Aline Battisti Archer

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3719966682218183
  • Última atualização do currículo em 13/11/2018


Doutoranda em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013). É integrante do Laboratório Fator Humano e tem experiência com Formação Profissional, Programação de Ensino, Gestão do Comportamento em Organizações, Avaliação de Desempenho, Avaliação Institucional, Educação a Distância. (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Aline Battisti Archer
Nome em citações bibliográficas
ARCHER, A. B.;ARCHER, ALINE BATTISTI


Formação acadêmica/titulação


2016
Doutorado em andamento em Programa de Pós-graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Efetividade de um programa de ensino para desenvolver comportamentos profissionais,
Orientador: Roberto Moraes Cruz.
Coorientador: Helder Lima Gusso.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Grande área: Ciências Humanas
2014 - 2016
Mestrado em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Relação entre objetivos de ensino e procedimentos de avaliação de desempenho de estudantes de um curso de formação profissional na modalidade de educação a distância,Ano de Obtenção: 2016.
Orientador: Roberto Moraes Cruz.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: objetivos de ensino; Avaliação de desempenho; formação profissional; Educação a distância.
2009 - 2013
Graduação em Psicologia.
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.




Formação Complementar


2017 - 2017
Metodologias Ativas. (Carga horária: 2h).
Instituto de Desenho Instrucional, IDI, Brasil.
2017 - 2017
Diagnóstico de Maturidade de Gestão do Conhecimento. (Carga horária: 4h).
Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, FAI-UFSCAR, Brasil.
2017 - 2017
Cadeia de Valor da Universidade Corporativa. (Carga horária: 4h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2016 - 2016
Curso Gestão de Processos e Modelagem com BPMN. (Carga horária: 24h).
Euax, EUAX, Brasil.
2015 - 2015
Escrevendo Conteúdo para EaD. (Carga horária: 5h).
FabriCO Educare, FABRICO, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Oficina para Elaboração de Itens. (Carga horária: 20h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Extensão universitária em Uso básico do R. (Carga horária: 24h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2014 - 2014
Ava. em Treinamento, Desenvolvimento e Educação. (Carga horária: 4h).
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho, CBPOT, Brasil.
2014 - 2014
Curso Nvivo Advanced. (Carga horária: 14h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2013 - 2013
Informes Psicológicos na Avaliação Psicológica. (Carga horária: 15h).
Instituto Fator Humano, IFH, Brasil.
2013 - 2013
Curso de Psicopatologia no Diagnóstico Psicológico. (Carga horária: 20h).
Instituto Fator Humano, IFH, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Grupo de Estudos em Análise do Comportamento II. (Carga horária: 30h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Grupo de Estudo em Análise do Comportamento I. (Carga horária: 48h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Avaliar a confiabilidade de informações. (Carga horária: 74h).
Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
2012 - 2012
Gestão do Comportamento em Organizações. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2012 - 2012
Orientação Profissional na Análise do Comportament. (Carga horária: 4h).
ABPMC - Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental, ABPMC, Brasil.
2012 - 2012
Análise do Comportamento Aplicada à Educação.... (Carga horária: 8h).
Instituto de Análise do Comportamento de Curitiba, IACC, Brasil.


Atuação Profissional



Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutoranda, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Gestão de Comportamentos em Organizações

Vínculo institucional

2017 - 2017
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 4
Outras informações
Disciplina de Psicologia do Curso de Fonoaudiologia "Módulo II: Introdução ao Estudo da Fonoaudiologia I". Ministrada a aula de "Análise Experimental do Comportamento".

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Planejamento e execução das aulas e avaliação do desempenho dos estudantes da disciplina de Consultoria em Psicologia Organizacional e do Trabalho do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor: Helder Lima Gusso

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Planejamento e execução das aulas e avaliação do desempenho dos estudantes da disciplina de Psicologia Comportamental do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor: Helder Lima Gusso

Vínculo institucional

2016 - 2016
Vínculo: Professora Convidada, Enquadramento Funcional: Professora Convidada, Carga horária: 2
Outras informações
Disciplina de Psicologia do Curso de Fonoaudiologia "Módulo II: Introdução ao Estudo da Fonoaudiologia I". Ministrada a aula de "Análise Experimental do Comportamento".

Vínculo institucional

2014 - 2016
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestranda, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Vínculo institucional

2015 - 2015
Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Estagiária Docente, Carga horária: 10
Outras informações
Planejamento, execução das aulas e avaliação dos estudantes da disciplina de Pesquisa e Prática Orientada-IV do curso de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professor: Roberto Moraes Cruz

Vínculo institucional

2013 - 2014
Vínculo: Pesquisadora voluntária, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntário em Iniciação Científica, Carga horária: 20
Outras informações
Procedimentos de Intervenção no Processo Ensino-Aprendizagem de Professores em Organização Escolar: A Contribuição da Análise Experimental do Comportamento

Vínculo institucional

2012 - 2013
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista PIBIC, Carga horária: 20
Outras informações
Procedimentos de Intervenção no Processo de Ensino-Aprendizagem de Professores em Organização Escolar: A Contribuição da Análise Experimental do Comportamento

Vínculo institucional

2011 - 2012
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista de Extensão do Projeto "Programação de Ensino: Estratégia de Intervenção no Processo de Ensino-Aprendizagem em uma Escola Pública de Florianópolis." Orientadora: Olga Mitsue Kubo

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Bolsista do Projeto de Extensão "Orientação para a Escolha do Curso Superior de Graduação para Alunos do Curso Pré-Vestibular da UFSC"

Vínculo institucional

2010 - 2011
Vínculo: Membro do Núcleo de O.P, Enquadramento Funcional: Membro do Núcleo de O.P, Carga horária: 20
Outras informações
Membro da Equipe de Orientação Profissional e Planejamento de Carreira - UFSC. Coordenado pelo professor Silvio Serafim da Luz Filho.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC, Centro de Filosofia e Ciências Humanas/Departamento de Psicologia.


Hospital da Polícia Militar de Santa Catarina, HPMSC, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiária de Psicologia, Enquadramento Funcional: Estagiária de Psicologia Clínica, Carga horária: 20
Outras informações
O trabalho desenvolvido consistiu em uma terapia em grupo com policiais militares de Santa Catarina que passaram pela junta médica do Hospital da Polícia Militar. O objetivo desse trabalho foi fazer com que os participantes aprendessem a lidar com situações conflitantes no ambiente de trabalho de modo a otimizar a qualidade de vida neste. O processo se deu nas seguintes etapas: 1. Triagem 2. Seleção dos participantes para formar o grupo, em função do tipo de problema, por meio de entrevistas. 3. Formação do grupo 4. Início do grupo 5. Desenvolvimento do grupo. 6. Entrevista final individual O grupo foi composto por 5 pessoas. Os encontros foram semanais, com duração de 2 horas cada. Houve 10 encontros.


