Caroline Kako Ostermann

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7947865324571169
  • Última atualização do currículo em 17/12/2017


Atualmente é Técnica do Instituto de Botânica, no Núcleo de Ecologia em São Paulo/SP. Estagiou e participou de Iniciação Científica no Laboratório de Química e Geoquímica Ambiental no CCST - Centro de Ciências do Sistema Terrestre do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espacias em São José dos Campos/SP, tem experiência em química ambiental e em agronomia. Graduada em Engenharia Agrônoma, pela Universidade de Taubaté - UNITAU em Taubaté/SP. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Caroline Kako Ostermann
Nome em citações bibliográficas
OSTERMANN, C. K.

Endereço


Endereço Profissional
Instituto de Botânica, Centro de Pesquisa em Ecologia e Fisiologia.
Instituto de Botânica do Estado de São Paulo
Água Funda
04301902 - São Paulo, SP - Brasil
Telefone: (11) 50676000
Ramal: 6140


Formação acadêmica/titulação


2012 - 2016
Graduação em Agronomia.
Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Título: CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DO PARTICULADO ATMOSFÉRICO E ESPÉCIES NOx E SO2: um estudo de quantificação em três sitios de amostragem em São José dos Campos, Cachoeira Paulista e São Paulo (SP)..
Orientador: Prof. Dr. Gilberto Fernando Fisch.
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
2011 interrompida
Graduação interrompida em 2012 em nurtrição.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Ano de interrupção: 2012




Atuação Profissional



Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais, INPE, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30
Outras informações
Estagiária do Laboratório de Química e Geoquímica Ambiental (LAQUATEC), do CSST- Centro de Ciências do Sistema Terrestre, INPE.

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista IC, Carga horária: 20


Universidade de Taubaté, UNITAU, Brasil.
Vínculo institucional

2014 - 2015
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria no Laboratório de Plantas Medicina, Carga horária: 20

Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria no Laboratório de Entomologia, Carga horária: 20

Atividades

03/2014 - Atual
Estágios , Departamento de Ciências Agrarias, .

Estágio realizado
Estagiaria no Laboratorio de Plantas Medicinais.
03/2013 - 12/2013
Extensão universitária , Departamento de Ciências Agrarias, .

Atividade de extensão realizada
Estagiaria no Projeto de Extensão Natureza e Criança.
03/2012 - 12/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Departamento de Ciências Agrarias, .


Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiaria no Projeto REDE SANS, Carga horária: 20

Atividades

07/2011 - 03/2012
Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Estadual Paulista, .

04/2011 - 12/2011
Extensão universitária , Universidade Estadual Paulista, .

Atividade de extensão realizada
Extensionista no Projeto REDE SANS.


Linhas de pesquisa


1.
Pesquisa de Restrição de sacarose em ratos obesos
2.
Iniciação Cientifica Hidromel


Projetos de pesquisa


2014 - 2016
Caracterização da distribuição em tamanho do particulado atmosférico em região urbana.
Descrição: O objetivo deste estudo é caracterizar o particulado atmosférico presente na atmosfera da cidade de São José dos Campos quanto à sua massa e distribuição em tamanho de diâmetro aerodinâmico, amostrando o material particulado utilizando-se um impactador de cascata de 13 estágios e dois amostradores dicotômicos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Caroline Kako Ostermann - Integrante / Maria Cristina Forti - Coordenador.Financiador(es): Instituto Nacional de Pesquisas Aeroespaciais - Bolsa.


