Luciana Helena Alves da Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6880005472284057
  • Última atualização do currículo em 04/07/2018


Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela UNB Universidade de Brasília (2013), possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela USP Universidade de São Paulo (São Carlos/ 1999). Atua como professora (dedicação exclusiva), em graduação da Arquitetura e Urbanismo da área de concentração de Projeto Teoria História do Urbanismo, na UFG Universidade Federal de Goiás (Regional Goiás). Exerceu a função de gestão como Chefe da Divisão de Projetos, Diretor do Departamento de Planejamento Urbano e Assessora de Desenvolvimento Econômico e Social junto à Prefeitura Municipal de Mirassol (SP), responsável técnica (cargo e função) do escritório de Arquitetura e Urbanismo GAU Consultoria (Anápolis/GO), atuando como autônoma em projetos habilitada pelo Ministério das Cidades. Como pesquisadora, tem trabalhado pela habitação de interesse social, projetos urbanísticos de regularização fundiária, planejamento urbano e regional, planejamento e gestão ambiental, temas sobre os quais publicou capítulo de livro e atigos em periódico nacional e internacional. Atualmente cursa o doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Geografia, pelo IESA Instituto de Estudos Socioambientais pela UFG (Goiânia/GO). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luciana Helena Alves da Silva
Nome em citações bibliográficas
FREGONEZI, L. H. A. S.;SILVA, Luciana Helena Alves da

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de Goiás, Regional Goiás.
Avenida Bom Pastor
Setor Areião
76600000 - Goiás, GO - Brasil
Telefone: (62) 33711511
URL da Homepage: https://www.goias.ufg.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Geografia.
Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Título: O Debate Contemporâneo Sobre Moradia Camponesa, Ordenamento e Planejamento Regional na Cidade de Goiás/GO,
Orientador: Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva.
Palavras-chave: moradia camponesa; políticas públicas; interesse social rural; planejamento e ordenamento territorial.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Arquitetura e Urbanismo.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
2011 - 2013
Mestrado em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Título: A Dimensão Ambiental na Elaboração dos Planos Diretores: Estudo de Caso da Expansão Urbana de Piracicaba/SP (Distrito de Tupi),Ano de Obtenção: 2013.
Orientador: Maria do Carmo de Lima Bezerra (UNB).
Coorientador: Roberto Braga (UNESP).
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: gestão ambiental urbana; Planejamento Territorial; áreas de expansão urbanas.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Planejamento.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
1994 - 1999
Graduação em Arquitetura e Urbanismo.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Identidade Cultural e Patrimonio Histórico: A Galeria Bassit em São José do Rio Preto-SP..
Orientador: Rothi Nielba Turim.




Atuação Profissional



Universidade Federal de Goiás, UFG, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Titular afastamento para doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
A partir do processo 23070005525/2017-60 deu-se o trâmite para o afastamento para doutoramento. Certidão que aprova por unanimidade o afastamento para doutoramento, emitida pelo Colegiado da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas da Regional Goiás (UFG), Portaria 6304/17 de 30/11/2017 a 14/03/2020.

Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Prof colaboradora Proext/CNPQ, Enquadramento Funcional: professora colaborador CNPQ, Carga horária: 20
Outras informações
Coordenador, professor pesquisador da linha de pesquisa sobre assentamentos rurais junto ao Proext, Cnpq com o seguinte planejamento para bolsistas dos cursos de Direito, Arquitetura e Urbanismo, Ledoc e Pronera: 1. Formação; 2. Produção de Pesquisa e textos para artigos em eventos científicos; 3.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Certificado sobre o Programa de Formação Para Docência no Ensino Superior, desenvolvido pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (PRODIRH) e pelo Departamento de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos (DDRH), da Universidade Federal de Goiás, no período de 18/05/2017 a 31/10/2017, com carga horária de 60hs.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 256, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de formação técnica, cultural, científica e pedagógica inter-relacionando os conhecimentos teóricos-práticos às atividades de trabalho de estágio supervisionado. Supervisão estágio (Professor Orientador) Acompanhamento pedagógico (Professor orientador e supervisor estágio) reuniões entre estagiários e supervisores (Coordenador de Estágio) 9 alunos 256 hs

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei junto ao prof Pedro Henrique a disciplina Projeto I, com carga horária teórica de 32 hs, carga horária prática 64 hs em 6 hs por semana, totalizando 96 hs total (2016.2). A ementa trata sobre abordagens conceituais e metodológicas do projeto arquitetônico. Programas, partidos e estudos preliminares. Definição e dimensionamento dos espaços e formas em arquitetura. Relações entre espaços internos e externos. A implicação de aspectos ambientais na concepção do objeto arquitetônico. Elaboração de estudo preliminar, de baixa complexidade, de programa a partir dos modos de habitar. Aplicação de modelos tridimensionais e recursos gráficos na concepção, desenvolvimento e comunicação do projeto.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: membro da Comissão PPC Arq Urb, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria 22/2016, membro da comissão de elaboração do Projeto Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas da Regional Goiás.

Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: membro suplente da Comissão de Planejamento, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria 005/2016, membro para a composição da Comissão de Planejamento e Espaço Físico das Unidades da Regional Goiás da UFG.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenadora de Estágio de curso, Carga horária: 10, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria 09/2015, designa para o cargo de Coordenadora de Estágio do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro NDE, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria 02/2015, designa como membro titular para compor o Núcleo Docente Estruturante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas da Regional Goiás.

Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Membro Colegiado de Unidade, Carga horária: 2, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Portaria 09/2015, por extensão o cargo de Coordenadora de Estágio do curso de Arquitetura e Urbanismo tem assento com poder de voto no Colegiado da Unidade da Regional Goiás.

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 3, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrou conjuntamente com o Prof Ivo Carrijo Andrade Neto a disciplina de Canteiro I (2016.1), cuja ementa refere-se a materiais e técnicas vernaculares numa interação entre a prática da execução de obras e a concepção dos projetos de componentes de edifícios e equipamentos urbanos para uso público na construção civil. Componente projetado. Processo produtivo da construção. Racionalização das técnicas vernaculares para o desenvolvimento da tecnologia da arquitetura. Aulas práticas de campo e experimentação. Carga horária total (48 hs).

