Amália Rebouças de Paiva e Oliveira

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1119493351624959
  • Última atualização do currículo em 09/08/2018


Bolsista Capes de Doutorado em Educação Especial pelo programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Foi professora temporária (2017-2018) na Universidade Estadual de Londrina (UEL) junto ao centro de Educação Educação Física e Esportes. Mestre em Educação Especial (2016) PPGEES -UFSCAR. Licenciada em Educação Física pela UNESP câmpus de Presidente Prudente no ano de 2013. Foi bolsita CAPES de mestrado. Bolsista de iniciação científica e extensão durante a graduação. Membro do grupo de pesquisa em deficiência física e sensoriais- DEFSEN da Unesp- Câmpus Marília, do grupo de estudos e pesquisa em inclusão escolar, tecnologia assistiva e atividade motora adaptada - GEPITAMA - Unesp - Presidente Prudente, e do Laboratório de estudos em tecnologia assistiva, inclusão e adaptação -LETAIA - Unesp Pres.Prudente. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Amália Rebouças de Paiva e Oliveira
Nome em citações bibliográficas
OLIVEIRA, A. R. P.

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Universidade Estadual Paulista - Campus Presidente Prudente
Vila Santa Helena
19060900 - Presidente Prudente, SP - Brasil
Telefone: (018) 32295830


Formação acadêmica/titulação


2018
Doutorado em andamento em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Orientador: Adriana Garcia Gonçalves.
2014 - 2016
Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: EFEITOS DE UM ENSINO DE BADMINTON EM ADOLESCENTES COM SÍNDROME DE DOWN.,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Adriana Garcia Gonçalves.
Coorientador: Manoel Osmar Seabra Junior.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2013
Graduação em Licenciatura em educação física.
Universidade estadual paulista julio mesquita filho, UNESP, Brasil.
Título: CONSTRUIR/ ADAPTAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM DO BADMINTON ÀS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL.
Orientador: Manoel Osmar Seabra Junior.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.




Formação Complementar


2013 - 2013
Caminhos para a inclusao da pessoa com deficiencia. (Carga horária: 3h).
Faculdade de ciencias e tecnologias unesp, FCT UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Curso de educacao inclusiva com enfase em T.A.. (Carga horária: 10h).
Centro de pesquisa em atividade fisica e saude, CEPAF, Brasil.
2013 - 2013
Inclusao de estudantes com deficienca na EFE. (Carga horária: 6h).
Sesc são carlos, SESC - SAO CARLO, Brasil.
2013 - 2013
A inclusão da pessoa com deficiência visual. (Carga horária: 3h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2013 - 2013
Atividade Fisica Adaptada e criatividade em [...]. (Carga horária: 6h).
Sesc são carlos, SESC - SAO CARLO, Brasil.
2012 - 2012
Estrategias para a inclusao: teoria e pratica. (Carga horária: 4h).
Sesc são carlos, SESC - SAO CARLO, Brasil.
2011 - 2011
Seminario de tecnologias de reabilitacao e inclusa. (Carga horária: 6h).
Fundacao Selma, FS, Brasil.
2011 - 2011
Inclusão escolar de crianças com deficiência: impo. (Carga horária: 4h).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
2006 - 2009
English Course.
FISK IDIOMAS, FISK, Brasil.
2007 - 2007
Fisk international program.
Citrus College, CC, Estados Unidos.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes de Mestrado, Carga horária: 30
Outras informações
Bolsista Capes de mestrado na Universidade Federal de São Carlos - Programa de pós graduação em educação especial

Vínculo institucional

2014 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiario, Carga horária: 2
Outras informações
Estágio docência na Universidade Federal de São Carlos - Disciplina de Tecnologia Assistiva


Faculdade de ciencias e tecnologias unesp, FCT UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio em Educação Infantil

Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 10
Outras informações
Estágio no ensino fundamental

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de iniciação científica, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsita PIBITI de iniciação cinetífica


Universidade Estadual de Londrina, UEL, Brasil.
Vínculo institucional

2018 - Atual
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Bolsista Capes de doutorado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2017 - 2018
Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 20
Outras informações
Centro de Educação Física e Esporte



