Gustavo Magalhães de Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2133552488997521
  • Última atualização do currículo em 26/09/2018


Doutorando em Administração pela FEA/USP (Faculdade de Administração, Economia e Contabilidade da Universidade de São Paulo) na área de concentração de Economia das Organizações. Mestre em Administração na mesma área de concentração e instituição. Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2014). Tem interesse em pesquisas nas áreas de Nova Economia Institucional, Economia de Custos de Transação, Direitos de Propriedade, Estratégia, Agronegócio e Sistemas Alimentares. E-mail: gustavomoliv@gmail.com. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Gustavo Magalhães de Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, G. M.;OLIVEIRA, GUSTAVO MAGALHÃES DE;OLIVEIRA, G. M. DE


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
com período sanduíche em Università degli Studi di Perugia (Orientador: Gaetano Martino).
Título: Essays on Meso-Institutions: Evidences from cow milk industry,
Orientador: Maria Sylvia Macchione Saes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2015 - 2017
Mestrado em Administração.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Desverticalização da colheita mecanizada na cafeicultura,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Decio Zylbersztajn.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 - 2014
Graduação em Administração.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: SISTEMAS PRODUTIVOS DE PROTEÍNA ANIMAL NO MS: CARACTERÍSTICAS DA TRANSAÇÃO ENTRE PRODUTORES E INDÚSTRIA.
Orientador: Silvia Morales de Queiroz Caleman.




Formação Complementar


2017 - 2017
Doing and Publishing Qualitative Research.. (Carga horária: 45h).
Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 30


Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor da disciplina Economia da Estratégia ministrada na graduação do curso de Administração pela Prof. Maria Sylvia Macchione Saes na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Remunerado pelo Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) da FEA/USP.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor da disciplina Fundamentos de Excelência em Operações ministrada na graduação do curso de Administração pelos Prof. Paulo Tromboni S. Nascimento e Prof. Leonardo Augusto de Vasconcelos Gomes na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Remunerado pelo Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) da FEA/USP.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Pós-Graduação, Carga horária: 6
Outras informações
Monitor da disciplina Economia das Organizações II: Fundamentos Econômicos da Estratégia ministrada na Pós-Graduação em Administração pela Prof. Maria Sylvia Macchione Saes na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor de Graduação
Outras informações
Monitor da disciplina Economia da Estratégia ministrada na graduação do curso de Administração pelo Prof. Decio Zylbersztajn na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Remunerado pelo Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (PAE) da FEA/USP.


PENSA - Conhecimentos em Agronegócio, PENSA, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Pesquisador - Nível Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Nível Mestrado, Carga horária: 40
Outras informações
Exercendo atividades em conjunto com o Prof. Decio Zylbersztajn em tópicos relacionados à Sistemas Agroindustriais, especificamente café, com base na literatura de Economia das Organizações.


CORS - Center for Organization Studies, CORS, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Pesquisador - Nível Doutorado, Enquadramento Funcional: Pesquisador - Nível Doutorado, Carga horária: 40
Outras informações
Exercendo atividades em conjunto com a Profa. Maria Sylvia M. Saes em tópicos relacionados ao agronegócio brasileiro, especificamente leite, com base na literatura de Economia das Organizações.



Projetos de pesquisa


2014 - 2017
Evolução dos Sistemas de Base Agricola: Arranjos Institucionais sob condições de incerteza e história das organizações

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Decio Zylbersztajn em 03/02/2017.
Descrição: O projeto de pesquisa estuda a evolução dos sistemas de base agrícola, explorando os mecanismos contratuais que alocam direitos de propriedade em condições de incerteza. Complementarmente o estudo adota a abordagem de história dos negócios e a aplica de forma pioneira ao estudo da evolução dos sistemas agroindustriais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Gustavo Magalhães de Oliveira - Integrante / Decio Zylbersztajn - Coordenador / Antonio Carlos Lima Nogueira - Integrante / Caroline Gonçalves - Integrante / Fernanda Kesrouani Lemos - Integrante / Carolina Graça - Integrante.
2013 - 2014
Tolerância Organizacional: uma aplicação empírica no sistema agroindustrial de aves em Mato Grosso do Sul.
Descrição: Projeto de Iniciação científica que tem como objeto de estudo a transação entre produtores rurais e a indústria de abate e processamento nos sistemas agroindustriais de aves em Mato Grosso do sul, objetiva-se compreender a diversidade de arranjos institucionais no agronegócio. Especificamente objetiva-se: i) identificação das variáveis explicativas das diferentes formas de contratação; ii) proposição de um modelo empírico para a análise da relação destas variáveis e o padrão da contratação; iii) avaliação do grau de tolerância organizacional do sistema em análise..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Gustavo Magalhães de Oliveira - Integrante / Silvia Morales de Queiroz Caleman - Coordenador.
2011 - 2015
Sistemas Agroindustriais complexos: a dinâmica de geração e captura de valor (Projeto Casadinho/Procad - Ação transversal n. 06/2011)

