Sandra dos Santos

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  • Última atualização do currículo em 25/06/2018


Mestra em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC). Bacharel em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina (2010). Graduação em Administração pela Faculdade Borges de Mendonça (interrompida em 2011). Integrante do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sandra dos Santos
Nome em citações bibliográficas
SANTOS, Sandra dos.


Formação acadêmica/titulação


2014 - 2016
Mestrado profissional em Planejamento Territorial e Desenv. Socioambiental.
Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Brasil.
Título: A fúria do mar: as ressacas e os impactos socioespaciais na comunidade praiana da Armação do Pântano do Sul, Ano de Obtenção: .
Orientador: Gláucia de Oliveira Assis.
Palavras-chave: planejamento territorial; Impactos socioespaciais; turismo; ressacas.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Planejamento Urbano e Regional.
Setores de atividade: Outras atividades de serviços.
2009 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Administração.
FACULDADES BORGES DE MENDONCA, SEBM_PPROV, Brasil.
Ano de interrupção: 2011
2007 - 2010
Graduação em Turismo.
Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina, FEESC, Brasil.
Título: Proposta de Manual de Procedimentos e Técnicas para a Realização de Eventos na FUCAFLORA.
Orientador: Mario Aleixo Correa da Motta.
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.




Formação Complementar


2015 - 2015
Educação Ambiental. (Carga horária: 14h).
SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.
2015 - 2015
Governança da Água na América Latina. (Carga horária: 40h).
Agência Nacional de Águas, ANA, Brasil.
2015 - 2015
Brasil y la Sociedad Global.. (Carga horária: 150h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2014 - 2014
Geografía de Brasil. (Carga horária: 150h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2014 - 2014
Antropología Sociocultural - Brasil e Iberoamerica. (Carga horária: 150h).
Universidad de Salamanca, USAL, Espanha.
2012 - 2012
Adobe InDesign. (Carga horária: 16h).
Multiply Web, MULTIPLYWEB, Brasil.
2008 - 2008
Oratória e Expressão. (Carga horária: 16h).
Instituto Motivacional de Criatividade e Expressão Verbal, IMCEV, Brasil.


Atuação Profissional



Pódium Eventos e Formaturas, PÓDIUM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Assistente de Gerência e Diretoria. Rotinas administrativas. Auxílio na execução de formaturas (montagem e coordenação do evento). Apoio ao setor comercial. Atualização do sistema interno. Interação com gerência nas atividades de nível tácito e operacional. Atualmente responsável pela criação do App da empresa. Auxiliei a gerência e diretoria na reorganização estratégica da empresa, na busca e seleção por empresa de consultoria para treinamento motivacional à equipe, bem como suporte para a realização de evento comemorativo em razão dos 15 anos da empresa.


Centro de Estudos e Pesquisas em Trabalho Público e Sindicalismo, FAZENDO ESCOLA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar administrativo


Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, ANEC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40


Associação de Educação Católica de Santa Catarina, AEC/SC, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2009
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Auxiliar Administrativo, Carga horária: 40


Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis, AEMFLO, Brasil.
Vínculo institucional

2008 - 2008
Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Assistente Administrativo, Carga horária: 44


Universidade Estácio de Sá, UNESA, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2008
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiária do Setor de Pós-graduação da Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina.


Instituto Jaraguá do Sul de Turismo e Eventos, C&VB, Brasil.
Vínculo institucional

2007 - 2007
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estágio no setor administrativo, Carga horária: 20


Associação Recreativa Malwee, ARMALWEE, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio não remunerado, Enquadramento Funcional: Assessoria/monitoria, Carga horária: 32
Outras informações
Assessoria/monitoria ao IX Acampamento Folclórico e VI Olimpíada Folclórica (acompanhamento dos grupos folclóricos participantes do acampamento durante todo o período do evento, orientando-os nas visitas à cidade, bem como, em todas as atividades do acampamento e olimpíadas, fazendo o contato direto entre organização geral do evento e os grupos folclóricos participantes).


Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales - Espanha (ES), FLACSO, Espanha.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Fundação Universidade Regional de Blumenau, FURB, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Integrante Grupo de Pesquisa, Enquadramento Funcional: -


Ludus Recreação e Eventos, LUDUS, Brasil.
Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora de atividades recreativas nos dias 12 e 13 de outubro de 2006, para a empresa Ludus Recreação e Eventos, totalizando 14 horas de estágio.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora de atividades recreativas no dia 10 de outubro de 2006, para a empresa Ludus Recreação e Eventos, totalizando 09 horas de estágio.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora de atividades recreativas no dia 09 de outubro de 2006, para a empresa Ludus Recreação e Eventos, totalizando 03 horas de estágio.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora de atividades recreativas no dia 09 de setembro de 2006, para a empresa Ludus Recreação e Eventos, totalizando 10 horas de estágio.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora de atividades recreativas nos dias 07 e 08 de setembro de 2006, para a empresa Ludus Recreação e Eventos, totalizando 20 horas de estágio.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora de atividades recreativas no dia 26 de agosto de 2006, no Projeto Brincando no Bairro (SESC), organizado pela empresa Ludus Recreação e Eventos, totalizando 10 horas de estágio.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora de atividades recreativas no dia 24 de junho de 2006, no Projeto Brincando no Bairro (SESC), organizado pela empresa Ludus Recreação e Eventos, totalizando 10 horas de estágio.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora de atividades recreativas no dia 20 de maio de 2006, no Projeto Brincando no Bairro (SESC), organizado pela empresa Ludus Recreação e Eventos, totalizando 10 horas de estágio.

Vínculo institucional

2006 - 2006
Vínculo: Estágio remunerado, Enquadramento Funcional: Monitoria
Outras informações
Monitora de atividades recreativas no dia 29 de abril de 2006, no Projeto Brincando no Bairro (SESC), organizado pela empresa Ludus Recreação e Eventos, totalizando 10 horas de estágio.


Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Nacional de Costa Rica, UNA, Costa Rica.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:



Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Bases institucionales y normativas para la construcción del Espacio Euro-Latinoamericano y Caribeño de Educación Superior, Ciencia, Tecnología e Innovación
Descrição: La Fundación EU-LAC y FLACSO España/Universidad de Salamanca han suscrito un convenio de cooperación con el objetivo de elaborar un trabajo para: a) Sistematizar la evidencia empírica sobre los factores que favorecen la integración del espacio birregional (Unión Europea - América Latina y Caribe) en materia de Educación Superior, Investigación, Ciencia y Tecnología; b)Identificar los casos en los que la dimensión internacional se presenta como una estrategia integrada con distintas actividades de la agenda universitaria. El trabajo que se desarrolla desde FLACSO España/Universidad de Salamanca está destinado a identificar: a) Los elementos institucionales, administrativos y legales de la educación superior y de los sistemas estatales de ciencia, tecnología e innovación; b) La arquitectura institucional y normativa de los estudios de tercer ciclo en los distintos países de América Latina y el Caribe incluidos en este estudio. Los países objeto de estudio son: Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Ecuador, El Salvador, Guatemala, Haití, Honduras, Jamaica, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Perú, República Dominicana, Trinidad y Tobago, Uruguay y Venezuela..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2015 - Atual
III Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), III Encontro da Rede de Interculturalidade, IV Encontro da Rede de Trabalho com Povos Indígenas e IV Encontro Sociedades em Transformação
Descrição: O III SICDES, juntamente com o III Encontro da Rede de Interculturalidade, o IV Encontro da Rede de Trabalho com Povos Indígenas e o V Encontro Sociedades em Transformação, intenta oportunizar espaço de diálogos, intercâmbios e parcerias acerca do desafio emergente de reconhecimento das identidades culturais em sua diversidade de saberes, visando a construção de alternativas epistemológicas e pedagógicas que subsidiem a promoção de outras lógicas de desenvolvimento dos territórios, de forma mais justa, colaborativa e solidária. Os eventos aconteceram simultaneamente entre os dias 20 e 22 de julho de 2016, em Heredia, Costa Rica, e abordaram a temática ?Territórios, Culturas e Bem-Viver: desafios a partir das identidades e saberes diversos?. A programação incluiu mesas temáticas, círculos de diálogo, sessões de comunicações de trabalho e atividades culturais. Como resultado, será editada uma obra científica que reunirá artigos dos palestrantes e coordenadores das Rodas de Diálogo, bem como, a publicação de Anais, em formato eletrônico, contendo os trabalhos submetidos, aceitos e apresentados. Com isso, espera-se conhecer e partilhar experiências educativas de perspectiva intercultural, que contribuam para a análise e compreensão dos processos educativos e socioculturais a partir do bem-viver, territórios e culturas..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
2013 - 2015
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento, II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas e V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso
Descrição: A diversidade cultural é uma das marcas que identifica, caracteriza, mobiliza e desafia os contextos Latino-Americanos de maneira intensa e peculiar. Essa diversidade tem sua gênese na multiplicidade de povos indígenas, nos processos de colonização de populações europeias, sendo ampliada, paulatinamente, com a vinda dos povos africanos e pelo fluxo migratório de povos do Oriente Médio e do continente Asiático. Assim, os diferentes povos, culturas que configuram os diferentes rostos latino-americanos portam em seu bojo diferentes cosmovisões, e portanto, distintas compreensões de desenvolvimento(s). Historicamente, múltiplas relações, intercâmbios e hibridações acentuaram a diversidade étnica, cultural, epistêmica, política, econômica e religiosa das sociedades latino-americanas, gerando possibilidades de construções e (re)criações inusitadas. Essa rica diversidade constitui uma riqueza ímpar para as diversas culturas presentes neste continente, mas, ao mesmo tempo, exige atenção e esforços no sentido de problematizar relações de poder que produzem identidades e diferenças para atender determinados interesses e finalidades. Diante de tantos conflitos, segregações, privações, preconceitos, discriminações, colonialismos e violências que marcaram a história complexa do continente latino-americano, urge um posicionamento crítico, ético e político empenhado em assegurar a dignidade humana e em propiciar relações alteritárias entre diferentes culturas, possibilitando a cada sujeito/grupo à liberdade de se desenvolverem autonomamente, enfrentando processos que forjam identidades e diferenças a partir de um único modelo padronizado de ser, pensar, falar, agir e viver. No campo educacional, onde também se constata a presença e manifestação das diversidades, a Interculturalidade representa a possibilidade de questionamento de concepções epistemológicas e pedagógicas monoculturais, contribuindo para superação de processos educacionais que procuram normalizar os diferentes e as diferenças. Ao mesmo tempo, pode contribuir com o estabelecimento de novas formas de observar, interpretar e encaminhar ações curriculares e metodológicas frente aos desafios do mundo atual, na tentativa de (re)criar, a partir do cotidiano escolar, novos olhares frente a diversidade humana e cultural. Este projeto, objetiva discutir, articular e divulgar estudos/pesquisas relacionadas à educação intercultural em territórios contestados, visando um espaço de interlocução entre diferentes culturas, grupos e movimentos sociais, buscando construir diálogos, pesquisas e perspectivas pedagógicas que promovam o (re)conhecimento das alteridades, através do diálogo, escuta e da aprendizagem de práticas colaborativas e solidárias.O II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), o II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (CONSUDI) e o V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso (CCER) aconteceram entre os dias 14 e 16 de maio de 2014, em Chapecó/SC, e foram organizados de modo colaborativo pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) e Universidade Regional de Blumenau (FURB), com o apoio de diversas outras instituições regionais, nacionais e internacionais. Os eventos trataram da temática "Educação Intercultural em Territórios Contestados" com o objetivo de oportunizar espaços de diálogos, intercâmbios e reflexões voltadas à criação e sustentabilidade de propostas de educação intercultural que efetivamente acolham a diversidade de culturas e promovam outras formas de desenvolvimento nos contextos latinoamericanos. A programação do evento incluiu Painéis e Mesas Temáticas, Rodas de Diálogo, Comunicações de Trabalho e Atividades Culturais. Como resultado foi editada uma obra científica que reuniu artigos dos palestrantes e coordenadores das Rodas de Diálogo, bem como, a publicação de Anais, em formato eletrônico..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Editora Saberes em Diálogo