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei juntamente com o prof Emilliano Alves de Freitas Nogueira, a disciplina Oficina de Expressão e Representação I, (2016.1) com carga horária total de 96 hs, sendo 6 hs semanais com a seguinte ementa: o desenho como meio de expressão. Materiais de desenho. Notação gráfica a mão livre para representação de forma visual e enquadramento. Sistemas de representação ortogonal em arquitetura: plantas, cortes e elevações. Normas de representação em arquitetura. Perspectivas paralelas e cônicas. Cores, texturas, luz e sombra. Técnicas de desenho livre. Croqui. Composição de prancha de desenho.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei a disciplina Oficina de Expressão e Representação Gráfica II, com carga horária teórica de 24 hs e prática de 40 hs, com 4 hs semanais, totalizando 64 hs (2015.2), no laboratório de Desenho. A ementa trata do nivelamento e direcionamento de técnicas de expressão gráfica da forma tridimensional. Expressão e representação da forma tridimensional por meio da análise estrutural da forma, abstração e composição volumétrica com sólidos primários. Práticas aplicáveis nos projetos de Arquitetura e Urbanismo.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 6, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei disciplina de Projeto I, com carga horária de teórica de 36 hs, prática de 60 hs, 6 hs semanais, totalizando 96 hs (2015.2), cuja ementa: princípios teóricos e exercícios de prática projetual em arquitetura e urbanismo. Investigação, experimentação e reflexão arquitetônicas em sintonia com a arquitetura moderna. Estudo das relações entre arquitetura, lugar, programa, tecnologia e estrutura formal.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 96, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Oficina de Expressão e Representação II, ministrei às sextas-feira (8:00-12:00), com carga horária de 96 hs, cuja ementa: Nivelamento e direcionamento de técnicas de expressão gráfica da forma tridimensional. Expressão e representação da forma tridimensional por meio da análise estrutural da forma, abstração e composição e composição volumétrica com sólidos primários. Práticas aplicáveis nos projetos de Arquitetura e Urbanismo.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Ministrei a disciplina Oficina de Expressão e Representação I, com carga horária teórica de 96 hs, duas vezes na semana (quarta e sexta) das 8:00 as 12:00 hs (2016.1), no laboratório de desenho, com a seguinte ementa: Nivelamento e direcionamento de técnicas de expressão gráfica da forma bidimensional. Princípios, técnicas e prática do desenho artesanal através da observação. Síntese gráfica da paisagem e da figura humana. Análise estrutural da forma, desenho analítico e estrutural. Práticas aplicáveis nos projetos de Arquitetura e Urbanismo.

Atividades

05/2016 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Regional Goiás, .


Faculdade Metropolitana de Anápolis, FAMA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de curso, Carga horária: 30

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: membro da comissão de vestibular, Carga horária: 6
Outras informações
Certificado

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor adjunto, Carga horária: 13
Outras informações
Professor adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo com carga horária semanal inicial de 13 horas aula na disciplina Projeto II (com visista à CasaCor em Goiânia), na sequência 15 horas aula na disciplina Gestão de Recursos e Saneamento Ambientais (incluindo visitas técnicas à área do assentamento irregular Novo Paraíso e participação dos alunos nas audiências públicas sobre o Plano Diretor de Anápolis e sobre o Plano de Saneamento de Anápolis), 11 horas aula na disciplina Expressão Gráfica I e II (com visita ao Festival de Cinema de Anápolis), 3 horas aula da disciplina de Topografia, já acumulando com o cargo de Coordenador a do curso com mais 16 horas aula e finalizando om 12 horas na coordenação, quando ingressou no concurso público da UFG e entregando o cargo no mês de julho de 2015 na cidade de Goiás/GO. Acrescente ainda a atividade de extensão CINEPIPOCA com mais 4 horas mês, onde coordenava as projeções de temas afins da Arquitetura e Urbanismo conjugando com professores das áreas temáticas para o debate ao final de cada sessão.


GAU Consultoria, GAU, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2015
Vínculo: cargo e função, Enquadramento Funcional: arquiteta e urbanista, Carga horária: 40
Outras informações
Autônoma com escritório particular com sede no município de Anápolis, tendo como objetivo trabalhos na área pública, atendendo prefeituras, entidades públicas e privadas, sindicatos urbanos e rurais e demais projetos de política pública. Capacitações, audiências públicas, relatórios técnicos, projetos arquitetônicos e urbanísticos, planos de habitação, planos de saneamento, entre outros. Contratos, projetos e RRT : 1. FARMATEC Centro; 2. APROVIP - Associação dos Pequenos Produtores do Vale do Piracanjuba; 3. Residência Luciene Fernandes; 4. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Silvânia/GO; 5. Prefeitura Municipal de Alto Horizonte/GO; 6. Sindicato Rural de Itarumã/GO; 7. Sindicato Rural de Piranhas/GO; 8. Sindicato Rural de Barro Alto; 9. Associação dos Pequenos Produtores Rurais e Agricultores do Assentamento Dom José Gomes; 10. Residência Carla Nunga; 11. Loja Maria Elzira Mendes Pereira; 12. Sindicato Rural de Arenópolis/GO; 13. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Goianésia; 14. Sindicato Rural de Monte Alegre/GO; 15. APROTOURO - Associação dos Produtores Rurais de Touro e Região; 16. FARMATEC Av Universitária; 17. Cooperativa COOPERVIDA; 18. Sindicato Rural de Pirenópolis; 19. ASSOHAB - Associação Habitacional Minha Casa Própria; 20. Associação Morar Bem; 21. Prefeitura Municipal de Jataí/GO; 22. Sindicato Rural de Anápolis/GO; 23. ABRAHP - Associação Brasileira de Habitação Popular; 24. CONSTRACC - Associação Habitacional e Construção Civil do Brasil; 25. Associação Habitacional Força Leste; 26. Prefeitura Municipal de Itapuranga/GO; 27. COOPERBELGO - Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás/GO;


IDEHP Consultoria, IDEHP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: prestação de serviço técnico, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 30
Outras informações
Integrou a equipe técnica de consultoria na elaboração dos Produtos 2 e 3 do PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social, como Coordenadora Geral do PLHIS, desempenhando atividades co-relacionadas junto aos municípios de Novo Gama, São Luiz do Norte, Bela Vista de Goiás, Uruaçu e Alexânia/GO, de acordo com a metodologia do Ministério das Cidades.


Centro Universitário de Anápolis, UniEVANGELICA, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: professor auxiliar de ensino do curso de Arqu, Carga horária: 11
Outras informações
Professor auxiliar de ensino, inicialmente com 11 horas aulas semanais, sendo 2 horas aulas na disciplina de Expressão Gráfica Arquitetônica, 4 horas aulas na disciplina de Informática Aplicada a Arquitetura e 5 horas aulas na disciplina de Projeto de Arquitetura I, no curso de Arquitetura e Urbanismo, na unidade situada em Anápolis/GO. Na sequência acumulou as disciplinas de Metodologia de Projeto com 2 horas aula e Projeto de Arquitetura e Paisagismo II com 3 horas aula. Além de ministrar duas palestras para a Coordenadoria de Extensão e Ação Comunitária.


