Diogo França Machado

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0423342782566600
  • Última atualização do currículo em 12/01/2017


Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Planalto Catarinense (2015). Atualmente é pesquisador bolsista fapesc da Universidade do Planalto Catarinense e pesquisador bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social Comunitária, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia, heteronormatividade, transgênero, identidade de gênero, transgressão e diversidade. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Diogo França Machado
Nome em citações bibliográficas
MACHADO, D. F.


Formação acadêmica/titulação


2010 - 2015
Graduação em Psicologia.
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Título: Analisando A Constituição Do Sujeito Sob Os Significados Implícitos Nas Letras Das Músicas Do Gênero Sertanejo Universitário.
Orientador: Marilu Diez Lisboa.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
2006 - 2008
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Enfermagem.
CEDUP - " Renato Ramos da Silva", CEDUP, Brasil.
2005 - 2008
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Análise de processos.
CEDUP - " Renato Ramos da Silva", CEDUP, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Crescendo e Empreendendo - Educação Empreendedora - Para Professores. (Carga horária: 23h).
Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas Santa Catarina, SEBRAE, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (VER-SUS Brasil. (Carga horária: 180h).
Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2013 - 2013
Gênero, Educação e Diversidade. (Carga horária: 16h).
Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
2007 - 2007
Seminário Cuidado: Essência da Enfermagem. (Carga horária: 24h).
Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina, COREM, Brasil.
2004 - 2004
A empresa e Escritório. (Carga horária: 60h).
Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, Brasil.


Atuação Profissional



Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista, Carga horária: 20
Outras informações
Pesquisador bolsista pelo grupo de pesquisa GECAL - Gênero Educação e Cidadania na América Latina


Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade do Planalto Catarinense, UNIPLAC, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador Bolsista FAPESC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista Pesquisador FAPESC, grupo de pesquisa GECAL - Gênero Educação e Cidadania na América Latina

Vínculo institucional

2011 - 2013
Vínculo: Acadêmico, Enquadramento Funcional: Iniciação Cientifica, Carga horária: 4, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Foram realizadas duas pesquisas de iniciação cientifica financiadas pelo artigo 171 na Universidade do Planalto Catarinense. Intituladas "O processo de transformação de sujeitos transgêneros: transgreção da norma/sexo/gênero/desejo" e "Sistema Heteronormativo e sua relação com a vivência homoafetiva: vizibilizando percepções do campo Psi"


Fundação José Boiteux, FUNJAB, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoio Técnico e Pesquisador, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.


Secretária Municipal de Assistência Social, SMAS - LAGES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Orientador Social, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Atuei no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que materializa ações da proteção social básica da Política de Assistência Social



