Mércia Kaline Freitas Alves

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  • Última atualização do currículo em 22/11/2018


Doutoranda em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (PPGPOL / UFSCar), bolsista FAPESP. Obteve o título de Mestre e Bacharel em Ciências Sociais pela mesma instituição. É membro dos grupos de pesquisa Comunicação Política, Partidos e Eleições (UFSCar) e do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política - NEAMP (PUC-SP). Durante o Mestrado e Graduação foi bolsista FAPESP. Desenvolve pesquisas na área de Ciência Política, com ênfase em Comunicação Política, principalmente nos temas: mídia e eleições, campanhas eleitorais, HGPE, profissionalização de campanhas eleitorais, e campanhas eleitorais locais. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Mércia Kaline Freitas Alves
Nome em citações bibliográficas
ALVES, Mércia

Endereço


Endereço Profissional
Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas.
Rodovia Washington Luís km 235 - SP-310
Monjolinho
13565905 - São Carlos, SP - Brasil
Telefone: (15) 32472616


Formação acadêmica/titulação


2015
Doutorado em andamento em Ciencia Politica.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Profissionalização das campanhas eleitorais em eleições municipais São Paulo, 2016,
Orientador: Fernando Antônio Farias de Azevedo.
Palavras-chave: Comunicação Política; Campanhas Eleitorais; Profissionalização de Campanhas Eleitorais; Campanhas Eleitorais Locais.
Grande área: Ciências Humanas
2015
Doutorado em andamento em Ciencia Politica.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
com período sanduíche em Universidade de Salamanca (Orientador: Manuel Alcántara Sáez).
Título: Profissionalização das campanhas eleitorais em eleições municipais São Paulo, 2016,
Orientador: Fernando Antônio Farias de Azevedo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação Política; Campanhas Eleitorais; Profissionalização de Campanhas Eleitorais; Campanhas Eleitorais Locais.
Grande área: Ciências Humanas
2013 - 2015
Mestrado em Ciencia Politica.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Partidos políticos e campanhas profissionais: As eleições municipais de Sorocaba em 2012,Ano de Obtenção: 2015.
Orientador: Fernando Antônio Farias de Azevedo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
Palavras-chave: Comunicação Política; Campanhas Eleitorais; Profissionalização de Campanhas Eleitorais; Campanhas Eleitorais Locais.
Grande área: Ciências Humanas
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comunicação Política.
2009 - 2012
Graduação em Ciências Sociais.
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Título: Análise da Construção da Imagem de Dilma Rousseff na Campanha Eleitoral de 2010.
Orientador: Fernando Antônio Farias de Azevedo.
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil.
2006 - 2007
Curso técnico/profissionalizante.
Colégio Ser! Sorocaba, SER%21, Brasil.
2006 - 2008
Ensino Médio (2º grau).
Colégio Ser! Sorocaba, SER%21, Brasil.




Formação Complementar


2016 - 2016
Análise de dados categóricos. (Carga horária: 8h).
Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.
2014 - 2014
Introdução ao SPSS. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2014 - 2014
Análise de Dados Categóricos. (Carga horária: 12h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Ideias, Intelectuais e Pensamento Social. (Carga horária: 9h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2011 - 2011
Partidos Políticos na América Latina. (Carga horária: 8h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
2010 - 2010
Jornalismo na Prática. (Carga horária: 16h).
Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.
Vínculo institucional

2017 - Atual
Vínculo: Editoria Chefe, Enquadramento Funcional: Editoria Chefe
Outras informações
Revista Agenda Política ISSN: 2318-8499 Revista Discente Programa de Pós Graduação em Ciência Política PPGPOL-UFSCar

Vínculo institucional

2015 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Doutorado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Profissionalização das campanhas eleitorais em eleições municipais: São Paulo, 2016 Resumo: O objetivo da pesquisa é identificar e analisar as variáveis do processo de profissionalização das campanhas eleitorais brasileiras em nível local. Para atender a esse objetivo serão analisadas as campanhas das cidades: Campinas e Guarulhos, Santos e Diadema, Jau e Botucatu. No plano teórico, a pesquisa está fundamentada na importância da TV nos períodos eleitorais como principal meio de comunicação e informação política e variável do processo de profissionalização das campanhas.

Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Discente, Enquadramento Funcional: Aluno de Pós-Graduação

Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Mestrado - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Partidos políticos e campanhas profissionais As eleições municipais de Sorocaba em 2012 Resumo: A profissionalização das campanhas eleitorais é um fenômeno recente, amplo e que manifesta características distintas nos contextos políticos em que é tomado para análise, discutido como um indicador da modernização de campanhas eleitorais. Trata-se do recrutamento de corpo especializado por partidos competitivos para gestão de suas campanhas eleitorais e da adoção de novas estratégias e técnicas de campanha. Assim, temos como principal objetivo deste trabalho, identificar as variáveis pelas quais as campanhas eleitorais brasileiras estão se profissionalizando. Para tanto, a unidade de análise é a campanha municipal de 2012 da cidade de Sorocaba-SP, especificamente, as candidaturas ao poder executivo lançadas pelos partidos políticos que formaram o pleito.

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Bolsista de Iniciação Científica - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) Análise da construção da imagem de Dilma Rousseff na campanha eleitoral de 2010 Resumo: A televisão tem importância central na comunicação de massa no Brasil. Em períodos eleitorais, essa centralidade se acentua, uma vez que os eleitores conhecem os candidatos principalmente por meio da exposição na TV. As democracias de massa vêm passando, desde os anos 80, por um processo constante de modernização das campanhas eleitorais fazendo com que estas sejam redefinidas para se adequarem aos novos padrões midiáticos. Nesse novo contexto, a imagem do candidato é de extrema importância, pois predomina a personalização da política em detrimento da ideologia partidária ou dos programas partidários. O objetivo ao qual a pesquisa se propõe é o de analisar a construção da imagem política da então candidata à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff , usando como unidade de análise os programas eleitorais do PT no Horário Político de Propaganda Eleitoral e a veiculação dos spots exibidos durante a campanha do primeiro turno das eleições presidenciais de 2010.

Atividades

01/2017 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

02/2012 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Estudo de Partidos Políticos.

Linhas de pesquisa
Partidos Políticos
02/2010 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, Comunicação Política, Partidos e Eleições.

01/2009 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

01/2017 - 06/2017
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Elites, Instituições e Política / Prof. Fernando Antônio Farias de Azevedo e Prof. Eduardo Noronha.
01/2016 - 06/2016
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Mídia, Política e Opinião Pública / Prof. Fernando Antônio Farias de Azevedo.
07/2015 - 12/2015
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Mídia, Política e Opinião Pública / Prof. Fernando Antônio Farias de Azevedo.
07/2013 - 12/2013
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Mídia, Política e Opinião Pública / Prof. Fernando Antônio Farias de Azevedo.
01/2011 - 12/2013
Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Educação e Ciências Humanas, .

02/2013 - 07/2013
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.

Estágio realizado
Estágio Docência na Disciplina "Mídia, Opinião Pública e Politica".
01/2013 - 06/2013
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Introdução à Ciência Política / Prof. Marcelo Vargas.
02/2012 - 07/2012
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.

Estágio realizado
Estágio Docência na Disciplina "Introdução à Ciência Política".
02/2011 - 07/2011
Estágios , Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Ciências Sociais.

Estágio realizado
Monitoria da disciplina "História Social do Brasil".
01/2011 - 06/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Disciplina: História Social do Brasil / Prof. Marcelo Vargas.
05/2011 - 05/2011
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitora do curso de Ciências Sociais no evento Universidade Aberta.
05/2009 - 05/2009
Outras atividades técnico-científicas , Centro de Educação e Ciências Humanas, Centro de Educação e Ciências Humanas.

Atividade realizada
Monitora do curso de Ciências Sociais no evento Universidade Aberta.


Linhas de pesquisa


1.
Partidos Políticos
2.
Comunicação Política, Mídia e Eleições
3.
Centro de Estudos em Partidos Políticos CEPP - UFSCar São Carlos / Coordenador: Prof. Pedro Floriano Ribeiro
4.
Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política NEAMP - PUC SP / Coordenador: Profa Vera Chaia
5.
Comunicação Política, Partidos e Eleições - UFSCar São Carlos / Coordenador: Prof. Fernando Antônio Azevedo