Projetos de pesquisa


2014 - 2016
PROGRAMA DE INICIAÇÃO AO BADMINTON APLICADO ÀS PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN.
Descrição: Pesquisa de mestrado em andamento que objetiva desenvolver., aplicar e avaliar um programa de iniciação ao badminton aplicado a adolescentes com síndrome de Down..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Amália Rebouças de Paiva e Oliveira - Coordenador / Manoel Osmar Seabra Junior - Integrante / Adriana Garcia Gonçalves - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: ADAPTA - Revista Profissional da SOBAMA


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física.
2.
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Educação Física / Subárea: Esporte Adaptado.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Especial.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2011
Premiação na Área Temática Educação, para o Trabalho Apresentado no 6o Congresso de Extensão Universitária da Unesp, UNESP - PROEX., PROEX.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
OLIVEIRA, A. R. P.2014OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Adaptações de estratégias e recursos como auxilio da prática do Badminton às crianças com deficiência intelectual. Revista Eletrônica Gestão & Saúde, v. 05, p. 2234, 2014.

2.
ZENGO, L. M.2012 ZENGO, L. M. ; MACEDO, V. P. ; COSTA, C. R ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Strategies and Resources Aplied to Ludic Activities for Autonomy and Independency Acquisition of Blind and Low Vision Children. The FIEP Bulletin, v. 82, p. 404-407, 2012.

3.
OLIVEIRA, A. R. P.2011OLIVEIRA, A. R. P.; Patrícia Amanda Serafim ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Construir/Adaptar Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos para o Ensino da Modalidade do Tênis Adaptado às Pessoas com Deficiências Intelectuais. Revista Ciência em Extensão, v. 7, p. 1-2, 2011.

Capítulos de livros publicados
1.
OLIVEIRA, A. R. P.. A Educação Física no século XXI: caminhando para a inclusão. In: Irene Elias Rodrigues. (Org.). Educação Inclusiva: um desafio para o século XXI. 1ed.Jundiaí: Paco Editorial, 2016, v. , p. 12-24.

2.
SEABRA JUNIOR, M. O. ; GARCIA, E. S. ; FELICIO, F. A. S. ; OLIVEIRA, A. R. P. . EXERGAMES COMO RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO DESENVOLVIMENTO DE ESTUDANTES COM PARALISIA CEREBRAL. In: Laurence Duarte Colvara; José Brás Barreto de Oliveira. (Org.). Núcleos de ensino da unesp 2015. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016, v. 6, p. 61-79.

3.
SEABRA JUNIOR, M. O. ; MOREIRA, J. C. C. ; ZENGO, L. C. ; FELICIO, F. A. S. ; OLIVEIRA, Y. R. R. ; SANTOS, N. A. ; GARCIA, E. S. ; COSTA, C. R ; ZENGO, L. M. ; OLIVEIRA, A. R. P. . TECNOLOGI A ASSISTIVA UTILIZADA PELO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA INCLUSÃO DE ESTUDANTES CEGOS E COM BAIXA VISÃO. In: Laurence Duarte Colvara, José Brás Barreto de Oliveira ?. (Org.). Os Processos de Interação na Escola e Educação Inclusiva. 1ed.São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, v. 4, p. 83-98.

4.
SEABRA JUNIOR, M. O. ; COSTA, C. R ; ZENGO, L. M. ; ZENGO, L. C. ; OLIVEIRA, A. R. P. ; FAUSTINO, P. F. . Tecnologia Assistiva e Autonomia em Aulas de Educação Física: Contribuições para a prática docente.. Educação Inclusiva. 7ed.São Paula: Cultura Acadêmica, 2014, v. 7, p. 127-144.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. R. P.; SEABRA JUNIOR, M. O. ; GONCALVES, A. G. . Prática do Badminton como ferramenta auxiliar para o desenvolvimento da capacidade de equilíbrio em crianças/adolescentes com deficiência intelectual. In: V Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2015, Pres.Prudente. Anais do V SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ADAPTAÇÕES. Presidente Prudente: Biblioteca FCT, 2015. p. 488-496.

2.
SANTOS, C. ; OLIVEIRA, A. R. P. . Oficina de ideias: desenvolvimento de baliza portátil para prática de goalball por pessoas com deficiência visual.. In: 8 Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015, Pres.Prudente. Anais do 8 Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015. p. 1-4.

