Érika Silos de Castro Batista

  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1249977766794709
  • Última atualização do currículo em 14/05/2018


Doutora em Educação Matemática - Universidade Anhanguera de São Paulo (2017). Mestre em Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA (2007). Bacharel (2004) e Licenciada (2005) em Matemática pela Universidade Federal Fluminense. Foi professora da rede pública de ensino da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (2005 - 2011) e da Prefeitura Municipal de Itaboraí (2006 - 2011). Atualmente, é Professora Adjunta (Classe C, Nível 2) do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB) da Universidade Federal Fluminense em Santo Antônio de Pádua. Tem experiência nas áreas de Matemática e Educação Matemática, incluindo atividades de tutoria à distância; coordenação de equipe e elaboração de materiais didáticos nos projetos Reforço Escolar e Nova EJA, vinculados à Fundação Cecierj. Atualmente, se dedica a atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Educação Matemática Inclusiva e Formação de Professores, sendo membro do Grupo de Pesquisa Rumo à Matemática Inclusiva e da equipe brasileira do Projeto CAPTeam (Challenging Ableist Perspectives on the Teaching of Mathematics). (Texto informado pelo autor)


Identificação


Nome
Érika Silos de Castro Batista
Nome em citações bibliográficas
CASTRO, É. S.;BATISTA, É. S. C.


Formação acadêmica/titulação


2013 - 2017
Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.
Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Título: ATIVIDADES MULTIMODAIS NO PROCESSO DE APRENDER A ENSINAR MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA INCLUSIVA: Uma experiência com licenciandos em Pedagogia, Ano de obtenção: 2017.
Orientador: Siobhan Victoria Healy.
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Palavras-chave: Educação Matemática inclusiva; Formação inicial de professores; Multimodalidade.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Setores de atividade: Educação.
2005 - 2007
Mestrado em Matemática (opção Métodos Matemáticos em Finanças).
Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA, Brasil.
Título: Tese substituída por duas disciplinas de Doutorado: Derivativos e Administração de Riscos,Ano de Obtenção: 2007.
Orientador: Claudio Landim.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra
2000 - 2005
Graduação em Matemática - Licenciatura.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
2000 - 2004
Graduação em Matemática - Bacharelado.
Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.




Formação Complementar


2014 - 2014
Proficiência em Espanhol. (Carga horária: 2h).
UNICAMPUS, UNICAMPUS, Brasil.
2013 - 2013
Oficina de Elaboração de Itens. (Carga horária: 20h).
Fundação Cesgranrio, CESGRANRIO, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Formação de Tutores. (Carga horária: 60h).
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.


Atuação Profissional



University of East Anglia, UEA, Inglaterra.
Vínculo institucional

2016 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Universidade Anhanguera de São Paulo, UNIAN/SP, Brasil.
Vínculo institucional

2013 - 2017
Vínculo: ESTUDANTE DE DOUTORADO, Enquadramento Funcional: ESTUDANTE


Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do RJ, CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2014
Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão, Carga horária: 20
Outras informações
Neste período, acumulou experiências como tutora à distância no projeto de Formação Continuada para professores de Matemática da Rede Estadual do Rio de Janeiro, professora conteudista do Projeto Reforço Escolar e coordenadora de produção de roteiros do Projeto Nova EJA, todos na área de Matemática.


Fundação CECIERJ, FUNDAÇÃO CECIERJ, Brasil.
Vínculo institucional

2012 - 2012
Vínculo: , Enquadramento Funcional:


Colégio Estadual José Augusto Domingues, CEJAD, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Docente I, Carga horária: 14
Outras informações
Cargo: Professor Docente I Atuação: Professora do 2°segmento do Ensino Fundamental e Ensino Médio.


Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, EMJAT, Brasil.
Vínculo institucional

2005 - 2011
Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: C REF 4, Carga horária: 16
Outras informações
Cargo: Professor Docente I Atuação: Professora do 2°segmento do Ensino Fundamental.


Universidade Federal Fluminense, UFF, Brasil.
Vínculo institucional

2011 - Atual
Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora Adjunta Classe C - nìvel 2, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações
Professora Adjunta II do Departamento de Ciências Exatas, Biológicas e da Terra (PEB) no Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES - UFF).

Vínculo institucional

2003 - 2003
Vínculo: Bolsista de extensão, Enquadramento Funcional: Aluno de Graduação, Carga horária: 12
Outras informações
Bolsista de extensão no Programa de Alfabetização Solidária nos Municípios do Nordeste em que a Universidade Federal Fluminense atua.

Atividades

03/2014 - Atual
Pesquisa e desenvolvimento , Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, .

05/2012 - Atual
Direção e administração, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, .

Cargo ou função
Membro titular do Colegiado do curso de Licenciatura em Matemática.
08/2017 - 12/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo VI
Construções de Conjuntos Numéricos
04/2017 - 07/2017
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo VI
Introdução à Matemática Financeira
04/2017 - 07/2017
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática: conteúdo e método
11/2015 - 04/2016
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construção de Conjuntos Numéricos
Trabalho de Conclusão de Curso IV
11/2015 - 04/2016
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática: Conteúdo e Método
03/2015 - 11/2015
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo V
Trabalho de Conclusão de Curso IV
03/2015 - 11/2015
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática: conteúdo e método
05/2013 - 01/2015
Outras atividades técnico-científicas , Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

Atividade realizada
Projeto de Ensino: Explorando e investigando conhecimentos que emergem de uma proposta interdisciplinar mediada por recursos tecnológicos..
10/2012 - 01/2015
Extensão universitária , Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do projeto institucional LIFE UFF - Ciências da Natureza, Sociais, Humanas em diálogo..
08/2014 - 12/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Construções Conjuntos Numéricos
Geometria Elementar
Trabalho de Conclusão de Curso III
08/2014 - 12/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática: Conteúdo e Método
02/2014 - 06/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Trabalho de Conclusão de Curso III
Cálculo VI
02/2014 - 06/2014
Ensino, Pedagogia, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática: Conteúdo e Método
04/2013 - 06/2014
Direção e administração, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, .

Cargo ou função
Membro suplente do Colegiado do curso de Licenciatura em Ciências Naturais.
09/2013 - 01/2014
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Elementar
Equações Diferenciais Ordinárias
07/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, .

Cargo ou função
Vice-presidente da comissão eleitoral local para consulta à comunidade acadêmica para a escolha de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática..
07/2013 - 12/2013
Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, .

Cargo ou função
Secretária da comissão eleitoral local para consulta à comunidade acadêmica para a escolha de Coordenador e Vice-Coordenador do Curso de Bacharelado em Matemática..
01/2012 - 12/2013
Extensão universitária , Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do projeto: "O REGISTRO DA MEMÓRIA DAS AÇÕES DA UFF NO NOROESTE FLUMINENSE"..
05/2013 - 08/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Cálculo V
05/2013 - 08/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Matemática Elementar
12/2012 - 03/2013
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Álgebra Linear II
12/2012 - 03/2013
Ensino, Ciências Naturais, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria para Ciências Naturais
10/2012 - 03/2013
Outras atividades técnico-científicas , Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior.

