Danilo Bizinotto Borges

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  • Última atualização do currículo em 10/08/2018


Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com foco em desenvolvimento de jogos digitais. Realizou pesquisas de caráter multidisciplinar junto à faculdade de Arquitetura, com o intuito de desenvolver um software capaz de simplificar a aplicação de um questionário APO (Avaliação Pós-Ocupação), utilizando técnicas de "gamification". Estagiou na empresa de marketing digital, Duplo V, no desenvolvimento Front End e Back End. Logo após, trabalhou no Instituto Alfa e Beto (IAB), desenvolvendo jogos digitais educativos, utilizando ferramentas como a engine para jogos Unity aliada à linguagem de programação C#, o software de modelagem 3D Blender, como também o Adobe Photoshop e Illustrator. Atua como professor de Design de Jogos Digitais pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), pelo curso Técnico de Computação Gráfica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Danilo Bizinotto Borges
Nome em citações bibliográficas
BORGES, D. B.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2016
Graduação em Ciência da Computação.
Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Título: Interface Digital para Avaliação Pós-Ocupação em Habitação utilizando Unity3D e Blender.
Orientador: Maria Adriana Vidigal Lima.




Formação Complementar


2014 - 2014
LimeTime [Intermediário]. (Carga horária: 30h).
Instituto de Letras e Lingüística(UFU), ILEEL, Brasil.
2013 - 2013
Minicurso de Pygame. (Carga horária: 12h).
Faculdade de Computação - UFU, FACOM, Brasil.
2009 - 2009
Montagem e Manutenção de Hardware. (Carga horária: 50h).
Centro de Formação Profissional, CNI, Brasil.
2008 - 2009
Web Design. (Carga horária: 150h).
Centro de Formação Profissional, CNI, Brasil.
2008 - 2009
Inglês Básico. (Carga horária: 50h).
Centro de Formação Profissional, CNI, Brasil.
2007 - 2008
Informática Básica. (Carga horária: 150h).
Centro de Formação Profissional, CNI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: PROGRAD/DIREN Nº01/2014, Carga horária: 20
Outras informações
Interfaces Digitais para Avaliação Pós-Ocupação em Apartamentos

Atividades

06/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Faculdade de Ciências da Computação.


Laboratório de Ensino de Ciências Sociais, LESOC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
Administração de toda a parte técnica - manutenção de micros, impressoras e produção de conteúdo para folders, banners e cartazes, para eventos realizados para a faculdade de Ciências Sociais.


Blendify Games, BG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Co-Founder/CEO
Outras informações
A Blendify Games foi criada por um time independente de desenvolvimento de jogos eletrônicos, que surgiu na Universidade Federal de Uberlândia. "Blendify" significa misturar até chegar no resultado desejado. Esse é o principal objetivo, mesclar o conhecimento, novas ideias e o fascínio pelo desenvolvimento de jogos.


Agência de Publicidade Digital DuploV, DUPLOV, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Web Designer, Carga horária: 30
Outras informações
Desenvolvimento de páginas web, tanto na parte de programação quanto no desenvolvimento do design gráfico propriamente dito.


Instituto Alfa e Beto, IAB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2017
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Desenvolvedor de jogos digitais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Desenvolvimento de jogos digitais educacionais, com soluções baseadas em várias áreas do ensino como português e matemática. Foram utilizadas as seguintes ferramentas: Engine Unity, Blender, Photoshop, Illustrator, linguagem de programação C#. Amadurecimento nas práticas de Scrum e desenvolvimento em equipe focado em jogos digitais.


Instituto Federal do Triângulo Mineiro, IFTM, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor de design de Jogos Digitais, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Compõe o corpo docente do curso técnico em computação gráfica do IFTM - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação Pós-Ocupação em habitações

Objetivo: Esta linha de pesquisa parte da hipótese de que a qualidade projetual em habitações tende a melhorar através da montagem e observação de bancos de dados municiados por APO que incluam técnicas de percepção física do ambiente construído, bem como a interação entre este ambiente e o comportamento dos usuários. Para tal objetiva-se a proposição de procedimentos metodológicos avaliativos eficientes na busca por informações, dados e parâmetros para retroalimentar projetos futuros..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Arquitetura e Urbanismo / Subárea: Arquitetura e Urbanismo.
Grande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Design.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Avaliação pós-ocupação; Abordagem multimétodos; Interfaces digitais; Qualidade dos espaços; Funcionalidade e sustentabilidade; Comportamento e modo de vida.


