Patrícia Luiza Gonçalves Trindade

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4449743937553869
  • Última atualização do currículo em 13/10/2018


Riograndina, Formada no Curso Normal, em 2004 na Escola Estadual Juvenal Miller. Licenciada em Letras Português pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2014). Especialista em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa, pelo Pgling Furg (2015). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2018). Especialista em Tecnologias da Informação e Comunicação (FURG/EAD/2018). Atualmente é Professora Tutora a distância do curso de Especialização Mídias na Educação UAB/FURG. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Patrícia Luiza Gonçalves Trindade
Nome em citações bibliográficas
TRINDADE, P. L. G.


Formação acadêmica/titulação


2017
Mestrado em andamento em Educação.
Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.
Título: Oficina de Diversidade: problematizando as relações de gênero no espaço escolar,Orientador: Jarbas Santos Vieira.
Coorientador: Amélia Teresinha Brum da Cunha.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2016 - 2018
Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação UAB/FURG. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: A CONSTRUÇÃO DO LIVRO DIGITAL: debates acerca da ?violência contra a mulher?, na sala de aula..
Orientador: Joice Rejane Pardo Maurell.
2014 - 2015
Especialização em Pós em Linguística e Ensino da Língua Portuguesa. (Carga Horária: 360h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Tipo uma menina: estereótipo e formas de subjetivação..
Orientador: Professora Doutora Marilei Grantham.
2014 - 2017
Graduação em Pedagogia.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Gênero na escola: Narrativas de docentes da educação básica no município de Rio Grande/RS.
Orientador: Joanalira Corpes Magalhães.
2010 - 2014
Graduação em Letras Portugues.
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Título: Estágio Obrigatório Supervisionado (200 h)..
Orientador: Tatiana Schowchow Pimpão..
2001 - 2004
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, I.E.J.M, Brasil.
1992 - 2004
Ensino Médio (2º grau).
Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, I.E.J.M, Brasil.




Formação Complementar


2018
Psicomotricidade. (Carga horária: 30h).
Faculdade de Educação São Luís, FESL, Brasil.
2016 - 2016
1ª Formação em Habilidades Acadêmicas. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
O Imaginário nos Contos de Fadas. (Carga horária: 36h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2014 - 2014
Gêneros e Diversidades na Escola. (Carga horária: 120h).
Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
2012 - 2012
Traduzindo para o Espanhol na Wikipédia..
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Rio Grande, FURG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora a Distância, Carga horária: 20
Outras informações
Tutora a distância do Curso de Especialização Mídias na Educação UAB/FURG. Atendimento no auxilo aos alunos através da plataforma UAB/Furg e encontros presenciais.

Vínculo institucional

2015 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora (acompanhante) da acadêmica Quilombola Angélica Pinto do Curso de Pedagogia Licenciatura diurno. Auxilio nas atividades acadêmicas da aluna, bem como na sua inserção no ambiente acadêmico.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 20
Outras informações
Secretária do Curso de Especialização Mídias na Educação UAB/FURG. Trabalho realizado na coordenação do curso, atendimento aos professores e alunos, realização de matrícula, memorandos.

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 20
Outras informações
Secretária do Curso de Graduação a distância Letras Português Espanhol UAB/FURG. Atendimento a comunidade acadêmica em geral, realização de matrículas, memorandos.

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria, Carga horária: 12
Outras informações
Monitora das disciplinas de Morfossintaxe III e IV, dos cursos de Letras Português Espanhol e Inglês diurno, Instituto de Letras e Artes, professora Tatiana Pimpão. Durante a monitoria tive a oportunidade de substituir a professora na sua ausência nas aula. Também criamos um artigo intitulado: ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS NA DINÂMICA TEXTUAL.

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Bolsista - remunerado, Enquadramento Funcional: Secretária, Carga horária: 30
Outras informações
Auxiliar administrativo na Coordenação de Cursos da Escola de Engenharia. Atendimento dos alunos, professores, realização de matrículas, memorandos.