IAS, IAS, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - Atual
Vínculo: Pesquisadora Voluntária, Enquadramento Funcional: Pesquisadora


Instituto Fator Humano, IFH, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2013
Vínculo: Estagiária de Psicologia Org., Enquadramento Funcional: Assistente Técnico, Carga horária: 20
Outras informações
O Instituto Fator Humano é uma organização social e economicamente voltada à criação, avaliação e desenvolvimento de soluções técnico-científicas no âmbito das instituições públicas e privadas. Seu escopo de atuação envolve processos formação, treinamento, assessoramento e consultoria em gestão de pessoas e de processos organizacionais, notadamente àqueles relacionados às condições de trabalho, saúde e relações profissionais.



Linhas de pesquisa


1.
Avaliação e Instrumentação psicológica

Objetivo: Investigar a aquisição ou aperfeiçoamento de habilidades ou competências em ciclos de desenvolvimento e processos de intervenção psicológica por meio do construção e adaptação de métodos e instrumentos de avaliação..
Grande área: Ciências da Saúde
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Avaliação psicológica.
Grande Área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia do Trabalho e Organizacional.
Setores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.
Palavras-chave: Avaliação; instrumentação psicológica; medida psicologica.


Projetos de pesquisa


2016 - Atual
Ensino de avaliação psicológica no Brasil
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Avaliação de competências socioemocionais em crianças e jovens em ambiente escolar
Descrição: Este projeto envolve o mapeamento de modelos conceituais para as Competências Socioemocionais (CSE) e o desenvolvimento de instrumentos de avaliação das CSE para crianças e jovens em ambiente escolar..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2016
Relação entre procedimentos de avaliação de desempenho e objetivos de ensino de cursos de formação profissional na educação a distância
Descrição: A função do trabalho do profissional, seja ele de qual área de conhecimento for, é possibilitar que mudanças sociais ocorram em direção ao bem estar das pessoas que dependem da interação desse profissional e do ambiente onde vivem de forma otimizada e com minimização de riscos. O desenvolvimento de comportamentos profissionalmente relevantes ocorre por meio da formação e atualização técnico-científica. No Brasil, com o desenvolvimento das tecnologias, a educação a distância passou a ser um meio de formação profissional. Além de ser uma modalidade de educação que oferece condições para que informações sejam divulgadas e aprendidas por muitas pessoas, ela cria também a oportunidade para que profissionais e não profissionais tenham acesso contínuo à formação, que depende diretamente da qualidade dos programas de ensino que são elaborados para este fim. Uma das exigências para constituir programas de ensino é a identificação de aspectos relevantes do desempenho do estudante ao longo do seu processo de formação, o que possibilita que profissionais responsáveis pelo ensino construam e aprimorem os comportamentos necessários a uma atuação profissional de qualidade dos estudantes depois de formados. Uma das formas mais profícuas para identificar aspectos relevantes do comportamento de estudantes é por meio da avaliação de seu desempenho ao longo do processo de formação. No entanto, para que sejam realizadas avaliações de desempenho relevantes, é necessário que sejam elaborados objetivos de ensino de qualidade. Os objetivos de ensino de um curso necessitam expressar comportamentos que estudantes deverão apresentar como profissionais ao lidarem com necessidades sociais de uma região ou país. Quanto mais os objetivos de ensino estejam descritos de modo preciso, claro e completo, mais orientadores serão para que os profissionais responsáveis pelo curso de formação tomem decisões mais acertadas em relação aos procedimentos de ensino e de avaliação que possibilitarão o desenvolvimento de comportamentos profissionais de estudantes. Portanto, é científico e socialmente relevante analisar a relação entre os procedimentos de avaliação e os objetivos de ensino de cursos de formação profissional oferecidos na modalidade de educação a distância. Para produzir conhecimento que possibilite atender ao objetivo, estão previstos procedimentos para: a) caracterizar os objetivos de ensino de cursos de educação a distância voltados para formação profissional; b) caracterizar os objetivos dos instrumentos de medida; e c) caracterizar as variáveis que compõem os instrumentos de medida. Cumprido todos os procedimentos, os resultados da pesquisa possibilitarão analisar a qualidade da relação entre os procedimentos de avaliação e os objetivos de ensino propostos em cursos de formação profissional na educação a distância e, com isso, verificar de fato se o que está sendo medido, por meio dos instrumentos, corresponde ao objetivo de ensino e o quanto os objetivos elaborados expressam os comportamentos profissionais necessários a serem aprendidos.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Roberto Moraes Cruz - Coordenador / Diego Eller Gomes - Integrante / Luciano Franzim Neto - Integrante / Juliana Frainer - Integrante.
2014 - 2015
Avaliação da aprendizagem de estudantes em um curso sobre prevenção do uso de drogas com educadores na modalidade Educação a Distância (EaD)
Descrição: Nesse projeto, o objetivo foi avaliar a percepção e a aprendizagem dos participantes de um curso sobre prevenção do uso de drogas com educadores na modalidade Educação a Distância (EaD). Foram utilizados dois pontos para realizar a avaliação: avaliação estratificada e atividades por módulo. Na avaliação estratificada, cuja finalidade foi coletar informações acerca do andamento do curso e da percepção do estudante sobre o curso, foram selecionados estratos de participantes, segundo os critérios estado, sexo e faixa etária. Esses estratos foram construídos para que uma amostra representativa da população fosse atingida. As atividades por módulo objetivaram avaliar a aprendizagem do estudante. Para isso, foram desenvolvidos os objetivos de aprendizagem de cada módulo e foram construídas questões sobre para avaliar as habilidades contidas nesses objetivos..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
2014 - 2015
Desenvolvimento de um processo de autoavaliação em um curso de capacitação sobre prevenção do uso de drogas oferecido na modalidade da educação a distância
Descrição: O projeto de pesquisa teve como objeto o desenvolvimento de um processo de autoavaliação da concepção e execução da sexta edição de um curso sobre prevenção do uso de drogas na modalidade Educação a Distância. Foi promovido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça (SENAD-MJ) e executado pelo Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Catarina. Ofertado para quarenta mil conselheiros municipais e líderes comunitários em cada uma das etapas, em todo o Brasil, o curso forma para atuação de conselheiros e líderes comunitários na prevenção da violência associada ao uso de álcool e de outras drogas. A pesquisa se justifica pela contribuição que pode oferecer nas reflexões sobre os processos educacionais de formação continuada na modalidade a distância, acerca das potencialidades de aprendizagem que apresenta e das metodologias de ensino que são agregadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Ana Carla Crispim - Integrante / Marco Antônio de Pinho Ávila Filho - Integrante / Roberto Moraes Cruz - Coordenador / Caroline Zaneripe de Souza - Integrante / Marlene Zwierewicz - Integrante.
2014 - 2014
Desenvolvimento de um sistema de avaliação de ensino-aprendizagem em um curso sobre trabalho social na modalidade Educação a Distância (EaD)
Descrição: A avaliação é um elemento essencial para tomada de decisões de um processo de ensino-aprendizagem, pois, por meio dela, é possível obter e analisar informações relativas à realidade avaliada. O objetivo do projeto foi elaborar um sistema de avaliação de ensino-aprendizagem para um curso oferecido na modalidade de educação a distância. O curso possuía como finalidade a capacitação e instrumentalização de técnicos de qualquer formação profissional que atuavam em Programas de Trabalho Social. Foi gratuito, com abrangência nacional, e ofertou de 5.000 vagas. Sua carga horária foi de 120 horas distribuídas em três meses. O sistema de avaliação teve por objetivo levantar dados acerca de aspectos da aprendizagem dos participantes, como o desenvolvimento do repertório profissional, conteúdo, uso dos conhecimentos no ambiente profissional e o próprio sistema de avaliação. Para isso, o sistema foi composto por 6 tipos de avaliações, a saber: atividade do capítulo; avaliação estratificada; avaliação de vídeo e teleaulas; avaliação de práticas: práticas I e práticas II; avaliação final e individual de aprendizagem; e avaliação final do curso..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Gustavo Klauberg Pereira - Integrante / Ana Carla Crispim - Integrante / Marco Antônio de Pinho Ávila Filho - Integrante / Roberto Moraes Cruz - Coordenador.