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Planejamento Urbano e Regional.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SANTOS, Sandra dos.2016 SANTOS, Sandra dos.; Cecchetti, E. . Imigrantes haitianos no Brasil: entre processos de (des)(re)territorialização e exclusão social. Revista de Estudios Brasileños, v. 3, p. 61-72, 2016.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTOS, Sandra dos.; Cecchetti, E. . Africanos e Haitianos no Brasil: imigrações e processos de (des)(re)territorialização. In: XII CONLAB - Congresso Luso-Afro-Brasileiro, 2015, Lisboa, Portugal. Livro de Atas do 1º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa 2015, 2015. v. 1. p. 2887-2898.

2.
SANTOS, Sandra dos.; ASSIS, G. O. . Ressacas e impactos socioespaciais na comunidade da Armação do Pântano do Sul. In: II Seminário Internacional de Culturas e Desenvolvimento, 2014, Chapecó. Educação Intercultural em Territórios Contestados. Chapecó: Argos, 2014. p. 1948-1964.

3.
SANTOS, Sandra dos.; ASSIS, G. O. . A fúria do mar: as ressacas e os impactos socioespaciais na comunidade praiana da Armação do Pântano do Sul, Florianópolis/SC. In: 9 Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales: huellas e incertidumbres em los procesos de desarrollo territorial, 2012, San Miguel de Tucumán. Anais do 9 Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales, 2012. v. 1.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTOS, Sandra dos.; SILVA, M. R. . Brasil, o racismo mostra a sua cara: o discurso farisaico de acolhimento e reconhecimento do outro. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTOS, Sandra dos.; Cecchetti, E. . Quem tem lugar nas cidades? Poder, desterritorialização e negação de direitos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
SANTOS, Sandra dos.; OLIVEIRA, L. B. ; SILVA, M. R. . Negros, terra e território: um registro a partir da Comunidade Cafuza de José Boiteux. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
SANTOS, Sandra dos.; ADRIANO, Mexiana Zabott . Impactos socioespaciais da ressaca como resultado do uso e ocupação do solo na Praia da Armação do Pântano do Sul - FLorianópolis/SC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTOS, Sandra dos.. Procissão do Senhor Bom Jesus dos Passos: fé e devoção em Florianópolis/SC. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
SANTOS, Sandra dos.; Cecchetti, E. . Africanos e Haitianos no Brasil: migrações e processos de (des)(re)territorialização. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SANTOS, Sandra dos.. Quem tem lugar nas cidades? Desafios para o Planejamento Territorial Urbano. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SANTOS, Sandra dos.. Planejamento territorial urbano: melhoria da qualidade de vida para quem?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
SANTOS, Sandra dos.; ASSIS, G. O. . Ressacas e impactos socioespaciais na comunidade da Armação do Pântano do Sul. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SANTOS, Sandra dos.. Africanos e Haitianos no Brasil: imigrações e processos de (des)(re)territorialização. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
SANTOS, Sandra dos.; ASSIS, G. O. . A fúria do mar: as ressacas e os impactos socioespaciais na comunidade praiana da Armação do Pântano do Sul, Florianópolis/SC. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Outras produções bibliográficas
1.
SANTOS, Sandra dos.; VICH, J. V. ; PRAT, A. C. . Habitar a cidade - em andamento. Editora em definição, 2016. (Tradução/Livro).

2.
FORNET-BETANCOURT, R. ; SANTOS, Sandra dos. . Crise Antropológica? Notas para uma interpretação crítica da situação antropológica do nosso tempo. Blumenau: Edifurb, 2015. (Tradução/Artigo).

3.
SANTOS, Sandra dos.. Proposta de Manual de Procedimentos e Técnicas para a Realização de Eventos na FUCAFLORA. São José: FEESC, 2010 (Trabalho de Conclusão de Curso).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
SANTOS, Sandra dos.; HOLMES, M. J. T. . Projeto gráfico e diagramação do Livro: Ensino Religioso: esperanças e desafios - reflexões da práxis do cotiano escolar. Editora Saberes em Diálogo. 2016.

