Pedro Henrique Santos Bisi

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7135064842083342
  • Última atualização do currículo em 17/07/2018


Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP / Marília, São Paulo), pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bacharel em Administração pela Faculdade de Ciências e Engenharia da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" Campus de Tupã. Colaborador do Projeto de Extensão Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF). Membro da comissão executiva do periódico científico Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar (RECoDAF). Atua na área de Tecnologia de Informação e Comunicação nos seguintes temas: Coleta de Dados e Acesso a Dados voltados para Agricultura Familiar. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Pedro Henrique Santos Bisi
Nome em citações bibliográficas
BISI, P. H. S.;HENRIQUE SANTOS BISI, PEDRO


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Ciência da Informação.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Cobertura de sinal de telefonia móvel em zonas rurais: um estudo sobre o processo sistematizado de coleta de dados para análise de suas peculiaridades.,Orientador: Ricardo Cesar Gonçalves Santana..
Palavras-chave: Agricultura Familiar; Tecnologia de Informação e Comunicação; Coleta de Dados.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
2012 - 2015
Graduação em Administração.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Título: Análise de fontes de dados para agricultura familiar.
Orientador: Ricardo Cesar Gonçalves Sant'Ana.




Formação Complementar


2015 - 2015
Introdução ao Sistema de Informação Geográfica (SIG). (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2014 - 2014
Visibilidade da produção científica utilizando ReserchGate e Google Scholar. (Carga horária: 2h).
Competências Digitais para Agricultura Familiar, CODAF, Brasil.
2013 - 2013
Oficina "Coletando dados do Twitter via API". (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2007 - 2010
Curso de informatica. (Carga horária: 305h).
Aprenda Mais Profissões, AMP, Brasil.
2008 - 2008
Montagem, Manutenção e Configuração de Computadores. (Carga horária: 40h).
New Center, NC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROEX- UNESP, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
O acesso a informação de forma igualitária é fator chave de sucesso para construção de um comércio mais justo e transparente. As comunidades rurais apresentam fatores diferenciados no que diz respeito ao acesso ao principal meio de comunicação e interação de hoje, a Internet. O projeto CoDAF busca apresentar alternativas para fatores como a distância e a falta de acesso facilitado a cursos e a devida preparação para que produtores ligados a pequenas propriedades rurais tenham condições de igualdade na apresentação de seus produtos e no acesso a informações sobre seu setor e sobre o mercado em geral. Além de apresentar seus produtos, poderão ainda dar publicidade a boas práticas no que diz respeito a responsabilidade socioambiental aplicadas em suas propriedades, valorizando estas ações e permitindo que o consumidor possa escolher de forma consciente e transparente.


Empreender Jr. Consultoria Empresarial e Agronegócios, EMPREENDER JR., Bras, EJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Marketing, Carga horária: 8
Outras informações
A Empreender Jr. Consultoria Empresarial e Agronegócios é uma associação sem fins lucrativos, constituída e gerida por alunos da UNESP-Tupã, auxiliando empreendedores no desenvolvimento e gestão de seus negócios.