2013 - 2013
Avaliação da aprendizagem de estudantes em um curso sobre prevenção do uso de drogas na modalidade educação a distância (EaD)
Descrição: Avaliar pressupõe o desenvolvimento de um conhecimento acerca de um fenômeno delimitado por questões teóricas, metodológicas e instrumentais. Os processos de avaliação ou métodos de mensuração possibilitam ao avaliador observar, descrever e explicar particularidades do fenômeno, sua relação com o contexto, sua variabilidade e possíveis hipóteses e inferências. O objetivo do projeto foi avaliar a aprendizagem dos estudantes em um curso sobre prevenção do uso de drogas na modalidade Educação a Distância (EaD). O curso foi de abrangência nacional e ofertou 40.000 vagas para inscrição. O objetivo do curso foi capacitar conselheiros estaduais e líderes comunitários para atuarem no âmbito de prevenção ao uso de drogas. A avaliação da aprendizagem dos participantes foi composta pelo pré e o pós-teste realizados por meio de instrumento online com 20 questões. Os procedimentos de tratamento e análise de dados envolveram estatística descritiva, comparação de médias pareadas, cálculo do tamanho do efeito da significância das análises, alfa de Cronbach (α) e análise fatorial..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado profissional: (2) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Gustavo Klauberg Pereira - Integrante / Ana Carla Crispim - Integrante / Marco Antônio de Pinho Ávila Filho - Integrante / Roberto Moraes Cruz - Coordenador.
2013 - Atual
Design de processos comportamentais em organizações
Descrição: O interesse crescente em relação a diferentes aspectos envolvidos no gerenciamento de processos de negócios (ou business process management), tanto por parte da comunidade científica, quanto por parte da comunidade usuária desse sistema de gerenciamento, está relacionado principalmente aos benefícios esperados com a implementação do gerenciamento de processos de negócios: por exemplo, o alcance de metas organizacionais, o aumento de produtividade organizacional e a produção de resultados valorizados por diferentes stakeholders. Entretanto, e com certa frequência, os benefícios esperados são produzidos apenas parcialmente no cotidiano organizacional, quando utilizadas técnicas existentes para a implementação do gerenciamento de processos de negócios. Entre as possibilidades para aperfeiçoamento da efetividade de técnicas existentes está a integração, em algumas dessas técnicas, de conhecimento atual produzido em análise experimental do comportamento. Mais especificamente, uma das possibilidades de aperfeiçoamento envolve integrar conhecimento acerca de programação de contingências para desenvolvimento de comportamentos humanos com conhecimento acerca de três técnicas existentes no âmbito do gerenciamento de processos de negócios, que são denominadas de modelagem, análise e desenho de processos. Os objetivos deste projeto de pesquisa são: (a) sistematizar conhecimento acerca de modelagem, análise e desenho de processos de negócios (no âmbito da área denominada de gerenciamento de processos de negócios) e de programação de contingências para desenvolvimento de comportamentos humanos (no âmbito da área denominada de análise experimental do comportamento); (b) integrar conhecimentos de técnicas de ambas as áreas (gerenciamento de processos de negócios e análise experimental do comportamento); (c) intervir em um ambiente organizacional por meio da técnica resultante da integração de conhecimentos de ambas as áreas; (d) caracterizar decorrências relevantes relacionadas à intervenção com a técnica elaborada; e, (e) desenvolver tecnologia relacionada ao design de processos comportamentais em organizações..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Gustavo Klauberg Pereira - Integrante / Geovane Testa Corrêa - Coordenador / Juliane Viecili - Integrante.
2012 - 2014
Procedimentos de intervenção no processo ensino-aprendizagem de professores em organização escolar: a contribuição da análise experimental do comportamento
Descrição: Avaliar a qualidade do ensino oferecido às novas gerações nas instituições formais de educação é necessária, tendo em vista que não há progresso social, tecnológico ou ideológico se a educação de uma sociedade não for de boa qualidade. A capacitação de professores, nesse contexto, é um dos principais determinantes da qualidade de ensino. Por isso, orientados para essa capacitação, essa pesquisa teve o objetivo de avaliar a eficiência de procedimentos de intervenção derivados do conhecimento da Análise do Comportamento nos processos de ensinar e aprender de professores em organização escolar. Participou da pesquisa uma professora de História, do 1º do ensino médio, de uma escola Pública de Florianópolis. O método consistiu em observação direta e indireta dos comportamentos do professor ao interagir com os alunos. Realizaram-se análises funcionais de comportamentos do professor para tratar os dados e derivar procedimentos de ensino. Como resultado, pode-se afirmar que a participante aprendeu alguns comportamentos que possibilitaram que melhores condições de ensino ocorressem, potencializando, assim, aprendizagem dos alunos. Dentre eles estão: instruir os alunos de modo a possibilitá-los entender as atividades; planejar a aula com aqueles objetivos de ensino já identificados em outras fontes; medir o comportamento dos alunos; e estruturar uma prova..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Olga Mitsue Kubo - Coordenador.Financiador(es): Universidade Federal de Santa Catarina - Outra.
2012 - 2012
Caracterização das necessidades relacionadas ao trabalho do psicólogo nas escolas de rede pública municipal de ensino em Florianópolis
Descrição: A participação na pesquisa ocorreu por meio da disciplina de Psicologia Escolar I. As atividades realizadas abrangeram inserção no campo, coleta e análise de informações..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Guilherme Fernandes Grilo - Integrante / Sara Rodrigues Lopes - Integrante / Gustavo Klauberg Pereira - Integrante / Marivete Gesser - Coordenador.
2011 - 2014
Grupo de Pesquisa: Processos comportamentais em produção de conhecimento científico e em planejamento de ensino e de instituições
Descrição: Considerando serem os comportamentos humanos responsáveis pela qualidade do conhecimento científico produzido nas mais diferentes áreas, ampliar a compreensão sobre os processos comportamentais envolvidos na própria produção de conhecimento científico e gerar tecnologia capaz de interferir na formação dos profissionais de nível superior traz repercussão na qualidade de atuação desses profissionais e, como consequência, na ampliação do acesso ao conhecimento como condição para enfrentar os problemas que constituem desafios para os cientistas. É esperado que o conhecimento produzido pelo grupo de pesquisa possa contribuir para o aperfeiçoamento de programas de pós-graduação e de graduação, para melhorar repertórios individuais quanto à forma de lidar com o conhecimento, ao usufruir do conhecimento disponível e ao produzi-lo..
Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (9) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Olga Mitsue Kubo - Integrante / Juliane Viecili - Integrante / Silvio Paulo Botomé - Coordenador / Ana Lucia Cortegoso - Integrante / Nádia Kienen - Integrante.
1998 - Atual
Laboratório Fator Humano
Descrição: O Laboratório Fator Humano (LabFH) é um grupo de pesquisa e formação de pesquisadores e profissionais que tem por objetivo principal desenvolver e aperfeiçoar métodos e instrumentos de avaliação de processos psicológicos visando a produção do conhecimento em diferentes área da intervenção psicológica. Apóia-se em fundamentos teóricos metodológicos do campo da Avaliação, Psicologia da Saúde e do Trabalho e Epidemiologia. A expectativa é contribuir para a produção e divulgação do conhecimento científico de alto nível, assim como na formação profissionais para atuar na pesquisa, ensino e resolução de problemas em diferentes partes do mundo..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.


