Miriam Bastos Rocha

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9194655739391571
  • Última atualização do currículo em 22/10/2018


Doutora em Música pelo programa de Pós-graduação da Escola de Música da UFMG, na linha de pesquisa Performance Musical. Possui Mestrado em Música Brasileira pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Graduação em Música-Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais. Desde 1996 atua como docente na Universidade do Estado de Minas Gerais, onde também foi coordenadora do Centro de Música Brasileira, Centro de Extensão e Vice-diretora. Nestes 20 anos de trabalho na UEMG tem obtido importantes prêmios de alunos em concursos nacionais e internacionais de piano. Realizou cursos de aperfeiçoamento musical, tais como: IX Semana Internacional de Piano, em Óbidos, Portugal; Curso Internacional de Pescara, Itália; Academia de Piano e Música de Câmara de Konz, Alemanha, 2007 e 2008; Curso de Aperfeiçoamento Musical, em Maenza, Itália, 2009. Coordenou a série de concertos ?Projeto Segunda Musical? realizado no Teatro da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, entre 2001 e 2008. Prestou assessoria pedagógica e artística para o Conservatório Municipal da cidade de Patos de Minas de 1994 à 2010; na mesma cidade, idealizou e é diretora artística da série de concertos ?Terra Sem Sombra?, que acontece desde 2005 com o apoio da Prefeitura Municipal e grandes empresas como CEMIG e COPASA. Como palestrante foi convidada para ministrar o tema ?Música Brasileira para Piano no Século XX? em Konz, Alemanha, 2008, em Maenza, Itália, 2009 e na IUNA- Universidade de Buenos Aires, 2012. Tem se dedicado a um projeto de pesquisa intitulado Música Brasileira e Música Sérvia para violino e piano. Desde 2009, quando formou o Duo Mihajlovic/Bastos com a violinista Marija Mihajlovic, apresentou vários recitas em Belo Horizonte, Patos de Minas, Brasília, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Belgrado e Roma. Tem atuado nos seguintes temas: Música de câmara, pedagogia do piano e música brasileira. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Miriam Bastos Rocha
Nome em citações bibliográficas
ROCHA, M. B.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade do Estado de Minas Gerais, Escola de Música.
Rua Riachuelo 1351
Padre Eustáquio
30000000 - Belo Horizonte, MG - Brasil
Telefone: (31) 34798306


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
Título: Reflexões sobre o idiomatismo do piano no Trio nº1 de Heitor Villa-Lobos e construção de uma interpretação para a performance, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Drª Margarida Maria Borghoff.
Coorientador: Cecília Nazaré de Lima.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.
Palavras-chave: Música de Câmara; Música Brasileira; Heitor Villa-Lobos.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes
1999 - 2001
Mestrado em Música.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Aspectos técnico-pianísticos na Interpretação da Prole do Bebê nº 2 de Heitor Villa-Lobos,Ano de Obtenção: 2001.
Orientador: Ingrid Barancoski.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: interpretação pianística; Prole do Bebê n2; Heitor Villa-Lobos.
1987 - 1994
Graduação em Música.
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Master Class de Piano. (Carga horária: 14h).
Escola de Musica da UEMG, ESMU- UEMG, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Master Class. (Carga horária: 12h).
Escola de Musica da UEMG, ESMU- UEMG, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Curso Master Class: O Estudo de piano e as Baladas. (Carga horária: 4h).
Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Aperfeiçoamento Musical 2009. (Carga horária: 60h).
Colegium Musicum Di Latina, CMDL, Itália.
2008 - 2008
Música de Câmara. (Carga horária: 120h).
Academia de Piano e Música de Câmara de Konz, KONZ, Alemanha.
2007 - 2007
Seminário Música pianística francesa. (Carga horária: 24h).
Vogel als Prophet, VOGEL ALS PROPHE, Alemanha.
2007 - 2007
Música de Câmara. (Carga horária: 120h).
Academia de Piano e Música de Câmara de Konz, KONZ, Alemanha.
2006 - 2006
4ª Semana de Música de Câmara.
Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
2004 - 2004
IX SEMANA INTERNACIONAL DE PIANO DE ÓBIDOS. (Carga horária: 48h).
Associação de Cursos Internacionais de Música de Óbidos, SIPO, Portugal.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso de Extensão em Música de Câmara. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2003
Extensão universitária em Curso de Extensão em Música de Câmara. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2003 - 2003
Curso de Desenvolvimento e Gestão Cultural. (Carga horária: 132h).
SESI - Departamento Regional de Minas Gerais, SESI-DRMG, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Curso de Extensão em Música de Câmara. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2002 - 2002
Extensão universitária em Curso de Extensão em Música de Câmara. (Carga horária: 40h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2000 - 2000
Extensão universitária em Master class de Música Brasileira para piano. (Carga horária: 3h).
Escola de Musica da UEMG, ESMU- UEMG, Brasil.
2000 - 2000
Análise Estética e formal das 32 sonatas de Beetho. (Carga horária: 44h).
Fundação de Educação Artística, FEA, Brasil.
1998 - 1998
Pianoforte e musica de camara.
Societá Filarmonica Adriática, SFA, Itália.
1997 - 1997
Extensão universitária em Master Class de Piano e Música de câmara. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1997 - 1997
Extensão universitária em Master Class de Piano. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
1997 - 1997
As Bases Cinesiológicas de Técnica Pianística. (Carga horária: 32h).
Núcleo de Educação Musical de Belo Horizonte, Núcleo, Brasil.
1995 - 1996
curso de Formação de Professores em Educação Music. (Carga horária: 170h).
Núcleo de Educação Musical de Belo Horizonte, Núcleo, Brasil.
1994 - 1994
XVI Curso Internacional de Verão. (Carga horária: 30h).
Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
1992 - 1992
XV Curso Internacional de Verão. (Carga horária: 30h).
Escola de Música de Brasília, EMB, Brasil.
1991 - 1991
I Curso Capixaba de Aperfeiçoamento Musical. (Carga horária: 48h).
Escola de Música do Espírito Santo, EMES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado de Minas Gerais, UEMG, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

