Beatriz Moreira da Costa

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3995050743906084
  • Última atualização do currículo em 28/11/2018


Mestranda em História Antiga pela Universidade Federal Fluminense. Historiadora formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) no projeto "Cultura Material na Antiguidade e os desafios da Educação Patrimonial", sob orientação da Profª. Drª. Regina Maria da Cunha Bustamante. Projeto no qual desenvolveu material pedagógico com o acervo de Antiguidade do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2016). Atuou como monitora de disciplinas optativas de História Antiga ministradas pela Prof.ª Dr.ª Regina Bustamante na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013-2016). É pesquisadora do Laboratório de História Antiga da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LHIA-UFRJ) desde 2011. É responsável pela organização e tutoria do Grupo de Estudos Kemet, laboratório ligado ao Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade (CEIA-UFF), no qual desenvolve pesquisa ligada a ''Cultura Material, Imagem e História''. Desenvolve, ainda, atividades de ensino, pesquisa e extensão no referido grupo. Atualmente atua como Assistente de Edição da Revista Hélade (ISSN: 1518-2541) ligada a Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História Antiga, Egiptologia, Educação Patrimonial e Cultura Material. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Beatriz Moreira da Costa
Nome em citações bibliográficas
COSTA, B. M.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História, LHIA - Laboratório de História Antiga.
Largo São Francisco de Paula
Centro
20051070 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Telefone: (21) 22210341
Ramal: 205
URL da Homepage: http://www.lhia.historia.ufrj.br/


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Título: Negociações Sociais no Egito Romano (30 AEC ? 395 EC): uma análise das Estelas Funerárias de Abidos,Orientador: Alexandre Santos de Moraes.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Egito Romano; Abidos; Estelas Funerárias.
Grande área: Ciências Humanas
2011 - 2015
Graduação em História.
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Título: A Dramaturgia da Monarquia Faraônica: O Festival de Osíris durante o Reino Médio Tardio (c. 1976 ? 1709 a.C.).
Orientador: Regina Maria da Cunha Bustamante e Liliane Cristina Coelho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2008 - 2010
Ensino Médio (2º grau).
Escola Estadual Liceu Nilo Peçanha, C.E.L.N.P, Brasil.




Formação Complementar


2015
Extensão universitária em Introdução aos Estudos do Egito Faraônico. (Carga horária: 20h).
Grupo de Estudos Kemet CEIA UFF, GEKEMET/CEIA-UFF, Brasil.
2015
Extensão universitária em Arte e Sociedade no Egito Faraônico. (Carga horária: 20h).
Núcleo de Estudos da Antiguidade UERJ, NEA-UERJ, Brasil.
2015
História e Arqueologia do Egito Antigo. (Carga horária: 8h).
Grupo de Estudos Kemet CEIA UFF, GEKEMET/CEIA-UFF, Brasil.
2014
Extensão universitária em Introdução à Língua Egípcia. (Carga horária: 12h).
Centro Universitário La Salle - Niterói, UNILASALLE, Brasil.
2014
Extensão universitária em Curso de Hieróglifos Egípcios. (Carga horária: 26h).
Bus 2 Production, BUS 2, Brasil.
2016 - 2016
Literatura, História e Arqueologia Bíblica Antigas. (Carga horária: 6h).
Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade, CEIA-UFF, Brasil.
2016 - 2016
Poder e Cultura no Egito Antigo. (Carga horária: 6h).
Grupo de Estudos Kemet, GEKEMET-UFF, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em A Religião Egípcia: do Período Faraônico ao Mare.N. (Carga horária: 10h).
Grupo de Estudos Kemet CEIA UFF, GEKEMET/CEIA-UFF, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Deuses, Templos e Múmias: as religiões no Egito An. (Carga horária: 20h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Redescobrindo o Egito Antigo. (Carga horária: 18h).
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - Atual
Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Pesquisador do Laboratório de História Antiga, Carga horária: 10

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Projeto de pesquisa "Cultura material na Antiguidade Clássica e os desafios da Educação Patrimonial" com orientação da Profª Drª Regina Maria da Cunha Bustamante, aonde desenvolvemos oficinas pedagógicas utilizando o acervo do Museu Nacional/UFRJ, centrando na relação entre Educação Patrimonial, Cultura Material, Lugares de Memória e o Ensino de História.

Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Monitoria, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como monitora de disciplinas optativas de História Antiga ministradas pela Prof.ª Dr.ª Regina Bustamante na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria de Disciplina, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como monitora da disciplina Cultura Material e Educação Patrimonial II, com o recorte temático sobre o Cotidiano em Pompeia.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria de Disciplina, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como monitora da disciplina Cultura Material e Educação Patrimonial III, com o recorte temático sobre o Cotidiano e Cultura Material em Pompeia.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria de Disciplina, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como monitora da disciplina Espaço Social na Roma Antiga.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria de Disciplina, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como monitora da disciplina Cultura Material e Educação Patrimonial I, com o recorte temático sobre Gênero na Antiguidade.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria de Disciplina, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como monitora da disciplina Tópico Especial em História Antiga II, com o recorte temático sobre Alimentação na Roma Antiga.

