Giselle Antunes Coutinho

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/2200782240422225
  • Última atualização do currículo em 21/02/2017


Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2014). Com ênfase em Ensino de História, História do Brasil República e História do Trabalho e atuando principalmente nos seguintes temas: Greves, Indústria Cimenteira no Brasil, Leis Trabalhistas Brasileiras, Industrialização em São Gonçalo. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Giselle Antunes Coutinho
Nome em citações bibliográficas
COUTINHO, Giselle Antunes;COUTINHO, G.A.


Formação acadêmica/titulação


2015
Mestrado em andamento em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Companhia Nacional de Cimento Portland e o processo de Industrialização de São Gonçalo (1933- 1982),Orientador: Rafael Brandão.
Palavras-chave: História.
Grande área: Ciências Humanas
2010 - 2014
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: GREVE DOS TRABALHADORES DA COMPANHIA NACIONAL DE CIMENTO PORTLAND EM SÃO GONÇALO.
Orientador: Luiz Reznik.




Atuação Profissional



Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, SEEDUC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Regente- História, Carga horária: 16


Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), TRT 1ª REGIÃO, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Atividade realizada: Auxiliar na catalogação, pesquisa e organização (guarda) do acervo documental permanente deste Regional; auxiliar na avaliação histórica de documentos; evidenciando sua relevância como bem de caráter permanente para a instituição; contribuir para a produção de conhecimentos através da pesquisa de acervo documental.


Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBID, Carga horária: 8



Projetos de pesquisa


2011 - 2013
Projeto Saber Escolar e Formação Docente/Subprojeto História - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência Capes UERJ 2011
Descrição: O subprojeto de História do Projeto Saber Escolar e Formação Docente pretende contribuir, por um lado, para uma formação mais completa de nossos licenciandos de história face às realidades escolares, especialmente as da rede pública, que atendem predominantemente aos segmentos sociais populares. Por outro lado, pretende contribuir com a formação continuada dos professores de história que já estão no campo da escola, atuando e construindo saberes. Diretamente relacionado a essa formação continuada dos professores participantes, pretende conferir visibilidade para o reconhecimento de práticas didáticas já estabelecidas na tradição escolar que podem ser bem sucedidas, bem como para o estabelecimento de novas práticas didáticas, dentro e fora da escola, considerando-se que, em todos os espaços onde homens e mulheres se estabeleçam, respiramos história. O tema e questão que pretendemos abordar neste subprojeto é a do ensino e aprendizagem de história como resultado da interação pela e na linguagem, em que as diversas linguagens verbais e não verbais proporcionam o ensino e a aprendizagem também diferenciados da história na escola e fora dela. Ou seja, propomos a linguagem como constituinte do conhecimento histórico, seja pela característica sígnica dos documentos que são as fontes para a pesquisa e produção do conhecimento histórico, seja pela característica narrativa da escrita histórica. Assim, consideramos que suas diferentes manifestações, seja nos documentos seja na narrativa que estrutura o conhecimento histórico, produzem conhecimentos diversos. Tanto na academia quanto na escola e em outros espaços sociais. O que nos instiga a conhecer e experienciar usos de diversas linguagens no ensino e aprendizagem de história de forma discutida, planejada e refletida, conjuntamente com licenciandos, professores de história e alunos da escola conveniada..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (18) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Giselle Antunes Coutinho - Integrante / Jônatas Roque Mendes Gomes - Integrante / Helenice Aparecida Bastos Rocha - Coordenador / Bruno Cesar Santos de Souza - Integrante / SILVEIRA, Danielle Rodrigues - Integrante / Barbara Tainan Rosário da Silva - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil República.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História Regional do Brasil.


Idiomas


Espanhol
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
ROCHA, H. A. B.2013ROCHA, H. A. B. ; SOUZA, B. C. S. ; COUTINHO, Giselle Antunes ; GOMES, Jônatas Roque M. . Escrita e Reescrita no ensino de História. EntreVer - Revista das Licenciaturas, v. 3, p. 177-192, 2013.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
COUTINHO, Giselle Antunes. A implantação da indústria de cimemto no Brasil. In: IV Seminário Fluminense de Pós- graduandos em História, 2016, São Gonçalo. Anais do IV Seminário Fluminense de Pós- Graduandos em História. Rio de Janeiro: Anpuh- Rio, 2016. v. 1. p. 1-2639.