03/2018 - Atual
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenadora do Centro de Extensão.
03/2018 - Atual
Extensão universitária , Escola de Música, .

Atividade de extensão realizada
Coordenadora do Projeto Música Comentada.
03/2018 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Universidade do Estado de Minas Gerais, .

Cargo ou função
Consultor de projetos de Extensão da UEMG.
08/1996 - Atual
Ensino, Música Bacharelado e Licenciatura, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Música de Câmara
Oficina de Performance
Piano I, II, III, IV, V, VI, VII e VIII
Trajetória e desenvolvimento do pianismo
08/1996 - Atual
Ensino, curso de extensão em Música, Nível: Outro

Disciplinas ministradas
Piano
01/2015 - 03/2018
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenadora de Área da disciplina Piano- Bacharelado.
01/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Comissão de Reestruturação dos Cursos de Extensão Permanente. Básico e Musicalização Infantil..
06/2012 - 07/2013
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Vice-diretora da ESMU- UEMG.
06/2012 - 07/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Membro nato do Conselho Departamental da Escola de Musica da Universidade do Estado de Minas Gerais.
02/2013 - 04/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão para os trabalhos relativos ao Concurso para o Magistério Superior da UEMG..
03/2011 - 02/2013
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenadora do Centro de Música Brasileira.
01/2009 - 07/2009
Ensino, Música -Bacharelado, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trajetória e Desenvolvimento do Pianismo (DPM, CH36h/a)
Criou a disciplina Trajetória e Desenvolvimento do Pianismo (DPM, CH36h/a)
02/2002 - 12/2003
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escola de Música, .

Cargo ou função
Representante Titular do Corpo Docente no Colegiado do Curso de Bacharelado em Música - Habilitação em Instrumento ou Canto da Escola de Música da UEMG..
02/1998 - 12/1999
Direção e administração, Escola de Música, .

Cargo ou função
Coordenadora do Centro de Extensão da ESMU-UEMG;.

Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2003
Vínculo: Professor substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto UFOP -, Carga horária: 20

Atividades

2001 - 2003
Ensino, Licenciatura em Música, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Instrumento Harmônico
Metodologia da Educação Musical
Piano

Núcleo de Educação Musical de Belo Horizonte, Núcleo, Brasil.
Vínculo institucional

1996 - 1998
Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor
Outras informações
Professor de Piano


Conservatório Municipal Galdina Corrêa da Costa Rodrigues, CM, Brasil.
Vínculo institucional

1994 - 2010
Vínculo: Assessoria e Coordenação, Enquadramento Funcional: Supervisão pedagógica e artística
Outras informações
Supervisão pedagógica e artística, elaboração de currículo na área de musicalização infantil e piano.