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Silvia Morales de Queiroz Caleman em 19/03/2017.
Descrição: O agronegócio nacional e mundial tem apresentado mudanças significativas na sua organização, gerando tensões e conflitos. Novas tecnologias, as exigências crescentes por qualidade, segurança do alimento, rastreabilidade e a busca por maior sustentabilidade nas práticas produtivas promovem rupturas no padrão de relacionamento dos agentes econômicos. Diante dessa realidade, novos arranjos organizacionais fazem-se necessários para atender a essas demandas e com isso, tensões e disputas emergem como resultado da busca por apropriação do valor gerado, resultando numa maior complexidade para as relações econômicas no âmbito do agronegócio. Esse projeto tem por objetivo identificar, analisar e comparar sistemas agroindustriais complexos quanto aos aspectos de coordenação, práticas de governança corporativa e seus desdobramentos para o território nos quais estão inseridos. A unidade de análise dessa pesquisa são os sistemas agroindustriais complexos tendo como foco a produção e consumo de alimento. O objeto de estudo são as transações entre os agentes econômicos (produtores rurais, agroindústrias processadoras, varejo e consumidores finais) nos referidos sistemas. Analiticamente, o projeto é desenvolvido a partir de duas linhas de pesquisa: ?Coordenação e Cadeia de Valor? e ?Organizações de Redes e Território?. Em termos teóricos essa pesquisa aplica os pressupostos da Nova Economia Institucional considerando, especificamente as abordagens propostas pela Economia dos Custos de Transação e a Teoria dos Direitos de Propriedade. Em linhas gerais, trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva. Os resultados apresentados contribuirão para uma compreensão abrangente dos fatores determinantes de maior eficiência na gestão de sistemas agroindustriais complexos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Gustavo Magalhães de Oliveira - Integrante / Milton Augusto Pasquotto Mariani - Integrante / Silvia Morales de Queiroz Caleman - Coordenador / Decio Zylbersztajn - Integrante / MATHEUS WEMERSON GOMES PEREIRA - Integrante / Renato Luis Sproesser - Integrante / Claudio Antonio Pinheiro Machado Filho - Integrante / Patrícia Campeão - Integrante / Paulo Roberto Feldmann - Integrante / Mayra Batista Bitencourt Fagundes - Integrante / Leandro Sauer - Integrante / Leonardo Francisco Figueiredo Neto - Integrante / Rosa Maria Fischer - Integrante / José Afonso Mazzon - Integrante.Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2011 - 2013
Implantação de e-commerce em assentamentos rurais voltados para as cadeias produtivas do leite e da fruta em territórios do Mato Grosso do Sul
Descrição: A proposta intitulada Implementação de e-commerce em assentamentos rurais voltados para as cadeias produtivas do leite e da fruta em territórios do Mato Grosso do Sul é uma ação complementar ao projeto conjunto entre a UFMS, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (SEMAC/MS) e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), cujo título é 'TECSOCIAL Tecnologias Sociais para o Desenvolvimento de Territórios da Cidadania do Mato Grosso do Sul'. Em suma, a proposta em tela tem como escopo a realização de um diagnóstico/prognóstico para a implementação de iniciativas de inclusão digital por intermédio de ferramentas de e-commerce voltada a jovens direta ou indiretamente ligados às cadeias produtivas do leite e da fruta em assentamentos rurais localizados nos municípios de Sidrolândia, Anastácio, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Naviraí, Glória de Dourados e Ivinhema - ambos em Mato Grosso do Sul. Espera-se, mediante a execução da presente iniciativa de extensão, que jovens atuem como multiplicadores das ferramentas de inclusão tecnológica e digital voltadas ao e-commerce, contribuindo para a inclusão social; bem como para o desenvolvimento socioeconômico dos territórios sul matogrossenses contemplados pela proposta.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Gustavo Magalhães de Oliveira - Integrante / Milton Augusto Pasquotto Mariani - Coordenador / Dyego de Oliveira Arruda - Integrante.Financiador(es): Ministério das Comunicações - Auxílio financeiro.


