Marcelo Gomes de Almeida
- Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9292666903330082
- Última atualização do currículo em 30/08/2018
Possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Pernambuco (2008) e é mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2014). Tem experiência na área de populações tradicionais, com ênfase em mudanças socioeconômicas no meio rural (Texto informado pelo autor)
Identificação
Nome
Marcelo Gomes de Almeida
Nome em citações bibliográficas
ALMEIDA, M. G.;ALMEIDA, MARCELO GOMES
Formação acadêmica/titulação
2012 - 2014
Mestrado em Antropologia.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Experiência do Programa Luz para Todos em Curralinho-PA,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador:
Agenor Sarraf Pacheco.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Programa Luz para Todos; Discurso; Experiencia Sociocultural.
Grande área: Ciências Humanas
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: A Experiência do Programa Luz para Todos em Curralinho-PA,Ano de Obtenção: 2014.
Orientador:

Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Programa Luz para Todos; Discurso; Experiencia Sociocultural.
Grande área: Ciências Humanas
2016 - 2017
Especialização em Docência do Ensino Superior. (Carga Horária: 420h).
Faculdade Pan Americana, FPA, Brasil.
Título: Potenciais de Transformações entre Populações Tradicionais: Um estudo sobre o Programa Luz para todos no Meio Rural na Amazônia.
Faculdade Pan Americana, FPA, Brasil.
Título: Potenciais de Transformações entre Populações Tradicionais: Um estudo sobre o Programa Luz para todos no Meio Rural na Amazônia.
2003 - 2008
Graduação em Licenciatura em História.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Histórias da Ecatombe.
Orientador: Jozualdo Menezes.
Universidade de Pernambuco, UPE, Brasil.
Título: Histórias da Ecatombe.
Orientador: Jozualdo Menezes.
Formação Complementar
2010 - 2010
Sociologia das Sociedades Camponesas. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2010 - 2010
Conhecimentos e Desenvolvimento Regional. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2010 - 2010
Conservação, Desenvolvimento e Comunidades. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2010 - 2010
Tópicos Especiais em Geografia. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2010 - 2010
Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.
2009 - 2009
Extensão universitária em Para Além do Ensino de História Oral, Memória e Ci.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
2008 - 2008
Extensão universitária em Pós-Modernidade: teatro e cultura.
Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
Fundação de Ensino Superior de Olinda, FUNESO, Brasil.
2008 - 2008
Logoterapia. (Carga horária: 70h).
Centro de Cultura e Formação Cristã, CCFC, Brasil.
Centro de Cultura e Formação Cristã, CCFC, Brasil.
2006 - 2006
Programa Intel Educação para o Futuro. (Carga horária: 40h).
Núcleo de Tecnologia Educacional, GERE, Brasil.
Núcleo de Tecnologia Educacional, GERE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução à Física. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
2005 - 2005
Extensão universitária em Introdução à Astronomia. (Carga horária: 15h).
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Brasil.
Atuação Profissional
Universidade Federal do Oeste do Pará, UFOPA, Brasil.
Vínculo institucional
2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior (PARFOR), Carga horária: 90
Outras informações
Disciplina: História Indígena
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Vínculo institucional
2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior (PARFOR), Carga horária: 60
Outras informações
Disciplina: Seminário de Filosofia e Educação
Center for Intenational Forestry Research, CIFOR, Indonésia.
Vínculo institucional
2010 - 2010
Vínculo: Estagiario, Enquadramento Funcional: Pesquisador de Campo
Educandário Santa Alice, ESA, Brasil.
Vínculo institucional
2007 - 2007
Vínculo: Contratado, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Escola Estadual Nilson Pinto, EENP, Brasil.
Vínculo institucional
2009 - 2010
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20
Faculdade Pan Americana, FPA, Brasil.
Vínculo institucional
2016 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Pós-Graduação, Carga horária: 25
Outras informações
Disciplinas: Antropologia Filosófico; Fundamentos da História I; História e Geografia e as Novas Tecnologias; Normas; Diretrizes de Ensino de História e Geografia e Orientação de Artigos Científico.
Vínculo institucional
2015 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas: Metodologia do Ensino de História I; Metodologia do Ensino de História II; Metodologia do Ensino de Geografia I; Metodologia do Ensino de Educação Ambienta; Currículo e Diversidade Cultural; Fundamentos da Educação Física; Técnicas e Recursos Pedagógicos; Matemática Financeira; História da Educação; Cultura Religiosa;
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA, Brasil.