3.
GARCIA, E. S. ; PEREIRA, G. S. ; OLIVEIRA, A. R. P. ; BRANCATTI, P. R. ; SEABRA JUNIOR, M. O. ; MOREIRA, J. C. C. . Bocha adaptada: um relato sobre a proposta de intervenção pedagógica para pessoas com deficiências físicas e múltiplas.. In: 8 Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015, Pres.Prudente. Anais do 8 Congresso de extensão universitária da UNESP, 2015.

4.
SANTOS, N. A. ; OLIVEIRA, Y. R. R. ; CRUZ, E. G. ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Tecnologia Assistiva e Exergames: proposta de uma atividade motora adaptada para um aluno com paralisia cerebral.. In: 8 Congresso Universitário da UNESP, 2015, Pres.Prudente. Anais do 8 Congresso Universitário da UNESP, 2015.

5.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . A prática esportiva democrática no interior da escola: um caminho para a inclusão.. In: Becoming Visible, 2015, São Carlos. Becoming visible workshop proceedings, 2015. p. 65-74.

6.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. . Progama de Treinamento de Badminton Adaptado Aplicado às pessoas com síndrome de Down. In: 12 Jornada de Educação Especial, 2014, Marília. Anais da 12 jornada de educação especial, 2014.

7.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. . Formação e Informação acerca da prevenção da deficiência para jovens do ensino médio: um relato de experiência.. In: 12 Jornada de Educação Especial, 2014, Marília. Anais da 12 jornada de educação especial, 2014.

8.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. . Produção acerca da prática da educação física para pessoas com síndrome de Down. In: 12 Jornada de Educação Especial, 2014, Marília. Anais da 12 jornada de educação especial, 2014.

9.
OLIVEIRA, A. R. P.; MORAES, L. G. C. ; OLIVEIRA, Y. R. R. ; SEABRA JUNIOR, M. O. ; MOREIRA, J. C. C. . Avaliação do desenvolvimento motor com ênfase no equilíbrio de alunos com deficiência intelectual praticantes de badminton.. In: Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 2014, Presidente Prudente. Anais do IX Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada, 2014. p. 7-11.

10.
ZENGO, L. C. ; OLIVEIRA, A. R. P. ; ZENGO, L. M. ; SEABRA JUNIOR, M. O. ; FAUSTINO, P. F. . Estratégias de ensino e recursos pedagógicos utilizados no ensino da modalidade do badminton à pessoa com deficiênncia intelectual. In: II Congresso Nacional de Formação de Professores, 2014, Aguas de Lindoia SP. Anais do II Congresso Nacional de Formação de Professores. São Paulo: Pro reitoria de graduação, 2014.

11.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Adaptações de Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos como Ferramenta para Auxiliar a Prática do Badminton às Crianças com Deficiência Intelectual. In: II Simposio Internacional de Educação a Distância IV Simposio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2013, Presidente Prudente. Anais do II Simpósio Internacional de Educação à Distância e IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações, 2013. v. 1. p. 5-15.

12.
FAUSTINO, P. F. ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R): estratégias para aplicação em crianças com transtorno do espectro autismo. In: II SIMPOSIO INTERNACIONAL DE EDUCACAO A DISTANCIA IV SIMPOSIO DE EDUCACAO INCUSIVA E ADAPTAÇOE, 2013, Presidente Prudente. Anais do II Simpósio Internacional de Educação à Distância e IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações. Presidente Prudente, 2013. v. 1. p. 68-77.

13.
ZENGO, L. M. ; MACEDO, V. P. ; COSTA, C. R ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Strategies and resources applied to ludic activities for autonomy and independency acquision of blind and low vision children. In: Confresso internacional de Educação Física, 2012, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2012. v. 82. p. 404-407.

14.
ZENGO, L. M. ; MACEDO, V. P. ; COSTA, C. R ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Strategies and resources apllied to ludic activies for autonomy and idependency of blind and low vison children.. In: 27 Congresso internacional de Educação Física, 2012, Foz do Iguaçu. FIEP BULLETIN, 2012. v. 82. p. 404-408.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Análise das Atenuantes Impostas pela Prática das Modalidades Esportivas do Tênis de Campo Versus Badminton como Possibilidades para a Prática de Pessoas com Deficiência Intelectual. In: Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, 2013, Rio Claro. VIII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana, 2013. v. 19. p. S258-S258.