Projetos de extensão


2013 - 2013
Natureza e Criança aprendendo com animais e plantas.
Descrição: O Projeto Natureza e Criança tem como objetivo difundir o conhecimento gerado na Universidade junto à comunidade externa, além de atender a essa proposta, também difunde o conhecimento entre os estudantes dos departamentos envolvidos: Agronomia, Biologia e Pedagogia, socializando o conhecimento específico de cada área instrumentalizando-os para o atendimento às crianças nas escolas. Atua junto às escolas de Ensino Fundamental públicas e privadas de Taubaté promovendo o ensino de entomologia (estudos sobre insetos), ampliando a visão dos alunos sobre a relação entre animais (insetos) e plantas, sobre seu papel na polinização, explorando o ciclo vital das plantas e sua importância, o ciclo vital dos insetos e sua importância para a natureza, desconstruindo a visão antropocêntrica que tanto o senso comum quanto o material didático promovem sobre o assunto inseto. Por se tratar de ensino, os graduandos bolsistas e voluntários, vão ao longo do ano até as escolas envolvidas, com aulas previamente planejadas e com material concreto a fim de favorecer a aprendizagem das crianças. É realizada na primeira aula uma avaliação diagnóstica para levantar os conhecimentos prévios dos alunos e sobre esses dados são planejadas as aulas e intervenções didáticas. A cada aula um assunto referente aos insetos e sua relação com as plantas é trabalhada de maneira concreta. No mês de Outubro, penúltimo do projeto, as crianças vão até o Campus da Agronomia onde é realizado um circuito interativo de atividades que sintetizam, em loco, as atividades propostas durante o ano. Após essa ação é realizada uma última avaliação a fim de observar e avaliar o conhecimento agregado pelas crianças sobre a relação animais e plantas, após as intervenções do projeto. Os resultados desses anos de projeto têm revelado uma reconstrução nos conceitos dos alunos tanto dos graduandos quanto os das escolas de ensino fundamental, fazendo-os repensar e analisar com outro olhar a relação do homem com o ambiente que o cerca..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Caroline Kako Ostermann - Integrante / Profa. Dra. Adriana Mascarette Labinas - Coordenador / Profa. Ms. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil - Integrante.Financiador(es): Universidade de Taubaté - Bolsa.
2011 - 2012
REDE SANS
Descrição: A Rede-SANS é uma rede social de articulação da academia com os movimentos populares e o poder público, em defesa do direito humano à alimentação saudável, adequada e solidária. Suas atividades foram sistematizadas a partir do projeto ?Rede de municípios promotores da segurança alimentar nutricional sustentável? subsidiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Financiadora de Estudos e Projetos ? FINEP, executado pela Fundação do Instituto de Biociências de Botucatu ? UNESP, e co-executada pelo Instituto Harpia Harpyia. A pesquisa realizada pela Rede-SANS é um estudo transversal em 65 municípios do Estado de São Paulo, sendo estes: Guarani d?Oeste, Álvares Florence, Votuporanga, Guaraci, Tanabi, Auriflama, Araçatuba, Buritama, Balbinos, José Bonifácio, Barbosa, Penápolis, Mirassol, São José do Rio Preto, Cedral, Catanduva, Canas, Roseira, Taubaté, Caraguatatuba, Suzano, Guarulhos, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Registro, Iguape, Itararé, Nova Campina, Itapeva, Buri, Itaóca, Tupã, Pompéia, Marília, Garça, Fernão, Duartina, Bauru, Borebi, Barra Bonita, Panorama, Presidente Venceslau, Alfredo Marcondes, Presidente Prudente, Martinópolis, Sales Oliveira, Batatais, Altinópolis, Ribeirão Preto, Cássia dos Coqueiros, Sertãozinho, Matão, Itobi, São Carlos, Leme, Rio Claro, Iracemápolis, Jaguariúna, Hortolândia, Campinas, Tuiuti, Pedra Bela, Itu, Sorocaba, Pitangueiras. A pesquisa pretende elaborar um diagnóstico propositivo quanto a atuação do SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) no Estado de São Paulo, levando em conta: - A proporção de avaliações antropométricas realizadas na população que frequenta a unidade em relação ao total de indivíduos atendidos em cada ciclo da vida. - A oferta de serviço de orientação e educação nutricional para a população atendida nas unidades. - Os recursos do município e da unidade para a realização das atividades de monitoramento e promoção da alimentação saudável, adequada e solidária. - Os procedimentos das equipes de saúde para obtenção dos dados antropométricos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (2) .
Integrantes: Caroline Kako Ostermann - Coordenador / Prof. Maria Rita Marques de Oliveira - Integrante.Financiador(es): Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Bolsa.


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Agrárias / Área: Agronomia.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica/Especialidade: Análise de Traços e Química Ambiental.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Projeto de Pesquisa e Inovação, UNITAU.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
OSTERMANN, C. K.. Caracterização da distribuição em tamanho do particulado atmosférico em região urbana. In: SICINPE, 2015, São José dos Campos. CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO EM TAMANHO DO PARTICULADO ATMOSFÉRICO EM REGIÃO URBANA, 2015.

Apresentações de Trabalho
1.
OSTERMANN, C. K.. CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DO MP, NOX E SO2: UM ESTUDO QUANTITATIVO NOS SITIOS DE AMOSTRAGEM SJC, CP E SP (SP). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OSTERMANN, C. K.; ANDRADE, W. M. G. . ESTUDO DE ÍONS MAIORES NO EXTRATO AQUOSO DE PARTICULADO ATMOSFÉRICO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

3.
OSTERMANN, C. K.. Caracterização da distribuição em tamanho do particulado atmosférico em região urbana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OSTERMANN, C. K.. Caracterização da distribuição em tamanho do particulado atmosférico em região urbana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Outras produções bibliográficas
1.
OSTERMANN, C. K.. CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO EM TAMANHO DO PARTICULADO ATMOSFÉRICO EM REGIÃO URBANA. São José dos Campos: Biblioteca do INPE, 2015 (Iniciação Científica).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
FISCH, G. F.; FORTI, M. C.; ROMAO, A. P.; TARGA, M. S.; OSTERMANN, C. K.. Participação em banca de caroline kako ostermann.CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DO PARTICULADO ATMOSFÉRICO E ESPÉCIES NOx E SO2: um estudo de quantificação em três sitios de amostragem em São José dos Campos, Cachoeira Paulista e São Paulo (SP).. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) - Universidade de Taubaté.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
V CICTED. ESTUDO DE ÍONS MAIORES NO EXTRATO AQUOSO DE PARTICULADO ATMOSFÉRICO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. 2016. (Congresso).

