Daniel Góis Rabêlo Marques

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9571839733024528
  • Última atualização do currículo em 23/10/2018


Professor assistente do Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Reconcavo da Bahia (CECULT/UFRB), Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Póscom/UFBA), Pesquisador no Lab404/UFBA e Caminhos da Criação/UFRB, Coordenador do LAG - Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Games (CECULT/UFRB). Atuou também enquanto Professor dos cursos de Comunicação e Design da UNIFACS/LAUREATE e como Professor substituto do curso de Design da UNEB. Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (PósCultura/UFBA), Especialista em Design Estratégico (UNIFACS/LAUREATE) e Bacharel em Design (UNIFACS/LAUREATE). Atuou como pesquisador dos grupos de pesquisa ComDis - Grupo de Pesquisa em Comunicação e Discursos (UNIFACS/LAUREATE), Ecoarte - Arte, ciência e tecnologia (UFBA), e Comunidades Virtuais (UNEB). Coordenou o Lab Name - Laboratório de Narrativas e Mídias Emergentes (UNIFACS/LAUREATE). Tem experiência profissional na área de Design e Comunicação Digital. Pesquisador do campo de Game Studies. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Daniel Góis Rabêlo Marques
Nome em citações bibliográficas
MARQUES, D. G. R.;MARQUES, DANIEL

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas.
Rua do Imperador, 09
Cais de Araujo Pinho
44200000 - Santo Amaro, BA - Brasil
Telefone: (75) 32416649
URL da Homepage: https://ufrb.edu.br/cecult/


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Comunicação e Cultura Contemporânea.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: ?MADE FOR ANY ROOM": SOBRE AS PRÁTICAS COTIDIANAS DE PRIVACIDADE E MEDIAÇÃO DE INFORMAÇÕES PESSOAIS ATRAVÉS DE SMART SPEAKERS,
Orientador: André Luiz Martins Lemos.
Palavras-chave: Privacidade; Internet das coisas; Algoritmo; Materialidade.
2013 - 2015
Mestrado em Cultura e Sociedade.
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Título: Ficções Expansivas: Software, Simulação e Narratividade em Ingress,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Karla Schuch Brunet.
Palavras-chave: Game Studies; narrativa; Ingress; Software Studies.
2011 - 2014
Especialização em Design Estratégico. (Carga Horária: 380h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: EXPLORANDO HISTÓRIAS: A CULTURA DA MOBILIDADE COMO ELEMENTO NARRATIVO EMERGENTE EM JOGOS DIGITAIS.
Orientador: Elias Cunha Bitencourt.
2008 - 2011
Graduação em Design.
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Título: Project Yan - Projeto de HQ Interativa para iPad.
Orientador: Carina Luisa Ochi Flexor.




Formação Complementar


2015 - 2015
China and Brazil: An Overview of Politics and Cult. (Carga horária: 36h).
Shanghai Jiao Tong University, SJTU, China.
2012 - 2013
Aluno Especial - Ciberespaço, Comunicação e Cultur. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2013
Aluno Especial - Imagem e Contemporaneidade. (Carga horária: 68h).
Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
2012 - 2012
Aluno Especial - Teoria dos Jogos Eletrônicos. (Carga horária: 45h).
Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
2011 - 2011
Programação para iPhone, iPad e iPod Touch. (Carga horária: 20h).
Prof. Othon Marcelo Nunes Batista, POMNB, Brasil.
2008 - 2008
Illustrator CS2. (Carga horária: 20h).
Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Assistente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professor Assistente do Magistério Superior no CECULT - Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas

Atividades

10/2017 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação, Linguagens e Tecnologias
08/2017 - Atual
Extensão universitária , Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas, .

Atividade de extensão realizada
Coordenador do LAG - Laboratorio de Analise e Desenvolvimento de Games.
05/2017 - Atual
Ensino, Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cultura Digital
04/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas, .

12/2016 - Atual
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas, .

Cargo ou função
Membro da comissão de proposição do Curso Superior de Tecnologia em Midias Digitais.
02/2018 - 04/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, .

Cargo ou função
Presidente da Comissão de Vagas Remanescentes BICULT 2018.1.
09/2016 - 03/2017
Ensino, Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenho
Laboratório de Arte Mídia II
09/2016 - 10/2016
Extensão universitária , Centro de Cultura, Linguagem e Tecnologias Aplicadas, .

Atividade de extensão realizada
Identidade Visual e Materiais Gráficos - 1º Seminário de Pesquisa do CECULT.

Universidade Salvador, UNIFACS, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 40
Outras informações
Professor assistente em regime de Tempo Integral

Atividades

09/2015 - 06/2016
Pesquisa e desenvolvimento , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão.

Linhas de pesquisa
Design, Inovação e Cultura
07/2015 - 06/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Fundamentos do Design
Pesquisa Aplicada ao Design I
Pesquisa em Design
03/2015 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante) do curso de Design.
07/2014 - 06/2016
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão.