ABEC Consultoria, ABEC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: prestação de serviços técnico, Enquadramento Funcional: Coordenação, Carga horária: 20
Outras informações
Desenvolvimento do Plano Local de Habitação de Interesse Social, de acordo com as premissas do Ministério das Cidades, integrou a equipe técnica de consultoria na elaboração dos Produtos 2 e 3 do PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social, como Coordenadora Geral do PLHIS, desempenhando atividades co-relacionadas junto ao município de Goianésia/GO, operacionalizado pela Caixa Econômica Federal.


Universidade de Brasília, UnB, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: BOLSISTA, Carga horária: 20
Outras informações
Dissertação de mestrado concluída em 2013 intitulada A Dimensão Ambiental na Prática de Elaboração dos Planos Diretores - Estudo de Caso do Distrito de Tupi no Município de Piracicaba/SP, tendo como membro da banca os prof Maria do Carmo de Lima Bezerra, Otto Toledo Ribas (UNB Arquitetura e Urbanismo/ DF) e Roberto Braga (UNESP Geografia/ Rio Claro - SP) Bolsista Reuni/ CNPQ 2011 Assistência ao Ensino: atendimento a estudantes de disciplinas com elevado número de estudantes matriculados por turma trabalhando junto com o docente da disciplina (TEC - 155322 Infra Estrutura Urbana Profª responsável Drª Maria do Carmo de Lima Bezerra) turma A 4º semestre

Atividades

2/2011 - 4/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Programa de Pesquisa e Pós Graduação Campus Darcy Ribeiro, .


Public Consultoria, PUBLIC, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2015
Vínculo: prestação de serviço técnico, Enquadramento Funcional: Coordenadora, Carga horária: 120
Outras informações
Integrou a equipe técnica de consultoria na elaboração dos Produtos 2 e 3 do PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social, como Coordenadora Geral do PLHIS, desempenhando atividades co-relacionadas junto aos municípios de Nova Crixás, Abadiânia, Abadia de Goiás, Jaraguá, Itapuranga, Matrinchã /GO, de acordo com a metodologia do Ministério das Cidades e operacionalizadas pela Caixa Econômica Federal..


NHL Engenharia e Geotecnologia, NHL ENGENHARIA, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Técnico Senior, Carga horária: 6
Outras informações
Acompanhamento técnico da confecção dos mapas do município de Anápolis/GO, a partir de fotos de satélite convertidas em arquivos AUTOCAD e monitoradas com visitas "in loco", gerando o Atlas de imagens e acervo de mapas para a Prefeitura Municipal de Anápolis.


Prefeitura Municipal de Anápolis, PM/Anápolis, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: assessor geral II, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Lotada na Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Habitação da Prefeitura Municipal de Anápolis.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: voluntária, Enquadramento Funcional: membro do COMCIDADE, Carga horária: 2
Outras informações
Decreto 37.807/2014,membro que compõe o Conselho Municipal da Cidade de Anápolis - COMCIDADE.

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Voluntária, Enquadramento Funcional: arqu urb voluntaria, Carga horária: 40
Outras informações
Trabalho voluntário junto à Prefeitura Municipal de Anápolis na elaboração do PAC 2 Urbanização dos Assentamentos Precários das comunidades do Novo Paraíso, Sítio de Recreio Vale das Laranjeiras e Residencial América junto ao Ministério das Cidades, com operacionalização pela Caixa Econômica Federal.


Prefeitura Municipal de Mirassol, PMM, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor de Desenvolvimento Econômico Social, Carga horária: 40

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: comissionado, Enquadramento Funcional: Chefe da divisão técnica de projetos, Carga horária: 40
Outras informações
1- Projeto arquitetônico da Praça Santa Rita em convênio com o Ministério do Turismo; 2- Reforma do prédio histórico da Casa da Cultura (antigo cine São Pedro), uma obra arquitetônica projetada por Ramos de Azevedo; 3- Projeto arquitetônico da readequação do estádio municipal para o desenvolvimento do projeto de uma escola de ensino Profissionalizante e Alfabetização de 450 Adultos; 4- CADASTRO DAS FAMÍLIAS EM SITUAÇÃO DE RISCO DE ACORDO COM A DEFESA CIVIL; 5- demais projetos, acompanhamentos para trâmites, licenças e processos.

Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Diretora do Departamento de Planejamento Urba, Carga horária: 40


Abrange Projeto e Planejamento Urbano Ltda, ABRANGE, Brasil.
Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: autônomo, Enquadramento Funcional: assistência técnica, Carga horária: 40
Outras informações
Integrou a equipe técnica de consultoria na elaboração dos Planos Diretores, como participante arquiteta e urbanista junto à Coordenação Geral de Fernando Verroni, José Carlos de Lima Bueno e Maria Cristina Pinheiro, desempenhando atividades co-relacionadas junto aos municípios de Nova Aliança, Nhandeara, Novo Horizonte, Pereira Barreto, Onda Verde e Potirendaba/SP e Frutal/MG.


Verroni Arquitetura, VERRONI, Brasil.
Vínculo institucional

2001 - 2004
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: gerente de projetos, Carga horária: 40


Grupo Novo Arquitetura e Planejamento Urbano S/C Ltda, GRUPO NOVO, Brasil.
Vínculo institucional

1999 - 1999
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estágio, Carga horária: 16



Linhas de pesquisa


1.
Direitos Sociais do Campo: Estado, Questão Agrária e Participação Social

Objetivo: Objetivo Geral: Fortalecer o ensino, a pesquisa e a extensão sobre os direitos sociais do campo e a realidade agrária brasileira, mediante atividades que possibilitem articular a graduação, a pósgraduação, os movimentos sociais do campo e as comunidades rurais no apoio à mobilização e participação social..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Serviço Social.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Direitos sociais do campo; Participação social; políticas públicas; extensão universitária.
2.
Paisagem, Ambiente e Sustentabilidade

