Luan Assis Gonçalves

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6155949500719023
  • Última atualização do currículo em 18/02/2017


Graduado em Engenharia da Computação pela Universidade Federal do Pará (2016). Mestrando em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Pará (2017) e membro do Laboratório de Processamento de Sinais. Possui experiência em processamento de sinais com ênfase em processamento de imagem e vídeo. Atuando principalmente em codificação de imagem e vídeo, avaliação de qualidade visual, sensoriamento remoto e visão computacional. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Luan Assis Gonçalves
Nome em citações bibliográficas
GONÇALVES, L. A.


Formação acadêmica/titulação


2011 - 2016
Graduação em Engenharia da Computação.
Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil.
Título: Quantização inter-adaptativa baseada no sistema visual humano: análise e aplicações no MPEG-1..
Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Freitas Zampolo.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
C.E.E.M Pedro Amazônas Pedroso, CEPAP, Brasil.




Atuação Profissional



Laboratório de Processamento de Sinais, LAPS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20
Outras informações
O projeto via desenvolver uma bilbiotéca voltada para pesquisas de rastreamento ocular para duas linguagens de programação (C++ e Python). Pro fim, será desenvolvido um sistema de cursor de computador ótico para promover a inclusão digital para pessoas com severas incapacidades motoras.


Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia, CENSIPAM, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: ITI-A, Carga horária: 20
Outras informações
Através da aplicação e ensaios dos algoritmos de relevo em áreas costeiras com Modelos Digitais de Elevação (MDE) interferométricos e/ou estereoscópicos, será possível equacionar as carências de mapeamento morfométricos para identificar elementos da paisagem de maior susceptibilidade e maior ameaça ao ecossistema costeiro. Definido o banco de dados, em condições uniformes de aquisição e processamento, parte-se para a identificação de práticas inadequadas de uso da terra e a própria dinâmica local que expliquem a condição alta ou baixa de risco para a Zona Costeira Amazônica (ZCA). Serão revisados e aprimorados os processos de inferência e modelagem de parâmetros altamente significativos para vulnerabilidade costeira por meio de técnicas estatísticas de séries temporais e análise multivariada. Por fim, serão elaborados índices de paisagem, dados temáticos em geociências (compilação, elaboração, atualização e validação cartográfica) e mapas síntese de probabilidade de risco, com respectivas correlações para as unidades de relevo subjacentes e integração de dados multi-fonte.


Comissão Própria de Avaliação - UFPA, CPA - UFPA, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: TI, Carga horária: 20
Outras informações
Responsável pela manutenção do site da instituição.


Laboratório de Planejamento de Redes de Alto Desempenho, LPRAD, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Development of QoS (Quality of Service) strategies.



Projetos de pesquisa


2015 - Atual
MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO POR MEIO DE RADAR INTERFEROMÉTRICO PARA ATUALIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DA FOZ DO AMAZONAS
Descrição: A Zona Costeira Amazônica é marcada por impressionante descarga de sedimentos e água doce por influência da desembocadura do Rio Amazonas. Esta costa se caracteriza por uma plataforma continental extremamente larga, planícies extensas que são periodicamente inundáveis e platôs mais elevados formados em rochas sedimentares mais antigas. Ambientes costeiros são naturalmente vulneráveis a fenômenos ligados aos processos morfodinâmicos, como erosão e deposição praial, eventos tempestivos e marés, contudo outro agravante está nas condições tropicais úmidas caracterizadas por precipitações elevadas e constantes, temperaturas altas e grande nebulosidade, culminando na intensificação do intemperismo e na denudação do relevo. Propor a caracterização e análise geomorfológica costeira requer a utilização de sensores remotos no espectro óptico e microondas, aliado a técnicas de processamento digital de imagens, classificação orientada a objetos e análise espacial. Somente através da produção de Modelos digitais de Elevação por interferometria e ensaios dos algoritmos de relevo em áreas costeiras, será possível equacionar as carências de mapeamento morfométricos os quais podem ser utilizados para a atualização cartográfica náutica e identificar elementos da paisagem de maior susceptibilidade e maior ameaça ao ecossistema costeiro. Serão avaliados os níveis de precisão e acurácia planialtimétricos de diferentes frequências e polarização de dados de microondas. Ao final, poder-se-á aprimorados os processos de inferência e modelagem de parâmetros altamente significativos para vulnerabilidade costeira por meio de técnicas estatísticas e análise multivariada. Por fim, serão elaborados índices de paisagem, dados temáticos em geociências (compilação, elaboração e validação em campo) e mapas síntese de probabilidade de risco, com respectivas correlações para as unidades de relevo subjacentes e integração de dados multi-fonte. Os principais produtos deste pesquisa estão relacionados a: i) elabora de MDE de alta precisão e acurácia; ii) atualização cartográfica náutica; iii) análise descritiva e exploratória de variáveis físicas costeiras que contribuem para mudanças costeiras; e, iv) elaboração de um índice de vulnerabilidade costeira a erosão..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luan Assis Gonçalves - Integrante / Mateus da Mota Cardoso da Cruz - Integrante / Valquiria Gusmão Macedo - Integrante / Helder Augusto do Nascimento Rodrigues - Integrante / Gabriela de Mello Granja - Integrante / Ian Araujo Mendes - Integrante / Maickson Patrick Viana Leão - Integrante / Renata Kettlem Correa Ishida - Integrante / Thiago Daniel Coelho Farias - Integrante / Victor de Mendonça Petta - Integrante / Brigida Ramati Pereira da Rocha - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2015
SISTEMA DE RASTREAMENTO OCULAR DE BAIXO CUSTO APLICADO À FACILITAÇÃO DA INTERAÇÃO HUMANA-COMPUTADOR PARA PORTADORES DE COMPROMETIMENTO MOTOR SEVERO.
Descrição: A presente proposta trata do estudo e da implementação de sistemas de rastreamento ocular de baixo custo, com o objetivo de facilitar ou mesmo viabilizar o uso de computadores para portadores de comprometimento motor severo. Ou seja, uma pessoa tetraplégica, que mantenha o controle de cabeça, pode realizar qualquer atividade no computador apenas movimentando a cabeça, sem necessidade de nenhum equipamento especial e com o uso de um software gratuito. Dentre as diversas patologias das quais decorre a deficiência física, serão aprofundadas as seguintes: Paralisia Cerebral, por ser a de maior índice de prevalência para a deficiência destacada e má formação congênita, devido à dificuldade de acessibilidade e, em alguns casos, a ausência dos membros..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Luan Assis Gonçalves - Coordenador / Mateus da Mota Cardoso da Cruz - Integrante / Valquiria Gusmão Macedo - Integrante / Ronaldo de Freitas Zampolo - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Processamento de imagens e vídeos.
2.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Processamento de Sinais.
3.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Algortimos e Programação de Computadores.
4.
Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Telecomunicações.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
Almeida L. A. ; GONÇALVES, L. A. ; Victor Machado ; SERUFFO, Marcos Cesar da Rocha ; FRANCÊS, C. R. ; CARDOSO, Diego Lisboa . TRAFFIC PERFORMANCE EVALUATION OF DIGITAL INTERACTIVE TV APPLICATION ON WIMAX SIMULATION - BASED APPROACH. In: IADIS Internet Applications and Research 2012 Conference, 2012, Lisboa. Anais do IADIS Internet Applications and Research 2012, 2012.