Atividade de extensão realizada
Coordenador do Lab Name.
03/2014 - 06/2016
Conselhos, Comissões e Consultoria, Reitoria, Pró-Reitoria de Graduação.

Cargo ou função
Membro do Colegio do curso de Design.
02/2014 - 06/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Design de Comunicação Visual
Design de Embalagem
Projeto de Conclusão
Tópicos em Design Contemporâneo
02/2016 - 02/2016
Ensino, Design Estratégico, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Design de Embalagem
08/2015 - 02/2016
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão.

Cargo ou função
Coordenador adjunto do curso de Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Comunicação Corporativa.
08/2015 - 02/2016
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão.

Cargo ou função
Coordenador adjunto do curso de Pós-Graduação Lato Sensu - MBA em Marketing e Branding.
07/2014 - 02/2016
Direção e administração, Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão.

Cargo ou função
Coordenador adjunto do curso de Pós-Graduação Lato Sensu - Especialização em Gestão da Comunicação Digital em Mídias Sociais.
07/2014 - 07/2015
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias Digitais da Comunicação
07/2014 - 07/2015
Ensino, Comunicação e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias Digitais da Comunicação
07/2014 - 07/2015
Ensino, Relações Públicas, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Tecnologias Digitais da Comunicação
03/2014 - 07/2015
Extensão universitária , Reitoria, Pró-Reitoria de Pós-Gradução, Pesquisa e Extensão.

Atividade de extensão realizada
Professor orientador do ENTRE - Escritório Experimental de Comunicação e Design.
01/2015 - 02/2015
Ensino, Gestão da Comunicação Digital em Midias Sociais, Nível: Especialização

Disciplinas ministradas
Cultura Digital
07/2014 - 12/2014
Ensino, Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Direção de Arte I
02/2014 - 12/2014
Ensino, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Visual
02/2014 - 07/2014
Ensino, Comunicação e Marketing, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação Visual
02/2014 - 07/2014
Ensino, Engenharia de Petróleo, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Comunicação

Universidade do Estado da Bahia, UNEB, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 20

Atividades

01/2016 - 06/2016
Ensino, Design, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Desenvolvimento de Projeto de Programação Visual I
Design Editorial
Produção e Análise Gráfica I

Universidade Federal da Bahia, UFBA, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2015
Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante de Mestrado, Carga horária: 4

Atividades

04/2013 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Pró-Reitoria de Pesquisa, Criação e Inovação, .


Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SENAI, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Prestação de serviço, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 12
Outras informações
Disciplinas lecionadas: - História da Arte e do Design - Luz, cor e percepção visual - Princípios da Tipografia


Agência Quanta, QG, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 40


GBPar - Guilherme Bellintani Participações, GBPAR, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Designer, Carga horária: 40


Ganesh Branding, GB, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Designer Gráfico, Carga horária: 30


Ronia Design, RD, Brasil.
Vínculo institucional

2009 - 2010
Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30



Linhas de pesquisa


1.
Design, Inovação e Cultura

Objetivo: Objetiva investigar, a partir de uma perspectiva teórico-prática, as inter-relações entre design, inovação e cultura. Busca, dessa forma, atualizar as discussões sobre design no contexto organizacional e cultural contemporâneo. São enfoques desta linha: games e cultura, cocriação e economia criativa, design thinking e metodologias contemporâneas, novas mídias e interface, brand storytelling..
Palavras-chave: Design; Inovação; Cultura; Novas mídias.
2.
Visualização de dados e mapping art

Objetivo: Agregar estudantes e pesquisadores que trabalhem com visualização de dados, tanto no aspecto prático quanto teórico. Incentivar a produção artística nesta área de conhecimento, fortalecendo e popularizando as ciências..
Palavras-chave: Design; Visualização de dados; Software.
3.
Cultura, comunicação e sistemas de linguagem

Objetivo: Estudo da comunicação e da cultura pelos intercâmbios e tensionamentos edificados entre diferentes sistemas de signos e ambientes comunicacionais..
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
Palavras-chave: Comunicação.