Atividade realizada
Projeto Desenvolvimento Acadêmico.
03/2012 - 03/2013
Extensão universitária , Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do projeto: Ciclo de Palestras Ciências e Saberes..
02/2012 - 12/2012
Extensão universitária , Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, .

Atividade de extensão realizada
Colaboradora do projeto: "Utilizando softwares matemáticos nas aulas de matemática".
03/2012 - 11/2012
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Teoria dos Números I
Introdução à Matemática Financeira
08/2011 - 12/2011
Ensino, Matemática, Nível: Graduação

Disciplinas ministradas
Geometria Analítica II
Construções de Conjuntos Numéricos


Linhas de pesquisa


1.
Educação Matemática Inclusiva
2.
Formação de Professores


Projetos de pesquisa


2017 - Atual
O Ensino de Matemática e a Diversidade dos Estudantes
Descrição: Em parceria com professoras pesquisadoras do Brasil (UFF, UFFRJ, CapUERJ, Universidade Anguera de São Paulo) e do Reino Unido (Kings College London e da University of East Anglia (UEA)), este projeto busca promover ações de pesquisa que se dediquem à formação de professores que ensinam Matemática sob uma perspectiva inclusiva. A expansão deste trabalho focaliza este projeto em dois pontos: desconstruir a ideia de aluno /sala de aula de matemática ?normal?; e, sintonizar estratégias de ensino de Matemática para diversidade. Para isso, docentes de universidades, licenciandos e professores da Escola Básica são convidados a refletirem e a produzirem tarefas matemáticas que respeitem os múltiplos modos de interação com objetos matemáticos..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (5) .
Integrantes: Érika Silos de Castro Batista - Coordenador / Margarida dos Santos Pacheco - Integrante / Aline Simas da Silva - Integrante / Gisela Maria da Fonseca Pinto - Integrante / Leiliane Coutinho da Silva Ramos - Integrante.
2016 - Atual
Beyond CAPTeaM: Deconstructing ableist mathematics teaching practices and attuning mathematics teaching to student diversity
Descrição: CAPTeaM - the one-year, BA IPM-funded study that the proposed project builds on ?developed and trialled activities that challenged ableist perspectives on the teaching of mathematics (according to which the able-bodied are the norm in society and disability is an unfortunate failing that must be overcome). Through those activities mathematics teachers reflected on ableist perspectives and on the prejudice about disabled learners? mathematical ability that emerges from such perspectives. CAPTeaM initiated a partnership between two mathematics education research groups in the UK and Brazil. The proposed project expands this partnership through focussing the research on two themes that emerged from the data analysis: deconstructing the notion of the normal mathematics student/classroom; and, attuning mathematics teaching strategies to student diversity. We request funding to cover the costs of visit exchange and collaboration and set the foundations for sustainability of our findings through the launch of Mathematics Day events for Y7-Y10 disabled learners and their teachers..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2015 - Atual
Ressignificando Concepções Associadas à Aprendizagem Matemática de Pessoas com Deficiências
Descrição: Descrição: Vivemos em um mundo no qual a deficiência tende a ser considerada uma condição lamentável, uma desvantagem que deve ser superada. Na educação, tal visão resulta em preconceito institucional e pessoal contra os aprendizes com deficiência, podendo ter um efeito marcante em suas trajetórias acadêmicas. Este projeto propõe uma investigação sobre como as perspectivas relacionadas a inclusão de aprendizes com deficiências impactam no ensino de matemática, uma parte fundamental do currículo, e uma disciplina na qual frequentemente as habilidades são vistas como inatas. Nosso foco será desenvolver e experimentar materiais que convidam professores e futuros professores a refletir sobre os desafios do ensino de matemática em salas de aula inclusivas..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
2013 - 2017
Experiências Matemáticas Multimodais na Formação Inicial de Pedagogos em um Contexto Inclusivo
Descrição: O projeto está investigando a inserção de experiências multimodais (corporais, materiais e digitais) na formação de licenciandos em Pedagogia. Essas experiências exploram conteúdos matemáticos através dos diferentes sentidos: visual, háptico e auditivo, a partir de ferramentas que respeitem as diferenças na forma de pensar e agir matematicamente. Mais especificamente, o foco é identificar as práticas matemáticas que emergem dos estudantes de Pedagogia quando estes exploram atividades multimodais, e se essas experiências mudam as suas crenças e concepções sobre o que entendem por ensinar e aprender Matemática nas séries iniciais..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (60) .
Integrantes: Érika Silos de Castro Batista - Coordenador / Siobhan Victoria Healy - Integrante.
2013 - 2014
LIFE UFF - Ciências da Natureza, Sociais e Humanas em diálogo
Descrição: O PROJETO INSTITUCIONAL LIFE UFF visa proporcionar a professores da Educação Básica e aos professores e estudantes das Licenciaturas da UFF espaços-tempos de reflexão voltados para a construção de um coletivo de trabalho, que busque formação e exercício profissional integral e interdisciplinar. A proposta agrega três subprojetos: LIFE UFF Ciências Sociais e Humanas integradas às Ciências da Natureza (em Niterói - coordenadora: Dra. Sonia Regina Alves Nogueira de Sá, vice coordenadora: MSc Fernanda Serpa Cardoso); LIFE UFF Ciências da Natureza integradas às Ciências Sociais e Humanas (em Niterói - coordenadora: Dra. Sonia Regina Alves Nogueira de Sá, vice coordenadora: Iduína Mont Alverne Braum Chaves); e, LIFE UFF - Laboratório de Desenvolvimento de Metodologias Didáticas e Tecnologias Educacionais LABMET/INFES (em Santo Antônio de Pádua - coordenadora: Dra. Cristiana Callai de Souza, vice coordenador: Dr. Luciano Medeiros). Todos envolvem atividades de pesquisa, ensino e extensão. Na pesquisa, pretende contribuir com iniciativas que visem conhecer ou rever, refletir e discutir questões de ordem teórico-metodológicas relativas ao ensino das diferentes disciplinas em articulação, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Para o ensino, disponibilizará aos cursos de licenciatura cinco espaços de uso comum (três em Niterói e dois em Santo Antônio de Pádua) com infraestrutura adequada ao desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, oferecendo recursos de ordem física e material para a produção de materiais didáticos que contribuam para a realização de projetos de aprendizagem interdisciplinares, além de possibilitar ações colaborativas que ampliem os resultados dos programas PRODOCÊNCIA, PIBID e PARFOR, desenvolvidos na UFF. Enquanto atividade de extensão, pretende apoiar a oferta de cursos de formação continuada para professores das redes públicas no que diz respeito ao desenvolvimento de propostas pedagógicas interdisciplinares; e, ampliar a interação dos docentes e discentes dos cursos de licenciatura da UFF com os dos diferentes campos de estágios e com os do seu colégio de aplicação fortalecendo a relação universidade-escola básica..
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (10) .
Integrantes: Érika Silos de Castro Batista - Integrante / Celia Maria Lira Jannuzzi - Integrante / Luciano Gomes de Medeiros Junior - Integrante / Sonia Regina Alves Nogueira de Sá - Coordenador / Cristiana Callai de Souza - Integrante / Puca Huachi Vaz Penna - Integrante / Alice Akemi Yamasaki - Integrante / Maura Ventura Chinelli - Integrante / Fernanda Serpa Cardoso - Integrante / Bianca da Cunha Machado - Integrante / Luiz Carlos Schmitz - Integrante / Iduína Mont Alverne Braum Chaves - Integrante / Fátima Pereira Picanço Brasil - Integrante.Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.