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Ciclo de Vida dos Dados: estudo sobre aspectos envolvidos na redução de assimetrias informacionais
Descrição: As Tecnologias da Informação e Comunicação por meio de novas possibilidades de registro e persistência de dados contribuem para construção de um novo cenário caracterizado pela percepção de inversão do excesso entre a demanda e a oferta, proporcionando uma quantidade de dados que supera a capacidade de tratamento e recuperação destes dados. Destacam-se, neste contexto, características como a grande variedade de tipos e formatos em que estes dados são obtidos e mantidos, a alta velocidade que podem ser acessados e, aliado a tudo isso, a questão do volume crescente que são disponibilizados. No entanto, este grande volume de dados só é viável em suportes digitais o que leva a necessidade de uso de recursos tecnológicos digitais para o tratamento e recuperação destes dados. Assim, a desigualdade de condições no acesso e uso destes recursos gera uma natural assimetria no acesso a dados, o que pode intensificar ainda mais os já abissais descompassos entre elementos de cadeias produtivas e mesmo nas relações entre os diversos entes do tecido social. Faz-se necessário que sejam elaborados questionamentos e estudos que permitam explicitar quais são os fatores envolvidos neste contexto para que seja possível elaborar propostas de estratégias que possam minimizar estes fatores e, por conseguinte, reduzir o impacto de uma assimetria emergente e já esperada neste modelo de geração e uso de dados que exige cada vez mais tecnologia. Propõe-se a utilização de uma estrutura que permita o direcionamento e agrupamento de esforços realizados no estudo e análise deste cenário a partir de suas fases principais e para tanto adota-se o Ciclo de Vida dos Dados com suas respectivas fases: Coleta; Armazenamento; Recuperação, e; Descarte, e os objetivos que permeiam todas estas fases: Privacidade; Integração; Qualidade; Direitos Autorais; Disseminação, e; Preservação. Abre-se, assim, um grande leque de necessidades de estudo e investigação, que nesta pesquisa se caracteriza como uma continuidade da fase anterior da pesquisa que consistiu na análise de aspectos envolvidos na possibilidade de implementação de repositórios de dados que pudessem atender demandas específicas como as geradas pelo setor do agronegócio. Estes estudos devem considerar ainda a necessidade de conhecimento sobre o contexto do usuário e do cenário em que o Ciclo de Vida dos Dados estará sendo analisado. Esta pesquisa articula-se em torno de um núcleo composto pelo conceito de Dados Abertos e pela proposta de estudos sobre o uso de Repositórios de Dados Abertos como alternativa para auxílio ao fluxo de informações nas cadeias produtivas, ligando as necessidades ali geradas às ofertas proporcionadas por este novo cenário de grande volume de dados..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2016
CoDAF - Competências Digitais para Agricultura Familiar
Descrição: O acesso a informação de forma igualitária é fator chave de sucesso para construção de um comércio mais justo e transparente. As comunidades rurais apresentam fatores diferenciados no que diz respeito ao acesso ao principal meio de comunicação e interação de hoje, a Internet. O projeto CoDAF busca apresentar alternativas para fatores como a distância e a falta de acesso facilitado a cursos e a devida preparação para que produtores ligados a pequenas propriedades rurais tenham condições de igualdade na apresentação de seus produtos e no acesso a informações sobre seu setor e sobre o mercado em geral. Além de apresentar seus produtos, poderão ainda dar publicidade a boas práticas no que diz respeito a responsabilidade socioambiental aplicadas em suas propriedades, valorizando estas ações e permitindo que o consumidor possa escolher de forma consciente e transparente..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Henrique Santos Bisi - Integrante / Ricardo Cesar Gonçalves Santana - Coordenador / Fernando de Assis Rodrigues - Integrante / Fábio Mosso Moreira - Integrante.
2013 - 2013
UNATI - Universidade Aberta à Terceira Idade
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Henrique Santos Bisi - Integrante / Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani - Coordenador.
2012 - 2014
Empreender Jr. Consultoria Empresarial e Agronegócios
Descrição: A Empreender Jr. Consultoria Empresarial e Agronegócios é uma associação civil sem fins lucrativos, com fins educativos, constituída e gerida por alunos de Administração da UNESP Tupã, que auxilia empreendedores no desenvolvimento do seu negócio.. Situação: Concluído; Natureza: Extensão..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .
Integrantes: Pedro Henrique Santos Bisi - Integrante / Timóteo Ramos Queiroz - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Ciência da Informação.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Administração.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2015
Trabalho premiado na categoria "Trabalhos de extensão com indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão que contribuem para a formação integradora do aluno", Universidade Estadual Paulista / Pró-Reitoria de Extensão Universitária.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
MOREIRA, F. M.2018 MOREIRA, F. M. ; ALEIXO, D. V. B. S. ; BISI, P. H. S. ; FRANCHI, L. F. ; SANTANA, R. C. G. . Construção colaborativa de representações para a disseminação de dados agrícolas: Um estudo do Portal CoDAF. Encontros Bibli (UFSC), v. 23, p. 61-72, 2018.

2.
HENRIQUE SANTOS BISI, PEDRO2014HENRIQUE SANTOS BISI, PEDRO; FERNANDO CATANEO, PEDRO ; FERRARI PUTTI, FERNANDO . GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: DESTINAÇÃO E RECICLAGEM. Fórum Ambiental da Alta Paulista, v. 9, p. 12-19, 2014.

Capítulos de livros publicados
1.
RODRIGUES, F. A. ; SANTANA, R. C. G. ; BISI, P. H. S. . Identifying semantics characteristics of user?s interactions datasets through an application of a data analysis. In: Ergon Verlag. (Org.). Advances in Knowledge Organization. 1ed.Porto: , 2018, v. 16, p. 581-587.