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
Playful Media: um estudo do híbrido mídia-jogo através da teoria ator-rede
Descrição: O presente projeto propõe estudar ? a partir dos pressupostos teórico-conceituais da Teoria Ator-Rede ? a emergência de um fenômeno híbrido entre mídia e jogo ? playful media ? bem como suas implicações para os processos comunicativos. Tomamos, portanto, como objetivo central a descrição e caracterização desse híbrido, através do mapeamento das redes, associações e atores interessados em sua conformação. Para tanto, o projeto constrói um percurso acerca dos agenciamentos que permitem o surgimento do fenômeno de playful media. Realizamos, portanto, uma breve problematização sobre o fenômeno de ludificação da cultura, bem como seus impactos observáveis na mídia e na comunicação. Esse percurso nos auxilia a levantar as questões norteadoras que costuram os objetivos do projeto. Em primeiro lugar, temos a necessidade de caracterizar as redes políticas, econômicas e sociotécnicas que facilitam e encorajam a manifestação da atitude lúdica (playfulness) nos dispositivos midiáticos digitais. A partir disso colocamos também a urgência em problematizar os processos de tradução entre a lógica do jogo (mecânicas, regras, design etc.) e os dispositivos midiáticos, bem como os diferentes graus em que isso ocorre. Para tanto, enquanto procedimentos metodológicos, a pesquisa adotará um caminho exploratório para identificar a mapear controvérsias que, ao expor rastros das redes, permitam o seu desvelamento. O mapeamento das controvérsias será seguido por um processo de análise das mesmas, identificando atores, traduções, agenciamentos e relações de poder inscritas nas redes através da Teoria Ator-Rede. Com as redes expostas, empreenderemos um esforço de analisar os dados através da utilização de frameworks e referenciais teóricos pertinente ao campo de game studies, possibilitando assim a observação das traduções entre jogo-mídia ? playful media ?. Por fim, a pesquisa aponta para a potencialidade que a caracterização e análise do playful media tem para contribuir com os estudos em comunicação, permitindo olhares contemporâneos e interdisciplinares para as relações entre sujeito, mídia e tecnologia..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Por outros caminhos do storytelling: Games, Dados e Narrativas emergentes
Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo refletir sobre o estado da arte da emergêncianarrativa nos jogos eletrônicos ?em particular nos jogos móveis locativos ?no contexto da cibercultura. Parte-se da premissa de que a partir da inserção desse objeto nessa nova formação cultural e dos seus imbricamentos com os fenômenos do Big Data e Softwarization, surgem possibilidades de emergência narrativa inéditas. Coloca-se, então, a hipótese de que os jogos móveis locativos apontam para um novo paradigma narrativo graças ao uso de dados externo do sistema do jogo e mediação via software. Utilizando o método de abordagem dedutivo, o estudo avançará, através da revisão de literatura específica, na caracterização das narrativas emergentes, e das suas diversas manifestações no contexto dos games. Em seguida serão observadas ?também através de revisão de literatura ?as mudanças na relação comunicacional informação-sujeito a partir do advento do Big Data e do processo de softwarization, essenciais para a compreensão das novas construções narrativas possibilitadas por estes fenômenos. Em paralelo, realizar-se-á uma análise de objetos empíricos, buscando perceber a materialização das teorias discutidas e mapear o processo de construção narrativa através do uso de dados externos. Por fim, a pesquisa apontará para uma possível nova narratividade produzida por jogos móveis locativos quando da utilização de dados externos ao sistema do jogo, por via do diálogo entre as teorias levantadas e os dados coletados.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
LAG ? Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Games
Descrição: A proposta central do LAG - Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Games é oferecer um espaço de reflexão crítica e fazer prático acerca do mercado de jogos digitais (games) no Brasil. Tendo em vista a profícua e crescente produção de games por desenvolvedores nacionais, faz-se necessário mapear e observar de forma sistemática esses produtos, apreciando suas especificidades técnicas, culturais e artísticas. Embora o desenvolvimento de games em território nacional seja crescente, o mesmo não se verifica quando buscamos conteúdo relevante ? críticas, resenhas, análises e estudos ? acerca dessa produção. Nesse sentido, o LAG buscará, em sua fase inicial, desenvolver um mapeamento inicial da produção de games independentes (nota de rodapé) no Brasil e, a partir disso, desenvolver conteúdo de qualidade a partir de análises e críticas dessa amostra de produtos. Essa primeira etapa gerará, como produto prático, uma publicação digital ? em forma de blog ? na plataforma Medium, fazendo com que esse conteúdo tenha o maior alcance possível. Além disso, serão selecionaremos as melhores críticas desenvolvidas pelos participantes do projeto para a produção de vídeos a serem divulgados em um canal do laboratório no YouTube. Esse formato de conteúdo atende a uma tendência na produção de análises de produtos culturais na contemporaneidade e, embora possamos encontrar diversos exemplos e casos parecidos no cenário internacional, ainda há uma lacuna quando se trata de Brasil. Para que esses produtos ? resenhas/críticas textuais e em vídeo ? possam ser desenvolvidos pelos participantes do projeto, o LAG oferecerá oficinas e workshops específicos para que os sujeitos sejam capacitados nas metodologias específicas de análise de jogos que serão empregadas, bem como no desenvolvimento técnico dos textos, montagem e estruturação da publicação digital e dos vídeos. Assim, o presente projeto oferecerá à comunidade uma experiência formativa e produtiva sobre a produção artística e independente de jogos digitais no cenário brasileiro. Com a consolidação do LAG enquanto projeto, buscaremos no futuro empreender também no desenvolvimento de jogos experimentais com base no expertise obtido durante a produção das análises..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daniel Góis Rabêlo Marques - Coordenador / Alyson Damasceno - Integrante.
2016 - 2017
Jogo Descaminhar

Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Karla Schuch Brunet em 16/04/2018.
Descrição: Tendo psicogeografia e a arte de andar como ponto de partida, produzimos um jogo de tabuleiro artístico de criação colaborativa. O jogo foi baseado na experiência de mover-se por um lugar, neste caso, a cidade de Salvador, e sentir seu ambiente. É um jogo de arte baseado na estética ambiental, no flâneur e no experimentar a cidade como arte, como jogo. Trata-se da topofilia difundida por Yi-Fu Tuan, de apreciar o lugar, amando-o. Diferente de uma mera contemplação do lugar, este jogo pretende levantar questões de mobilidade, urbanismo, ambiente, estética e poluição. O jogo é composto por tabuleiro, cartas (desafio, narrativas, eventos e descrição do item), pinos, peças dos itens em 3D, marcador de hora, fichas e, por fim, a caixa juntamente com o manual com as regras. O tabuleiro ou módulos do jogo é composto por locais da cidade de Salvador que precisam ser desbloqueados ao longo da partida, são ao todo 30 módulos ? bairros da cidade. As peças em 3D simbolizam os itens que cada jogador conquista durante a partida e as cartas nos guiam para os movimentos a serem realizados..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Daniel Góis Rabêlo Marques - Integrante / Karla Schuch Brunet - Coordenador / Thiago Silva Araújo - Integrante.
2014 - 2016
Lab Name
Descrição: O Lab Name visa construir uma experiência interdisciplinar de ensino-aprendizagem para alunos, através do desenvolvimento de projetos e soluções tecnológicas inovadoras para uma determinada situação problema. o Lab Name tem se configurado enquanto um espaço interdisciplinar aberto de práticas colaborativas no desenvolvimento de produtos e soluções tecnológicas inovadoras. Ao longo do seu primeiro ano de existência, o Lab Name envolveu diversos estudantes dos cursos de Comunicação, Design e TI, assim como docentes das mesmas áreas, na produção prática e teórica de projetos digitais. Para a construção dos projetos são utilizadas as metodologias de Design Thinking, introduzida pela agência de design e inovação americana IDEO, e o Design Sprint, proposto pela Google Ventures. Ambas fomentam a inovação e colaboração interdisciplinar ao trabalhar com um tripé comum: a) pesquisa, observação e discussão da situação problema; b) desenvolvimento das soluções projetais específicas centradas na necessidade do usuário (interface, identidade visual, embalagem etc.); c) prototipagem e teste com usuários para validação. Dessa forma os estudantes envolvidos no Lab Name podem, de forma geral, experimentar tanto o desenvolvimento estratégico quanto operacional nas atividades realizadas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Daniel Góis Rabêlo Marques - Coordenador / Sandra Michelle Velasquez Villafuerte - Integrante / Isa Sobrinho - Integrante / Sara Muccini - Integrante / Ingrid Reis - Integrante / Thiago Araújo - Integrante.
2014 - 2015
ENTRE - Escritório Experimental de Comunicação e Design
Descrição: Espaço de prática profissional dos cursos de Publicidade e Propaganda, Comunicação e Marketing, Relações Públicas e Design da UNIFACS - Universidade Salvador..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (20) .
Integrantes: Daniel Góis Rabêlo Marques - Coordenador / Mateus Santana - Integrante / Renata Kalid Coelho Costa - Integrante / Paula Correa de Menezes Leitão - Integrante / Marianne Hartmann - Integrante.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Indústria Criativa.
2.
Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Desenho Industrial / Subárea: Games.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2016
1º Colocado em Concurso Público para Professor do Magistério Superior (Portaria 417/2016), Universidade Federal do Reconcavo da Bahia - UFRB.
2015
1º Colocado em Seleção Pública para Professor Substituto na UNEB (portaria 2.874/2015), UNEB - Universidade do Estado da Bahia.
2011
Prêmio Mérito Acadêmico 2010.2, Universidade Salvador - UNIFACS/LAUREATE.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
3FALCÃO, THIAGO2017FALCÃO, THIAGO ; MARQUES, DANIEL . Aprendendo a Jogar. Metamorfose: Arte, ciência e tecnologia, v. 2, p. 6-11, 2017.

2.
2MARQUES, D. G. R.;MARQUES, DANIEL2017MARQUES, D. G. R.; FALCÃO, Thiago . -I Will Play Overwatch with You-: Dinâmicas de Apresentação de jogadores de Overwatch na plataforma Fiverr. CULTURAS MIDIÁTICAS, v. 10, p. 202-221, 2017.