Projetos de extensão


2017 - Atual
Ensino Online de Análise do Comportamento
Descrição: Neste projeto serão desenvolvidos programas de ensino relativos aos conceitos, princípios, fundamentos filosóficos e diretrizes metodológicas do trabalho com Análise do Comportamento. A ideia é disseminar o conhecimento produzido por meio de uma plataforma online de maneira pública e gratuita. Para isso, serão elaborados módulos utilizando os princípios da programação de contingências de ensino, de forma que cada módulo será construído seguindo o princípio dos pequenos passos, que possa ser cursado pelo participante interessado em seu próprio ritmo, com atividades que demandarão respostas ativas e com sistema que proverá feedbacks imediatos aos desempenhos dos participantes. Os módulos ficarão disponíveis no sistema Moodle Grupos da UFSC e abertos à comunidade. O público-alvo do projeto são estudantes e profissionais de psicologia no Brasil, bem como estudantes e profissionais de outras áreas com interesse em conhecer as contribuições da Análise do Comportamento para a compreensão do comportamento humano..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Hélder Lima Gusso - Coordenador / Thalia Rosa Bitencourt - Integrante / Gabriel de Melo Cardoso - Integrante / Caio Medeiros de Oliveira - Integrante.
2015 - 2016
Núcleo de Avaliação LANTEC
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Curso de Extensão Universitária - Curso de Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escola Pública - 6ª edição (EaD)
Descrição: Integrante da equipe de avaliação externa do curso.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2015
Curso de Extensão - Curso de Prevenção do Uso de Drogas - Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias
Descrição: Colaboradora no projeto de autoavaliação do Curso.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Oficina de Elaboração de Itens para o Curso de Atualização em Álcool e Outras Drogas, da Coerção à Coesão UFSC/UNA-SUS
Descrição: Curso de curta duração para elaboração de itens de instrumento de medida de desempenho de estudantes de um curso de educação a distância..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (20) Doutorado: (8) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Fabrício Augusto Menegon - Coordenador.
2014 - 2014
Projeto de Extensão Universitária - Curso de Capacitação Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social (EaD)
Descrição: Membro da equipe de avaliação do Curso.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2014 - 2014
Uso Básico do R
Descrição: Curso de curta duração para abordagem dos principais elementos da linguagem de programação R com o objetivo de realizar análises estatísticas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (3) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Fernando Aguiar Brito de Sousa - Coordenador / Erikson Kaszubowski - Integrante.
2014 - 2014
Elaboração de Itens de Avaliação para o Curso de Atualização em Álcool e Outras Drogas, da Coerção à Coesão UFSC/UNA-SUS
Descrição: Elaboração de itens para um instrumento de medida de desempenho de estudantes de um curso oferecido na modalidade de educação a distância..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (20) Doutorado: (8) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Fabrício Augusto Menegon - Coordenador.
2012 - 2012
Grupos de Estudos em Análise do Comportamento I
Descrição: Conceitos Fundamentais de Análise Experimental do Comportamento; Conhecimento básico para Lidar com o Conhecimento e Intervenção Profissional; Referenciais e Pressupostos Epistemológicos Caracterizadores do Behaviorismo Radical; Critérios de Lógica e de Linguagem para Examinar Conceitos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Joselma Tavares Frutuoso - Coordenador / Renan Vermeulen Noceti - Integrante.
2012 - 2012
Programa de Ensino do comportamento "avaliar a confiabilidades de informações".
Descrição: Caracterização de informações e distinção de informações de outros tipos de discursos; Critérios para avaliar argumentos e informações; Definição de argumento e de suas partes constituintes; Avaliação de informações e argumentos; Avaliação de falácias de diferentes tipos..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Olga Mitsue Kubo - Coordenador / Suliana Silva - Integrante / Lauren Perdigão - Integrante / André Souza - Integrante / Gabriel Gomes De Luca - Integrante.
2012 - 2012
Grupos de Estudo em Análise do Comportamento II
Descrição: Revisão dos Pressupostos Filosóficos do Behaviorismo Radical; Introdução a Conceitos Básicos de Programação de Ensino; Exame de uma Intervenção Realizada com Programação de Ensino; Exercício de Decomposição de Comportamentos para Programar o Ensino; Introdução à OBM e sua Relação com Psicologia Organizacional e do Trabalho; Estudo de Caso em Intervenção Organizacional por meio de Análise Experimental do Comportamento; Contribuições da AEC para o Processo de Selecionar Pessoas em Organizações..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Joselma Tavares Frutuoso - Coordenador / Renan Vermeulen Noceti - Integrante.
2011 - 2012
Programação de ensino: estratégia de intervenção no processo de ensino-aprendizagem, em uma escola pública de Florianópolis.
Descrição: O objetivo do projeto é capacitar o professor a identificar, planejar e programar condições para maximizar a aprendizagens de alunos. Participou um professor de Geografia da Escola Estadual de Florianópolis. O projeto teve duração de 1 ano.
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Olga Mitsue Kubo - Coordenador.
2010 - 2011
Orientação para a escolha do curso superior de graduação para alunos do curso pré-vestibular da UFSC
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .
Integrantes: Aline Battisti Archer - Integrante / Sabine Heumann - Integrante / Silvio Serafim da Luz Filho - Coordenador.


Revisor de periódico


2016 - 2016
Periódico: Meta: Avaliação
2016 - 2016
Periódico: Mostra Científica do 8o Salão Internacional de Ensino Pesquisa e Extensão


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia.
2.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Organizacional e do Trabalho.


Idiomas


Inglês
Compreende Bem, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.


Prêmios e títulos


2015
Prêmio de Menção Honrosa - Teste de Inteligência Verbal (TIV): Índices de Precisão, III Congresso Sul-Brasileiro de Cognição: Neuropsicologia e Sono & Simpósio de Neurociência do Sono.
2014
Mérito Estudantil - Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina.


Produções



Produção bibliográfica
Artigos completos publicados em periódicos

1.
CRISPIM, ANA CARLA2017CRISPIM, ANA CARLA ; CRUZ, ROBERTO MORAES ; OLIVEIRA, CASSANDRA MELO ; ARCHER, ALINE BATTISTI . O afeto sob a perspectiva do circumplexo: evidências de validade de construto. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, v. 16, p. 145-152, 2017.