Objetivo: Controle e avaliação ambiental integrada e tecnologias eficientes para projeto, construção, operação e reabilitação de edificações e áreas urbanas, revitalização da paisagem. Gestão ambiental urbana e infraestrutura. Condições bioclimáticas e tradições culturais. Qualidade de vida urbana, desempenho ambiental e eficiência: energia, água, materiais e resíduos..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: gestão ambiental urbana; planejamento e ordenamento territorial; sustentabilidade urbana.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Espaço e Lugar: A Moradia Camponesa no Distrito da Barra na Cidade de Goiás/GO
Descrição: Projeto de pesquisa para o doutorado em Geografia, buscar compreender a moradia camponesa no distrito da Barra à luz do seu processo histórico, atravessada por novos usos e conteúdos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciana Helena Alves da Silva - Integrante / Rusvênia Luiza Batista Rodrigues da Silva - Coordenador.
2016 - Atual
Direitos Sociais do Campo: Estado, Questão Agraria e Participação Social.
Descrição: O Programa 'Direitos Sociais do Campo: Estado, Questão Agrária e participação social' envolve ações continuadas e permanentes de extensão universitária que atuam na promoção da defesa dos direitos sociais e acesso às políticas públicas para o campo. Surge como desdobramento das ações desenvolvidas na Regional de Goiás da Universidade Federal de Goiás, em especial, do Programa de PósGraduação Direitos Sociais do Campo Residência Agrária (CNPq/ INCRAPRONERA/ UFG 2013/ 2015) e das duas últimas edições do Projeto de Estágio Interdisciplinar de Vivência, contemplado pelo PROEXT/ 2014 e PROEXT/ 2015. O programa está organizado a partir de 3 eixos de intervenção: Direitos Sociais do Campo e Multimeios; Estágio Interdisciplinar de Residência Agrária (EIRA); e Ciclo Continuado de Debate e Articulação dos Direitos Sociais do Campo. A primeira ação consiste em realizar exibição de vídeos, com rodas de conversa nos 23 Projetos de Assentamento de Reforma Agrária do Município de Goiás, além de realizar oficinas de formação para produção audiovisual. O EIRA tem duas vias de atuação: a vivência dos estudantes da graduação nas comunidades; e outra via, que é a realização de intervenções de caráter formativo sobre os direitos sociais do campo nestas comunidades, através de oficinas temáticas, realizadas pelos estudantes residentes e com supervisão dos orientadores acadêmicos (docentes vinculados à Universidade) e orientadores políticos (representantes das comunidades e organizações). E o terceiro eixo se dispõe a ser um espaço de articulação e formação continuada, com presença e participação de representantes da universidade e dos movimentos sociais do campo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (15) .
Integrantes: Luciana Helena Alves da Silva - Integrante / Erika Macedo Moreira - Coordenador / Janaína Tude Sevá - Integrante / Ranielle Caroline de Sousa - Integrante / Barbara Luiza Rodrigues - Integrante / Eduardo Gonçalves Rocha - Integrante / Fabiana Itaci Correa de Araujo - Integrante / Allan Hahnemann Ferreira - Integrante / Cleuton Cesar Ripol de Freitas - Integrante / João Paulo Oliveira Huguenin - Integrante / Renato Francisco dos Santos Paula - Integrante / Claudio Agtão Porto - Integrante / Jose Roberto Pereira Novaes - Integrante.
2011 - 2013
A Dimensão Ambiental na Prática de Elaboração dos Planos Diretores - Estudo de Caso do Distrito de Tupi no município de Piracicaba/SP
Descrição: O trabalho analisou a situação atual da inserção da dimensão ambiental na elaboração dos Planos Diretores, discutindo o grau de adequabilidade dos instrumentos de gestão urbana à promoção da melhoria da qualidade ambiental dos espaços urbanos. Do ponto de vista dos instrumentos, o zoneamento dos instrumentos, o zoneamento de uso e ocupação do solo e zoneamento ambiental foram o foco da avaliação. A partir da análise do Plano Diretor de Piracicaba/SP de 2006 aplica-se a metodologia de avaliação ambiental à sua área de expansão para identificar a sensibilidade dos condicionantes do meio físico e, portanto a viabilidade ou não de sua ocupação. Este procedimento demonstrou a importância da adoção do Zoneamento Ambiental, previsto no Estatuto da Cidade, como subsídio obrigatório para a definição do zoneamento de uso e ocupação do solo e, por conseguinte do Plano Diretor Urbano. Através do estudo de caso da expansão urbana do distrito de Tupi pode-se constatar que a metodologias de avaliação ambiental de sobreposição de mapas de Ian MacHarg possibilita a especialização dos condicionantes ambientais do meio físico apontando diretrizes de ocupação em função da capacidade de suporte ambiental da área..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (45) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Luciana Helena Alves da Silva - Integrante / Maria do Carmo de Lima Bezerra - Coordenador.Financiador(es): CNPQ/ REUNI - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 6