Projetos de pesquisa


2015 - Atual
Profissionalização das campanhas eleitorais em eleições municipais: São Paulo, 2016
Descrição: Nas democracias contemporâneas as eleições são essencialmente a forma pela qual os partidos políticos disputam cargos. Dessa forma, as campanhas eleitorais estão no centro da relação entre partidos e regime democrático. Contemporaneamente os meios de comunicação desempenham um importante papel em relação à atuação dos partidos em períodos eleitorais. Entre eles a televisão, que se torna a principal variável do processo de profissionalização das campanhas, objeto específico deste estudo. As características desse fenômeno político são tendências observadas no Brasil, principalmente em eleições aos cargos do executivo nacional, estaduais e em capitais. Dessa forma, o objetivo deste projeto de pesquisa é identificar e analisar as variáveis do processo de profissionalização das campanhas eleitorais brasileiras em nível local. Para atender a esse objetivo serão privilegiadas as campanhas vitoriosas de 2016 das cidades que são sede das RMs do estado de São Paulo: São Paulo, Campinas, Santos, São José dos Campos e Sorocaba, e as maiores cidades de cada Região sem acesso ao HGPE na TV de sinal aberto, Guarulhos, Sumaré, São Vicente, Jacareí e Itu..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado: (1) .

Integrantes: Mércia Kaline Freitas Alves - Coordenador / Fernando Antônio Farias de Azevedo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2013 - 2015
Partidos políticos e campanhas profissionais: As eleições municipais de Sorocaba em 2012
Descrição: A profissionalização das campanhas eleitorais é um fenômeno recente, amplo e que manifesta características distintas nos contextos políticos em que é tomado para análise, discutido como um indicador da modernização de campanhas eleitorais. Trata-se do recrutamento de corpo especializado por partidos competitivos para gestão de suas campanhas eleitorais e da adoção de novas estratégias e técnicas de campanha. Assim, temos como principal objetivo deste trabalho, identificar as variáveis pelas quais as campanhas eleitorais brasileiras estão se profissionalizando. Para tanto, a unidade de análise é a campanha municipal de 2012 da cidade de Sorocaba-SP, especificamente, as candidaturas ao poder executivo lançadas pelos partidos políticos que formaram o pleito..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Mércia Kaline Freitas Alves - Integrante / Fernando Antônio Farias de Azevedo - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2012 - 2013
Estratégias petistas no HGPE das eleições presidenciais de 2010
Descrição: O objetivo ao qual a pesquisa se propõe é o de analisar as estratégias petistas no HGPE nas eleições presidenciais de 2010 a partir da sua estrutura e estilo comunicativo, privilegiando como unidade de análise os programas eleitorais do PT no HGPE exibidos durante a campanha do primeiro turno das eleições presidenciais de 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mércia Kaline Freitas Alves - Coordenador / Fernando Antônio Farias de Azevedo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
2011 - 2012
Análise da Construção da Imagem de Dilma Rousseff na Campanha Eleitoral de 2010
Descrição: A televisão tem importância central na comunicação de massa no Brasil. Em períodos eleitorais, essa centralidade se acentua, uma vez que os eleitores conhecem os candidatos principalmente por meio da exposição na TV. As democracias de massa vêm passando, desde os anos 80, por um processo constante de modernização das campanhas eleitorais fazendo com que estas sejam redefinidas para se adequarem aos novos padrões midiáticos. Nesse novo contexto, a imagem do candidato é de extrema importância, pois predomina a personalização da política em detrimento da ideologia partidária ou dos programas partidários. O objetivo ao qual a pesquisa se propõe é o de analisar a construção da imagem política da então candidata à Presidência da República pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, usando como unidade de análise os programas eleitorais do PT no Horário Político de Propaganda Eleitoral e a veiculação dos spots exibidos durante a campanha do primeiro turno das eleições presidenciais de 2010..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Mércia Kaline Freitas Alves - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.


Membro de corpo editorial


2013 - 2017
Periódico: AGENDA POLÍTICA


Revisor de periódico


2017 - 2017
Periódico: REVISTA TEXTOS GRADUADOS
2016 - 2016
Periódico: Em Tese (Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - UFSC)
2017 - 2017
Periódico: TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA
2017 - 2017
Periódico: Revista Eletrônica de Ciência Política - recp
2015 - 2015
Periódico: Revista Eletrônica de Ciência Política - recp
2018 - 2018
Periódico: TEORIA & PESQUISA
2015 - 2015
Periódico: REVISTA FLORESTAN


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comunicação Política.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Comportamento Político/Especialidade: Estudos Eleitorais e Partidos Políticos.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Ciência Política / Subárea: Profissionalização de Campanhas Eleitorais.


