Sarah Laurindo Monteiro

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7646998719510154
  • Última atualização do currículo em 17/07/2018


Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio, onde também graduou-se em Ciências Sociais. Trabalhou como pesquisadora no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação - CAED/UFJF. Hoje é pesquisadora associada do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (GEPeSP), ligado ao Laboratório de Análise da Violência (LAV/UERJ). Atua nas áreas de Antropologia e Sociologia, principalmente urbana e da educação, especialmente nos seguintes temas: educação, infância, escola e Conselho Tutelar, gestão escolar, sistema socioeducativo, mundo do aluno, território popular, democracia e escola. E mais recentemente: infrequência e evasão escolar no Ensino Fundamental, crise do Ensino Médio, ocupações escolares. E em sua dissertação: religiosidades e escola pública, disputas pela construção da laicidade. Mais recentemente: saúde emocional de adolescentes. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Sarah Laurindo Monteiro
Nome em citações bibliográficas
MONTEIRO, S. L.


Formação acadêmica/titulação


2016 - 2018
Mestrado em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Título: Escola pública sob disputa: moralidade e religião,Ano de Obtenção: 2018.
Orientador: Marcelo Tadeu Bauman Burgos.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: religião; escola pública; laicidade; moralidade; valores; escola sem partido.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Educação.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Sociologia / Subárea: Sociologia da Religião.
2010 - 2014
Graduação em Ciências Sociais.
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil.
Título: Entre a escola e o mundo institucional de proteção à infância e à adolescência: os "menores" depois do ECA.
Orientador: Marcelo Tadeu Baumann Burgos.
Bolsista do(a): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
2006 - 2009
Curso técnico/profissionalizante.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, IFES, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Três Temas da Sociologia no Brasil: Raça, Terra e Educação. (Carga horária: 3h).
Sociedade Brasileira de Sociologia, SBS, Brasil.
2016 - 2016
Feminismos: Debates Latinoamericanos y perspectivas críticas. (Carga horária: 15h).
Instituto de Estudos Políticos e Sociais, IEPES, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-RIO, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: integrante, Carga horária: 20
Outras informações
Núcleo de Estudos sobre Escola, sociedade e democracia. Trata-se de um esforço de leitura de textos teóricos e conceituais que auxiliem na construção de uma perspectiva capaz de pensar a relação da escola com a democracia no Brasil..


Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Integrante, Carga horária: 20
Outras informações
Gestão Escolar e Territórios Populares. Projeto tem como principal finalidade aproximar a escola do mundo do aluno . Um dos efeitos esperados com essa agenda de pesquisa e extensão é o o fortalecimento institucional da escola pública, tornando-a mais eficiente na instrução escolar e mais presente na formação de uma cultura democrática..


Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ, FAPERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: integrante, Carga horária: 20
Outras informações
Conselho Tutelar e gestão escolar de famílias vulneráveis.Projeto voltado para organização da gestão da informação e para a produção de base de dados sobre o tipo de usuário do Conselho Tutelar, bem como de sua atuação. Tem como foco privilegiado identificar os padrões de relacionamento do Conselho Tutelar com as escolas..


Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação UFJF, CAED/UFJF, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: outras, Enquadramento Funcional: pesquisador


Centro de Análises Econômicas e Sociais PUCRS, CAES/PUCRS, Brasil.
Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisador



Projetos de pesquisa


2018 - Atual
Educação, cidadania e promoção de saúde emocional de jovens da Baixada Fluminense-RJ
Descrição: Projeto que visa investigar o sofrimento emocional e psíquico de jovens e adolescentes com faixa etária de 09 a 14 anos, matriculados no Ensino Fundamental II, de 8 escolas públicas localizadas em bairros de municípios de Duque de Caxias..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2016 - 2016
Escola com boas práticas
Descrição: Busca compreender 2 das melhores escolas públicas mineiras no sentido dos desempenhos dos seus alunos entre os anos de 2011 e 2013. Consiste em um trabalho de campo com entrevistas com diretores, coordenadores pedagógicos e professores para entender quais fatores foram importantes para tal mudança e que contribuíram para o sucesso escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2016 - Atual
Núcleo de Estudos Juventude, Educação e Sociedade - NEJES/PPCIS
Descrição: Dedica-se ao desenvolvimento de estudos nos eixos: Educação e Sociedade; Juventude e escolarização e Estudos sobre a Escola. Investiga processos de construção e desenvolvimento dos sistemas de ensino no Brasil e alhures; o efeito escola; as relações entre os processos educacionais stricto sensu com processos sociais amplos; desigualdades socioeducacionais; as relações dos jovens com a escola, bem como questões de gênero, étnico-raciais e religiosas e a conflitualidade no cotidiano escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2016
Tecnologias para a Gestão Escolar da Educação Básica
Descrição: Elaboração de instrumentos que detalham passo a passo para a elaboração de diagnostico coletivo sobre os problemas da escola e de projetos de intervenção correspondentes..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Pesquisa Educação para o mundo do trabalho
Descrição: Busca compreender as 10 melhores escolas públicas brasileiras no sentido dos desempenhos dos seus alunos entre os anos de 2011 e 2013. Consiste em um trabalho de campo com entrevistas com diretores, coordenadores pedagógicos e professores para entender quais fatores foram importantes para tal mudança e que contribuíram para o sucesso escolar..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2015 - 2015
Infância e percepção de violência: o cotidiano de crianças pequenas em favelas do Rio de Janeiro
Descrição: Seu objetivo é analisar o cotidiano de crianças pequenas (de 0 a 8 anos) em duas favelas do Rio de Janeiro, com ênfase na experiência de violência doméstica e na comunidade, com o uso de métodos quantitativos e qualitativos, em especial a narrativa biográfica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2013 - Atual
Núcleo de Estudos sobre Escola, sociedade e democracia
Descrição: Trata-se de um esforço de leitura de textos teóricos e conceituais que auxiliem na construção de uma perspectiva capaz de pensar a relação da escola com a democracia no Brasil..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Conselho Tutelar e Gestão de famílias vulneráveis
Descrição: Projeto voltado para organização da gestão da informação e para a produção de base de dados sobre o tipo de usuário do Conselho Tutelar, bem como de sua atuação. Tem como foco privilegiado identificar os padrões de relacionamento do Conselho Tutelar com as escolas...
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2011 - 2015
Gestão Escolar e Territorios Populares
Descrição: tem como principal finalidade aproximar a escola do ?mundo do aluno?. Um dos efeitos esperados com essa agenda de pesquisa e extensão é o o fortalecimento institucional da escola pública, tornando-a mais eficiente na instrução escolar e mais presente na formação de uma cultura democrática.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2012 - 2012
Festival das Escolas da Gávea e Rocinha
Descrição: Realização de festival envolvendo escolas públicas privadas do entorno da PUC Rio. Com o Festival pretende-se fixar no calendário escolar um momento lúdico que favorece a aproximação entre a escola e a universidade, demarcando uma clara posição do compromisso da universidade com o desafio das escolas públicas, e por meio disso, abrindo espaço para uma articulação mais ampla envolvendo diferentes atores da sociedade civil e do poder público em torno da escola..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2012
Conselho Tutelar e gestão de famílias vulneráveis
Descrição: Ação conjunta com o Escritório Modelo de Arquitetura da PUC-Rio, visando ao desenvolvimento de projetos de intervenção urbana que tornem o bairro da Gávea mais amável às suas escolas públicas. Inicialmente, está sendo desenvolvido um projeto voltado para a reforma urbana das Praças Santos Dumont e Sibelius - os dois principais espaços públicos do bairro da Gávea..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Sociologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2013
Bolsa Prêmio 2013.2, PUC-Rio.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
1Canegal, A. C.2016 Canegal, A. C. ; MONTEIRO, S. L. . A redução da maioridade penal a partir do debate sobre socialização e garantia do direito à educação. Desigualdade & Diversidade (PUCRJ), v. 15, p. 107-136, 2016.