Projetos de pesquisa


2010 - 2013
Música Brasileira e Música Sérvia para violino e piano
Descrição: Fazer um levantamento e posterior análise do repertório de Música Brasileira e Música Sérvia para violino e piano e a prática desta formação camerística, Fazer o registro, a partir desta pesquisa, divulgando a música de novos compositores, com gravação do repertório camerístico, duo de violino e piano. PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA ? PAPq A pesquisa conta com uma bolsista de iniciação científica aprovada NO EDITAL 01/2011 ? PIBIC / UEMG / ESTADO.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Miriam Bastos Rocha - Coordenador / Marija Mihajlovic - Integrante / Ana Paula Machado Simões - Integrante / Carlos Evo Magro Corrêa Urbano - Integrante.


Projetos de extensão


2018 - Atual
Música Comentada
Descrição: Concertos de música erudita onde os instrumentistas comentam o repertório a ser tocado. Os comentários dizem respeito aos compositores, a estética da obra , situando esta no seu contexto histórico..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2002 - 2003
Concerto de alunos da ESMU
Descrição: Concertos Semanais com a participação dos alunos dando-lhes a oportunidade de tocar em público..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2001 - 2008
Segunda Musical
Descrição: Realização de 30 concertos por ano no Teatro da ALMG, com a participação de alunos de professores das Universidades do Estado de Minas Gerias. Através de um concurso interno os alunos eram selecionados para compor a programação anual. Os programas eram gravados e transmitidos pela TV Assembléia canal 11. Os professores responsáveis elaboraram o projeto e captaram recursos através de leis de Incentivo Municipal e Estadual..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (45) .
Integrantes: Miriam Bastos Rocha - Coordenador / Gustavo Nápoli - Integrante.
1998 - 1999
Concerto de alunos da ESMU
Descrição: Concertos semanais com a participação dos alunos dando-lhes oportunidade de tocar em público..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
1998 - 1999
Música Comentada
Descrição: Concertos de música erudita onde os instrumentistas comentam o repertório a ser tocado. Os comentários dizem respeito aos compositores, a estética da obra , situando esta no seu contexto histórico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Performance.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música Brasileira.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Produção Cultural.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2013
Bolsista Doutorado pela FAPEMIG, FAPEMIG.
2009
Selecionada pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. Programa Nacional de Apoio à Cultura. Edital de Intercâmbio nº2/2009, Fundação Nacional da Cultura. SECRETARIA DE INCENTIVO E FOMENTO À CULTURA (Ministério da Cultura.
2007
Selecionada pelo Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural. Programa Nacional de Apoio à Cultura Edital nº3/2007., Fundação Nacional da Cultura. SECRETARIA DE INCENTIVO E FOMENTO À CULTURA - Ministério da Cultura.
2006
Aprovada em Concurso público para cargo de Professor Assistente UFSJ, Universidade Federal de São João Del Rei.
2001
Aprovada em Concurso público para Professor Substituto, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
2000
?Concurso Jovens Cameristas 2000?, Escola de Música UFMG.
1999
Bolsista CAPES, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
1993
Bolsista da FUNDEP, Fundação de desenvolvimento da pesquisa.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1ROCHA, M. B.2005ROCHA, M. B.. Aspectos técnico-pianísticos na Interpretação da Prole do Bebê nº 2 de Heitor Villa-Lobos. Brasiliana (Rio de Janeiro), v. 19, p. 2-32, 2005.

Capítulos de livros publicados
1.
ROCHA, M. B.; BORGHOFF, M. . Trio nº 1 de Heitor Villa-Lobos: reflexões interpretativas sobre a performance. In: BORÉM, Fausto ; MONTEIRO DE CASTRO, Luciana. (Org.). Diálogos da Pós: Práticas de Performance ‐ n.1. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, Selo Minas de Som, 2016, v. 1, p. 91-106.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ROCHA, M. B.; LIMA, C. N. . A linguagem musical de Heitor Villa-Lobos no Trio com piano nº 2.. In: XXVI Congresso da ANPPOM, 2016, Belo Horizonte. Anais do XXVI Congresso da ANPPOM, 2016.