Prefeitura Municipal de Rio Grande, PMRG, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora (Estágio Não Obrigatório) do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Prefeitura Municipal do Rio Grande, realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Valdir de Castro. Durante o período de Monitoria acompanhei dois alunos da turma de Iniciação I (1º ano) um com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, e outro com Transtorno de Conduta, mais tarde fui remanejada para a Consolidação I 3º ano, na qual tinha muitos educandos com dificuldades de aprendizagem e dois alunos incluídos com Deficiência Intelectual sendo um deles, recentemente, vindo do atendimento da escola APAE. Durante todo o período de trabalho pude presenciar as dificuldades que a inclusão enfrenta, bem como o cuidado e a formação que os profissionais devem ter. Estamos iniciando uma nova forma de aprendizagem, tanto pra os educandos quanto para os professores, por isso é preciso um trabalho sério e responsável.


Centro de Integração Empresa Escola do RS, CIEE - RS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Arquivista - Estagiária, Carga horária: 20
Outras informações
Função: Estagiária Arquivista. O projeto teve como objetivo a criação do Acervo da entidade mais antiga do Rio Grande do Sul, organizando os documentos históricos da Câmara e do Clube de Comércio da cidade do Rio Grande, bem como as fotografias, manuscritos, fichas de empregados, cartas, jornais, livros, revistas,convites, e algumas obras de arte, como o quadro de Buarque de Macedo. Toda documentação foi classificada em categorias e subcategorias especificas, para cada documento criou-se uma ficha característica digital, sobe a orientação da Pesquisadora Helena Portella, a qual também é responsável pelo Acerto do Hospital Santa Casa do Rio Grande e do Clube mais antigo em atividade no Brasil Sport Club Rio Grande.


Escola Particular de Ensino Fundamental São Luiz Gonzaga, SLG, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Professor Titular - Regênte, Enquadramento Funcional: Professora Regente, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Regente em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental, durante todo o ano letivo de 2012.



Projetos de pesquisa


2014 - 2015
Reuniões de estudo sobre a Análise do Discurso.
Descrição: O presente projeto está vinculado ao Núcleo de Estudos de Língua Portuguesa (NELP) do Instituto de Letras e Artes (ILA), e diz respeito a reuniões de estudos sobre a Análise do Discurso, caracterizada como um dispositivo teórico-analítico cujo objeto é o discurso. Tal objeto se constitui a partir de um tripé conceitual, a saber, o sujeito, a língua e a história. Trata-se, portanto, de uma teoria epistemologicamente diferenciada, pois articula mais de uma área das Ciências Humanas: a Teoria do Discurso, a Linguística, o Materialismo Histórico-Dialético e a Psicanálise. Desse modo, a AD geralmente não faz parte do grupo de saberes aos quais os acadêmicos de Letras têm acesso durante a graduação, e, em função disso, a criação do grupo de estudos se justifica, permitindo uma formação diferenciada àqueles alunos que se engajarem às discussões. As reuniões de estudos poderão se transformar em um espaço permanente no Instituto de Letras e Artes para a reflexão coletiva sobre quaisquer questões que digam respeito à produção de sentido a partir de diferentes materialidades. As materialidades podem ser oriundas de vários campos discursivos, tais como o pedagógico, o científico, o jurídico, o midiático..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Patrícia Luiza Gonçalves Trindade - Integrante / Luciana Iost Vinhas - Coordenador / Marilei Resmini Grantham - Integrante / Eduardo Soares da Cunha - Integrante / Kelsen Alison Santos Diniz - Integrante / Liliane de Souza Castro - Integrante / Vagner Alves dos Santos - Integrante / Matheus França Ragievicz - Integrante.
2014 - 2014
Projeto 0137 / 2014: Aprofundando os estudos sintáticos: estímulo ao espírito investigativo e à docência.
Descrição: Projeto desenvolvido em paralelo a monitoria de Morfossintaxe III e IV, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Inglesa e Espanhola diurna..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) .
Integrantes: Patrícia Luiza Gonçalves Trindade - Integrante / Joice Fagundes - Integrante / Tatiana Pimpão - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande - Bolsa.
2013 - 2014
Projeto 0126/2013: ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA DA FURG - 2013.
Descrição: O projeto tem como objetivo, acompanhar o contrato dos acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica, Eng. Mec. Empresarial e Eng. Mec.Naval em seus estágios obrigatórios e não obrigatórios em empresas. Todo período de estágio dos alunos é supervisionado pelo seu orientador, pelo coordenador do curso e registrado pelo bolsista em planilhas do Word Excel e em pastas com todo documentação exigida. É de responsabilidade do bolsista a atualização dos dados e da documentação em geral,bem como o envio dos contratos devidamente assinados para PRAE e recebimento dos relatórios semestrais, dentre outras responsabilidades..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Patrícia Luiza Gonçalves Trindade - Integrante / Fabiane Santos - Coordenador / Agnese Camposilvan - Integrante.
2012 - 2013
Projeto 0191/2012 - ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PROJETOS DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA DA FURG - 2012.
Descrição: O projeto tem como objetivo, acompanhar o desenvolvimento dos alunos dos cursos de Engenharia Mecânica em em geral em seus estágios obrigatórios e não obrigatórios nas empresas. Todo processo é registrado através, de fichas de documentos e registro em planilhas do Word Execel, bem como entrega de relatórios semestrais. O estagio tem duração de dois anos no máximo em cada empresa e cabe ao bolsista responsável fiscalizar se os alunos estão em dia com a documentação e com o desempenho acadêmico..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Patrícia Luiza Gonçalves Trindade - Integrante / Fabiane Santos - Coordenador / Agnese Camposilvan - Integrante.
2011 - 2011
Projeto 0133/2011 - Estudo da Mitologia Kaingang e sua Influência na Cultura do sul do Brasil.
Descrição: Este projeto de pesquisa foi desenvolvido juntamente com o Professor e Doutor Oscar Luiz Brisolara, onde pesquisamos as influência dos indios Kaingangs no Sul do rasil..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Patrícia Luiza Gonçalves Trindade - Integrante / Chimene Rocha Nascimento - Integrante / Cléa Maria da Siva - Integrante / Oscar Brisolara - Coordenador.