2.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Proposta de um programa de tênis de campo adaptado às pessoas com deficiência intelectual: construção compartilhada.. In: Congresso brasileiro de atividade motora adaptada, 2012, Ilheus- BA. Anais do VIII CBAMA. Ilheus - BA, 2012. v. 13. p. 71-71.

3.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . A influência do esporte como fator estimulador da inclusão na vida de pessoas com deficiência intelectual.. In: Encontro de ensino, pesquisa e extensão ENEPE, 2012, Presidente Prudente. Anais do encontro de ensino, pesquisa e extensão - ENEP, 2012. p. 522-522.

4.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Proposta de um programa de ensino de tênis de campo adaptado às pessoas com deficiência intelectual: construção compartilhada.. In: VIII CBAMA, 2012, Ilhéus BA. Revista Sobama, 2012. v. 13. p. 71-71.

5.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . A influência do esporte como fator estimulador da inclusão na vida de pessoas com deficiência intelectual. In: Encontro de ensino pesquisa e extênsão, 2012, Presidente Prudente. Anais do encontro de ensino pesquisa e extensão -ENEPE, 2012. p. 522-522.

6.
OLIVEIRA, A. R. P.; Patrícia Amanda Serafim ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Construir/Adaptar Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos para o Ensino da Modalidade do Tênis Adaptado às Pessoas com Deficiências Intelectuais. In: 6o Congresso de Extensão Universitária da Unesp, 2011, Aguas de Lindoia. Horizontes de Extensão Universitária: Possibilidades, Caminhos e Realizações., 2011. v. 1. p. 0414-0414-0414.

7.
Patrícia Amanda Serafim ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Identificação de Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos para Intervenção Psicomotora com Crianças que Apresentam Transtornos de Deficit de Atenção com e Sem Hiperatividade. In: 6o Congresso de Extensão Universitária da Unesp, 2011, Aguas de Lindoia. orizontes de Extensão Universitária: Possibilidades, Caminhos e Realizações, 2011. v. 1. p. 0505-0505.

8.
Patrícia Amanda Serafim ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Identificação de estratégias de ensino e recursos pedagógicos para a intervenção psicomotora com crianças que apresentam transtorno de déficit de atenção com e sem hiperatividade.. In: 6 Congresso de Extensão Universitária, 2011, Aguas de Lindoia. Anais eletrônico do 6 congresso de extensão universitária, 2011. p. 0505-0505.

9.
OLIVEIRA, A. R. P.; Patrícia Amanda Serafim ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Construir/adaptar estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino da modalidade do tênis adaptado às pessoas com deficiências intelectuais.. In: 6 Congresso de Exntensão Universitária, 2011, Aguas de Lindoia. Anais do 6 congresso de extensão universitária, 2011. p. 0414-0414.

Apresentações de Trabalho
1.
COELHO, I. T. ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Adaptações de recursos e estratégias para promover a autonomia de uma estudante com deficiência múltipla no jogo de memória. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
OLIVEIRA, A. R. P.; SEABRA JUNIOR, M. O. ; GONCALVES, A. G. . Prática do Badminton como ferramenta auxiliar para o desenvolvimento da capacidade de equilíbrio em crianças/adolescentes com deficiência intelectual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
OLIVEIRA, A. R. P.; SEABRA JUNIOR, M. O. ; GONCALVES, A. G. . Democratic sports practice in school: a path to inclusion.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Prática do Badminton como ferramenta auxiliar para o desenvolvimento da capacidade de equilíbrio em crianças/adolescentes com deficiência intelectual. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

5.
OLIVEIRA, A. R. P.. Deficiência : causas e prevenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. . Formação e informação acerca de prevenção da deficiência para jovens do ensino médio: um relato de experiência.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. . Programa de treinamento de Badminton adaptado aplicado às pessoas com síndrome de Down. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. . Produção científica acerca da prática da educação física para pessoas com síndrome de Down. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Estratégias de ensino aplicadas ao ensino do Badminton às pessoas com deficiência intelectual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

