entendendo o sujeito como protagonista nas suas ações. Assim o projeto pretende diminuir as distâncias entre os sujeitos e as diversas formas de encontro com a leitura, para gerar nestes novas possibilidades..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilzete do Socorro Ferreira da Silva - Coordenador / Malena Cristina Rocha - Integrante / Debora Miranda Negrão - Integrante / Marlei da Silva dos Anjos - Integrante / Marlene Cardoso de Araújo - Integrante.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Auxílio financeiro.
2011 - Atual
MULHERES FORTES E VALENTES
Descrição: O PROJETO DESENVOLVE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Nilzete do Socorro Ferreira da Silva - Coordenador.Financiador(es): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Cooperação.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem/Especialidade: Métodos e Técnicas de Ensino.


Produções



Produção bibliográfica
Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, N. S. F.. INDICADORES DE VULNERABILIDADE PARA SELEÇÃO DE ALUNOS NO ATENDIMENTO À AUXÍLIO ESTUDANTIL: Uma Experiência no IFPA1 Campus Abaetetuba.. In: I Seminário Internacional de Serviço Social na Educação e V Fórum Serviço Social na Educação do GEPESSE: A Educação e o Serviço Social no Contexto de Crise do Capital :::, 2017, Franca - SP. A Educação e o Serviço Social no Contexto de Crise do Capital, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, N. S. F.. CONSTRUINDO UMA INSTITUIÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
SILVA, N. S. F.. NAPNE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
SILVA, N. S. F.. FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO: Desmistificando a Prática para superar Barreiras na Inclusão.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA, N. S. F.. INCLUSÃO E PRÁTICA SOCIAL: um desafio no Contexto Escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II ENCONTRO DAS EQUIPES DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL. 2017. (Encontro).

2.
1º SEMINÁRIO COM OS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFPA. 2016. (Seminário).

3.
II FÓRUM DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E II ENCONTRO DE NAPNES DO IFPA.Possibilidades e Limites na Atuação do NAPNE para a Efetivação do Processo de Inclusão de Alunos com Necessidades Específicas no IFPA Campus Abaetetuba. 2016. (Outra).

4.
1ª SIPAT/CIPA ESCOLAR.CONSTRUINDO UMA INSTITUIÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Seminário).

5.
I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS DO IFPA. 2015. (Encontro).

6.
I FÓRUM DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DO IFPA. 2015. (Outra).

7.
IV FÓRUM DISTRITAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA. 2015. (Outra).

8.
OFICINA DE UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DA QUALIDADE PARA A SOLUÇÃO DE PROBLEMAS. 2015. (Oficina).

9.
SEMANA DO CALOURO 2015.NAPNE E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Seminário).

10.
V SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO BRASILEIRA - Mudanças Atuais na Sociedade Brasileira e o Sistema Nacional de Educação: qualidade da educação pública como direito humano. 2015. (Seminário).

11.
DIREITO DO IDOSO: CONHECER PARA GARANTIR. 2014. (Seminário).

12.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE CONSELHEIROS DE DIREITOS E TUTELARES DA AMAZÔNIA: Vivência Formativa. 2014. (Oficina).

13.
II SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO. 2014. (Seminário).

14.
I SEMINÁRIO DE COMBATE E PREVENÇÃO AS DROGAS EM ABAETETUBA. 2014. (Seminário).

15.
OFICINA DE PLANEJAMENTO INTEGRADO PARA GARANTIA DE DIREITOS HUMANOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. 2014. (Oficina).

16.
SEMINÁRIO UM CAMINHO PARA PROTEÇÃO INTEGRAL. 2014. (Seminário).

17.
II FÓRUM DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TECNOLÓGICA E INCLUSIVA. Inserção Sociolaboral: Educação para o Trabalho de Pessoas com Necessidades Especificas.. 2013. (Exposição).

18.
IV FORUM DE TECNOLOGIA ASSISTIVA E INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COM DWFICIÊNCIA. 2013. (Seminário).

19.
I AMOSTRA DE CURSOS DO IFPA. Ação Integrada de Inclusão Social. 2012. (Exposição).

20.
XIII ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ABAETETUBA.ELABORAÇÃO DE PROJETOS E CAPTAÇÃO DE RECURSOS. 2012. (Oficina).

