Laíza Santana Oliveira

Bolsista de Mestrado do CNPq

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7394995392454928
  • Última atualização do currículo em 19/05/2018


Bacharela (2016) e Licenciada (2016) em História pelas, respectivamente, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e Faculdade de Educação, ambas, da Universidade de São Paulo. Atualmente, é estudante do Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Universidade de São Paulo, sob orientação da Profa. Dra. Vânia Carneiro de Carvalho. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Laíza Santana Oliveira
Nome em citações bibliográficas
SANTANA OLIVEIRA, Laíza;OLIVEIRA, L


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em História Social.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: Inclusão, segregação e funk: a cultura material entre os jovens da periferia de São Paulo (1992-2014),Orientador: Profa. Dra. Vânia Carneiro de Carvalho.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Palavras-chave: materialidade; história do tempo presente.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura material.
2012 - 2016
Graduação em História.
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Título: 'Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol sérvio e croata como instrumento de guerra nos contextos de guerra e pós-guerra Iugoslava (1990-2013).
Orientador: Flavio de Campos.
Bolsista do(a): Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, FFLCH - USP, Brasil.
2009 - 2011
Ensino Médio (2º grau).
Centro Educacional SESI Vila Leopoldina (SESI 414 C.E), SESI 414, Brasil.




Formação Complementar


2018 - 2018
Consumo como cultura: a riqueza do conceito. (Carga horária: 8h).
Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, CPF SESC, Brasil.
2016 - 2016
Seminários: Histórias da Escravidão. (Carga horária: 16h).
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil.
2015 - 2015
Extensão universitária em Análise de documentos Históricos: Visuais, materiais e textuais. (Carga horária: 6h).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2014 - 2014
Language Education Program. (Carga horária: 70h).
AUCANI Idiomas, AUCANI, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora bolsista, Carga horária: 10
Outras informações
Monitora da Oficina de Prática de Leitura e Escrita Acadêmica em Linguística, do Departamento de Linguística, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas sob supervisão da profª Drª Esmeralda Vailati Negrão.

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitora voluntária, Carga horária: 10
Outras informações
Monitoria da disciplina interdisciplinar "Prática de Leitura e Escrita Acadêmica" da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas sob supervisão do prof. Dr. Marcus Sacrini Ayres Ferraz (Departamento de Filosofia).

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica
Outras informações
Pesquisa de Iniciação Cientifica realizada com bolsa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.


Museu da Energia de São Paulo, MESP, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2017
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária bolsista, Carga horária: 30
Outras informações
Confecção de materiais educativos, atuação nas áreas de pesquisa relacionadas à temática da Instituição e de redação de relatórios mensais de atividades.


Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa
Outras informações
Realização de pesquisa e participação em eventos acadêmicos promovidos pelo Grupo de Pesquisa "Conflitos Armados, Massacres e Genocídios na era Contemporânea" da Escola Paulista de Política, Economia e Negocios (EPPEN - UNIFESP).



Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Inclusão, segregação e funk: a cultura material entre os jovens da periferia de São Paulo (1992-2014)
Descrição: Pesquisa de mestrado realizada sob orientação da profª Vânia Carneiro de Carvalho no Departamento de História da Universidade de São Paulo. O projeto tem por objetivo analisar a conformação da cultura funk em São Paulo entre os anos de 1992 e 2014 sob a ótica da Cultura Material. A cultura funk, de matriz norte-americana, ganhou adeptos nos segmentos sociais pobres, jovens, moradores da periferia urbana carioca e paulistana. O movimento, que possui várias facetas, sofreu fortes mudanças em período recente, marcadas, entre outros fatores, pela inclusão de uma parcela dessa população no mercado de consumo não duráveis. A melhora no poder aquisitivo, no entanto, não modificou as práticas de segregação social a que esta parcela da população sempre esteve submetida, ainda que o acesso a bens materiais foi compreendido como um modo de construção de cidadania. A pesquisa será realizada tendo como perspectiva a dimensão material do fenômeno, tomado aqui como parte estruturante das práticas funk (danças, músicas, festas) e das experiências urbanas (encontros e passeios pela cidade). A cultura funk será, portanto, analisada não de forma abstrata, mas contextualizada, ou seja, como indissociável das relações sociais e de gênero, que dão carne e osso a uma cultura se recria e atualiza. Para realizar esta investigação, esta pesquisa contará com o acervo de reportagens dos veículos jornalísticos de maior circulação na cidade de São Paulo, sendo estes a Folha de São Paulo e O Estado de S. Paulo. Além destes, serão também analisados videoclipes e letras de canções produzidos pelos próprios funkeiros ? disponíveis em plataformas online ? enquanto manifestações de um discurso destes sobre si próprios. Além do aporte teórico-metodológico da área de Cultura Material, é fulcral, ademais, à análise das fontes, o aporte oferecido pelos debates da arena da História do Tempo Presente e da Sociologia de Pierre Bourdieu..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol Sérvio e Croata como instrumento político nos contextos de guerra e pós­-guerra Iugoslava (1990-­2013)
Descrição: Pesquisa de Iniciação Cientifica realizada entre os anos de 2015 e 2016 no LUDENS - USP (Núcleo Interdisciplinar de pesquisas sobre futebol e modalidades lúdicas) com bolsa de pesquisa de Iniciação Cientifica FFLCH -USP. Analisou-se na pesquisa, em um primeiro momento, quais foram os mecanismos que permitiram que dois importantes clubes, sobretudo, o clube sérvio, assimilasse anseios nacionalistas a ponto de influir na fragmentação de um Estado. E, em um segundo momento, a pesquisa centrou-se em investigar por quais razões, mesmo em um contexto pós-­guerra, o sentimento nacionalista ainda se faz intensamente presente no cenário futebolístico, destacadamente, croata..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Entre o discurso e o ataque: intersecções entre o horizonte político de Slobodan Milosevic e a agressão à Bósnia­-Herzegovina
Descrição: Pesquisa de Iniciação Cientifica realizada entre 2014 à 2016 no Grupo de Pesquisa "Conflitos Armados, Massacres e Genocídios na era Contemporânea" (UNIFESP). A pesquisa objetivou com base no elucidado pelo linguista francês Patrick Charaudeau no que concerne a ferramenta da análise discursiva, explorar nos discursos do ex­-presidente sérvio Slobodan Milosevic proferidas entre 1989 e 1996 concepções que nortearam os ataques à Bósnia-­Herzegovina durante a guerra Balcânica do final do século XX ao anseio de estruturação de uma Sérvia etnicamente homogênea..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Tempo Presente.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Cultura Material.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Serbian
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Croata
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SANTANA OLIVEIRA, Laíza. Consumo, materialidade e corpo: a visualidade na cultura funk paulistana (1992-2014). In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História, 2017.