10.
ZENGO, L. C. ; ZENGO, L. M. ; SEABRA JUNIOR, M. O. ; FAUSTINO, P. F. ; OLIVEIRA, A. R. P. . Estratégias de ensino e recursos pedagógicos na modalidade do badminton à pessoa com deficiência intelectual.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
OLIVEIRA, A. R. P.; MORAES, L. G. C. ; OLIVEIRA, Y. R. R. ; SEABRA JUNIOR, M. O. ; MOREIRA, J. C. C. . AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR, COM ÊNFASE NO EQUILÍBRIO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PRATICANTES DO BADMINTON. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
OLIVEIRA, A. R. P.. Caracterização do aluno com deficiência física e utilização da tecnologia assistiva como suporte?. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
OLIVEIRA, A. R. P.. Deficiências: causas e prevenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

14.
OLIVEIRA, A. R. P.. Deficiência Intelectual: aspectos históricos e conceituais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

15.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Análise das atenuantes impostas pela prática das modalidades esportivas do tênis de campo versus badminton como possibilidades para a prática de pessoas com deficiência intelectual'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Adaptações de estratégias de ensino e recursos pedagógicos como ferramenta para auxiliar á prática do badminton às crianças com deficiência intelectual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
FAUSTINO, P. F. ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Perfil psicoeducacional revisado (pep-r): estratégias para aplicação em crianças com transtorno do espectro autismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
OLIVEIRA, A. R. P.. Estratégias de ensino e recursos pedagógicos em aulas de Educação Física para crianças com deficiência intelectual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

19.
OLIVEIRA, A. R. P.. Deficiência Intelectual: aspectos históricos e conceituais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

20.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Analise das atenuantes impostas pela pratica das modalidades esportivas do tenis de campo versus badminton como possibilidades para a pratica de pessoas com deficiencia intelectual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

21.
ZENGO, L. M. ; MACEDO, V. P. ; COSTA, C. R ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Strategies and Resources Aplied to Ludic Activities for Autonomy and Independency Acquisition of Blind and Low Vision Children. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Intervenções Pedagógicas em aulas do tênis adaptado a pessoas com deficiências intelectuais. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . ?Construir/adaptar estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino da modalidade do tênis adaptado ás pessoas com deficiências intelectuais.?. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

24.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Construir estratégias de ensino adaptadas para o ensino da modalidade do tênis ás pessoas com déficit intelectual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . A influência do esporte como fator estimulador da inclusão na vida de pessoas com deficiência intelectual.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

26.
ZENGO, L. M. ; MACEDO, V. P. ; COSTA, C. R ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Estratégias e recursos aplicados em atividades lúdicas para a aquisição de autonomia e independência de crianças cegas e com baixa visão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

27.
OLIVEIRA, A. R. P.; Patrícia Amanda Serafim ; SEABRA JUNIOR, M. O. . CONSTRUIR/ADAPTAR ESTRATÉGIAS DE ENSINO E RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA APRENDIZAGEM DA MODALIDADE DO TENIS ADAPTADO ÁS PESSOAS COM DEFICIENCIAS INTELECTUAIS.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
Patrícia Amanda Serafim ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Transtorno de Deficit de atenção e hiperatividade : implicações pedagógicas para a elaboração de um programa de atividades motoras.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Demais tipos de produção técnica
1.
OLIVEIRA, A. R. P.. Vivência da Bocha Adaptada. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
OLIVEIRA, A. R. P.. Estratégias e Recursos aplicados ao ensino do Tênis de Campo e Badminton como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
SEABRA JUNIOR, M. O. ; OLIVEIRA, A. R. P. . ADAPTA - Revista Profissional da SOBAMA. 2015. (Editoração/Periódico).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
OLIVEIRA, A. R. P.; NASCIMENTO, V. S.. Participação em banca de Felippe Rocha da Silva Cardoso.Relações entre a natação e a educação física escolar: um estudo de revisão sistemática da literatura. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

2.
OLIVEIRA, A. R. P.; SANTOS, L. S.. Participação em banca de Elmo Ferreia dos Santos Junior.Educação física escolar e saúde: uma análise histórico - crítica. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade do Oeste Paulista.