Projetos de extensão


2012 - 2014
LIFE UFF ? Ciências da natureza, sociais e humanas e suas tecnologias em diálogo
Descrição: O PROJETO INSTITUCIONAL LIFE UFF VISA PROPORCIONAR A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA,, PROFESSORES E ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS DA UFF ESPAÇOS-TEMPOS DE REFLEXÃO VOLTADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM COLETIVO DE TRABALHO, QUE BUSQUE FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL INTEGRAL E INTERDISCIPLINAR. A PROPOSTA AGREGA TRÊS SUBPROJETOS: LIFE UFF - CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTEGRADAS ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA (EM NITERÓI); LIFE UFF - CIÊNCIAS DA NATUREZA INTEGRADAS ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EM NITERÓI); E, LIFE UFF - LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DIDÁTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - LABMET/INFES (EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA), QUE ENVOLVEM ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. ENQUANTO ATIVIDADE DE EXTENSÃO, PRETENDE APOIAR A OFERTA DE CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DAS REDES PÚBLICAS NO QUE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES; E, AMPLIAR A INTERAÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UFF COM OS DOS DIFERENTES CAMPOS DE ESTÁGIOS E COM OS DO SEU COLÉGIO DE APLICAÇÃO FORTALECENDO A RELAÇÃO UNIVERSIDADE - ESCOLA BÁSICA..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2013
Ciclo de Palestras Ciências e Saberes
Descrição: Ciclo de palestras mensais aberto à comunidade do Noroeste Fluminense. Atuo como ministrante, membro da Comissão Organizadora, Palestrante/Conferencista, Instrutora,Co-orientadora e Supervisora do projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2012 - 2012
Utilizando softwares matemáticos nas aulas de matemática
Descrição: Este é um projeto de extensão voltado para a formação continuada de professores da Rede Pública de ensino do Noroeste Fluminense. No âmbito deste projeto, são oferecidos minicursos/ oficinas que utilizam softwares matemáticos gratuitos. Neste projeto, fui responsável pelo oferecimento de minicursos que propuseram atividades computacionais e conhecimentos matemáticos, contemplando conteúdos da Educação Básica..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2011 - 2014
O Registro da Memória das Ações da UFF no Noroeste Fluminense
Descrição: O principal objetivo do projeto é registrar e divulgar a memória imagética das ações extensionistas , da UFF ,no município de Santo Antônio de Pádua e nos demais da região do Noroeste Fluminense.Atuo como colaboradora no projeto..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.
2003 - 2003
Alfabetização Solidária nos Municípios do Nordeste em que a Universidade Federal Fluminense atua
Descrição: Este trabalho apresentou, de um modo geral, a alfabetização de jovens e adultos, enfatizando a presença da Educação Matemática neste processo. Teve como base o Programa de Alfabetização Solidária - PAS, principalmente em sua atuação na Região Nordeste. No que se refere à Matemática, foi feita uma análise do material didático detinado a este programa, considerando a fundamentação teórica que orienta a sua formulação e a coerência entre essas idéias e as atividades matemáticas propostas..
Situação: Concluído; Natureza: Extensão.