Projetos de extensão


2017 - Atual
Plano de Necessidade e Projetos de Ampliação e Adequação do Lar dos Idosos da Chácara São José - Associação Espaço Vida
Descrição: Este projeto nasceu da parceria entre a UFG Regional Goiás (Curso de Arquitetura e Urbanismo), Prefeitura Municipal de Goiás, Governo do Estado de Goiás (AGEHAB) e Chácara de Assistência Lar São José. A Chácara localiza-se na Cidade de Goiás e atende à idosos (masculino e feminino), como asilo. A necessidade da adequação dos sanitários ao atendimento à essa população fez com que a instituição necessitasse de sua adequação de acordo com as Normas da NBR 9050, Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos, pois a instituição anteriormente cuidava de crianças e as instalações não se mostravam adequadas aos idosos, faltando barras, cotas de altura, abertura de vãos de portas e demais adequações aos idosos, que é o público atual da instituição. A integração entre os parceiros possibilitou o desenvolvimento do projeto com o envolvimento dos alunos com a comunidade e o acesso aos parceiros institucionais e os possíveis diálogos enquadrando projeto de arquitetura às normas, necessidades do lugar e enquadramentos do recurso estadual..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Luciana Helena Alves da Silva - Integrante / Jefferson Seito Nakashima - Integrante / Thaís Gomes Ribeiro da Silva - Integrante / Ivo Carrijo - Coordenador.
2017 - Atual
Questão Agrária e Urbana na Perspectiva do Desenvolvimento Territorial
Descrição: Abordagens conceituais e metodológicas sobre a questão agrária e urbana no desenvolvimento territorial. Formação, mapeamento e memória do território rural do município de Goiás. Definição da categoria território (rural, urbano e seu desenvolvimento). Caracterização do território por meio de mapeamento, formação e memória..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (24) .
Integrantes: Luciana Helena Alves da Silva - Coordenador / Erika Macedo Moreira - Integrante / Janaína Tude Sevá - Integrante.
2017 - Atual
Direitos Sociais do Campo: PNHR e o Direito à Moradia Camponesa
Descrição: Um exemplo simples de problemas urbanos que poderiam ser solucionados se houvessem políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do meio campesino são: o da falta de moradia, a falta saneamento, a falta infraestrutura, a falta de serviços públicos e a falta de trabalho; em quantidade e qualidade suficientes para atender a demanda de uma população desordenadamente crescente..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luciana Helena Alves da Silva - Coordenador / Erika Macedo Moreira - Integrante / Janaína Tude Sevá - Integrante.
2016 - 2016
Projeto de Extensão e Cultura - 1º Seminário de Arquitetura e Urbanismo
Descrição: Intercâmbio de arquitetos de instituições parceiras promovido no formato de palestras.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (40) .
Integrantes: Luciana Helena Alves da Silva - Coordenador / João Paulo Oliveira Huguenin - Integrante.
2015 - 2015
CINEPIPOCA
Descrição: projeto de extensão à comunidade acadêmica proposto pelo curso de Arquitetura e Urbanismo onde Trazer o conhecimento, a reflexão e o debate sobre temas importantes para complementar o ensino de arquitetura, urbanismo, paisagismo, saneamento e história da arte..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (99) .
Integrantes: Luciana Helena Alves da Silva - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Estudos da Habitação.
3.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo/Especialidade: Planejamento e Projeto do Espaço Urbano.
4.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Planejamento Urbano e Regional / Subárea: Serviços Urbanos e Regionais/Especialidade: Infra-Estruturas Urbanas e Regionais.
5.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Projeto de Arquitetura e Urbanismo.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Capítulos de livros publicados
1.
SILVA, Luciana Helena Alves da; MILLER, K. ; BEZERRA, Maria do Carmo de Lima ; GENTIL, C. D. ; SANTOS, A. ; REGO, G. ; CARRILLO, Y. . Relações entre o projeto urbanístico e a avaliação de impacto ambiental: diferentes métodos para análise da expansão urbana do setor noroeste -DF. In: Marta Adriana Bustos Romeiro; Léa Cristina Lucas de Souza; Antônio Nelson Rodrigues da Silva; Daniel Souto Rodrigues; Rui Antônio Rodrigues Ramos; Ricardo Trevisan e Carolina Pescatori. (Org.). Congresso Luso Brasileiro para o Planejamento Urbano, Regional, Integrado e Sustentável - PLURIS 2012: Reabilitar o Urbano. 1ed.Brasília: , 2012, v. , p. 1-.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BEZERRA, Maria do Carmo de Lima ; FREGONEZI, L. H. A. S. . A Consideração da Dimensão Ambiental na Prática de Elaboração dos Planos Diretores. Revista Fronteiras.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Luciana Helena Alves da; PENA, R. F. A. . A QUESTÃO AGRÁRIA E SUA RELAÇÃO COM A CRISE URBANA SOB A PERSPECTIVA DA MORADIA CAMPONESA E DO TERRITÓRIO. In: SINGA 2017, 2017, Curitiba. Geografia da Redes da Mobilização Social da America Latina. Curitiba: UFPR, 2017.

2.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Contextos e definições sobre o rural brasileiro: um panorama na discussão bibliográfica e nos dados oficiais dos últimos vinte anos (1991-2010). In: Pensando o Projeto, Pensando a Cidade, 2016, Goiânia. Pensando o Projeto, Pensando a Cidade. Goiania: UFG FAV, 2016. v. 1. p. 751-934.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Sustentabilidade Urbana e os Instrumentos Ambientais à Disposição dos Municípios. In: I Simpósio Integrado de Estudos Territoriais/ LABOTER/IESA/UFG, 2018, goiânia. Dinâmicas territoriais e políticas sociais no Brasil contemporâneo. Goiânia: Kelps, 2018. p. 211-216.

2.
SILVA, Luciana Helena Alves da; PEDROSO, L. T. P. ; BERNARDINO, C. R. ; SILVA, S. F. ; OLIVEIRA, F. K. M. ; DESCONSI, C. . Questão Agrária e Urbana na Perspectiva do Desenvolvimento Territorial. In: 14º CONPEEX, 2017, Goiânia. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia: UFG, 2017. p. 1871-1875.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, Luciana Helena Alves da; CARRIJO, I. ; NAKASHIMA, J. S. ; SILVA, T. G. R. . Plano de Necessidades e projetos de ampliação e adequação do lar dos idosos da chácara são josé - Associação Espaço Vida (Goiás /GO). In: 14º CONPEEX, 2017, GOIÂNIA. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. Goiânia: UFG, 2017. p. 2231.

2.
SILVA, Luciana Helena Alves da; SILVA, RLBR . Projeto de pesquisa sobre a moradia camponesa nos distritos do municipio de goias/go: Bacalhau, Colônia de Uvá, Buenolândia e Calcilândia. In: 14º CONPEEX, 2017, GOIÂNIA. Anais do Congresso de Pesquisa, Ensino Extensão - A Matemática está em tudo. goiânia: UFG, 2017. p. 654.

3.
SILVA, Luciana Helena Alves da; NOGUEIRA, E. A. F. ; SARMENTO, A. K. P. . Monitoria na Disciplina de Oficina de Expressão e Representação I para o Curso de Arquitetura e Urbanismo na UFG Regional Goiás. In: CONPEEX, 2016, Goiânia. Ciência Alimentando o Brasil, 2016. p. 3461.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Sustentabilidade urbana e os instrumentos ambientais à disposição dos municípios. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

2.
SILVA, Luciana Helena Alves da; SILVA, RLBR . Espaço e Lugar: a moradia camponesa nos distritos de colônia de uvá e buenolândia na cidade de goiás/go. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, Luciana Helena Alves da; FERREIRA, S. F. ; NOVAIS, F. F. ; SILVA, N. C. G. ; SEVÁ, Janaina Tude ; MOREIRA, Erika Macedo . Direitos Sociais do Campo, PNHR e o Direito à Moradia Camponesa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
SILVA, Luciana Helena Alves da; PENA, R. F. A. . A Questão Agrária e sua Relação com a Crise Urbana sob a Perspectiva da Moradia Camponesa e do Território. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
SILVA, Luciana Helena Alves da; SILVA, RLBR . Projeto de Pesquisa Sobre a Moradia Camponesa nos Distritos do Município de Goiás/GO: Bacalhau, Colônia de Uvá, Buenolândia e Calcilândia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Contextos e Definições Sobre o Rural Brasileiro: um panorama na discussão bibliográfica e nos dados oficiais dos últimos vinte anos (1991-2010). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
SILVA, Luciana Helena Alves da; BORGES, S. F. . Direrizes e Políticas Públicas para Habitação Rural: Estudo de Caso de áreas rurais do município de Bela Vista de Goiás. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

8.
SILVA, Luciana Helena Alves da; LUZ, J. ; BORGES, S. F. . A Problemática Habitacional em Áreas Rurais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
LUZ, J. ; SILVA, Luciana Helena Alves da ; BORGES, S. F. . A análise da questão ambiental e qualidade de vida nos assentamentos precários de Anápolis (GO): um estudo de caso do bairro Novo Paraíso. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Estatuto da Cidade e Zoneamento Ambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS): Goianésia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
FREGONEZI, L. H. A. S.; Siqueira, C.C.R. ; Siqueira, A.C.R.S. . Programa Nacional de Habitação Rural Campo Limpo de Goiás e Ouro Verde de Goiás/GO. 2014.