2.
2BURGOS, M. B.2016BURGOS, M. B. ; Carneiro, A. V. ; MATOS, Marcelo ; CAMASMIE, M. J. ; CASTRO, R. M. ; MONTEIRO, S. L. . Infrequência e Evasão Escolar: nova fronteira para a garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. Desigualdade & Diversidade (PUCRJ), v. Nº 15, p. 71-105, 2016.

Capítulos de livros publicados
1.
Carneiro, A. V. ; Soares, J. A. R. ; MONTEIRO, S. L. ; PEDRO, T. N. . Perfil de atuação do Conselho Tutelr e a importância do direito à educação. In: Marcelo Tadeu Baumann Brurgos. (Org.). A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2014, v. único, p. 197-216.

2.
Canegal, A. C. ; MONTEIRO, S. L. . Conselho Tutelar, um mediador da relação escola-família. In: Marcelo Tadeu Baumann Brurgos. (Org.). A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2014, v. único, p. 217-238.

3.
Lima, M. L. ; CAMASMIE, M. J. ; MONTEIRO, S. L. . Relato do desenvolvimento de ferramentas de gestão da informação para o Conselho Tutelar. In: Marcelo Tadeu Baumann Brurgos. (Org.). A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2014, v. único, p. 282-300.

4.
LOPES, F. ; RAMOS, F. C. ; ROSSI, L. B. ; MONTEIRO, S. L. . Recreio escolar:curto-circuito entre a cultura escolar e o mundo do aluno. In: Marcelo Tadeu Baumann Brurgos. (Org.). A escola e o mundo do aluno: estudos sobre a construção social do aluno e o papel institucional da escola. 1ed.Rio de Janeiro: Garamond, 2014, v. único, p. 83-121.

Textos em jornais de notícias/revistas
1.
BURGOS, M. B. ; CAMASMIE, M. J. ; MONTEIRO, S. L. . Escolas que fizeram a diferença. Revista de Educação Pública, Minas Gerais, p. 34 - 39.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, S. L.. Entre a escola e o mundo institucional de proteção à infância e à adolescência os menores depois do ECA. In: VII Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira, 2017, Fortaleza. Anais eletrônicos VII Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira, 2017.

2.
MONTEIRO, S. L.. Professores adolescentes e famílias: o religioso e o laico em disputa na escola pública brasileira. In: VII Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira, 2017, Fortaleza. Anais eletrônicos VII Simpósio Internacional sobre a juventude brasileira, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
MONTEIRO, S. L.. Infrequência e evasão escolar: nova fronteira para a garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. In: 18º Congresso Brasileiro de Sociologia - Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais, 2017, Brasília. Anais 18º Congresso Brasileiro de Sociologia - Que sociologias fazemos? Interfaces com os contextos locais, nacionais e globais, 2017.

2.
MONTEIRO, S. L.. Entre a escola e o mundo de proteção à infância e adolescência. In: XXI Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2014, Rio de Janeiro. XXI Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2014.

3.
MONTEIRO, S. L.. Conselho Tutelar e Gestão escolar de famílias vulnerávei: perspectivas teóricas. In: XXI Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2013, Rio De Janeiro. XXI Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2013.

4.
MONTEIRO, S. L.. Conselho Tutelar e Gestão escolar de famílias vulneráveis: o começo de uma incursão necessária. In: XX Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2012. XX Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, 2012.