Outros Projetos


2015 - 2015
Projeto Desenvolvimento Acadêmico: O Desenvolvimento do Pensamento Inclusivo na Formação do Professor de Matemática
Descrição: O objetivo deste projeto é oferecer possibilidades à ação pedagógica de licenciandos para que possam atuar em um contexto mais inclusivo nas classes regulares e construir algumas ferramentas multimodais que incentivem a reflexão e o acesso a conhecimentos matemáticos para alunos com ou sem deficiência..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Érika Silos de Castro Batista - Integrante / Leiliane Coutinho da Silva Ramos - Coordenador.
2014 - 2014
Estudos e Pesquisas em Educação Matemática Desenvolvidas no LABEM - Laboratório de Educação Matemátic
Descrição: ESSE PROJETO TEM POR OBJETIVO CRIAR UM ESPAÇO DE REFLEXÃO, DISCUSSÃO E APRENDIZAGEM JUNTO AOS BOLSISTAS DO PROGRAMA, JUNTO AOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, TENDO COMO CAMPO TEÓRICO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. NESSE SENTIDO, PRETENDE SE DAR SUPORTE TEÓRICO METODOLÓGICO SOBRE OS CAMPOS ACIMA TENDO EM VISTA A PRODUÇÃO DE ARTIGOS, PARTICIPAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS, ELABORAÇÃO, CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E TEMAS PARA OS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2013 - 2014
Explorando e investigando conhecimentos que emergem de uma proposta interdisciplinar mediada por recursos tecnológicos
Descrição: O PROJETO PROPÕE A REALIZAÇÃO E A CRIAÇÃO DE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES MEDIADAS POR RECURSOS TECNOLÓGICOS NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA, INSERINDO A TECNOLOGIA COMO UM SUBSÍDIO PARA A APRENDIZAGEM DE OBJETOS MATEMÁTICOS DOS ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESTA PROPOSTA BUSCA PROMOVER REFLEXÕES E DISCUSSÕES A RESPEITO DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA INSERÇÃO DE TICS (TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) NA SALA DE AULA, DE ACORDO COM OS PARÂMETROS E ORIENTAÇÕES CURRICULARES NACIONAIS E COM REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE TRANSITAM PELA INTERDISCIPLINARIDADE E PELO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE. ALÉM DISSO, BUSCA ANALISAR SE AS AÇÕES AQUI PREVISTAS CONTRIBUEM DE FORMA RELEVANTE NA FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS E NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA ENVOLVIDOS NO PROJETO..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Érika Silos de Castro Batista - Coordenador / Celia Maria Lira Jannuzzi - Integrante / Luciano Gomes de Medeiros Junior - Integrante.
2013 - 2013
Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ - Projeto: Explorando e investigando objetos matemáticos através de softwares educacionais.
Descrição: O projeto foi desenvolvido no âmbito do Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ e propôs a realização e a criação de atividades tecnológicas numa perspectiva investigativa, inserindo a tecnologia como um subsídio para a aprendizagem matemática dos alunos de Ensino Médio. Esta proposta buscou promover reflexões e discussões a respeito de objetos matemáticos, de acordo com os parâmetros e orientações curriculares nacionais, através da exploração de softwares educacionais. Além disso, buscou-se verificar e analisar se as ações aqui previstas contribuíram de forma significativa na aprendizagem destes alunos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2014
LIFE UFF - Ciências da Natureza, Sociais, Humanas em diálogo
Descrição: O PROJETO INSTITUCIONAL LIFE UFF VISA PROPORCIONAR A PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E AOS PROFESSORES E ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS DA UFF ESPAÇOS-TEMPOS DE REFLEXÃO VOLTADOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM COLETIVO DE TRABALHO, QUE BUSQUE FORMAÇÃO E EXERCÍCIO PROFISSIONAL INTEGRAL E INTERDISCIPLINAR. A PROPOSTA AGREGA TRÊS SUBPROJETOS: LIFE UFF CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS INTEGRADAS ÀS CIÊNCIAS DA NATUREZA (EM NITERÓI); LIFE UFF CIÊNCIAS DA NATUREZA INTEGRADAS ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EM NITERÓI); E, LIFE UFF - LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DIDÁTICAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS LABMET/INFES (EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA). TODOS ENVOLVEM ATIVIDADES DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO. PARA O ENSINO, DISPONIBILIZARÁ AOS CURSOS DE LICENCIATURA CINCO ESPAÇOS DE USO COMUM (TRÊS EM NITERÓI E DOIS EM SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA) COM INFRAESTRUTURA ADEQUADA AO DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS, OFERECENDO RECURSOS DE ORDEM FÍSICA E MATERIAL PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS QUE CONTRIBUAM PARA A REALIZAÇÃO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM INTERDISCIPLINARES, ALÉM DE POSSIBILITAR AÇÕES COLABORATIVAS QUE AMPLIEM OS RESULTADOS DOS PROGRAMAS PRODOCÊNCIA, PIBID E PARFOR, DESENVOLVIDOS NA UFF..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2014
Projeto NOVA EJA
Descrição: É a nova política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ela foi elaborada pela Secretaria de Estado de Educação, em parceira com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), e será implantada a partir de 2013 em todas as escolas que ofertam EJA no Ensino Médio. A Nova EJA utiliza metodologia e currículo específicos para jovens e adultos, com material didático próprio, recursos multimídia e aulas dinâmicas. Os professores recebem formação específica. O curso tem duração de dois anos, divididos em quatro módulos, um por semestre. Dois módulos terão disciplinas com ênfase em Humanas e os outros dois com ênfase em disciplinas das Ciências da Natureza. Cada módulo tem um número reduzido de disciplinas: mínimo de cinco e máximo de sete. Em todos os módulos, o aluno terá Língua Portuguesa e Matemática. A Nova EJA terá um professor por disciplina, como ocorre no ensino regular. A carga horária diária foi reduzida para se adequar às necessidades do público de jovens e adultos. As aulas são presenciais, de segunda a sexta-feira. Por dia, o aluno terá três horas e vinte minutos de aula..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2013
Projeto Desenvolvimento Acadêmico: Estudos Complementares: Acompanhamento acadêmico ao aluno ingressante nos cursos de graduação do INFES que apresentam carências em habilidades matemáticas essenciais para as suas grades curriculares.
Descrição: Este projeto propunha o oferecimento de atividades matemáticas para alunos ingressantes nos cursos de graduação do INFES e visava auxiliar estes alunos no domínio de habilidades matemáticas consideradas fundamentais para uma boa evolução acadêmica e contribuir para a sua permanência no Ensino Superior..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Érika Silos de Castro Batista - Coordenador.
2012 - 2012
Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ - Projeto: A chuva em números: cálculo e tratamento da informação referente às precipitações no município de Santo Antônio de Pádua ? RJ.
Descrição: O projeto propõe a realização e a criação de atividades que possam promover a observação e o acompanhamento do volume de chuva na cidade de Santo Antônio de Pádua, no noroeste fluminense e o tratamento das informações via coleta, organização, análise de dados e utilização de recursos visuais adequados (fluxogramas, tabelas e gráficos) para permitir a interpretação dos mesmos e a elaboração de conclusões. Dentre as atividades está prevista a construção de um pluviômetro, instrumento utilizado para a medição da precipitação num intervalo de tempo. Tais atividades serão desenvolvidas através de pesquisas bibliográficas e de campo por meio da observação permanente e cálculo das precipitações ocorridas na cidade..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.
2012 - 2012
Projeto REFORÇO ESCOLAR
Descrição: Este projeto é uma parceria entre a Fundação CECIERJ e a SEEDUC-RJ, e tem como objetivo principal conduzir os alunos da rede estadual ao desenvolvimento de habilidades apontadas como críticas nos resultados do SAERJINHO (sistema de avaliação bimestral do processo de ensino e aprendizagem nas escolas estaduais) realizado no ano imediatamente anterior, assim como explorar habilidades relacionados aos conteúdos do Currículo Mínimo prescrito, relacionando-as sempre que possível, solidificando conhecimentos prévios e preparando os alunos para desenvolver novos..
Situação: Concluído; Natureza: Outra.


Membro de corpo editorial


2015 - Atual
Periódico: Revista Metáfora Educacional


Áreas de atuação


1.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Educação Matemática.
2.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática.
3.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Matemática / Subárea: Métodos Matemáticos Aplicados à Finanças.


Idiomas


Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.


Prêmios e títulos


2016
Paraninfa da turma de licenciandos em Matemática 2015.1, INFES/ UFF.
2016
Patronesse das turmas de licenciatura e bacharelado em Matemática 2015.2, INFES/ UFF.


Produções



Produção bibliográfica
Trabalhos completos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, É. S.; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Formação de Professores que ensinam Matemática sob a ótica inclusiva: estado da arte de 2006 a 2015. In: VI SIPEM, 2015, Pirenópolis. VI SIPEM, 2015.

2.
CASTRO, É. S.. Experiências Multimodais na Formação Inicial de Pedagogos em um Contexto Inclusivo. In: XIX EBRAPEM, 2015, Juiz de Fora. Anais XIX EBRAPEM, 2015.

3.
CASTRO, É. S.. Construindo e Interpretando Gráficos de Funções (distância x tempo) através de Movimentos do Corpo: uma proposta inclusiva. In: IV Colóquio de Educação Matemática, 2014, Juiz de Fora. IV Colóquio de Educação Matemática, 2014.

4.
CASTRO, É. S.. Gráficos Distância x Tempo através de Movimentos do Corpo: interpretações de uma criança com indícios de déficit de atenção.. In: II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2014, São Carlos. II Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais, 2014.

5.
SIMAS, A. ; CASTRO, É. S. ; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Atividades Multimodais nas Aulas de Matemática: uma Contribuição para a Construção de um Ambiente Inclusivo. In: VI Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro, 2014, Niteroi. Anais do VI EEMAT, 2014.

6.
CASTRO, É. S.. Análise de Experiências Multimodais na Formação Iniciação de Pedagogos em um Contexto Inclusivo. In: XVIII ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2014, RECIFE. XVIII EBRAPEM - Anais Eletrônicos, 2014.