Revisor de periódico


2016 - Atual
Periódico: Informe GEPEC (Online)
2017 - Atual
Periódico: REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO (FEA-USP)
2017 - Atual
Periódico: ESTUDOS ECONÔMICOS
2018 - Atual
Periódico: International Food and Agribusiness Management Review


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, G. M.2018OLIVEIRA, G. M.; CALEMAN, S. M. Q. . CARACTERÍSTICAS DAS TRANSAÇÕES DE AVICULTORES SUL-MATO-GROSSENSES E A INDÚSTRIA AVÍCOLA. INFORME GEPEC (ONLINE), v. 21, p. 24-41, 2018.

2.
OLIVEIRA, G. M.2018 OLIVEIRA, G. M.; ZYLBERSZTAJN, D. . Make or buy: the case of harvesting mechanization in coffee crop in Brazil. International Food and Agribusiness Management Review, v. 4, p. 1-20, 2018.

3.
CALEMAN, S. M. Q.2017 CALEMAN, S. M. Q. ; ZYLBERSZTAJN, D. ; PEREIRA, M. W. G. ; OLIVEIRA, G. M. . Organizational tolerance in agro-industrial systems: an empirical application for the meat sector. REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO (FEA-USP), v. 52, p. 456-466, 2017.

4.
OLIVEIRA, G. M.2017 OLIVEIRA, G. M.; CALEMAN, S. M. Q. ; CUNHA, C. F. ; PUPERI, M. . Value appropriation in Brazilian cattle industry. British Food Journal, v. 119, p. 1-13, 2017.

5.
OLIVEIRA, G. M.2015 OLIVEIRA, G. M.; CALEMAN, S. M. Q. ; NAKASE, B. S. . TRANSAÇÕES ENTRE SOJICULTORES SUL-MATO-GROSSENSES E A INDÚSTRIA PRODUTORA DE SEMENTES TRANSGÊNICAS. Revista em Agronegócios e Meio Ambiente, v. 9, p. 47-70, 2015.

6.
OLIVEIRA, G. M.;OLIVEIRA, GUSTAVO MAGALHÃES DE;OLIVEIRA, G. M. DE2014OLIVEIRA, G. M.; CALEMAN, S. M. Q. ; CUNHA, C. F. ; ZYLBERSZTAJN, D. . Productive Systems of animal protein in Brazil: characteristics of the transactions between producers and processing industries in the state of Mato Grosso do Sul. AUSTRALIAN JOURNAL OF BASIC AND APPLIED SCIENCES, v. 8, p. 282-293, 2014.

7.
ARRUDA, DYEGO DE OLIVEIRA2014 ARRUDA, DYEGO DE OLIVEIRA ; OLIVEIRA, GUSTAVO MAGALHÃES DE ; MARIANI, MILTON AUGUSTO PASQUOTTO . Competitividade do sistema produtivo do turismo em Bonito, MS, a partir de uma visão baseada em recursos. Interações (UCDB), v. 15, p. 399-408, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
ZYLBERSZTAJN, D. ; GIORDANO, S. R. ; REZENDE, C. L. ; OLIVEIRA, G. M. . Estratégias contratuais de suprimento de cafés de alta qualidade. In: Decio Zylbersztajn; Samuel Ribeiro Giordano; Christiane Leles Rezende de Vita. (Org.). Pesquisa em café Università del Caffè Brazil - 2013-2017. 1ed.São Paulo: Pasavento, 2018, v. 1, p. 219-257.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, G. M.; SAES, M. S. M. . Heterogeneity in performance: a step further on micro-foundations and meso-institutions. In: XII RWIO - Research Workshop on Institutions and Organizations, 2017, São Paulo. XII RWIO, 2017.

2.
OLIVEIRA, G. M.; CUNHA, C. F. ; CALEMAN, S. M. Q. ; FILASSI, M. . Informational Asymmetry in Farming Context. In: XII RWIO - Research Workshop on Institutions and Organizations, 2017, São Paulo. XII RWIO, 2017.

3.
OLIVEIRA, G. M.; ZYLBERSZTAJN, D. . Make or buy: the case of harvesting mechanization in coffee crop in Brazil. In: EnANPAD 2017, 2017, São Paulo. EnANPAD 2017, 2017.

4.
OLIVEIRA, G. M.; ZYLBERSZTAJN, D. ; SAES, M. S. M. . Restrictive supply chain: how to get in? A Transaction cost answer. In: XX SEMEAD, 2017, São Paulo. XX SEMEAD, 2017.

5.
OLIVEIRA, G. M.; ZYLBERSZTAJN, D. . Determinants of Outsourcing Contracts in Agricultural Mechanization Services: the Brazilian Coffee Agribusiness case. In: 11th International European Forum (IGLS-FORUM) (161st EAAE Seminar) on System Dynamics and Innovation in Food Networks, 2017, 2017, Innsbruck. Proceedings in System Dynamics and Innovation in Food Networks 2017, 2017.