3.
1FALCÃO, THIAGO2017 FALCÃO, THIAGO ; MARQUES, DANIEL . Pagando para vencer: Cultura, Agência e Bens Virtuais em Video Games. REVISTA CONTRACAMPO, v. 36, p. 133-156, 2017.

4.
4SCAFURA, B. E.2014SCAFURA, B. E. ; MARQUES, D. G. R. . DESMISTIFICANDO A ESSÊNCIA DO PERSONAGEM WOLVERINE DENTRO DO UNIVERSO DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.. SEPA. Seminário Estudantil de Produção Acadêmica, v. 13, p. 25-45, 2014.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
FALCÃO, THIAGO (Org.) ; MARQUES, DANIEL (Org.) . Metagame: Panoramas dos Game Studies no Brasil. 1. ed. São Paulo: Intercom, 2017. 308p .

Capítulos de livros publicados
1.
MARQUES, D. G. R.; PAZ, T. S. ; NEVES, I. B. C. . FRAGMENTOS QUE NARRAM: UM ESTUDO SOBRE TECNOLOGIAS MÓVEIS, NARRATIVAS E CURRÍCULO. In: Lynn Alves; Jesse Nery. (Org.). Jogos eletrônicos e educações: Trilhas em construção. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2015, v. , p. 33-49.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
FALCÃO, Thiago ; MARQUES, DANIEL . PAGANDO PARA VENCER II: POWER CREEP, HEARTHSTONE E CAPITALISMO TARDIO. In: 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2018, Joinville. ANAIS DO 41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2018.

2.
MARQUES, DANIEL; LEMOS, A. . SENSIBILIDADE PERFORMATIVA E PRIVACIDADE NA INTERNET DAS COISAS. In: 5o Simposio Internacional LAVITS | Vigilancia, Democracia y Privacidad en América Latina: Vulnerabilidades y resistencias., 2017, Santiago - Chile. Anais do 5o Simposio Internacional LAVITS | Vigilancia, Democracia y Privacidad en América Latina: Vulnerabilidades y resistencias., 2017. p. 10-31.

3.
MARQUES, D. G. R.. ?I Will Play Overwatch with You?: Self-Presentation e jogadores de Overwatch na plataforma Fiverr. In: 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 2017, Curitiba. ANAIS DO 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. São Paulo: Intercom 2017, 2017.

4.
MARQUES, D. G. R.; ARAUJO, T. S. . Sobre a Experiência do Jogar: A Problemática da Análise em The Witness. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016, São Paulo. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

5.
MARQUES, D. G. R.; PAZ, T. S. ; NEVES, I. B. C. . Autoria em tempos de locatividade: Jogos Móveis Locativos e Narrativas Emergentes. In: IX Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2013, Salvador. Anais do IX Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, 2013.

6.
MARQUES, D. G. R.; BRUNET, K. . Jornalismo de Dados e Mapping Art - Possíveis aproximações. In: VIII Congresso da SOPCOM, 2013, Lisboa. Livro de Atas - 8º Congresso SOPCOM, 2013. p. 49-55.

7.
MARQUES, D. G. R.. Explorando Histórias: a cultura da mobilidade como elemento narrativo emergente em jogos digitais. In: IX ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2013, Salvador. Anais do IX ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 2013. v. 01.

8.
MARQUES, D. G. R.. As potencialidades do Big Data para narrativas emergentes em jogos digitais. In: VII Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, 2013, Curitiba. Anais do VII Simpósio Nacional da ABCiber - Compartilhamento e a Criptografia de Informações, 2013.

9.
FLEXOR, C. O. ; BITENCOURT, E. C. ; ROCHA, C. S. ; MARQUES, D. G. R. . A matéria visual, o livro digital e a cultura livresca: Limites contaminações e possibilidades. In: Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura, 2011, Goiânia. Anais do ... Seminário Nacional de Pesquisa em Cultura Visual. Goiânia: FUNAPE, 2011. v. 01. p. 510-523.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MARQUES, D. G. R.. Notas sobre uma possível construção narrativa participativa em games. In: XIII Seminário Internacional da Comunicação, 2013, Porto Alegre. Livro de Resumos - XIII Seminário Internacional da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2013. p. 208-208.