7.
CASTRO, É. S.. O PROBLEMA DO TESOURO: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA E DISCUTINDO SOLUÇÕES. In: VI Congresso Internacional de Ensino de Matemática, 2013, Canoas. Anais do VI CIEM - Canoas, ULBRA, 2013, 2013.

Resumos expandidos publicados em anais de congressos
1.
SIMAS, A. ; BATISTA, É. S. C. ; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Explorando perspectivas inclusivas para o ensino de Matemática: ações brasileiras do projeto CAPTeaM. In: UFF/INFES, 2017, Santo Antônio de Pádua. Anais do II Seminário de Pesquisa DesenvolvimentoCurricular, Formação de Professores e Tecnologias em Educação Matemática, 2017.

Resumos publicados em anais de congressos
1.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva ; SIMAS, A. . Uma Abordagem Multissensorial para a Divisão de Frações. In: 7ª Semana da Matemática da UFF, 2014, Niteroi. VII Semana da Matemática da UFF, 2014.

Apresentações de Trabalho
1.
HEALY, L. ; NARDI, E. ; BIZA, I. ; BATISTA, É. S. C. . Including disabled learners in school mathematics. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

2.
CASTRO, É. S.. Simetria e Reflexão: uma experiência multissensorial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

3.
HEALY, L. ; NARDI, E. ; BIZA, I. ; CASTRO, É. S. . Educação Matemática Inclusiva: casos de ensino e experiências corporificadas na formação de professores. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

4.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Materiais didáticos acessíveis. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).

5.
CASTRO, É. S.. Formação de Professores em um Contexto Inclusivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

6.
CASTRO, É. S.. Formação de Professores em um Contexto Inclusivo: Experiências Matemáticas Multimodais. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

7.
CASTRO, É. S.; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Formação de Professores que ensinam Matemática sob a ótica inclusiva: estado da arte de 2006 a 2015. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

8.
CASTRO, É. S.; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Atividades Multimodais no Ensino de Matemática. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).

9.
CASTRO, É. S.. Experiências Matemáticas Multimodais na Formação Inicial de Pedagogos em um Contexto Inclusivo. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

10.
SIMAS, A. ; CASTRO, É. S. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Uma Abordagem Multissensorial Para A Divisão De Frações. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

11.
CASTRO, É. S.; SOUZA, F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva ; PEREIRA, V. M. C. . Pesquisa: Difrentes Caminhos. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

12.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Explorando matrizes através de uma ferramenta sensorial. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

13.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Divisão: Uma experiência Curiosa. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

14.
CASTRO, É. S.. Construindo e Interpretando Gráficos de Funções (distância x tempo) através de Movimentos do Corpo: uma proposta inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

15.
CASTRO, É. S.. Gráficos Distância x Tempo através de Movimentos do Corpo: interpretações de uma criança com indícios de déficit de atenção.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

16.
SIMAS, A. ; CASTRO, É. S. ; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Atividades Multimodais nas Aulas de Matemática: uma Contribuição para a Construção de um Ambiente Inclusivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

17.
SIMAS, A. ; CASTRO, É. S. ; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Música e ritmo no contexto de uma matemática inclusiva. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

18.
CASTRO, É. S.. Análise de Experiências Matemáticas Multimodais na Formação Inicial de Pedagogos em um Contexto Inclusivo. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

19.
CASTRO, É. S.. O Problema do Tesouro: Explorando as Potencialidades do Software Geogebra e Discutindo Soluções.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

20.
CASTRO, É. S.. Boa Alimentação e exercício físico: uma perspectiva interdisciplinar mediada por softwares livres. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

21.
PACHECO, M. S. ; CASTRO, É. S. . Palestra e Vídeo: Um sonho inacabado: a corrida pela edificação da sede própria da UFF em Santo Antônio de Pádua. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

22.
Corrêa, B.M. ; CASTRO, É. S. . Laboratório de Matemática. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

23.
CASTRO, É. S.; MEDEIROS, C., C. . ? Alfabetização Solidária nos Municípios do Nordeste em que a UFF atua? ? O Desafio da Linguagem Matemática na Alfabetização de Jovens e Adultos. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).


Produção técnica
Entrevistas, mesas redondas, programas e comentários na mídia
1.
CASTRO, É. S.; SOUZA, F. . Experiências dos Alunos do INFES no Programa de Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades. 2015. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

2.
CASTRO, É. S.; SOUZA, F. ; PEREIRA, V. M. C. . Painel - Pesquisa: Diferentes Caminhos. 2014. (Programa de rádio ou TV/Comentário).


Demais tipos de produção técnica
1.
CASTRO, É. S.. RELATÓRIO DO BOLSISTA ? PROSUP/ CAPES. 2016. (Relatório de pesquisa).

2.
SIMAS, A. ; ESQUINCALHA, A. C. ; CASTRO, É. S. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva ; PINTO, G. M. F. . Explorando Atividades Multimodais na Aula de Matemática: em busca de um ambiente matemático inclusivo. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

3.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva ; PINTO, G. M. F. . Atividades multimodais no ensino de matemática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

4.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Musicalcolorida: uma experiência com números racionais e irracionais. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

5.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Ritmática: imagens e ritmos para uma matemática mais inclusiva. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

6.
HEALY, L. ; SIMAS, A. ; CASTRO, É. S. ; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Incluindo o aluno com deficiência na aula de Matemática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

7.
HEALY, L. ; SIMAS, A. ; CASTRO, É. S. ; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Incluindo o aluno com deficiência na aula de Matemática. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

8.
CASTRO, É. S.. RELATÓRIO DO BOLSISTA ? PROSUP/ CAPES. 2015. (Relatório de pesquisa).

9.
SIMAS, A. ; CASTRO, É. S. ; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Música e ritmo no contexto de uma matemática inclusiva. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

10.
SIMAS, A. ; CASTRO, É. S. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Uma abordagem multissensorial para a divisão de frações. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

11.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Explorando Matrizes através de uma Ferramenta Sensorial. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

12.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Divisão: Uma Experiência Curiosa. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

13.
SIMAS, A. ; CASTRO, É. S. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva ; PINTO, G. M. F. . Atividades Multimodais nas Aulas de Matemática; uma Contribuição para a construção de um Ambiente Inclusivo. 2014. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

14.
CASTRO, É. S.. RELATÓRIO DO BOLSISTA ? PROSUP/ CAPES. 2014. (Relatório de pesquisa).

15.
Corrêa, B.M. ; CASTRO, É. S. . Laboratório de Matemática. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

16.
CASTRO, É. S.. Explorando e Investigando Conceitos de Geometria Plana através do software Geogebra. 2013. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

17.
CASTRO, É. S.. RELATÓRIO DO BOLSISTA ? PROSUP/ CAPES. 2013. (Relatório de pesquisa).

18.
CASTRO, É. S.. Explorando conceitos de geometria plana através de softwares educacionais.. 2012. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

19.
ESQUINCALHA, A. C. ; PINTO, G. M. F. ; CASTRO, É. S. ; SIMAS, A. ; BARBOSA, A. C. M. ; GASPAR, J. C. G. ; CABANAS, M.I. C. ; A. Augusto ; JEANRENAUD, Maria de Lourdes Rocha de Assis . Projeto REFORÇO ESCOLAR. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

20.
ESQUINCALHA, A. C. ; CASTRO, É. S. ; PINTO, G. M. F. ; OLIVEIRA, H. B. L. ; ROCHA, J. A. ; AZEVEDO, L. S. ; NUNES, W. V. . Projeto NOVA EJA. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).



