Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/7559424117877216
  • Última atualização do currículo em 28/12/2018


Doutorado em andamento em Educação Matemática, Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)(2017), licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)(2014).É membro do "Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática - GPCEM" onde integra uma equipe que desenvolve um projeto de pesquisa intitulado "Redes discursivas construídas em livros didáticos de Matemática do ensino médio", financiado pelo CNPq e pela CAPES. Desenvolve pesquisas ligadas aos currículos de matemática da educação básica. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel
Nome em citações bibliográficas
CORADETTI, C. A. L. M


Formação acadêmica/titulação


2017
Doutorado em andamento em Programa de Pós Graduação em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: ENTREVISTAS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO: UMA CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS DE COMO SER SUJEITO NO DISCURSO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA,
Orientador: Marcio Antonio da Silva.
2015 - 2017
Mestrado em Educação Matemática.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, UFMS, Brasil.
Título: Discursos que emergem a partir da matemática financeira presente nos livros didáticos de Matemática do ensino médio,Ano de Obtenção: 2017.
Orientador: Marcio Antonio da Silva.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
2010 - 2013
Graduação em Matemática.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Brasil.
Título: Aplicações de Derivadas de Funções de uma Variável real e Derivadas Parciais.
Orientador: Professora Ma. Luciana Kemie Nakayama.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.




Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Currículo/Especialidade: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.


Idiomas


Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende RazoavelmenteLê Razoavelmente.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
SILVA, M. A.2018SILVA, M. A. ; VALERO, P. ; CORADETTI, C. A. L. M ; BERTO, L. F. . Brazilian High School Mathematics Textbooks and the Constitution of the Good Student Citizen. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, p. 1071-1081, 2018.

2.
1CORADETTI, C. A. L. M2017CORADETTI, C. A. L. M; Silva, Marcio Antonio da . A Tomada de Decisão: tensionamentos de uma instrução dada pela matemática financeira dos livros didáticos de matemática do ensino médio. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 65-86, 2017.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CORADETTI, C. A. L. M; MANOEL, A. P. ; ASSUNCAO, R. G. . AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADES PARA A CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO. In: VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018, Foz de Iguaçu. VII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 2018.

2.
SILVA, M. A. ; CORADETTI, C. A. L. M . Olhares contemporâneos para os livros didáticos de Matemática do Ensino Médio: o investimento e a poupança, uma prática para o acúmulo de capital. In: 4º Fórum Nacional sobre Currículos de Matemática (4º FNCM), 2017, São Paulo. INTERLOCUÇÕES COM OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. São Paulo: FEUSP, 2017. v. 01.

3.
CORADETTI, C. A. L. M; SOUZA, D. M. X. B. ; OLIVEIRA, J. C. G. ; BERTO, L. F. . TENSIONAMENTOS EM MULTIPLICIDADE: A LINGUAGEM MIDIÁTICA NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA. In: Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016.

4.
CORADETTI, C. A. L. M; SILVA, M. A. . TENSIONAMENTO DE UMA DAS DISCURSIVIDADES DA MATEMÁTICA FINANCEIRA ? POUPAR PARA CONSUMIR. In: Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2016, Campo Grande- MS. Anais do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2016. v. V.10. p. 40-51.

5.
CORADETTI, C. A. L. M. Discursos que emergem da matemática financeira: uma análise dos livros didáticos de Matemática do ensino médio. In: Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015, Juiz de Fora MG. Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, 2015. v. B.

6.
CORADETTI, C. A. L. M; GUISSONE, C. A. L. J ; BERTO, L. F. ; SALES, A. . CONHECIMENTO SOBRE MÓDULO QUE ESTUDANTES CONSERVAMAPÓS TEREM INGRESSADO NOS CURSOS DE EXATAS. In: VIII SESEMAT- Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2014, Campo Grande- MS. SESEMAT- Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2014.

7.
BERTO, L. F. ; CORADETTI, C. A. L. M ; SANTOS, J. W. . Sistema de Equações com Duas Incógnitas: Uma Proposta de Atividade Com Estudantes do 8º Ano Do Ensino Fundamental. In: XI ENEM, 2013, Curitiba. XI ENEM- Educação Matemática: Retrospectiva e Perspectiva, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
CORADETTI, C. A. L. M. NOTAS DE EXPERIÊNCIAS DE UMA JOVEM PESQUISADORA. In: Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2017, Campo Grande- MS. Anais do Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática, 2017. v. V.11. p. 84-92.