2.
GONÇALVES, L. A.; Almeida L. A. ; Victor Machado ; FRANCÊS, C. R. ; Antônio F. L. Jacob Jr. ; CARDOSO, Diego Lisboa . Um Estudo Baseado em Simulações de como as Redes Sociais Podem Afetar a Capacidade do Sistema WiMAX (4G). In: 64ª Reunião Anual (RA) da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, 2012, São Luíz. Anais da 64ª Reunião Anual da SBPC, 2012.

3.
GONÇALVES, L. A.; Almeida L. A. ; Victor Machado ; FRANCÊS, C. R. ; CARDOSO, Diego Lisboa . How the Online Social Network Affect the WiMAX (4G) System Capacity: A Study Based on OPNET Simulation. In: IADIS Internet Applications and Research 2012 Conference, 2012, Lisboa. Anais do IADIS Internet Applications and Research 2012, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
AMORIM, A. K. J. ; MIRANDA, D. ; CERIATTE, C. ; PONTES, G. ; ALVES, G. ; BASTOS, I. ; HABER, C. ; SILVA, P. ; REMIGIO, G. ; GONCALVES, L. ; GONÇALVES, L. A. ; GONCALVES, C. L. A. ; MACEDO, V. G. ; BOTELHO, E. ; PEREIRA, A. . EFEITOS DA LEITURA NA COGNIÇÃO E NO AMADURECIMENTO DO CORTEX PRÉ-FRONTAL.. In: XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2016, Natal, RN. Anais da XI Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
MACEDO, V. G. ; ZAMPOLO, R. F. ; GONÇALVES, L. A. ; CRUZ, M. M. C. . 'SISTEMA DE RASTREAMENTO OCULAR DE BAIXO CUSTO APLICADO À FACILITAÇÃO DA INTERAÇÃO HUMANA-COMPUTADOR PARA PORTADORES DE COMPROMETIMENTO MOTOR SEVERO.',. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XVIII Jornada de Extensão 2015. 'SISTEMA DE RASTREAMENTO OCULAR DE BAIXO CUSTO APLICADO À FACILITAÇÃO DA INTERAÇÃO HUMANA-COMPUTADOR PARA PORTADORES DE COMPROMETIMENTO MOTOR SEVERO.',. 2015. (Exposição).

2.
15º SBMO ? Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica e o 10º CBMag ? Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo.. 15º SBMO ? Simpósio Brasileiro de Micro-ondas e Optoeletrônica e o 10º CBMag ? Congresso Brasileiro de Eletromagnetismo.. 2012. (Congresso).

3.
64º Reunião Anual da SBPC - 22 a 27 de Julho de 2012, UFMA, Sâo Luíz, MA.. Um Estudo Baseado em Simulações de como as Redes Sociais Podem Afetar a Capacidade do Sistema WiMAX (4G). 2012. (Congresso).



Outras informações relevantes


# Linguagens de programação:
1) Python.
2) JAVA.
3) C ++.
4) C.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 21/11/2018 às 8:43:19