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Monitoria de Disciplina, Carga horária: 4
Outras informações
Atuação como monitora da disciplina Tópico Especial em História Antiga III, com o recorte temático sobre Corpo na Antiguidade.

Atividades

04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de História, LHIA - Laboratório de História Antiga.

09/2013 - 09/2013
Ensino, História, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Participação da Equipe de Apoio das Oficinas Pedagógicas: "Hatshepsut no País das Maravilhas" e " Imperador romano Adriano e a África do Norte: as duas faces da moeda".

Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Estudante/Pesquisador, Enquadramento Funcional: Estudante/Pesquisador
Outras informações
Atuação na Linha de Pesquisa "Cultura Material, Imagem e História" visando à compreensão das sociedades do Antigo Oriente Próximo e dos povos abrangidos pela oekoumene romana a partir da cultura material. Assim como o estudo das dinâmicas de leitura das imagens presentes na documentação proveniente da cultura material.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Tutoria, Enquadramento Funcional: Tutoria, Carga horária: 8
Outras informações
Atuação como Tutora do Grupo de Estudos Kemet (GEKemet) que tem como objetivo realizar discussões de cunho acadêmico sobre o Egito Antigo no âmbito da universidade pública.

Atividades

01/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto de Letras, CEIA - Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade.

03/2016 - 03/2016
Extensão universitária , Instituto de Letras, .

Atividade de extensão realizada
Curso de Extensão ''Poder e Cultura no Egito Antigo''.
03/2016 - 03/2016
Extensão universitária , Instituto de Letras, .

Atividade de extensão realizada
XVI Jornada em História Antiga.
09/2015 - 11/2015
Extensão universitária , Instituto de Letras, CEIA - Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade.

Atividade de extensão realizada
Organização do Curso de Extensão ". A Religião Egípcia: do Período Faraônico ao Mare Nostrum";.
08/2015 - 09/2015
Extensão universitária , Instituto de Letras, CEIA - Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade.

Atividade de extensão realizada
Organização do Curso de Extensão "História e Arqueologia do Egito Antigo".
08/2015 - 08/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Aula no Curso de Extensão História e Arqueologia no Egito Antigo: "O Festival de Osíris: Um estudo de caso do sítio arqueológico de Abidos"
05/2015 - 07/2015
Extensão universitária , Instituto de Letras, CEIA - Centro de Estudos Interdisciplinares da Antiguidade.

Atividade de extensão realizada
Organização do Curso de Extensão "Introdução aos Estudos do Egito Faraônico"..

Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, MN/UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Assistência Educacional, Enquadramento Funcional: Assistência Educacional
Outras informações
Elaboração, organização e realização de Oficinas Pedagógicas com o acervo de Antiguidade Clássica e Egito Antigo, atividades essas que estão vinculadas a Bolsa de Iniciação Científica "Cultura material na Antiguidade Clássica e os desafios da Educação Patrimonial" com orientação da Profª Drª Regina Maria da Cunha Bustamante.

Atividades

03/2016 - 03/2016
Ensino, V Curso de Formação de Mediadores em Antiguidade Clássica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Colaboração na Atividade sobre Cultura Material da Antiguidade Clássica
11/2015 - 11/2015
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica 'Vozes de Pompéia'
06/2014 - 06/2014
Ensino,

Disciplinas ministradas
Oficina Pedagógica 'Indo além de Indiana Jones: a Arqueologia do século XXI'
2014 - 2014
Ensino, III Curso de Formação de Mediadores em Antiguidade Clássica, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
III Curso de Formação de Mediadores em Antiguidade Clássica do Museu Nacional

Laboratório de Estudos Históricos e Midiáticos das Américas e da Europa, LEHMAE, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Secretária Geral

Atividades

01/2014 - Atual
Direção e administração, Laboratório de Estudos Históricos e Midiáticos das Américas e da Europa, .

Cargo ou função
Secretária Geral.

Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, CAP-UFRJ, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de História, Carga horária: 14


Mitra Arquidiocesana de Niterói, MITRA, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Cultura material na Antiguidade e os desafios da Educação Patrimonial

Objetivo: Refletir a interface entre Cultura Material, Memória, Patrimônio, Cotidiano, Escrita e Ensino de História. Discutir sobre a Educação Patrimonial e sua inserção no Ensino da História. Desenvolver e produzir estratégias e métodos de ensino que favoreçam a aprendizagem de procedimentos de pesquisa, análise, confrontação, interpretação e organização de conhecimentos históricos escolares a partir da experiência de refletir, articular, planejar e desenvolver atividades com acervos patrimoniais para o ensino da Antiguidade na Educação Básica..
Palavras-chave: Cultura Material da Antiguidade; Educação Patrimonial; Museu Nacional.
2.
Cultura Material, Imagem e História.

Objetivo: Compreensão das sociedades do Antigo Oriente Próximo e dos povos abrangidos pela oekoumene romana a partir da cultura material. Assim como o estudo das dinâmicas de leitura das imagens presentes na documentação proveniente da cultura material..
Grande área: Ciências Humanas
Palavras-chave: História Antiga; Cultura Material da Antiguidade; Egito Antigo; Egiptologia.