3.
OLIVEIRA, A. R. P.; COSTA, C. R; SEABRA JUNIOR, M. O.. Participação em banca de Amanda Cristina Chinchio.Propostas de atividades pré - desportivas como elemento facilitador no treinamento da bocha adaptada.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

4.
OLIVEIRA, A. R. P.; MOREIRA, J. C. C.; BUONANI, C.. Participação em banca de Yago Romão Rocha de Oliveira.EXERGAMES NO ENSINO MÉDIO: um estudo sobre a percepção de capacidades, habilidades e competências.. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
IV Seminário do grupo de pesquisa deficiências físicas e sensoriais.Adaptações de recursos e estratégias para promover a autonomia de uma estudante com deficiência múltipla no jogo de memória. 2017. (Seminário).

2.
Becoming Visible.A prática esportiva democrática no interior da escola: um caminho para a inclusão.. 2015. (Outra).

3.
Simposio SESC de atividades físicas adaptadas.Exergames como experiencia para a interação de estudantes institucionalizados: um relato de experiencia. 2015. (Simpósio).

4.
V Congresso de educação inclusiva e adaptações. Prática do Badminton como ferramenta auxiliar para o desenvolvimento da capacidade de equilíbrio em crianças/adolescentes com deficiência intelectual. 2015. (Congresso).

5.
12 Jornada de Educação Especial.Programa de treinamento de badminton adaptado aplicado às pessoas com síndrome de Down. 2014. (Outra).

6.
12 Jornada de Educação Especial.Formação e informação acerca da prevenção da deficiência para jovens do ensino médio: um relato de experiência.. 2014. (Outra).

7.
12 Jornada de Educação Especial.Produção Científica acerca da prática da educação física para pessoas com síndrome de Down. 2014. (Outra).

8.
II Congresso Nacional de Formação de Professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. "Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos Utilizados no Ensino da Modalidade do Badminton à pessoa com Deficiência Intelectual. 2014. (Congresso).

9.
II Seminámio do Grupo de Pesquisa Deficiências Físicas e Sensoriais : ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR NA INTERFACE SAÚDE E EDUCAÇÃO. 2014. (Seminário).

10.
IX Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada. AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR, COM ÊNFASE NO EQUILÍBRIO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PRATICANTES DO BADMINTON. 2014. (Congresso).

11.
Seminário de esportes inclusivos, participativos e de lazer. 2014. (Seminário).

12.
Simpósio Sesc de Atividades Físicas Adaptadas.Estratégias de ensino aplicadas ao ensino do Badminton às pessoas com Deficiência Intelectual. 2014. (Simpósio).

13.
IV Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações.Adaptações de estratégias de ensino e recursos pedagógicos como ferramenta para auxiliar a prática do badminton às crianças com deficiência intelectual. 2013. (Simpósio).

14.
IV Simpósio Internacional de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) e II Simposio Internacional de Educação a Distância.Adaptações de estratégias e recursos pedagógicos como ferramenta para auxiliar a prática do badminton as crianças com deficiência intelectual. 2013. (Simpósio).

15.
Simposio Sesc de atividades Físicas Adaptadas 2013. 2013. (Simpósio).

16.
VII Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XIV Simpósio Paulista de Educação Física. Análise das atenuantes impostas pela prática das modalidades do tênis de campo versus badminton como possiblidades para a prática de pessoas com deficiência intelectual.. 2013. (Congresso).

17.
11 Jornada de Educação Especial. 2012. (Outra).

18.
27º Congresso Internacional de Educação Física. Strategies and Resources Aplied to Ludic Activities for Autonomy and Independency Acquisition of Blind and Low Vision Children. 2012. (Congresso).

19.
Encontro de Ensino, pesquisa e extensão da Unoeste.A influência do esporte como fator estimulador da inclusão na vida de pessoas com deficiência Intelectual. 2012. (Encontro).

20.
Simpósio SESC de Atividades Físicas Adaptadas 2012.?Construir/adaptar estratégias de ensino e recursos pedagógicos para o ensino da modalidade do tênis adaptado ás pessoas com deficiências intelectuais.?. 2012. (Simpósio).

21.
VIII Congresso Brasileiro de atividade motora adaptada. Intervenções Pedagógicas em aulas de tênis adaptado a pessoas com deficiências intelectuais. 2012. (Congresso).

22.
VIII Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada. Intervenções Pedagógicas em aulas do tênis adaptado a pessoas com deficiências intelectuais.. 2012. (Congresso).