21.
48º SEMANA DO ASSISTENTE SOCIAL. 2011. (Congresso).

22.
I FEIRA PARAENSE DE TECNOLOGIA ASSISTIVA, ACESSIBILIDADE E I E INCLUSÃO SOCIAL DA PESSOA COMDEFICIÊNCIA. 2011. (Feira).

23.
SEMINÁRIO NACIONAL DE ELABORAÇÃO DOS REFERENCIAIS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.POSSIBILIDADES E LIMITES NA EDUCAÇÃO DA PESSOA COM NECESSIDADES ESPECIFICAS. 2011. (Seminário).

24.
TRABALHO COM FAMÍLIAS E O SERVIÇO SOCIAL. 2011. (Oficina).

25.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. 2010. (Oficina).

26.
SISTEMA BRAILLE INTEGRAL E CÓDIGO MATEMÁTICO UNIFICADO. 2010. (Outra).

27.
XI ENCONTRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL DE ABAETETUBA. 2010. (Encontro).

28.
COMO FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL. 2009. (Oficina).

29.
CURSO DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS. 2008. (Outra).

30.
ELABORAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS. 2008. (Oficina).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, N. S. F.. SEMANA PEDAGÓGICA 2016/2. 2017. (Outro).

2.
SILVA, N. S. F.. 2º SEMINÁRIO SETEMBRO AZUL. 2017. (Outro).

3.
SILVA, N. S. F.. VI SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO. 2017. (Outro).

4.
SILVA, N. S. F.. FALANDO SOBRE BULLYING E RESPEITO A DIVERSIDADE. 2017. (Outro).

5.
SILVA, N. S. F.. V SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES SUPERDOTAÇÃO. 2016. (Outro).

6.
SILVA, N. S. F.. I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS DO IFPA. 2015. (Outro).

7.
SILVA, N. S. F.. AÇÃO INTEGRADA DE INCLUSÃO SOCIAL: I AMOSTRA DE CURSOS DO IFPA. 2012. (Exposição).

8.
SILVA, N. S. F.. FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO. 2010. (Outro).

9.
SILVA, N. S. F.. I OFICINA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ILHAS DE ABAETETUBA. 2002. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Cleide do Socorro Marques da Siva. UM OLHAR SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE INCLUSÃO EDUCACIONAL NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DA E.E.E.F.M. PROF. BENVINDA DE ARAUJO PONTES.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Orientador: Nilzete do Socorro Ferreira da Silva.



Inovação



Projetos de pesquisa

Projeto de extensão


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, N. S. F.. INCLUSÃO E PRÁTICA SOCIAL: um desafio no Contexto Escolar. 2004. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, N. S. F.. FORMAÇÃO PROFISSIONAL E INCLUSÃO: Desmistificando a Prática para superar Barreiras na Inclusão.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
SILVA, N. S. F.. CONSTRUINDO UMA INSTITUIÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA, N. S. F.. FAMÍLIA, ESCOLA E SOCIEDADE: CAMINHOS PARA A INCLUSÃO. 2010. (Outro).

2.
SILVA, N. S. F.. AÇÃO INTEGRADA DE INCLUSÃO SOCIAL: I AMOSTRA DE CURSOS DO IFPA. 2012. (Exposição).

3.
SILVA, N. S. F.. I OFICINA PEDAGÓGICA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS ILHAS DE ABAETETUBA. 2002. (Outro).

4.
SILVA, N. S. F.. I ENCONTRO DAS EQUIPES PEDAGÓGICAS DO IFPA. 2015. (Outro).

5.
SILVA, N. S. F.. V SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES SUPERDOTAÇÃO. 2016. (Outro).

6.
SILVA, N. S. F.. 2º SEMINÁRIO SETEMBRO AZUL. 2017. (Outro).

7.
SILVA, N. S. F.. VI SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES E SUPERDOTAÇÃO. 2017. (Outro).

8.
SILVA, N. S. F.. FALANDO SOBRE BULLYING E RESPEITO A DIVERSIDADE. 2017. (Outro).




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