Projetos de pesquisa


2014 - Atual
Avaliação do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero no Brasil
Descrição: Os objetivos do projeto são: a) Analisar as redações e artigos pré-selecionados em todas as edições do Prêmio buscando identificar temas recorrentes, em cada ano e ao longo de todo o concurso, e a presença de especificidades decorrentes do contexto local/regional, assim como, identificar os conceitos predominantes de gênero, raça/etnia, orientação sexual e articulação de gênero com outras categorias relevantes, tais como raça, classe etc.; b) Identificar perfil das/os estudantes de ensino médio em termos de gênero, cor, idade, orientação sexual, tipo de escola por dependência administrativa (municipal, estadual, federal ou privada), localização geográfica e outros critérios; c)Mapear a trajetória dos/as alunos/as premiados por Estado (estudantes de ensino médio, graduação e mestrado) por meio de consulta à currículo lattes e por meio de pesquisa eletrônica em redes sociais, contatos por e-mail e telefônicos e, se possível presencial, para averiguar o que fazem estas/es estudantes atualmente e se houve aprofundamento e continuidade de pesquisas sobre o tema; d)Investigar a inserção do projeto no Projeto Politico Pedagógico da escola e a abrangência do mesmo em termos de percentual de alunos/as e professores/as envolvidos, tempo de implementação do projeto e metodologia empregada na construção do projeto, assim como outros fatores que possam ter influenciado a participação no concurso como cursos de extensão, aperfeiçoamento e especialização em gênero (como o GDE Gênero e Diversidade na Escola) e/ou ativismo político em movimentos sociais; e)Identificar o perfil da escola em termos de dependência administrativa nas esferas pública e privada e localização geográfica no município e no Estado. f) Realizar uma pesquisa qualitativa in loco com uma amostra de 2 ou 3 escolas por região das escolas premiadas na categoria Escola Promotora da Igualdade , observando especialmente, se elas continuam implementando o projeto pedagógico no campo dos estudos de gênero e entrevistando professoras/es que tenham especial destaque no desenvolvimento de atividades pela Igualdade de Gênero e, se for o caso, o acompanhamento de alunos/as vencedoras. g) Entrevistar presencialmente, durante a visita in loco, representantes na esfera municipal e estadual dos Organismos de Políticas para as Mulheres nos Municípios em que estão situadas as escolas premiados na categoria Promotoras da Igualdade de Gênero para conhecer as políticas locais que podem (ou não) influenciar o bom desempenho de algumas escolas no concurso. h) Realizar um levantamento quantitativo dos ganhadores de prêmios em todas as categorias, construindo diferentes gráficos por região, estado, nível de premiação, gênero dos vencedores, etc. em vista de uma análise mais sociológica dos dados já disponíveis no site da SPM. A análise das diferenças regionais será feita por consultoras/es do projeto, pesquisadores/as vivendo nas cinco regiões do Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (23) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (7) .
Integrantes: Diogo França Machado - Integrante / Miriam Pillar Grossi - Coordenador / Mareli Eliane Graupe - Integrante / Tânia Welter - Integrante.Financiador(es): Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres - Auxílio financeiro.
2011 - 2012
SISTEMA HETERONORMATIVO E SUA RELAÇÃO COM A VIVENCIA HOMOAFETIVA VIZIBILIZANDO PERCEPÇÕES DO CAMPO PSI
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Psicologia no CRAS e CREAS: Tecendo novas histórias de vida
Descrição: Projeto visou inserir acadêmicos do curso de Psicologia nos serviços da Assistência Social, foram realizadas oficinas reflexivas sobre gênero e ciclos repetitivos dos padrões familiares de violência em torno da familia nos diversos grupos que compõem o CRAS e CREAS. Projeto foi realizado com um grupo de adolescentes que cumpriram medidas socioedicativas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Diogo França Machado - Coordenador / Bruna Meurer - Integrante / Inea Giovana da Silva Arioli - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Centro Acadêmico de Psicologia.


Idiomas


Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Apresentações de Trabalho
1.
MACHADO, D. F.; MEURER, B. . Transgressão Heteronormativa: Relatos de Sujeitos Transgêneros. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
MACHADO, D. F.; Pereira, L ; Silveira, C ; Andrade, F ; CARDOSO, C. B. ; MEURER, B. ; ARIOLI, I. G. S. . Projeto de extensão Psicologia no CRAS e no CREAS: tecendo nova histórias de vida. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MACHADO, D. F.; LOCKS, G. A. . Gênero e Sexualidade na Estrutura Curricular de um curso de Psicologia na Serra Catarinese. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MACHADO, D. F.; MEURER, B. . O process de transformação de sujeitos transgêneros: transgressão da norma sexo/gênero/desejo. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

5.
MACHADO, D. F.; MEURER, B. . O processo de transformação de sujeitos transgêneros: transgressão da norma sexo/gênero/desejo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

6.
MACHADO, D. F.; MEURER, B. ; Yared Y. F. . O sujeito homoerótico sobre o prisma da heteronormatividade. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

7.
MACHADO, D. F.; MEURER, B. . Sistema Heteronormativo e sua relação com a vivência homoafetiva: Visibilizando percepções do campo Psi. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
MACHADO, D. F.; LINS, C. L. . Precisamos Falar sobre LGBT. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

2.
MACHADO, D. F.. Gênero, Diversidade e Pessoas LGBT. 2015.


Demais tipos de produção técnica
1.
MACHADO, D. F.; MEURER, B. ; LISBOA, M. D. ; COSSIO, A. P. . ANALISANDO A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO SOB OS SIGNIFICADOS IMPLÍCITOS NAS LETRAS DAS MÚSICAS DO GÊNERO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO. 2013. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
XIII Encontro de Psicologia da Uniplac: Políticas Públicas, Participação Social e Psicologia. 2104. (Encontro).