Projetos de extensão


2014 - 2015
Reuniões de Estudo sobre a Análise do Discurso.

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Luciana Iost Vinhas em 16/10/2018.
Descrição: Atividade de extensão promovida pelo Instituto de Letras e Artes, da Universidade Federal do Rio Grande ? FURG no período de 01 de novembro de 2014 a 30 de outubro de 2015, completando 80 horas de atividades..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2014 - 2014
Projeto de Ensino III Expedição de Estudos- Rota das Missões.
Descrição: A expedição fez parte de projeto de ensino desenvolvido pela disciplina História da Educação Brasileira, sob a coordenação das professoras Ivone Regina Martins e Claudia Cousin, para promover um espaço de aprendizagem voltado ao conhecimento de aspectos históricos relacionados à obra jesuítica na região das Missões e aspectos geográficos do Rio Grande do Sul. A expedição de estudos ocorreu de 19 a 21 de novembro e possibilitou aprendizagens significativas para o processo de formação dos estudantes. ?O roteiro percorreu o escudo uruguaio-sul-riograndense, a depressão central e o planalto meridional. Além do relevo, foi possível observar e conhecer a hidrografia, o clima, a vegetação e a economia do Rio Grande do Sul? Também foi realizada a visitação a museus, prédios históricos, monumentos e sítios arqueológicos em Santo Ângelo e São Miguel das Missões, finalizando com o espetáculo de Som e Luz nas Ruínas de São Miguel Arcanjo..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Patrícia Luiza Gonçalves Trindade - Integrante / Ivone Regina Martins - Coordenador / Claudia Couin - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.
2.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Lingüística Aplicada.
3.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Letras.
4.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Teoria e Análise Lingüística.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística / Subárea: Língua Portuguesa.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Magistério.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Textos em jornais de notícias/revistas
1.
TRINDADE, P. L. G.. Empoderamento feminino. Jornal Agora, p. 2 - 2, 17 ago. 2016.