Projetos de pesquisa


2013 - 2016
Cultura material na Antiguidade Clássica e os desafios da Educação Patrimonial
Descrição: Participação da disciplina Tópico Especial em História Antiga II - Oficina Pedagógica, ministrada pela Profª Drª Regina Maria da Cunha Bustamante na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esta disciplina insere-se projeto ?Cultura material na Antiguidade Clássica e os desafios da Educação Patrimonial?, que tem como um dos seus objetivos tornar a cultura material da Antiguidade Clássica exposta em museus cariocas mais acessível a professores e estudantes da Educação Básica, propiciando maior efetividade da interação Museu-Escola através da mobilização de conhecimentos acadêmicos para a produção de um saber histórico escolar. Pensando nisso, elaboramos a cada semestre oficinas pedagógicas para trabalhar essa interação..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Cultura Material, Imagem e História
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) .
Integrantes: Beatriz Moreira da Costa - Integrante / Claudia Beltrão da Rosa - Integrante / Jorge Mario Davidson - Integrante / Liliane Cristina Coelho - Integrante / Moacir Elias Santos - Coordenador / Vanessa Vieira de Lima - Integrante / Ana Luiza da Costa Duarte - Integrante / Érica Calil Nogueira - Integrante.


Membro de corpo editorial


2017 - Atual
Periódico: HÉLADE (RIO DE JANEIRO)
2014 - Atual
Periódico: Revista Poder & Cultura


Revisor de periódico


2014 - Atual
Periódico: Revista Poder & Cultura


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Egiptologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Antiga.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Educação Patrimonial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.
Alemão
Compreende PoucoLê Pouco.


Prêmios e títulos


2016
Trabalhos indicados para publicação na Revista do CFCH 2016, apresentados na XXXVIII Jornanda Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2015
Trabalhos indicados para publicação na Revista do CFCH 2015, apresentados na XXXVII Jornanda Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
2014
Trabalhos indicados para publicação na Revista do CFCH 2014, apresentados na XXXVI Jornanda Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
COSTA, B. M.2018COSTA, B. M.. A Cultural Material da Antiguidade como potencialidade para Ensino de História Antiga na Educação Básica. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 4, p. 65-82, 2018.

2.
COSTA, B. M.2017COSTA, B. M.. O site 'Ludi Gladiatorii': Uma proposta de ação educativa para o Ensino de História Antiga na Educação Básica. REVISTA DO CFCH (CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DA UFRJ), v. 4, p. 1, 2017.

3.
COSTA, B. M.2017COSTA, B. M.. A Dramaturgia da Monarquia Faraônica: O Festival de Osíris durante o Reino Médio Tardio (c. 1976 - 1709 a.C.). Aegyptologus, v. 1, p. 5-10, 2017.

4.
COSTA, B. M.2016COSTA, B. M.. O site Aprendendo com Clio: um lugar de encontro entre a Educação Patrimonial e o Ensino de História na Educação Básica. Revista do CFCH, v. 2015, p. 1-6, 2016.

5.
COSTA, B. M.2014COSTA, B. M.. O Teatro do Progresso: Dom Pedro II - O Imperador Ilustrado - e o Museu Real - Um ideal de Civilização.. Revista Poder & Cultura, v. 1, p. 113-123, 2014.

6.
COSTA, B. M.2014COSTA, B. M.. O Festival de Osíris e a Legitimação da Monarquia Faraônica no Egito Antigo durante o Reino Médio Tardio (1939 ? 1685 A.C.). Revista Poder & Cultura, v. 2, p. 45-59, 2014.

7.
COSTA, B. M.2014COSTA, B. M.; SEIXAS, N. T. . ?Aqua et Vinum?: uma proposta pedagógica para o acervo de Antiguidade Clássica do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Revista do CFCH, v. 2, p. 1, 2014.

8.
COSTA, B. M.2013COSTA, B. M.. O Ensino de História Antiga: a educação patrimonial através de oficinas pedagógicas. Historien (Petrolina), v. 4, p. 185, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, B. M.. Do solo à mesa: a linha processual do alimento no Egito Antigo. In: V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas, 2013, São Gonçalo. Anais do V Seminário de Educação - Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas, 2013.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COSTA, B. M.. '...Em Abidos, Osiris é Adorados...': As Estelas Funerárias de Abidos durante o Egito Romano (30 AEC - 395 EC). In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores do ATRIVM, 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do IV Encontro Nacional de Pesquisadores do ATRIVM. RJ, 2017. v. 4. p. 13-14.

2.
COSTA, B. M.. Abidos durante o Egito romano: primeiros aportes de uma pesquisa. In: V Semana de História da UFF, 2017, Niterói. Caderno de Resumos da V Semana de História da UFF, 2017. v. 5. p. 40-40.

3.
COSTA, B. M.. As Estelas Abidianas: Uma Análise Comparativa entre o Reino Médio e o Egito Romano.. In: V Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos, 2017, Niterói. Caderno de Resumos do V Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos, 2017. v. V. p. 21-21.

4.
COSTA, B. M.. Multiculturalismo e Etnicidade no Egito Romano (30 AEC ? 395 EC). In: XXVII Ciclo de Debates em História Antiga: Etnicidades., 2017, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XXVII Ciclo de Debates em História Antiga: Etnicidades., 2017. v. XXVII. p. 26-27.