Projetos de pesquisa


2014 - Atual
AVALIAÇÃO PÓS-OCUPAÇÃO FUNCIONAL, COMPORTAMENTAL E AMBIENTAL EM APARTAMENTOS COM INTERFACES DIGITAIS: aprimoramento do software, interface e aplicação
Descrição: Esta pesquisa trata do aprimoramento de conjunto de métodos de avaliação pós-ocupação funcional, comportamental e ambiental em edifícios de apartamentos através do desenho e utilização de interfaces digitais especificamente desenvolvidas. Também pretende tornar o processo da avaliação pós-ocupação em habitações mais eficientes, através do uso de equipamentos eletrônicos (laptop, tablet, personal digital assistants), apresentando reflexões sobre tal utilização e discutindo as possíveis interfaces entre o homem e o meio digital no escopo da pesquisa de APO. Este projeto de pesquisa conta com a parceria entre a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design (FAUeD) e a Faculdade de Computação (FACOM). Com o intuito de alcançar os objetivos propostos, a pesquisa irá se estruturar em duas linhas principais: LINHA 1 - Conceito, forma e conteúdo da APO - aprimoramento de método avaliativo e desenho dos programas (FAUeD); e LINHA 2 - Equipamentos e execução da proposta - desenvolvimento de programa ? software, plataforma, biblioteca, banco de dados (FACOM). As duas linhas de pesquisa se desenvolverão em paralelo na qual o diálogo deverá ser constante através da retroalimentação contínua entre as partes, ampliando, assim, o repertório comum dos pesquisadores envolvidos, buscando interferências e contaminações mútuas durante todo o processo. A metodologia de trabalho foi baseada nas seguintes abordagens: (i) pesquisa bibliográfica sobre APO com abordagem ambiental e possibilidades de interfaces digitais; (ii) definição de APO em edifícios de apartamentos com enfoque funcional, comportamental e ambiental; (iii) aprimoramento da plataforma (composta por diversos softwares integrados e complementares) compatível com os novos objetivos da avaliação pós-ocupação proposta (ambiental); (iv) proposição de protótipos funcionais em ambiente portátil (tablet) que contemplem e ampliem as demandas apresentadas até então a partir das questões e objetivos da APO; (v) escolha do protótipo, aplicação e leituras de resultados em edifício de apartamento na cidade de Uberlândia, MG; (vii) desenvolvimento de método definitivo da APO a partir dos resultados; (viii) aplicação e leitura dos resultados de estudos de caso (três) em edifícios de apartamento na cidade de Uberlândia, MG; (ix) conclusões da pesquisa. Objetiva-se a previsão de avaliação pós-ocupações eficientes enfocando a funcionalidade dos espaços, o comportamento dos usuários e seu impacto ambiental, disponibilizando os resultados tanto para a sociedade, por meio de divulgação das soluções propostas, quanto para agentes do mercado imobiliário. Do ponto de vista didático a pesquisa visa trazer contribuições tanto nas experiências didáticas dos docentes, como na aquisição do conhecimento dos discentes envolvidos, na medida em que insere no meio acadêmico da graduação (arquitetura e urbanismo) a discussão sobre o processo de projeto e suas componentes, assim como da relevância da avaliação pós-ocupação como realimentadora de projetos na busca por espaços de qualidade. Em relação ao uso de meios digitais, além da otimização dos processos de levantamento e agenciamento de informações sobre pós-ocupação nos casos previstos nesse projeto, espera-se contribuir para uma revisão da forma como usuários participam na confecção de interfaces que atendam suas demandas específicas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Danilo Bizinotto Borges - Integrante / Simone Barbosa Villa - Coordenador / Maria Adriana Vidigal de Lima - Integrante / Sabrina Maia Lemos - Integrante / Thiago Rodrigues - Integrante / Larissa Rodrigues Salustiano - Integrante / Gabriel Pacelli Naves Ribeiro - Integrante / Henrique Araújo Lima - Integrante.Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Universidade Federal de Uberlândia - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.


Projetos de extensão


2011 - 2011
O Desafio de Red
Descrição: O jogo foi desenvolvido com o intuito de participarmos da 2ª Batalha de Games, evento coordenado pela Faculdade de Computação, com o propósito de expandir o conhecimento através de uma forma mais amigável. (http://www.comppet.ufu.br/batalha/).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Danilo Bizinotto Borges - Integrante / Autran Macêdo - Coordenador / Filipe Barbosa Nunes - Integrante / Wellyton Marques Rodrigues Santos - Integrante.
2010 - 2010
Pavicurto e a Divina Saga
Descrição: O jogo foi desenvolvido com o intuito de participarmos da 1ª Batalha de Games, evento coordenado pela Faculdade de Computação, com o propósito de expandir o conhecimento através de uma forma mais amigável. (http://www.comppet.ufu.br/batalha/).
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Danilo Bizinotto Borges - Integrante / Vinícius Fonseca Maciel - Integrante / Autran Macêdo - Coordenador.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Game Developer.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Web Design.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
VILLA, S. B. ; LIMA, M. A. V. ; BORGES, D. B. ; NUNES. F.B. ; CASASSANTA. G.C. . TECNOLOGIA E INTERFACES DIGITAIS PARA AVALIAÇÃO PÓS- OCUPAÇÃO DE EDIFÍCIOS DE APARTAMENTOS: POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS. In: VII Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção, 2015, Recife. Encontro de Tecnologia e Comunicação na Construção, 2015.


