Nadia Marcella Siqueira Silva

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/9880009094593598
  • Última atualização do currículo em 25/03/2018


Graduada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2013. Atuou no projeto de iniciação científica"Técnicos do planejamento no Brasil: um estudo sobre o debate desenvolvimentista nas páginas de O Observador Econômico e Financeiro (1936-1954)", orientada pela professora Maria Letícia Corrêa durante a graduação, por um ano (2011-2012).Tem experiência na área de História, com ênfase em Brasil Imperial em desenvolvimento de projetos políticos do período e construção da identidade e cultural nacional. Atualmente bolsista CAPES, cursando mestrado em História Social na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - FFP, com o projeto "Martins Pena em via dupla: texto e contexto de uma nação através do teatro popular brasileiro." orientada pela professora Ana Paula Barcelos. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Nadia Marcella Siqueira Silva
Nome em citações bibliográficas
SILVA, N. M. S.


Formação acadêmica/titulação


2016
Mestrado em andamento em História Social.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil. Orientador: Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2009 - 2013
Graduação em História.
Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.
Título: A Nação nos palcos de Martins Pena - a construção de uma herança.
Orientador: Carlos Mauro de Oliveira Jr..




Atuação Profissional



Fundação Biblioteca Nacional, FBN, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Guia, Carga horária: 30


ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIODE JANEIRO, ALERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20
Outras informações
Estagiária da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, guia de visita monitorada da exposição permanente "Palácio Tiradentes: lugar de memória do parlamento brasileiro", que conta a história política brasileira e fluminense, abrangendo um contexto histórico que começa desde o Brasil-colônia e vai até a República do século XX.


Instituto Sangari, SANGARI, Brasil.
Vínculo institucional

2010 - 2010
Vínculo: estagiário, Enquadramento Funcional: estágiário, Carga horária: 20
Outras informações
Monitora na exposição "Einstein no Brasil" realizada pelo Insituto Sangari, no espaço do Museu Histórico Nacional, onde guiava grupos pela exposição que contava desde a história pessoal de Albert Einstein até sua contribuição para a Física e para a história da humanidade como um todo.


CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social, CAPES, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2018
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda bolsista, Carga horária: 20



Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil.
3.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.
4.
Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.
5.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro.
6.
Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, N. M. S.. Martins Penna, a ideia de nação e o teatro popular brasileiro (1833-1848). In: V Seminário Interno do Programa de Pós - Graduação em História Social - PPGHS, 2017, São Gonçalo. V Seminário Interno do Programa de Pós - Graduação em História Social - PPGHS. São Gonçalo, 2017.

2.
SILVA, N. M. S.. Martins Pena em via de mão dupla: o teatro popular e a construção da nação no Brasil no século XIX. In: XI semana de história política - relações de poder, crise, democracia e possibilidades, 2017, Rio de Janeiro. XI semana de história política - relações de poder, crise, democracia e possibilidades, 2016.

3.
SILVA, N. M. S.. Martins Pena em via de mão dupla: o teatro popular e a construção da nação no Brasil no século XIX. In: IV Seminário Fluminense de Pós-Graduando em História, 2016, São Gonçalo. IV Seminário Fluminense de Pós-Graduando em História, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
SILVA, N. M. S.. Uma trajetória no teatro romântico em busca do ideal de civilização oitocentista. In: XII Semana de História Política - Conflitos e Resistências: entre práticas, expectativas e rupturas., 2017, Rio de Janeiro. XII Semana de História Política - Conflitos e Resistências: entre práticas, expectativas e rupturas., 2017.

2.
SILVA, N. M. S.. A produção simbólica de Martins Pena: entre a comédia e a censura teatral no Brasil oitocentista.. In: XXIX Simpósio Nacional de História, 2017, Brasília. XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia, 2017.

3.
SILVA, N. M. S.. Martins Penna, a ideia de nação e o teatro popular brasileiro (1833-1848). In: V Seminário Interno do Programa de Pós - Graduação em História Social - PPGHS, 2017, São Gonçalo. V Seminário Interno do Programa de Pós - Graduação em História Social - PPGHS. São Gonçalo, 2017.

Apresentações de Trabalho
1.
SILVA, N. M. S.. Martins Penna, o teatro romântico e o ideal de civilização oitocentista. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

2.
SILVA, N. M. S.. Martins Penna, a ideia de nação e o teatro popular brasileiro (1833-1848). 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

3.
SILVA, N. M. S.. Martins Pena em via de mão dupla: o teatro popular e a construção da nação no Brasil no século XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

4.
SILVA, N. M. S.. Martins Pena em via de mão dupla: o teatro popular e a construção da nação no Brasil no século XIX. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

5.
SILVA, N. M. S.. Valentim Bouças e O Observador Econômico e Financeiro: uma política de interesses e os interesses políticos (1936-1937). 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

Outras produções bibliográficas
1.
SILVA, N. M. S.. Martins Pena em via de mão dupla: o teatro popular e a construção da nação no Brasil no século XIX 2016 (XI Semana de História Política Relações de poder: crise, democracia e possibilidades).

2.
SILVA, N. M. S.. Martins Pena em via de mão dupla: o teatro popular e a construção da nação no Brasil no século XIX 2016 (IV Seminário fluminense).


Demais tipos de produção técnica
1.
SILVA, N. M. S.. Martins Pena em via de mão dupla: o teatro popular e a construção da nação no Brasil no século XIX. 2016. (XI Semana de História Política Relações de poder: crise, democracia e possibilidades).

2.
SILVA, N. M. S.. Martins Pena em via de mão dupla: o teatro popular e a construção da nação no Brasil no século XIX. 2016. (IV Seminário fluminense).

Demais trabalhos
1.
SILVA, N. M. S.. A Nação nos palcos de Martins Pena - construção de uma herança. 2013.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História.Martins Pena, o teatro romântico e o ideal de civilização oitocentista. 2017. (Seminário).

2.
V Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.Martins Pena, o teatro romântico e o ideal de civilização oitocentista. 2017. (Seminário).

3.
V Seminário Interno do Programa de Pós - Graduação em História Social - PPGHS.Martins Penna, a ideia de nação e o teatro popular brasileiro (1833-1848). 2017. (Seminário).

4.
II ENCONTRO DO GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, PODER E IDEIAS POLÍTICAS. 2016. (Encontro).

5.
IV Seminário Fluminense de Pós-Graduandos em História.Martins Pena em via de mão dupla: o teatro popular e a construção da nação no Brasil no século XIX. 2016. (Seminário).

6.
XI Semana de História Política.Martins Pena em via de mão dupla: o teatro popular e a construção da nação no Brasil no século XIX. 2016. (Seminário).

7.
Seminário do Mestrado em História Social. 2011. (Seminário).

8.
Intolerância : Religião, raça epolítica no mundo ibérico do Antigo Regime. 2010. (Seminário).

9.
Seminário de História Social: Relações de Poder e Identidade. 2010. (Seminário).

10.
XIV Semana de História. 2010. (Outra).

11.
XIII Semana de História. 2009. (Outra).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/11/2018 às 10:15:19