2.
SANTOS, Sandra dos.; HARDT, L. S. ; MOURA, R. S. . Projeto gráfico e diagramação do Livro: Filosofias da Educação: entre devires, interrupções e aberturas - outro mundo contemplado. Série Saberes em Diálogo. Ed. Edifurb. 2016.

3.
POZZER, A. ; SANTOS, Sandra dos. . Projeto gráfico e diagramação do Livro: Ensino Religioso na Educação Básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Ed. Saberes em Diálogo,. 2015.

4.
SANTOS, Sandra dos.; POZZER, A. ; Cecchetti, E. . Projeto gráfico do Livro: Educação, Direitos Humanos e Interculturalidade - diálogos críticos e reflexivos. Série Saberes em Diálogo. Ed. Edifurb. 2015.

5.
Cecchetti, E. ; OLIVEIRA, L. B. ; SANTOS, Sandra dos. . Projeto gráfico do Livro: Territórios e Desenvolvimentos Contestados: diálogos, resistências e alternativas. Série Saberes em Diálogo. Ed. Edifurb. 2015.

6.
Cecchetti, E. ; PIOVEZANA, L. ; SANTOS, Sandra dos. . Projeto gráfico do Livro: Interculturalidade e Educação: saberes, práticas e desafios. Série Saberes em Diálogo. Ed. Edifurb. 2015.

7.
Cecchetti, E. ; POZZER, A. ; SANTOS, Sandra dos. . Projeto gráfico e diagramação do Livro: Educação e Interculturalidade: conhecimentos, saberes e práticas descoloniais. Série Saberes em Diálogo. Ed. EDIFURB. 2014.

8.
Cecchetti, E. ; POZZER, A. ; SANTOS, Sandra dos. . Projeto gráfico e diagramação do Livro: Educação e Diversidade Cultural: tensões, desafios e perspectivas. Série Saberes em Diálogo. Ed. EDIFURB. 2014.

9.
LINHAUS, Nelson ; SANTOS, Sandra dos. . Projeto gráfico e diagramação do Livro: Por um fio: a vida em suas mãos. Prod. Independente. 2014.

10.
RAMOS, Daniela Karine ; SANTOS, Sandra dos. . Diagramação do Livro: Conselho Escolar e Gestão Democrática: contribuições de uma formação para cidadania. Coleção Conselhos Escolares. Ed. Nova Harmonia. 2014.

11.
OLIVEIRA, L. B. ; KREUZ, M. ; WARTHA, R. ; SANTOS, Sandra dos. . Projeto gráfico do Livro: Educação, História e Cultura Indígena: desafios e perspectivas no Vale do Itajaí. Série Saberes em Diálogo. Ed. Edifurb. 2014.

12.
PÉREZ-ESTÉVEZ, Antonio ; SANTOS, Sandra dos. . Projeto gráfico e diagramação do Livro: Hermenêutica Dialógica. Ed. Nova Harmonia. 2013.

13.
GOMES, Ivan Marcelo ; ALMEIDA, Felipe Quintão ; VELOZO, Emerson Luís ; SANTOS, Sandra dos. . Diagramação do Livro: Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos para a Educação Física. Coleção Cenários. Ed. Nova Harmonia. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Colóquio Itinerante Educação e Interculturalidade. 2016. (Outra).

2.
III Congresso Nordestino de Ciências da Religião e Teologia. 2016. (Congresso).

3.
III Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), III Encontro da Rede de Interculturalidade, IV Encontro da Rede de Trabalho com Povos Indígenas e IV Encontro Sociedades em Transformação. 2016. (Congresso).

4.
III Foro Internacional de la Asociación de la Comunidad Brasileña de Salamanca. 2015. (Outra).

5.
I Seminário Migrações Contemporâneas e Direitos Fundamentais de Trabalhadores e Trabalhadoras em Santa Catarina. 2015. (Seminário).

6.
XII CONLAB - Congresso Luso-Afro-Brasileiro. 2015. (Congresso).

7.
2º Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento Socioambiental. 2014. (Seminário).

8.
II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES); II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (CONSUDI) e V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso. 2014. (Seminário).

