Jerônimo De Camargo Milone

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6734170097830643
  • Última atualização do currículo em 27/01/2019


Doutorando na École Normale Supérieure - Ulm, sob a orientação de Marc Crépon. Mestre e bacharel em filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Durante o mestrado foi representante dos estudantes de filosofia e membro da direção do departamento de Pós-Graduação em Filosofia (PPG-FIL). Neste período, organizou colóquios em nível nacional e internacional, bem como obras de divulgação desses eventos. Sua pesquisa se concentra na ética, estética, a filosofia e a poesia acerca do pensamento da morte na obra de Derrida, Blanchot, Levinas, Heidegger, Freud, Hegel, etc. Publicou em 2015 um livro de poemas : "Obviário". Traduziu textos do italiano, francês, espanhol. Fez traduções simultâneas de conferências nessas mesmas línguas. Trabalho também no museu de arte contemporânea, Fundação Iberê Camargo. Atualmente sua tese aborda a discussão dos conceitos de vida e morte, sobretudo entre Heidegger, Hegel, Husserl e Derrida. Seu trabalho busca levar em conta, inclusive, a questão da biotecnologia e do transhumanismo. Sua pesquisa se enraíza particularmente nos pressupostos biológicos da filosofia, a diferença sexual, a ideia de concepção e a tensão teleológica da reprodução. Em relação a sua formação doutoral foram publicados alguns artigos, nas revistas "Outra travessia", Rue Descartes", "Guavira Letras". Doctorant à l'ENS-Ulm sous la direction de Marc Crépon. Master et licence en philosophie à la PUCRS. Pendant son Master a été représentant des étudiants de philosophie et membre de la direction du département de Master et Doctorat en philosophie (PPG-FIL). Dans cette période il a organisé des colloques en niveau national et international, ainsi que des ouvrages portant sur la philosophie. Sa recherche porte sur l'éthique, l'esthétique, la philosophie et la poésie autour de la pensée de la mort chez Derrida, Blanchot, Levinas, Heidegger, Freud, Hegel, etc. Il a publié en 2015 un recueil de poèmes : "Obviário". A traduit des textes en italien, espagnol, français et a fait des traductions simultanées des conférences. Il a travaillé dans le musée Fundação Iberê Camargo. À présent sa thèse porte sur la discussion des concepts de vie et mort, surtout entre Heidegger, Hegel, Husserl et Derrida. Son travail vise à tenir en compte aussi la question de la biotechnologie et du transhumanisme. Sa recherche verse notamment sur les présupposés biologiques de la philosophie, la différence sexuelle, l'idée de conception et la tension téléologique de la reproduction. En relation avec sa thèse il a publié notamment dans les revues, "Outra travessia", "Rue Descartes", "Guavira Letras". (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jerônimo De Camargo Milone
Nome em citações bibliográficas
MILONE, J. C.;MILONE, JERÔNIMO

Endereço


Endereço Profissional
Ecole Normale Supérieure Paris, ED-540 École transdisciplinaire Lettres et sciences.
45, rue d'Ulm
-
75005 - Paris, - França
Telefone: (33) 0144322198
URL da Homepage: https://www.ed540.ens.fr/?lang=fr


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em ED540 Ecole Transdisciplinaire Lettres et Sciences.
Ecole Normale Supérieure Paris, ENS/Paris, França.
Título: La déconstruction de la mort,
Orientador: Marc Crépon.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2013 - 2015
Mestrado em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: A impossibilidade de morrer e a desconstrução da morte: Blanchot e Derrida,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Ricardo Timm de Souza.
Coorientador: Norman Roland Madarasz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Poesia.
Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Filosofia Francesa.
2008 - 2012
Graduação em Filosofia.
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Título: Nietzsche: Tragédia, Verdade, Poesia.
Orientador: Norman Roland Madarasz.




Formação Complementar


2013 - 2013
Extensão universitária em Filosofia estrutural-sistemática: grandes quesões. (Carga horária: 15h).
Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil.
2012 - 2012
Curso de Formação de Mediadores. (Carga horária: 33h).
Fundação Iberê Camargo, FIC, Brasil.