5.
COSTA, B. M.; MOHAMED, L. P. . Diversidade Étnica em Pompeia. In: XVI Jornada em História Antiga, 2016, Niterói. Caderno de Resumos da XVI Jornada em História Antiga, 2016.

6.
COSTA, B. M.. Das regras às estratégias: uma proposta de análise sócio-histórica do Festival de Osíris no Egito Antigo. In: XVI Jornada em História Antiga, 2016, Niterói. Caderno de Resumos da XVI Jornada em História Antiga, 2016.

7.
COSTA, B. M.. Educação Patrimonial, Cultura Material e o Ensino de História Antiga na Educação Básica. In: XIII Jornada de História Antiga, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XIII Jornada de História Antiga, 2016. p. 12.

8.
COSTA, B. M.. A Cultura Material da Antiguidade como Potencialidade para o Ensino de História Antiga na Educação Básica. In: XXVI Ciclo de História Antiga, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XXVI Ciclo de História Antiga, 2016. v. XXVI. p. 7.

9.
COSTA, B. M.. As Estelas Funerárias de Abidos durante o Egito Romano (30 AEC - 395 EC): uma proposta de pesquisa. In: XXVI Ciclo de História Antiga, 2016, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XXVI Ciclo de História Antiga, 2016. v. XXVI. p. 27.

10.
COSTA, B. M.. Sherlock Rome: o potencial pedagógico do Jogo de Tabuleiro. In: XII Jornada de História Antiga da UERJ, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da XII Jornada de História Antiga da UERJ, 2015. p. 17.

11.
COSTA, B. M.. As Estelas Abidianas e o Culto de Osíris durante o Reino Médio. In: XXV Ciclo de Debates em História Antiga, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XXV Ciclo de Debates em História Antiga, 2015. v. XXV.

12.
COSTA, B. M.; SEIXAS, N. T. . O Jogo de Tabuleiro ?Sherlock Rome?: História Antiga para a Educação Básica.. In: XXV Ciclo de Debates em História Antiga: Cidades, 2015, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XXV Ciclo de Debates em História Antiga: Cidades, 2015. v. XXV.

13.
COSTA, B. M.. O Site 'Aprendendo com Clio': Um lugar de encontro entre a Educação Patrimonial e o Ensino de História Antiga. In: XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2015, Rio de Janeiro. Livro de Resumo da XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2015.

14.
COSTA, B. M.; GAHIOSK, L. P. ; PIUBEL, T. M. . Prática de Transgressão na Disciplina Didática da História. In: XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2015, Rio de Janeiro. Livro de Resumos da XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2015.

15.
COSTA, B. M.. História Antiga para a Educação Básica: A Oficina Pedagógica 'Indo Além de Indiana Jones e Lara Croft: a Arqueologia do Século XXI'. In: II Jornada de Formação Docente da UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Resumos da II Jornada de Formação Docente da UFRJ, 2014. v. 1. p. 35-36.

16.
COSTA, B. M.. O Ensino de História Antiga: Ressiginificando o acervo de Egito Antigo do Museu Nacional - UFRJ. In: IX Semana de História Política / VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade., 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos da IX Semana de História Política / VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade., 2014. v. 1. p. 89-90.

17.
COSTA, B. M.. O Festival de Osíris e a Legitimação da Monarquia Faraônica no Egito Antigo durante o Reino Médio Tardio (1939 - 3685 a.C). In: XXIV CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA MILÊNIOS DE INTERESSANTÍSSIMAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS, 2014, Rio de Janeiro. CADERNO DE RESUMO DO XXIV CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA: MILÊNIOS DE INTERESSANTÍSSIMAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS, 2014. p. 23.

18.
COSTA, B. M.; SEIXAS, N. T. . Aqua et Vinum: A Residência Romana no Processo De Ensino De História. In: XXIV CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA MILÊNIOS DE INTERESSANTÍSSIMAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS, 2014, Rio de Janeiro. CADERNO DE RESUMO DO XXIV CICLO DE DEBATES EM HISTÓRIA ANTIGA: MILÊNIOS DE INTERESSANTÍSSIMAS EXPERIÊNCIAS HUMANAS, 2014. p. 6.

19.
COSTA, B. M.. ?Aqua et Vinum?: uma proposta pedagógica para o acervo de Antiguidade Clássica do Museu Nacional do Rio de Janeiro.. In: XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014, Rio de Janeiro. Livro de Resumo da XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ, 2014.

20.
SOUZA, J. R. ; COSTA, B. M. . ?Além da Pedra?: O Palácio Universitário e a Tradição Clássica. In: XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC), 2013, Rio de Janeiro. XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural (JICTAC), 2013. v. XXXV. p. 314.

21.
COSTA, B. M.. Educação Patrimonial em Foco: a oficina pedagógica 'Cozinhando para o deus Osíris'. In: XV Jornada de Estudos da Antiguidade ?Ciro Flamarion Cardoso? - A construção dos Sentidos, 2013, Niterói. Caderno de Resumos da XV Jornada de Estudos da Antiguidade, 2013. v. XV. p. 25.