Idiomas


Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
LIMA, B.2015LIMA, B. ; ALVES, Mércia . O Partido dos Trabalhadores: Um perfil do investimento financeiro nos meios de comunicação de massa nas eleições. Aurora (PUCSP. Online), v. 7, p. 66-80, 2015.

2.
ALVES, Mércia2014 ALVES, Mércia. Profissionalização das Campanhas Eleitorais: Metodologia de Estudo. Agenda Política, v. 2, p. 84-96, 2014.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Mércia. Partidos políticos e campanhas profissionais: As eleições municipais de Sorocaba em 2012. In: VI Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (VI COMPOLÍTICA), 2015, Rio de Janeiro. Anais do VI Congresso da Compolítica 2015, 2015.

2.
ALVES, Mércia; LUCHESI, R. ; OLIVEIRA, L. . Dinâmica financeira e centralidade dos meios de comunicação nas campanhas eleitorais: O caso de PT e PsoL nas cidades paulistas. In: 39 Encontro Anual da ANPOCS, 2015, Caxambu. Anais do 39º Encontro Anual da Anpocs, de 26 a 30 de outubro de 2015, em Caxambu - MG., 2015.

3.
ALVES, Mércia; CASSOTTA, P. L. . Candidatos evangélicos e uso da propaganda política eleitoral. In: II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política, 2014, São Carlos. GT2 - Eleições, partidos políticos e o papel da mídia nas democracias, 2014.

4.
ALVES, Mércia. Profissionalização das campanhas eleitorais: metodologia de estudo. In: I Workshop de Metodologia em Ciência Política, 2014, São Carlos. Mídia e Comunicação Política, 2014.

5.
ALVES, Mércia. Profissionalização das campanhas eleitorais: discutindo conceitos e metodologias de análise. In: V Seminário Nacional Sociologia & Política, 2014, Curitiba. Comunicação, Mídia e Ciberpolítica, 2014.

6.
ALVES, Mércia. Recursos e alocação de recursos: as eleições municipais na cidade de Sorocaba em 2012. In: VI Congreso Latinoamericano de la Asociación Mundial para la Investigación en Opinión Pública, WAPOR, 2014, Santiago do Chile. Medios, Campañas y Elecciones, 2014.

7.
LIMA, B. ; ALVES, Mércia . O Partido dos Trabalhadores: um perfil do investimento financeiro nos meios de comunicação de massa. In: Seminário Mídia, Política e Eleições PUC-SP, 2014, São Paulo. Relação entre Mídia e Política, 2014.

8.
ALVES, Mércia. Estratégias petistas no HGPE das eleições presidenciais de 2010. In: I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Interfaces da Ciência Política. 2013, 2013, São Carlos. I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Interfaces da Ciência Política. 2013, 2013.

9.
ALVES, Mércia. Análise da Construção da Imagem de Dilma Roussef na Campanha Eleitoral de 2010. In: VIII Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2012, Gramado. omunicação Política e Opinião Pública, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
ALVES, Mércia; LUCHESI, R. ; OLIVEIRA, L. . Dinâmica financeira e centralidade dos meios de comunicação nas campanhas eleitorais: O caso de PT e PsoL nas cidades paulistas. In: 39 Encontro Anual da Anpocs, 2015, Caxambu. RESUMOS 39º ENCONTRO ANUAL DA ANPOCS, DE 26 A 30 DE OUTUBRO DE 2015, EM CAXAMBU ? MG, 2015. p. 196-196.

2.
ALVES, Mércia. Medindo o engajamento dos partidos políticos brasileiros na profissionalização das suas campanhas eleitorais. In: IX Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, 2014, Brasília. Comunicação política e opinião pública, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
ALVES, Mércia. Meios e eleições municipais: discutindo campanhas tradicionais a partir de casos paulistas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
ALVES, Mércia. Estratégias e organização comunicacional nas campanhas municipais brasileiras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
ALVES, Mércia. A imagem dos candidatos à prefeitura de São Paulo na campanha eleitoral 2016. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
ALVES, Mércia. A Operação Lava-Jato na Folha de São Paulo. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
ALVES, Mércia. Análise da Minirreforma no contexto das eleições municipais de 2012 e 2016. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

6.
ALVES, Mércia. Financiamento partidário para eleições majoritárias: estratégias eleitorais nas campanhas brasileiras de 2012 e 2014. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
ALVES, Mércia. O acesso à propaganda eleitoral televisionada nas cidades paulistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
ALVES, Mércia. Eleições e HGPE: o acesso à propaganda eleitoral nos municípios paulistas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
ALVES, Mércia. Imprensa e cobertura eleitoral: A agenda da Folha de São Paulo durante o primeiro turno das eleições de 2016. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