2.
ROCHA, M. B.. ?Trio para Piano nº 1, 2 e 3 de Heitor Villa-Lobos - Trajetória para uma identidade nacional?,. In: Seminário Guerra-Peixe: 100 anos, 2014, Belo Horizonte. Anais do Seminário Guerra-Peixe: 100 anos, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ROCHA, M. B.. Reflexões interpretativas sobre a performance do Trio nº1, com piano, de Heitor Villa-Lobos.XIII Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e XII Seminário de Progressos da Escola de Música da UEMG.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
ROCHA, M. B.. Trios para Piano nº 1, 2 e 3 de Heitor Villa-Lobos: trajetória para uma identidade nacional. colóquio Música Brasileira em contexto.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
ROCHA, M. B.. Trio nº1 com piano de Heitor Villa-Lobos: análise e interpretação. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ROCHA, M. B.. Historia de la música brasileña y sus influencias. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
SIMOES, A. P. M. ; ROCHA, M. B. . Música Brasileira e Música Sérvia para violino e piano. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
ROCHA, M. B.. Música Brasileira para piano no Século XX- Itália. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
ROCHA, M. B.. Música Brasileira do Século XX. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
ROCHA, M. B.. Música Brasileira para piano do Século XX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
ROCHA, M. B.. Fundamentos Importantes no processo ensino /aprendizagem do Piano. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ROCHA, M. B.. Aspectos técnico-pianísticos na Interpretação da Prole do Bebê nº 2 de Heitor Villa-Lobos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
ROCHA, M. B.. Aspectos técnico-pianísticos na Interpretação da Prole do Bebê nº 2 de Heitor Villa-Lobos. Belo Horizonte: UEMG- UNIRIO, 2001 (Tese de Mestrado).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
ROCHA, M. B.. Conservatório Municipal de Patos de MInas. 1995.

Trabalhos técnicos
1.
ROCHA, M. B.. Concertos Terra Sem Sombra 2014. 2013.

2.
ROCHA, M. B.. Terra Sem Sombra -Ano V. 2011.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; FONSECA, R. . Terra Sem Sombra . Trio de piano, violino e Cello. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; FONSECA, R. . Segunda Musical - Trio piano, violino e cello.. 2016.

3.
ROCHA, M. B.. Concerto Terra Sem Sombra. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

4.
ROCHA, M. B.. PROJETO TERRA SEM SOMBRA REALIZA HOMENAGEM ÀS MÃES. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

5.
ROCHA, M. B.. BH QUE EU AMO.. 2006. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).


Demais tipos de produção técnica
1.
ROCHA, M. B.. Master class de Piano e Música de Câmara- Buenos Aires. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

2.
ROCHA, M. B.. Concurso público para professor de Música. 2000. (Elaboração de Provas para Concurso Público).

3.
ROCHA, M. B.. Concurso público para professor de Música. 1998. (Elaboração de Provas para concurso público).

4.
ROCHA, M. B.. Concurso público para professor de Música. 1995. (Elaboração de Provas para concurso público).


Produção artística/cultural
Música
1.
ROCHA, M. B.; FONSECA, R. . Concertos Terra Sem Sombra. 2018. Interpretação.

2.
ROCHA, M. B.. XXX Semana de Música de Câmara. 2018. Interpretação.

3.
ROCHA, M. B.; FONSECA, R. . Segunda Musical. 2018. Interpretação.

4.
ROCHA, M. B.. BELO CELLO FESTIVAL. 2018. Interpretação.

5.
ROCHA, M. B.; FONSECA, R. . Concertos didáticos para o Terra Sem Sombra. 2018. Interpretação.

6.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; FONSECA, R. . CONCERTO EM HOMENAGEM AOS 130 ANOS DE NASCIMENTO DE HEITOR VILLA-LOBOS. 2017. Interpretação.

7.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; FONSECA, R. . RECITAL FINAL DE DOUTORADO. 2017. Interpretação.

8.
ROCHA, M. B.; FONSECA, R. . XIV Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e XIV Seminário de Progressos da Escola de Música da UEMG. 2017. Interpretação.

9.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Recital Violino e piano. 2016. Interpretação.

10.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; FONSECA, R. . Segunda Musical. 2016. Interpretação.

11.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; FONSECA, R. . Terra Sem Sombra. 2016. Interpretação.

12.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; FONSECA, R. . Homenagem a Villa-Lobos. 2016. Interpretação.

13.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Concertos de Outono 2016. 2016. Interpretação.

14.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; FONSECA, R. . Recital - Doutorado em Música: Performance Musical-. 2015. Interpretação.

15.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Concerto Música Brasileira para violino e piano: Peças curtas de Villa-Lobos, Ronaldo Miranda e Vieira Brandão. 2015. Interpretação.