22.
COSTA, B. M.. Releitura Pedagógica: o Festival de Osíris e o seu papel na civilização egípcia. In: XXIII Ciclo de Debates em História Antiga: Política & Comunidade, 2013, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos do XXIII Ciclo de Debates em História Antiga, 2013. v. XXIII. p. 64.

Artigos aceitos para publicação
1.
MARQUES, V. ; COSTA, B. M. ; BUSTAMANTE, R. M. C. . A Cultura Material egípcia do Museu Nacional: Ensino de História através de uma proposta pedagógica.. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO (ONLINE), 2018.

2.
COSTA, B. M.. Etnicidade e Multiculturalismo: Um estudo de caso das Estelas Funerárias de Abidos durante o Egito Romano (30 AEC - 395 EC). Revista Aegyptologus, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, B. M.. A posse da identidade legítima: uma análise das estelas de Abidos durante o Egito Romano. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COSTA, B. M.. Os limites da integração no Egito Romano (30 AEC - 284 EC): uma contribuição a partir da análise das Estelas Funerárias de Abidos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COSTA, B. M.. As Estelas Abidianas: Uma Análise Comparativa entre o Reino Médio e o Egito Romano.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, B. M.. Abidos durante o Egito romano: primeiros aportes de uma pesquisa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; COSTA, B. M. . Rumo ao Tricentenário: o Prédio do Largo de São Francisco de Paula, Patrimônio Edificado da UFRJ. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
COSTA, B. M.. '... Em Abidos, Osíris é adorado ...': As Estelas Funerárias de Abidos durante o Egito Romano (30 AEC - 395 EC). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
COSTA, B. M.. História do Grupo de Estudos Kemet: rumo aos 5 anos de democratização dos estudos de Egiptologia no Brasil. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
COSTA, B. M.. A disputa pela memória do Egito Antigo:Uma análise das produções fílmicas O Rei Tut e Deuses do Egito. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
COSTA, B. M.. Multiculturalismo e Etnicidade no Egito Romano (30 AEC ? 395 EC). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
COSTA, B. M.. As Estelas Funerárias Abidianas no Egito Romano. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

11.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; COSTA, B. M. ; MOHAMED, L. P. ; SEIXAS, N. T. . Colaboração no V Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
COSTA, B. M.; MOHAMED, L. P. . Diversidade Étnica em Pompeia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

13.
COSTA, B. M.. Das regras às estratégias: uma proposta de análise sócio-histórica do Festival de Osíris no Egito Antigo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

14.
COSTA, B. M.. Educação Patrimonial, Cultura Material e o Ensino de História Antiga na Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
COSTA, B. M.. Negociações sociais no Egito Romano: análise das estelas funerárias de Abidos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
COSTA, B. M.. As Estelas Funerárias de Abidos durante o Egito Romano (30 AEC - 395 EC): uma proposta de pesquisa. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

17.
COSTA, B. M.. A Cultura Material da Antiguidade como Potencialidade para o Ensino de História Antiga na Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
COSTA, B. M.. O site 'Ludi Gladiatorii': Uma proposta de ação educativa para o Ensino de História Antiga na Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
COSTA, B. M.. As Estelas Votivas de Abidos e o Festival de Osíris durante o Reino Médio Tardio (c. 1976 ? 1709 a.C.). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
COSTA, B. M.. Sherlock Rome: o potencial pedagógico do Jogo de Tabuleiro. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
COSTA, B. M.; BUSTAMANTE, R. M. C. . O Site 'Aprendendo com Clio': Um lugar de encontro entre a Educação Patrimonial e o Ensino de História Antiga. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

22.
COSTA, B. M.; SEIXAS, N. T. ; BUSTAMANTE, R. M. C. . O Jogo de Tabuleiro 'Sherlock Rome': História Antiga para a Educação Básica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

23.
COSTA, B. M.. As Estelas Abidianas e o Culto de Osíris durante o Reino Médio. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
COSTA, B. M.; SEIXAS, N. T. ; BUSTAMANTE, R. M. C. ; PIUBEL, T. M. . Oficina Pedagógica 'Vozes de Pompéia'. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

25.
COSTA, B. M.; MOHAMED, L. P. ; BUSTAMANTE, R. M. C. . Oficina Pedagógica ?Vozes de Pompeia?: a voz da diversidade étnica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

26.
COSTA, B. M.; PIUBEL, T. M. ; GAHIOSK, L. P. ; ALVARENGA, F. M. ; FISCHER, C. C. A. . Prática de Transgressão na Disciplina Didática da História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

27.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; COSTA, B. M. . Colaboração no III Curso de Formação de Mediadores em Antiguidade Clássica do Museu Nacional. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

28.
COSTA, B. M.. Oficina Pedagógica 'Indo além de Indiana Jones: a Arqueologia do século XXI'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

29.
COSTA, B. M.. História Antiga para a Educação Básica: A Oficina Pedagógica 'Indo Além de Indiana Jones e Lara Croft: a Arqueologia do Século XXI'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
COSTA, B. M.. ?Aqua et Vinum?: Uma Proposta Pedagógica para o Acervo de Antiguidade Clássica do Museu Nacional do Rio de Janeiro. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