2.
TRINDADE, P. L. G.. Consciência Educacional. Agora o Jornal do Sul., p. 2 - 2.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, P. L. G.. TIPO UMA MENINA ESTEREÓTIPO E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO. In: 13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11, 2017, Florianopólis. Anais Elterônicos, 2017.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, P. L. G.; Jarbas Vieira . PROBLEMATIZANDO AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR: O QUE SE ESPERA DE MENINAS E MENINOS?. In: XX Encontro de Pós-Graduação - UFPel, 2017, Pelotas. Anais 2017 - Multidisciplinar, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
TRINDADE, P. L. G.. Gênero na escola: narrativas de docentes da Educação Básica no município de Rio Grande/RS. In: Interfaces Pedagógicas, 2018, Rio Grande/RS. Cadernos e Resumos - Interfaces Pedagógicas Licenciaturas em Diálogo - Cidade Educadora: escolas, invisibilidades, democracia, 2018.

2.
TRINDADE, P. L. G.. AS BENZEDEIRAS: DETENTORAS DE UM SABER ANCESTRAL E MARGINALIZADO.. In: IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo., 2016, RIO GRANDE. AS BENZEDEIRAS: DETENTORAS DE UM SABER ANCESTRAL E MARGINALIZADO, 2016. p. 47-47.

3.
TRINDADE, P. L. G.. Tipo uma menina: gênero e formas de subjetivação. In: V SEMINÁRIO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (V SENALLP)., 2015, RIO GRANDE. TEXTO, VARIAÇÃO E ENSINO, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
TRINDADE, P. L. G.. Gênero na escola: narrativas de docentes da Educação Básica no município de Rio Grande/RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
TRINDADE, P. L. G.. Narrativas de professores/as da Educação Básica no município de Rio Grande/RS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
TRINDADE, P. L. G.. TIPO UMA MENINA ESTEREÓTIPO E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
TRINDADE, P. L. G.. PROBLEMATIZANDO AS REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
TRINDADE, P. L. G.; BRAYER, J. B. . OFICINA: GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

6.
TRINDADE, P. L. G.; BRAYER, J. B. . AS BENZEDEIRAS: DETENTORAS DE UM SABER ANCESTRAL E MARGINALIZADO.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
TRINDADE, P. L. G.. Tipo menina: estereótipo feminino e formas de subjetivação.. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
TRINDADE, P. L. G.. Tipo uma menina: gênero e formas de subjetivação. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

9.
TRINDADE, P. L. G.; Joice Fagundes . Resultados Preliminares do trabalho de monitoria nas disciplinas de Morfossintaxe III e Morfossintaxe IV.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

10.
TRINDADE, P. L. G.. Acompanhamento e avaliação dos estágios obrigatórios e não obrigatórios dos cursos de Engenharia Mecânica da FURG - 2012. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Produção técnica
Redes sociais, websites e blogs
1.
TRINDADE, P. L. G.. Profe Paty!. 2016; Tema: Este blog foi criado, com o objetivo inicial de postar materiais e atividades referentes a disciplina de Mídias e Educação, disciplina do curso de pedagogia. Através desta ferramenta irei registrar um pouco do que leio, das minhas práticas de docência.. (Blog).


Demais tipos de produção técnica


Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Monografias de cursos de aperfeiçoamento/especialização
1.
BORGES, D. S.; SOUZA, N. C.; TRINDADE, P. L. G.. Participação em banca de Autoras: Sabrine Silva da Silva e Tatiana da Silva Sena.. Uso do Celular como recurso pedagógico construtivo no contexto da Educação Infantil.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

2.
BORGES, D. S.; TRINDADE, P. L. G.; SOUZA, N. C.. Participação em banca de Elisiane Sones Zambrano Pereira, Juliana da Silva Duarte. A UTILIZAÇÃO DAS MÍDIAS TELEVISÃO E VÍDEO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

3.
TRINDADE, P. L. G.; BORGES, D. S.; SOUZA, N. C.. Participação em banca de Sara Jane Gonçalves, Maria das Graças Kohn Rodrigues.. O USO DA FOTOGRAFIA NA ALFABETIZAÇÃO: DAS PAISAGENS AS ESCRITAS. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