Atuação Profissional



Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Representante disc. Membro da comissão Coord., Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrando, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
DIAGNÓSTICO DESCRITIVO-NORMATIVO DA TEORIA DA AGENDA: MÍDIA E OPINIÃO PÚBLICA


Fundação Iberê Camargo, FIC, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mediador Cultural, Carga horária: 30
Outras informações
Responsável por visitas mediadas oferecidas pelo Programa Educativo ao público escolar dos ensinos fundamental, médio e EJA, das redes públicas e privadas de Porto Alegre ee Região Metropolitana, bem como a universidades e público especializado, tendo ainda auxiliado na pesquisa de materiais didáticos, elaboração de oficinas de arte para estudantes e educadores, entre outras atividades promovidas pelo Programa Educativo. O Mediador também foi responsável por recepção de público estrangeiro, tendo realizado visitas guiadas inclusive nos idiomas, francês, espanhol e italiano.



Projetos de pesquisa


2013 - Atual
LÓGICAS DE TRANSFORMAÇÃO: críticas da democracia
Descrição: O GP Lógicas de Transformação visa analisar rigorosamente o modo democrático de governança, especialmente a versão contemporânea de democracia e suas técnicas biopolíticas de governabilidade comumente apoiadas numa lógica destrutiva e excludente do capital. Afirma-se como objetivo a articulação das lógicas e dos processos de transformação coletiva da política, na prospecção e prescrição dos termos de uma democracia do porvir, tanto em nível nacional quanto em nível internacional. Metodologicamente, as investigações terão como objeto de análise as experiências concretas que ocorrem ao redor do planeta desde o fim dos anos 1980 ? na América Latina, na África, no Leste Europeu e na Ásia ? , observando as implicações práticas decorrentes do modo próprio que os princípios da governança se efetivam nesses contextos plurais, formalmente, democráticos. Na disposição filosófica para reconstruir a democracia destruída de Atenas, se concentravam estudo de teorias da administração do Estado; os conceitos de justiça e as práticas éticas de justificação na atuação política e no direito; o sistema educacional necessário para a formação do cidadão; e a racionalidade da decisão em favor do coletivo. Daí o caráter interdisciplinar da investigação aqui proposta. Dado o caráter aberto, mutante, próprio dos princípios de governança que se denominam democráticos, a construção e reconstrução de democracias não param de encontrar obstáculos na história, não apenas no que diz respeito à sua expressão político-institucional, mas também em seus aspectos sociais, culturais e éticos, apontando assim a necessidade constante de revisão da legitimidade democrática contemporânea. Neste sentido, o foco deste grupo de pesquisa é trabalhar a questão: Democracia ? em que ?estado??.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (11) .

Integrantes: Jerônimo De Camargo Milone - Integrante / Ricardo Timm de Souza - Integrante / Norman Roland Madarasz - Coordenador.
2012 - 2012
DIAGNÓSTICO DESCRITIVO-NORMATIVO DA TEORIA DA AGENDA: MÍDIA E OPINIÃO PÚBLICA
Descrição: O projeto pretende desenvolver uma pesquisa interdisciplinar (Ética, Direito, Políticas e Relações Internacionais) das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e dos tradicionais meios de comunicação social (MCS), subentendidos aqui sob o termo mídias. O objetivo é fazer um diagnóstico, identificando descritivamente como o fenômeno da opinião pública se constitui através das mídias e redes sociais e, ao mesmo tempo, explicitar indicadores normativos que emergem deste processo versátil da comunicação entre atores e cenários nacionais e internacionais. Queremos articular o conceito de opinião pública com a realidade das novas mídias, num contexto democrático secularizado..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Jerônimo De Camargo Milone - Integrante / Agemir Bavaresco - Coordenador.
2000 - Atual
ÉTICA, CONTEMPORANEIDADE E DESCONSTRUÇÃO - críticas filosóficas da violência
Descrição: O Grupo deriva do Grupo original "Levinas - ética e contemporaneidade", e se estabelece a partir da institucionalização e ampliação de pesquisas na área geral da Ética, fundamentalmente em torno ao estudo do pensamento de E. LEVINAS, T. ADORNO e J. DERRIDA, especialmente no concernente à elaboração de críticas filosóficas à violencia biopolítica, pesquisas estas que se vêm consubstanciando, nos últimos anos, sob a forma de estudos diversos e numerosas Teses e Dissertações defendidas em várias áreas, bem como por produção de bom número de artigos, capítulos de livros e livros atinentes ao conjunto das obras dos autores em foco principal, em interfaces com outras escolas e linhas de pensamento filosófico e literário, notadamente Rosenzweig, Bloch, Benjamin, Bergson e Kafka. Suas três linhas contemplam a) o estudo do pensamento de Levinas, Adorno e Derrida de um ponto de vista estritamente filosófico; b) o aprofundamento de questões da Ética da Alteridade, da Dialética Negativa e da Desconstrução em sua relação com outros aspectos da cultura e da ciência contemporâneas, especialmente as áreas do Direito, da Psicanálise e da Literatura; e c) o desenvolvimento de interfaces entre a Ética da Alteridade,a Dialética Negativa e a Desconstrução derridiana e a Estética contemporânea..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Jerônimo De Camargo Milone - Integrante / Ricardo Timm de Souza - Coordenador / Pergentino Stefano Pivatto - Integrante.