2.
COUTINHO, Giselle Antunes. A instalação da Companhia Nacional de Cimento Portland na cidade de São Gonçalo. In: Simpósio Nacional de História (28. : 2015 : Florianópolis, SC) Lugares dos historiadores : velhos e novos desafios., 2015, Florianópolis. Simpósio Nacional de História (28. : 2015 : Florianópolis, SC) Lugares dos historiadores : velhos e novos desafios., 2015. v. 28. p. 1-8.

3.
COUTINHO, Giselle Antunes. A Companhia Nacional de Cimento Portland e o processo de industrialização de São Gonçalo (1931- 1983).. In: IV Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social: Poder, Identidades e Ensino de História, 2015, São Gonçalo. IV Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social: Poder, Identidades e Ensino de História, 2015. v. 4. p. 113-120.

4.
GOMES, Jônatas Roque M. ; COUTINHO, Giselle Antunes . Retextualização e Reescrita no Ensino de História.. In: XXVII Simpósio Nacional de História Conhecimento Histórico e diálogo social, 2013, Natal. Anais do XXVII Simpósio Nacional de História, 2013. p. 1-11.

5.
SILVEIRA, Danielle Rodrigues ; SILVA, B. T. R. ; COUTINHO, Giselle Antunes . Vivência escolar no ensino de história. In: XV Encontro Regional de História da ANPUH- Rio, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH- Rio, 2012. p. 01-11.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
COUTINHO, Giselle Antunes. A Companhia Nacional de Cimento Prtland e o processo de industrialização de São Gonçalo (1931 - 1983). In: IV Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social: Poder, Identidades e Ensino de História, 2015, São Gonçalo. IV Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social: Poder, Identidades e Ensino de História, 2015. v. 4. p. 13-13.

2.
COUTINHO, Giselle Antunes. A instalação da Companhia Nacional de Cimento Portland na cidade de São Gonçalo. In: Simpósio Nacional de História:Lugares dos historiadores : velhos e novos desafios., 2015, Florianópolis. Simpósio Nacional de História, 2015. v. 28. p. 1113-1114.

3.
COUTINHO, Giselle Antunes; GOMES, Jônatas Roque M. . Retextualização e Reescrita no Ensino de História. In: XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Conhecimento histórico e diálogo social, 2013, Natal. XXVII SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA Conhecimento histórico e diálogo social, 2013. p. 133-134.

Apresentações de Trabalho
1.
COUTINHO, Giselle Antunes. A implantação da indústria de cimento no Brasil. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
COUTINHO, Giselle Antunes. A Companhia Nacional de Cimento Portland e o processo de industrialização de São Gonçalo (1931- 1983).. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
COUTINHO, Giselle Antunes. A instalação da Companhia Nacional de Cimento Portland na cidade de São Gonçalo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
COUTINHO, Giselle Antunes; GOMES, Jônatas Roque M. . Retextualização e Reescrita no Ensino de História. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Outras produções bibliográficas
1.
COUTINHO, Giselle Antunes. CLT 70 anos: história de lutas, conquistas e leis. 2013 (Outro).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário Interno do Programa de Pós-Graduação em História Social: Poder, Identidades e Ensino de História.A Companhia Nacional de Cimento Portland e o processo de industrialização de São Gonçalo (1931-1983). 2015. (Seminário).

2.
XXVIII Simpósio Nacional de História:Lugares dos historiadores : velhos e novos desafios. 2015. (Simpósio).

3.
II Seminário Internacional Mundos do Trabalho. 2012. (Seminário).

4.
XV Encontro Regional de História da ANPUH.Vivência escolar no Ensino de História. 2012. (Encontro).

5.
EREH/ Sudeste Movimentos sociais e ensino de História. 2011. (Encontro).

6.
IV Colóquio Internacional [In] tolerância: religião, raça e política no mundo ibérico do Antigo Regime. 2011. (Congresso).

7.
XV Semana de História- Guerras e conflitos do século XX. 2010. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COUTINHO, Giselle Antunes. Encontro Universidade & Escola. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
COUTINHO, Giselle Antunes. Encontro Universidade & Escola. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 10:11:58