2.
ARCHER, A. B.;ARCHER, ALINE BATTISTI2016 ARCHER, A. B.; CRISPIM, A. C. ; CRUZ, R. M. . Avaliação e feedback de desempenho de estudantes na educação a distância. Avances en Psicologia Latinoamericana, v. 34, p. 473-485, 2016.

3.
CRISPIM, A. C.2015CRISPIM, A. C. ; ARCHER, A. B. ; GOMES, D. E. ; GOMIG, R. ; CRUZ, R. M. . Avaliação de um curso de formação profissional na educação a distância: uma proposta metodológica. Meta: Avaliação, v. 7, p. 1-22, 2015.

4.
CRISPIM, A. C.2014CRISPIM, A. C. ; ARCHER, A. B. ; PEREIRA, G. K. ; AVILA FILHO, M. A. P. ; CRUZ, R. M. . Perfil dos participantes e desfecho da aprendizagem: estudo de caso em um curso de prevenção do uso de drogas na modalidade educação a distância. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, v. 12, p. 171-186, 2014.

5.
CRISPIM, A. C.2014CRISPIM, A. C. ; ARCHER, A. B. ; CRUZ, R. M. . Methodological Issues about Affect: A Systematic Review about Assessment Tests of Affect. International Journal of Education and Social Science, v. 1, p. 118-126, 2014.

6.
BOHN, C. S.2011BOHN, C. S. ; ALVES, J. B. M. ; LUZ FILHO, S. S. ; ARCHER, A. B. . Educação Contemporânea: A Aprendizagem através da Abordagem Sistêmica. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, v. 5, p. 115-130, 2011.

7.
ARCHER, A. B.;ARCHER, ALINE BATTISTI2011ARCHER, A. B.; HEUMANN, S. ; LUZ FILHO, S. S. . Reflexões: Ansiedade frente à Escolha Profissional e à Prova do Vestibular. Extensio (Florianópolis), v. 8, p. 70-80, 2011.

Livros publicados/organizados ou edições
1.
GOMES, D. E. ; DURLI, Z. ; BORGGATO, A. ; SOUZA, C. Z. ; PEREIRA, B. ; ALVES, M. P. ; ARCHER, A. B. ; ESPINDOLA, M. B. . Relatório de autoavaliação do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. 1. ed. EaD UFSC, 2016. v. 1. 219p .

2.
GOMES, D. E. ; DURLI, Z. ; BORGGATO, A. ; SOUZA, C. Z. ; PEREIRA, B. ; ALVES, M. P. ; ARCHER, A. B. ; ESPINDOLA, M. B. . Relatório de autoavaliação do Curso de Licenciatura em Física. 1. ed. Florianópolis: EaD UFSC, 2016. v. 1. 182p .

3.
GOMES, D. E. ; DURLI, Z. ; BORGGATO, A. ; SOUZA, C. Z. ; PEREIRA, B. ; ALVES, M. P. ; ARCHER, A. B. ; ESPINDOLA, M. B. . Relatório de autoavaliação do Curso de Licenciatura em Matemática. 1. ed. Florianópolis: EaD UFSC, 2016. v. 1. 183p .

4.
DURLI, Z. ; GOMES, D. E. ; ARCHER, A. B. . Relatório geral : autoavaliação do curso de prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas : capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias (6ª edição). 1. ed. Florianópolis: NUTE-UFSC, 2015. v. 1. 412p .

5.
DURLI, Z. ; GOMES, D. E. ; ARCHER, A. B. . Relatório geral : autoavaliação do curso de prevenção dos problemas relacionados ao uso de drogas : capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias (6ª edição). 1. ed. Florianópolis: NUTE-UFSC, 2015. v. 2. 410p .

6.
CRUZ, R. M. ; ARCHER, A. B. ; CRISPIM, A. C. ; PEREIRA, G. K. ; AVILA FILHO, M. A. P. . Relatório final: detalhamento do Sistema de Avaliação do Curso de Capacitação Trabalho Social em Programas de Habitação de Interesse Social. 1. ed. Florianópolis: NUTE/UFSC, 2014. 240p .

Capítulos de livros publicados
1.
GOMES, D. E. ; ARCHER, A. B. ; BARBOSA, M. L. R. ; CRUZ, ROBERTO MORAES ; KLEMANN, A. M. . Autoavaliação de um curso na educação a distância: relato de um modelo teórico-metodológico. In: Renato Cislaghi; Fernando Ostini Gauthier; Dalton Francisco de Andrade. (Org.). Perspectivas Interdisciplinares em Avaliação Educacional.. 1ed.Florianópolis: UFSC/EGC, 2016, v. 1, p. 1-275.

Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
GOMES, D. E. ; ARCHER, A. B. ; BARBOSA, M. L. R. ; CRUZ, R. M. ; KLEMANN, A. M. . Autoavaliação de um Curso na Educação a Distância: um Modelo Teórico-Metodológico. In: I Congresso Internacional de Métodos e Gestão em Avaliação Educacional - CIMGAE, 2015, Florianópolis. [Anais do] I CIMGAE, 2015. v. 1. p. 125-136.

2.
CRISPIM, A. C. ; ARCHER, A. B. ; PEREIRA, G. K. ; AVILA FILHO, M. A. P. ; CRUZ, R. M. . Análise de um Sistema de Avaliação em um Curso EaD. In: XI ESUD, 2014, Florianópolis. Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática. Florianópolis: NUTE-UFSC, 2014. p. 1611-1621.

3.
ARCHER, A. B.; CRISPIM, A. C. ; PEREIRA, G. K. ; AVILA FILHO, M. A. P. ; CRUZ, R. M. ; CADORI, A. A. . Construção de um Sistema de Avaliação de um Curso de EaD: desafios metodológicos. In: XI ESUD, 2014, Florianópolis. Pesquisa na EaD: reflexões sobre teoria e prática. Florianópolis: NUTE-UFSC, 2014. p. 1905-1918.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
FRANZIM NETO, L. ; CRUZ, R. M. ; SILVA, F. C. ; ARCHER, A. B. ; FRAINER, J. . Validade do Teste de Inteligência Verbal: Correlação com a Prova Verbal da BPR-5. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. Anais do VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015. p. 01-435.

2.
FRANZIM NETO, L. ; SILVA, F. C. ; CRUZ, R. M. ; ARCHER, A. B. ; FRAINER, J. ; SILVEIRA, B. B. . Validade do Teste de Inteligência Verbal: Correlação com o Teste de Habilidade para o Trabalho. In: VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015, São Paulo. Anais VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica, 2015. p. 1-435.

3.
PEREIRA, G. K. ; ARCHER, A. B. ; KUBO, O. M. . Variáveis Organizacionais e Escolha de Comportamentos-objetivos para Grupo Terapêutico de Policiais. In: XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015, São Paulo. Anais do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015.

4.
AVILA FILHO, M. A. P. ; FRANZIM NETO, L. ; FRAINER, J. ; ARCHER, A. B. ; CRUZ, R. M. . Intervenção do Psicólogo: Procedimentos de Identificação de Temas Educacionais para serem desenvolvidos com um grupo de educandos. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Resumos de Comunicação Científica da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.