2.
25 anos do NIGS. 2016. (Outra).

3.
Jornada Gênero, Antropologia e Educação. 2016. (Outra).

4.
Roda de Conversa - CRAS IV.Gênero e Sexualidade. 2016. (Oficina).

5.
10° Edição do MENTAL TCHÊ. 2014. (Encontro).

6.
4° Colóquio Internacional de Educação: Educação, Diversidade e Ação Pedagógica e 1° Seminário de Estratégias e Ações Multidisciplinares.Gênero e Sexualidade na Estrutura Curricular de um curso de Psicologia na Serra Catarinese. 2014. (Seminário).

7.
QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO-LUCIA AULETE BURIGO DE SOUSA. 2014. (Outra).

8.
Visita Técnica ao Hospital São José de Bocaina do Sul.Visita Técnica ao Hospital São José de Bocaina do Sul. 2014. (Outra).

9.
V seminário de estágios do curso de Psicologia.Apresentação dos estágios sub ênfase em Organizações de Saúde. 2014. (Seminário).

10.
Crack, álcool e outras drogas: mito e realidade na base das políticas públicas. 2013. (Outra).

11.
Gênero, Educação e Diversidade.Gênero, Educação e Diversidade. 2013. (Oficina).

12.
IV Seminário de Estágios do curso de Psicologia.Apresentação dos estágios sub ênfase em Educação. 2013. (Seminário).

13.
IV Seminário de Estágios do curso de Psicologia. 2013. (Seminário).

14.
FOCOFORPESQ Gênero: objeto de pesquisa e de novas relações sociais. 2012. (Outra).

15.
III seminário de estágios do curso de Psicologia. 2012. (Seminário).

16.
Test Drive - Feira das profissões 2012. Test Drive - Feira das profissões 2012. 2012. (Feira).

17.
Alzheimer no cinema. 2011. (Outra).

18.
A tanatologia e suas interface com a área da saúde. 2011. (Outra).

19.
Click Pinhão 2011.Click Pinhão 2011. 2011. (Outra).

20.
II Conferência municipal de integração dos direitos às políticas públicas. 2011. (Outra).

21.
I Conferência Municipal de Saúde Mental Lages e São Joaquim. 2010. (Outra).

22.
II Encontro dos Serviços de Psicologia das Institucionais de Ensino Superior de Santa Catarina. 2010. (Outra).

23.
Saúde Mental direitos e compromissos de todos: consolidar avanços e enfrentar desafios. 2010. (Outra).

24.
Seminário de Estágios em Psicologia. 2010. (Seminário).

25.
Seminário Regional de Psicologia e Políticas Públicas: avanços e desafios. 2010. (Seminário).

26.
XIX EREP sul 2010.XIX EREP sul 2010. 2010. (Encontro).

27.
1 CSR - Comando de Saúde nas Rodovias.Orientações técnicas em saúde. 2009. (Outra).

28.
VII Congresso Regional da Psicologia Avaliação Psicológica. 2009. (Outra).

29.
69 Semana Brasileira de Enfermagem e 9 Semana Acadêmica de Enfermagem da Uniplac. 2008. (Encontro).

30.
Assistência de Enfermagem ao Paciente Oncológico. 2008. (Oficina).

31.
SESC Saúde ao seu alcance. 2007. (Feira).

32.
Semana da Química. 2006. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Arioli .I ; MACHADO, D. F. . XII Encontro de Psicologia da Uniplac: 50 anos construindo diálogos em Psicologia. 2012. (Outro).

2.
MACHADO, D. F.. XI Encontro de Psicologia da UNIPLAC PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: UM COMPROMISSO COM A DIVERSIDADE. 2011. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
MACHADO, D. F.. XI Encontro de Psicologia da UNIPLAC PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: UM COMPROMISSO COM A DIVERSIDADE. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 18/12/2018 às 11:50:36