6.
OLIVEIRA, G. M.; ZYLBERSZTAJN, D. . (DES?) INTEGRANDO A MECANIZAÇÃO CAFEEIRA. In: XIX SemeAd - Seminários em Administração FEA-USP, 2016, São Paulo. XIX SemeAd - Seminários em Administração FEA-USP, 2016.

7.
OLIVEIRA, G. M.; CALEMAN, S. M. Q. ; CUNHA, C. F. ; PUPERI, M. . DIFERENTES SISTEMAS DE PAGAMENTO: UMA ANÁLISE DO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA BOVINOCULTURA DE MATO GROSSO DO SUL E RIO GRANDE DO SUL. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, Joao Pessoa. 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015.

8.
OLIVEIRA, G. M.; CALEMAN, S. M. Q. . CARACTERÍSTICAS DAS TRANSAÇÕES DE AVICULTORES SUL-MATO-GROSSENSES E A INDÚSTRIA AVÍCOLA. In: 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015, Joao Pessoa. 53º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 2015.

9.
OLIVEIRA, G. M.; CALEMAN, S. M. Q. ; CUNHA, C. F. . Different payment alternatives: an analysis of the bovine agribusiness system from the state of Mato Grosso do Sul and Rio Grande do Sul in Brazil. In: 10th Research Workshop on Institutions and Organizations, 2015, Rio de Janeiro. 10th RWIO, 2015.

10.
OLIVEIRA, G. M.; RIBEIRO, F. B. ; NAKASE, B. S. ; CALEMAN, S. M. Q. . Características das Transações Entre Sojicultores sul-mato-grossenses e A Indústria Produtora de Sementes Transgênicas. In: XVI SemeAd - Seminários em Administração, 2013, FEA/USP - São Paulo. XVI SemeAd - Seminários em Administração, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
OLIVEIRA, G. M.; ZYLBERSZTAJN, D. ; SAES, M. S. M. . Restrictive supply chain: how to get in? A Transaction cost answer?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, G. M.; SAES, M. S. M. . Heterogeneity in performance: a step further on micro-foundations and meso-institutions. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, G. M.; ZYLBERSZTAJN, D. . Make or buy: the case of harvesting mechanization in coffee crop in Brazil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OLIVEIRA, G. M.; ZYLBERSZTAJN, D. . (DES?) INTEGRANDO A MECANIZAÇÃO CAFEEIRA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
OLIVEIRA, G. M.; CALEMAN, S. M. Q. ; CUNHA, C. F. ; PUPERI, M. . DIFERENTES SISTEMAS DE PAGAMENTO: UMA ANÁLISE DO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA BOVINOCULTURA DE MATO GROSSO DO SUL E RIO GRANDE DO SUL. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, G. M.; CALEMAN, S. M. Q. . CARACTERÍSTICAS DAS TRANSAÇÕES DE AVICULTORES SUL-MATO-GROSSENSES E A INDÚSTRIA AVÍCOLA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OLIVEIRA, G. M.; MARIANI, M. A. P. ; IRIE, A. C. ; AMARAL, G. R. . IMPLEMENTAÇÃO DE E-COMMERCE EM ASSENTAMENTOS RURAIS VOLTADOS PARA AS CADEIAS PRODUTIVAS DO LEITE E DA FRUTA EM TERRITÓRIOS DO MATO GROSSO DO SUL. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
OLIVEIRA, G. M.; RIBEIRO, F. B. ; NAKASE, B. S. ; CALEMAN, S. M. Q. . Características das Transações Entre Sojicultores sul-mato-grossenses e A Indústria Produtora de Sementes Transgênicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, G. M.. Participação em banca de FEA/USP.Avaliação de Posters de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II) do Departamento de Administração - FEA/USP. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.

2.
OLIVEIRA, G. M.. Participação em banca de FEA/USP.Avaliação de Posters de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC II) do Departamento de Administração - FEA/USP. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XI RESEARCH WORKSHOP ON INSTITUTIONS AND ORGANIZATIONS. 2016. (Congresso).

2.
XVI SemeAd Seminários em Administração.(DES?) INTEGRANDO A MECANIZAÇÃO CAFEEIRA. 2016. (Seminário).

3.
53° Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia e Rural (SOBER). DIFERENTES SISTEMAS DE PAGAMENTO: UMA ANÁLISE DO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DA BOVINOCULTURA DE MATO GROSSO DO SUL E RIO GRANDE DO SUL. 2015. (Congresso).