16.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Concerto Humanitário para Sérvia. 2014. Interpretação.

17.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Projeto Viva Música - Recital de Violino e piano. 2014. Interpretação.

18.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Recital de defesa da dissertação: Marija Mihajlovic. 2014. Interpretação.

19.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Quarta Musical. 2014. Interpretação.

20.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; Radovanovic, Lina . Trio nº1 com piano de Heitor Villa-Lobos: análise e interpretação. 2014. Interpretação.

21.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; Radovanovic, Lina . Projeto Viva Música - Recital Trio de violino, cello e piano. 2014. Interpretação.

22.
ROCHA, M. B.. XI Seminário Integrado dos Cursos de Graduação e X Seminário de Progressos da Escola de Música da UEMG.. 2013. Interpretação.

23.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Série Encontros Clássicos - Recital de Violino e piano. 2013. Interpretação.

24.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Projeto Viva Música - Recital de Violino e piano. 2013. Interpretação.

25.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . CIPÓ Classic Festival. 2013. Interpretação.

26.
ROCHA, M. B.. Solista do Concertino para piano e Orquestra de Cordas de Ronaldo Miranda. 2012. Interpretação.

27.
ROCHA, M. B.. Solista do Concertino para piano e Orquestra de Cordas de Ronaldo Miranda. 2012. Interpretação.

28.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Música Brasileira e Música Sérvia para violino e piano. 2012. Interpretação.

29.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Concertos de Primavera. 2012. Interpretação.

30.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . A Noite da Música Brasileira - Recital Comentado. 2011. Interpretação.

31.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Música Brasileira e Música Sérvia para violino e piano. 2011. Interpretação.

32.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Concerti a Lume di Candela. 2011. Interpretação.

33.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; Druzd, Katarzyna ; Radovanovic, Lina . Terra Sem Sombra -Recital. 2011. Interpretação.

34.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Música Brasileira e Música Sérvia para violino e piano. 2011. Interpretação.

35.
ROCHA, M. B.. Sextas Musicais Casa Thomas Jefferson. 2010. Interpretação.

36.
ROCHA, M. B.. ?Música Comentada?. 2010. Interpretação.

37.
ROCHA, M. B.. Projeto ?Viva Música?. 2010. Interpretação.

38.
ROCHA, M. B.. Segunda Musical. 2010. Interpretação.

39.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Música Brasileira e Música Sérvia para violino e piano - Recital e Palestra. 2010. Interpretação.

40.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . ?Concertos de Primavera?. 2010. Interpretação.

41.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . ?Concertos de Primavera?. 2009. Interpretação.

42.
ROCHA, M. B.. ?Concertos de Primavera?. 2009. Interpretação.

43.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . ?Terra Sem Sombra?. 2009. Interpretação.

44.
ROCHA, M. B.. ?II Seminário de Música Brasileira?. 2009. Interpretação.

45.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . ?Música Comentada?. 2009. Interpretação.

46.
ROCHA, M. B.. Recital Violoncelo e piano. 2009. Interpretação.

47.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . Projeto ?Viva Música?. 2008. Interpretação.

48.
ROCHA, M. B.. Segunda Musical. 2008. Interpretação.

49.
ROCHA, M. B.. ?Concertos de Outono?. 2008. Interpretação.

50.
ROCHA, M. B.; REUTLINGER, M. . Konz, Kloster Karthaus,. 2008. Interpretação.

51.
ROCHA, M. B.; GILL, H. ; SHIVEK, E. ; OBERBILLIG, T. . Chat Noir ? Varieté ?,, Trier -. 2008. Interpretação.

52.
ROCHA, M. B.. Homenagem ao 120º aniversário de Nascimento de Heitor Villa-Lobos. 2007. Interpretação.

53.
ROCHA, M. B.. Homenagem ao 120º aniversário de Nascimento de Heitor Villa-Lobos. 2007. Interpretação.

54.
ROCHA, M. B.. Konz, Kloster Karthaus,. 2007. Interpretação.

55.
ROCHA, M. B.. Konzert für Schüler mit Erläuterungen zu den Werken. 2007. Interpretação.

56.
ROCHA, M. B.. Chat Noir ? Varieté ?,, Trier -. 2007. Interpretação.

57.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . Concertos de Primavera 2006. 2006. Interpretação.

58.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . Projeto Musica vocal e Instrumental. 2005. Interpretação.