2.
FREGONEZI, L. H. A. S.; Siqueira, C.C.R. ; Siqueira, A.C.R.S. . PNHR Programa Nacional de Habitação Rural Anápolis, Abadiânia e Pirenópolis/GO. 2014.

3.
SILVA, Luciana Helena Alves da; CAPRIO, C. K. B. ; FRANCO, M. C. . Plano Municipal de Saneamento de Alto Horizonte/GO. 2014.

4.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Programa Minha Casa Minha Vida Rural em Ouro Verde de Goiás/GO. 2014.

5.
FREGONEZI, L. H. A. S.; GILLET, Célia ; MEIRA, M. L. C. ; GOUVEIA, C. P. ; BRAZIL, C. ; BORGES, S. F. ; RODRIGUES, A. J. ; PENA, R. F. A. . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Alexânia/GO. 2013.

6.
FREGONEZI, L. H. A. S.; GILLET, Célia ; GOUVEIA, C. P. ; MAEL,MAEL, Daniel D. ; MEIRA, M. L. C. ; BORGES, S. F. ; BRAZIL, C. ; RODRIGUES, A. J. ; PENA, R. F. A. . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Abadia de Goiás/GO. 2013.

7.
FREGONEZI, L. H. A. S.; NAHAS, A. M. ; GILLET, Célia ; SILVA, A. V. ; GOUVEIA, C. P. ; RODRIGUES, A. J. ; MAEL,MAEL, Daniel D. ; BORGES, S. F. ; PENA, R. F. A. . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Abadiânia/GO. 2013.

8.
FREGONEZI, L. H. A. S.; CAPRIO, Ceci Kuncevicius Bueno de ; RODRIGUES, A. J. ; ROSA, C. J. M. . Plano de Drenagem Urbana do Município de Jataí/GO. 2013.

9.
FREGONEZI, L. H. A. S.; GILLET, Célia ; MAEL,MAEL, Daniel D. ; MASCHINE, R.M.M. ; GOUVEIA, C. P. ; CARDOSO, J. B. ; MEIRA, M. L. C. ; BORGES, S. F. . PLHIS Plano de Habitação de Interesse Social de Nova Crixás/GO. 2013.

10.
FREGONEZI, L. H. A. S.. PMCMV Programa Minha Casa Minha Vida Rural em Corumbá de Goiás/GO. 2013.

11.
FREGONEZI, L. H. A. S.; MEIRA, M. L. C. ; RODRIGUES, A. J. ; PENA, R. F. A. ; GOUVEIA, C. P. ; MAEL,MAEL, Daniel D. ; GILLET, Célia . PLHIS Plano de Habitação de Interesse Social de Uruaçu/GO. 2013.

12.
FREGONEZI, L. H. A. S.; GILLET, Célia ; MAEL,MAEL, Daniel D. ; GOUVEIA, C. P. ; BORGES, S. F. . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Goianésia/GO. 2013.

13.
FREGONEZI, L. H. A. S.; GILLET, Célia ; MAEL,MAEL, Daniel D. ; CARNEIRO, C. S. ; GOUVEIA, C. P. ; FREITAS, L. R. S. ; MEIRA, M. L. C. ; BORGES, S. F. ; PENA, R. F. A. ; BRAZIL, C. ; RODRIGUES, A. J. . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Itapuranga/GO. 2012.

14.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Programa Nacional de Habitação Rural em Bela Vista de Goiás/GO. 2011.

15.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Programa Minha Casa Minha Vida em Corumbá de Goiás/GO - Vila Real. 2011.

16.
FREGONEZI, L. H. A. S.; BORGES, S. F. ; LUZ, J. . Urbanização do Assentamento Precário Novo Paraíso em Anápolis/GO. 2010.

17.
FREGONEZI, L. H. A. S.; BORGES, S. F. ; LUZ, J. . Urbanização do Assentamento Precário Residencial América em Anápolis/GO. 2010.

18.
FREGONEZI, L. H. A. S.; BORGES, S. F. ; LUZ, J. . Urbanização do Assentamento Precário Sítios de Recreio Vale das Laranjeiras em Anápolis/GO. 2010.

19.
FREGONEZI, L. H. A. S.; LARANJA FILHO, N. . Mapeamento digital georreferenciado de Anápolis/GO. 2010.

20.
FREGONEZI, L. H. A. S.; BORGES, S. F. ; LUZ, J. . Plano Local de Habitação de Interesse Social de Anápolis/GO. 2010.

21.
FREGONEZI, L. H. A. S.; CAPRIO, Ceci Kuncevicius Bueno de . Revisão do Plano Diretor Municipal de Mirassol/SP. 2009.

Trabalhos técnicos
1.
FRANCO, M. C. ; CAPRIO, Ceci Kuncevicius Bueno de ; SILVA, Luciana Helena Alves da . Plano de saneamento de Alto Horizonte/GO. 2014.

2.
SILVA, Luciana Helena Alves da; RODRIGUES, S. . PNHR - programa minha casa minha vida rural - agricultura familiar. 2014.

3.
SILVA, Luciana Helena Alves da; GILLET, Célia ; SOUZA, A. R. ; MAEL,MAEL, Daniel D. ; BORGES, S. F. ; BRAZIL, C. ; PENA, R. F. A. . Plano Local de Habitação de Interesse Social DE Jaraguá/GO. 2014.

4.
SILVA, Luciana Helena Alves da; RODRIGUES, S. . PNHR - programa minha casa minha vida rural assentamento Dom José Gomes. 2013.

5.
SILVA, Luciana Helena Alves da; RODRIGUES, S. . PNHR - Programa Minha Casa Minha Vida rural - assentamentos Itajá, Vitória e Presente de Deus. 2013.

6.
SILVA, Luciana Helena Alves da; RODRIGUES, S. . PNHR - Programa minha casa minha vida rural - agricultura familiar. 2013.

7.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano de Habitação de Interesse Social de Uruaçu/GO. 2012.

8.
CAPRIO, Ceci Kuncevicius Bueno de ; SILVA, Luciana Helena Alves da . Plano de Drenagem de Jatai/GO. 2012.

9.
SILVA, Luciana Helena Alves da; RODRIGUES, S. . PNHR - Programa minha casa minha vida rural - agricultura familiar. 2012.