Produção técnica
Programas de computador sem registro
1.
RINALDI, A. E. M. ; ROSA, P. F. ; MACEDO, A. ; BORGES, D. B. ; CARVALHO, P. N. ; NUNES, F. B. ; PUCHE, C. L. ; PIMENTA, R. S. ; SILVA, C. R. ; AGUIAR, D. S. . Hortâlandia Game. 2009.


Demais tipos de produção técnica
1.
GUIMARAES, E . F. ; BORGES, D. B. ; SANTOS, G. M. . Realidade Virtual e sétima arte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GUIMARAES, E . F. ; BORGES, D. B. ; SANTOS, G. M. . Mini-curso de Informática Básica utilizando Libre Office. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).



Patentes e registros



Programa de computador
1.
ABREU, A. S. L. SILVA, A. C. C. MACEDO, A. OSORIO JUNIOR, A. PASCOAL, D. R. GARREFA, F. NUNES, F. B. RIBEIRO, G. P. N. PORTILHO, G. B. CASASSANTA, G. C. FERNANDES, I. B. MARCO, I. G. LOPES, K. R. SALUSTIANO, L. R. MARQUES, L. S. SOUZA, L. S. LIMA, M. A. V. PEREIRA, M. H. B. SOUZA, P. R. REIS, P. A. S. SILVA, P. H. V. RIBEIRO, R. A. SARAMAGO, R. C. P. LEMOS, S. M. VILLA, S. B. , et al.AVILA, T. C. A. RODRIGUES, T. NUNES, V. G. A. BORGES, D. B. ; SISTEMA APO DIGITAL. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR51201700073-4, data de registro: 15/03/2017, título: "SISTEMA APO DIGITAL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Dicult+Catarse. 2015. (Encontro).

2.
II Tech Week. Kuru. 2015. (Feira).

3.
5ª Jornada da Computação. 2012. (Feira).

4.
4ª Jornada da Computação. 2011. (Feira).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MANO, M. ; JUNQUEIRA, M. P. ; RIBEIRO, R. B. ; BORGES, D. B. . II Seminário Internacional do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais & XIII Semana de Ciências Sociais na contemporaneidade: Conflitos sociais e relações de poder. 2013. .



Inovação



Programa de computador registrado
1.
ABREU, A. S. L. SILVA, A. C. C. MACEDO, A. OSORIO JUNIOR, A. PASCOAL, D. R. GARREFA, F. NUNES, F. B. RIBEIRO, G. P. N. PORTILHO, G. B. CASASSANTA, G. C. FERNANDES, I. B. MARCO, I. G. LOPES, K. R. SALUSTIANO, L. R. MARQUES, L. S. SOUZA, L. S. LIMA, M. A. V. PEREIRA, M. H. B. SOUZA, P. R. REIS, P. A. S. SILVA, P. H. V. RIBEIRO, R. A. SARAMAGO, R. C. P. LEMOS, S. M. VILLA, S. B. , et al.AVILA, T. C. A. RODRIGUES, T. NUNES, V. G. A. BORGES, D. B. ; SISTEMA APO DIGITAL. 2017.
Patente: Programa de Computador. Número do registro: BR51201700073-4, data de registro: 15/03/2017, título: "SISTEMA APO DIGITAL" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial.


Programa de computador sem registro
1.
RINALDI, A. E. M. ; ROSA, P. F. ; MACEDO, A. ; BORGES, D. B. ; CARVALHO, P. N. ; NUNES, F. B. ; PUCHE, C. L. ; PIMENTA, R. S. ; SILVA, C. R. ; AGUIAR, D. S. . Hortâlandia Game. 2009.


Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Programa de Computador sem registro de patente
1.
RINALDI, A. E. M. ; ROSA, P. F. ; MACEDO, A. ; BORGES, D. B. ; CARVALHO, P. N. ; NUNES, F. B. ; PUCHE, C. L. ; PIMENTA, R. S. ; SILVA, C. R. ; AGUIAR, D. S. . Hortâlandia Game. 2009.


Cursos de curta duração ministrados
1.
GUIMARAES, E . F. ; BORGES, D. B. ; SANTOS, G. M. . Realidade Virtual e sétima arte. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
GUIMARAES, E . F. ; BORGES, D. B. ; SANTOS, G. M. . Mini-curso de Informática Básica utilizando Libre Office. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).




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