Jamile da Silva Neto

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6533723486433265
  • Última atualização do currículo em 18/09/2018


Graduada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e mestre pela mesma instituição, tendo defendido no Programa de Pós-Graduação em História da Unirio a dissertação intitulada "Nem tão moderno assim: intelectuais do Conselho Consultivo do SPHAN e do IHGB construindo o patrimônio e narrando a história (1938-1966)". Tem como principais áreas de interesse: intelectuais, patrimônio cultural brasileiro e historiografia. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Jamile da Silva Neto
Nome em citações bibliográficas
SILVA NETO, Jamile;SILVA NETO, J.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Programa de Pós-graduação em História.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: Nem tão moderno assim: intelectuais do Conselho Consultivo do SPHAN e do IHGB construindo o patrimônio e narrando a história (1938-1966),Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Márcia Chuva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2011 - 2015
Graduação em História.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Título: O Conselho Consultivo do SPHAN (1938-1966): trajetórias e práticas.
Orientador: Leila Bianchi Aguiar.
2010 interrompida
Graduação interrompida em 2011 em Biblioteconomia.
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Ano de interrupção: 2011




Atuação Profissional



Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, UNIRIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica

Vínculo institucional

2010 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Tutora, Enquadramento Funcional: Tutora de História do Pré-Vestibular Social



Projetos de pesquisa


2016 - 2018
Nem tão moderno assim: intelectuais do Conselho Consultivo do SPHAN e do IHGB construindo o patrimônio e narrando a história (1938-1966)
Descrição: Nesta pesquisa, buscou-se investigar as relações entre o SPHAN e o IHGB por meio dos intelectuais que pertenceram, concomitantemente, a ambos os órgãos. O recorte cronológico desta pesquisa diz respeito ao período em que Rodrigo Melo Franco de Andrade dirigiu as reuniões do Conselho Consultivo do SPHAN, onde se encontravam os intelectuais pesquisados, quais sejam: Afonso Arinos de Melo Franco, Américo Jacobina Lacombe, Alcindo Sodré, Edgard Roquette-Pinto, Francisco Marques dos Santos, Gilberto Ferrez, Gustavo Barroso, Josué Montello, Paulo Santos, Pedro Calmon e Rodrigo Melo Franco de Andrade (inserido na análise por ser figura central dentro do Conselho do SPHAN e por integrar, igualmente, o IHGB no período investigado). Entende-se que a melhor forma para compreender as relações entre estas instituições seria apreender as concepções de história manejadas por estes intelectuais no Conselho do SPHAN e no IHGB. Para isso, foram pesquisadas as revistas do órgão de preservação e do Instituto Histórico; as atas das reuniões realizadas no Conselho do SPHAN e no IHGB; os processos de tombamento etc. Além disso, buscou-se compreender o momento de lutas pela construção de espaços hegemônicos da escrita da história, uma vez que as décadas pesquisadas demarcam o surgimento dos cursos superiores de ciências humanas no Brasil, os quais foram concorrentes na escrita da história empreendida pelo IHGB. Para compreender este momento, e os intelectuais inseridos nele, foram traçadas trajetórias individuais e de grupo. Buscou-se, em linhas gerais, compreender as concepções de história utilizadas pelo grupo de intelectuais estudado nos processos de tombamento por eles relatados e nos artigos redigidos para a Revista do IHGB..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2015
Turismo e Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: uma análise do Conselho Consultivo do IPHAN (1937-1975)
Descrição: O objetivo deste subprojeto de pesquisa será analisar o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde o momento de sua criação junto ao órgão de patrimônio, em 1937, até o ano de 1975, momento em que o Conselho Consultivo deixa de ser o único a deter o poder de decidir sobre o tombamento dos bens. Nossa investigação estará centrada na constituição do Conselho Consultivo e nos discursos elaborados pelos seus membros como justificativa para consentir, ou impedir, o tombamento dos bens propostos pelo IPHAN ou pela sociedade. Tencionamos identificar o grau de autonomia do Conselho frente a outras esferas de poder, tais como Estado, sociedade, diferentes instituições estatais ou privadas, interesses econômicos etc.; buscaremos saber a trajetória dos conselheiros, tendo em vista as possíveis relações travadas com outros órgãos estatais e/ou privados; analisaremos as redes de sociabilidade estabelecidas entre os membros do Conselho Consultivo, e suas possíveis implicações nas decisões acerca do tombamento. Para concretização dos nossos objetivos, utilizaremos as Atas das Reuniões do Conselho Consultivo e os pareceres dos conselheiros, emitidos entre os anos de 1937 e 1975, disponíveis no Arquivo Central do IPHAN. Ainda contaremos com as Revistas do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, principal meio de comunicação da instituição ao longo de sua atuação. Para a investigação das trajetórias pessoais dos membros do Conselho, se buscarão informações biográficas em documentos presentes na Série Personalidades no Arquivo do IPHAN, material bibliográfico produzido sobre os conselheiros, arquivos pessoais ou de instituições nas quais trabalharam e informações em periódicos da época..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Institucionalização das práticas de preservação do patrimônio cultural: estudos comparativos na América Latina (1920-1972)
Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver estudos comparativos sobre os processos de institucionalização das práticas preservação do patrimônio cultural no Brasil com países da América do Sul. Nesta primeira etapa, o foco da pesquisa deve se voltar para o Sul, especialmente a Argentina e o Uruguai, considerando os laços históricos entre os três países na região sul continental. Tais estudos favorecem a reflexão sobre marcos temporais acerca da constituição do campo do patrimônio cultural, apontando para possíveis periodizações desse processo na região e em termos globais, bem como de marcos conceituais, em relação aos debates acerca das identidades nacionais, que caracterizam o momento de sua institucionalização, privilegiado nesse projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2010 - 2012
Uma análise das propostas para a profissionalização do surfe brasileiro nos anos 1980
Descrição: O objetivo desta pesquisa será investigar como os agentes sociais envolvidos com a mídia do surfe nos anos 1980 tratavam a questão da profissionalização do esporte. Para isso, serão pesquisados materiais impressos na Biblioteca Nacional, os quais possibilitarão o contado com as falas dos agentes envolvidos à época com o esporte. Através destas fontes, tenciona-se apreender os debates que giravam em torna da profissionalização e comercialização do surfe no Brasil. A proposta central deste trabalho será investigar os modelos de desenvolvimento/progresso para o esporte que foram defendidos durante a década de 1980 pelos agentes envolvidos na produção de reportagens, fotografias, jornais, revistas, filmes etc. Em suma, objetiva-se analisar os diferentes discursos elaborados para o surfe buscando relacioná-los aos rumos tomados pelo esporte, e, consequentemente, pelos seus praticantes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Outros Projetos