23.
XI Feira internacional de tecnologias em reabilitação, inclusão e acessibilidade.. 2012. (Feira).

24.
6º Congresso de Extensão Universitária da UNESP. Construir/Adaptar Estratégias de Ensino e Recursos Pedagógicos para o Ensino da Modalidade do Tênis Adaptado às Pessoas com Deficiências Intelectuais. 2011. (Congresso).

25.
O III Simpósio de Educação Inclusiva e Adaptações (SEIA) e o I Simpósio Internacional de Educação a Distância (SIEaD).Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade: Implicações Pedagógicas Para Elaboração de um Programa de Atividades Motoras. 2011. (Simpósio).

26.
REATECH - X FEIRA INTERNACIONAL DE TECNOLOGIAS EM REABILITAÇÃO , INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE. 2011. (Outra).

27.
X Seminário de tecnologias de reabilitação e inclusão.. 2011. (Seminário).

28.
II CIDEFEL - Congresso Internacional de Educação Física, Esporte e Lazer. 2010. (Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OLIVEIRA, A. R. P.. IX CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADE MOTORA ADAPTADA. 2014. (Congresso).

2.
OLIVEIRA, A. R. P.. XI CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. 2014. (Congresso).

3.
OLIVEIRA, A. R. P.. III Simpósio de Educação e Adaptações / I Simpósio Internacional de Educação á Distancia.. 2011. (Congresso).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Isabela Teixeira Coelho. ADAPTAÇÃO DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS PARA PROMOVER A AUTONOMIA DE UMA ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA NO JOGO DE MEMÓRIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Orientador: Amália Rebouças de Paiva e Oliveira.



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
Patrícia Amanda Serafim ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Transtorno de Deficit de atenção e hiperatividade : implicações pedagógicas para a elaboração de um programa de atividades motoras.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Construir estratégias de ensino adaptadas para o ensino da modalidade do tênis ás pessoas com déficit intelectual. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . A influência do esporte como fator estimulador da inclusão na vida de pessoas com deficiência intelectual.. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ZENGO, L. M. ; MACEDO, V. P. ; COSTA, C. R ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Estratégias e recursos aplicados em atividades lúdicas para a aquisição de autonomia e independência de crianças cegas e com baixa visão. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

5.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Análise das atenuantes impostas pela prática das modalidades esportivas do tênis de campo versus badminton como possibilidades para a prática de pessoas com deficiência intelectual'. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Adaptações de estratégias de ensino e recursos pedagógicos como ferramenta para auxiliar á prática do badminton às crianças com deficiência intelectual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FAUSTINO, P. F. ; OLIVEIRA, A. R. P. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Perfil psicoeducacional revisado (pep-r): estratégias para aplicação em crianças com transtorno do espectro autismo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
OLIVEIRA, A. R. P.. Estratégias de ensino e recursos pedagógicos em aulas de Educação Física para crianças com deficiência intelectual. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
OLIVEIRA, A. R. P.. Deficiência Intelectual: aspectos históricos e conceituais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. . Formação e informação acerca de prevenção da deficiência para jovens do ensino médio: um relato de experiência.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. . Programa de treinamento de Badminton adaptado aplicado às pessoas com síndrome de Down. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
OLIVEIRA, A. R. P.; GONCALVES, A. G. . Produção científica acerca da prática da educação física para pessoas com síndrome de Down. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
OLIVEIRA, A. R. P.; FAUSTINO, P. F. ; SEABRA JUNIOR, M. O. . Estratégias de ensino aplicadas ao ensino do Badminton às pessoas com deficiência intelectual. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

14.
ZENGO, L. C. ; ZENGO, L. M. ; SEABRA JUNIOR, M. O. ; FAUSTINO, P. F. ; OLIVEIRA, A. R. P. . Estratégias de ensino e recursos pedagógicos na modalidade do badminton à pessoa com deficiência intelectual.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
OLIVEIRA, A. R. P.. Deficiências: causas e prevenção. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
OLIVEIRA, A. R. P.; SEABRA JUNIOR, M. O. ; GONCALVES, A. G. . Democratic sports practice in school: a path to inclusion.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Cursos de curta duração ministrados
1.
OLIVEIRA, A. R. P.. Estratégias e Recursos aplicados ao ensino do Tênis de Campo e Badminton como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 6:32:08