Bancas



Participação em bancas de trabalhos de conclusão
Trabalhos de conclusão de curso de graduação
1.
PACHECO, M. S.; BATISTA, É. S. C.; SIMÃO, M. G.. Participação em banca de CLODOALDO RODRIGUES CORDEIRO JUNIOR.EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: COLABORAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

2.
SIMÃO, M. G.; BATISTA, É. S. C.; PACHECO, M. S.. Participação em banca de JÉSSICA FURTADO ANDRADE.A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO CURRÍCULO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

3.
BATISTA, É. S. C.; PACHECO, M. S.; SIMÃO, M. G.. Participação em banca de JULIANE COELHO DA SILVA.MATEMÁTICA E SÍNDROME DE DOWN: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES EM ESCOLAS PÚBLICAS DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA E PIRAPETINGA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

4.
SOUZA, F.; PACHECO, F.; BATISTA, É. S. C.. Participação em banca de THALITA DE LIMA SILVA.ANÁLISE DOS NÍVEIS DE LETRAMENTO ESTATÍSTICO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD 2015. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

5.
TELLES, W. R.; SOUZA, J. S.; BATISTA, É. S. C.. Participação em banca de PALOMA DE SOUZA MACHADO.UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO ENSINO DE CÁLCULO VETORIAL. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

6.
DIAS, M. O.; BATISTA, É. S. C.; PEREIRA, V. M. C.. Participação em banca de GRACIELY FRANCO DA SILVA.MODELO GEOMÉTRICO DE VAN HIELE: ESTADO DA ARTE NO SÉCULO XXI. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

7.
SOUZA, J. S.; BATISTA, É. S. C.; SIMÃO, M. G.. Participação em banca de KAMILLA VALQUIRIA LIANO DA SILVA.UTILIZANDO O SOFTWARE GEOGEBRA COMO AUXILÍLIO AO APRENDIZADO DE CONTEÚDOS DE RETAS EM GEOMETRIA ANALÍTICA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

8.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva; PACHECO, M. S.. Participação em banca de Edyenis Rodrigues Frango.Ações pedagógicas para o estudo de adição com reagrupamento em uma turma de Educação Especial. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

9.
DIAS, M. O.; CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva. Participação em banca de Verônica Barbosa de Souza.Números: sua abordagem nos livros didáticos utilizando a História da Matemática como ferramenta metodológica. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

10.
SOUZA, F.; CASTRO, É. S.; PEREIRA, V. M. C.. Participação em banca de Cintia Martins da Silva Gonzaga.O ensino de Estatística nos Anos Finais do Ensino Fundamental: um estudo do guia PNLD de 2014. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

11.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva; DIAS, M. O.. Participação em banca de Eula Paula Gonçalves da Costa.Uma proposta para o estudo de propriedades de figuras planas com o software Régua e Compasso. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

12.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva; DIAS, M. O.. Participação em banca de Lara Navega Carvalho Gualberto.Resolução de Problemas e Tecnologia: uma proposta de iniciação ao estudo de função polinomial do 1º grau. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

13.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva; DIAS, M. O.. Participação em banca de Carolina Van-Helde da Veiga Machado.Estudo inicial de Álgebra com enfoque na resolução de problemas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

14.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva; DIAS, M. O.. Participação em banca de Igor da Silva Espindola.O Role Playing Game (RPG) Aplicado a Matemática Escolar: uma ferramenta lúdica de ensino-aprendizagem.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

15.
CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva; DIAS, M. O.. Participação em banca de Ana Carla da Silva.Utilização do software Geogebra no ensino de funções elementares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

16.
RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva; CASTRO, É. S.; SAIANI, C.. Participação em banca de Deiviane dos Santos Ferreira.Desenvolvimento do Pensamento Geométrico segundo o Modelo de Van Hiele. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

17.
PEREIRA, V. M. C.; CASTRO, É. S.; SOUZA, F.. Participação em banca de Renata Coutinho Rosa.Uma Proposta de Abordagem da Educação Financeira no Ensino de Matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

18.
SOUZA, F.; CASTRO, É. S.; PEREIRA, V. M. C.. Participação em banca de Mariana Gigante Barandier dos Santos.Análise do Processo de Ensino de Estatística nos 3º e 4º Ciclos do Ensino Fundamental no Município de Santo Antônio de Pádua.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

19.
SAIANI, C.; CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva. Participação em banca de Camila Passos Brígido.Uma análise na Educação de Jovens e Adultos sobre o cálculo de áreas de figuras planas.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.

20.
SAIANI, C.; CASTRO, É. S.; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva. Participação em banca de Rafael do Nascimento Silva..Dificuldades existentes no ensino fundamental em Álgebra.. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense.



Participação em bancas de comissões julgadoras
Outras participações
1.
CASTRO, É. S.; DIAS, M. O.; PEREIRA, T. J.. Seleção Simplificada para Professor Substituto. 2015. Universidade Federal Fluminense.



Eventos



Participação em eventos, congressos, exposições e feiras
1.
Evento de Comemoração ao Dia da matemática 2017: Diálogos sobre Ensino de Matemática.Educação Matemática Inclusiva: casos de ensino e experiências corporificadas. 2017. (Oficina).

2.
Evento de Comemoração ao Dia da Matemática 2017: Diálogos sobre Ensino de Matemática.Simetria e Reflexão: uma experiência multissensorial. 2017. (Oficina).

3.
II Seminário de Pesquisa ?Desenvolvimento Curricular, Formação de Professores e Tecnologias em Educação Matemática r".Explorando perspectivas inclusivas para o ensino de Matemática: ações brasileiras do projeto CAPTeaM. 2017. (Seminário).

4.
I Seminário do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatística.Mediadora da Mesa: A importância do PIBID de Matemática da UFJF e da UFF-INFES. 2017. (Seminário).

5.
IV Fórum das Licenciaturas do Estado do Rio de Janeiro. 2017. (Outra).

6.
33º Encontro do Projeto Fundão.EXPLORANDO ATIVIDADES MULTIMODAIS NA AULA DE MATEMÁTICA: EM BUSCA DE UM AMBIENTE MATEMÁTICO INCLUSIVO. 2015. (Encontro).

7.
Conversando sobre Matemática: Seminários de Ensino e Matemática Básica.FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO INCLUSIVO: EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS MULTIMODAIS. 2015. (Outra).

8.
Evento em Comemoração ao Dia da Matemática.RITMÁTICA: IMAGENS E RITMOS PARA UMA MATEMÁTICA MAIS INCLUSIVA. 2015. (Oficina).

