Gabriela Xabay Gimenes

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8568912767241860
  • Última atualização do currículo em 11/05/2017


Possui Bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP), Especialização em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Mestrado em História Social pela USP. É membra do Grupo de Estudos 'História dos Estados Unidos e Relações Interamericanas', e faz parte da 'Rede de Estudos dos Estados Unidos'. Atua no intercâmbio da área de Relações Internacionais e da História, com ênfase nas interações entre Estados Unidos e América Latina, privilegiando abordagens que trabalham a confluência entre política e cultura. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gabriela Xabay Gimenes
Nome em citações bibliográficas
GIMENES, G. X.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2016
Mestrado em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Estados Unidos e América Latina nas páginas do Chicago Tribune: Pan-americanismo e Exposição Universal de Chicago (1889-1894),Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Mary Anne Junqueira.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Estados Unidos; América Latina; Imprensa; Pan-americanismo; Exposição Universal.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Relações Estados Unidos e América Latina.
2013 - 2016
Especialização em Especialização em História, Sociedade e Cultura. (Carga Horária: 416h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Título: Do Velho ao Novo Mundo: A Exposição de Chicago (1893) e as suas narrativas visuais.
2009 - 2013
Graduação em Relações Internacionais.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
A era das comemorações na América Latina: usos políticos do passado. (Carga horária: 6h).
Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, ANPHLAC, Brasil.
2015 - 2015
História das Sociedades Árabes. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
História, Literatura e Política na América durante o séc. XIX. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2014 - 2014
Os coordenados da 'Questão Indígena' na história EUAmericana. (Carga horária: 3h).
Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, ANPHLAC, Brasil.
2014 - 2014
Preparação Pedagógica. (Carga horária: 16h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2013 - 2013
Introdução ao Estudo da Imagem. (Carga horária: 8h).
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
2012 - 2012
"Estratégias de expansão territorial (...)". (Carga horária: 3h).
Associação Nacional de Pesquisadores e Professores de História das Américas, ANPHLAC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria realizada na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, na disciplina de "História dos Estados Unidos".

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 8
Outras informações
Monitoria realizada no Instituto de Relações Internacionais, na disciplina de "América Independente: Formação e Relações Internacionais".



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Grupo de Estudos História dos Estados Unidos e Relações Interamericanas
Descrição: O objetivo é discutir o "fazer do historiador" no que diz respeito à pesquisa em História dos Estados Unidos e Relações Interamericanas. Discute-se a disponibilidade de determinadas fontes, os procedimentos teórico-metodológicos de algumas abordagens na constituição de um produto final que discute o campo para além da História nacional.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) .
Integrantes: Gabriela Xabay Gimenes - Integrante / Mary Anne Junqueira - Coordenador / Carla Viviane Paulino - Integrante / Flávio Thales Ribeiro Francisco - Integrante / Ivania Pocinho Motta - Integrante / Renan Fonseca - Integrante / João Paulo Martins Faria - Integrante / Edson Bossanaro Jr. - Integrante / Henrique Rodrigues de Paula Goulart - Integrante / Lucas Maia Felippe Bacas - Integrante / Emílio Alapanian Colmán - Integrante.
2013 - 2015
Trânsitos nas Américas: Viagens e Viajantes (séculos XIX e XX)
Descrição: Investigar as viagens que partiram das Américas e as que se dirigiram para o continente, além das realizadas entre os países americanos. Discutir os usos possíveis da documentação referente ao ato de viajar: a materialidade da jornada, as implicações do caráter discursivo dos relatos e a possibilidade de apreensão da sociedade visitada. Observar viagens e viajantes numa perspectiva relacional complexa, identificando desigualdades de poder e a imprevisibilidade resultante do contato.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Estados Unidos e América Latina nas páginas do Chicago Tribune: Pan-americanismo e Exposição Universal de Chicago (1889-1894)
Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como a primeira experiência pan-americanista (1889-1894) apareceu nas páginas do importante jornal The Chicago Tribune e quais foram as imagens veiculadas sobre as Américas. O diário de Chicago, ligado aos interesses dos empresários e industrialistas do Oeste norte-americano, se posicionou favoravelmente a uma reorientação da política hemisférica, colocada em prática na segunda gestão do Secretário de Estado James Blaine. Para além de sua defesa sobre a ampliação do comércio interamericano, o Tribune se esforçou em construir representações de amizade entre os Estados Unidos e a América Latina, especialmente durante a Exposição Universal de Chicago (1893). O evento de grandes dimensões, que marcou aquele país no final do século XIX, celebrava os quatrocentos anos do ?Descobrimento das Américas?. Aproveitando-se da ideia de um passado comum, o Departamento de Estado promoveu a política do Pan-americanismo, articulando e encorajando as nações latino-americanas a exporem na Feira Mundial. O Chicago Tribune acompanhou, argumentou e defendeu enfaticamente o projeto de ?união das três Américas?..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Gabriela Xabay Gimenes - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Relações Internacionais.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História das Américas.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História dos Estados Unidos.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GIMENES, G. X.. A Exposição Universal de Chicago e as imagens construídas sobre as Américas pelo jornal Chicago Tribune (1889-1894). In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2015, Niterói. Anais do Encontro Internacional da Associação Nacional de Pesquisadores de História das Américas, 2015. p. 1-15.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
GIMENES, G. X.. As ambições dos Estados Unidos por uma ferrovia intercontinental nas Américas no final do século XIX. In: IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2017, São Paulo. IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2017.