10.
ALVES, Mércia; GOBBI, L. . A profissionalização das campanhas eleitorais online em eleições municipais. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
ALVES, Mércia. Partidos políticos e campanhas profissionais: As eleições municipais de Sorocaba em 2012. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

12.
GOBBI, L. ; ALVES, Mércia . Análise da construção da imagem do Judiciário brasileiro na cobertura do ?mensalão? pelo Jornal Nacional. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

13.
ALVES, Mércia; LUCHESI, R. ; OLIVEIRA, L. . Dinâmica financeira e centralidade dos meios de comunicação nas campanhas eleitorais: O caso de PT e PsoL nas cidades paulistas. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
ALVES, Mércia. Profissionalização das campanhas eleitorais: metodologia de estudo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
ALVES, Mércia. Candidatos evangélicos e uso da propaganda política eleitoral. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

16.
ALVES, Mércia. Recursos e alocação de recursos: as eleições municipais na cidade de Sorocaba em 2012. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ALVES, Mércia. Medindo o engajamento dos partidos políticos brasileiros na profissionalização das suas campanhas eleitorais. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

18.
LIMA, B. ; ALVES, Mércia . O Partido dos Trabalhadores: um perfil do investimento financeiro nos meios de comunicação de massa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

19.
ALVES, Mércia; LIMA, B. . A polarização eleitoral e os meios de comunicação em massa: as eleições presidenciais e o investimento financeiro (2002 a 2010). 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

20.
ALVES, Mércia. Recursos e alocação de recursos: as eleições municipais na cidade de Sorocaba em 2012. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

21.
ALVES, Mércia. Profissionalização das campanhas eleitorais: discutindo conceitos e metodologias de análise. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

22.
ALVES, Mércia. Estratégias petistas no HGPE das eleições presidenciais de 2010. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
ALVES, Mércia. Análise da Construção da Imagem de Dilma Rousseff na Campanha Eleitoral de 2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

24.
ALVES, Mércia. Análise da Construção da Imagem de Dilma Rousseff na Campanha Eleitoral de 2010. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
ALVES, Mércia. O HGPE nas eleições presidenciais de 2010. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Outras produções bibliográficas
1.
ALVES, Mércia. Partidos políticos e campanhas profissionais: As eleições municipais de Sorocaba em 2012 2015 (Dissertação de Mestrado).

2.
ALVES, Mércia. Análise da Construção da Imagem de Dilma Rousseff na Campanha Eleitoral de 2010 2012 (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia).


Produção técnica
Trabalhos técnicos
1.
ALVES, Mércia. Parecer para Revista Florestan (ISSN: 2357-8300). 2015.

Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
ALVES, Mércia. Agenda das Eleições Presidenciais de 2014. 2014. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).


Demais tipos de produção técnica
1.
ALVES, Mércia. Sistemas Eleitorais. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

2.
ALVES, Mércia; CONTRERA, F. . Metodologias e técnicas qualitativas em Ciência Política: Módulo 2: Análise Documental. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
ALVES, Mércia. Avaliadora de Painel durante a II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Repensando a Trajetória do Estado Brasileiro. 2014. (Avaliação).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ALVES, Mércia; AZEVEDO, F. A. F.. Participação em banca de Laura Gobbi.Análise da construção da imagem do Judiciário brasileiro na cobertura do ?mensalão? pelo Jornal Nacional. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de São Carlos.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
9º Congresso Latino-americano de Ciência Política Democracias em Recessão?. Apresentador de trabalho. 2017. (Congresso).

2.
IV Mídia, Política e Eleições: Crise, Representatividade e Política. 2017. (Seminário).

3.
8º Congresso Internacional Consejo Europeo de Investigaciones Sociales de América Latina CEICEISAL. 2016. (Congresso).

4.
II Workshop de Metodologia em Ciência Política.Avaliadora de trabalhos apresentados em painel. 2016. (Oficina).

5.
V Congresso Internacional de Comunicação Política e Estratégias d de Campanha - Asociación Latinoamericana de Investigadores en Campañas Electorales - ALICE. 2016. (Congresso).

6.
39º Encontro anual da Anpocs. 2015. (Encontro).