Apresentações de Trabalho
1.
MONTEIRO, S. L.. Infrequência e evasão escolar: nova fronteira para a garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
MONTEIRO, S. L.. Entre a escola e o mundo institucional de proteção à infância e à adolescência os menores depois do ECA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

3.
MONTEIRO, S. L.. Professores adolescentes e famílias o religioso e o laico em disputa na escola pública brasileira. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

4.
MONTEIRO, S. L.. Entre a escola e o mundo de proteção à infância e adolescência. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
MONTEIRO, S. L.. Conselho Tutelar e Gestão escolar de famílias vulnerávei: perspectivas teóricas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

6.
MONTEIRO, S. L.. Conselho Tutelar e Gestão escolar de famílias vulneráveis: o começo de uma incursão necessária. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

7.
BURGOS, M. B. ; BANNELL, R. ; CANEGAL, C. ; DUTTON, R. ; RAMOS, F. C. ; ROSSI, L. B. ; CARNEIRO, A. ; RIBAS, J. A. ; QUEIROZ, V. ; LOPES, F. ; CAMASMIE, M. J. ; PEDRO, T. N. ; L., B. T. N. ; MONTEIRO, S. L. . Apresentação da pesquisa: Gestão Escolar e Territórios Populares. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).


Demais tipos de produção técnica
1.
MONTEIRO, S. L.. Relatório de Pesquisa Escola com boas práticas. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
BURGOS, M. B. ; Canegal, A. C. ; Palacios, Carlos ; Mello, Jorge Cássio Silva ; Canegal, Ana Letícia ; Bellato, Caique ; Frossard, Marcele ; CAMASMIE, M. J. ; Monteiro, Rafaelle ; MONTEIRO, S. L. . Relatório de Pesquisa em Dez Escolas de Sucesso nas Cinco Regiões do País. 2015. (Relatório de pesquisa).

3.
BURGOS, M. B. ; CARNEIRO, A. ; CAMASMIE, M. J. ; MATOS, Marcelo ; MONTEIRO, S. L. ; Monteiro, Rafaelle . Trajetórias escolares problemáticas:subsídios para a construção da educabilidade e equidade escolar na Rocinha. 2015. (Relatório de pesquisa).

4.
BURGOS, M. B. ; RIBAS, J. A. ; Carneiro, A. V. ; PEDRO, T. N. ; MONTEIRO, S. L. . O Conselho Tutelar da Zona Sul: seu público e sua atividade: uma análise dos anos de 2005 e 2009. 2012. (Relatório de pesquisa).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
40º Encontro Anual ANPOCS. 2016. (Congresso).

2.
Seminário Internacional Aluno Presente. 2016. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
BURGOS, M. B. ; LYRA, E. ; CAMASMIE, M. J. ; CASTRO, R. M. ; MEIRELES, D. ; CAMILO, B. ; MONTEIRO, S. L. . Ocupa E.M.: Ato Público pela Valorização do Ensino Médio. 2016. (Outro).

2.
MONTEIRO, S. L.. Universidade pela Democracia. 2016. (Outro).

3.
BURGOS, M. B. ; LYRA, E. ; MONTEIRO, S. L. ; CASTRO, R. M. ; CAMASMIE, M. J. ; MACHADO, L. ; CAMILO, B. ; MEIRELES, D. . Ocupa PUC: pra onde vai o Ensino Médio?. 2016. (Outro).

4.
MONTEIRO, S. L.. Semana de Ciências Sociais: Corporificar o Pensamento e Pensar o Corpo. 2014. (Congresso).

5.
MONTEIRO, S. L.. Movimento da Hora Presente, Entre a Rua e a Universidade. 2013. (Outro).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1Canegal, A. C.2016 Canegal, A. C. ; MONTEIRO, S. L. . A redução da maioridade penal a partir do debate sobre socialização e garantia do direito à educação. Desigualdade & Diversidade (PUCRJ), v. 15, p. 107-136, 2016.



Outras informações relevantes


Estágio Docência na Graduação - disciplina Religião e Sociedade com Angela Paiva - agosto/ 2017 ? dezembro/2017.

Estágio Docência na Graduação - disciplina Seminário Especial em Metodologia de Pesquisa com Marcelo Burgos - fevereiro/ 2017 ? junho/2017. 

Participação na Associação de Pós-Graduandos da PUC-Rio (APG/PUC-Rio) - 2017 - atual.

Participação no Centro Acadêmico de Ciências Sociais da PUC-Rio - 2013-2014.



Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/12/2018 às 6:35:46