9.
Migrações Internacionais e Políticas Migratórias. 2014. (Outra).

10.
Conferência David Harvey: os limites do capital e o direito à cidade. 2013. (Outra).

11.
I Seminário Internacional de Investigações sobre Vulnerabilidade dos Desastres Socionaturais. 2013. (Seminário).

12.
Seminário Educação 2013. 2013. (Seminário).

13.
9ª Bienal del Coloquio de Transformaciones Territoriales: huellas e incertidumbres em los processos de desarrollo territorial. 2012. (Outra).

14.
I Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional de SC. 2012. (Outra).

15.
I Seminário de Gestão de Riscos Geológicos do Estado de Santa Catarina. 2012. (Seminário).

16.
Ocorrência de Fenômenos Naturais, Mudanças Climáticas e Suas Implicações no Cenário Catarinense. 2012. (Seminário).

17.
XI Simpósio de Geografia da UDESC e V Encontro Nacional dos Grupos PET Geografia. 2011. (Simpósio).

18.
I Seminário Internacional de Culturas e Desenvolvimento e V Seminário Catarinense de Ensino Religioso - SECAER. 2009. (Seminário).

19.
V Congresso Nacional de Ensino Religioso. 2009. (Congresso).

20.
II Simpósio de Cerimonial Público de Santa Catarina. 2008. (Simpósio).

21.
Seminário Catarinense de Turismo. 2007. (Seminário).

22.
Capacitação para Monitoria de Eventos de Lazer. 2006. (Outra).

23.
Seminário de Integração Turística e Hospitalidade. 2006. (Seminário).

24.
Técnicas de Recepção em Eventos. 2006. (Outra).

25.
II Seminário Catarinense de Ensino Religioso. 2003. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MENDEZ, J. M. M. ; PIOVEZANA, L. ; OLIVEIRA, L. B. ; SANTOS, Sandra dos. ; Cecchetti, E. ; MONTOYA, A. ; VARGAS, H. ; BENTO, K. ; BERNART, M. L. ; SANCHEZ, V. M. ; MORA, G. ; ROJAS, J. A. C. ; ANDRADE, J. M. F. ; FLORES, K. I. C. ; VASQUEZ, M. ; POZZER, A. . III Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), III Encontro da Rede de Interculturalidade, IV Encontro da Rede de Trabalho com Povos Indígenas e IV Encontro Sociedades em Transformação. 2016. (Congresso).

2.
SANTOS, Sandra dos.; POZZER, A. ; Cecchetti, E. ; PIOVEZANA, L. ; FONTANIVE, D. . XIV Seminário de Formação de Professores para o Ensino Religioso e VII Colóquio Catarinense do Ensino Religioso. 2016. (Outro).

3.
SANTOS, Sandra dos.; OLIVEIRA, Francisco H. de ; ROCHA, Isa de Oliveira . 2º Seminário Nacional de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental - SNPD e XIV Simpósio de Geografia da UDESC. 2014. (Outro).

4.
OLIVEIRA, L. B. ; Cecchetti, E. ; PIOVEZANA, L. ; COSTA, M. A. S. ; GONÇALVES. D. F. ; SANTOS, Sandra dos. . II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES); II Congresso Sul-Brasileiro de Promoção dos Direitos Indígenas (CONSUDI) e V Colóquio Catarinense de Ensino Religioso. 2014. (Outro).

5.
OLIVEIRA, L. B. ; Cecchetti, E. ; KOCH, S. R. ; SANTOS, Sandra dos. . I Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento - SICDES e V Seminário Catarinense de Ensino Religioso - SECAER. 2009. (Outro).

6.
OLIVEIRA, L. B. ; Cecchetti, E. ; SANTOS, Sandra dos. . II Colóquio Catarinense de Ensino Religioso. 2006. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
SANTOS, Sandra dos.2016 SANTOS, Sandra dos.; Cecchetti, E. . Imigrantes haitianos no Brasil: entre processos de (des)(re)territorialização e exclusão social. Revista de Estudios Brasileños, v. 3, p. 61-72, 2016.



Outras informações relevantes


Residi um ano em Salamanca/Espanha (2014-2015), cursei disciplinas de máster (mestrado) na Universidad de Salamanca e aprimorei o idioma espanhol.



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