7.
II Seminário Mídia, Política e Eleições - Seminário de Ciências Sociais da PUC/SP. 2015. (Seminário).

8.
VI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Política a (COMPOLITICA). 2015. (Congresso).

9.
9º Encontro da ABCP.Medindo o engajamento dos partidos políticos brasileiros na profissionalização das suas campanhas eleitorais. 2014. (Encontro).

10.
II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Repensando a Trajetória do Estado Brasileiro.Avaliadora de Painel. 2014. (Outra).

11.
II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos. 2014. (Congresso).

12.
I Workshop de Metodologia em Ciência Política.Coordenadora discente na Oficina Temática Mídia e Comunicação Política. 2014. (Oficina).

13.
I Workshop de Metodologia em Ciência Política, realizado na Universidade Federal de São Carlos. 2014. (Congresso).

14.
IX Encontro Associação Brasileira de Ciência Política. 2014. (Congresso).

15.
Seminário Mídia, Política e Eleições - PUC/SP. 2014. (Seminário).

16.
VI Congresso Latinoamericano de la Associación Mundial para la Investigación en Opinión Pública WAPOR. 2014. (Congresso).

17.
V Seminário Nacional Sociologia & Política: Desenvolvimento e mudanças sociais em contexto de crise,. 2014. (Congresso).

18.
I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de São Carlos. 2013. (Congresso).

19.
8º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.Análise da construção da imagem de Dilma Rousseff na campanha eleitoral de 2010. 2012. (Encontro).

20.
IV Seminário Nacional de Sociologia e Política: Pluralidade e Garantia dos Direitos Humanos no Século XXI. 2012. (Seminário).

21.
VIII Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. 2012. (Congresso).

22.
X Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. 2012. (Congresso).

23.
A nova configuração do poder mundial e a emergência das potências regionais-globais: os casos de Brasil e México. 2011. (Seminário).

24.
IX Semana de Ciências Sociais. 2011. (Congresso).

25.
Universidade Aberta.Esclarecimento de dúvidas. 2011. (Encontro).

26.
6º Interprogramas de Mestrado Cásper Líbero. 2010. (Congresso).

27.
8º Fórum de Pesquisa Cásper Líbero. 2010. (Congresso).

28.
Comunicação Digital e Política no Brasil: Participação da Internet nas Eleições. 2010. (Seminário).

29.
Difusão Científica como Fonte para Educação - Seminário Ciência Web - Centro de Divulgação Científica e Cultural CDCC USP. 2010. (Simpósio).

30.
Discurso Político: Fronteiras Nebulosas. 2010. (Congresso).

31.
I Seminário de Análise em Práticas Discursivas: Foucault na Ciência da Informação. 2010. (Seminário).

32.
Jornalismo na Prática. 2010. (Oficina).

33.
Mudando para Vencer: A Transformação do PT e as Eleições Presidenciais. 2010. (Seminário).

34.
Raízes Sociais e Ideológicas do Lulismo. 2010. (Seminário).

35.
7º Fórum de Pesquisa Cásper Líbero. 2009. (Congresso).

36.
Universidade Aberta.Esclarecimento de dúvidas. 2009. (Encontro).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ALVES, Mércia. IV Mídia, Política e Eleições: Crise, Representatividade e Política. 2017. (Outro).

2.
ALVES, Mércia. II Workshop de Metodologia em Ciência Política. 2016. (Outro).

3.
Brasil, F ; ALVES, Mércia ; ZAMBELLO, A ; CONTRERA, F. . II Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Repensando a trajetória do Estado brasileiro. 2014. (Congresso).

4.
ALVES, Mércia; MASSUCHIN, M ; CONTRERA, F. ; ZAMBELLO, A ; CASSOTTA, P. L. ; LIMA, B. ; MARTINS, T. C. . I Workshop de Metodologia em Ciência Política: Partidos, Comportamento Eleitoral e Comunicação. 2014. (Outro).

5.
ALVES, Mércia. Coordenadora da Oficina Temática "Mídia e Comunicação Política" no I Workshop de Metodologia em Ciência Política da UFSCar. 2014. (Congresso).

6.
ALVES, Mércia. I Workshop de Metodologia em Ciência Política. 2014. (Outro).

7.
ALVES, Mércia; TROIANO, M ; MASSUCHIN, M ; ZAMBELLO, A ; Brasil, F ; CONTRERA, F. . I Semana de Pós-Graduação em Ciência Política: Interfaces da Ciência Política; 2013.. 2013. (Congresso).




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