59.
ROCHA, M. B.. Recital '11 anos Semeando notas'. 2005. Interpretação.

60.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . Projeto Música Comentada 2005. 2005. Interpretação.

61.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . Concertos de Outono. 2005. Interpretação.

62.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . Concertos de Primavera Série 2004. 2004. Interpretação.

63.
ROCHA, M. B.. Concerto final SIPO 2004.. 2004. Interpretação.

64.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. ; PACIFICO, F. . Segunda Musical - Trio para Flauta, oboé e piano. 2003. Interpretação.

65.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. ; PACIFICO, F. . Manhãs Musicais. 2003. Interpretação.

66.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . Iº Seminário Integrado dos Cursos de Graduação. 2002. Interpretação.

67.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . Recital de oboé e piano. 2002. Interpretação.

68.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . FEMÚSICA 2001. 2001. Interpretação.

69.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . Iº Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical UFMG/UEMG. 2000. Interpretação.

70.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . FEMÚSICA 2000. 2000. Interpretação.

71.
ROCHA, M. B.; SILVA, R. S. E. . Música Comentada- Lied Alemão. 1999. Interpretação.

Outras produções artísticas/culturais
1.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic ; Radovanovic, Lina . Trio nº1 com piano de Heitor Villa-Lobos: análise e interpretação. 2014 (Projeto Viva Música gravação para Rádio UFMG, Educativa ? FM 104,5;).

2.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . DUO Mihajlovic- Bastos violino e piano. 2014 (Projeto Viva Música gravação para Rádio UFMG, Educativa ? FM 104,5;).

3.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Música Sérvia para violino e piano. 2010 (Projeto Viva Música gravação para Rádio UFMG, Educativa ? FM 104,5;).

4.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Programa Um Piano ao Cair da Noite. 2010 (Gravação para Rádio Brasília Super Rádio FM).

5.
ROCHA, M. B.; M. Mihajlovic . Segunda Musical - TV Assembléia. 2010 (Gravação para TV Programa Segunda Musical).

6.
ROCHA, M. B.; NAPOLI, G. . CD 29ª Congresso IDRS 2000 Buenos Aires. 2000 (GRAVAÇÃO DE CD).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Teses de doutorado
1.
ROCHA, M. B.. Participação em banca de Sérgio Anderson de Moura Miranda. Giovanni Battista Francesco Fasciotti: sobre o castrato que influenciou a prática vocal carioca no Brasil Joanino,. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
SPINOLA, Alice Noses; ROCHA, M. B.. Participação em banca de Alice Noses Spinola.Breve histórico da relação som-imagem no cinema e análise da trilha sonora dos filmes ? Um corpo que cai? e ?Três homens em conflito? dos diretores Alfred Hitchcock e Sergio Leone.. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.

2.
PEREIRA . Otávio Silva; ROCHA, M. B.. Participação em banca de Pereira. Otavio Silva.Proposta para o desenvolvimento de software para treinamento auditivo musical. Proposta para o desenvolvimento de software para treinamento auditivo musical. Proposta para o desenvolvimento de software para treinamento auditivo musical. Proposta para o desenvolvimento de software para treinamento auditivo musical.. 2011.

3.
Silva, Neander C.; ROCHA, M. B.. Participação em banca de Neander Cândido da Silva.A Menina dos Cabelos Cor de Graúna de Francisco Mignone: Aspectos técnicos e sugestões interpretativas.. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Música) - Universidade do Estado de Minas Gerais.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
ROCHA, M. B.. Processo Seletivo de designação de Professores. 2013. Escola de Musica da UEMG.

2.
ROCHA, M. B.. Concurso Público para Professor de Música. 1998. Prefeitura Municpal de Divinópolis.

3.
ROCHA, M. B.. Concurso Público para Professor de Música. 1995. Prefeitura Municpal de Divinópolis.

Outras participações
1.
ROCHA, M. B.. Concurso Jovem Músico BDMG cultural 2017. 2017. Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

2.
ROCHA, M. B.. Concurso Jovem Músico BDMG 2015. 2015. Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

3.
ROCHA, M. B.. CONCURSO JOVEM MÚSICO BDMG CULTURAL. 2014. Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.

4.
ROCHA, M. B.. Prova de Habilidades Específicas da ESMU-UEMG. 2002. Universidade do Estado de Minas Gerais.

5.
ROCHA, M. B.. I CONCURSO JOVEM MÚSICO BDMG CULTURAL. 2000. Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
X Seminário de Música Brasileira da ESMU.TRIO Nº2 (1915) PARA PIANO, VIOLINO E VIOLONCELO DO COMPOSITOR VILLA-LOBOS. 2017. (Seminário).