Artigos aceitos para publicação
1.
LEMOS, A. ; MARQUES, DANIEL ; BITENCOURT, E. C. . Narrativas sobre a Internet das Coisas: um estudo exploratório das matérias veiculadas na Folha Online entre 2011 e 2016. InTexto, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
MARQUES, D. G. R.. Privacidade Projetada: A Materialidade da Privacidade nas Interfaces Digitais da Mi Band 2. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

2.
MARQUES, D. G. R.; ARAUJO, T. S. . Sobre a Experiência do Jogar: A Problemática da Análise em The Witness. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MARQUES, D. G. R.. Design for change: contemporary perspectives on Brazillian Design for organizations and society. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
MARQUES, D. G. R.. Bate-papo Experiências Internaticionais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
MARQUES, D. G. R.; BITENCOURT, E. C. ; CERQUEIRA, R. ; THOMAZ, F. . Mesa redonda - Design e Novas Tecnologias. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
MARQUES, D. G. R.; SANTANA, M. . Branding e Narrativas Transmídia. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
MARQUES, D. G. R.; CORREA, P. . Aula Dialogada - Promoção de Vendas e Merchadising + Design de Embalagens. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

8.
MARQUES, D. G. R.. Apresentação dos projetos do Lab Name. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

9.
MARQUES, D. G. R.; LICKS, A. ; MURPHY, M. . Painel de abertura: Design Thinking and Innovation. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
MARQUES, D. G. R.; FLEXOR, C. O. ; THOMAZ, F. . Cultura e Novas mídias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

11.
MARQUES, D. G. R.. Narrativas digitais na Contemporaneidade. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

12.
MARQUES, D. G. R.. Games, narrativas e cibercultura. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

13.
MARQUES, D. G. R.. Notas sobre uma possível construção narrativa participativa em games. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

14.
MARQUES, D. G. R.; BRUNET, K. . Jornalismo de Dados e Mapping Art - Possíveis aproximações. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
MARQUES, D. G. R.. Explorando Histórias: a cultura da mobilidade como elemento narrativo emergente em jogos digitais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

16.
MARQUES, D. G. R.. As potencialidades do Big Data para narrativas emergentes em jogos digitais. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
MARQUES, D. G. R.. Escolha do leitor: Skyward Sword e a eterna espera por um novo Zelda 2012 (Ensaio).

2.
MARQUES, D. G. R.. A Reflexão Filosófica como Ferramenta do Designer 2011 (Ensaio).

3.
MARQUES, D. G. R.. O Livro Eletrônico e o Retorno ao Diálogo 2011 (Ensaio).


Produção técnica
Assessoria e consultoria
1.
MARQUES, D. G. R.. Consultoria em Design e Inovação - Projeto Construtor. 2015.

Programas de computador sem registro
1.
MUCCINI, S. S. ; SANTOS, R. S. ; MARQUES, D. G. R. ; SOUZA, R. S. . Aplicativo Trajetórias. 2014.

2.
VILLAFUERTE, S. M. V. ; NUNES, T. ; SOUZA, R. S. ; MARQUES, D. G. R. . Aplicativo Musicidades. 2014.

Trabalhos técnicos

Demais tipos de produção técnica
1.
FALCÃO, THIAGO ; MARQUES, DANIEL . Metamorfose - Edição Especial de Jogos. 2017. (Editoração/Periódico).

2.
MARQUES, DANIEL. Metagame: Panoramas dos Game Studies no Brasil. 2017. (Editoração/Livro).

3.
MARQUES, D. G. R.; SOBRINHO, I. ; REIS, I. ; SANTANA, N. ; VILLAFUERTE, S. M. V. . Natura SER. 2014. (Projeto de Design).

4.
MARQUES, D. G. R.. NDesign 2013 - Oficina de Gameficação. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
MARQUES, D. G. R.. Produção de narrativas na cultura da mobilidade. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