5.
AVILA FILHO, M. A. P. ; FRAINER, J. ; ARCHER, A. B. ; FRANZIM NETO, L. ; CRUZ, R. M. . Regulação Emocional: um Estudo de Caso. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Resumos de Comunicação Científica da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.

6.
AVILA FILHO, M. A. P. ; CRUZ, R. M. ; SILVA, V. S. F. ; ARCHER, A. B. ; FRANZIM NETO, L. ; FRAINER, J. . Técnicas, instrumentos e fontes de investigação de comprometimentos psicológicos em crianças vítimas de violência na perícia psicológica.. In: 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte. Resumos de Comunicação Científica da 45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.

7.
FRAINER, J. ; ARCHER, A. B. ; FRANZIM NETO, L. ; AVILA FILHO, M. A. P. ; CRUZ, R. M. . Mapa Conceitual: Proposta de Intervenção para um Processo Psicoterápico com Base nas Contribuições da Terapia Cognitiva. In: III Congresso Sul-Brasileiro de Cognição: Neuropsicologia e Sono e I Simpósio de Neurociência e Sono, 2015, Florianópolis. Anais do III Congresso Sul-Brasileiro de Cognição: Neuropsicologia e Sono e I Simpósio de Neurociência e Sono, 2015.

8.
FRANZIM NETO, L. ; ARCHER, A. B. ; FRAINER, J. ; CRUZ, R. M. . Teste de Inteligência Verbal (TIV): Índices de Precisão. In: III Congresso Sul-Brasileiro de Cognição: Neuropsicologia e Sono e I Simpósio de Neurociência e Sono, 2015, Florianópolis. Anais do III Congresso Sul-Brasileiro de Cognição: Neuropsicologia e Sono e I Simpósio de Neurociência e Sono, 2015.

9.
CORREA, G. T. ; ARCHER, A. B. ; PEREIRA, G. K. ; VIECILI, J. . Eficácia do Ensino de Técnica para Descrição Precisa de Comportamentos Profissionais em uma Empresa. In: XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015, São Paulo. Anais do XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2015.

10.
ARCHER, A. B.; KUBO, O. M. . Procedimentos de Intervenção no Processo Ensino-Aprendizagem de Professores em Organização Escolar: a Contribuição da Análise Experimental do Comportamento. In: 23 Seminário de Iniciação Científica - UFSC, 2013, Florianópolis. Anais SIC. Florianópolis, 2013.

11.
ARCHER, A. B.; GRILO, G. F. ; PEREIRA, G. K. ; LOPES, S. R. . Análise do Trabalho de Assistente Administrativo de uma Organização Pública de Energia de Santa Catarina. In: Semana da Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, 2013, Florianópolis. Anais da Semana de Psicologia, 2013.

12.
ARCHER, A. B.; KUBO, O. M. . Procedimentos de Intervenção no Processo de Ensino de Professores em uma Escola. In: XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental, 2012, Curitiba. Anais do XXI Encontro ABPMC, 2012.

13.
ARCHER, A. B.; PEREIRA, G. K. ; LOPES, S. R. . Análise de uma creche acerca das concepções do trabalho do Psicólogo. In: I Simpósio Formação de professores e práticas pedagógicas na UFSC, 2012, Florianópolis. Caderno eletrônico de resumos do I Simpósio Formação de professores e práticas pedagógicas na UFSC, 2012.

14.
ARCHER, A. B.; HEUMANN, S. ; LUZ FILHO, S. S. . Relato de Experiência de Estudantes do Curso de Psicologia da UFSC com Trabalho em Orientação Profissional. In: Semana de Psicologia da UFSC, 2010, Florinanópolis. Anais da Semana de Psicologia UFSC 2010, 2010.

15.
LUZ FILHO, S. S. ; HEUMANN, S. ; ARCHER, A. B. . Orientação para a Escolha do Curso Superior de Graduação para Alunos do Curso Pré-Vestibular da UFSC. In: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Florianópolis. Anais da 9a. Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, 2010.

16.
LUZ FILHO, S. S. ; HEUMANN, S. ; ARCHER, A. B. . Carreiras Militares. In: 9a SEPEX - UFSC, 2010, Florianópolis. Anais da 9a SEPEX - UFSC, 2010.

Artigos aceitos para publicação
1.
DURLI, Z. ; ARCHER, A. B. ; GOMES, D. E. ; ESPINDOLA, M. B. ; BORGGATO, A. . Sistema de autoavaliação de cursos de licenciatura na modalidade de educação a distância. AVALIAÇÃO: REVISTA DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR, 2018.

2.
AMORIM, L. ; FRANZIM NETO, L. ; ARCHER, A. B. ; FREINER, J. ; CRUZ, R. M. . Perspectivas Conceituais e Instrumentos de Avaliação de Funcionalidade em Paciente com Esquizofrenia. AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, 2018.

Apresentações de Trabalho
1.
ARCHER, A. B.; GUSSO, H. L. ; MAGALHAES, C. N. ; BITENCOURT, T. R. ; CRUZ, R. M. . Minicurso: Avaliação de desempenho humano no contexto do trabalho. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

2.
ARCHER, A. B.; MAGALHAES, C. N. . Desenvolvimento Profissional de Coordenadores - Turma I. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

3.
ARCHER, A. B.; MAGALHAES, C. N. . Desenvolvimento Profissional de Coordenadores - Turma II. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

4.
ARCHER, A. B.; MAGALHAES, C. N. . Desenvolvimento Profissional de Coordenadores - Turma III. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

5.
DELBEN, P. B. ; ARCHER, A. B. . Oficina Artigo Científico - Sistematização de Conhecimento. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
GUSSO, H. L. ; ARCHER, ALINE BATTISTI ; DUTRA, A. F. ; OLIVEIRA, C. M. ; SANTOS FILHA, D. G. ; CARDOSO, G. M. ; GOUVEIA, M. L. G. ; BITENCOURT, T. R. . Ensino de Análise do Comportamento no Brasil: Exame das Disciplinas nas Universidades Federais. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

7.
FRANZIM NETO, L. ; CRUZ, R. M. ; SILVA, F. C. ; ARCHER, A. B. ; FRAINER, J. . Validade do Teste de Inteligência Verbal: Correlação com a Prova Verbal da BPR-5. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

8.
FRANZIM NETO, L. ; SILVA, F. C. ; CRUZ, R. M. ; ARCHER, A. B. ; FRAINER, J. ; SILVEIRA, B. B. . Validade do Teste de Inteligência Verbal: Correlação com o Teste de Habilidade para o Trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

9.
FRANZIM NETO, L. ; ARCHER, A. B. ; FRAINER, J. ; AVILA FILHO, M. A. P. ; CRUZ, R. M. . Teste de Inteligência Verbal (TIV): Índices de Precisão. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

10.
FRAINER, J. ; ARCHER, A. B. ; FRANZIM NETO, L. ; AVILA FILHO, M. A. P. ; CRUZ, R. M. . Mapa Conceitual: Proposta de Intervenção para um Processo Psicoterápico com Base nas Contribuições da Terapia Cognitiva. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

11.
DURLI, Z. ; GOMES, D. E. ; ARCHER, A. B. ; CRUZ, R. M. . Resultados do Processo de Autoavaliação do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas-Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias(6a.ed). 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