4.
Seminário Motivacional. 2014. (Seminário).

5.
VIII RESEARCH WORKSHOP ON INSTITUTIONS AND ORGANIZATIONS. 2013. (Congresso).

6.
VI SEREX - Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste.IMPLEMENTAÇÃO DE E-COMMERCE EM ASSENTAMENTOS RURAIS VOLTADOS PARA AS CADEIAS PRODUTIVAS DO LEITE E DA FRUTA EM TERRITÓRIOS DO MATO GROSSO DO SUL. 2013. (Seminário).

7.
XVI SemeAd - Seminários em Administração.Características das Transações Entre Sojicultores sul-mato-grossenses e A Indústria Produtora de Sementes Transgênicas. 2013. (Seminário).

8.
Ética na Gestão de Pessoas: aspectos polêmicos da "Lei da Ficha Limpa". 2012. (Outra).

9.
GESTÃO E CONCEITO JURÍDICO DE REDE: FARMÁCIA, DROGARIA E DISTRIBUIDORA. 2012. (Outra).

10.
A Sinergia entre a Defesa e a Sociedade - O lugar da defesa na sociedade brasileira: entre as intervenções domésticas e os constrangimentos internacionais. 2011. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, G. M.; SAES, M. S. M. . 13th Research Workshop on Institutions and Organizations (RWIO). 2018. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, G. M.; SAES, M. S. M. . 12th Research Workshop on Institutions and Organizations (RWIO). 2017. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, G. M.. Participação como Moderador e Co-Moderador do XX SemeAd - Seminários em Administração FEA-USP. 2017. (Congresso).. 2017. (Congresso).

4.
ZYLBERSZTAJN, D. ; OLIVEIRA, G. M. . Seminários PENSA: Os desafios globais do agronegócio café e da cafeicultura. 2016. (Outro).

5.
ZYLBERSZTAJN, D. ; OLIVEIRA, G. M. . Seminários PENSA: Desafios da Inserção do Brasil no Agronegócio Mundial. 2016. (Outro).

6.
ZYLBERSZTAJN, D. ; OLIVEIRA, G. M. . Seminários PENSA: Agro do Futuro. 2016. (Outro).

7.
OLIVEIRA, G. M.; GOES, T. H. M. . 1ª Oficina PENSA: Formas complexas de governança: uma análise do sistema agroindustrial do café no Brasil. 2016. (Outro).

8.
OLIVEIRA, G. M.; GOES, T. H. M. . 2ª Oficina PENSA: Heterogeneidade em decisões de investimento de empresas familiares? e ?Politics in decision-making of boards of directors in family firms. 2016. (Outro).

9.
OLIVEIRA, G. M.; GOES, T. H. M. . 3ª Oficina PENSA: How internationalization process impact on governance strategy of Brazilian beef cattle agribusiness system. 2016. (Outro).

10.
OLIVEIRA, G. M.. Participação como Moderador e Co-Moderador do XIX SemeAd - Seminários em Administração FEA-USP. 2016. (Congresso).

11.
ZYLBERSZTAJN, D. ; OLIVEIRA, G. M. ; GONCALVES, C. . Seminários PENSA: Café: Aprendendo com o passado para construir o futuro. 2015. (Outro).

12.
ZYLBERSZTAJN, D. ; OLIVEIRA, G. M. ; GONCALVES, C. . Seminários PENSA: As instituições e o mercado florestal no Brasil. 2015. (Outro).

13.
ZYLBERSZTAJN, D. ; OLIVEIRA, G. M. ; GONCALVES, C. . Seminários PENSA: Setor sucroalcooleiro: agenda para a retomada do setor. 2015. (Outro).

14.
ZYLBERSZTAJN, D. ; OLIVEIRA, G. M. ; GONCALVES, C. . Seminários PENSA: As muitas pecuárias do Brasil. 2015. (Outro).

15.
ZYLBERSZTAJN, D. ; OLIVEIRA, G. M. ; GONCALVES, C. . Seminários PENSA: Ajustes no Agro Brasileiro para maior Inserção Global. 2015. (Outro).

16.
OLIVEIRA, G. M.. Participação como Moderador e Co-Moderador do XVIII SemeAd - Seminários em Administração FEA-USP. 2015. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Thaisa Marques. Co-orientação do trabalho de conclusão de curso "Vantagens competitivas brasileiras na produção e exporta-ção de commodities: uma análise da produção de soja em grãos, açúcar bruto e café verde". Início: 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - USP. (Orientador).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 21:14:23