10.
FREGONEZI, L. H. A. S.. PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social de Goianésia/GO. 2011.

11.
FREGONEZI, L. H. A. S.. PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social de Matrinchã/GO. 2011.

12.
FREGONEZI, L. H. A. S.. PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social de Nova Crixás/GO. 2011.

13.
FREGONEZI, L. H. A. S.. PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social de São Luiz do Norte/GO. 2011.

14.
FREGONEZI, L. H. A. S.. PLHIS - Plano Local de Habitação de Interesse Social de Itapuranga/GO. 2011.

15.
SILVA, Luciana Helena Alves da; RODRIGUES, S. . PNHR - programa nacional de habitação rural. 2011.

16.
FREGONEZI, L. H. A. S.; FORTES, D. ; BUENO, R. S. . Plano Municipal de Habitação de Interesse Social de Anápolis/GO. 2010.

17.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Revisão e Atualização do mapa do município de Anápolis/GO. 2010.

18.
FREGONEZI, L. H. A. S.; CAPRIO, Ceci Kuncevicius Bueno de ; TEMMER, S. . Revisão do Plano Diretor Municipal da Cidade de Mirassol/SP. 2009.

19.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Relatório Sobre As Atividades Desenvolvidas Durante o Programa de Educação Ambiental no Município de Nova Aliança/SP. 2004.

20.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Desenvolvimento do Plano Diretor Sustentável do Município de Pereira Barreto/SP. 2003.

21.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano Diretor Sustentável do Município de Novo Horizonte/SP. 2003.

22.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano Diretor Sustentável do Município de Frutal/MG. 2003.

23.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano de Destinação de Resíduos Sólidos do Município de Pontalinda/SP. 2003.

24.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano de Destinação de Resíduos Sólidos do Município de Nova Aliança/SP. 2003.

25.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano Diretor do Município de Nova Aliança/SP. 2001.

26.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano Diretor Municipal do Município de Pontalinda/SP. 2001.

27.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano Diretor do Município de Onda Verde/SP. 2001.

28.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano Diretor do Município de Nhandeara/SP. 2001.

29.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano Diretor do Município Ubarana/SP. 2001.

30.
FREGONEZI, L. H. A. S.. Plano Diretor do Município de Novais/SP. 2001.


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, Luciana Helena Alves da; HUGUENIN, J. P. O. . PPC - PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ARQUITETURA E URBANISMO UFG. 2017. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - institucional).

2.
SILVA, Luciana Helena Alves da. relatório semestral de pós graduação. 2017. (Relatório de pesquisa).

3.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Plano de Trabalho UFG 2017. 2017. (Plano de Trabalho).

4.
HUGUENIN, João Paulo Oliveira ; BORGES, A. ; SANTANNA, C. G. ; CARDOSO, C. F. ; LUCAS, E. R. ; NOGUEIRA, E. A. F. ; CARRIJO, I. ; THIESEN, J. R. P. ; OLIVEIRA, K. C. ; CRUZ, L. S. ; COSTA, L. F. ; GONCALVES, P. H. ; SILVA, Luciana Helena Alves da ; FONSECA, T. P. ; SILVA, T. F. S. E. . Projeto Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG Regional Goiás. 2016. (Projeto Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG Regional Goiás).

5.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Plano de Trabalho UFG 2016. 2016. (Plano de Trabalho).

6.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Plano de Trabalho UFG 2015. 2015. (Plano de Trabalho).

7.
LARANJA, N. ; SILVA, Luciana Helena Alves da . atlas da cidade de Anápolis. 2011. (Cartas, mapas ou similares/Mapa).



Bancas




Participação em bancas de comissões julgadoras
Concurso público
1.
RABELO, F.; SILVA, Luciana Helena Alves da; HUGUENIN, João Paulo Oliveira; VINICIUS, B.; GENTIL, C. D.; SILVA, V. S. C. E.; SILVA JR, L. A.; TEMMER, S.; MOASSAB, A.. Bancas- Concursos Arquitetura e Urbanismo. 2016. Universidade Federal de Goiás.

Outras participações
1.
SILVA, Luciana Helena Alves da; MOREIRA, Erika Macedo. Banca - PROGRAMA DIREITOS SOCIAIS DO CAMPO: QUESTÃO AGRÁRIA, ESTADO E PARTICIPAÇÃO SOCIAL (PROEXT 2016-2017). 2016. Universidade Federal de Goiás.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Simpósio Integrado de Estudos Territoriais - LABOTER. 2018. (Simpósio).

2.
XXIII SINPGEO - SEMINÁRIO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA. 2018. (Seminário).

3.
14º CONPEEX. PROJETO DE PESQUISA SOBRE A MORADIA CAMPONESA NOS DISTRITOS DO MUNICÍPIO DE GOIÁS/GO: BACALHAU, COLÔNIA DE UVÁ, BUENOLÂNDIA E CALCILÂNDIA. 2017. (Congresso).

4.
Encontro Goiano de Agroecologia. Feira de Sabores e Saberes. 2017. (Feira).

5.
Encontro Goiano de Agroecologia.FOSSA ECOLÓGICA (bananeira) - Oficina na EFAGO. 2017. (Encontro).

6.
grupo de estudo espaço, sujeito e existência D Alzira. 2017. (Outra).

7.
SINGA.A QUESTÃO AGRÁRIA E SUA RELAÇÃO COM A CRISE URBANA SOB A PERSPECTIVA DA MORADIA CAMPONESA E DO TERRITÓRIO. 2017. (Simpósio).

8.
SINPGeo UFG IESA. 2017. (Simpósio).

9.
VII CONEPEC Congresso de Pesquisa, Extensão e Cultura. Direitos Sociais do Campo: PNHR e o Direito à Moradia Camponesa. 2017. (Congresso).

10.
13º CONPEEX. Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão. MONITORIA NA DISCIPLINA DE OFICINA DE EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO I PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UFG REGIONAL GOIÁS coordenação. 2016. (Congresso).

11.
Cine debate The Hunting Ground. 2016. (Outra).

12.
Colóquio "Sobre Anápolis e apresentação do QUAPA/SEL". 2016. (Outra).

13.
Curso de Docência no Ensino Superior/ Estágio Probatório.Curso de Docência no Ensino Superior/ Estágio Probatório. 2016. (Outra).