6.
MARQUES, D. G. R.. Capa DVD - Projeto Sensorium. 2013. (Projeto de Design).

7.
MARQUES, D. G. R.. Materiais gráficos - IX SJEC. 2013. (Projeto de Design).

8.
MARQUES, D. G. R.. Capa - 80 Natais. 2013. (Projeto de Design).

9.
MARQUES, D. G. R.. Appbook Raízes: bibliogênese e devir livro. 2012. (Editoração/Livro).

10.
MARQUES, D. G. R.. Folder UCSAL 50 Anos. 2012. (Projeto de Design).

11.
MARQUES, D. G. R.. Caderno Institucional BAMIN. 2012. (Projeto de Design).

12.
MARQUES, D. G. R.. Capa Comemorativa para Brinde institucional - Cetrel. 2011. (Projeto de Design).

13.
MARQUES, D. G. R.. Capa Comemorativa para Brinde institucional - Ecman. 2011. (Projeto de Design).

14.
MARQUES, D. G. R.. Cardápio Bella Napoli Buffet Service. 2011. (Projeto de Design).

15.
MARQUES, D. G. R.. Cardápio Bella Napoli Delivery. 2011. (Projeto de Design).

16.
MARQUES, D. G. R.. Catálogo de Relações Públicas. 2010. (Editoração/Catálogo).

17.
MARQUES, D. G. R.; ZAMBELLI, B. ; ALBIANI, R. ; PAIXAO, L. . Camarote Expresso 2222. 2010. (Projeto de Design).

18.
MARQUES, D. G. R.. Sistema de Identidade Visual - Compor. 2010. (Projeto de Design).

19.
MARQUES, D. G. R.. Site Domizia. 2010. (Projeto de Design).

20.
MARQUES, D. G. R.. Calendário Uranus 2. 2010. (Projeto de Design).

21.
MARQUES, D. G. R.. Caderno Institucional Cetrel. 2010. (Projeto de Design).

22.
MARQUES, D. G. R.. Boletim Informativo Cetrel. 2010. (Projeto de Design).

23.
MARQUES, D. G. R.. Book Promocional - Responsabilidade Social - Syene Empreendimentos. 2010. (Projeto de Design).

24.
MARQUES, D. G. R.. Book Promocional - Salvador Prime - Syene Empreendimentos. 2010. (Projeto de Design).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
LEMOS, A.; BARBOSA, S.; MARQUES, DANIEL. Participação em banca de Alessandra Silva de Oliveira.APLICATIVO DE NOTÍCIAS PARA CRIANÇAS: MODELO PARA VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO ALCANÇAREM O PÚBLICO INFANTIL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social - Jornalismo) - Universidade Federal da Bahia.

2.
LIMA, T.; DANTAS, M.; MARQUES, DANIEL. Participação em banca de Mirella Maria Fraga Medeiros.Criação do Website Oficial de J. Veloso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

3.
SILVA, A. C. S.; MARQUES, D. G. R.; SILVEIRA, C. S.. Participação em banca de Adriana Ozawa Rodrigues e Roque Ivenne Ferreira.Experiência de usuários de esteiras em academias de ginástica de rede brasileiras. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade do Estado da Bahia.

4.
MARQUES, DANIEL; NAKAGAWA, R. M. O.; MARIANO, W. E. C.. Participação em banca de Larissa Caroline e Sara Mariano.Sistema de Identidade visual para o coletivo Novos Cachoeiranos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

5.
NAKAGAWA, R. M. O.; MARQUES, DANIEL; VALENTIM, V. H. S.. Participação em banca de Kelly Balbino.O Eu como produto perfeito: a espetacularização da intimidade nas redes. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

6.
MARQUES, D. G. R.; CAMPODONICO, A.; DANTAS, B.. Participação em banca de Levy Augusto.Sociabilidade Online: Novas Perspectivas para a Publicidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador.

7.
MARQUES, D. G. R.; FLEXOR, C. O.; PREDES, E.. Participação em banca de Breno Enzo Scafura.Wolverine, de anti-herói a mocinho: Uma análise da relação entre comunidades de fãs e seus objetos de culto.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Professor titular
1.
MARQUES, D. G. R.. Seleção de professor - Fotografia. 2015. Universidade Salvador.

2.
MARQUES, D. G. R.. Seleção de professor - Percepção Visual. 2015. Universidade Salvador.

3.
MARQUES, D. G. R.. Seleção de professor - Animação 2D. 2015. Universidade Salvador.

Outras participações
1.
MARQUES, D. G. R.; DULTRA, M.. Comissão Julgadora - 1º Concurso de Jogos da UNIFACS. 2014. Universidade Salvador.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
41º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. PAGANDO PARA VENCER II: POWER CREEP, HEARTHSTONE E CAPITALISMO TARDIO. 2018. (Congresso).

2.
40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. "I Will Play Overwatch with You": Self-Presentation e jogadores de Overwatch na plataforma Fiverr. 2017. (Congresso).

3.
COMDIS - Seminário Discente do Póscom/UFBA.Privacidade Projetada: A Materialidade da Privacidade nas Interfaces Digitais da Mi Band 2. 2017. (Seminário).

4.
Design Culture Experience.Fabricação das Ideias: Debate sobre criatividade, produtividade e alto desempenho. 2016. (Encontro).

5.
Metadesign.Interatividade Performática: Desafios do Design Encarnado. 2016. (Encontro).

6.
Quintas MySquare.O Design como Diferencial Competitivo. 2016. (Encontro).

7.
XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Sobre a Experiência do Jogar: A Problemática da Análise em The Witness. 2016. (Congresso).

8.
4º Festival Internacional ADCE.Mesa redonda - Design e Novas Tecnologias. 2015. (Outra).

9.
4º Festival Internacional ADCE.Bate-papo Experiências Internaticionais. 2015. (Outra).

10.
CURTO CIRCUITO - Circuito de Aulas Inaugurais dos Cursos de Comunicação e Design da UNIFACS.Branding e Narrativas Transmídia. 2015. (Outra).

11.
Santander Universities 2015 Top China Program.Design for change: contemporary perspectives on Brazillian Design for organizations and society. 2015. (Outra).

12.
Festival Internacional de Arquitetura, Design, Comunicação e Educação.Aula Dialogada - Promoção de Vendas e Merchadising + Design de Embalagens. 2014. (Outra).