4.
BORGES, D. S.; TRINDADE, P. L. G.; SOUZA, N. C.. Participação em banca de Franciane Furtado Morão Dias e Luísa Helena Costa dos Santos. UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO DE VÍDEO DOCUMENTÁRIO NA COMUNIDADE QUILOMBO RINCÃO DAS ALMAS EM SÃO LOURENÇO DO SUL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

5.
BORGES, D. S.; TRINDADE, P. L. G.; SOUZA, N. C.; COUTO, Z. F. S.. Participação em banca de Gisele de Caldas Souza e Jéferson Schneider Iéque. O USO DO CELULAR E DO FACEBOOK COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: UMA AVALIAÇÃO FEITA POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

6.
TRINDADE, P. L. G.; BORGES, D. S.; RECH, D.. Participação em banca de Ana Paula Amaral da Hora e Franciele Tamiris Colombo Volpini. O USO DO YOUTUBE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

7.
BORGES, D. S.; TRINDADE, P. L. G.; OLIVEIRA, M. V.. Participação em banca de Giovana Augusta Sarmiento de Oliveira Ediane Ribeiro Nepomo. O PROFESSOR E O USO DAS MÍDIAS EM SALA DE AULA: O USO DO BLOG PARA DISCUTIR O PRECONCEITO. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

8.
BORGES, D. S.; TRINDADE, P. L. G.; RECH, D.. Participação em banca de Bruna Foletto e Fabiane Limberger.. O uso da TV e Vídeo na Educação Infantil.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

9.
BORGES, D. S.; TRINDADE, P. L. G.; RECH, D.. Participação em banca de Leticia Melchior Silveira. A UTILIZAÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

10.
BORGES, D. S.; TRINDADE, P. L. G.; RECH, D.. Participação em banca de Patrícia da Rocha. EDUCAÇÃO NA ERA TECNOLÓGICA: UM NOVO OLHAR PARA A RELAÇÃO PROFESSOR/ALUNO EM SALA DE AULA.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

11.
BORGES, D. S.; TRINDADE, P. L. G.; WEBER, L.. Participação em banca de Patricia de Fatima Marotz Martini Joana Barbara Klusener B. DIVERSIDADES TECNOLÓGICAS: A RELAÇÃO DA TECNOLOGIA COM O PROCESSO DE ENSINO.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

12.
BORGES, D. S.; TRINDADE, P. L. G.; HECHEL, C.. Participação em banca de Rafael Friedrich e Vagner Guimarães Coelho.. Mídias na educação: novas propostas metodológicas para os cursos de Direito a partir da utilização de mídias como ferramentas de ensino.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

13.
TRINDADE, P. L. G.; BORGES, D. S.; WEBER, L.. Participação em banca de Aline Bairros Soares.. O USO DE PODCAST NO CONTEXTO ESCOLAR: PERCEPCÇÕES DOS DOCENTES. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

14.
BORGES, D. S.; TRINDADE, P. L. G.; WEBER, L.. Participação em banca de Liziani Maria Bortolás.. O USO DAS MÍDIAS NO COTIDIANO ESCOLAR DOS ANOS INICIAIS: O OLHAR DOS PROFESSORES EM DESTAQUE.. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.

15.
TRINDADE, P. L. G.; HECHEL, C.; GIBBON, A. O.. Participação em banca de Cíntia Pinheiro Sillveira. Rádio Recreio: a produção radiofônica nas aulas de Língua Portuguesa. 2016. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização Mídias na Educação FURG/UAB) - Universidade Federal do Rio Grande.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
BORGES, D. S.; SOUZA, N. C.; TRINDADE, P. L. G.; GOMES FILHO, P. S.. Professora avaliadora, na seleção de discentes do Curso de Especialização Mídias na Educação UAB/FURG. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

2.
TRINDADE, P. L. G.. A construção da significação à luz da teoria dos espaços mentais.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

3.
TRINDADE, P. L. G.. Repensando o papel do pesquisador em entrevistas narrativas.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

4.
TRINDADE, P. L. G.. A subjetivação no cárcere: Uma análise discursiva da fala de uma mãe presa.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

5.
TRINDADE, P. L. G.. A realização das consoantes líquidas laterais na comunidade de Arroio Grande uma análise sociofonética.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

6.
TRINDADE, P. L. G.. A representação da docência pelo acadêmico de Letras.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