2.
SABINO, E. C. ; CORADETTI, C. A. L. M ; FELICE, J. . A Importância do Material Concreto na Multiplicação. In: XI Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática, 2012, Nova Andradina-MS. Contextualização: Contribuição para o Ensino e Aprendizagem da Matemática, 2012.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CORADETTI, C. A. L. M; BERTO, L. F. ; NARDEZ, S. C. T. ; FELICE, J. . Proposta Para Estudar Sistema de Equações Com Duas Incógnitas. In: I Encontro Estadual do PIBID em Mato Grosso do Sul, 2013, Campo Grande- MS. I Encontro Estadual do PIBID em Mato Grosso do Sul, 2013.

Apresentações de Trabalho
1.
CORADETTI, C. A. L. M; MANOEL, A. P. ; ASSUNCAO, R. G. . AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADES PARA A CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).


Demais tipos de produção técnica
1.
SOUZA ; PARO, J. C. ; CORADETTI, C. A. L. M . Métodos de Contagem no Discurso da Matemática Escolar. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Colóquio Internacional Michel Foucault. 2016. (Outra).

2.
Seminário Sul-Mato-Grossense de pesquisa em Educação Matemática. 2016. (Seminário).

3.
XII Encontro Nacional de Educação Matemática. 2016. (Encontro).

4.
XIX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. 2015. (Encontro).

5.
II COINED- Conferência Intermunicipal de Educação. 2013. (Outra).

6.
Malba Tahan e a Resolução de Problemas. 2013. (Outra).

7.
XI Encontro Nacional de Educação Matemática. 2013. (Encontro).

8.
A inclusão em Sala de Aula 2012. 2012. (Encontro).

9.
Encontro Sul-Mato-Grossense de Educação Matemática. 2012. (Encontro).

10.
I Encontro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Mato o Grosso do Sul. 2012. (Encontro).

11.
IV Simpósio de Educação Matemática. 2012. (Simpósio).

12.
Seminário de Monografias em Andamento. 2011. (Seminário).

13.
Simpósio de Educação Matemática de Nova Andradina. 2011. (Simpósio).

14.
Simpósio de Educação Matemática de Nova Andradina. 2010. (Simpósio).

15.
Simpósio de Educação Matemática de Nova Andradina ". 2010. (Simpósio).



Orientações



Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
DANUSA NUNES DE MENEZES. AS NARRATIVAS DE ALUNOS RURAIS INSERIDOS EM UMA ESCOLA URBANA DE CAMPO GRANDE ? MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel.

2.
ALINE APARECIDA SILVA ALVES. UMA ATIVIDADE SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM MEIO AOS CONTEXTOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INVESTIMENTOS FINANCEIROS PARA O CAMPO: UMA ANÁLISE A LUZ DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel.

3.
DARLEI DA SILVA FAGUNDES. 1 A MOBILIZAÇÃO DE ALGUNS CONCEITOS MATEMÁTICOS MEDIADO PELO SOFTWARE GRAFEQ: UMA ANÁLISE DOS CONCEITOS EM AÇÃO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel.

4.
ERASMO SALVETTI. O SABER-FAZER MATEMÁTICO DE PRODUTORES DE LEITE DO ASSENTAMENTO ANDALUCIA ? MS REFERENTE A ORGANIZAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel.

5.
JAQUELINE SALES PEREIRA. O SABER-FAZER DE PRODUTORES DE MANDIOCA EM SEU COTIDIANO: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA ETNOMATEMÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel.

6.
Jeniffer Rafaela Gomes da Silva. AS NARRATIVAS DE PROFESSORAS DE MATEMÁTICA SOBRE SUAS PRÁTICAS DOCENTES EM UMA ESCOLA RURAL DE TRÊS LAGOAS-MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel.

7.
WAGNER JOSÉ DA SILVA. UMA FORMAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM OS JOVENS CAMPESINOS, COMO ALTERNATIVA AO COMBATE AO ÊXODO RURAL NO ASSENTAMENTO SUMATRA ? BODOQUENA-MS. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel.

8.
FLORISA CRISTINA GONÇALVES NANTES. REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Educação do Campo) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Orientador: Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel.



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
1CORADETTI, C. A. L. M2017CORADETTI, C. A. L. M; Silva, Marcio Antonio da . A Tomada de Decisão: tensionamentos de uma instrução dada pela matemática financeira dos livros didáticos de matemática do ensino médio. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 10, p. 65-86, 2017.




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 19/01/2019 às 17:27:30