13.
Festival Internacional de Arquitetura, Design, Comunicação e Educação.Painel de abertura: Design Thinking and Innovation. 2014. (Outra).

14.
Festival Internacional de Arquitetura, Design, Comunicação e Educação.Apresentação dos projetos do Lab Name. 2014. (Outra).

15.
Name It.Cultura e Novas mídias. 2014. (Encontro).

16.
7º Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Cibercultura.As potencialidades do Big Data para narrativas emergentes em jogos digitais. 2013. (Simpósio).

17.
8º Congresso SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnlogia. Jornalismo de Dados e Mapping Art - Possíveis Aproximações. 2013. (Congresso).

18.
IX ENECULT.Explorando Histórias: a cultura da mobilidade como elemento narrativo emergente em jogos digitais. 2013. (Encontro).

19.
IX Seminário de Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Autoria em tempos de locatividade: jogos móveis locativos e narrativas emergentes. 2013. (Seminário).

20.
IX Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação.Autoria em tempos de locatividade: Jogos Móveis Locativos e Narrativas Emergentes. 2013. (Seminário).

21.
XII Seminário Internacional da Comunicação.Notas sobre uma possível construção narrativa participativa em games. 2013. (Seminário).

22.
Encontro ADG. 2012. (Encontro).

23.
SIMSOCIAL 2012 - Simpósio em Tecnologias Digitais e Sociabilidade. 2012. (Simpósio).

24.
TECMED 2012 - TECNOLOGIAS MÓVEIS E EDUCAÇÃO. 2012. (Seminário).

25.
VIII Seminário Jogos eletrônicos, Educação e Comunicação. 2012. (Seminário).

26.
16º EDTED - Encontro de Design e Tecnologia Digital. 2011. (Encontro).

27.
Curta HQ - Convenção de Quadrinhos em Salvador.Project Yan - Projeto de HQ Interativa para iPad. 2011. (Outra).

28.
Fórum UNIFACS de Design.Project Yan - Projeto de HQ Interativa para iPad. 2011. (Outra).

29.
Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura.A matéria visual, o livro digital e a cultura livresca: Limites contaminações e possibilidades. 2011. (Seminário).

30.
15º EDTED - Encontro de Design e Tecnologia Digital. 2010. (Encontro).

31.
Fórum UNIFACS de Design. 2010. (Outra).

32.
VI Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2010. (Seminário).

33.
Fórum UNIFACS de Design. 2009. (Outra).

34.
Megafônicas 2009. 2009. (Outra).

35.
V Seminário Internacional de Cinema e Audiovisual. 2009. (Seminário).

36.
Fórum UNIFACS de Design. 2008. (Outra).

37.
Mostra de Produtos em Comunicação e Cultura - Veja Cultura! Cinema. 2008. (Outra).

38.
Semana Universitária UNIFACS. Peirce, Narciso e o EU. Reflexões sobre a construção das imagens na pós-modernidade. 2008. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
PAZ, T. S. ; MARQUES, D. G. R. . IX Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação. 2013. (Outro).

2.
MARQUES, D. G. R.. 1º Semana D. 2011. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Alyson Cavalcanti de Oliveira Damasceno. A cultura dos jogos locativos: uma análise do game design de Pokémon Go. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Daniel Góis Rabêlo Marques.

2.
Sara Mariano e Larissa Caroline. Sistema de Identidade visual para o coletivo Novos Cachoeiranos. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Orientador: Daniel Góis Rabêlo Marques.

3.
Levy Augusto. Sociabilidade Online: Novas Perspectivas para a Publicidade. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador. Orientador: Daniel Góis Rabêlo Marques.

4.
Breno Enzo Scafura. Wolverine, de anti-herói a mocinho: Uma análise da relação entre comunidades de fãs e seus objetos de culto. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador. Orientador: Daniel Góis Rabêlo Marques.

Iniciação científica
1.
Breno Enzo Scafura. Wolverine, de anti-herói a mocinho: Uma análise da relação entre comunidades de fãs e seus objetos de culto. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Publicidade e Propaganda) - Universidade Salvador, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia. Orientador: Daniel Góis Rabêlo Marques.

Orientações de outra natureza
1.
Kelly Karine de Almeida Balbino. LAG - Laboratório de Análise e Desenvolvimento de Games. 2017. Orientação de outra natureza. (Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Pró-Reitoria de Extensão UFRB. Orientador: Daniel Góis Rabêlo Marques.

2.
Alyson Cavalcanti de Oliveira Damasceno. Monitoria no componente curricular GCECULT129 - Cultura Digital. 2017. Orientação de outra natureza. (Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Pró-Reitoria de Graduação UFRB. Orientador: Daniel Góis Rabêlo Marques.



Inovação



Projeto de extensão



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 14/12/2018 às 4:28:15