Revisor de periódico


2018 - 2018
Periódico: INTUITIO (PORTO ALEGRE)


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Italiano
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Prêmios e títulos


2012
Primer premio en la categoria Público Externo en el II Concurso de Microcuentos de la Biblioteca del Instituto Cervantes, Instituo Cervantes De Porto Alegre.
2012
DELE - Diploma de Español como Lengua Extranjera - Maestria Nível C2 - segundo Marco común europeo de referencia (MCER) del Consejo de Europa, Instituto Cervantes.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MILONE, J. C.2018 MILONE, J. C.. O gene literal: elementos acerca da patrogênese. GUAVIRA LETRAS, v. 26, p. 287-301, 2018.

2.
MILONE, JERÔNIMO2016 MILONE, JERÔNIMO. La tâche du poète ?. Rue Descartes, v. 89-90, p. 181-187, 2016.

3.
MILONE, J. C.;MILONE, JERÔNIMO2015 MILONE, J. C.. A impossibilidade de morrer e a desconstrução da morte. Outra Travessia, p. 41-52, 2015.

4.
MILONE, J. C.;MILONE, JERÔNIMO2014MILONE, J. C.. Poesia e ética em Giorgio Agamben. Revista Profanações, v. 2, p. 177-196, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
MILONE, J. C.; TAUCHEM, J. (Org.) ; NEIVA, André (Org.) . XIV Revista da Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS.. 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS/Editora Fi, 2015. 679p .

2.
MILONE, J. C.. Obviário. 1. ed. Porto Alegre: Letra e Vida, 2015. v. 250. 84p .

3.
MILONE, J. C.; BAVARESCO, A.(Org.) (Org.) ; NEIVA, A.(Org.) (Org.) ; TAUCHEM, J.(Org.) (Org.) . Filosofia na PUCRS: 40 anos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (1974 ? 2014). 1. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS/ Editora Fi, 2014. v. 1. 450p .

Capítulos de livros publicados
1.
MILONE, JERÔNIMO. Derrida entre Rosenzweig e Heidegger, uma crítica de nada. In: RENATA GUADAGNIN; MARCO SCAPINI (Orgs.). (Org.). XVI Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2016, v. 2, p. 91-101.

2.
MILONE, J. C.. Factóide. In: TIMM DE SOUZA, Ricardo; MADARASZ, Norman. (Org.). Factóide. 1ed.PORTO ALEGRE: , 2013, v. 1, p. 19-21.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
MILONE, J. C.. Poema. O Tranca Rua, Brasília, p. 2 - 3, 19 set. 2018.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MILONE, J. C.. Poesia e ética em Giorgio Agamben. In: VII SEMINÁRIO TEMÁTICO: FILOSOFIA ÉTICA E POLÍTICA EM GIORGIO AGAMBEN, 2015, Passo Fundo. Caderno De Resumos Do VII Seminário Temático Filosofia Ética E Política Em Giorgio Agamben, 2014.

Artigos aceitos para publicação
1.
MILONE, J. C.. .A DERIVA: DA MORTE, DA ESCRITURA, DA DIFERENÇA. CADERNOS LITERÁRIOS (FURG), 2019.

2.
MILONE, J. C.. PHILOSOPHIE ET AUTORITE LOGIQUE : LA QUESTION VITALE POUR LA PHILOSOPHIE FRANÇAISE. ALEA: ESTUDOS NEOLATINOS (IMPRESSO), 2019.