2.
V CICTED. CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DO MP, NOX E SO2: UM ESTUDO QUANTITATIVO NOS SITIOS DE AMOSTRAGEM SJC, CP E SP (SP). 2016. (Congresso).

3.
38ª Reuniao Anual da SBQ- Sociedade Brasileira de Quimica. CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO EM TAMANHO DO PARTICULADO ATMOSFÉRICO: um estudo de comparação utilizando dois sistemas de amostragem em São José dos Campos e Cachoeira Paulista (SP). 2015. (Congresso).

4.
38ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Atmospheric cations particulate phase: a comparison study using two sampling system in São José dos Campos and Cachoeira Paulista (SP). 2015. (Congresso).

5.
IV CICTED- Congresso Internacional de Ciencia, Tecnologia e desenvolvimento. CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO EM TAMANHO DO PARTICULADO ATMOSFÉRICO EM CP E SJC. 2015. (Congresso).

6.
III CICTED- Congresso Internacional de Ciencias, Tecnologia e Desenvolvimento. III Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. 2014. (Congresso).

7.
III SIMPÓSIO DOS PÓS-GRADUANDOS EM CIÊNCIA DO SISTEMA TERRESTRE ? III SPGCST 2014. 2014. (Simpósio).

8.
UNITAU CONVIDA.Empreendedorismo e carreira: a importância dos programas de estágio. 2014. (Encontro).

9.
Comevap.Cenário da Bacia Leiteira no Brasil. 2013. (Seminário).

10.
Palestra sobre Biotecnologia e Nutrição de alimentos. 2013. (Seminário).

11.
XVII ENIC - Encontro de Iniciação Científica. Inclusão verde. 2013. (Exposição).

12.
AGRISHOW. 2012. (Feira).

13.
I Ciclo de Palestras sobre Defensivos Agricolas do Vale do Paraiba.I Ciclo de Palestras sobre Defensivos Agrícolas do Vale do Paraiba. 2012. (Simpósio).

14.
XVI ENIC 2012 - Encontro de iniciação científica. Inclusão verde. 2012. (Exposição).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OSTERMANN, C. K.; LABINAS, P. D. A. M. ; ARAUJO, T. V. ; CALIL, P. M. A. M. G. C. . 7º Seminário de Extensão- SEMEX. 2013. (Exposição).

2.
OSTERMANN, C. K.; GOMES, C. B. ; AUGUSTI, L. ; SOUZA, P. L. ; YAZBEK, C. B. ; MOMESSO, L. B. ; CAMARGO, N. ; TAPIAS, T. M. ; NUNES, C. N. M. ; MORAES, J. A. ; SILVA, A. L. L. M. ; RIBEIRO, A. P. ; BEATO, G. ; JESUS, J. ; CARDOSO, R. F. V. ; ASSEIRO, Y. F. . I Simposio de Nutrição Esportiva- EJENUTRI. 2011. (Congresso).



Inovação



Projetos de pesquisa


Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
OSTERMANN, C. K.. Caracterização da distribuição em tamanho do particulado atmosférico em região urbana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
OSTERMANN, C. K.. Caracterização da distribuição em tamanho do particulado atmosférico em região urbana. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

3.
OSTERMANN, C. K.. CARACTERIZAÇÃO DA DISTRIBUIÇÃO DO MP, NOX E SO2: UM ESTUDO QUANTITATIVO NOS SITIOS DE AMOSTRAGEM SJC, CP E SP (SP). 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

4.
OSTERMANN, C. K.; ANDRADE, W. M. G. . ESTUDO DE ÍONS MAIORES NO EXTRATO AQUOSO DE PARTICULADO ATMOSFÉRICO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
OSTERMANN, C. K.; GOMES, C. B. ; AUGUSTI, L. ; SOUZA, P. L. ; YAZBEK, C. B. ; MOMESSO, L. B. ; CAMARGO, N. ; TAPIAS, T. M. ; NUNES, C. N. M. ; MORAES, J. A. ; SILVA, A. L. L. M. ; RIBEIRO, A. P. ; BEATO, G. ; JESUS, J. ; CARDOSO, R. F. V. ; ASSEIRO, Y. F. . I Simposio de Nutrição Esportiva- EJENUTRI. 2011. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 11:29:37