14.
Planejamento Urbano em Curitiba: a construção da cidade do amanhã. 2016. (Outra).

15.
Seminário Nacional Pensando o Projeto Pensando a Cidade. 2016. (Seminário).

16.
Workshop Otimização de Recursos Financeiros Pesquisa Extensão e Cultura. 2016. (Oficina).

17.
Comissão do vestibular.Comissão do vestibular. 2015. (Outra).

18.
II SEMEAF Semana de Engenharia Agronomica da FAMA. 2015. (Outra).

19.
1º Seminário de Regularização Fundiária em Goiás. 2014. (Seminário).

20.
Caravana do CAU/GO e Ordinária do COMCidades. 2014. (Seminário).

21.
V Simpósio Nacional de Ciências e Meio Ambiente.Diretrizes e Políticas Públicas para Habitação Rural: estudo de caso de áreas rurais do município de Bela Vista de Goiás. 2014. (Simpósio).

22.
Conferência Estadual das Cidades.Conferência Estadual das Cidades. 2013. (Outra).

23.
5º Urbenviron International Seminar on Environmental Planning and Mangemen t. 2012. (Seminário).

24.
Pluris.Relações entre o projeto urbanístico e a avaliação de impacto ambiental: diferentes métodos para análise da expansão urbana do setor noroeste - DF. 2012. (Seminário).

25.
SNCMA Simpósio Nacional de Ciência e Meio Ambiente.A consideração da dimensão ambiental na prática de elaboração dos planos diretores. 2012. (Simpósio).

26.
Seminário de Arquitetura e Urbanismo Unievangélica.Estatuto da Cidade e Zoneamento Ambiental. 2011. (Seminário).

27.
Seminário de Arquitetura e Urbanismo Unievangélica.Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) de Goianésia. 2011. (Seminário).

28.
Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Ensino e Extensão (SEPE).A análise da questão ambiental e qualidade de vida nos assentamentos precários de Anápolis (GO): um estudo de caso do bairro Novo Paraíso. 2011. (Seminário).

29.
4ª Oficina de Capacitação em Plano Municipal de Habitação de Interesse Social. 2010. (Oficina).

30.
Participou da l Conferência Municipal da Cidade,do município de Mirassol-SP.. 2010. (Outra).

31.
Curso de Conselhos Municipais de Políticas Públicas.. 2009. (Oficina).

32.
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos e sua Inclusão no SICONV. 2009. (Oficina).

33.
Seminário Plano Local de Habitação de Interesse Social. 2009. (Seminário).

34.
Preparando o século XXI. 2000. (Seminário).

35.
Seminário Estatuto da Cidade-Gestão e Cidadania.. 2000. (Seminário).

36.
Simpósio Internacional " Espaços Públicos e exclusão Sócio-Espacial: práticas urbanas e inclusão.. 1998. (Simpósio).

37.
Seminário de Arquitetura Latino-Americana. 1995. (Seminário).

38.
l Encontro de Arquitetos do Interior do Estado de São Paulo.. 1994. (Congresso).

39.
lll Encontro da Habitação e do Mercado Imobiliário Paulista.. 1994. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SEVÁ, Janaina Tude ; MOREIRA, Erika Macedo ; SILVA, Luciana Helena Alves da . Encontro Goiano de Agroecologia. 2017. (Outro).

2.
SILVA, Luciana Helena Alves da; BEZERRA, Maria do Carmo de Lima ; RIBAS, O. ; SANTANNA, C. G. . Palestra : Avaliação Ambiental Estratégica das Políticas Públicas para o Plano de Turismo do Pólo do Ouro. 2017. (Outro).

3.
SILVA, Luciana Helena Alves da; HUGUENIN, J. P. O. . 1º Seminário de Arquitetura e Urbanismo. 2016. (Outro).

4.
SILVA, Luciana Helena Alves da; CARRIJO, I. ; BORGES, A. . Espaço das Profissões - Exposição Arquitetura Vernacular. 2016. (Exposição).

5.
SILVA, Luciana Helena Alves da; FRANCA, E. C. ; BRAGA, I. M. B. . Desenho de Observação. 2015. (Exposição).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Iniciação científica
1.
silva, luciana helena alves da. A QUESTÃO AGRÁRIA E URBANA NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em OFUNGO) - UFG, PROEXT. Orientador: Luciana Helena Alves da Silva.

Orientações de outra natureza
1.
silva, luciana helena alves da. Estágio Obrigatório. 2017. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - UFG, PROEXT. Orientador: Luciana Helena Alves da Silva.

2.
Ana Karla Sarmento. MONITORIA NA DISCIPLINA DE OFICINA DE EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO I PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UFG REGIONAL GOIÁS. 2016. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Goiás, PROCOM - Pró-Reitoria de Assuntos da Comunidade Universitária. Orientador: Luciana Helena Alves da Silva.

3.
Carolina Américo de Lima, Ananda Natyelle S Nunes, Teruo Ros. EIRA Estágio Interdisciplinar de Residência Agrária. 2016. Orientação de outra natureza. (direito) - Universidade Federal de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Luciana Helena Alves da Silva.

4.
*. estágio obrigatório. 2011. Orientação de outra natureza. (Arquitetura e Urbanismo) - GAU Consultoria. Orientador: Luciana Helena Alves da Silva.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Estatuto da Cidade e Zoneamento Ambiental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS): Goianésia. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, Luciana Helena Alves da; BORGES, S. F. . Direrizes e Políticas Públicas para Habitação Rural: Estudo de Caso de áreas rurais do município de Bela Vista de Goiás. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SILVA, Luciana Helena Alves da. Contextos e Definições Sobre o Rural Brasileiro: um panorama na discussão bibliográfica e nos dados oficiais dos últimos vinte anos (1991-2010). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Outras informações relevantes


Secretária de Planejamento Urbano da Prefeitura Municipal, Mirassol/SP
Secretária de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal, Mirassol/SP
Bolsista CAPES pela UNB - Monitoria Docente na graduação disciplina Infra Estrutura Urbana
Professor Assistente A, nível 1, D.E., 40 hs na graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo (Desenho Técnico, Projeto, Metodologia de Projeto, Infra Estrutura Urbana, Planejamento Urbano)
Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Metropolitano de Educação e Cultura Ltda, Anápolis/GO
Coordenadora de Estágio do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG, Regional Goiás, Goiás/GO
Membro do NDE de curso de Arquitetura e Urbanismo da UFG, Regional Goiás, Goiás/GO
Membro de Colegiado da Unidade e de curso de Arquitetura e Urbanismo, da UFG, Regional Goiás, Goiás/GO
Coordenadora do eixo de pesquisa EIRA do Programa de Extensão Universitária (ProExt) CNPq da UFG, Regional Goiás, Goiás/GO
Comprovação de Atividades Complementares (Doutorado)12 créditos



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 19:26:52