9.
Evento em Comemoração ao Dia da Matemática.MUSICALCOLORIDA: UMA EXPERIÊNCIA INCLUSIVA COM NÚMEROS RACIONAIS E IRRACIONAIS. 2015. (Oficina).

10.
Evento em Comemoração ao Dia da Matemática.Mesa redonda: Experiências dos Alunos do INFES no Programa de Bolsas Luso-Santander Universidades. 2015. (Outra).

11.
I Encontro de Matemática Inclusiva da UFRRJ.INCLUINDO O ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE MATEMÁTICA. 2015. (Oficina).

12.
I Encontro de Matemática Inclusiva da UFRRJ. 2015. (Outra).

13.
Palestra: "Balancing classroom management with mathematical learning: Using practice-based task design in mathematics teacher education.". 2015. (Outra).

14.
Palestra: "Mathematics and Mathematics Education: A story of paths just crossing or of meeting at a vanishing point". 2015. (Outra).

15.
Palestra: "The CAPTeaM Project: Challenging Ableist Perspectives on Mathematics Teaching". 2015. (Outra).

16.
Semana de Acolhimento Estudantil 2015 dos cursos de Matemática ? UFF/ INFES.INCLUINDO O ALUNO COM DEFICIÊNCIA NA AULA DE MATEMÁTICA. 2015. (Oficina).

17.
Semana de Acolhimento Estudantil 2015 dos cursos de Matemática ? UFF/ INFES.FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO INCLUSIVO. 2015. (Outra).

18.
VI JORMAT - Jornada de Educação Matemática da FFP/ UERJ. 2015. (Outra).

19.
VI JORMAT - Jornada de Educação Matemática da FFP/ UERJ.Grupo de discussão Matemática Inclusiva. 2015. (Outra).

20.
VI JORMAT - Jornada de Educação Matemática da FFP/ UERJ.Atividades Multimodais no Ensino de Matemática. 2015. (Outra).

21.
VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática.Formação de Professores que ensinam Matemática sob a Ótica Inclusiva: Estado da Arte de 2006 a 2015. 2015. (Seminário).

22.
VI SIPEM - Seminário Internacional de Pesquisas em Educação Matemática. 2015. (Seminário).

23.
XIX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática. 2015. (Encontro).

24.
XIX EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática.Experiências Matemáticas Multimodais na Formação Inicial de Pedagogos em um Contexto Inclusivo. 2015. (Encontro).

25.
Evento de Comemoração ao Dia da Matemática.Divisão: Uma experiência Curiosa. 2014. (Oficina).

26.
Evento de Comemoração ao Dia da Matemática.Explorando matrizes através de uma ferramenta sensorial. 2014. (Oficina).

27.
Evento de Comemoração ao Dia da Matemática.Pesquisa: Difrentes Caminhos. 2014. (Outra).

28.
II EEMAI - Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais.Gráficos Distância x Tempo através de Movimentos do Corpo: interpretações de uma criança com indícios de déficit de atenção.. 2014. (Encontro).

29.
II EEMAI - Encontro de Educação Matemática nos Anos Iniciais. 2014. (Encontro).

30.
I Seminário Internacional de Inclusão Escolar: práticas em diálogo.Música e ritmo no contexto de uma matemática inclusiva. 2014. (Seminário).

31.
IV CEMA - Colóquio de Educação Matemática.Construção de Jogos no Geogebra. 2014. (Outra).

32.
IV CEMA - Colóquio de Educação Matemática.Construindo e Interpretando Gráficos de Funções (distância x tempo) através de Movimentos do Corpo: uma proposta inclusiva. 2014. (Outra).

33.
IV CEMA - Colóquio de Educação Matemática. 2014. (Outra).

34.
Palestra Cognição Matemática e Experiências Corporificadas: aprendendo com alunos com deficiênciasnde. 2014. (Outra).

35.
VI EEMAT - Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro.Atividades de Combinatória no Ensino Fundamental para alunos deficientes visuais. 2014. (Oficina).

36.
VI EEMAT - Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro. 2014. (Encontro).

37.
VI EEMAT - Encontro Estadual de Educação Matemática do Rio de Janeiro.Atividades Multimodais nas Aulas de Matemática: uma Contribuição para a Construção de um Ambiente Inclusivo. 2014. (Encontro).

38.
VII Semana da Matemática da UFF.Uma Abordagem Multissensorial Para A Divisão De Frações. 2014. (Outra).

39.
XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática.Análise de Experiências Matemáticas Multimodais na Formação Inicial de Pedagogos em um Contexto Inclusivo. 2014. (Encontro).

40.
XVIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação em Educação Matemática. 2014. (Encontro).

41.
III Colóquio de Educação Matemática Inclusiva. 2013. (Outra).

42.
I Semana da Educação Municipal "Educação - Indutora da Liberdade"de".Explorando e investigando conceitos de geometria plana através do software geogebra. 2013. (Oficina).

43.
Matemática na Urca.Laboratório de Matemática. 2013. (Oficina).

44.
Oficina de Elaboração de Itens.Oficina de Elaboração de Itens. 2013. (Oficina).

45.
VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática. O PROBLEMA DO TESOURO: EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA E DISCUTINDO SOLUÇÕES. 2013. (Congresso).

46.
VI CIEM - Congresso Internacional de Ensino da Matemática. 2013. (Congresso).

47.
Dia da Matemática.Matemática e origami trabalhando frações. 2012. (Oficina).

48.
Dia da Matemática. 2012. (Oficina).

49.
VI Semana da Matemática da UFF. 2012. (Oficina).

50.
VI Semana da Matemática da UFF.Explorando Geometria Espacial com o Software Archimedes Geo3D. 2012. (Oficina).

51.
VI Semana da Matemática da UFF.Matemática e Meio Ambiente: uma proposta para prática em sala de aula. 2012. (Oficina).

52.
XV Semana de Monitoria da UFF.Relatos apresentados na XV Semana de Monitoria da UFF. 2012. (Outra).

53.
Premio Desafio Mudança 2011 - Professor Nota 10.? O MUNDO DAS FORMAS GEOMÉTRICAS ? e ? ABSTRAINDO-SE COM NÚMEROS RACIONAIS, CONCRETIZANDO PARA A VIDA ?. 2011. (Outra).

54.
30º Encontro do Projeto Fundão, UFRJ. 2004. (Encontro).

55.
ERMAC 2004, COPPE, UFRJ. 2004. (Encontro).

56.
3ª Encontro de Educação Matemática do Estado do Rio de Janeiro. 2003. (Encontro).

57.
IV Encontro Estadual de Ensino de História e Ciências Sociais: Educação ? Esperança: Reconstruindo o Brasil.. 2003. (Encontro).

58.
VIII Semana de Extensão da UFF.Alfabetização Solidária nos Municípios do Nordeste em que a UFF atua ? O Desafio da Linguagem Matemática na Alfabetização de Jovens e Adultos.. 2003. (Outra).

59.
1ª Semana da Matemática da UFF.Ensino da Geometria através de dobraduras. 2002. (Oficina).