2.
SANTANA OLIVEIRA, Laíza. Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol sérvio e croata como instrumento de guerra nos contextos de guerra e pós-guerra Iugoslava (1990-2013). In: V EPEGH - 5º Encontro de Pesquisa de Estudantes de Graduação em História, 2016, São Paulo. V Anais EPEGH, 2016.

Apresentações de Trabalho
1.
SANTANA OLIVEIRA, Laíza. ''Não é imaginação, é realidade'': o flâneur e o rolezeiro na trama urbana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
SANTANA OLIVEIRA, Laíza. Consumo, materialidade e corpo: a visualidade na cultura funk paulistana (1992-2014). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
SANTANA OLIVEIRA, Laíza. Imagens do autoritarismo e seus usos didáticos - análise fílmica da película 'Ele está de volta' ('Er ist wieder da'). 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

4.
SANTANA OLIVEIRA, Laíza. Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol sérvio e croata como instrumento de guerra nos contextos de guerra e pós-guerra Iugoslava (1990-2013). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
SANTANA OLIVEIRA, Laíza. Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol sérvio e croata como instrumento de guerra nos contextos de guerra e pós-guerra Iugoslava (1990-2013). 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Encontro de Pesquisa em História da UFMG.'Não é imaginação, é realidade": o flâneur e o rolezeiro na trama urbana. 2018. (Encontro).

2.
25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Coordenação de ST 'Debates asiáticos: economia e literatura'. 2017. (Simpósio).

3.
25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP.Mediação de debate de ST 'Direito, Legitimidade e Repressão'. 2017. (Simpósio).

4.
Interrogando a testemunha: imagens como evidência. 2017. (Outra).

5.
Novas formas de direita, autoritarismo e Estado.Imagens do autoritarismo e seus usos didáticos - análise fílmica da película "Ele está de volta" ("Er ist wieder da"). 2017. (Simpósio).

6.
XXIX Simpósio Nacional de História.Consumo, materialidade e corpo: a visualidade na cultura funk paulistana (1992-2014). 2017. (Simpósio).

7.
24º Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP - SIICUSP.Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol sérvio e croata como instrumento de guerra nos contextos de guerra e pós-guerra Iugoslava (1990-2013). 2016. (Simpósio).

8.
Entre educadores - diálogos sobre a exposição ''Imigrantes do Café" (Museu da Imigração). 2016. (Encontro).

9.
Histórias da Escravidão - MASP. 2016. (Seminário).

10.
II Simpósio Internacional Formação de educadores em Arte e Pedagogia. 2016. (Simpósio).

11.
Turquia, Azerbaijão e Armênia: a trama caucasiana nas relações internacionais contemporâneas. 2016. (Seminário).

12.
V EPEGH - 5º Encontro de Pesquisa de Estudantes de Graduação em História.''Ultradireita e ultranacionalismo: o futebol sérvio e croata como instrumento de guerra nos contextos de guerra e pós-guerra Iugoslava (1990-2013). 2016. (Encontro).

13.
Simpósio Internacional - 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial. 2015. (Simpósio).

14.
11º Curso da História de São Paulo. 2014. (Congresso).

15.
O massacre de civis em Gaza. 2014. (Encontro).

16.
Papel dos BRICS na economia global - desafios e oportunidades para Brasil, Rússia, índia, China, Africa do Sul e formação do banco dos BRICS. 2014. (Seminário).

17.
Comunidade Internacional, políticas de memória e produção de identidades: (re)contruindo a Bósnia-Herzegovina após os Acordos de Dayton. 2013. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
SANTANA OLIVEIRA, Laíza; COUTO, F. V. M. ; SANCHEZ, M. D. ; SILVA, C. M.S. ; PORTO, D. F. ; MARTINEZ, T. M. ; EICHBAUM, M. P. ; TELES, G. A. ; NETO, U. O. S. ; PARIS, A. . I Semana de Iniciação Científica na História. 2017. (Outro).

2.
SANTANA OLIVEIRA, Laíza; MARTINEZ, T. M. ; TELES, G. A. ; PORTO, D. F. ; NETO, U. O. S. ; COUTO, F. V. M. ; PARIS, A. ; SILVA, C. M.S. ; COGGIOLA, O. . 1917-2017 Centenário da Revolução Russa - 100 anos que abalaram o mundo. 2017. (Outro).

3.
SANTANA OLIVEIRA, Laíza; TRONQUINI, G. ; COLACIOPPO, G. ; BUENO, C. ; LEMOS, J. L. . Semana das Mulheres na História. 2015. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 17/10/2018 às 12:03:45