31.
COSTA, B. M.; SEIXAS, N. T. . Aqua et Vinum: a residência romana no processo de Ensino de História. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
COSTA, B. M.. O Ensino de História Antiga: Ressiginificando o acervo de Egito Antigo do Museu Nacional - UFRJ. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
COSTA, B. M.. O Festival de Osíris e a Legitimação da Monarquia Faraônica no Egito Antigo durante o Reino Médio Tardio (1939 - 3685 a.C). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

34.
COSTA, B. M.. Do solo à mesa: a linha processual do alimento no Egito Antigo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

35.
COSTA, B. M.. Releitura Pedagógica: O Festival de Osíris e o seu papel na Civilização Egípcia. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

36.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; SOUZA, J. R. ; COSTA, B. M. . 'Além da Pedra': o Palácio Universitário e a Tradição Clássica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

37.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; ALBUQUERQUE, G. R. R. ; COSTA, B. M. . Imperador romano Adriano e a África do Norte: as duas faces da moeda.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

38.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; COSTA, B. M. ; MARQUES, V. ; SANTOS, R. T. . Hatshepsut no País das Maravilhas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

39.
COSTA, B. M.. Educação Patrimonial em Foco: A oficina pedagógica 'Cozinhando para o deus Osíris'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
COSTA, B. M.; COELHO, L. C. . Das regras às estratégias: uma proposta de análise sócio-histórica do Festival de Osíris no Egito Antigo. Rio de Janeiro: Antiguidade Oriental em Contexto: Egito, Mesopotâmia e Pérsia, 2017 (Capítulo de Livro Aceito para Submissão).

2.
COSTA, B. M.. Caderno de Resumos do V Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos: Ciro Flamarion Cardoso. Niterói: Grupo de Estudos Kemet, 2017 (Caderno de Programação e Resumos).

3.
COSTA, B. M.; DUARTE, A. L. C. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras . Caderno de Programação da XVI Jornada de Estudos da Antiguidade. Niterói: CEIA, 2016 (Caderno de Programação e Resumos).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ROLPH, Manuel Cabeceiras ; COSTA, B. M. . A Aplicabilidade da Noção de Autoritarismo no Mundo Antigo. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Redes sociais, websites e blogs
1.
COSTA, B. M.. Ludi Gladiatorii. 2016; Tema: Site Educativo "Ludi Gladiatorii". (Site).

2.
COSTA, B. M.; BUSTAMANTE, R. M. C. . Aprendendo com Clio: Educação Patrimonial e Cultura Material da Antiguidade. 2015. (Site).

3.
COSTA, B. M.; PEREIRA, W. P. . Site do Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades. 2015. (Site).

4.
COSTA, B. M.. Aprendendo com Clio: Educação Patrimonial e Cultura Material da Antiguidade. 2015; Tema: Educação Patrimonial e Cultura Material da Antiguidade. (Rede social).

5.
DUARTE, A. L. C. ; COSTA, B. M. . GEKemet - Grupo de Estudos Kemet.. 2015; Tema: Site do Grupo de Estudos Kemet - História e Arqueologia do Egito Antigo. (Site).

6.
DUARTE, A. L. C. ; COSTA, B. M. . Egiptologia no Brasil. 2014; Tema: Organização e divulgação da produção científica para estudantes de egiptologia no Brasil. (Fórum).

7.
COSTA, B. M.. Revista Poder e Cultura. 2014; Tema: Site da Revista Poder e Cultura. (Site).

8.
COSTA, B. M.; DUARTE, A. L. C. ; NOGUEIRA, E. C. ; COELHO, L. C. . Grupo de Estudos Kemet. 2013; Tema: Egito Antigo. (Rede social).


Demais tipos de produção técnica
1.
COSTA, B. M.; LIMA, D ; PEREIRA, W. P. . Revista Poder & Cultura v. 4 n.7 2017. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
COSTA, B. M.; PEREIRA, W. P. ; BRADÃO, Quezia ; LIMA, D . Revista Poder & Cultura Vol. 4 Nº 8, Jul.-Dez.2017. 2017. (Editoração/Periódico).

3.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; COSTA, B. M. ; MOHAMED, L. P. . 'Todos os caminhos levam ao... Anfiteatro de Pompeia'. 2016. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - OficinaPedagógica).

4.
COSTA, B. M.; LIMA, D ; PEREIRA, W. P. ; BRADÃO, Quezia . Revista Poder & Cultura V.3 N.6. 2016. (Editoração/Periódico).

5.
PEREIRA, W. P. ; BRADÃO, Quezia ; COSTA, B. M. ; LIMA, D . Revista Poder & Cultura v. 3 n.5 2016. 2016. (Editoração/Periódico).

6.
COSTA, B. M.. O Festival de Osíris: Um estudo de caso do sítio arqueológico de Abidos. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
GRALHA, J. C. M. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras ; COSTA, B. M. ; DUARTE, A. L. C. . Introdução aos Estudos do Egito Faraônico. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

8.
COSTA, B. M.; DUARTE, A. L. C. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras . A Religião Egípcia: do Período Faraônico ao Mare Nostrum. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

9.
COSTA, B. M.; DUARTE, A. L. C. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras . Minicurso História e Arqueologia do Egito Antigo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
COSTA, B. M.; SEIXAS, N. T. . Sherlock Rome. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Jogo de Tabuleiro Pedagógico).