12.
CORREA, G. T. ; ARCHER, A. B. ; PEREIRA, G. K. ; VIECILI, J. . Eficácia do Ensino de Técnica para Descrição Precisa de Comportamentos Profissionais em um Empresa. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

13.
PEREIRA, G. K. ; ARCHER, A. B. ; KUBO, O. M. . Variáveis Organizacionais e Escolha de Comportamentos-objetivos para Grupo Terapêutico de Policiais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

14.
GOMES, D. E. ; ARCHER, A. B. ; BARBOSA, M. L. R. ; CRUZ, R. M. ; KLEMANN, A. M. . Autoavaliação de um Curso na Educação a Distância: Relato de um Modelo Teórico-Metodológico. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

15.
AVILA FILHO, M. A. P. ; FRANZIM NETO, L. ; FRAINER, J. ; ARCHER, A. B. ; CRUZ, R. M. . Intervenção do Psicólogo: Procedimentos de Identificação de Temas Educacionais para serem desenvolvidos com um grupo de educandos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

16.
AVILA FILHO, M. A. P. ; FRAINER, J. ; ARCHER, A. B. ; FRANZIM NETO, L. ; CRUZ, R. M. . Regulação Emocional: um Estudo de Caso. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

17.
ARCHER, A. B.; SOUZA, C. Z. ; AVILA FILHO, M. A. P. ; FRANZIM NETO, L. ; CRUZ, R. M. . Avaliação do Desempenho do Estudante: Formulação de Questões e Oferecimento de Feedback. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

18.
ARCHER, A. B.; CRUZ, R. M. ; FRAINER, J. ; ROCHA, L. T. . Diagnóstico e intervenção psicológica em trabalhadores com transtornos psicológicos relacionados ao trabalho. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

19.
AVILA FILHO, M. A. P. ; CRUZ, R. M. ; SILVA, V. S. F. ; ARCHER, A. B. ; FRANZIM NETO, L. ; FRAINER, J. . Técnicas, instrumentos e fontes de investigação de comprometimentos psicológicos em crianças vítimas de violência na perícia psicológica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

20.
ARCHER, A. B.; PEREIRA, G. K. . Analise dos Índices Psicofisiológicos da Variabilidade da Frequência Cardíaca (VFC): estudo de caso. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

21.
CRISPIM, A. C. ; ARCHER, A. B. ; PEREIRA, G. K. ; AVILA FILHO, M. A. P. ; CRUZ, R. M. . Análise de um Sistema de Avaliação em EaD. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

22.
ARCHER, A. B.; CRISPIM, A. C. ; PEREIRA, G. K. ; AVILA FILHO, M. A. P. ; CRUZ, R. M. ; CADORI, A. A. . Construção de um Sistema de Avaliação de um Curso de EaD: desafios metodológicos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

23.
ARCHER, A. B.; AVILA FILHO, M. A. P. ; GOMES, D. E. ; MARTINS, P. H. ; CRISPIM, A. C. ; CRUZ, R. M. . Minicurso: Formulação de questões para avaliar aprendizagem em processos de ensino: reflexão e prática.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

24.
PEREIRA, G. K. ; ARCHER, A. B. ; STEIL, A. V. . A Classificação Internacional de Funcionalidade como Recurso Complementar à Análise de Função: um Instrumento de Trabalho do Psicólogo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

25.
ARCHER, A. B.; KUBO, O. M. . Procedimentos de Intervenção no Processo Ensino-Aprendizagem de Professores em Organização Escolar: a Contribuição da Análise Experimental do Comportamento. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

26.
ARCHER, A. B.; GRILLO, G. F. ; PEREIRA, G. K. ; LOPES, S. R. ; STEIL, A. V. . Análise do Trabalho de Assistente Administrativo de uma Organização Pública de Energia de Santa Catarina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

27.
ARCHER, A. B.; PEREIRA, G. K. ; LOPES, S. R. . Representação Social do Transtorno de Pânico nos Curso de Administração, Psicologia e Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

28.
ARCHER, A. B.; KUBO, O. M. . Procedimentos de Intervenção no Processo de Ensino de Professores em uma Escola. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

29.
ARCHER, A. B.; GRILO, G. F. ; PEREIRA, G. K. . Minicurso: Estratégias de Intervenção nos Processos de Ensino-Aprendizagem de Professores em Sala de Aula: Uma Contribuição da Psicologia. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

30.
ARCHER, A. B.; PEREIRA, G. K. ; LOPES, S. R. . Análise de uma creche acerca das concepções do trabalho do Psicólogo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

31.
ARCHER, A. B.; HEUMANN, S. ; LUZ FILHO, S. S. . Relato de Experiência de Estudantes do Curso de Psicologia da UFSC com Trabalho em Orientação Profissional. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

32.
LUZ FILHO, S. S. ; HEUMANN, S. ; ARCHER, A. B. . Carreiras Militares. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

33.
LUZ FILHO, S. S. ; HEUMANN, S. ; ARCHER, A. B. . Orientação para a Escolha do Curso Superior de Graduação para Alunos do Curso Pré-Vestibular da UFSC. In: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
LUZ FILHO, S. S. ; ARCHER, A. B. . Chat: Dúvidas sobre Orientação Profissional?. 2010. (Programa de rádio ou TV/Outra).


Demais tipos de produção técnica
1.
ARCHER, A. B.; PEREIRA, G. K. ; CRUZ, R. M. . Clima Organizional. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Apostila de Clima Organizacional Desenvolvida para o Centro de Estudos Jurídicos do Tribunal de Just).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
ARCHER, A. B.; SIMAS, A. M. V.; VIECILLI, J.. Participação em banca de Elis Dutra da Silva.A percepção de usuários acerca do tratamento da dependência química realizado em CAPSad. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade do Sul de Santa Catarina.




Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
EADSUMMIT. 2018. (Encontro).

2.
I Seminário Internacional Universidades Corporativas e Escolas de Governo - SUCEG. 2017. (Seminário).

3.
I Encontro de Profissionais Analistas do Comportamento da Região de Florianópolis. 2016. (Encontro).

4.
45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Técnicas, instrumentos e fontes de investigação de comprometimentos psicológicos em crianças vítimas de violência na perícia psicológica. 2015. (Congresso).

5.
45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Intervenção do Psicólogo: Procedimentos de Identificação de Temas Educacionais para serem desenvolvidos com um grupo de educandos. 2015. (Congresso).

6.
45ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. Regulação Emocional: um Estudo de Caso. 2015. (Congresso).

7.
Encontro de Avaliação do Curso Prevenção do Uso de Drogas para Educadores de Escola Públicas. 2015. (Encontro).

8.
I Congresso Internacional de Métodos e Gestão em Avaliação Educacional. Autoavaliação de um Curso na Educação a Distância: Relato de um Modelo Teórico-Metodológico. 2015. (Congresso).

9.
II Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão. Diagnóstico e intervenção psicológica em trabalhadores com transtornos psicológicos relacionados ao trabalho. 2015. (Congresso).

10.
III Congresso Sul-Brasileiro de Cognição: Neuropsicologia e Sono e I Simpósio de Neurociência e Sono. Teste de Inteligência Verbal (TIV): Índices de Precisão. 2015. (Congresso).