2012 - Atual
Grupo de Estudos e Trabalhos sobre Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Leila Bianchi Aguiar em 17/03/2014.
Descrição: Grupo coordenado em conjunto pelas professoras Leila Bianchi Aguiar e Márcia Regina Romeiro Chuva. Proposta: Leitura e discussão de literatura interdisciplinar de grandes temas que possuem interfaces com as políticas de preservação do patrimônio cultural. Nossos objetivos são: - estimular as pesquisas nessa área temática, com desenvolvimento de monografias, dissertações e teses sobre a preservação do patrimônio cultural, nos cursos de graduação e pós-graduação em História e áreas de conhecimento afins, da Unirio e de outras instituições de pesquisa. - Atuar como um fórum privilegiado para o acompanhamento de pesquisas e a realização de intercâmbios entre pesquisadores que possuem como objeto de pesquisa a compreensão das políticas de preservação do patrimônio cultural; - Organizar palestras, mesas coordenadas e simpósios sobre o tema; -Fornecer subsídios para o aprimoramento e a integração entre as disciplinas da graduação e da pós-graduação em História do eixo memória e patrimônio..
Situação: Em andamento; Natureza: Outra.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA NETO, Jamile. Atuação, posição e produção dos intelectuais no SPHAN e no IHGB (1937-1967). In: XXIX Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

2.
SILVA NETO, Jamile. Intelectuais do SPHAN na Revista do IHGB. In: I Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural, 2017, Porto Alegre. Anais dos Simpósios Temáticos - A História e o campo do patrimônio: desafios e perspectivas, 2016.

3.
SILVA NETO, Jamile. O Conselho Consultivo do SPHAN (1938-1966): trajetórias e práticas. In: IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2016, São Gonçalo. IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História, 2016.

4.
SILVA NETO, Jamile. Turismo e Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: uma análise do Conselho Consultivo do IPHAN (1937-1975). In: XVI Encontro Regional de História (ANPUH-Rio): Saberes e Práticas Científicas, 2014, Rio de Janeiro. Anais do XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e Práticas Científicas, 2014. p. 1-7.

5.
SILVA NETO, Jamile; FORTES, Rafael . Um marco para o Brasil : a cobertura do Hang Loose Pro Contest de 1986 no Diário Catarinense. In: XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2012, Fortaleza. Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo: INTERCOM, 2012. p. 1-12.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SILVA NETO, Jamile. Turismo e Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: uma análise do Conselho Consultivo do IPHAN (1937-1975). In: 13ª Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO, 2014, Rio de Janeiro. Livro de Resumos 13ª Jornada de Iniciação Científica, 2014. p. 1-3.

2.
SILVA NETO, Jamile; FORTES, Rafael . Abordagens do surfe em diários catarinenses nos anos 1980. In: 11a. Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO, 2012, Rio de Janeiro. Anais da Semana de Integração Acadêmica. Rio de Janeiro: Criavisual/Unirio, 2012. p. 1-2.