60.
1ª Semana da Matemática da UFF. 2002. (Encontro).

61.
1ª Semana da Matemática da UFF.Geometria Dinâmica com algumas observações sobre Computação Gráfica. 2002. (Outra).

62.
1ª Semana da Matemática da UFF.Matemática Financeira: ideias básicas e aplicações. 2002. (Outra).


Organização de eventos, congressos, exposições e feiras
1.
NARDI, E. ; BIZA, I. ; BATISTA, É. S. C. ; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Feeling? the mathematics of disabled learners and attuning to the mathematics of difference: Supporting teachers towards valuing, attuning, integrating and resignifying in an inclusive mathematics classroom. 2018. (Outro).

2.
NARDI, E. ; BIZA, I. ; BATISTA, É. S. C. ; PINTO, G. M. F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Identifying ? and making the most of, for all learners ? the many and varied ways disabled learners communicate in the mathematics classroom. 2018. (Outro).

3.
BATISTA, É. S. C.; SOUZA, F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva . Evento de Comemoração ao Dia da Matemática 2017: Diálogos sobre Ensino de Matemática. 2017. (Outro).

4.
SOUZA, F. ; BATISTA, É. S. C. ; PEREIRA, V. M. C. ; ZACARIAS, C. ; Amin, C. ; MAGALHÃES, D. ; PEREIRA, F. ; LIMA, J. ; PACHECO, R. ; LIMA, T. . I Seminário do Grupo de Pesquisa Ensino e Aprendizagem em Matemática e Estatítica. 2017. (Outro).

5.
AKIO, L. ; BATISTA, É. S. C. . Palestra: Matemática e Síndrome de Down (Ministrante Prof. Leo Akio). 2017. (Outro).

6.
BATISTA, É. S. C.; SIMÃO, M. G. ; MARQUES, M. D. R. ; CARVALHO, J. A. ; MORAIS, M. C. ; LIMA, S. C. S. . Agenda Acadêmica UFF 2017. 2017. (Exposição).

7.
BATISTA, É. S. C.; CARVALHO, J. A. ; MARQUES, M. D. R. ; SIMÃO, M. G. ; MORAIS, M. C. ; LIMA, S. C. S. . Semana Nacional de ciência e Tecnologia 2017: A Matemática está em Tudo. 2017. (Exposição).

8.
DIAS, M. O. ; BATISTA, É. S. C. ; REIS, A. C. ; INSFRAN, F. ; GOMES, G. ; RODRIGUES, M. G. A. ; NOGUEIRA, E. C. ; SOUZA, J. S. ; PAIVA, D. ; GONZAGA, G. ; MORAES, R. ; TOSTES, D. ; SOUZA, M. dos S. ; FRANCO, G. ; ROSA, J. . II Seminário de Pesquisa ?Desenvolvimento Curricular, Formação de Professores e Tecnologias em Educação Matemática. 2017. (Outro).

9.
SAIANI, C. ; CASTRO, É. S. ; SOUZA, F. ; RAMOS, Leiliane Coutinho da Silva ; DIAS, M. O. . Evento de Comemoração ao Dia da Matemática 2014. 2014. (Outro).



Orientações



Orientações e supervisões em andamento
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Fabíola Oliveira Paula. Aspectos do pensamento matemático de crianças com autismo. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

2.
Letícia Almeida dos Reis. Inclusão e a formação de professores de Matemática. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

3.
João Vitor França. Matemática e música: possibilidades para inclusão. Início: 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).

4.
Cleiziane Lamin Lima. O uso de uma calculadora multissensorial no estudo de números racionais. Início: 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. (Orientador).


Orientações e supervisões concluídas
Trabalho de conclusão de curso de graduação
1.
Juliane Coelho da Silva. Analisando Tarefas Matemáticas Inclusivas. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

2.
Edyenis Rodrigues Frango de Souza. Uma proposta inclusiva para o ensino do Sistema de Numeração Decimal. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

3.
Carolina Von-Helde da Veiga Machado. Ensino de Álgebra com Enfoque na Resolução de Problemas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

4.
Eula Paula Gonçalves da Costa. : Desenhar X Construir: uma proposta de ensino com o software Régua e Compasso.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

5.
Lara Navega Carvalho Gualberto. Resolução de Problemas e Tecnologia: uma proposta de iniciação ao estudo de função afim.. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

6.
Ana Carla da Silva. Utilização so Software Geogebra no Ensino de Funções Elementares. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

7.
Igor da Silva Espindola. O Role Playing Game (RPG) Aplicado a Matemática Escolar: uma ferramenta lúdica de ensino-aprendizagem.. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

Orientações de outra natureza
1.
Alex Constancio Lobo. Explorando e investigando conhecimentos que emergem de proposta interdisciplinar mediada por recursos tecnológicos. 2013. Orientação de outra natureza. (Ciências Naturais) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

2.
Hugo Verly Alves. Explorando e investigando conhecimentos que emergem de uma proposta interdisciplinar mediada por recursos tecnológicos. 2013. Orientação de outra natureza. (Computação) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

3.
Isys Fernandes Mello. Explorando e investigando conhecimentos que emergem de uma proposta interdisciplinar mediada por recursos tecnológicos. 2013. Orientação de outra natureza. (Física) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

4.
Allana Aparecida da Silva de Souza. Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ - Projeto: Explorando e investigando objetos matemáticos através de softwares educacionais.. 2013. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

5.
Igor de Abreu Soares. Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ - Projeto: Explorando e investigando objetos matemáticos através de softwares educacionais.. 2013. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

6.
Jamilys Dias da Cunha. Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ - Projeto: Explorando e investigando objetos matemáticos através de softwares educacionais.. 2013. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

7.
Douglas Moreira Barros. Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ - Projeto: Explorando e investigando objetos matemáticos através de softwares educacionais. 2013. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

8.
Allana Aparecida da Silva de Souza. Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ - Projeto: A chuva em números: cálculo e tratamento da informação referente às precipitações no município de Santo Antônio de Pádua ? RJ.. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

9.
Douglas Moreira Barros. Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ - Projeto: A chuva em números: cálculo e tratamento da informação referente às precipitações no município de Santo Antônio de Pádua ? RJ.. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Universidade Federal Fluminense. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

10.
Igor de Abreu Soares. Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ - Projeto: A chuva em números: cálculo e tratamento da informação referente às precipitações no município de Santo Antônio de Pádua ? RJ.. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.

11.
Jamilys Dias da Cunha. Programa Jovens Talentos para a Ciência da FAPERJ - Projeto: A chuva em números: cálculo e tratamento da informação referente às precipitações no município de Santo Antônio de Pádua ? RJ.. 2012. Orientação de outra natureza. (Ensino Médio) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ. Orientador: Érika Silos de Castro Batista.



Educação e Popularização de C & T



Apresentações de Trabalho
1.
HEALY, L. ; NARDI, E. ; BIZA, I. ; BATISTA, É. S. C. . Including disabled learners in school mathematics. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).




Página gerada pelo Sistema Currículo Lattes em 22/10/2018 às 4:38:01