2.
GIMENES, G. X.. De Chicago aos Andes: O sonho de uma ferrovia intercontinental nas Américas (1889-1894). In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016, Campo Grande. Anais do XII Encontro Internacional da ANPHLAC, 2016.

3.
GIMENES, G. X.. Pan-americanismo e Exposição de Chicago (1893): As 'repúblicas irmãs' e o 'redescobrimento' das Américas. In: Simpósio Nacional de História (ANPUH), 2015, Florianópolis. Anais eletrônicos do Simpósio Nacional de História, 2015.

4.
GIMENES, G. X.. Do 'velho' ao 'novo mundo': A Exposição de Chicago (1893) e as representações sobre o passado, o presente e o futuro dos Estados Unidos. In: III Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2015, Rio de Janeiro. Anais do III Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2015.

5.
GIMENES, G. X.. A Exposição Universal de Chicago e as imagens construídas sobre as Américas pelo jornal Chicago Tribune (1889-1894). In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC - Associação dos pesquisadores e professores de História das Américas, 2014, Niterói. Anais do XI Encontro Internacional da ANPHLAC, 2014.

6.
GIMENES, G. X.. O Pan-americanismo nas páginas do jornal Chicago Tribune: A América do Sul na Exposição de Chicago (1889-1894). In: II Encontro Nacional de História dos Estados Unidos, 2014, Rio de Janeiro. Anais do II Encontro de História dos Estados Unidos, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
GIMENES, G. X.. Os herdeiros da 'civilização': reflexões sobre o lugar dos Estados Unidos e a produção e controle de registros visuais na Exposição de Chicago (1893). REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
GIMENES, G. X.. As ambições dos Estados Unidos por uma ferrovia intercontinental nas Américas no final do século XIX. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
GIMENES, G. X.. De Chicago aos Andes: O sonho de uma ferrovia intercontinental nas Américas (1889-1894). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
GIMENES, G. X.. Pan-americanismo e Guerra Hispano-Americana. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
GIMENES, G. X.. Do 'velho' ao 'novo mundo': A Exposição de Chicago (1893) e as representações sobre o passado, o presente e o futuro dos Estados Unidos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
GIMENES, G. X.. Pan-americanismo e Exposição de Chicago (1893): As 'repúblicas irmãs' e o 'redescobrimento' das Américas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
GIMENES, G. X.. O Pan-americanismo nas páginas do jornal Chicago Tribune: A América do Sul na Exposição de Chicago (1889-1894). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
GIMENES, G. X.. A Exposição Universal de Chicago e as imagens construídas sobre as Américas pelo jornal Chicago Tribune (1889-1894). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
GIMENES, G. X.. A Exposição Universal de Chicago e as imagens construídas sobre as Américas pelo jornal Chicago Tribune (1889-1894). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Encontros do LEHA - Laboratório de Estudos de História das Américas.. 2017. (Seminário).

2.
IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.As ambições dos Estados Unidos por uma ferrovia intercontinental nas Américas no final do século XIX. 2017. (Encontro).

3.
Encontros do LEHA - Laboratório de Estudos de História das Américas. 2016. (Seminário).

4.
XII Encontro Internacional da ANPHLAC.De Chicago aos Andes: O sonho de uma ferrovia intercontinental nas Américas (1889-1894). 2016. (Encontro).

5.
Encontros do LEHA - Laboratório de Estudos de História das Américas. 2015. (Seminário).

6.
III Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.Do 'velho' ao 'novo mundo': A Exposição de Chicago (1893) e as representações sobre o passado, o presente e o futuro dos Estados Unidos. 2015. (Encontro).

7.
Simpósio Nacional de História (ANPUH).Pan-americanismo e Exposição de Chicago (1893): As 'repúblicas irmãs' e o 'redescobrimento' das Américas. 2015. (Simpósio).

8.
Encontros do LEHA - Laboratório de Estudos de História das Américas. 2014. (Seminário).

9.
II Encontro Nacional de História dos Estados Unidos.O pan-americanismo nas páginas do jornal Chicago Tribune: A América do Sul na Exposição de Chicago (1889-1894). 2014. (Encontro).

10.
O golpe de 1964 e a onda autoritária na América Latina. 2014. (Simpósio).

11.
Seminário de Pesquisa do Laboratório de Estudos de História das Américas da USP.A Exposição Universal de Chicago e as imagens construídas sobre as Américas pelo jornal Chicago Tribune (1889-1894). 2014. (Seminário).

12.
XI Encontro Internacional da ANPHLAC - Associação dos Professores e Pesquisadores de História das Américas.A Exposição Universal de Chicago e as imagens construídas sobre as Américas pelo jornal Chicago Tribune (1889-1894). 2014. (Encontro).

13.
Encontros do LEHA - Laboratório de Estudos de História das Américas. 2013. (Seminário).

14.
Encontros do LEHA - Laboratório de Estudos de História das Américas. 2012. (Seminário).

15.
I Colóquio 'Perspectivas de História Cultural Comparada' (USP-Cofecub). 2012. (Outra).

16.
Simpósio Internacional: Esquerda na América Latina. História, presente e perspectivas. 2012. (Simpósio).

17.
X Encontro Internacional da ANPHLAC - Associação dos Professores e Pesquisadores de História das Américas. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
GIMENES, G. X.. IV Encontro Nacional de História dos Estados Unidos. 2017. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/11/2018 às 19:34:00