2.
MOREIRA, F. M. ; ALEIXO, D. V. B. S. ; BISI, P. H. S. ; FRANCHI, L. F. ; SANTANA, R. C. G. . CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DE REPRESENTAÇÕES PARA A DISSEMINAÇÃO DE DADOS AGRÍCOLAS: Um estudo no Portal CoDAF. In: Moisés Lima Dutra, Douglas Dyllon Jeronimo de Macedo. (Org.). I Workshop de Informação, Dados e Tecnologia. 1ed.Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2017, v. 1, p. 34-39.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, F. M. ; FRANCHI, L. F. ; BISI, P. H. S. ; SANTANA, R. C. G. . NECESSIDADES INFORMACIONAIS DE PEQUENOS PRODUTORES RURAIS. In: VII Seminário em Ciência da Informação, 2017, Londrina - PR. Anais do VII SECIN. Londrina: PPGCI/UEL, 2017. v. 1. p. 522-534.

2.
MOREIRA, F. M. ; RODRIGUES, F. A. ; BISI, P. H. S. ; SANTANA, R. C. G. . Acesso às informações sobre Agricultura Familiar na Web. In: VI Seminário em Ciência da Informação, 2016, Londrina. VI Seminário em Ciência da Informação. p. 125-139.

3.
BISI, P. H. S.; RODRIGUES, F. A. ; SANTANA, R. C. G. . Viabilidade de Produção de Atividades em Pequenas Propriedades Rurais Através da Gestão de Custo. In: 3º Encontro Internacional Dados Tecnologia e Informação, 2016, Marília. 3º Encontro Internacional Dados Tecnologia e Informação, 2016. p. 696-711.

4.
BISI, P. H. S.; RODRIGUES, F. A. ; SANTANA, R. C. G. . A construção de um modelo multidimensional de ocorrências sobre hiperlinks quebrados em sítios governamentais. In: 4º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia: Do outro lado da informação, 2015, Marília. anais do 4º Seminário Arquivologia e Biblioteconomia. Marília: Oficina Universitária - UNESP, 2015. p. 1-10.

5.
BISI, P. H. S.; RODRIGUES, F. A. ; SANTANA, R. C. G. ; LABADESSA, J. P. . Analise do uso de redes sociais como ferramenta para divulgação de conteúdos publicados em sites: um estudo do projeto de extensão CoDAF. In: 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2015, Várias. Anais do 8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. São Paulo: Universidade Estadual Paulista, 2015.

6.
BISI, P. H. S.; MOREIRA, F. M. ; MONTEIRO, K. S. S. ; BERNARDI, H. R. ; SANTANA, R. C. G. . Aplicação da Depreciação nos Dados de Ativos em Culturas Permanentes. In: Simpósio de Engenharia de Produção, 2014, Bauru. Anais do XXI Simpósio de Engenharia de Produção. Bauru: UNESP, 2014. v. 16.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MOREIRA, F. M. ; SANTANA, R. C. G. ; BISI, P. H. S. ; CARREIRA, T. T. O. ; SPINEL, G. F. ; RODRIGUES, F. A. . Competências Digitais para Agricultura Familiar (CODAF). In: 7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP, 2013, Águas de Lindoia. 7º Congresso de Extensão Universitária da UNESP - Anais eletrônicos.... São Paulo: PROEX/UNESP, 2013. v. 1. p. 133-134.

2.
SPINEL, G. F. ; BISI, P. H. S. ; CARREIRA, T. T. O. ; SANTANA, R. C. G. ; RODRIGUES, F. A. ; MOREIRA, F. M. . Tecnologias da Informação e Comunicação para o acesso e divulgação de informações referentes a Agricultura Familiar. In: XXV Congresso de Iniciação Científica da UNESP, 2013, Barra Bonita. XXV Congresso de Iniciação Científica. São Paulo: Pró-Reitoria de Pesquisa, 2013. v. 1. p. 1-1.

3.
CARREIRA, T. T. O. ; BISI, P. H. S. ; MOREIRA, F. M. ; RODRIGUES, F. A. ; SANTANA, R. C. G. . Projeto CoDAF - criando opções para o desenvolvimento de competências digitais em agricultores familiares. In: II Encontro de Pesquisa e Extensão do Campus de Tupã - EPECT, 2013, Tupã. Anais do II Encontro de Pesquisa e Extensão do Campus de Tupã - EPECT. Tupã: Universidade Estadual Paulista, 2013. p. 6-14.