Apresentações de Trabalho
1.
MILONE, J. C.. A concepção do conceito e o conceito de concepção: O nascimento do conceito e o conceito de nascimento na teleologia circular entre nascimento e morte como critério de inteligibilidade e sentido. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
MILONE, J. C.. Retóricas da bastardia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MILONE, J. C.. École sans parti au Brésil: Éducation et fascisme. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MILONE, J. C.. A literatura secreta. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MILONE, J. C.. Savoir-savoir-non. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MILONE, J. C.. A finitude tentada: o círculo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MILONE, J. C.. Derrida entre Rosenzweig e Heidegger: Uma crítica de nada. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
MILONE, J. C.. Thinking Ethics with the Dead, Derrida and Antigone. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

9.
MILONE, J. C.. Derrida e Blanchot: a morte e a literatura. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
MILONE, J. C.. Le regard du poète: Blanchot entre Levinas et Heidegger. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
MILONE, J. C.. Poesia e ética em Giorgio Agamben. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
MILONE, J. C.; BARBOSA, R. B. . A vertigem do conhecimento pelo corpo. São Paulo: LiberArs, 2018. (Tradução/Artigo).

2.
MILONE, J. C.; LOCK, D.F. . Prefácio do livro: Todos os lados da rua de Diego Lock. Porto Alegre, 2014. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

3.
MILONE, J. C.. Tantas não-respostas, 2014. (Tradução/Artigo).

4.
MILONE, J. C.. Opinião Pública e Teoria da Agenda in: Revista Opinião Filosófica vol.3 n°2. 2012 (Resenha).


Demais tipos de produção técnica
1.
MILONE, J. C.; NEIVA, André ; TAUCHEM, J. . Anais da XIII semana acadêmica do PPG em Filosofia PUCRS. 2015. (Editoração/Anais).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Derrida - le don de la différance. Savoir-savoir-non. 2017. (Congresso).

2.
Seminários Abertos do PPG Letras UFRGS.A Literatura secreta. 2017. (Seminário).

3.
VI Colóquio Internacional Escritura: Linguagem e Pensamento - Rastros do Impensado: a desconstrução, a literatura (de retorno a Derrida).. A finitude tentada: o círculo. 2016. (Congresso).

4.
Heidegger et "les juifs". 2015. (Congresso).

5.
L'orient de Derrida. 2015. (Congresso).

6.
CADA VEZ, O IMPOSSÍVEL: DERRIDA (10 ANOS DEPOIS).Derrida e Blanchot: a morte e a literatura. 2014. (Seminário).

7.
Fernando Pessoa: Múltiplos desassossegos - Ministrado por PIZARR, Jerônimo.. 2014. (Seminário).

8.
Penser avec Derrida - Collège international de philosophie e IMEC, Institut de mémoires de l'édition contemporaine - Safaa Fathy e Carlos Lobo. 2014. (Congresso).

9.
Filosofia em debate; A Poesia do Pensamento; O Silêncio e o Sentido. 2013. (Encontro).

10.
Metafísica, fenomenologia e filosofia analítica. Realizado durante o encontro "Filosofia sistemática: L.B. Puntel e sua obra em debate". 2013. (Simpósio).

11.
Encontro Acadêmico Com Tzvetan Todorov. 2012. (Encontro).

12.
Terça Verão Alegre.Diálogos entre Nietzsche De Chirico e Breton. 2012. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MILONE, J. C.. Actualités de la non-violence. 2018. (Congresso).

2.
MILONE, J. C.. V Jornada de Literatura e Imaginário - Intrigas do Infinito. 2014. (Outro).

3.
MILONE, J. C.; NEIVA, André ; TAUCHEM, J. . XIV Semana Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS (40 anos do PPG em Filosofia da PUCRS). 2014. (Outro).

4.
MILONE, J. C.; SOUZA, Ricardo Timm de ; KETZER, E. ; FAJARDO, H. . O acontecimento da aporia: 10 anos sem Jacques Derrida: ministrado por Fernanda Bernardo e Safaa Fathy. 2014. (Congresso).

5.
MILONE, J. C.. XIII Semana acadêmica do PPG-FIL-PUCRS. 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/02/2019 às 2:11:15