2.
XXVI Congresso ANPPOM. A linguagem musical de Heitor Villa-Lobos no Trio com piano nº2. 2016. (Congresso).

3.
PERFORMA ? Encontros de Investigação em Performance Musical. Trio nº 1 de Heitor Villa-Lobos: Reflexões interpretativas sobre a performance.. 2015. (Congresso).

4.
16º Seminário de Pesquisa e Extensão 2014.Trios para Piano nº 1, 2 e 3 de Heitor Villa-Lobos. Trajetória para uma identidade nacional.. 2014. (Seminário).

5.
VII Seminário de Música Brasileira.Trios e quartetos de Heitor Villa-Lobos. 2014. (Seminário).

6.
I Seminário de Música Contemporânea da ESMU- UEMG.Musica Sérvia para violino e piano. 2012. (Seminário).

7.
IV Seminário de Música Brasileira.Recital de violino, violoncelo e piano. 2011. (Seminário).

8.
IV Seminário de Música Brasileira.Recital de Trompete e piano - Érico Fonseca e Miriam Bastos. 2011. (Seminário).

9.
III Seminário de Música Brasileira.Música Brasileira para violino e piano - Recital/palestra. 2010. (Seminário).

10.
VIII Seminário Integrado dos cursos de Graduação e III Seminário de Progressos da Escola de Música da Universidade de Minas Gerais..Música Sérvia e Música Brasileira. 2010. (Seminário).

11.
29º Congresso Anual de IDRS. Recital de oboé e Piano. 2000. (Congresso).

12.
IV Festival Internacional de Coros de Santiago de Cuba-.Pianista e diretora do Coral da Igreja Batista da Floresta.. 1997. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ROCHA, M. B.. Master Classe de piano Luis Rabello. 2016. (Outro).

2.
ROCHA, M. B.. Master Classe de Piano Eduardo hazan. 2016. (Outro).

3.
ROCHA, M. B.. Master Class de Piano Luisa Splett. 2015. (Outro).

4.
ROCHA, M. B.. Master class de Piano Sofya Gulyak. 2015. (Outro).

5.
ROCHA, M. B.. Master class de Piano Olga Kiun. 2014. (Outro).

6.
ROCHA, M. B.. Concerto em Homenagem aos Professores Aposentados da ESMU.. 2013. (Concerto).

7.
ROCHA, M. B.. Master class de Piano - Sofya Gulyak.. 2013. (Outro).

8.
ROCHA, M. B.. Música Brasileira Comentada. 2012. (Concerto).

9.
ROCHA, M. B.. 1° concurso de Música Brasileira de Câmara da ESMU - UEMG. 2012. (Concurso).

10.
ROCHA, M. B.. Recital de Música Brasileira. 2012. (Concerto).

11.
ROCHA, M. B.; NASCIMENTO, G. . V Seminário de Música Brasileira e I Seminário de Música contemporânea. 2012. (Congresso).