Apresentações de Trabalho
1.
BISI, P. H. S.. Registro de Marca como Vantagem Competitiva para o Pequeno Produtor Rural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

2.
BISI, P. H. S.. Uso de dados para gestão de pequenas propriedades rurais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
BISI, P. H. S.; RODRIGUES, F. A. ; SANTANA, R. C. G. . Viabilidade de Produção de Atividades em Pequenas Propriedades Rurais Através da Gestão de Custos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
BISI, P. H. S.; RODRIGUES, F. A. ; SANTANA, R. C. G. . A construção de um modelo multidimensional de ocorrências sobre hiperlinks quebrados em sítios governamentais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
BISI, P. H. S.; MOREIRA, F. M. ; MONTEIRO, K. S. S. ; BERNARDI, H. R. ; SANTANA, R. C. G. . Aplicação da Depreciação nos Dados de Ativos em Culturas Permanentes. In: Simpósio de Engenharia de Produção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

6.
BISI, P. H. S.; CATANEO, P. F. ; PUTTI, F.F. . Gerenciamento de Resíduos Sólidos: Destinação Reciclagem. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
SPINEL, G. F. ; BISI, P. H. S. ; CARREIRA, T. T. O. ; SANTANA, R. C. G. ; RODRIGUES, F. A. ; MOREIRA, F. M. . Tecnologias da Informação e Comunicação para o acesso e divulgação de informações referentes a Agricultura Familiar. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
BISI, P. H. S.; SPINEL, G. F. ; CARREIRA, T. T. O. ; SANTANA, R. C. G. ; RODRIGUES, F. A. ; MOREIRA, F. M. . Projeto Competências Digitais para Agricultura Familiar (CoDAF) e sua contribuição para a extensão rural paulista. 2013. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
MOREIRA, F. M. ; SANTANA, R. C. G. ; BISI, P. H. S. ; CARREIRA, T. T. O. ; SPINEL, G. F. ; RODRIGUES, F. A. . Competências Digitais para Agricultura Familiar (CODAF). 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
CARREIRA, T. T. O. ; BISI, P. H. S. ; MOREIRA, F. M. ; RODRIGUES, F. A. ; SANTANA, R. C. G. . Projeto CoDAF - Criando opções para o desenvolvimento de competências digitais em agricultores familiares. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
MOREIRA, F. M. ; BISI, P. H. S. . Oficina: Identificação e descrição de dados sobre Agricultura Familiar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
I Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia. 2017. (Outra).

2.
I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas. 2017. (Congresso).

3.
II Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia.Uso de dados para gestão de pequenas propriedades rurais. 2017. (Outra).

4.
III Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia. 2017. (Outra).

5.
IV Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar. 2017. (Congresso).

6.
V Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia. 2017. (Outra).

7.
VI Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia. 2017. (Outra).

8.
3º Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia.Viabilidade de Produção de Atividades em Pequenas Propriedades Rurais Através da Gestão de Custos. 2016. (Encontro).

9.
III Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar. 2016. (Congresso).

10.
3º Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia. 2015. (Encontro).

11.
4º Seminário Científico Arquivologia e Biblioteconomia.A construção de um modelo multidimensional de ocorrências sobre hiperlinks quebrados em sítios governamentais. 2015. (Seminário).

12.
8º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. Analise do uso de redes sociais como ferramenta para divulgação de conteúdos publicados em sites: um estudo do projeto de extensão CoDAF. 2015. (Congresso).

13.
II Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar. 2015. (Encontro).

14.
1º Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia EPIT. 2014. (Encontro).

15.
2º Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia. 2014. (Encontro).

16.
Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar. 2014. (Encontro).

17.
I Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar. 2014. (Congresso).

18.
XXI Simpósio de Engenharia de Produção.Aplicação da Depreciação nos Dados de Ativos em Culturas Permanentes. 2014. (Simpósio).

19.
Encontro Internacional Dados, Tecnologia e Informação.Coletando dados do Twitter via Application Programming Interface (API). 2013. (Encontro).

20.
Fórum Ambiental da Alta Paulista. GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS: DESTINAÇÃO E RECICLAGEM. 2013. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BISI, P. H. S.. IV Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar. 2017. (Congresso).

2.
BISI, P. H. S.. I Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia. 2017. (Outro).

3.
BISI, P. H. S.. II Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia. 2017. (Outro).

4.
BISI, P. H. S.. III Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia. 2017. (Outro).

5.
BISI, P. H. S.. VI Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia. 2017. (Outro).

6.
BISI, P. H. S.. V Ciclo de Estudos Dados, Informação e Tecnologia. 2017. (Outro).

7.
BISI, P. H. S.. I Congresso Brasileiro de Engenharia de Biossistemas. 2017. (Congresso).

8.
BISI, P. H. S.. III Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar. 2016. (Congresso).

9.
BISI, P. H. S.. II Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar. 2015. (Congresso).

10.
BISI, P. H. S.. Encontro Competências Digitais para Agricultura Familiar (e-CoDAF). 2014. (Congresso).

11.
BISI, P. H. S.. 2º Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia (EPIT). 2014. (Outro).

12.
BISI, P. H. S.. 1º Encontro de Pesquisa em Informação e Tecnologia (EPIT). 2014. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/10/2018 às 11:48:48