3.
SILVA NETO, Jamile; FORTES, Rafael . Uma análise das propostas para a profissionalização do surfe brasileiro nos anos 1980. In: 10ª Jornada de Iniciação Científica da Unirio, 2011. Anais da 10ª Jornada de Iniciação Científica da Unirio. Rio de Janeiro: CRIA, 2011. p. 1-3.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA NETO, Jamile. Turismo e Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: uma análise do Conselho Consultivo do IPHAN (1937-1975). In: XVI Encontro Regional de História (ANPUH-Rio): Saberes e Práticas Científicas, 2014, Rio de Janeiro. Caderno de Resumos: XVI Encontro Regional de História da ANPUH-RIO: Saberes e Práticas Científicas. Rio de janeiro: Ed. ANPUH-RIO, 2014. p. 1-1.

2.
SILVA NETO, Jamile; FORTES, Rafael . De estilo de vida a esporte profissional: o surfe em diários catarinenses (1980-1986). In: XV Encontro Regional de História, 2012, São Gonçalo. Anais do XV Encontro Regional de História. Rio de Janeiro: Anpuh-Rio, 2012. p. 1-1.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA NETO, J.. Atuação de Rodrigo Melo Franco de Andrade no Conselho Consultivo do SPHAN. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA NETO, J.. Atuação, posição e produção dos intelectuais no SPHAN e no IHGB (1937-1967). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SILVA NETO, Jamile. Intelectuais, Patrimônio e Historiografia: As relações entre o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) (1937-1967). 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
SILVA NETO, Jamile. O Conselho Consultivo do SPHAN (1938-1966): trajetórias e práticas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA NETO, Jamile. Intelectuais do SPHAN na Revista do IHGB (1937-1967). 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
SILVA NETO, Jamile. Turismo e Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: uma análise do Conselho Consultivo do IPHAN (1937-1975). 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
SILVA NETO, Jamile; FORTES, Rafael . De estilo de vida a esporte profissional: o surfe em diários catarinenses (1980-1986). 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

8.
SILVA NETO, Jamile; FORTES, Rafael . Um marco para o Brasil : a cobertura do Hang Loose Pro Contest de 1986 no Diário Catarinense. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
SILVA NETO, Jamile; FORTES, Rafael . Abordagens do surfe em diários catarinenses nos anos 1980. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SILVA NETO, Jamile. Uma análise das abordagens do surfe no Diário Catarinense (1986). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

11.
SILVA NETO, Jamile; FORTES, Rafael . Uma análise das propostas para a profissionalização do surfe brasileiro nos anos 1980. 2011. (Apresentação de Trabalho/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Ensino de História e políticas educacionais no Brasil. 2017. (Outra).

2.
Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.A atuação de Rodrigo Melo Franco de Andrade no Conselho Consultivo do SPHAN. 2017. (Seminário).

3.
Simpósio Nacional de História - Contra os Preconceitos: História e Democracia.Atuação, posição e produção dos intelectuais no SPHAN e no IHGB (1937-1967). 2017. (Simpósio).

4.
I Seminário Nacional História e Patrimônio Cultural.Intelectuais do SPHAN na Revista do IHGB (1937-1967). 2016. (Seminário).

5.
IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.O Conselho Consultivo do SPHAN (1938-1966): trajetórias e práticas. 2016. (Seminário).

6.
VI Semana de História da UNIRIO.Intelectuais, Patrimônio e Historiografia: As relações entre o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) e o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) (1937-1967). 2016. (Outra).

7.
13ª Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO.Turismo e Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: uma análise do Conselho Consultivo do IPHAN (1937-1975). 2014. (Outra).

8.
13ª Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO.Turismo e Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: uma análise do Conselho Consultivo do IPHAN (1937-1975). 2014. (Outra).

9.
Simpósio Oficinas de História 10 anos. 2014. (Simpósio).

10.
XVI Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Saberes e práticas científicas.Turismo e Preservação do Patrimônio Cultural no Brasil: uma análise do Conselho Consultivo do IPHAN (1937-1975). 2014. (Encontro).

11.
2º Seminário dos Graduandos do PRONEX: Dimensões e fronteiras do estado brasileiro no século XIX. 2012. (Seminário).

12.
I Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História. 2012. (Seminário).

13.
VII Semana de História Política/IV Seminário Nacional de História : Política e Cultura & Política e Sociedade.Uma análise das abordagens do surfe no Diário Catarinense (1986). 2012. (Seminário).

14.
XV Encontro Regional de História.De estilo de vida a esporte profissional: o surfe em diários catarinenses (1980-1986). 2012. (Encontro).

15.
XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Um marco para o Brasil : a cobertura do Hang Loose Pro Contest de 1986 no Diário Catarinense. 2012. (Congresso).

16.
XXVI Simpósio Nacional de História. 2011. (Simpósio).

17.
XIV Encontro Regional de História da Anpuh-Rio: Memória e Patrimônio. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SILVA NETO, Jamile. V Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História. 2017. (Outro).

2.
CHUVA, M. ; SILVA NETO, Jamile . Heranças pós-coloniais - museus, coleções e patrimônio entre a emancipação e o colonial. 2013. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 23/10/2018 às 15:17:52