11.
COSTA, B. M.; BUSTAMANTE, R. M. C. ; GAIA, D. V. ; MOHAMED, L. P. ; SEIXAS, N. T. ; PIUBEL, T. M. . Vozes de Pompéia. 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Pedagógica).

12.
COSTA, B. M.; PEREIRA, W. P. . Revista Poder & Cultura v.2 n.4 2015. 2015. (Editoração/Periódico).

13.
COSTA, B. M.; PEREIRA, W. P. . Revista Poder & Cultura v.2 n.3 2015. 2015. (Editoração/Periódico).

14.
COSTA, B. M.. Relatório Final Técnico-Científico do Projeto Cultura material da Antiguidade e os desafios da Educação Patrimonial. 2015. (Relatório de pesquisa).

15.
COSTA, B. M.; SEIXAS, N. T. . Revista Pedagógica Aqua et Vinum. 2014. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Revista Pedagógica).

16.
COSTA, B. M.; PEREIRA, W. P. . Revista Poder & Cultura v.1 n.1 2014. 2014. (Editoração/Periódico).

17.
COSTA, B. M.. Revista Poder & Cultura v.1 n.2 2014. 2014. (Editoração/Periódico).

18.
COSTA, B. M.. Relatório Parcial Técnico-Científico do Projeto Cultura material da Antiguidade e os desafios da Educação Patrimonial. 2014. (Relatório de pesquisa).

19.
COSTA, B. M.. Indo além de Indiana Jones e Lara Croft: A Arqueologia do Século XXI. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Pedagógica).

20.
COSTA, B. M.. Cozinhando para o deus Osíris. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Pedagógica).

21.
COSTA, B. M.; SEIXAS, N. T. . As Joias dos Faraós. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Oficina Pedagógica).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Imagem, Ritos e Vestimentas: Representações do Mundo Antigo. 2017. (Outra).

2.
Oficina: Corpos e concursos de beleza por Florence Gerchanoc (Paris Diderot-Paris 7) - Colóquio Imagens, Ritos e Vestimentas: representações do mundo antigo. 2017. (Oficina).

3.
Oficina: História das Sensibilidades por Adeline Grand-Clément (Universidade Toulouse 2 Jean Jaurès - Colóquio Imagem, Ritos e Vestimentas: Representações do Mundo Antigo.. 2017. (Oficina).

4.
V Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos: Ciro Flamarion Cardoso.Coordenadora de Mesa: Cultura no Egito Antigo. 2017. (Encontro).

5.
V Semana de Estudos Egiptológicos. 2017. (Congresso).

6.
XVI Jornada de Estudos da Antiguidade. 2016. (Congresso).

7.
XVI Jornada de Estudos da Antiguidade. Das regras às estratégias: uma proposta de análise sócio-histórica do Festival de Osíris no Egito Antigo. 2016. (Congresso).

8.
1º Simpósio Eletrônico Internacional de Ensino de História. 2015. (Simpósio).

9.
34º Semana de Estudos Clássicos. Oficina Pedagógica Vozes de Pompeia: a voz da diversidade étnica.. 2015. (Congresso).

10.
III Semana de Egiptologia do Museu Nacional. 2015. (Congresso).

11.
XII Jornada de História Antiga da UERJ. Sherlock Rome: o potencial pedagógico do Jogo de Tabuleiro. 2015. (Congresso).

12.
XXV Ciclo de Debates em História Antiga. 2015. (Congresso).

13.
XXXVII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ. O Site 'Aprendendo com Clio': Um lugar de encontro entre a Educação Patrimonial e o Ensino de História Antiga.. 2015. (Congresso).

14.
II Jornada de Formação Docente da UFRJ.História Antiga para a Educação Básica: A Oficina Pedagógica 'Indo Além de Indiana Jones e Lara Croft: a Arqueologia do Século XXI'.. 2014. (Encontro).

15.
II Semana de Egiptologia do Museu Nacional. 2014. (Congresso).

16.
IX Semana de História Política / VI Seminário Nacional de História: Política, Cultura & Sociedade.. O Ensino de História Antiga: Ressiginificando o acervo de Egito Antigo do Museu Nacional. 2014. (Congresso).

17.
XXIV Ciclo de Debates em História Antiga. O Festival de Osíris e a Legitimação da Monarquia Faraônica no Egito Antigo durante o Reino Médio Tardio. 2014. (Congresso).

18.
XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural UFRJ. Aqua et Vinum: uma proposta pedagógica para o acervo de Antiguidade Clássica do Museu Nacional do Rio de Janeiro.. 2014. (Congresso).

19.
Encontro Internacional sobre o Ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira.Hatshepsut no País das Maravilhas. 2013. (Encontro).

20.
II Encontro Internacional e IV Nacional de Estudos Sobre o Mediterrâneo Antigo. 2013. (Encontro).

21.
I Semana de Egiptologia do Museu Nacional. 2013. (Congresso).

22.
Seminário Especial 150 anos da Biblioteca do Museu Nacional. 2013. (Seminário).

23.
V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas. 2013. (Seminário).

24.
V Seminário Vozes da Educação: Formação Docente - Experiências, Políticas e Memórias Polifônicas.Do solo à mesa: a linha processual do alimento no Egito Antigo. 2013. (Seminário).