7.
TRINDADE, P. L. G.. A influência da Língua materna na produção das oclusivas dentais do espanhol por brasileiros. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

8.
TRINDADE, P. L. G.. Ilha da Torotama os registros nos séculos XVIII e XIX.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

9.
TRINDADE, P. L. G.. As vozes dos formandos em Letras no processo de formação inicial.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

10.
TRINDADE, P. L. G.. Interferências morfológicas nos heterogenéricos no espanhol praticado por lusofalantes: Uma comparação entre estudantes brasileiros e portugueses.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

11.
TRINDADE, P. L. G.. Relações entre a estrutura sintática da língua materna e a estrutura sintática do inglês, à luz da teoria dos espaços mentais.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

12.
TRINDADE, P. L. G.. Regularidades no fenômeno da metátese em dados de aquisição da escrita.. 2016. Universidade Federal do Rio Grande.

13.
BORGES, D. S.; SOUZA, N. C.; TRINDADE, P. L. G.; GOMES FILHO, P. S.. Professora avaliadora, na seleção de discentes do Curso de Especialização Mídias na Educação UAB/FURG. 2014. Universidade Federal do Rio Grande.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
VII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade: resistências e ocupa(ações) nos espaços de educação, III Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e o III Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Género, Saúde e Sustentabilidade..Narrativas de professores/as da Educação Básica no município de Rio Grande/RS. 2018. (Seminário).

2.
13º Mundos de Mulheres & Fazendo Gênero 11. TIPO UMA MENINA ESTEREÓTIPO E FORMAS DE SUBJETIVAÇÃO. 2017. (Congresso).

3.
15ª Mostra de Produção Universitária - Diferentes Aprendizagens Múltiplos Saberes - MPU/FURG.Tipo uma Menina - Estereótipos e formas de subjetivação. 2016. (Encontro).

4.
15ª Mostra de Produção Universitária - MPU/FURG.Descomplicando o Currículo Lattes: da criação à manutenção.. 2016. (Oficina).

5.
7º COMED - Avanços e Desafios do Sistema Municipal de Ensino.. 2016. (Congresso).

6.
III Seminário Nacional de Neurociências Aplica à Educação: Habilidades Cognitivas e sócio emocionais.. 2016. (Seminário).

7.
I Simpósio Internacional História, Cultura e Relações de poder. História, Feminismo e Estudos de Gênero..Tipo menina: estereótipo feminino e formas de subjetivação.. 2016. (Seminário).

8.
IV Seminário Interfaces Pedagógicas: Licenciaturas em Diálogo..AS BENZEDEIRAS: DETENTORAS DE UM SABER ANCESTRAL E MARGINALIZADO.. 2016. (Seminário).

9.
XI Seminário Educação Infantil em Debate - Políticas e Pedagogia para a Educação da pequena infância..Relato de Experiência: Inserção no cotidiano da Educação Infantil. 2016. (Seminário).

10.
XX anos sem Caio F. Textos e Cenas. 2016. (Seminário).

11.
II Colóquio de Estudos Literários e I Jornada de Vozes Femininas e Escritas do EU". 2015. (Outra).

12.
SEMINÁRIO INTEGRADOR GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: TECENDO SABERES PARA A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE..METODOLOGIAS DE ENSINO DAS TEMÁTICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NAS SÉRIES INICIAIS.. 2014. (Seminário).

13.
2º CIELLI - Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários/ 5º CIELLI - Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários. 2012. (Outra).

14.
DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AS DROGAS. 2012. (Encontro).

15.
IX MOSTRA DE PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA.ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS E NÃO OBRIGATÓRIOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA DA FURG - 2012. 2012. (Seminário).

16.
X MOSTRA DE PRODUÇÃO UNIVERSITÁRIA - 10ªMPU. 2011. (Seminário).

17.
XIV ENCONTRO GAÚCHO DOS ESTUDANTES DE LETRAS - EGEL. 2010. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
TRINDADE, P. L. G.. ACOLHIDA 2017: LITERATURAS, LÍNGUAS E ARTES. 2017. (Outro).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/11/2018 às 10:40:07