11.
III Congresso Sul-Brasileiro de Cognição: Neuropsicologia e Sono e I Simpósio de Neurociência e Sono. Mapa Conceitual: Proposta de Intervenção para um Processo Psicoterápico com Base nas Contribuições da Terapia Cognitiva. 2015. (Congresso).

12.
Ler e Escrever em Tempos sem Leitura e sem Escrita: a Racionalidade Pedagógica Literária de uma Educação Prática e Narrativa. 2015. (Seminário).

13.
Limites e possibilidades da Videoconferência. 2015. (Exposição).

14.
Práticas e Tendências em Gestão de Pessoas: um Encontro Florianópolis-Milão. 2015. (Encontro).

15.
Produção de Audiovisual Educativo. 2015. (Exposição).

16.
Seminário de Socialização dos Resultados do Processo de Autoavaliação do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas-Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias(6a.ed)..Resultados do Processo de Autoavaliação do Curso de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas-Capacitação para Conselheiros e Lideranças Comunitárias(6a.ed).. 2015. (Seminário).

17.
VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Validade do Teste de Inteligência Verbal: Correlação com o Teste de Habilidade para o Trabalho. 2015. (Congresso).

18.
VII Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Validade do Teste de Inteligência Verbal: Correlação com a Prova Verbal da BPR-5. 2015. (Congresso).

19.
XXIV Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2015. (Congresso).

20.
Avaliação de Competências não cognitivas para crianças e jovens em ambiente escolar em um contexto de larga escala. 2014. (Encontro).

21.
II Congresso Sul-Brasileiro de Cognição / I Jornada Catarinense de Neuropsicologia. 2014. (Congresso).

22.
II Congresso Sul-Brasileiro de Cognição / I Jornada Catarinense de Neuropsicologia. Analise dos índices psicofisiológicos da variabilidade da frequência cardíaca (VFC): estudo de caso. 2014. (Congresso).

23.
La Importancia de la Evaluación de Competencias en la Formación de de Recursos Humano. 2014. (Seminário).

24.
Semana de Integração da Pós-Graduação. 2014. (Outra).

25.
Seminário de Avaliação do Projeto MCidades. 2014. (Seminário).

26.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. A Classificação Internacional de Funcionalidade como Recurso Complementar à Análise de Função: um Instrumento de Trabalho do Psicólogo. 2014. (Congresso).

27.
VI Congresso Brasileiro de Psicologia Organizacional e do Trabalho. 2014. (Congresso).

28.
Violencia en el Trabajo: Implicaciones en el Contexto Laboral y Personal. 2014. (Seminário).

29.
XI ESUD. Análise de um Sistema de Avaliação em EaD. 2014. (Congresso).

30.
XI ESUD. Construção de um Sistema de Avaliação de um Curso de EaD: desafios metodológicos. 2014. (Congresso).

31.
XI ESUD. 2014. (Congresso).

32.
23 Seminário de Iniciação Científica - UFSC.Procedimentos de intervenção no processo ensino-aprendizagem de professores em organização escolar: a contribuição da análise experimental do comportamento. 2013. (Seminário).

33.
I Seminário de Saúde Mental e Atenção Psicossocial: de um Cenário de Avanços dos Direitos ao Avanço da Instalação dos Serviços. 2013. (Seminário).

34.
Semana da Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.Análise do Trabalho do Assistente Administrativo de uma Organização Pública de Energia de Florianópolis. 2013. (Outra).

35.
Teoria, Método e Atuação em Psicologia das Organizações e do Trabalho na Sociedade Contemporânena. 2013. (Encontro).

36.
X Encontro Catarinense de Saúde Mental. 2013. (Encontro).

37.
X Encontro Catarinense de Saúde Mental.Representação Social do Transtorno de Pânico nos Curso de Administração, Psicologia e Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. (Encontro).

38.
Congresso de Educação Básica: Aprendizagem e Currículo. 2012. (Congresso).

39.
Fórum Youth to Business. 2012. (Outra).

40.
I Seminário Estadual de Psicologia Escolar e Educacional. 2012. (Seminário).

41.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental.Procedimentos de Intervenção no Processo de Ensino de Professores em um Escola. 2012. (Encontro).

42.
XXI Encontro Brasileiro de Psicologia e Medicina Comportamental. 2012. (Encontro).

43.
Capacitação em Prevenção ao Bullying para Profissionais da Educação - Florianópolis. 2011. (Outra).

44.
Empresa Júnior como Espaço de Aprendizagem em Psicologia ? Ciclo de Debates. 2011. (Outra).

45.
I Congresso Catarinense Psicologia Ciência e Profissão. 2011. (Congresso).

46.
III Jornada de Psicologia do Hospital Universitário de Santa Catarina. 2011. (Outra).

47.
II Mostra de Estágios do PRAPSI. 2011. (Outra).

48.
I Seminário - Mídia, Educação e Subjetividade. 2011. (Seminário).

49.
IX Encontro Catarinense de Saúde Mental. 2011. (Encontro).

50.
II Mostra de Estágios do PRAPSI. 2010. (Outra).

51.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Material informativo sobre carreiras militares: marinha, exército, aeronáutica e polícia militar. 2010. (Outra).

52.
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.Orientação para a Escolha do Curso Superior de Graduação para Alunos do Curso Pré-Vestibular da UFSC. 2010. (Outra).

53.
Semana de Psicologia da UFSC.Relato de Experiência de Estudanres do Curso de Psicologia da USFC com o Trabalho em Orientação Profissional. 2010. (Outra).

54.
Seminário Internacional Fazendo Gênero 9: Diásporas, Diversidades, Deslocamentos. 2010. (Seminário).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARCHER, A. B.. Oficina de revisão bibliográfica. 2017. (Outro).

2.
ARCHER, A. B.; PESCA, A. D. . Monitora do XV Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte e do Exercício e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício. 2013. (Congresso).



Educação e Popularização de C & T



Artigos
Artigos completos publicados em periódicos
1.
BOHN, C. S.2011BOHN, C. S. ; ALVES, J. B. M. ; LUZ FILHO, S. S. ; ARCHER, A. B. . Educação Contemporânea: A Aprendizagem através da Abordagem Sistêmica. Revista Electrónica de Investigación y Docencia, v. 5, p. 115-130, 2011.

2.
CRISPIM, A. C.2015CRISPIM, A. C. ; ARCHER, A. B. ; GOMES, D. E. ; GOMIG, R. ; CRUZ, R. M. . Avaliação de um curso de formação profissional na educação a distância: uma proposta metodológica. Meta: Avaliação, v. 7, p. 1-22, 2015.

3.
ARCHER, A. B.;ARCHER, ALINE BATTISTI2011ARCHER, A. B.; HEUMANN, S. ; LUZ FILHO, S. S. . Reflexões: Ansiedade frente à Escolha Profissional e à Prova do Vestibular. Extensio (Florianópolis), v. 8, p. 70-80, 2011.


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
ARCHER, A. B.; PESCA, A. D. . Monitora do XV Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte e do Exercício e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício. 2013. (Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 16/01/2019 às 9:04:43