12.
ROCHA, M. B.. Concerto em homenagem aos Professores a Servidores Aposentados da ESMU-UEMG.. 2011. (Concerto).

13.
ROCHA, M. B.. Recital de Música Brasileira. 2011. (Concerto).

14.
ROCHA, M. B.; CADEU, R. . Palestra: O que é Musica Brasileira?. 2011. (Outro).

15.
ROCHA, M. B.. IV Seminário de Música Brasileira da Esmu-UEMG.. 2011. (Outro).

16.
ROCHA, M. B.. Master Class de Piano- Pianistas Argentinas. 2010. (Outro).

17.
ROCHA, M. B.. Palestra Música Argentina. 2010. (Outro).

18.
ROCHA, M. B.. Master Class de violão. 2010. (Outro).

19.
ROCHA, M. B.. Master class de Piano Ricardo Castro. 2009. (Outro).

20.
ROCHA, M. B.. Master class de Piano Sérgio Monteiro. 2008. (Outro).

21.
ROCHA, M. B.. Master class de Piano. 2007. (Outro).

22.
ROCHA, M. B.. Master class de Piano. 2006. (Outro).

23.
ROCHA, M. B.. TERRA SEM SOMBRA. 2005. (Concerto).

24.
ROCHA, M. B.. Palestra "As Esccolas Pianísticas". 2005. (Outro).

25.
ROCHA, M. B.. master class de Piano. 2005. (Outro).

26.
ROCHA, M. B.. Recital de Piano. 2005. (Concerto).

27.
ROCHA, M. B.. Concerto Internacional- Duo Kreutzer. 2005. (Concerto).

28.
ROCHA, M. B.. Segunda Musical. 2001. (Concerto).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Johnson César Augusto Gouvêa de Oliveira. Aspectos Técnicos Pianísticos na Interpretação da Sonata Op. 2 n. 3 de Beethoven. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Música -Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
Ana Paula Machado Simões. Música Brasileira e Música Sérvia para violino e piano. 2011. Iniciação Científica - Universidade do Estado de Minas Gerais, PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PESQUISA ? PAPq. Orientador: Miriam Bastos Rocha.

Orientações de outra natureza
1.
Alessandro Andrade da Fonseca. Recital Final do Curso de Bacharelado em Música- Habilitação Piano.. 2013. Orientação de outra natureza. (Música -Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Miriam Bastos Rocha.

2.
Júlio Vinícius Bastos. Recital Final do Curso de Bacharelado em Música- Habilitação Piano.. 2013. Orientação de outra natureza. (Música -Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Miriam Bastos Rocha.

3.
Aline Rocha Silva. Recital Final do Curso de Bacharelado em Música- Habilitação Piano.. 2008. Orientação de outra natureza. (Música -Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Miriam Bastos Rocha.

4.
Hélio Leonardo Moreira Vida. Recital Final do Curso de Bacharelado em Música- Habilitação Piano.. 2008. Orientação de outra natureza. (Música -Bacharelado) - Universidade do Estado de Minas Gerais. Orientador: Miriam Bastos Rocha.



Outras informações relevantes


Como docente cabe ressaltar algumas das muitas premiações de meus alunos em concursos nacionais e internacionais de piano: 
 Bruno Medeiros: 1º Lugar do VI Turno no 21º Concurso Nacional de Piano ?Paulo Giovanini? . 3º Lugar no 13º Concurso Nacional de Piano ?Arnaldo Estrella? e 3º Lugar no V Concurso Nacional de Piano ?Lorenzo Fernandez? . Fernanda Augusta , 2º Lugar do V Turno no 21º Concurso Nacional de Piano ?Paulo Giovanini? ? S. P. 
Johnson Gouvêa 2007. 1º lugar no 20º Concurso Artlivre 2007 e 2º lugar  no XVI concurso de piano Souza Lima .  
 Hélio Vida . 1° LUGAR no 23º Concurso Internacional de Piano Cláudio Arrau, no CHILE e Premio especial de melhor Prelúdio e Fuga de Bach e Prêmio da Associação Latino Americana de Professores de Piano pela maior pontuação do 23º Concurso Internacional de Piano Cláudio Arrau, CHILE. 
Aline Rocha Primeira Menção Honrosa no 23º Concurso Internacional de Piano Cláudio Arrau, CHILE.
Johnson Gouvêa  1º lugar III turno e Prêmio de Melhor intérprete de Música Brasileira no 6º Concurso de Piano Cora Pavan Caparelli. Santiago Tostes 1º lugar III turno no 6º Concurso de Piano Cora Pavan Caparelli . Aline Rocha  1º lugar V turno no 6º Concurso de Piano Cora Pavan Caparelli . Hélio Vida  2º lugar V turno no 6º Concurso de Piano Cora Pavan Caparelli. 
 Johnson Gouvêa - 1º lugar IV turno no 25º Concurso Nacional de Piano ?Paulo Giovanini. Júlio Vinícius Bastos III Lugar no XXI Concurso Artlivre , Johnson Gouvêa  1º Lugar do V turno, no XI Concurso Nacional de Piano Magda Tagliaferro. Alessandro Andrade 3° lugar no XIX Concurso Souza Lima, no V turno. 
Alessandro Andrade 3° lugar no VI Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez 
Alessandro Andrade Menção Honrosa na edição 2012 do Concurso Jovem Músico "Música no Museu" no RJ.  Em 2014, Alessandro Andrade: 3° lugar IV turno no X Concurso Nacional de Piano Edna Basseti, Curitiba, e II lugar no 18º Concurso de piano Arnaldo Estrella.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 20/11/2018 às 10:28:21