25.
XV Jornada de Estudos da Antiguidade: Ciro Flamarion Cardoso. Educação Patrimonial em Foco: A oficina pedagógica 'Cozinhando para o deus Osíris'. 2013. (Congresso).

26.
XXIII Ciclo de Debates em História Antiga - Política e Comunidade. 2013. (Congresso).

27.
XXIII Ciclo de Debates em História Antiga - Política e Comunidade. Releitura Pedagógica: O Festival de Osíris e o seu papel na Civilização Egípcia. 2013. (Congresso).

28.
XXXV Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnológica, Artística e Cultural da UFRJ.'Além da Pedra': o Palácio Universitário e a Tradição Clássica.. 2013. (Outra).

29.
Ponto de Cultura Rio de Janeiro - Projeto Memorial Pretos Novos "Resgatar a Memória de Um Povo É Preservar a Cultura de um País".Contos de Tradição Africana Oral. 2012. (Oficina).

30.
XV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio. 2012. (Simpósio).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; MORAES, A. S. ; COSTA, B. M. ; SILVA, B. M.. ; GAIA, D. V. ; LESSA, F. S. ; SOUSA, R. C. . XXVIII Ciclo de Debates em História Antiga: Ética na Política. 2018. (Congresso).

2.
COSTA, B. M.; SANTOS, M. E. ; COELHO, L. C. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras . V Encontro Nacional de Estudos Egiptológicos. 2017. (Congresso).

3.
COSTA, B. M.. I Ciclo de Palestras do Grupo de Estudos Kemet. 2017. (Outro).

4.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; MORAES, A. S. ; SILVA, B. M.. ; GAIA, D. V. ; SOUSA, R. C. ; COSTA, B. M. . XXVII Ciclo de Debates em História Antiga: Etnicidades. 2017. (Congresso).

5.
COSTA, B. M.; DUARTE, A. L. C. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras . XVI Jornada de Estudos da Antiguidade: redes, fronteiras e espaços.. 2016. (Congresso).

6.
COSTA, B. M.; DUARTE, A. L. C. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras . Curso de Extensão Poder e Cultura no Egito Antigo. 2016. (Outro).

7.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; LESSA, F. S. ; GAIA, D. V. ; SOUSA, R. C. ; SILVA, B. M.. ; COSTA, B. M. . XXVI Ciclo de História Antiga. 2016. (Congresso).

8.
COSTA, B. M.; MARQUES, V. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras . Curso de Extensão Arqueologia História: Contexto Bíblico. 2016. (Outro).

9.
COSTA, B. M.; BUSTAMANTE, R. M. C. ; GAIA, D. V. ; MORAES, A. S. ; SOUSA, R. C. ; LESSA, F. S. . XXV Ciclo de Debates em História Antiga. 2015. (Congresso).

10.
DUARTE, A. L. C. ; COSTA, B. M. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras . Curso de Extensão História e Arqueologia do Egito Antigo. 2015. (Outro).

11.
COSTA, B. M.; DUARTE, A. L. C. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras . Curso de Extensão A Religião Egípcia: do Período Faraônico ao Mare Nostrum. 2015. (Outro).

12.
COSTA, B. M.; DUARTE, A. L. C. ; GRALHA, J. C. M. ; ROLPH, Manuel Cabeceiras . Curso de Extensão Introdução aos Estudos do Egito Faraônico.. 2015. (Outro).

13.
COSTA, B. M.; BUSTAMANTE, R. M. C. . XXIV Ciclo de Debates em História Antiga. 2014. (Congresso).

14.
COSTA, B. M.. XXIII Ciclo de Debates em História Antiga - Política e Comunidade. 2013. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
COSTA, B. M.2018COSTA, B. M.. A Cultural Material da Antiguidade como potencialidade para Ensino de História Antiga na Educação Básica. EDUCAÇÃO BÁSICA REVISTA, v. 4, p. 65-82, 2018.


Apresentações de Trabalho
1.
COSTA, B. M.. Oficina Pedagógica 'Indo além de Indiana Jones: a Arqueologia do século XXI'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
BUSTAMANTE, R. M. C. ; COSTA, B. M. ; MOHAMED, L. P. ; SEIXAS, N. T. . Colaboração no V Curso de Formação de Mediadores do Museu Nacional. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
COSTA, B. M.; MOHAMED, L. P. . Diversidade Étnica em Pompeia. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COSTA, B. M.. A Cultura Material da Antiguidade como Potencialidade para o Ensino de História Antiga na Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
COSTA, B. M.. O site 'Ludi Gladiatorii': Uma proposta de ação educativa para o Ensino de História Antiga na Educação Básica. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
COSTA, B. M.. Multiculturalismo e Etnicidade no Egito Romano (30 AEC ? 395 EC). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Redes sociais, websites e blogs
1.
COSTA, B. M.. Ludi Gladiatorii. 2016; Tema: Site Educativo "Ludi Gladiatorii". (Site).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 13/12/2018 às 12:12:07