Vínculo institucional
2014 - 2014
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor de Ensino Superior (PARFOR), Carga horária: 100
Outras informações
Disciplinas: História da Educação Brasileira; Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da História
Áreas de atuação
1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Teoria Antropológica/Especialidade: Antropologia Social.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
Produções
Produção bibliográfica
1.
ALMEIDA, M. G.2016ALMEIDA, M. G.; ALVES, ADJAIR . Potenciais de Transformações entre Populações Tradicionais: Um estudo sobre o Programa Luz para todos no Meio Rural na Amazônia. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade , v. 1, p. 209-243, 2016.
2.
ALVES, ADJAIR2013ALVES, ADJAIR ; ALMEIDA, MARCELO GOMES . PROGRAMA LUZ PARA TODOS: vivências e contatos culturais entre o tradicional e o moderno na Amazônia. Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade , v. 1, p. 48-71, 2013.
1.
ALMEIDA, M. G.. Programa Luz para Todos: mudanças socioculturais e econômica na terra da florestania. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
2.
ALMEIDA, M. G.. Luz para Todos no meio rual acreano: novas relações familiares, novas territorialidades. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
3.
ALMEIDA, M. G.. Programa Luz para Todos: territorialidades, vivencias e mudanças socioculturais na terra da florestania. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
4.

5.
ALMEIDA, M. G.. A Universidade vai a Escola. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Eventos
Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
II Fórum Internacional de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Sul-Americana. 2010. (Outra).
2.
XXIX Encontro Nacional dos Estudantes de História.
2009. (Encontro).
3.
IV Encontro Pernambucano de Estudantes de História.
2008. (Encontro).
4.
A importância do CEDOC no universo jornalístico: o enfoque iconográfico. 2007. (Outra).
5.
Diferentes em necessidades e iguais em direitos. 2007. (Seminário).
6.
Inclusão Digital como Base para a Inclusão Social. 2007. (Seminário).
7.
Subjetividade e Diversidade Cultural. 2007. (Outra).
8.
V Congresso Internacional de Educação. V Congresso Internacional de Educação. 2006. (Congresso).
9.
VI Semana Universitária.Ajudando a construir um mundo melhor, diminuindo as diferença pela a educação.
2006. (Encontro).
10.
Seminário Segunda Guerra Mundial 60 Anos.Seminário Segunda Guerra Mundial 60 Anos. 2005. (Seminário).
Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALMEIDA, M. G.. Semana de História. 2008. (Outro).
2.
ALMEIDA, M. G.. III Encontro Pernambucano de Estudantes de História. 2007. (Congresso).
Orientações
Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Denise do Nascimento Souza.
A valorização da identidade (beleza) Afro-Brasileira nas séries iníciais.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Marcelo Gomes de Almeida.
2.
Celso H. M. Batista, Jarbas V. de Barros e Reginaldo de S. M.
Tecnologia da Informação e Comunicação na Educação: Desafio ou solução.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Marcelo Gomes de Almeida.
3.
Francisco S. V. Bezerra, Silmara C. de Jesus e Suelen de F..
Inovação na sala de aula: o uso do computador no processo de aprendizagem da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Infantil Roberto Remigi.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Marcelo Gomes de Almeida.
4.
Ana M. C. Lima, Claudia M. L. Oliveira e Solange S. do C. S..
Ser professor hoje: o papel da Afetividade na construção da Dinâmica Escolar e na Relação Professor Aluno na Escola SESI Castanhal.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Marcelo Gomes de Almeida.
5.
Adriano dos S. C., Iracy de S. P. A. e Lilian de F. S. C.
A leitura literárioa na escola: uma proposta para o ensino de leitura no ensino fundamental.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Marcelo Gomes de Almeida.
6.
Luciabe S. de A. Carneiro e Magno F N Carneiro.
O teatro como instrumento de educação nas escolas municipais de ensino fundamental de Área Urbana.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Marcelo Gomes de Almeida.
7.
Kassia K. S. Motta, Letícia de M. Perteli e Nara C. de F. Li.
O desafio do aluno com deficiência auditiva/surdez no âmbito escolar do ensino fundamental, e as experiências vivenciadas nas escolas municipais de Castanhal e Santa Luzia do Pará.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Marcelo Gomes de Almeida.
8.
Joel S. Ferreira., Natasha F. de Souza.
Ensino do conceito matemático de razão por meio da Etnomatemática: uma experiência na educação de jovens e adultos.
2016.
Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Pedagogia) - Faculdade Pan Americana. Orientador: Marcelo Gomes de Almeida.
Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/02/2019 às 8:12:58